HomeEconomia do turismoNena Sanchez  ainda está no coração de Curaçao

Nena Sanchez  ainda está no coração de Curaçao

Uma figura muito reverenciada em Curaçao é a artista plástica Nena Sanchez, falecida em 2017. Ela deixou saudades, amigos e muitos quadros…

por Paulo Atzingen

Muito bonita, Nena, que na verdade se chamava Elizabeth, foi Miss Curaçao no ano de 1966. Começou fazer a arte de Curaçao e, sintonizada com a estética e o gosto holandês, usava cores vibrantes e tropicais em seus quadros. Uma de suas fases foi a das rainhas azuis. “Posso dizer que é a nossa Yemanjá rainha  aqui de Curaçao. Primeiro ela começou pintar a rainha em preto, “morena”, depois em azul, porque o azul não se tem referência à cor, e para não ter conflitos de raça, já que para Nena não existia cor”, afirma Ana Sanchez, irmã da artista plástica e administradora do Ateliê  e Estúdio Nena Sanchez, no centro de Punda, em Curaçao.

“Ela era uma pessoa muito espiritual e sempre muito conectada com as energias do cosmo. Nena começou a pintar com 55 anos de idade e se destacou como uma mulher muito empreendedora e visionária. Ela inicia sua carreira de pintora quando retorna a Curaçao, pois como Miss Universo sempre estava viajando, e no mundo dos negócios, morou nos Estados Unidos e também teve negócios na Ásia”, afirma a amiga Waleska Shumacher, que era vizinha da artista.

A irmã de Nena, Ana Sanchez, no estúdio galeria, em Punda (Crédito: DT)

Outra galeria na ilha

A arte de Nena tem também um pouco da influência de Romero Brito, “arte figurativa com muita cor”. A artista começou a se destacar e caiu na graça dos críticos, quando teve a oportunidade de abrir outra galeria  a “Jan Kok” que é a sua galeria principal localizada em Weg Naar – ST Willibrordus, em uma outra região da da ilha, em uma antiga fazenda.

Conhecida como “A Rainha das Cores”, as obras de arte de Nena são encontradas em murais ao redor da ilha e em outros países, hotéis, empresas e casas particulares por todo o mundo.  Seu trabalho artístico também é usado para promover Curaçao.

Nena Sanchez faleceu em 18 agosto de 2017.

 

Mais Lidas