Por Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado *
Natureza extrema e conforto combinam mais do que se imagina, e é com esse espírito que caminha a viagem para o Altiplano Chileno.
Veja também as mais lidas do DT
Sépia, açafrão, âmbar, cinzas, e violáceos. Adobe, palha, madeiras, pedras, e tessituras. Errou quem disse que essa cartela em tons opacos e terrosos, além das texturas marcantes, descreve um décor que privilegia o aconchego. Elas definem exatamente o oposto. Um lugar único no planeta, em uma paisagem lunar com vulcões ativos, gêiseres dantescos com pungente cheiro de enxofre, lagoas de aguas calientes cor de lápis-lazúli em altitudes de 4.000 metros, e outras tão densas de sal que o banhista não consegue afundar.
E, mais: montanhas e pedras modeladas pelo vento cortante, o deserto mais árido do mundo, salares, lhamas, vicunhas, flamingos, pueblos fantasmas, e rastros de culturas pré-colombianas. Ali o termômetro é radical. Ora os viajantes se encontram na secura de um calor de tostar, ora entre as formas mais eficientes de enfrentar o inverno. Esse lugar compreende o Altiplano Chileno e o Deserto de Atacama. Tão belo quanto hostil. Uma paisagem áspera e extravagante, que pode ao mesmo tempo aquietar o espírito ou provocar entusiasmo. Consagrada à aventura ou ao sossego. Enfeitiça. Arrebata.
Toda essa rudeza, porém, dá uma trégua em um oásis de conforto. Se, até alguns anos atrás essas paisagens eram reservadas aos viajantes românticos e aventureiros que se adaptavam às posadas espartanas, hoje há na região hospedagens, que glamour à parte, nos propiciam sentir a verdadeira natureza extrema do deserto, como o moderno Tierra Atacama Hotel & Spa. O projeto assinado pelos arquitetos Matias Gonzáles e Rodrigo Searle, privilegiou os mesmos traços arquitetônicos e os materiais das casas atacamenhas. Seu entorno é abraçado por um jardim de cactos, rododendros, e árvores singulares, como os algarobas, tamarugos e chañares.
O Tierra Atacama brinda os hóspedes com um Spa que oferece massagens de óleos aromáticos feitos de ervas do deserto com perfume intenso, além de refrescantes piscinas. Ou, se o viajante preferir um relax mais privativo, há nas varandas dos quartos, chaises que convidam a meditação, sob um teto sombreado por gravetos que deixam passar listas de luz em belo grafismo. E, ainda pode-se escolher: quarto com vista para um minibosque de chañares, árvore com tronco verde azinhavre e resistente às rudezas do clima, ou para a Cordilheira do Sal, ou mesmo para o imponente vulcão Licancabur, que de décadas em décadas é dado a shows pirotécnicos de lavas e cinzas.
Portal dos Quatro Elementos, assim poderíamos denominar o esse roteiro para o Altiplano Chileno e o Deserto de Atacama. É uma referência ao fogo, água, terra e ar, elementos que permeiam nossas vidas, e às forças da natureza que moldaram essa região. A porta de entrada para esse universo é a pitoresca, e histórica San Pedro de Atacama. É bom descobri-la por si mesmo, a pé, curiosando nas vielas de terra batida. No coração do povoado, em meio à praça com centenários tamarugos, fica a igreja caprichosamente caiada, e o mercado de artesanato sob um teto de fibra trançada.
Dentre o casario de abobe se destacam restaurantes com a peculiar e saborosa gastronomia chilena, e outros que abrigam lojas com o criativo e belo artesanato chileno. Há peças de cerâmica para uso cotidiano, ou que representam figuras mitológicas, e animais da região, além de objetos em ferro trabalhado; e bijous que mesclam cobre e pedras semipreciosas das minas do deserto. Tudo sob uma luz que, dependendo da hora do dia, cria magnifico mosaico de cores, formas e texturas.
Nessa atmosfera, onde a natureza é a grande protagonista, fica a loja ‘Sé’ da estilista Sofia Echeverria. Ela, que se diz inspirada no trabalho social do designer brasileiro Renato Imbroisi, enfatiza o seu nas comunidades artesãs do Chile, Peru e Bolívia. Echeverria desenha peças para o vestuário feminino, tricotadas ou bordadas com lã de ovelha, tingida em cores harmoniosas e vibrantes que remetem à policromia daquelas paisagens.
É raro encontrar na Terra uma natureza tão puro-sangue como a do Altiplano Chileno e do Atacama. Ela transforma cada dia em uma obra de arte.
Para mais informações:
Viramundo e Mundovirado: www.viramundoemundovirado.com.br *
Hotel Tierra Atacama: www.tierrahotels.com
Tienda SÉ, calle Tocopilla com Caracoles, San Pedro de Atacama.