domingo, dezembro 28, 2025
Início Site Página 148

Edital reaberto! Prêmio Nacional do Turismo busca empresa especializada

0
O Ministério do Turismo abriu novamente o edital de licitação para a contratação de uma empresa especializada na organização de concursos e premiações - Foto: Roberto Castro / MTur
O Ministério do Turismo abriu novamente o edital de licitação para a contratação de uma empresa especializada na organização de concursos e premiações - Foto: Roberto Castro / MTur

O Ministério do Turismo reabriu o edital de licitação para contratação de empresa especializada na organização de concursos e premiações. O objetivo é selecionar uma consultoria técnica qualificada para estruturar a próxima edição do Prêmio Nacional do Turismo, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de agosto, durante o Salão Nacional do Turismo, em São Paulo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do MTur

As empresas interessadas devem submeter suas propostas até 17h do dia 26 de maio de 2025, exclusivamente pela Plataforma de Licitações da UNESCO.

A vencedora será responsável por todas as etapas da premiação — da inscrição dos candidatos à avaliação das propostas. O edital exige a adoção de metodologias inovadoras e uso de plataformas digitais especializadas, garantindo transparência, agilidade e eficiência em todo o processo.

A iniciativa faz parte do Programa de Cooperação Técnica entre o Ministério do Turismo e a UNESCO. O edital completo, com requisitos e cronograma, está disponível online.

Reconhecimento ao setor

O Prêmio Nacional do Turismo é a maior premiação do setor no país. Seu objetivo é reconhecer profissionais e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da atividade turística, estimulando boas práticas e a melhoria contínua em todo o Brasil.

Mais informações sobre as edições anteriores estão disponíveis no site.

Turismo de natureza cresce e leva 25,5 milhões a áreas protegidas no Brasil

0
Ministério do Turismo reabre edital para apoiar melhorias no trânsito interno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Foto: Pixabay
Turismo de natureza em alta: ações do governo federal impulsionam recorde de visitação aos parques nacionais - Foto: Lençóis Maranhenses - Crédito: Pixabay

A relação entre o turismo e as Unidades de Conservação (UCs) tem se fortalecido e ganhado relevância estratégica no Brasil. O segmento alia preservação ambiental, educação, geração de renda e valorização das comunidades locais. Com uma biodiversidade única, o país é referência mundial em turismo de natureza — e alcançou um recorde histórico em 2024: 25,5 milhões de visitantes em áreas protegidas.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do MTur

“O aumento dos turistas em locais como os parques nacionais e demais áreas de preservação acompanham uma tendência mundial. Essa demanda reafirma o compromisso do Ministério do Turismo em fornecer infraestrutura adequada para o visitante, bem como garantir o controle de impacto ambiental nesses locais.”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Entre as unidades mais visitadas, os parques nacionais lideram o ranking, somando 12,5 milhões de visitantes em 61 áreas monitoradas. Em seguida, aparecem as áreas de proteção ambiental, com 11,2 milhões de pessoas em 11 unidades. As reservas extrativistas ocuparam o terceiro lugar, com 1,3 milhão de turistas, e as florestas nacionais ficaram em quarto, com 362,9 mil visitantes em 34 unidades.

Investimentos e novas ações

O avanço na visitação reforça a importância de investimentos em infraestrutura turística nas UCs. Um exemplo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2024. A unidade recebeu dois editais lançados pelo Ministério do Turismo.

O primeiro edital tem foco em melhorar a mobilidade e segurança dos visitantes, com ações como mapeamento de trilhas e projetos de sinalização. Já o segundo visa contratar uma consultoria especializada para desenvolver projetos de engenharia e arquitetura, incluindo a construção de portais com serviços estruturados como bilheteria, banheiros, depósitos e controle de acesso.

Outro destaque é a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (RJ). Situada na Região dos Lagos, a Resex protege uma comunidade tradicional dedicada à pesca artesanal e atrai visitantes por suas águas cristalinas. Em 2024, recebeu 576,9 mil turistas, sendo um dos destinos mais procurados do país em turismo ecológico.

A ampliação da infraestrutura também está em pauta nas Florestas Nacionais de Ipanema (SP) e Passa Quatro (MG). O Ministério do Turismo lançou editais para elaboração de estudos conceituais e modelagens econômico-financeiras, com foco em implantar serviços como camping, glamping, hospedagem, lojas de souvenirs e alimentação.

Parcerias e fortalecimento do ecoturismo

Para garantir o crescimento sustentável do setor, o governo aposta em parcerias institucionais. “Por meio da união entre instituições, conseguimos desenvolver o turismo de maneira economicamente viável e ambientalmente responsável”, afirmou o ministro Celso Sabino.

Uma das iniciativas é o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério do Turismo, o Ministério do Meio Ambiente, a Embratur e o ICMBio. O objetivo é promover o turismo ecológico e responsável nas UCs federais, integrando conservação, geração de renda, valorização cultural e educação ambiental.

O acordo prevê ainda o desenvolvimento de políticas para ampliar a visitação nacional e internacional, sempre com atenção à mitigação dos impactos causados pelo aumento do fluxo de turistas.

Fonte: Júlia de Aguiar – Assessoria de Comunicação do MTur

Inscrições abertas: agências podem participar do maior feirão turístico do Brasil

0
2ª edição do Feirão do Turismo Conheça o Brasil 2025 - Foto: divulgação
2ª edição do Feirão do Turismo Conheça o Brasil 2025 - Foto: divulgação

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Feirão do Turismo Conheça o Brasil 2025, o maior festival de ofertas turísticas do país. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento tem como foco impulsionar o setor, gerando emprego, renda e oferecendo pacotes promocionais com preços atrativos ao público.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do MTur

Podem participar agências de viagens e operadoras de turismo devidamente registradas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). O feirão será realizado em dois formatos:

Presencial: de 21 a 23 de agosto, no Salão Nacional do Turismo, em São Paulo.

Online: de 21 a 27 de agosto, com promoções nas plataformas digitais das empresas participantes.

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a proposta é democratizar o acesso ao turismo nacional.

“Criamos esse Feirão para dar melhores condições aos viajantes aproveitarem para conhecer o Brasil, com acesso a linhas de financiamento diferenciadas. Isso também impulsiona o faturamento de quem vive do turismo, uma cadeia potente de geração de renda e empregos”, afirmou.

O feirão também busca combater a sazonalidade do setor, estimulando vendas em períodos de baixa ocupação. As ofertas devem incluir condições exclusivas, descontos e vantagens especiais.

Serão disponibilizadas 60 vagas presenciais para empresas de pequeno, médio e grande porte, com seleção baseada nos critérios do edital. Quem ficar fora da lista presencial poderá participar apenas no formato virtual.

As inscrições vão até 28 de maio, e o edital completo pode ser acessado no site do Ministério. Dúvidas podem ser enviadas para: feirao@turismo.gov.br.

Empreendedores do setor, essa é uma oportunidade estratégica para ampliar sua visibilidade, atrair novos clientes e fortalecer o turismo nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Ministros africanos defendem colaboração continental e mobilidade plena durante o Africa’s Travel Indaba 2025

0
Ministra do Turismo - Patrícia de Lille (Foto: Vinicius Siruli - DT)
Ministra do Turismo, Patrícia de Lille (Foto: Vinicius Siruli - DT)

Temas como vistos livres, conectividade aérea e turismo cultural dominaram as falas de ministros do Turismo durante o evento em Durban, na África do Sul

Por Vinicius Siruli, direto de Durban – Especial para o DIÁRIO

Em um dos momentos mais significativos do Africa’s Travel Indaba 2025, a ministra sul-africana do Turismo, Patricia de Lille, destacou a importância de celebrar as raízes culturais africanas e fortalecer a cooperação entre as nações do continente. Ao lado de outros ministros do Turismo da África, ela defendeu uma abordagem colaborativa para o crescimento do setor.

“Viemos de um país que enfrentou muitas dificuldades e onde nossa cultura foi marginalizada. Mas hoje, garantimos que não nos afastamos de nossas raízes”, afirmou Patricia, referindo-se a cerimônias tradicionais como o Indaba, o Makoti Festival e o Pushfire, evento reconhecido internacionalmente. “Como a ministra mencionou, não estamos aqui para competir, mas para colaborar”, acrescentou.

Crescimento conjunto e visão estratégica

O ministro do Turismo da Zâmbia, Rodney Sikumba, reforçou o tom de unidade: “O Africa Travel Indaba é uma oportunidade única para unirmos forças. Precisamos trabalhar em equipe, com coesão e números fortes”. Ele destacou o avanço da Zâmbia na feira: de 15 expositores no ano passado para 41 neste ano. “Nosso foco não deve ser apenas a vida selvagem, mas também nossa cultura única”.

Comitiva de Imprensa - Ministros do Turismo Continente Africano
Comitiva de Imprensa – Ministros do Turismo Continente Africano (Foto: Vinicius Siruli – DT)

Outros representantes também trouxeram avanços importantes. Moçambique anunciou a abolição de vistos para 29 países, incluindo diversas nações africanas, como parte de sua política de integração continental. Já Angola, representada pelo ministro Márcio Daniel, alertou para a urgência de resolver entraves como a conectividade aérea e a construção de uma marca turística unificada para a África. O país sediará em julho uma cúpula sobre céus abertos e liberdade de vistos, com apoio da ONU Turismo e da ICAO.

O Quênia trouxe uma visão crítica sobre as dificuldades de mobilidade dentro da África: “Os jovens africanos não entendem por que não podem viajar livremente pelo continente, enquanto europeus e americanos têm essa liberdade. Precisamos remover essas barreiras”, declarou o ministro queniano.

Soluções para mobilidade e investimento

Durante a sessão de perguntas da mídia, Patricia de Lille informou que a África do Sul implementará até o final de 2025 a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA), eliminando o uso de vistos em papel. A medida visa tornar o processo de entrada no país mais ágil e acessível.

Angola reforçou que a cúpula de julho reunirá ministros do Turismo e dos Transportes para discutir políticas de céus abertos, fundamentais para ampliar rotas intra-africanas e internacionais. Em paralelo, a South African Airways (SAA) está negociando o retorno de rotas domésticas, como Durban-Cidade do Cabo.

Editar post “Ministros africanos defendem colaboração continental e mobilidade plena durante o Africa’s Travel Indaba 2025” ‹ Diario do Turismo - O jornal diário dos melhores leitores — WordPress
Tema da comitiva – Africa’s Travel Indaba (Foto: Vinicius Siruli – DT)

A ministra sul-africana também anunciou que o país realizará uma cúpula de investimento em turismo, prevista para setembro, com foco em infraestrutura e geração de empregos. “É essencial que os países alinhem suas estratégias de formação profissional às reais demandas do setor turístico”, afirmou.

Cultura como vetor de integração

O turismo cultural também teve destaque nas discussões. O gênero musical Amapiano, nascido na África do Sul, tem se tornado símbolo de conexão entre os países africanos. “O Amapiano está unindo a África globalmente”, disse Patricia, informando que o governo está promovendo intercâmbios culturais e facilitando vistos para artistas.

Mesmo diante de tensões geopolíticas recentes, como entre África do Sul e Estados Unidos, a ministra tranquilizou os presentes: “Não houve impacto negativo no turismo. Pelo contrário, o fluxo de visitantes americanos cresceu 10% em 2024”.

Ministra da África do Sul - Patricia de Lille
Ministra da África do Sul – Patricia de Lille (Foto: Vinicius Siruli – DT)

Encerramento e perspectivas

Em sua fala final, Patricia de Lille reafirmou o espírito de colaboração africana e confirmou que o Africa’s Travel Indaba 2026 será realizado novamente em Durban, prometendo mais espaço para negócios, experiências autênticas e maior participação de países do continente.

“O turismo é uma ponte entre nossas histórias e nosso futuro. Vamos cruzá-la juntos, com coragem e unidade”, concluiu.

*O repórter Vini Siruli viajou a convite da South African Tourism, representada pela Business Factory e Índigo Hotelaria – O repórter viaja com Seguro GTA.

FIT Pantanal 2025: Fórum Empresarial impulsiona investimentos no turismo mato-grossense 

0
Fit Pantanal
O objetivo do fórum é fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso, atraindo investimentos para setores essenciais

No dia 5 de junho, a sede da Fecomércio em Cuiabá será palco do Fórum Empresarial Invista no Turismo Mato-grossense 2025. Organizado pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CETUR) da Fecomércio-MT, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), o evento marca a abertura oficial da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) 2025.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias


“Este fórum é uma oportunidade do Estado mostrar o seu potencial para investidores, especialmente da rede hoteleira e de infraestrutura de turismo”, afirma Maria Letícia Arruda de Morais Costa, secretária adjunta de Turismo.

Foco no fortalecimento do turismo regional

O objetivo do fórum é fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso, atraindo investimentos para setores essenciais como infraestrutura hoteleira e reservas turísticas. “A presença de líderes empresariais, investidores e autoridades será fundamental para consolidar Mato Grosso como um destino de oportunidades e crescimento econômico”, destaca Alcimar Moretti, presidente do Sindieventos de Mato Grosso.

Fit Pantanal
Alcimar Moretti presidente do Sindieventos (divulgação)

Dados positivos impulsionam o setor

Segundo dados da Junta Comercial de Mato Grosso, o setor de alojamento e hospedagem cresceu 11,4% em 2024, com a abertura de 4.403 novos negócios. “Mesmo com a abertura de novos empreendimentos, o setor hoteleiro de Mato Grosso precisa de mais investimentos”, ressalta Maria Letícia.

Participação nacional e foco no agronegócio

O fórum contará com a presença de investidores de todas as regiões brasileiras, representantes do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos do Ministério do Turismo e da Federação Brasileira de Hotéis, Bares e Restaurantes. Além disso, representantes dos municípios que integram o Circuito do Agronegócio de Mato Grosso serão convidados para discutir a estrutura hoteleira e a proposta do Circuito do Agro Turismo.

Encontro sobre trilhas reúne 40 cidades de SP para impulsionar o ecoturismo

0
Trilhas nas propriedades do Legado das Águas, vale do Ribeira. Foto: Hassen Salum
Trilha nas propriedades do Legado das Águas, vale do Ribeira. Foto: Hassen Salum

A primeira capacitação voltada à criação de uma grande rede de trilhas no Estado de São Paulo foi realizada nesta segunda-feira (12), em formato virtual. O encontro foi promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens, em parceria com a Fundação Florestal e a Rede Brasileira de Trilhas. Ao todo, 266 participantes de mais de 40 municípios estiveram presentes, reunindo lideranças das principais regiões turísticas e articulando ações para fortalecer e expandir o setor em todo o território paulista.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o encontro virtual tratou da importância da governança dos circuitos de trilhas, da sinalização uniformizada e do uso de unidades de conservação para esta atividade. A coordenadora de Turismo, Ana Clemente, da Setur-SP, apresentou iniciativas da Secretaria ligadas ao tema, como o cicloturismo e a certificação de atividades ligadas ao turismo de aventura, como rafting e rapel. Também abordou o crescimento de rotas de peregrinação; o avanço de setores como a observação de aves; o turismo de mergulho, além da divulgação de materiais promocionais, como guias temáticos e conteúdos audiovisuais.

O Estado de São Paulo se destaca como um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil. Com uma área que abriga quase um terço da Mata Atlântica do país, o estado oferece um conjunto de trilhas que atraem turistas em busca de contato com a natureza, aventura e bem-estar. “As trilhas ajudam a manter a conservação do meio ambiente e a divulgar atrativos naturais dos destinos, valorizando tradições e incentivando o desenvolvimento de práticas sustentáveis”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

Entre as trilhas mais visitadas, destaque para as do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), localizado no sul do estado, entre Apiaí e Iporanga; as do Parque Estadual da Serra do Mar, com vistas panorâmicas e contato direto com a natureza; além das do Parque Estadual do Jaraguá, na capital paulista, com a trilha até o Pico do Jaraguá, ponto mais alto da cidade, com vista privilegiada da região metropolitana.

Parceria entre Embratur e Sebrae promove birdwatching na Bahia com britânicos

0
Grupo de operadores britânicos especializados em turismo de natureza visitam destino no interior da Bahia (Foto: Raíto Santana/Embratur)
Grupo de operadores britânicos especializados em turismo de natureza visitam destino no interior da Bahia (Foto: Raíto Santana/Embratur)

Operadores britânicos de turismo de natureza iniciaram, nesta segunda-feira (12), o terceiro dia do Famtour Experience Brasil, em Boa Nova, na Bahia. A programação começou com uma trilha pela Mata do Charme, área que reúne características da Caatinga e da Mata Atlântica. O local é considerado uma joia ecológica e oferece uma rica experiência de observação de aves endêmicas em um dos territórios mais biodiversos do Brasil.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a iniciativa, promovida pela Embratur em parceria com o Sebrae, segue até sábado (17) e tem como objetivo apresentar o Brasil como destino estratégico para o turismo de natureza, especialmente o segmento de birdwatching. A visita à Mata do Charme e, posteriormente, à Mata Seca de Goiabeira, reforça o contato dos operadores com a diversidade dos biomas brasileiros, integrando conservação ambiental, cultura local e geração de negócios.

Este Famtour consiste em uma ação para trazer operadores e agentes de turismo de observação de aves do Reino Unido ao Brasil e proporcionar uma demonstração dos destinos brasileiros. Trata-se de uma ferramenta para a promoção do Brasil junto ao mercado que, a partir desta vivência, passam a ter maior conhecimento sobre as experiências turísticas oferecidas pelo destino visitado, para futuras comercializações junto aos seus clientes.

Reconhecida como uma das ferramentas mais eficazes para expandir a presença do Brasil no mercado internacional, o famtour permite que operadores estrangeiros vivenciem o destino de forma autêntica, conhecendo roteiros, cultura e biodiversidade de perto. “Essas experiências enriquecem o conhecimento dos operadores, bem como fortalecem parcerias e impulsionam novos negócios”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Presidente do Sebrae, Décio Lima enfatizou que “os pequenos negócios, responsáveis por mais de 95% dos empreendimentos turísticos no Brasil, são fundamentais nesse cenário e compõem uma extensa cadeia produtiva que movimenta economias regionais e promove a inclusão social. O aumento do fluxo de turistas pelo país impulsiona diretamente essas atividades, gerando empregos, fortalecendo economias locais e ajudando a distribuir a riqueza de maneira mais equilibrada pelo território nacional”, afirma.

Iniciativas

A recente criação da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS) marca um avanço para a consolidação do Brasil como um dos principais destinos mundiais de turismo de natureza. A Embratur apoia de forma inédita essa iniciativa, reconhecendo o enorme potencial do segmento para atrair visitantes internacionais, promover a conservação ambiental e gerar desenvolvimento regional.

O lançamento oficial da Associação TOVS aconteceu durante a WTM Latin America, em São Paulo. O famtour promovido com operadores britânicos na Bahia já é um dos resultados concretos dessa mobilização, que integra esforços de diversos atores públicos e privados para transformar o patrimônio natural brasileiro em ativo turístico de alto valor ecológico, econômico e cultural.

Birdwatching

Com foco no birdwatching (observação de aves), o roteiro contempla duas regiões de Parques Nacionais, Boa Nova, conhecida como a “capital baiana da observação de aves”, e Lençóis, um dos destinos mais emblemáticos da Chapada Diamantina. Trilhas, reservas naturais, cachoeiras e mirantes deslumbrantes prometem uma verdadeira imersão na biodiversidade baiana.

A vivência em Boa Nova integra o portfólio do projeto Feel Brasil. O projeto da Embratur em parceria com o Sebrae apresenta 101 experiências autênticas e sustentáveis em 61 municípios brasileiros, promovendo o turismo de natureza e a valorização das comunidades locais.

Além da natureza exuberante, os participantes conhecerão projetos de conservação, como o Projeto Asas e iniciativas locais de empoderamento social, como a Casa de Maria, fortalecendo a conexão entre turismo sustentável e desenvolvimento das comunidades.

O famtour será finalizado com rodadas de negócios entre operadores britânicos e representantes do turismo local, fortalecendo parcerias para a comercialização de novos roteiros no mercado europeu.

Estratégia

O público-alvo do famtour foi selecionado com base no potencial de emissão de turistas para o Brasil. Em 2024, o Reino Unido ocupou a 11ª posição entre os principais emissores, com 153.754 turistas enviados ao país. Além disso, o mercado britânico é um dos que mais consome produtos relacionados à observação de fauna e flora no mundo, o que o torna estratégico para o turismo de natureza no Brasil.

Gestão de Pessoas em Foco: Resorts Brasil lança encontro inédito para RH da hotelaria

0
Resorts Brasil
O encontro é mais que um fórum de debates — é o início de uma comunidade de profissionais que desejam pensar coletivamente os caminhos da liderança, inovação e sustentabilidade na gestão de talentos (DIVULGAÇÃO)

Nesta terça e quarta-feira (13 e 14 de maio), o Japy Golf & Resort, no interior paulista, é palco de uma iniciativa pioneira da Resorts Brasil: o 1º Encontro de Gestores de RH e T&C de Resorts. Com o tema “Um novo olhar para a gestão de pessoas”, o evento nasce da necessidade urgente de redesenhar estratégias humanas dentro do cenário da hotelaria de lazer.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Liderado pela executiva Ana Biselli Aidar, presidente da Resorts Brasil, o encontro é mais que um fórum de debates — é o início de uma comunidade de profissionais que desejam pensar coletivamente os caminhos da liderança, inovação e sustentabilidade na gestão de talentos. “Precisamos de espaços vivos de troca para quem cuida das pessoas. Esse será nosso ponto de partida para algo maior e contínuo”, comenta Ana.

A programação foi pensada para quem decide, transforma e inspira. Exclusivo para líderes e tomadores de decisão das áreas de Recursos Humanos e Talento & Cultura, o evento reunirá nomes influentes como João Lins, Thatiana Mauad e Paul Ferreira (FGV), Trícia Neves (Mapie), Jéssica Martins (People Academy), Karina Negreli (Fecomercio), Marcelo Lemos (Vivo), Fabrício Maia (Giro do Saber), Acácia Moreno (Numerik – Turistech Hub), Ana Carolina M (Alpargatas), entre outros.

Serão dois dias intensos de diálogos sobre liderança transformadora, desafios trabalhistas, retenção e engajamento, além de soluções criativas para a operação de RH. “Vivemos um momento que exige mais do que técnica — precisamos de empatia e visão estratégica para construir ambientes sustentáveis e inspiradores”, afirma Felipe Castro, vice-presidente de Operações da associação.

Participam do encontro grandes marcas da hotelaria nacional, como Clara Resorts, Club Med, Costão do Santinho, Blue Tree Thermas de Lins, Bourbon Hospitalidade, Transamerica Resort Comandatuba, Royal Palm, Wyndham Gramado, Hot Beach, Jurema Águas Quentes, Amarante, Fazzenda Park, e mais de vinte nomes que desenham o cenário dos principais destinos de lazer do país.

Com o apoio de parceiros como o Grupo R1, B2B Hotel, Bites e o próprio Japy Golf Resort, o evento reforça o compromisso da Resorts Brasil com o fortalecimento humano na hotelaria. Uma agenda que, antes de tratar de processos, escolhe valorizar o que há de mais essencial: as pessoas.

Litoral do Piauí: Uma Jornada Entre Dunas, Delta e Kitesurf

0
Litoral do Piauí
O dia começou nas imponentes dunas da Lagoa do Portinho, em Parnaíba. A bordo de quadriciclos, os participantes desbravaram a paisagem de areia branca que contrasta com as águas serenas da lagoa.
Litoral do Piauí recebeu uma press trip promovida pela Trilhas Turismo, com apoio da Setur-PI, SIETUR e Distrimed.
Jornalistas, influenciadores e operadores de turismo exploraram, nos dias 10 e 11 de maio, os encantos da região. A jornada incluiu aventuras nas dunas da Lagoa do Portinho, navegação pelo Delta do Parnaíba e imersão na atmosfera vibrante de Barra Grande, destacando o potencial turístico da região.

Primeiro Dia: Dunas e Delta – Aventura e Contemplação

O dia começou nas imponentes dunas da Lagoa do Portinho, em Parnaíba. A bordo de quadriciclos, os participantes desbravaram a paisagem de areia branca que contrasta com as águas serenas da lagoa.

Em seguida, o grupo embarcou em lanchas para explorar o Delta do Parnaíba, um dos únicos deltas em mar aberto das Américas. Navegar pelos canais entre manguezais e ilhas revelou uma biodiversidade rica e paisagens de tirar o fôlego. O silêncio das águas, interrompido apenas pelos sons da natureza, proporcionou uma conexão profunda com o ambiente.

Os visitantes conheceram pousadas e hotéis locais, observando de perto o crescimento da infraestrutura voltada ao turismo sustentável e de experiência.(DIVULGAÇÃO)
Litoral do Piauí
Navegar pelos canais entre manguezais e ilhas revelou uma biodiversidade rica e paisagens de tirar o fôlego (DIVULGAÇÃO)
Litoral do Piauí
Os visitantes conheceram pousadas e hotéis locais, observando de perto o crescimento da infraestrutura voltada ao turismo sustentável e de experiência.(DIVULGAÇÃO)

Segundo Dia: Barra Grande – Entre o Vento e o Mar

O segundo dia foi dedicado a Barra Grande, uma vila encantadora que vem se destacando como destino turístico, especialmente entre os amantes do kitesurf. Com ventos constantes e águas rasas, a região oferece condições ideais para a prática do esporte. Os visitantes conheceram pousadas e hotéis locais, observando de perto o crescimento da infraestrutura voltada ao turismo sustentável e de experiência.

Litoral do Piauí
A presença do secretário de Turismo do Piauí, Daniel Oliveira, durante parte das atividades, reforçou o compromisso do estado em promover e desenvolver o turismo na região (DIVULGAÇÃO)

A presença do secretário de Turismo do Piauí, Daniel Oliveira, durante parte das atividades, reforçou o compromisso do estado em promover e desenvolver o turismo na região.

LEIA TAMBÉM:

Piauí se consolida como destino emergente do turismo nacional com destaque na Fetur 2025

Semana S da CNC tem presença da FBHA e programação gratuita

0
A “Semana S”, maior iniciativa integrada promovida pelo Sistema Comércio Brasileiro - Crédito: divulgação
A “Semana S”, maior iniciativa integrada promovida pelo Sistema Comércio Brasileiro - Crédito: divulgação

Nos dias 16 e 17 de maio, diferentes regiões do país receberão a “Semana S”, maior iniciativa integrada promovida pelo Sistema Comércio Brasileiro. Com acesso totalmente gratuito, o evento leva à população uma programação diversa e de grande impacto social. A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) marca presença nesta celebração por meio da atuação de seus sindicatos nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba e Minas Gerais.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, mais do que uma agenda cultural com shows gratuitos (cuja programação completa está disponível no site do evento), a “Semana S” configura-se como um verdadeiro mutirão de cidadania. A ação oferece à população uma variedade de serviços essenciais, sem custo, nas áreas de educação, saúde, assistência jurídica, entre outros.

A FBHA, como uma das entidades do Sistema Comércio, se orgulha em fazer parte deste esforço coletivo. “Representamos os setores de hospedagem e alimentação, áreas fundamentais para o turismo e para a geração de empregos em todo o território nacional. Sabemos, na prática, o quanto os cursos, os atendimentos e os projetos do Sistema S impactam positivamente nossos empresários, trabalhadores e consumidores. Benefícios esses que nosso associados desfrutam em todo o país”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Os interessados em participar, devem se inscrever no link. A programação completa por dia e região pode ser acessada no mesmo link.

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA - Creditos: Ara Filmes
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA – Creditos: Ara Filmes

Sobre a FBHA 

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hoteis, pousadas, restaurantes, bares e similares.