“A Costa Rica é a natureza em sua mais poderosa expressão, um destino para se conectar e relaxar”, diz a agente do Instituto de Turismo da Costa Rica, Vanessa Calderón
Por Zaqueu Rodrigues
A diversidade climática da Costa Rica proporciona paisagens naturais belíssimas e perfeitas para experiências em harmonia com a natureza. Essa riqueza ambiental do país que responde por 5% da biodiversidade do planeta pode ser conhecida de modo mais aprofundado nesta 7ª edição da WTM Latin America, que ocupa o Expo Center Norte, na capital paulista, até às 18h desta quinta-feira (4).
No estande que o país apresenta na, a agente do Instituto de Turismo da Costa Rica (ICT), Vanessa Calderón, afirma que o turismo sustentável é o grande protagonista da Costa Rica. “A conservação e a educação socioambiental proporcionam um turismo seguro e saudável pelas praias de águas cristalinas, parques nacionais e reservas de proteção que encantam os turistas”.
Ao todo, as áreas de conservação do país representam 1/4 do seu território. Já as reservas privadas somam 6%. “A Costa Rica é a natureza em sua mais poderosa expressão, um destino para se conectar e relaxar”, define Vanessa. O país de 51 mil km² reúne 852 espécies de aves, milhares de espécies de orquídeas e ostenta um patrimônio natural que se revela em montanhas, vales, colinas ondulantes, piscinas naturais, cordilheiras, vulcões, bosques…

Vanessa ressalta que o modelo de desenvolvimento sustentável da Costa Rica valoriza os pequenos empreendedores. “Esse olhar responsável gera empregos, previne impactos, mantém a continuidade nas ações de preservação e a valorização das pequenas comunidades”.
Hoje, o turismo responde por 8% do produto interno bruto. Em 2018, o país recebeu 190 mil turistas da América do Sul. “Queremos ampliar o nosso público brasileiro. A WTM Latin America 2019 é sempre uma ótima oportunidade para isso”, afirma Vanessa.
_____________________
WTM Latin America 2019
Local: Expo Center Norte, rua José Bernardo Pinto, 333, V. Guilherme – São Paulo
Data / Horário: 3-4 de abril (3/04, 12h às 20h e 04/04, das 12h às 18h)