domingo, dezembro 28, 2025
Início Site Página 151

W Hotels chega ao Brasil com a inauguração do W São Paulo

0
Piscina no rooftop do novo W São Paulo - Crédito: Simone Barros
Piscina no rooftop do novo W São Paulo - Crédito: Simone Barros

Primeiro hotel da marca W, de luxo e lifestyle da rede Marriot, inaugura unidade no Brasil. No coração da capital paulista, na Vila Olímpia , o hotel combina o design arrojado da marca com modernidade, vibrante estilo urbano e experiências gastronômicas.

*Por Simone Barros, @viagemelifestyle

O W São Paulo nasce junto ao W Residences São Paulo, e é parte do portfólio do Marriott Bonvoy que tem mais de 30 marcas de hotéis. No rooftop e de todas as acomodações do hotel ( a partir do 25 andar do prédio) é possível ter ampla vista da cidade de São Paulo.

“Ao inaugurarmos o W São Paulo, não estamos apenas lançando um novo hotel – estamos mergulhando na energia de uma das cidades mais dinâmicas do mundo”, conta George Fleck, Vice-Presidente e Líder Global da Marca W Hotels.

Arquitetura modernista e quarto deluxe do W São Paulo (foto: Simone Barros)
Arquitetura modernista e quarto deluxe do W São Paulo (foto: Simone Barros)
Arquitetura modernista e quarto deluxe do W São Paulo (foto: Simone Barros)
Arquitetura modernista e quarto deluxe do W São Paulo (foto: Simone Barros)

O W São Paulo conta com 179 quartos, além de dois restaurantes, três bares, um spa da marca Away, uma área de deck molhado com piscina externa, academia FIT, e cinco espaços para eventos.

O W São Paulo apresenta uma arquitetura modernista brasileira com linhas ousadas e uma paleta com vários tons de verde, azul, metálicos e dourados. Os interiores incorporam referências à cultura local, com peças de design exclusivas e uma mistura de cores inspiradas pela diversidade cultural do país. O mobiliário apresenta formas com acabamentos em madeira e pedras brasileiras.

L40, Baio e Yōso são as três opções de gastronomia (foto: Simone Barros).
L40, Baio e Yōso são as três opções de gastronomia do W São Paulo (foto: Simone Barros).
L40, Baio e Yōso são as três opções de gastronomia do  (foto: Simone Barros).
L40, Baio e Yōso são as três opções de gastronomia do W São Paulo (foto: Simone Barros).
L40, Baio e Yōso são as três opções de gastronomia do W São Paulo (foto: Simone Barros).

O hotel oferece três experiências gastronômicas distintas. O L40 Cozinha de Latitude, localizado no 40º andar, com amplas vistas panorâmicas da cidade apresenta ótima carta de drinks e culinária global. O Baio Cozinha Sulista, restaurante e bar localizado no 23º andar, oferece uma abordagem inovadora das culinárias do Sul do Brasil, criadas pelo Chef Tuca Mezzomo. Já o Yōso Bar e Café, localizado no Living Room no 24º andar, oferece culinária e mixologia japonesa.

Restaurantes rompem com iFood e apostam em novas plataformas de delivery

0
Os motoboys reivindicam melhores condições de trabalho e aumento na remuneração das entregas (arquivo DT)

Fhoresp lança campanha para que bares, padarias e restaurantes deixem o iFood e adotem concorrentes como Rappi e 99Food, que oferecem isenção de taxas.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com informações da Fhoresp

Com o retorno da 99Food ao mercado e a ofensiva da Rappi oferecendo isenção de tarifas por até três anos, o domínio quase absoluto do iFood no setor de entregas começa a ser desafiado. A movimentação já ganhou o apoio da Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo), que iniciou uma campanha formal para incentivar seus mais de 500 mil associados a migrarem para as plataformas concorrentes.

Quebra de monopólio e alívio para o setor

O principal argumento da Fhoresp é que a hegemonia do iFood, com cerca de 90% do mercado, impôs uma relação predatória com os estabelecimentos. Segundo o diretor-executivo da entidade, Edson Pinto, os empresários vêm sendo sufocados por taxas que chegam a 32%, obrigando-os a inflacionar os cardápios para compensar as perdas.

“As taxas excessivas fazem com que os restaurantes trabalhem praticamente para o iFood. O monopólio não trouxe ganhos para o setor, pelo contrário, criou um modelo insustentável”, afirma Pinto.

