Operadora Flot leva agentes de viagens para ‘experimentar’ Mendoza

Continua depois da publicidade

MENDOZA (Argentina) – Experiências sensoriais durante degustação de vinhos Malbec, jantar com hiper-valorização dos produtos regionais como a batata e o milho, prática de raffting em águas que descem da Cordilheira dos Andes. Esses e outros atrativos, que arrancam do lugar-comum qualquer pessoa, integram o Famtour organizado pela Flot Operadora que acontece de 11 a 14 de agosto em Mendoza, Argentina.

O primeiro dia foi marcado por visitas a duas vinícolas, Bodegas na linguagem mais pura Mendocina: a Catena Zapata e a Trivento, o segundo, uma aventura nas águas correntes do Rio Mendoza com a prática de Rafting e, no terceiro, e último dia a visita ao Vale do Uco, um dos mais tradicionais destinos do enoturismo da Argentina e da América do Sul.

O Famtour contou com a participação dos agentes Carla Magalhães da Outback (Pouso Alegre – MG), Alissandra Rodrigues, da Time Tour (São Paulo – SP), Gabriela Fuzzo, da Sankara (São Bernardo do Campo – SP) e Antonio Carlos Bueno, da Transmar Turismo (Santos – SP).

Veja também as mais lidas do DT

O presidente da Flot, José Eduardo Barbosa, também participou do famtour: “Mendoza ainda é pouco conhecida no mercado. O destino é um dos que integram o topo do ranking tanto no turismo de aventura, como no turismo enogastronômico. As atividades consorciadas, tanto de produção de vinho (por meio das bodegas), a enogastronomia, o turismo de esportes de aventura, além da excelente infraestrutura, fazem de Mendoza um destino de primeira classe”, disse Eduardo ao DIÁRIO.

De acordo com números do Ministério de Turismo de Mendoza, a cidade recebeu no ano passado 72 mil brasileiros e eles vêm, principalmente, por causa do vinho. “80% dos brasileiros vêm para Mendoza por causa de sua vitinicultura e oito de dez querem ir à Vinícola Catena Zapata”, afirma Martin Garcia Pomilio, diretor comercial da empresa de receptivo Aymará Turismo.

Tatiana Nessier, sommelier da Bodega Catena Zapata: “Terra do Sol e do bom vinho”

Sol e Vinho

Mendoza tem mais de mil vinícolas, sendo que 110 são abertas ao público. “Mendoza é a terra do sol e do bom vinho. Temos um clima semidesértico e continental, sem nenhuma imfluência oceânica. Esses e outros fatores relacionados à terra e ao cultivo, fazem com que sejamos os principais produtores da América Latina”, disse a sommelier Tatiana Nessier, durante a visita do grupo à bodega Catena Zapata, no distrito de Lujan de Cuyo, região que integrada à grande Mendoza.

Experiências gastronômicas – A visita à vinícola Trivento foi marcada por uma experiência de sedução dos sentidos. Os agentes puderam descobrir uma maravilhosa combinação de aromas, texturas e sabores durante uma sessão de degustação. “Aqui apresentamos desde os processos de colheita, irrigação, elaboração dos vinhos e todo o sistema de envelhecimento e estoque do produto”, afirma a diretora de Comunicação da vinícola, Victoria Acosta.

Em 2013, a província de Mendoza recebeu cerca de 2,9 milhões de turistas, sendo 72,4 mil turistas brasileiros.

Operação Aerolíneas – Os voos fretados da Aerolíneas são o resultado de um acordo entre um pool de operadoras (Flot, CVC, Visual, InterContinental, Nascimento) com o Ministério do Turismo de Mendoza. “São dois voos por semana, diretos, São Paulo – Mendoza, no entanto, para manter essa operação, é preciso criar combinações do tipo Bariloche-Santiago, por exemplo. Essa rota tem tudo para se tornar regular, principalmente pelo empenho dos próprios mendocinos, sejam os empresários, sejam os representantes de governo, que são os mais beneficiados”, disse.

Um pacote de 3 noites e quatro dias em Mendoza está custando em média US780, incluindo hotel, passagem aérea, citytour e visita à vinícola.

 Equipe famtour Mendoza com cordilheira dos Andes ao Fundo: Gabriela Fuzzo, da
 Sankara (São Bernardo do Campo – SP), Carla Magalhães da Outback (Pouso Alegre – 
 MG), Alissandra Rodrigues, da Time Tour (São Paulo – SP), Eduardo Barbosa (
 presidente da Flot), Paulo Atzingen (DIÁRIO)  e Antonio Carlos Bueno, da Transmar 
 Turismo (Santos – SP) 

Mendoza – capital e maior cidade da província de Mendoza, localiza-se a oeste do país, aos pés da Cordilheira dos Andes, e é famosa principalmente pela produção de vinho e azeite.

A Argentina possui 1,2 mil vinícolas, sendo 940 situadas em Mendoza, província que representa 70% da indústria vitivinicultura do país e que ocupa o 9º lugar, em nível mundial, juntamente com Melbourne (Austrália), Bordeaux (França), São Francisco e Valle de Napa (Estados Unidos), Porto (Portugal), Bilbao e Rioja (Espanha) e Cidade do Cabo (África do Sul).

Anualmente, Mendoza produz cerca de 1 bilhão de litros de vinho, em grandes vinícolas, com moderna tecnologia e em pequenas cavas artesanais e familiares.

_________________________
* O jornalista Paulo Atzingen viajou a Mendoza convidado pela Flot operadora e Braztoa

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade