“No Atacama, sofisticação visual” – por ViramundoeMundovirado*

Continua depois da publicidade

Por Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado *

Natureza extrema e conforto combinam mais do que se imagina, e é com esse espírito que caminha a viagem para o Altiplano Chileno.

IMG_6106 (1)

Veja também as mais lidas do DT

Sépia, açafrão, âmbar, cinzas, e violáceos. Adobe, palha, madeiras, pedras, e tessituras. Errou quem disse que essa cartela em tons opacos e terrosos, além das texturas marcantes, descreve um décor que privilegia o aconchego. Elas definem exatamente o oposto. Um lugar único no planeta, em uma paisagem lunar com vulcões ativos, gêiseres dantescos com pungente cheiro de enxofre, lagoas de aguas calientes cor de lápis-lazúli em altitudes de 4.000 metros, e outras tão densas de sal que o banhista não consegue afundar.

_MG_9491 (1)

E, mais: montanhas e pedras modeladas pelo vento cortante, o deserto mais árido do mundo, salares, lhamas, vicunhas, flamingos, pueblos fantasmas, e rastros de culturas pré-colombianas. Ali o termômetro é radical. Ora os viajantes se encontram na secura de um calor de tostar, ora entre as formas mais eficientes de enfrentar o inverno. Esse lugar compreende o Altiplano Chileno e o Deserto de Atacama. Tão belo quanto hostil. Uma paisagem áspera e extravagante, que pode ao mesmo tempo aquietar o espírito ou provocar entusiasmo. Consagrada à aventura ou ao sossego. Enfeitiça. Arrebata.

IMG_7071

Toda essa rudeza, porém, dá uma trégua em um oásis de conforto. Se, até alguns anos atrás essas paisagens eram reservadas aos viajantes românticos e aventureiros que se adaptavam às posadas espartanas, hoje há na região hospedagens, que glamour à parte, nos propiciam sentir a verdadeira natureza extrema do deserto, como o moderno Tierra Atacama Hotel & Spa. O projeto assinado pelos arquitetos Matias Gonzáles e Rodrigo Searle, privilegiou os mesmos traços arquitetônicos e os materiais das casas atacamenhas. Seu entorno é abraçado por um jardim de cactos, rododendros, e árvores singulares, como os algarobas, tamarugos e chañares.

Foto_quarto_Atacama_5_15

O Tierra Atacama brinda os hóspedes com um Spa que oferece massagens de óleos aromáticos feitos de ervas do deserto com perfume intenso, além de refrescantes piscinas. Ou, se o viajante preferir um relax mais privativo, há nas varandas dos quartos, chaises que convidam a meditação, sob um teto sombreado por gravetos que deixam passar listas de luz em belo grafismo. E, ainda pode-se escolher: quarto com vista para um minibosque de chañares, árvore com tronco verde azinhavre e resistente às rudezas do clima, ou para a Cordilheira do Sal, ou mesmo para o imponente vulcão Licancabur, que de décadas em décadas é dado a shows pirotécnicos de lavas e cinzas.

_MG_9495 (1)

Portal dos Quatro Elementos, assim poderíamos denominar o esse roteiro para o Altiplano Chileno e o Deserto de Atacama. É uma referência ao fogo, água, terra e ar, elementos que permeiam nossas vidas, e às forças da natureza que moldaram essa região. A porta de entrada para esse universo é a pitoresca, e histórica San Pedro de Atacama. É bom descobri-la por si mesmo, a pé, curiosando nas vielas de terra batida. No coração do povoado, em meio à praça com centenários tamarugos, fica a igreja caprichosamente caiada, e o mercado de artesanato sob um teto de fibra trançada.

IMG_9667

Dentre o casario de abobe se destacam restaurantes com a peculiar e saborosa gastronomia chilena, e outros que abrigam lojas com o criativo e belo artesanato chileno. Há peças de cerâmica para uso cotidiano, ou que representam figuras mitológicas, e animais da região, além de objetos em ferro trabalhado; e bijous que mesclam cobre e pedras semipreciosas das minas do deserto. Tudo sob uma luz que, dependendo da hora do dia, cria magnifico mosaico de cores, formas e texturas.
Nessa atmosfera, onde a natureza é a grande protagonista, fica a loja ‘Sé’ da estilista Sofia Echeverria. Ela, que se diz inspirada no trabalho social do designer brasileiro Renato Imbroisi, enfatiza o seu nas comunidades artesãs do Chile, Peru e Bolívia. Echeverria desenha peças para o vestuário feminino, tricotadas ou bordadas com lã de ovelha, tingida em cores harmoniosas e vibrantes que remetem à policromia daquelas paisagens.

IMG_7487

É raro encontrar na Terra uma natureza tão puro-sangue como a do Altiplano Chileno e do Atacama. Ela transforma cada dia em uma obra de arte.

Para mais informações:

Viramundo e Mundovirado: www.viramundoemundovirado.com.br *

Hotel Tierra Atacama: www.tierrahotels.com

Tienda SÉ, calle Tocopilla com Caracoles, San Pedro de Atacama.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade