Por Patricia Campos
Novo gerente geral do Atibaia Residence Hotel & Resort, Tiago Almeida conta que a prioridade agora é elevar a qualidade do lazer por meio de capacitação dos colaboradores e diversidade de atrações.
Ele diz que o tradicional hotel, fundado há 30 anos, terá agora uma gestão mais profissional sob a administração da Hotel Care, que assumiu o empreendimento em agosto de 2021.
Veja também as mais lidas do DT
Na posição de gerente geral, Almeida pretende fortalecer o lazer e desenvolver o potencial que o hotel revela para abrigar eventos sociais como casamentos.
“Estamos trabalhando de imediato todo o processo de treinamento e atendimento aos hóspedes, e todo o processo de revisão de infraestrutura do hotel”, diz Almeida.
Na entrevista a seguir, o executivo fala sobre a sua trajetória, as transformação que a pandemia impulsionou no turismo e destaca as suas prioridades nesse novo desafio.
Como foi a sua trajetória?
Tiago Almeida – Nasci em Portugal, morei meus primeiros anos em Belo Horizonte, voltei para Portugal, onde descobri a hotelaria e me formei nessa área. Fui trainee no grupo Marriott Hotels, nos Estados Unidos. Por motivos pessoais acabei voltando ao Brasil, onde gerenciei hotéis na Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Tocantins e agora, em Atibaia, assumo pela primeira vez um resort [Atibaia Residence Hotel & Resort]. Um desafio que tem muito me motivado.
O Atibaia Residence Hotel & Resort passou a ser administrado pela Hotel Care. Como está sendo essa nova gestão?
Tiago Almeida – A Hotel Care é uma empresa jovem, que nasceu pouco antes da pandemia e que durante esse período teve um grande crescimento; com isso que passou a ter um grande know-how de gestão hoteleira em meio à pandemia. A Hotel Care é uma administradora multimarcas, além de ter um acordo de gestão de marcas Accor. Hoje são dez hotéis administrados por ela, e outros em negociação de fechamento.
A Hotel Care assumiu a administração do Atibaia Residence no dia 1º de agosto. O hotel tem uma base sólida, foi criado há 30 anos pelas famílias proprietárias e ganha agora uma gestão mais profissional.
O perfil corporativo é uma característica consagrada do hotel. A pandemia provocou alguma mudança nesse posicionamento?
Tiago Almeida – Embora seja um hotel muito mais voltado para área corporativa, a essência dele, e é o que se sente quando adentra no hotel, é que se está em um bairro de amigos. Esse atributo faz com que seja forte também para o lazer; que inclusive tem sido trabalhado mais fortemente. O mercado agora está pedindo isso. Nosso foco agora é o lazer, criando e aumentando o entretenimento para todas as idades, de 0 aos 3, de 3 aos 6, dos 6 aos 12, dos 12 aos 17 anos e para adultos. Estamos cheios de planos. Essas mudanças devem ser evoluídas nos próximos meses.
Quais são as prioridades do hotel nesse caminho para a retomada?
Tiago Almeida – Temos 211 apartamentos, já com plano de manutenção fina, onde serão aprimorados os pequenos detalhes, pois é nos pequenos detalhes que está o sucesso. Estamos trabalhando de imediato todo o processo de treinamento e atendimento aos hóspedes, e todo o processo de revisão de infraestrutura do hotel.
Qual é a estrutura corporativa oferecida pelo hotel?
Tiago Almeida – 40 salas de diversos tamanhos, todas climatizadas, muito bem-preparadas. São três complexos de salas interessantes. Dependendo do tipo de grupos podemos atender até três eventos ao mesmo tempo. Temos complexos de prédios diferentes. O Quatá conta com 40 apartamentos e um centro de convenções; já o Fênix, com 81 apartamentos, várias salas de diversos tamanhos e a Sala Pau Brasil, em espaço multifuncional que atende também ações ao ar livre.
Quais foram as mudanças mais importantes até o momento?
Tiago Almeida – Já cheguei na toada de fins de semana voltados ao lazer. A previsão futura de negócios é de finais de semana sólidos com ocupação muito boa, e durante a semana a locação para pequenos grupos, encontros “pocket”. Vamos investir pesado na organização de um atendimento e diversificação de opções de entretenimento. O hotel também tem uma veia para eventos sociais, como casamentos, que serão explorados. Já estamos trabalhando com projetos para datas especiais como Natal e Ano Novo. Para esse último já está sendo trabalhada uma grande festa.