Novos roteiros inspiram imersão na cultura de comunidades da Chapada Diamantina

Continua depois da publicidade

Turismo de base comunitária aproxima visitantes e moradores e oferece múltiplas experiências

Edição do DIÁRIO com agências

De cachoeiras imponentes à fabricação artesanal de alimentos, de tradições seculares ao estilo de vida. A relação harmoniosa entre as comunidades e a poderosa natureza da Chapada de Diamantina (Bahia) inspirou a criação de seis roteiros no sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

O projeto, que proporciona a troca de experiências entre visitantes e moradores locais, foi constituído em parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os moradores dos Assentamentos Rosely Nunes, Colônia e Europa e a agência Discover Chapada.

Veja também as mais lidas do DT

Sob o nome Encantos da Chapada, os novos roteiros de base comunitária começaram a ser comercializados neste ano. A proposta é adicionar experiências ao turismo de natureza através do dia a dia das pessoas que moram e guardam o patrimônio ambiental local.

Com duração de um a três dias, os roteiros integram atrativos naturais e culturais com alimentação e hospedagem na casa de moradores e oferecem opções para quem gosta de aventura ou passeios mais tranquilos.

As comunidades anfitriãs são o Baixão, Europa e Rosely Nunes, localizadas no município de Itaetê. Todas se caracterizam pela agricultura de subsistência e são portas de entrada para as atrações como os poços Azul e Encantado e para as imponentes cachoeiras do Herculano e Encantada.

Os roteiros também incluem atrativos que estão fora do circuito comercial. É possível, por exemplo, conhecer a fabricação artesanal de rapadura e o modo secular de se fazer a farinha de mandioca, essa uma herança indígena.

As atrações

Assentamento Baixão: Possui pousada comunitária, fabricação de alimentos derivados do aipim realizado por jovens empreendedores e cultivo de alimentos agroecológicos. É o ponto de partida para o Rio Una e para a Cachoeira Encantada, localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Assentamento Europa e povoado da Colônia: Possui fábrica artesanal de rapadura orgânica, cultivo de alimentos agroecológicos e casa de Jarê, religião de matriz africana. É o ponto de partida para as cachoeiras do Roncador, Herculano e Bom Jardim, localizadas no Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Assentamento Rosely Nunes: Assentamento rural mais antigo de Itaetê, possui uma casa de farinha comunitária e sedia a brigada de combate e prevenção a incêndios florestais do Prevfogo/IBAMA. É ponto de partida para o Poço Encantado, Poço Azul, Lapa do Bode e também para a cachoeira Invernada, localizada no Parque Natural Municipal Rota das Cachoeiras.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade