Turismo de base comunitária aproxima visitantes e moradores e oferece múltiplas experiências
Edição do DIÁRIO com agências
De cachoeiras imponentes à fabricação artesanal de alimentos, de tradições seculares ao estilo de vida. A relação harmoniosa entre as comunidades e a poderosa natureza da Chapada de Diamantina (Bahia) inspirou a criação de seis roteiros no sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
O projeto, que proporciona a troca de experiências entre visitantes e moradores locais, foi constituído em parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os moradores dos Assentamentos Rosely Nunes, Colônia e Europa e a agência Discover Chapada.
Veja também as mais lidas do DT
Sob o nome Encantos da Chapada, os novos roteiros de base comunitária começaram a ser comercializados neste ano. A proposta é adicionar experiências ao turismo de natureza através do dia a dia das pessoas que moram e guardam o patrimônio ambiental local.
Com duração de um a três dias, os roteiros integram atrativos naturais e culturais com alimentação e hospedagem na casa de moradores e oferecem opções para quem gosta de aventura ou passeios mais tranquilos.
As comunidades anfitriãs são o Baixão, Europa e Rosely Nunes, localizadas no município de Itaetê. Todas se caracterizam pela agricultura de subsistência e são portas de entrada para as atrações como os poços Azul e Encantado e para as imponentes cachoeiras do Herculano e Encantada.
Os roteiros também incluem atrativos que estão fora do circuito comercial. É possível, por exemplo, conhecer a fabricação artesanal de rapadura e o modo secular de se fazer a farinha de mandioca, essa uma herança indígena.
As atrações
Assentamento Baixão: Possui pousada comunitária, fabricação de alimentos derivados do aipim realizado por jovens empreendedores e cultivo de alimentos agroecológicos. É o ponto de partida para o Rio Una e para a Cachoeira Encantada, localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Assentamento Europa e povoado da Colônia: Possui fábrica artesanal de rapadura orgânica, cultivo de alimentos agroecológicos e casa de Jarê, religião de matriz africana. É o ponto de partida para as cachoeiras do Roncador, Herculano e Bom Jardim, localizadas no Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Assentamento Rosely Nunes: Assentamento rural mais antigo de Itaetê, possui uma casa de farinha comunitária e sedia a brigada de combate e prevenção a incêndios florestais do Prevfogo/IBAMA. É ponto de partida para o Poço Encantado, Poço Azul, Lapa do Bode e também para a cachoeira Invernada, localizada no Parque Natural Municipal Rota das Cachoeiras.