Nena Sanchez  ainda está no coração de Curaçao

Continua depois da publicidade

Uma figura muito reverenciada em Curaçao é a artista plástica Nena Sanchez, falecida em 2017. Ela deixou saudades, amigos e muitos quadros…

por Paulo Atzingen

Muito bonita, Nena, que na verdade se chamava Elizabeth, foi Miss Curaçao no ano de 1966. Começou fazer a arte de Curaçao e, sintonizada com a estética e o gosto holandês, usava cores vibrantes e tropicais em seus quadros. Uma de suas fases foi a das rainhas azuis. “Posso dizer que é a nossa Yemanjá rainha  aqui de Curaçao. Primeiro ela começou pintar a rainha em preto, “morena”, depois em azul, porque o azul não se tem referência à cor, e para não ter conflitos de raça, já que para Nena não existia cor”, afirma Ana Sanchez, irmã da artista plástica e administradora do Ateliê  e Estúdio Nena Sanchez, no centro de Punda, em Curaçao.

“Ela era uma pessoa muito espiritual e sempre muito conectada com as energias do cosmo. Nena começou a pintar com 55 anos de idade e se destacou como uma mulher muito empreendedora e visionária. Ela inicia sua carreira de pintora quando retorna a Curaçao, pois como Miss Universo sempre estava viajando, e no mundo dos negócios, morou nos Estados Unidos e também teve negócios na Ásia”, afirma a amiga Waleska Shumacher, que era vizinha da artista.

A irmã de Nena, Ana Sanchez, no estúdio galeria, em Punda (Crédito: DT)

Outra galeria na ilha

A arte de Nena tem também um pouco da influência de Romero Brito, “arte figurativa com muita cor”. A artista começou a se destacar e caiu na graça dos críticos, quando teve a oportunidade de abrir outra galeria  a “Jan Kok” que é a sua galeria principal localizada em Weg Naar – ST Willibrordus, em uma outra região da da ilha, em uma antiga fazenda.

Veja também as mais lidas do DT

Conhecida como “A Rainha das Cores”, as obras de arte de Nena são encontradas em murais ao redor da ilha e em outros países, hotéis, empresas e casas particulares por todo o mundo.  Seu trabalho artístico também é usado para promover Curaçao.

Nena Sanchez faleceu em 18 agosto de 2017.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade