Os Jogos Olímpicos foram adiados pela quarta vez na história, nesta terça-feira (24), devido a pandemia do coronavírus (Covid-19) que paralisou campeonatos esportivos por todo o mundo. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que chegou a um acordo com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, para adiar a Olimpíada de Tóquio 2020 por um ano.
DA REDAÇÃO
O COI concordou em adiar os Jogos de Tóquio, anteriormente previstos para ocorrer de 24 de julho a 9 de agosto, para o próximo ano, em reunião entre diversas autoridades. O comitê ainda não especificou uma data, se limitando a dizer que os Jogos serão realizados até, no máximo, o verão de 2021.
Veja também as mais lidas do DT
“Se for difícil realizar os Jogos dessa maneira, temos que decidir adiá-los, dando prioridade máxima [à saúde dos] atletas”, disse Abe.
O COI vinha sendo pressionado a adiar os Jogos Olímpicos. Austrália e Canadá anunciaram na segunda-feira que não enviariam seus atletas a Tóquio este ano. O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos solicitou que os Jogos deste ano também fossem adiados.
Uma pesquisa realizada com cerca de 4 mil atletas durante o fim de semana e 65% deles alegaram que seus treinos foram seriamente impactados ou interrompidos por completo por causa das restrições impostas com o objetivo de frear a disseminação da COVID-19.