Como empresas do setor de turismo podem atrair talentos

Continua depois da publicidade

Nesta terça-feira, 03 de abril, especialistas de turismo e recursos humanos falaram sobre o desafio de contratar talentos e mantê-los felizes nas empresas

Por Andressa Volpini

A conferência “Um caso de amor – como tornar sua empresa um local que atraia profissionais talentosos”, que contou com a presença de Trícia Neves Levy, da Mapie, Dra. Mariana Aldrigui e Claire Steiner, diretora de educação e treinamento do Institute of Travel & Tourism, teve como objetivo conscientizar os participantes da WTM 2019 sobre a importância de cuidar da cultura e ambiente das empresas para atrair os talentos do mercado.

Veja também as mais lidas do DT

“O turismo é um dos melhores setores para se trabalhar, então muitas pessoas imaginam que ser uma empresa desse setor é o suficiente para atrair os melhores profissionais, mas elas estão enganadas”, comenta Claire. “Para atrair talentos, é preciso aprender a se comunicar, criar um ambiente de trabalho harmonioso e ter uma cultura organizacional estabelecida a fim de atrair pessoas que se identifiquem com os valores da sua empresa e façam um ‘match'”, completa.

Encontrar a felicidade no ambiente de trabalho é algo que depende de diversos fatores e o mais importante: não é uma responsabilidade unilateral, ou seja, que depende apenas do empregado ou do empregador. É o que afirma Trícia Neves. “As empresas estão acostumadas a fazer o processo seletivo, eles triam currículos, entrevistam e avaliam pessoas e perfis e fazer uma análise minuciosa para chegar à melhor contratação. O problema é que o outro lado do jogo, no caso, os profissionais que buscam emprego, não estão acostumados a fazer isso”, explica.

Pesquisas apontam que a maioria das empresas contrata por currículo e demitem por comportamento. Isso significa que, muitas vezes, as empresas deixam de olhar o profissional como pessoa que pensa, sente e tem suas preferências. E o mesmo vale para os profissionais. É importante conhecer a empresa para o qual você se candidata a uma vaga, pois esta pode ser o próximo degrau da sua carreira e, para que seja uma experiência positiva, é importante conhecer a cultura e saber o quando você é compatível com ela. A mesma coisa vale para as empresas. Ao contratar um profissional que não é compatível com a cultura organizacional, a empresa dificulta a integração com os demais colaboradores, o desenvolvimento profissional e, principalmente os resultados da empresa.

Portanto, atrair talentos vai além de oferecer salários altos e status, é preciso criar um ambiente saudável, oferecer possibilidade de crescimento, planos de carreira, treinamento e capacitação. É preciso olhar os profissionais como pessoas de fato, não apenas números dentro da empresa.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade