quinta-feira, dezembro 25, 2025
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Pela primeira vez, ANAC certifica balão de fabricação nacional

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Anac emite a primeira certificação de balão brasileiro - Foto: Freepik
Anac emite a primeira certificação de balão brasileiro - Foto: Freepik

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu, pela primeira vez, um certificado de tipo para balões no Brasil. A certificação foi concedida a cinco modelos de balões de ar quente tripulados, com capacidade para até 13 pessoas, fabricados pela empresa Rubic Balões. Esses são os primeiros equipamentos nacionais cujo projeto, fabricação e operação atendem integralmente aos requisitos do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 31, que trata da aeronavegabilidade de balões livres tripulados.

Emitida em 7 de julho, a certificação será publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 10 de julho.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, os balões certificados diferem dos de aerodesporto por passarem por um processo de avaliação com base em critérios internacionais de segurança e padronização. Nesse aspecto, os projetos e as especificações de desempenho são analisados e verificados, garantindo assim um nível adequado de segurança.

Para conceder a certificação, a Anac também avalia a fabricação dos componentes e acompanha os testes em componentes como cesto, tecido e maçaricos, além de ensaios de montagem, pilotagem, uso de instrumentos e inspeções ao final dos testes.

Se todos os requisitos estiverem adequados às normas internacionais e nacionais, o certificado de tipo permite a produção de balões para comercialização. Todavia, cada equipamento deverá passar por inspeção individual da Anac para receber o Certificado de Aeronavegabilidade Padrão, que autoriza o voo das aeronaves certificadas. Caso a empresa queira fazer a produção em série, é necessário obter a Certificação de Organização de Produção (COP) – o processo da Rubic Balões está em andamento na Anac.

O requerimento de certificação de tipo dos balões da Rubic foi apresentado em março de 2022, resultando em um processo que durou 3 anos e 3 meses. As análises e testes seguem padrões internacionais e a emissão da certificação de tipo coloca o Brasil entre os países que possuem balões certificados, como Reino Unido, Espanha, República Tcheca, Turquia e França.

Voo Simples

A certificação de balões ganhou um novo estímulo com o Voo Simples, programa de modernização das regras da aviação civil implementado pela Anac em outubro de 2020. Entre as ações, está a redução na Taxa de Fiscalização da Aviação Civil (TFAC), que passou de aproximadamente R$ 900 mil para R$ 20 mil, viabilizando o desenvolvimento e a certificação de balões nacionais.

Em decorrência dessa iniciativa, outras empresas deram entrada na Agência com pedidos de certificação de balões tripulados no país. Os processos encontram-se em fases distintas e seguem padrões internacionais de segurança.

Brasileiros preferem viajar com foco na gastronomia, diz pesquisa

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gastronomia
Viagem com sabor: 69% dos brasileiros escolhem destinos com foco na experiência gastronômica, aponta Booking.com - Foto: Freepik

A gastronomia se firmou como parte essencial das viagens. Uma pesquisa global da Booking.com revela que 69% dos brasileiros levam em conta a culinária local na hora de escolher o destino. O levantamento aponta tendências e comportamentos que devem impactar o turismo ao longo do ano.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, além disso, a influência gastronômica atravessa perfis e gerações: entre as mulheres do país, esse percentual sobe para 73%, enquanto entre os homens é de 65%. A motivação é igualmente forte entre diferentes faixas etárias, com 71% dos Millennials valorizando a comida local como critério de decisão, seguidos por 68% da Geração X e Z.

O levantamento também identificou um comportamento mais amplo, no qual 67% dos viajantes brasileiros afirmam que viver a cultura e a gastronomia locais é uma motivação pessoal para viajar, com maior destaque entre as mulheres (72%). Essa motivação se traduz em prática com o planejamento de alguma experiência gastronômica nas viagens desses viajantes, como: visitar restaurantes locais pouco conhecidos (59%), visitar mercados locais (56%), experimentar comida de rua (53%) e visitar uma cervejaria ou vinícola local (46%) participar de um tour culinário, aula de cozinha ou jantar em um restaurante específico.

A gastronomia também influencia a etapa de reserva da hospedagem. Quase metade dos brasileiros (43%), que fizeram reservas on-line, considera importante saber se há opções de alimentação disponíveis no local, especialmente os Millennials (44%) e homens (44%).

Influência cultural

Além do paladar, a tela também tem papel importante. A pesquisa mostra que 26% dos viajantes brasileiros são inspirados por séries e filmes na hora de planejar uma viagem. E entre esse grupo, 58% desejam experimentar uma comida que viram em um programa ou filme, com destaque para as mulheres (63%) e a Geração X (65%). Além disso, 55% querem visitar restaurantes mostrados nesses programas, desses dados sobressaem mulheres (60%) e a Geração Z (60%).

Esses dados reforçam que, mais do que uma motivação, a gastronomia é parte relevante da jornada de viagem: do primeiro clique ao momento da experiência, passando pela escolha da hospedagem, o que se come importa para o viajante brasileiro.

ClickBus anuncia novo diretor de engenharia

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Clickbus é uma plataforma de passagens rodoviárias (Foto Divulgação) Passagens para a Bahia
Clickbus é uma plataforma de passagens rodoviárias (Foto Divulgação)

A ClickBus, maior plataforma de venda de passagens rodoviárias do Brasil, anuncia a chegada de Renato Guimarães como novo Diretor de Engenharia. O executivo assume o cargo com o desafio de liderar as equipes de engenharia em uma fase de avanço tecnológico acelerado e fortalecimento da infraestrutura digital da empresa.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com mais de 20 anos de carreira, Renato tem ampla experiência na liderança de times técnicos e no desenvolvimento de soluções em empresas como PicPay, Unico, Dasa e Bionexo. Ao longo de sua trajetória, esteve à frente de iniciativas que combinaram tecnologia e gestão para apoiar a expansão de produtos, a modernização de sistemas e o aumento da eficiência operacional. Sua chegada reforça o compromisso da ClickBus em seguir inovando e consolidando a base tecnológica que sustenta seus planos de crescimento no Brasil e na América Latina.

“Estou feliz em integrar o time da ClickBus neste momento estratégico. Quero contribuir para que a área de engenharia seja um motor de inovação e eficiência, apoiando o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente os viajantes, viações e parceiros do setor rodoviário”, afirma Renato.

ClickBus anuncia Renato Guimarães como novo Diretor de Engenharia - Foto: divulgação
ClickBus anuncia Renato Guimarães como novo Diretor de Engenharia – Foto: divulgação

Para Phillip Klien, CEO da ClickBus, a chegada de Renato fortalece a ambição da Travel Tech de evoluir sua tecnologia e gerar valor: “A experiência do Renato em liderar times de engenharia em grandes empresas de tecnologia será fundamental para ampliarmos nossa capacidade de inovação e garantirmos a escalabilidade da nossa plataforma”.

Sobre a ClickBus

A ClickBus é uma plataforma de soluções para viajantes, viações e parceiros em todo o Brasil, e conta com um ecossistema completo e eficiente de soluções digitais e financeiras para o setor. Fundada em 2013 com o propósito de viabilizar “momentos únicos e transformadores viajando de bus”, a empresa possui parceria com mais de 210 viações regulamentadas, o que garante segurança ao usuário e a maior capilaridade de destinos no mercado rodoviário nacional.

A ClickBus já superou a marca de 51 milhões de viajantes e foi responsável por movimentar R$ 2 bilhões, com uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 56%. Está entre os cinco principais aplicativos de viagem na Google Play e na App Store, é bicampeã do Prêmio Reclame AQUI, e reconhecida pelos selos Innovative Workplaces Brasil 2024, da MIT Technology Review, RA1000, de excelência máxima no atendimento segundo o Reclame AQUI, além de possuir o selo GPTW – Great Place to Work 2024. Saiba mais no site.

Frio impulsiona turismo em Gramado, mas cidade freia expansão para resolver gargalos

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Rua de Gramado, no Rio Grande do Sul
Rua de Gramado, no Rio Grande do Sul (Foto: arquivo DT)

Com a nova queda nas temperaturas no Sul do Brasil, Gramado (RS) vê novamente seus hotéis se encherem e os turistas retornarem em busca do clima romântico da serra, boa gastronomia e até uma chance de ver neve. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, desde maio, quando a primeira massa de ar polar do ano chegou à região, a cidade voltou a ser um dos destinos mais desejados do país.

Da FOLHA DE SÃO PAULO, com adaptação do DIÁRIO

Na movimentada Rua Coberta, ponto turístico central, visitantes se reúnem ao redor de fogareiros para saborear chocolates quentes e pratos típicos da culinária serrana. Os hotéis, quase todos com calefação a gás, já operam com 80% de ocupação nos finais de semana de julho, conforme reportado pela Folha.

A expectativa é que 800 mil pessoas passem por Gramado até o final do mês, superando os 770 mil visitantes de julho de 2023. A projeção para todo o inverno é de dois milhões de turistas, o que consolida a retomada da cidade após um 2024 marcado por adversidades climáticas.

Apesar de não ter sido atingida diretamente pelas enchentes que devastaram cerca de 20% do território gaúcho, Gramado sofreu com o fechamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que permaneceu alagado por mais de um mês. Sem voos regulares, a cidade teve o turismo praticamente zerado em maio e só começou a se recuperar no fim do ano passado, com a alta do turismo natalino.

“Todo turista que chega hoje é mais especial”, disse à Folha de S.Paulo o secretário de turismo, Ricardo Bertolucci, destacando a resiliência do setor. Segundo ele, a cidade operava com apenas metade de seu mercado até dezembro, e a logística continua sendo um desafio.

O aeroporto mais próximo com voos regulares é o de Caxias do Sul, a 67 km, com limitações de expansão. Por isso, cresce a expectativa em torno do futuro Aeroporto de Vila Oliva, previsto no PAC, cuja entrega está programada para 2027.

O otimismo, no entanto, é freado por gargalos estruturais. A prefeitura suspendeu temporariamente a emissão de novos alvarás para hotéis com mais de 20 quartos e restaurantes no centro da cidade. Gramado possui hoje 216 hotéis e 318 restaurantes — com dezenas de novos empreendimentos em análise.

Segundo o prefeito Nestor Tissot, a paralisação é essencial para dar fôlego à expansão da infraestrutura urbana, sobretudo do saneamento básico. Dados do Sinisa (2024) revelam que apenas 41,95% da população urbana de Gramado conta com rede coletora de esgoto. “Se não parar um pouquinho de construir, nunca vamos conseguir alcançar a solução para este problema”, afirmou Tissot.

O empresário Jorgito Simão, do parque Le Jardin, relatou à Folha que, mesmo com a melhora gradual após as chuvas, os prejuízos exigiram criatividade e apoio do governo para manter o empreendimento. “A sobrevivência se deu à resiliência”, concluiu.

Gramado se prepara, assim, para uma alta temporada robusta, mas com os olhos voltados para um futuro sustentável, onde o crescimento venha acompanhado de estrutura e planejamento.

Editorial | O tarifaço de Trump e o abalo sísmico no turismo brasileiro

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tarifaço Trump
O tarifaço de Trump não é apenas um embate comercial. É um teste de maturidade para a diplomacia econômica do Brasil e um alerta para a necessidade urgente de diversificar mercados, fortalecer a imagem do país no exterior (Crédito: arquivo DT)

Em um movimento que abalou os alicerces da diplomacia e das relações comerciais internacionais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados ao país norte-americano, a partir de 1º de agosto.

CONSELHO EDITORIAL DO DIÁRIO*

Mais que um gesto isolado de protecionismo econômico, a medida carrega implicações profundas e imediatas para diversos setores da economia brasileira – e atinge, com contundência, um setor particularmente sensível: o turismo.

Enquanto os holofotes se voltam aos impactos sobre o agronegócio, a indústria de base e o comércio exterior, é imperativo destacar o efeito dominó que se insinua sobre a cadeia turística. Afinal, o turismo é, por natureza, um reflexo direto das condições macroeconômicas – e, nesse cenário, a instabilidade gerada pelo tarifaço tende a respingar com força sobre a confiança do investidor, o apetite do consumidor estrangeiro e a competitividade do Brasil como destino global.

A medida de Trump, disfarçada sob o manto de um suposto “desequilíbrio comercial”, ignora as estatísticas oficiais que indicam superávit dos EUA na balança com o Brasil por quase duas décadas. Mais que isso, traz embutida uma narrativa ideológica, ao misturar comércio com política interna brasileira, mencionando decisões do Supremo Tribunal Federal e manifestações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Para o turismo, o impacto é triplo. Primeiro, há o câmbio: o anúncio já pressiona o dólar para cima, encarecendo viagens internacionais para brasileiros e tornando o Brasil, por tabela, um destino mais barato para estrangeiros. Mas este “benefício” aparente é ilusório: ele vem acompanhado de um contexto de insegurança jurídica e volatilidade que afasta grandes operadores e investidores do setor.

Em segundo lugar, os reflexos indiretos sobre o consumo afetam diretamente a aviação, a hotelaria e os serviços de alto padrão. Com o agronegócio pressionado, commodities encarecidas e cadeias logísticas em alerta, o Brasil pode experimentar um desaquecimento econômico que atingirá em cheio o turismo corporativo e de eventos, uma das principais engrenagens do setor.

Por fim, a imagem internacional do Brasil sofre. O país que vinha se reposicionando como destino sofisticado, sustentável e aberto ao mundo – especialmente nos segmentos de luxo e experiências autênticas – agora corre o risco de ser visto como um território instável, sujeito a reações imprevisíveis das grandes potências.

Neste contexto, é essencial que o governo brasileiro articule uma resposta firme, estratégica e diplomática. A retaliação tarifária, embora prevista na legislação, deve vir acompanhada de um plano de resgate da confiança internacional e de estímulo ao turismo doméstico e de nicho – setores capazes de reagir com agilidade à crise.

O tarifaço de Trump não é apenas um embate comercial. É um teste de maturidade para a diplomacia econômica do Brasil e um alerta para a necessidade urgente de diversificar mercados, fortalecer a imagem do país no exterior e proteger os pilares da indústria do turismo – um setor que representa mais de 8% do PIB nacional e que não pode ser refém de disputas geopolíticas.

*O Conselho Editorial do DIÁRIO é composto por jornalistas, profissionais de comunicação e por seu consultor jurídico. 

Dia dos Pais no Hotel Villa Rossa tem Hugo Hoyama e diversão em família

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Hotel Villa Rossa recebe o mesa tenista Hugo Hoyama no Dia dos Pais e promove programação especial com esporte, música e muita diversão - Foto: divulgação
Hotel Villa Rossa recebe o mesa tenista Hugo Hoyama no Dia dos Pais e promove programação especial com esporte, música e muita diversão - Foto: divulgação

O Hotel Villa Rossa, em São Roque (SP), a apenas 50 km de São Paulo, prepara um fim de semana especial para celebrar o Dia dos Pais. Em meio à Mata Atlântica, em uma área de 350 mil m², o hotel oferecerá uma programação voltada para pais e filhos que desejam viver momentos únicos juntos. A agenda inclui atividades esportivas, opções de lazer ao ar livre e música ao vivo. O grande destaque será a presença do mesa-tenista Hugo Hoyama, maior medalhista do Brasil nos Jogos Pan-Americanos, que participará de ações especiais com os hóspedes. 

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, nos dias 9 e 10 de agosto, o atleta comandará clínicas exclusivas de tênis de mesa, proporcionando uma oportunidade única para pais, filhos e toda a família vivenciarem o esporte de forma divertida e interativa. A agenda do final de semana inclui ainda: Torneio de Tênis Friends Play, aula de pickleball, clínica de golfe e o tradicional futebol de pais e filhos no Campo Floresta.

“O Villa Rossa sempre busca oferecer experiências que fortalecem os laços familiares e criam memórias afetivas. Receber um atleta como o Hugo Hoyama é um privilégio para nós e para os nossos hóspedes, que terão a chance de interagir de perto com um nome tão importante do esporte brasileiro. Além disso, nossa estrutura de lazer com quadras, campo de futebol, trilhas e espaços ao ar livre permite que cada família aproveite o Dia dos Pais do jeito que mais combina com seu estilo”, destaca Camila Matiazi, gerente operacional do Hotel Villa Rossa.

A programação gastronômica e de entretenimento também promete: concurso de caipirinhas, churrascada com música sertaneja ao vivo à beira da piscina, concurso de cerveja, cassino com roleta e, para fechar a noite, o já conhecido Bandaokê com fogueira e vinho, criando um clima de confraternização.

Final de semana dos pais promete novas memórias entre pais e filhos, além de vivências esportivas com o maior medalhista brasileiro em Pan-Americanos, atrações gastronômicas e de entretenimento para toda a família - Foto: divulgação
Final de semana dos pais promete novas memórias entre pais e filhos, além de vivências esportivas com o maior medalhista brasileiro em Pan-Americanos, atrações gastronômicas e de entretenimento para toda a família – Foto: divulgação

Lazer para todas as idades

Para os hóspedes que desejam aproveitar o finalzinho do inverno, o Hotel Villa Rossa oferece ainda ambientes com lareiras – seja no Living na área comum ou nos Lofts para quem busca uma hospedagem ainda mais intimista, piscina coberta aquecida (adulto, infantil e jacuzzi), salas de jogos, SPA e as alamedas ao ar livre.

Já para as crianças, a área recreativa A Floresta, com 900m2 de área construída, está dividida em ambientes por faixas etárias para que famílias e crianças possam curtir e aproveitar o momento de brincar sempre com muita segurança, em um espaço fechado e com atividades indicadas para sua idade, promovendo interação e reconexão entre as pessoas e o meio ambiente; já o Labirintixo – labirinto sensorial – desperta a imaginação por ser uma experiência lúdica e sensorial única. Ambos espaços são assinados pelo  renomado escritório de arquitetura Atelier O’Reilly.

O Hotel Villa Rossa possui ainda uma programação de lazer adequada para crianças, jovens e adultos, e ainda oferece monitoria para crianças a partir de 4 anos.

Reservas

Hotel Villa Rossa

Localizado em São Roque (SP), a apenas 50 km de São Paulo capital, o Hotel  Villa Rossa tem como diferenciais a natureza, atividades de lazer para todas as idades e a gastronomia diversificada, além de ser Art Friendly. Destino ideal para lazer e eventos, com mais de 30 anos de tradição, sua estrutura está situada em uma área de 350 mil m² em meio à Mata Atlântica, proporcionando uma conexão intensa com a natureza durante todo o ano.

Maranhão e Vila Galé acertam construção de dois hotéis no Centro de São Luís

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Maranhão Vila Galé
Foram debatidos detalhes técnicos pendentes para o início das obras de adaptação dos imóveis onde funcionarão as instalações do novo hotel (Foto: Gilson Teixeira)

No encontro em São Luís, também estiveram presentes o presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Lena Brandão.

Carlos Brandão destacou que a chegada do Grupo Vila Galé consolida São Luís como destino turístico, gerando emprego, movimentando a economia e valorizando o que a cidade tem de melhor.

DETALHES

“São R$ 150 milhões em investimentos que chegam para dar uma nova cara à capital maranhense. O Centro Histórico de São Luís vai ganhar duas unidades hoteleiras da rede portuguesa Vila Galé e um restaurante novo na Rua Portugal”, afirmou o governador.

Jorge Rebelo de Almeida avaliou de forma positiva a reunião. “Conseguimos superar as dificuldades técnicas para que possamos iniciar, já em agosto, as obras de adaptação dos três prédios que foram cedidos para a instalação da nova unidade hoteleira. Esta será uma obra que servirá de exemplo para novos projetos no Centro Histórico de São Luís”, disse.

Ainda conforme Jorge Rabelo, inicialmente serão realizadas obras emergenciais para evitar a deterioração dos imóveis. A partir de outubro, começam as intervenções definitivas para adaptar os prédios aos novos usos. A previsão é de que as obras sejam concluídas em até um ano.

O presidente do grupo também falou sobre as expectativas para a unidade em São Luís. “Mais de 700 mil pessoas visitam nossos hotéis no Brasil anualmente, e 90% desse público é brasileiro. Sempre que abrimos uma nova unidade, nossos hóspedes buscam conhecê-la. Acredito que nossa marca agregará muito valor a São Luís, principalmente por oferecer um serviço de alto padrão no Centro Histórico”, afirmou.

Cassiano Pereira, presidente da Mapa, informou que, durante a reunião, foi assinado o termo de entrega dos imóveis ao Grupo Vila Galé.

“Agora, eles estão oficialmente de posse dos prédios e podem iniciar o trabalho de implantação da unidade hoteleira, que certamente atrairá mais turistas e contribuirá para o desenvolvimento da região metropolitana”, destacou.

Lena Brandão, superintendente do Iphan no Maranhão, afirmou que equipes técnicas do órgão e do grupo já realizaram visitas aos imóveis e que os projetos de intervenção estão em fase de análise.

“Fizemos uma nova visita conjunta aos imóveis. Muitas questões já foram apontadas pelas equipes do Iphan e do Grupo Vila Galé. Já avançamos bastante nas análises necessárias para que a instalação do hotel aconteça”, afirmou Lena.

Imóveis cedidos e operação do hotel

Foram cedidos ao Grupo Vila Galé os imóveis onde funcionavam a Casa do Maranhão, na Rua do Trapiche, e o Largo do Comércio, onde estava a sede da Defensoria Pública do Estado (DPE-MA), na Rua da Estrela. Juntos, os dois prédios terão capacidade para 140 apartamentos. Também foi cedido um imóvel na Rua Portugal, nº 198, que abrigará o setor administrativo e um restaurante.

A Maranhão Parcerias é responsável pela operacionalização, coordenação e fiscalização do projeto de concessão dos prédios públicos ao Grupo Vila Galé. O grupo venceu as duas licitações e terá o direito de operar o empreendimento por 33 anos.

O grupo hoteleiro será responsável pela concessão de uso, reforma, ampliação, modernização e operação dos imóveis públicos, que serão transformados em um importante empreendimento turístico.

Investimento e geração de empregos

O novo complexo hoteleiro contará com um investimento inicial de R$ 150 milhões. A expectativa é de que as obras gerem mais de 300 oportunidades de trabalho. Após a inauguração, o hotel deverá manter cerca de 100 empregos diretos.

A experiência do Grupo Vila Galé deve contribuir para fortalecer São Luís como destino turístico internacional, além de impulsionar a cadeia produtiva do setor e apoiar a revitalização do Centro Histórico.

O Vila Galé é um dos principais grupos hoteleiros de Portugal. Atualmente, administra 44 unidades hoteleiras: 32 em Portugal, uma em Cuba, uma na Espanha e 10 no Brasil, distribuídas entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

 

Verônica Colasanto, da Traductia Áudio e Eventos, apresenta cabine holográfica na Expo Turismo Goiás

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Verônica Colasanto
Verônica é Argentina, de Buenos Aires, tem alma multicultural, é mãe dedicada, empresária arrojada e criadora incansável de soluções que encantam o mundo dos eventos (Crédito: DT)

Na Expo Turismo Goiás 2025, realizada em Goiânia na semana passada, uma figura em especial chamou a atenção por seu entusiasmo  e pela inovação no estande: Verônica Colasanto. Verônica é Argentina, de Buenos Aires, tem alma multicultural, é mãe dedicada, empresária arrojada e criadora incansável de soluções que encantam o mundo dos eventos.

Verônica chegou ao Brasil em 2007, morou na Italia, casou com um brasileiro lá e teve três filhos: Aquiles, Ambar e Andina. Desde então, transformou sua vida e carreira com coragem e criatividade, construindo uma trajetória exemplar à frente da Traductia Áudio e Eventos, empresa que integra atualmente o Goiânia Conventions Bureau.

Verônica Colasanto
Verônica é Argentina, de Buenos Aires, tem alma multicultural, é mãe dedicada, empresária arrojada e criadora incansável de soluções que encantam o mundo dos eventos (Crédito: DT)

Inovação e sensibilidade no comando de eventos

Verônica integra a legião de mulheres multifuncionais que cuidam da casa, dos filhos e ainda comandam projetos, participam de feiras, incansáveis. Sua empresa nasceu com foco em traduções e locuções corporativas, mas foi ganhando corpo e sofisticação com o tempo, especialmente ao introduzir tecnologias inovadoras para congressos e encontros empresariais.

Entre os destaques recentes, ela menciona com entusiasmo o sistema de palestras silenciosas: “Uma palestra silenciosa utiliza fones de ouvido sem fio conectados a transmissores, permitindo que os participantes escolham o canal de áudio desejado. A pessoa fala no microfone e só é ouvida pelos assistentes, evitando a mistura de sons e a poluição sonora”. É uma solução elegante e funcional, ideal para eventos de grande porte e com múltiplas atividades simultâneas. A Traductia Áudio e Eventos oferece esse tipo de serviço. 

A equipe da Traductia Áudio e Eventos, com Verônica (divulgação)
Verônica Colasanto
A equipe da Traductia Áudio e Eventos (Divulgação)
A equipe da Traductia Áudio e Eventos (divulgação)

A cabine que virou holograma: luxo, diversão e personalização

Mas a grande novidade da feira foi a apresentação de um novo produto: a cabine fotográfica espelhada, inspirada em experiências vividas por Verônica durante a pandemia, quando estava na Inglaterra.

“Esse projeto, essa ideia, nasceu na Inglaterra. Quando eu estava lá percebi que o uso deste produto em eventos, em raves, em festivais de música tecno e tal. Fiquei impressionada pelos brilhos, pela alteração da realidade visual, e aí enfim, essas coisas que fazem um clique, na mente da gente, e nasceu esse projeto”, revela.

A cabine é inteiramente coberta por espelhos, decorada com balões metalizados – que podem ser coloridos ou transparentes – e iluminada por luzes LED que criam uma atmosfera mágica, quase holográfica. “É uma coisa assim, muito bonita”, descreve. No estande da Traductia, uma versão personalizada exibia cortinas metalizadas, (ou espelhos?), mostrando a versatilidade do produto.

Segundo Verônica, a cabine pode ser utilizada em uma ampla gama de eventos: “Pode ser em eventos corporativos, eventos do governo, casamentos, formaturas, festas, o que for. Qualquer tipo de evento. Essa cabine dá um certo glamour que chama muito a atenção.  Estamos muito empolgados com isso,” revela.

Verônica Colasanto
Verônica Colasanto, diretora da Traductia Áudio e Eventos (divulgação)

Com sensibilidade apurada e espírito empreendedor, Verônica Colasanto mostra que é possível unir técnica, emoção e criatividade para transformar experiências em memórias inesquecíveis. (Entrevista e texto: Paulo Atzingen)

Contato com a Traductia Áudio e Eventos

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Dom Pedro Lisboa ressurge renovado e mira público brasileiro em nova fase da hotelaria portuguesa

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Dom Pedro Lisboa
Segundo a nota, o lobby agora conta com um sofisticado bar; os quartos foram atualizados com colchões premium, cabeceiras modernas e recursos tecnológicos como IPTV, Chromecast e Wi-Fi por fibra óptica (Crédito: divulgação)

Lisboa ganha novo fôlego em sua paisagem hoteleira com a reabertura do icônico Dom Pedro Lisboa. Após uma ampla renovação, o hotel retorna com infraestrutura modernizada, mantendo a elegância que o consagrou entre os viajantes exigentes — com atenção especial aos hóspedes brasileiros, que há décadas o têm como referência.

DA REDAÇÃO com assessorias

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o projeto de remodelação foi conduzido ao longo de seis meses, com foco em aprimorar o conforto e a sofisticação dos ambientes. Novos elementos foram integrados à essência clássica do hotel, resultando em espaços mais conectados, sustentáveis e preparados para atender tanto o público de lazer quanto o corporativo.

Ainda segundo a nota, o lobby agora conta com um sofisticado bar; os quartos foram atualizados com colchões premium, cabeceiras modernas e recursos tecnológicos como IPTV, Chromecast e Wi-Fi por fibra óptica. A área de gastronomia também foi totalmente modernizada, incluindo um restaurante no lobby com buffet ampliado e a permanência do premiado Il Gattopardo, especializado em cozinha italiana.

A estrutura voltada para eventos também foi aprimorada. O hotel ganhou uma nova cozinha exclusiva para atender banquetes, congressos e celebrações, aumentando sua capacidade operacional. Outro destaque está na otimização dos sistemas energéticos e de aquecimento de água, reforçando o compromisso com sustentabilidade e conforto.

Dom Pedro Lisboa: hospitalidade com localização estratégica e serviços premium

Localizado entre o Marquês de Pombal e a icônica Avenida da Liberdade, o Dom Pedro Lisboa está a apenas 7 km do aeroporto e próximo aos bairros de Campo de Ourique e Príncipe Real. Com vista panorâmica para o Tejo e para a cidade, o hotel abriga quartos amplos, suítes elegantes, uma Suíte Presidencial imponente, um SPA com piscina interior, além de dois restaurantes — um português e outro italiano.

A estrutura de eventos do Dom Pedro Lisboa abrange 1.400 m², com 16 salas versáteis equipadas com tecnologia de ponta, ideais para conferências, reuniões e recepções sofisticadas.

Com essa nova fase, o Dom Pedro Lisboa reafirma seu papel como referência da alta hotelaria lusitana, abrindo suas portas com fôlego renovado para receber — com excelência — o exigente público brasileiro.

ACESSE O SITE DO HOTEL DOM PEDRO LISBOA

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Feirão do Turismo 2025 divulga empresas selecionadas para festival nacional de ofertas

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Feirão do Turismo

Feirão do Turismo será realizado em agosto com edições presencial em São Paulo e virtual; objetivo é impulsionar o turismo interno com pacotes promocionais

DA REDAÇÃO com informações do Ministério do Turismo

O maior festival de vendas do setor turístico nacional já tem seus participantes definidos. O Ministério do Turismo divulgou nesta terça-feira (08/07) a lista final das agências de viagens e operadoras selecionadas para o Feirão do Turismo 2025: Conheça o Brasil. A ação reunirá 106 empresas de todo o país que apresentarão pacotes com condições especiais ao público, tanto no formato presencial quanto virtual.

Clique AQUI e confira a lista final dos selecionados

Mais de 100 empresas confirmadas no festival

Entre as selecionadas, 54 atuarão presencialmente no evento, que será realizado de 21 a 23 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo. Destas, 50 são microempresas, empreendedores individuais ou empresas de pequeno e médio porte, além de quatro grandes operadoras e agências de viagens. Outras 52 empresas estarão presentes exclusivamente na edição online do Feirão, que ocorrerá de 21 a 27 de agosto por meio de uma plataforma digital.

Vale destacar que todas as empresas com presença física também disponibilizarão suas ofertas na internet, ampliando o alcance e a acessibilidade das promoções.

Seleção com critérios técnicos e foco em inovação

A escolha das empresas foi feita por meio de um chamamento público conduzido pela Comissão de Avaliação e Seleção do Ministério do Turismo. Foram considerados critérios técnicos como presença digital, participação anterior no evento como expositor, práticas inovadoras e sustentáveis, além do alcance territorial das propostas apresentadas.

O objetivo da iniciativa é claro: fomentar o turismo doméstico e estimular os brasileiros a explorarem o próprio país por meio de pacotes acessíveis e experiências autênticas. Além disso, o Feirão busca movimentar a cadeia produtiva do turismo, promovendo a geração de empregos e renda em diversos destinos.

Próximo passo: aproveitar e viajar pelo Brasil

O Feirão do Turismo 2025 é mais uma ação do Governo Federal para fortalecer o setor e incentivar o consumo de produtos e serviços turísticos nacionais. Com presença confirmada de empresas de todas as regiões do Brasil, o evento promete reunir uma ampla variedade de destinos e roteiros, com foco no turismo sustentável, na inclusão de pequenos empreendedores e na valorização da diversidade regional do país.

A expectativa é que o festival atraia milhares de consumidores interessados em aproveitar as vantagens oferecidas — seja visitando os estandes em São Paulo ou navegando pelas opções disponíveis online.

PÁGINA DO FEIRÃO, ACESSE AQUI