O conflito na faixa de Gaza e a Paz mundial*

Continua depois da publicidade

Leia o artigo escrito por Bayard Do Coutto Boiteux, sobre o conflito na Faixa de Gaza e a busca pela Paz Mundial

O conflito na faixa de Gaza e a Paz mundial*

*por Bayard Do Coutto Boiteux

Uma nova guerra se anuncia. O mundo assiste consternado ao ocorrido em Israel, onde o Hamas invadiu o país, de forma nunca vista e conseguiu mostrar a fragilidade de um dos sistemas de informação mais perfeito na atualidade. O governo do atual presidente Netanyahu que passa por uma crise nunca vista criou nos israelenses um sistema de impotência. Uma série de pessoas incluindo estrangeiros foram sequestrados e estão hoje, em local desconhecido, na Faixa de Gaza.

O conflito entre a Palestina e Israel vem aumentando nos últimos anos pelo posicionamento dos ultra direitistas no governo. Já era de se esperar um embate mas nunca se pensou que o Hamas estivesse tão bem estruturado. A resposta de Israel começa de forma sangrenta, como estabeleceu o primeiro ministro israelense, na Faixa de Gaza, que já vive um momento de muita escassez. Já são 300 mil reservistas convocados e que seguramente terão baixas expressivas. Mais uma vez, os civis, dos dois lados serão os mais punidos por uma guerra, que também interessa muito a indústria bélica. Nunca se produziu tanto armamento e drones nos EUA, um dos maiores parceiros do conflito da Ucrânia e agora de Israel.

Já estive em Israel e na Palestina por 3 vezes e tenho certeza de que o povo de Israel quer paz. Os judeus norte-americanos que ajudam sustentar o governo buscam cada vez mais uma solução pacífica. O posicionamento de confronto bélico que acontece parece uma resposta política num momento de fragilidade.

Há uma possibilidade de entrada de novos atores do mundo árabe, o que vai trazer reflexos nas economias, com a elevação do preço do barril de petróleo. O Herzbollah do Líbano promete responder de forma veemente os ataques nos 375 km da Faixa de Gaza, onde os moradores não tem para onde fugir, e com as zonas residenciais atacadas, estão se concentrando nas escolas e campos de exilados.

A indústria turística de um país que vive do Turismo religioso e de uma política de abertura completa para o segmento LGBTQI+ vai viver um período muito difícil nos próximos meses. Há cancelamentos que ocorrem desde sábado e trarão uma crise para os prestadores de serviços turísticos.

Uma tristeza me toma por ver o que aconteceu com os 250 mortos na Rave, com sequestrados sendo mostrados como troféus, em redes sociais e a fuga de pessoas pelo Aeroporto Ben Gurion. Não acredito em soluções com movimentos terroristas ou políticas de vingança do atual governo. Dói muito ver a população de Gaza em estado de sítio, pela quarta vez em conflitos bélicos.

Luto por uma solução de paz. Hoje, o pintor francês Philippe Seigle, radicado na Espanha pintou um lindo quadro, chamado “Paix”(paz). Tomara que o Conselho de Segurança da ONU, presidido pelo Brasil no momento, consiga orientações para o conflito. Que os Estados de Israel e Palestina sejam porta vozes de uma mensagem de retomada… Que os civis sequestrados possam voltar para suas famílias…

Veja também as mais lidas do DT


*Bayard Do Coutto Boiteux é professor universitário, escritor e pesquisador.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade