domingo, dezembro 28, 2025
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Piauí se consolida como destino emergente do turismo nacional com destaque na Fetur 2025

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Fetur Piauí
A abertura do evento reuniu autoridades do setor público, representantes do setor privado e profissionais do segmento do turismo e das viagens (Crédito das fotos: Marcelly Santos/Ascom Fetur)

Por que o Piauí é o próximo destino imperdível do turismo nacional? Fetur 2025 aponta a resposta

por Carlos Lustosa Filho – especial para o DIÁRIO DO TURISMO*


Feira destaca potencial turístico do estado e promove experiências imersivas com programação diversificada.

Gravada em 1972, a música “Take Me Back to Piauí”, do humorista e compositor Juca Chaves, foi uma resposta irônica ao sucesso “País Tropical”, imortalizado na voz de Wilson Simonal. Ao evocar o Piauí como contraponto à imagem idealizada do Brasil “abençoado por Deus e bonito por natureza”, a canção expunha desigualdades e denunciava o apagamento de regiões marginalizadas. Mais de meio século depois, o estado apresenta avanços sociais significativos, mas ainda luta por maior reconhecimento nacional e internacional. É nesse contexto que surge a Feira de Turismo do Piauí (Fetur), aberta nesta quinta-feira (8), no Centro de Convenções de Teresina, com a proposta de projetar o Piauí como um dos destinos turísticos mais promissores do país.

O governador Rafael Fonteles discursou na abertura

Maior evento do setor já realizado no Piauí

Idealizada pela Fecomércio Piauí, Sesc e Senac; com apoio do Sebrae, e patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste, a feira reúne agentes de viagens, operadores, representantes institucionais, jornalistas especializados e entusiastas do turismo.

De acordo com o curador da Fetur, Alex Albuquerque, esse é o maior evento do setor já realizado no Piauí. “Nós temos uma prospecção muito boa, estandes de outros estados, cidades de todo o Piauí. Estamos mostrando nosso potencial turístico para o Brasil”, descreve.

Ele acrescenta que se fizeram presentes vários presidentes de entidades nacionais como Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira dos Profissionais de Turismo (Abptur), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Abrastoa), Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Ansetur), Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Uma prova do trabalho de articulação feito pelos organizadores. “Estamos trazendo mais de quinze agentes de viagens de vários estados, operadoras de turismo, como CVC, Azul Viagens, Masterop, Orinter, além de grandes revistas nacionais de turismo como Diário do Turismo, Mercado & Eventos, Panrotas. Então, é um momento de acreditar que o Piauí pode atrair mais turistas, mais visitantes”, empolga-se Albuquerque, que também é presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo do Piauí (ABBPTur-PI).

Estande de São Luís do Maranhão

Integração

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou da abertura da Fetur e destacou a importância do evento como uma plataforma de promoção econômica e valorização das riquezas do estado. Segundo ele, o evento “enaltece as belezas do Piauí, mas, sobretudo, gera negócios e oportunidades nessa indústria que é uma das que mais geram emprego e renda no mundo”. Ele reiterou que o turismo é uma diretriz estratégica de sua gestão e citou o trabalho articulado do atual secretário do Turismo, Daniel Oliveira, e do ex-secretário Zé Neto, que continua colaborando na área.

O governador também destacou que o estado tem investido em promoção, infraestrutura e acessibilidade para os destinos turísticos. “É fundamental garantir que esses destinos sejam acessíveis pela malha aeroviária e rodoviária”, pontuou. Ele mencionou alguns polos prioritários como o litoral, a Serra da Capivara, a região das cachoeiras, além do turismo histórico e religioso.

Denis Cavalcante, presidente da Fecomércio destacou que a é um marco para o setor. “O Piauí possui vasto potencial e uma diversidade de atrativos naturais e culturais, mas ainda carece de uma mudança cultural. É necessário que todos – empresários, trabalhadores do setor, entidades associativas e, principalmente, o poder público, passem a encarar o turismo como uma verdadeira fonte de renda, geradora de empregos e arrecadação de impostos. Potencial nós temos, e muito. Equipamentos — me referindo a belezas naturais, a pontos turísticos — nós temos de sobra”, diz, confiante.

Ação com realidade virtual da Setur-PI
Artesanato do Piauí

Rodadas de negócios, palestras e capacitações

A programação desta quinta-feira (8) contou com uma série de atividades voltadas à qualificação dos participantes e à troca de experiências entre os profissionais do setor. Entre os destaques do palco principal, nomes de grande relevância no cenário nacional do turismo. Bárbara Blaudt Rangel, coordenadora-geral de Inovação, Inteligência e Estatísticas do Ministério do Turismo; Guilherme Paulus, fundador da CVC e um dos maiores empresários do ramo no país; Pedro Cypriano, sócio-diretor da Noctua Advisory e especialista em hospitalidade e Marta Poggi, consultora internacional em turismo digital.

No Auditório Cajueiro, o público teve acesso a capacitações sobre os principais polos turísticos do estado, com foco no desenvolvimento de roteiros, promoção de eventos e comunicação turística. Já na Sala Guará, mesas-redondas reuniram entidades e especialistas para debater políticas públicas e valorização dos profissionais de turismo.

O Secretário de Turismo Daniel Oliveira durante a abertura da Fetur

Programação da Fetur

A Fetur proporciona experiências além da feira, como city tours em Teresina para operadores, jornalistas e convidados, explorando marcos históricos, a ponte estaiada e o bairro Poti Velho, berço da lenda do Cabeça de Cuia. A partir desta sexta-feira, dia 9, dois famtours levarão visitantes ao Delta do Parnaíba e à Serra da Capivara, reforçando o apelo do Piauí como destino de natureza e cultura.

Piauí
Orquestra Sinfônica foi um show à parte na abertura da Fetur

*O DIÁRIO participa com mídia convidada

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Maranhão encanta jornalistas espanhóis com turismo cultural, natural e comunitário

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Maranhão
Comunicadores atuam em alguns dos principais veículos da imprensa espanhola (Foto: Embratur/Divulgação)

Maranhão: Rota das Emoções e patrimônio da Unesco são destaques de press trip promovida pela Embratur em parceria com o Sebrae

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências

Dunas onduladas pelo vento, lagoas de águas límpidas e a vibrante ancestralidade de um povo que transforma sua história em experiência viva. Esse é o cenário que recepcionou um seleto grupo de jornalistas espanhóis em uma press trip pelo Maranhão, que teve início nesta quinta-feira (8). A ação integra as estratégias de promoção do Brasil no mercado internacional, promovida pela Embratur em conjunto com o Sebrae, o Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Turismo de São Luís.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO pela Embratur, a viagem é parte de um esforço coordenado para consolidar o Brasil como destino de destaque para o público europeu, conectando as experiências apresentadas na FITUR e na Vitrine Brasil com os atrativos singulares da Rota das Emoções – itinerário turístico que une cultura, natureza e turismo de base comunitária.

Da história de São Luís às paisagens dos Lençóis Maranhenses

Logo na chegada à capital maranhense, os jornalistas mergulham em um tour imersivo pelo centro histórico de São Luís – patrimônio mundial da Unesco – com a experiência “Cidade Griot”. A proposta é reviver a oralidade, a memória e os traços africanos e indígenas que moldam a identidade cultural da cidade.

Na sequência, o grupo segue para os icônicos Lençóis Maranhenses, recentemente reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade. Paradas em Santo Amaro, Barreirinhas e Atins compõem o roteiro, proporcionando vivências autênticas com comunidades locais, práticas de ecoturismo e experiências gastronômicas como um piquenique ao pôr do sol e uma visita ao tradicional “Bar do Hora”, às margens do Rio Preguiças.

Fortalecimento da imagem do Brasil no exterior

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, iniciativas como essa contribuem para mostrar ao mundo o que o Brasil tem de mais genuíno. “Queremos destacar nosso povo, nossa cultura e nossa capacidade de acolhimento. O Maranhão reúne todos esses elementos e ainda oferece experiências sustentáveis, com protagonismo comunitário”, afirmou.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que a ação é uma vitrine das riquezas do país. “Esta é uma forma de promover nossos valores e ampliar as oportunidades para pequenos negócios, que representam mais de 95% do setor turístico brasileiro.”

A secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, ressaltou o potencial da iniciativa: “Acreditamos no poder da imprensa internacional para posicionar nosso estado como destino preferencial no mercado europeu.” Já o secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santos, reforçou a importância da presença da imprensa espanhola, um dos principais emissores turísticos da Europa para a capital.

O encerramento da viagem será no Quilombo Urbano da Liberdade, em São Luís, onde os jornalistas terão contato direto com manifestações afro-brasileiras que pulsão na música, gastronomia, espiritualidade e artesanato, sintetizando em uma única jornada a diversidade e a profundidade cultural do Brasil.

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Metade dos casais brasileiros quer viajar em 2025, diz pesquisa

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Viagens românticas: metade dos brasileiros planeja embarcar com seu par esse ano, diz Booking.com - Foto: Pixabay
Viagens românticas: metade dos brasileiros planeja embarcar com seu par esse ano, diz Booking.com - Foto: Pixabay

Viajar a dois segue entre as preferências dos brasileiros quando o assunto é lazer. Segundo uma pesquisa global da Booking.com, 47% dos viajantes do país planejam fazer ao menos uma viagem com o parceiro ou parceira em 2025. O dado reforça a tendência observada em 2024, quando 51% dos entrevistados já haviam realizado esse tipo de roteiro romântico.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a pesquisa mostra que esse tipo de viagem ultrapassa gerações: 51% da Geração Z, 53% dos Millennials e 46% da Geração X embarcaram com um par no último ano. Entre os brasileiros que vivem com a pessoa amada, 82% fizeram pelo menos uma viagem juntos – reflexo de como o turismo em par segue forte, especialmente entre quem compartilha a vida no dia a dia.

Esses momentos compartilhados também ganham significado emocional: para 58% dos brasileiros, as viagens em casal são oportunidades para comemorar marcos especiais, como aniversários e datas de relacionamento. Mas, como em toda convivência, nem sempre tudo sai como planejado. As principais divergências entre casais que viajaram juntos em 2024 envolveram a escolha das datas (27%), o ritmo da viagem (25%), interesses diferentes (23%) e o destino (22%).

Destination weddings e viagens por amor

O levantamento também apontou o crescimento dos chamados “destination weddings”, cerimônias de casamento realizadas em destinos fora da cidade de origem. Em 2024, 47% dos brasileiros que viajaram para eventos participaram de um casamento fora de sua cidade – porcentagem que se mantém entre os Millennials e a Geração Z, e sobe para 49% entre a Geração X. Esse percentual coloca o Brasil entre os cinco países com maior participação global nesse tipo de viagem, à frente de mercados como Reino Unido (40%), Estados Unidos (41%) e Argentina (29%).

E não é só pela festa: 31% afirmam que o fato de ser uma “destination wedding” foi um dos principais motivos para fazer a viagem. Entre os fatores que mais motivaram os brasileiros a viajar para um casamento, estão o desejo de celebrar com o casal (77%), a chance de reencontrar entes queridos (59%) e a ideia de aproveitar uma pequena folga ao redor da cerimônia (34%). Além disso, 33% participaram de eventos pré-nupciais, como despedidas de solteiro(a), e 59% tiveram um papel ativo na cerimônia, como padrinhos ou madrinhas.

* Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente com 32.106 entrevistados de 32 países, incluindo o Brasil. Para participar, os indivíduos deveriam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, além de estar planejando outra viagem nos próximos 12 meses. Levantamento realizado online em janeiro de 2025.

Com recordes históricos, ministro comemora Dia do Turismo no Brasil

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Em entrevista, ministro Celso Sabino comenta ações do governo federal para impulsionar o turismo. Crédito: Roberto Castro/MTur
Celso Sabino - Crédito: Roberto Castro/MTur

Após uma série de recordes em 2024, o turismo brasileiro continua em trajetória ascendente em 2025. Os resultados do primeiro trimestre revelam um desempenho histórico: mais de 23,7 milhões de passageiros embarcaram em voos domésticos, um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. No mesmo intervalo, o país recebeu 3,7 milhões de turistas estrangeiros — alta de quase 50% — e registrou um volume inédito de gastos: US$ 2,4 bilhões, o maior valor desde 1970.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o faturamento do setor também está em alta. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em fevereiro deste ano, o setor faturou R$ 16,5 bilhões, o maior valor da história no mês e um crescimento de mais de 5% na comparação com o mesmo período de 2024.

Os números ajudam a explicar outro dado relevante: desde 2023, conforme o Banco Central, o turismo nacional já acumula um total de US$ 617 milhões em investimentos estrangeiros no Brasil, evidenciando o grande interesse pelo país. O cenário do ramo impacta, ainda, o mercado de trabalho: no primeiro trimestre deste ano, o mercado turístico acumula um saldo de 62,4 mil empregos gerados, perfazendo 467,4 mil novas ocupações formais.

Em entrevista à Agência de Notícias do Turismo, o ministro do Turismo, Celso Sabino, aponta ações adotadas pelo governo federal para fortalecer o desenvolvimento do setor, como o estímulo à realização de viagens por brasileiros no próprio país, o apoio à estruturação de destinos de norte a sul, o reforço da conectividade aérea entre o Brasil e outros destinos globais e o aprimoramento da promoção internacional. Confira!

1) Ministro, a quais fatores o senhor atribui esse crescimento do turismo brasileiro, tanto no mercado doméstico quanto no campo internacional?

No mercado interno, um dos fatores que vêm impactando a atividade turística brasileira é a forte queda do desemprego no Brasil – cerca de 7%, a menor desde 2012. Afinal, ninguém viaja se está sem dinheiro! Para favorecer essa demanda, seguimos operando ações que facilitam e estimulam as viagens. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria renovada com o setor aéreo que tem elevado sensivelmente o número de voos, além da oferta de 15% de descontos em hotéis a professores e mulheres que viajam sozinhas, em colaboração com a hotelaria. São estímulos importantes para o turismo doméstico.

Já na atração de turistas internacionais, o aumento da conectividade aérea e a ampliação da promoção do Brasil no exterior vêm favorecendo a chegada cada vez maior de visitantes de outros países. Em colaboração com a Embratur, continuamos a trabalhar a crescente atração de mais voos e frequências ao nosso país, com ações como o Programa de Aceleração do Turismo (PATI), que promove incentivos para as empresas ampliarem voos internacionais. É inegável, ainda, a percepção extremamente positiva da nova imagem trabalhada pelo Brasil no exterior no governo do presidente Lula, de um país compromissado com a democracia, a diversidade e a inclusão social.

2) De que forma o Ministério do Turismo tem contribuído para que estados, municípios e a iniciativa privada tenham melhores condições no setor?

Com muito diálogo, parcerias e apoio. Temos percorrido o país para expor as várias possibilidades de suporte proporcionadas pelo Ministério do Turismo. Isso se dá, por exemplo, mediante um robusto investimento na realização de obras de infraestrutura turística. Em um ano, foram quase 500 obras concluídas, e atualmente temos cerca de 1,9 mil contratos com estados e municípios, envolvendo um aporte total de R$ 3 bilhões, o que aprimora a capacidade de receber adequadamente visitantes.

Também estamos apresentando a disponibilidade de financiamentos em condições muito especiais a empreendedores turísticos por meio do Novo Fungeur (Fundo Geral de Turismo), que permite ao trade obter capital de giro e promover melhorias nas suas atividades. Esse crédito, que ao longo de 2024 chegou a quase R$ 1 bilhão repassados pelo Ministério do Turismo, certamente significará uma melhor oferta de serviços a visitantes no país.

3) Como o senhor enxerga o papel do trade turístico na construção das políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal na área?

Profissionais, empreendedores e, claro, investidores, têm um papel fundamental no desenvolvimento do turismo no país, e isso se traduz, inclusive, na valorização dessa contribuição pelo governo federal. Uma evidência disso foi a reinstalação e a reformulação, ainda em 2023, do Conselho Nacional de Turismo (CNT), que assessora o Ministério do Turismo na definição dos rumos do nosso setor. O CNT foi essencial na construção do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que finca as bases para o desenvolvimento sustentável do setor.

Esta parceria também foi extremamente importante em iniciativas como a atualização da Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula após um longo período de tramitação no Congresso Nacional e que promove uma ampla modernização do setor. O CNT vem igualmente participando da regulamentação da Lei Geral, legislação esta que vai permitir ao Brasil aprimorar as condições do turismo de operar conforme as novas dinâmicas da atividade.

4) De que maneira o Brasil tem trabalhado a cooperação com países vizinhos no sentido de reforçar a atração de visitantes?

Seguindo a orientação do presidente Lula, isso tem sido uma ação prioritária do Ministério do Turismo. Fruto desse trabalho intenso de aproximação das nações é o 1º Escritório da ONU Turismo nas Américas e no Caribe, que está instalado no Rio de Janeiro e que vai permitir ampliar a colaboração para o fortalecimento do setor nos países da América do Sul. Além disso, eu tenho a honra de presidir, ao longo desse ano, o Conselho Executivo da ONU Turismo, o que nos dá a chance de reforçar o nosso protagonismo no cenário internacional, em um espaço claro de decisão.

Temos a marca “Visit South America”, que permite trabalhar a divulgação conjunta com as nações sul-americanas, por exemplo, com um enorme potencial para, unidas, cativar o interesse cada vez maior de turistas mundo afora. Também temos nos aproximado das nações orientais, com cooperações importantes. O Brasil é um país pacífico, uma característica que nos permite ampliar diálogos.

5) Ministro, olhando para frente, como o senhor vislumbra o futuro do turismo brasileiro no cenário global?

Estamos quebrando todos os recordes e trabalhando diuturnamente para consolidar o Brasil como um dos principais destinos mundiais de turismo sustentável e, principalmente, responsável, reconhecido pelo cuidado com o meio ambiente e, igualmente, pelo forte apoio a comunidades locais. Isso se dá por meio da valorização dos nossos recursos naturais, culturais e do apoio ao turismo de base comunitária, especialmente jovens, mulheres, indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais.

Neste ano, sediando a COP30, temos uma oportunidade única de se estabelecer como um dos grandes players turísticos globais. Teremos, inclusive, a chance de mostrar ao mundo como esse setor, que somente no nosso país impacta mais de 50 atividades econômicas, é um ator prioritário para a sustentabilidade tão almejada no planeta. Sustentabilidade além das copas da floresta, sustentabilidade aliada ao desenvolvimento, chave para um turismo que promova justiça social, solidariedade e inclusão irrestritas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Leão XIV é eleito novo Papa: americano Robert Francis Prevost assume o papado

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Leão XIV
Recém-eleito Papa Leão XIV aparece na sacada da Basílica de São Pedro. - (Foto: Andrew Medichini/AP)
Na tarde desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, o conclave realizado na Capela Sistina anunciou a eleição do 267º sucessor de São Pedro. A tradicional fumaça branca surgiu às 13h07 (horário de Brasília), sinalizando que os cardeais chegaram a um consenso após quatro votações.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais

O escolhido é o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, que adotou o nome de Leão XIV. Natural de Chicago, Prevost é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e também possui cidadania peruana, adquirida durante sua missão como agostiniano no Peru, iniciada em 1985.

Após aceitar sua eleição, o novo Papa dirigiu-se à “Sala das Lágrimas”, onde vestiu os paramentos papais. Em seguida, foi apresentado ao mundo pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, que proclamou o tradicional “Habemus Papam” da varanda central da Basílica de São Pedro.

Leão XIV é reconhecido por sua postura moderada e habilidade em construir pontes, características que o destacaram como um dos principais candidatos ao papado. Especialistas apontam sua inclinação pastoral, perspectiva global e capacidade de governar a Cúria Romana como qualidades essenciais para liderar a Igreja Católica neste momento.

A eleição de Leão XIV ocorre 17 dias após o falecimento do Papa Francisco, em 21 de abril, aos 88 anos. A escolha rápida do novo pontífice reflete a tradição recente de conclaves curtos, como os que elegeram Bento XVI em 2005 e Francisco em 2013, ambos no segundo dia de votação.

A Praça de São Pedro foi tomada por uma multidão de fiéis que celebraram com emoção a chegada do novo líder da Igreja Católica. Leão XIV terá a missão de conduzir a Igreja em tempos desafiadores, promovendo a unidade e enfrentando questões complexas que permeiam a sociedade contemporânea.

Azul amplia rotas entre o Brasil e Montevidéu com novos voos

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Aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação Azul - objetos esquecidos em voos
Aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação Azul

A Azul está expandindo sua malha aérea entre o Brasil e o Uruguai com voos diretos partindo de Montevidéu para três destinos estratégicos: Curitiba (PR), Recife (PE) e, a partir de 1º de julho, Campinas (SP), que abriga o principal hub da companhia no país.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, Com a nova rota para Campinas, os passageiros uruguaios terão acesso facilitado a mais de 60 destinos no Brasil — incluindo todas as regiões do país —, além de conexões rápidas para os Estados Unidos (Fort Lauderdale e Orlando) e para a Europa (Lisboa, Porto, Paris e Madri).

Os voos entre Montevidéu e Campinas serão operados cinco vezes por semana, às segundas, terças, quintas, sextas e sábados. A partida do Aeroporto de Carrasco ocorrerá às 13h30, com chegada prevista em Campinas às 16h. De Viracopos, os viajantes poderão embarcar para diversas cidades brasileiras, praias famosas, destinos culturais e também para importantes capitais internacionais.

Além da novidade em Campinas, a Azul já conecta Montevidéu a Curitiba e Recife com voos diretos. Para Curitiba, capital do estado do Paraná, os voos partem de Montevidéu às quartas-feiras e aos domingos, sempre às 15h35, com chegada prevista às 17h30. Reconhecida pela qualidade de vida e pela infraestrutura urbana, Curitiba oferece atrações como o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer, o bairro gastronômico de Santa Felicidade e diversos parques e áreas verdes, ideais para passeios ao ar livre.

Para os passageiros que desejam explorar o Nordeste brasileiro, a Azul também oferece voos diretos de Montevidéu para Recife. As partidas ocorrem às quartas-feiras, às 16h05, e aos sábados, às 15h25, com chegada em Recife no início da noite. A cidade é conhecida pelas suas praias de águas quentes, como Boa Viagem, e está próxima de importantes destinos turísticos, como Porto de Galinhas e Olinda, cidade histórica tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade.

“Estamos muito entusiasmados com o início da nova operação entre Campinas e Montevidéu, e com as conexões que já oferecemos para Curitiba e Recife. Queremos que cada vez mais passageiros uruguaios aproveitem a oportunidade de viajar para todo o Brasil e também para a Europa e os Estados Unidos, com toda a experiência Azul”, afirmou Beatriz Barbi, gerente de Planejamento de Malha da Azul. “O Brasil é um país de diversidade única, com atrações para todos os perfis de viajantes, e estamos prontos para receber nossos vizinhos uruguaios com a excelência dos nossos serviços.”

Saiba mais no site oficial da companhia. 

Crescimento do turismo de luxo é destaque no evento ILTM Latin America 2025

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ILTM Latin America 2025 na Bienal do Ibirapuera em São Paulo (foto: Simone Barros)
ILTM Latin America 2025 na Bienal do Ibirapuera em São Paulo (foto: Simone Barros)

O crescimento da procura de hotéis de luxo e experiências personalizadas foi tema de destaque em apresentações e palestras durante o evento ILTM Latin America 2025, referência no mercado de turismo de luxo da região. O evento contou com 470 marcas expositoras de 56 países. Marcas do setor, como Marriott’s Luxury Group, Accor, Leading Hotels of the World, Belmond, SLH, dentre outras anunciaram expansão de rede e serviços para os próximos anos.

*Por Simone Barros @viagemelifestyle

Durante os quatro dias do evento — de 5 a 8 de maio, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo —, foram realizadas reuniões de negócios e apresentações exclusivas para mídia, com anúncios de novos hotéis pelo mundo.

Turismo de luxo aquecido

Segundo dados da Virtuoso divulgados pelo ILTM, as vendas do setor de turismo de luxo aumentaram 25% em 2024, acumulando alta de 239% em relação ao período pré-pandemia. As viagens de alto valor (acima de US$ 50 mil) cresceram 57%, enquanto safáris e cruzeiros de luxo subiram 48% e 64%, respectivamente.

Simon Mayle, Diretor da ILTM Latin America (foto: Simone Barros)
Simon Mayle, Diretor da ILTM Latin America (foto: Simone Barros)

Para Simon Mayle, Diretor da ILTM Latin America, as perspectivas são positivas para o incremento do turismo de luxo no Brasil. “Acredito que 2026 será importante para o Brasil com ampla divulgação de mais destinos no país, além dos que já são as principais referências – Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu”, afirma o executivo.

Segundo dados da Embratur, o Brasil recebeu 2024 mais de 6,7 milhões de visitantes do exterior e, só no primeiro trimestre de 2025, foram 3,7 milhões de turistas estrangeiros. As projeções da entidade indicam para 2027 que o país deve receber um número acima de 8 milhões.

A jornalista Simone Barros, colaboradora do DT, participou das apresentações na sala de imprensa do ILTM - Crédito: DT
A jornalista Simone Barros, colaboradora do DT, participou das apresentações na sala de imprensa do ILTM.

Novidades pelo mundo

Durante o evento marcas nacionais e internacionais destacaram lançamento de serviços e ampliação de rede de hotéis com foco em turismo de luxo. Almudena Rodríguez, executiva da rede hoteleira com a marca Bulgari anunciou a abertura de unidade em Roma, Itália. O grupo Hilton, que já está com mais de 500 hotéis no portfólio, destacou a abertura do Waldorf Astoria em Osaka, no Japão, e do Waldorf Punta Cacique na Costa Rica. O grupo Starwood anunciou a expansão da rede de hotéis Baccarat, hoje presente somente em Nova York.

A rede Accor reforça seu posicionamento nas áreas de luxo e lifestyle na América Latina. “Acreditamos que os viajantes estão apenas começando a descobrir a incrível riqueza da América do Sul. A equipe de Luxo & Lifestyle da Accor continua aprofundando sua presença entre os destinos mais desejados do mundo,” disse Agnès Roquefort, Diretora Global de Desenvolvimento de Luxo & Lifestyle da Accor. “Nossa ambição nesta região é liderar a indústria em todos os segmentos, o que significa ampliar nossa presença e dar um foco ainda maior ao crescimento das marcas de luxo e lifestyle, como fizemos com o Fairmont Rio de Janeiro,” afirmou a executiva.

Experiências personalizadas

Com o tema “Handmade in Latin America — por pessoas, para pessoas”, a ILTM Latin America 2025 destacou nessa edição o valor das experiências únicas e dos serviços artesanais no turismo de luxo no mundo. “Nesse contexto, o luxo vai além do conceito de ‘feito à mão’ e coloca os agentes de viagem no centro, como verdadeiros artesãos da experiência, construindo roteiros personalizados”, reforça Simon Mayle.

Camila Barreto , CEO da Brazilian Luxury Travel Association (foto: Simone Barros)
Camila Barreto , CEO da Brazilian Luxury Travel Association (foto: Simone Barros)

A CEO da BTLA (Brazilian Luxury Travel Association), Camila Barreto, destacou durante o evento que mais do que experiências, os viajantes estão atentos às marcas que atuam com propósito. Para a executiva, o turismo de luxo tem experiências reais junto à comunidades, produções artesanais e trabalhos autênticos expostos nos hotéis. “O perfil do viajante atual de luxo é aquele que busca significado, propósito, conhecer experiências culturais, ações de impacto social”, afirmou Camila.

Nova Unidade do Restaurante Dona Chica chega ao Parque Capivari

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Dona Chica
Restaurante Dona Chica Capivari (Fotos: Denis Rugeri - DT)

O Dona Chica Capivari irá lhe surpreender com sua decoração aconchegante e descontraída, cardápio com drinks e pratos deliciosos e sua localização privilegiada no Parque Capivari

por Denis Rugeri – especial para o DIÁRIO


O Dona Chica Capivari mantém a essência dos ambientes naturais das outras unidades, incorporando pequenas hortas e a famosa jabuticabeira presente em diversos pratos. O espaço é projetado para integrar todos com a natureza, sem paredes que separem o interior do exterior.

“Nossos restaurantes não têm paredes, integrando todos com a natureza”, afirma Anderson Oliveira.

Além disso, o restaurante é pet friendly e oferece um “Cãodápio” especial, com porções como Cãoxinha de Frango, Risotinho de Truta com patê de Fígado, Picolé de Frutinhas e até um Drinkcão, todos formulados por uma equipe veterinária com diretrizes nutricionais. Os pets também contam com o conforto de tapetinho, água e locais para colocar as guias.

Dona Chica
Chef Anderson Oliveira e sua esposa Rose

Parque Capivari: diversão para toda a família

O Parque Capivari é um dos principais centros de diversão e eventos de Campos do Jordão, conhecido por atrações como o teleférico, brinquedos interativos e a concha acústica, onde acontecem festivais de outono, inverno e Natal. Com a chegada do Dona Chica Capivari, os visitantes têm mais uma opção para desfrutar de uma refeição deliciosa em um ambiente acolhedor.

O passeio no teleférico custa R$69 por pessoa, oferecendo vistas surpreendentes da cidade, com opções de cadeirinha ou cabine fechada. O parque também conta com atrações como o Trenó de Montanha, Roda Gigante, carrossel, pedalinho, pista de patinação no gelo, entre outras.

A Roda Gigante, localizada ao lado do Dona Chica, será uma atração à parte, embelezando ainda mais a paisagem do lago. Sua inauguração está prevista para junho, antes do feriado de Corpus Christi, com valor de R$39 por pessoa.

Coxinha, Bolinho de Pinhão, Bolinho Javaporco, Bolinho de Truta e Peixinho de Horta
Costeleta com Mostarda e Mel
Pera no Açafrão da Terra com calda de lichia, sorvete de creme e brownie

SERVIÇO:

Dona Chica Capivari
Instagram: @donachicacapivari – FACEBOOK
Parque Capivari – Campos do Jordão
Horário de Funcionamento:
Dom-Qui – 11h30 às 21h.
Sex-Sab – 11h30 às 22h.
Reservas: https://usetag.me/donachicacapivari
Menu: https://usetag.me/donachicacapivari

Gabriela Schwan inaugura consultoria de hospitalidade com foco em reposicionamento de marcas e inovação

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Gabriela Schwan Poltronieri - Foto: divulgação
Gabriela Schwan: Trago uma abordagem personalizada, que une inteligência estratégica e sensibilidade às tendências emergentes"- Foto: divulgação

A hoteleira Gabriela Schwan Poltronieri dá um novo passo em sua carreira com a criação da Gabriela Schwan Hospitality Consulting. Com isso, ela deixa o cargo de CEO da Rede Swan, mas segue como Conselheira Estratégica da empresa da família.

Em entrevista concedida ao DIÁRIO, Gabriela informa que o propósito desse novo momento é trabalhar uma hospitalidade que conecta, trazendo soluções inovadoras e transformadoras para a hotelaria brasileira. “Quero ajudar outros hoteleiros a reposicionar estrategicamente seus negócios e produtos no mercado, trazendo a reputação de marcas e produtos de turismo a outros patamares mais atuais e rentáveis”, destaca Gabriela, que é vice-presidente do Transforma RS, conselheira da AMCHAM, membro do Nexo Governança Corporativa, conselheira do Turistech Hub, co-founder, sócia e conselheira estratégica e de novos negócios da rede Swan Hotéis, vice-presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e cofounder do projeto RSNASCE. Confira, a seguir a entrevista, concedida ao editor do DIÁRIO, jornalista Paulo Atzingen:

DIÁRIO — Gabriela, o que a motivou a criar a Gabriela Schwan Hospitality Consulting neste momento da sua trajetória?

Depois de anos liderando marcas e desenvolvendo hotéis no Brasil e em Portugal — transitando pela hotelaria urbana, de lazer, condo-hotéis, hotéis tradicionais e multipropriedade — e enfrentando os maiores desafios contemporâneos do setor, como a pandemia e as recentes crises climáticas no Rio Grande do Sul, percebi que era hora de transformar toda essa vivência em um legado ainda maior, que fosse além da nossa rede familiar, a Swan Hotéis.

A consultoria nasce do desejo profundo de apoiar empresas e líderes do setor a se reposicionarem estrategicamente, integrando propósito, cultura organizacional e inovação. É um novo ciclo da minha carreira — mais maduro, autoral e conectado com aquilo em que acredito: marcas fortes são aquelas que entregam valor real, emocional e duradouro.

DIÁRIO — Como você enxerga a principal lacuna que existe hoje no mercado de hospitalidade e que sua consultoria pretende preencher?

A principal lacuna que enxergo está na desconexão entre propósito, operação, cultura de hospitalidade e percepção de valor. Muitas marcas ainda operam com foco quase exclusivo em produto ou ocupação, sem conseguir traduzir sua essência em experiências memoráveis, cultura organizacional coerente e diferenciais competitivos genuínos.
Minha consultoria atua justamente nesse ponto de interseção: revelando o DNA da marca e transformando-o em posicionamento estratégico, produtos com identidade e experiências que geram conexão emocional com o hóspede — e valorização do negócio no longo prazo. Porque hoje, mais do que entregar uma boa estadia, é preciso criar marcas que deixem marca e construam legado.

DIÁRIO — Que diferenciais você pretende trazer em termos de inovação para os grupos hoteleiros que buscarão a sua expertise?

A inovação que proponho vai muito além da tecnologia pela tecnologia. Ela começa com um ambiente colaborativo, onde diferentes saberes, visões e talentos se encontram para gerar soluções verdadeiramente transformadoras. Inovar, para mim, é ouvir com atenção, compreender os desejos das novas gerações de viajantes e traduzir a vocação de cada território em experiências autênticas.

Trago uma abordagem personalizada, que une inteligência estratégica e sensibilidade às tendências emergentes. Entre os diferenciais que aplico estão: modelos híbridos de hospitalidade, hubs de conexão e experiências, curadoria cultural e sensorial, novas formas de monetização, colaborações criativas e a integração de tecnologias que ampliam — e não substituem — o fator humano.

A inovação, quando tem propósito, transforma a percepção de valor da marca, potencializa a experiência do hóspede e impulsiona resultados sustentáveis para o negócio.

DIÁRIO — Na sua visão, quais serão as grandes tendências que devem impactar a hotelaria brasileira nos próximos cinco anos?

As tendências que vão moldar a hotelaria brasileira nos próximos anos já estão se consolidando globalmente — e exigirão das marcas uma capacidade real de adaptação, leitura cultural e reinvenção estratégica. A personalização da experiência, potencializada por dados e inteligência artificial, será um divisor de águas, assim como o fortalecimento da autonomia do hóspede por meio de soluções digitais integradas e intuitivas.

Modelos híbridos devem se expandir com força: coliving, multipropriedade, timesharing, sistemas por pontos, hospedagem por assinatura, branded residences e formatos de uso misto que combinam hospitalidade, bem-estar, saúde e lifestyle. Veremos o crescimento do quiet luxury, da busca por sustentabilidade concreta, da valorização da identidade local e de marcas com alma — aquelas que traduzem propósito em cada detalhe da jornada.

No Brasil, essas tendências ganham nuances únicas. Temos uma riqueza cultural incomparável, mas também enfrentamos desafios operacionais e tecnológicos. Por isso, as marcas que conseguirem unir hospitalidade de raiz com inovação sistêmica e sensível estarão na vanguarda do setor.

Acredito que o futuro da hotelaria não está mais em vender diárias, e sim em criar comunidades, experiências e marcas que realmente importem na vida das pessoas.

Gabriela Schwan Poltronieri - Foto: divulgação
Gabriela: “O reposicionamento se torna necessário quando há um desalinhamento entre a proposta da marca e a percepção do público” – Foto: divulgação

DIÁRIO — Você mencionou a importância de reposicionar marcas no setor. Quais são os primeiros sinais de que um produto ou serviço de turismo precisa passar por um reposicionamento?

O reposicionamento se torna necessário quando há um desalinhamento entre a proposta da marca e a percepção do público. Os primeiros sinais surgem em indicadores como perda de competitividade frente aos concorrentes, dificuldade de comunicar valor, baixa fidelização ou engajamento do cliente. Muitas vezes, o alerta mais contundente vem de dentro: quando até os próprios colaboradores já não conseguem traduzir com clareza o que a marca representa.

Outro ponto crítico é a desconexão com os novos perfis de viajantes. Hoje, as grandes marcas muitas vezes priorizam modelos escaláveis, mas acabam não aprofundando na diversidade de experiências que as novas gerações esperam encontrar — experiências mais sensoriais, autorais e com propósito.

Foi justamente diante dessa percepção que criamos projetos como o Swan Generation, um hub urbano de conexões que une hospedagem, coliving, coworking e eventos culturais — reposicionando a marca para dialogar com o novo viajante urbano. E também o Jangal das Araucárias, um produto de natureza voltado ao bem-estar, com identidade local forte e um lifestyle alinhado à regeneração.

Reposicionar não é só mudar a aparência — é revisitar a essência da marca, ressignificar sua entrega e torná-la relevante para os desejos, valores e expectativas do hóspede contemporâneo.

DIÁRIO — De que forma o lifestyle, o design e a cultura se tornaram elementos indispensáveis para o sucesso de marcas de hospitalidade hoje?

A hospitalidade contemporânea vai muito além da boa prestação de serviços — ela se tornou uma expressão do estilo de vida do hóspede e dos valores que ele carrega. O que diferencia uma marca hoje é a capacidade de criar experiências que reflitam identidade, pertença e autenticidade. Nesse contexto, lifestyle, design e cultura deixaram de ser acessórios e se tornaram elementos centrais da estratégia.

O design comunica narrativa, desperta emoções e orienta a jornada. A cultura local, quando bem interpretada, conecta a marca ao território de forma única. E o lifestyle cria coerência com o público que se deseja atrair. Mas nada disso é completo se não tocar também o coração da comunidade em que o hotel está inserido — e principalmente dos seus colaboradores. Eles precisam se sentir parte viva desse propósito, pois são eles que o colocam em prática diariamente.

Projetos como o Jangal das Araucárias, com sua imersão na natureza e valorização da arquitetura regional, e o Swan Generation, com sua atmosfera urbana, criativa e colaborativa, são exemplos disso: marcas que criam pertencimento e conexão genuína, de dentro para fora. Em tempos de excesso de oferta e de informação, serão essas marcas — enraizadas e verdadeiras — que permanecerão relevantes no coração dos hóspedes.

DIÁRIO — Você foi pioneira em hubs de hospitalidade como o Swan Generation. Na sua opinião, qual o papel da tecnologia para a competitividade do turismo brasileiro?

A tecnologia é uma aliada estratégica — mas precisa ser aplicada com propósito. Seu papel não é substituir a hospitalidade humana, e sim ampliá-la: tornar a operação mais eficiente, facilitar a jornada do hóspede e permitir que as equipes se concentrem no que realmente importa — cuidar das pessoas e criar conexão. No Swan Generation, a tecnologia nos permitiu empoderar o hóspede, simplificar processos e integrar soluções alinhadas ao estilo de vida digital das novas gerações. Tudo isso sem perder a essência da hospitalidade acolhedora, criativa e humana.

Durante a missão que realizei à China, ficou evidente o quanto o Brasil ainda precisa avançar na integração de soluções digitais e na adoção de tecnologias com APIs abertas e interoperabilidade. Lá, a automação da jornada do hóspede já é realidade — com check-ins por reconhecimento facial, robôs de delivery e apartamentos altamente automatizados, o que eleva a experiência a um novo patamar.

No Brasil, o desafio está em equilibrar essa inovação com as nossas particularidades culturais e operacionais. A competitividade do turismo brasileiro passa por investir em tecnologias que gerem eficiência, encantamento e autonomia para o hóspede, sem perder o toque humano como diferencial. Além disso, é urgente que os grandes players de tecnologia no país atuem de forma mais colaborativa e integrada, promovendo um ecossistema que realmente viabilize a inovação.
O futuro da hospitalidade será digital, sim — mas continuará sendo, acima de tudo, profundamente humano.

Expandir a marca Swan para Portugal foi um movimento estratégico, mas também profundamente emocional. Era um desejo antigo do meu pai — e só se concretizou quando encontramos o projeto, o momento e as pessoas certas

DIÁRIO — Como foi o processo de expansão da marca Swan para Portugal? Quais as diferenças mais marcantes entre operar no Brasil e na Europa?

Expandir a marca Swan para Portugal foi um movimento estratégico, mas também profundamente emocional. Era um desejo antigo do meu pai — e só se concretizou quando encontramos o projeto, o momento e as pessoas certas, em plena sintonia com o nosso DNA de hospitalidade. O processo exigiu uma leitura cuidadosa do mercado local, adaptação cultural, sensibilidade para a economia criativa e uma escuta ativa para compreender os valores do viajante europeu.

Visit Rio leva apelo cultural à ILTM Latin America com impulso de Lady Gaga

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Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio. Foto: Divulgação
Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio. Foto: Divulgação

A passagem recente de Lady Gaga pelo Rio de Janeiro ampliou a visibilidade internacional da cidade e reforçou seu apelo como palco de grandes eventos culturais. Aproveitando o destaque, o Visit Rio participa da ILTM Latin America — uma das principais feiras de turismo de luxo do mundo — com a meta de posicionar o destino como sinônimo de sofisticação e uma agenda cultural vibrante.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a feira, que acontece até o próximo dia 8, em São Paulo, é uma das cinco edições internacionais do calendário oficial da ILTM e reúne os principais compradores do turismo de alto padrão no mundo.

“Mais do que um cartão-postal, o Rio é hoje um palco onde cultura, turismo e negócios se encontram. E é isso que estamos levando à ILTM: aproveitar esse burburinho em torno da Lady Gaga e mostrar ao mercado internacional que o Rio é um destino versátil, com infraestrutura de luxo e uma programação cultural dinâmica que atrai turistas do mundo inteiro, tornando-se assim uma excelente aposta para os negócios”, afirma Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio.

Outra estratégia para consolidar a posição do Rio de Janeiro como referência no turismo de luxo na América Latina é a certificação exclusiva que a cidade recebeu como o único destino brasileiro nas duas principais redes de agências de viagens de luxo: Serendipians e Virtuoso.

Os próximos eventos da ILTM acontecem em Cingapura (ILTM Asia Pacific), Bahamas (ILTM North America) e Cannes (França).