Falta de critérios e riscos à saúde pública

Outro ponto crítico apontado pela federação é a ausência de exigência por parte do iFood de documentação básica, como alvarás e certificações da Vigilância Sanitária. A Fhoresp chegou a solicitar que tais documentos fossem exigência mínima para o credenciamento de estabelecimentos na plataforma, mas a proposta foi rejeitada.

“Isso é um risco à saúde pública. Sem controle, o consumidor não sabe a procedência dos alimentos nem como são armazenados e manipulados”, alerta Pinto.

“Isso é um risco à saúde pública. Sem controle, o consumidor não sabe a procedência dos alimentos nem como são armazenados e manipulados”, alerta Pinto (Crédito: divulgação)

Novas oportunidades com Rappi e 99Food

A entrada agressiva da Rappi e o retorno da 99Food com condições mais favoráveis, como isenção de taxas por dois a três anos, criam um novo ambiente competitivo. Para a Fhoresp, essa é a chance de restabelecer o equilíbrio no setor.

“Agora temos opções. O empresário pode escolher uma plataforma que permita lucro real, sem ficar refém de um único intermediador”, avalia o executivo da federação.

A Fhoresp também se posicionou ao lado dos entregadores, apoiando a paralisação nacional da categoria ocorrida em 31 de março. (divulgação)

Apoio aos entregadores

A Fhoresp também se posicionou ao lado dos entregadores, apoiando a paralisação nacional da categoria ocorrida em 31 de março. Os motoboys reivindicam melhores condições de trabalho e aumento na remuneração das entregas.

“Sem quem faz a comida e sem quem entrega, não existe delivery. É hora de repensar esse modelo com respeito a todos os elos da cadeia”, conclui Pinto.

Megaevento no Rio transforma estadia no ibis Copacabana em experiência única

0
Com alta ocupação, ibis Copacabana Posto 5 transformou hospedagem em experiência inesquecível durante megaevento no Rio - Foto: divulgação
Com alta ocupação, ibis Copacabana Posto 5 transformou hospedagem em experiência inesquecível durante megaevento no Rio - Foto: divulgação

Entre os dias 1º e 4 de maio, o Rio de Janeiro recebeu mais de 600 mil turistas, segundo dados da Prefeitura. A movimentação foi impulsionada pelo megashow realizado na Praia de Copacabana, no dia 3, que atraiu mais de 2 milhões de pessoas, de acordo com a Riotur. O evento gerou impacto direto na economia, no turismo e na rede hoteleira da cidade. A marca ibis, da Accor, aproveitou o momento para promover ações especiais no ibis Rio de Janeiro Copacabana Posto 5. Durante o período, o hotel alcançou 92% de ocupação e ofereceu experiências exclusivas aos hóspedes, entrando de vez no clima do espetáculo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, em parceria com a marca de maquiagem Vult, marca pertencente ao Grupo Boticário, o hotel se transformou em um QG da beleza, com a instalação do Camarim Vult no lobby, um espaço que ofereceu maquiagem gratuita feita por duas profissionais do projeto 220 Vults, iniciativa da marca que capacita mulheres e promove a emancipação financeira por meio da beleza. Durante a ação, a Vult também convidou o público a descobrir sua mais nova aposta: a Linha Super Fix, que oferece maquiagens de alta performance e até 18 horas de fixação. A programação ainda contou com karaokê especial com hits da cantora no lobby, criando momentos de interação entre os hóspedes. Para completar, a sósia Penelopy Jean esteve hospedada no hotel, interagindo com os fãs e adicionando um toque exclusivo à experiência.

Além das experiências com a Vult, o ibis também realizou um ibis MUSIC, tradicional show de artistas emergentes, ao vivo, dentro do hotel, combinado com uma feijoada, oferecendo um almoço com tempero e ritmo brasileiros. O clima festivo também se estendeu para outras ações: na véspera do show, o hotel organizou uma ativação da Mate Leão, com distribuição gratuita de mate gelado no lobby. Os hóspedes também foram recepcionados com uma estação especial de caipirinhas, servidas como um esquenta para curtir a noite. Também no lobby, uma marca de cerveja zero promoveu uma degustação especial para hóspedes.

“O Rio tem uma energia única e a gente quis colocar isso dentro do hotel. Tivemos uma programação que misturou beleza, música e brasilidade. Foi uma forma de entregar mais do que uma hospedagem, mas uma memória completa para quem viveu esses dias com a gente”, afirma Rafael Namen, gerente geral do ibis Copacabana Posto 5.

Mais voos! LATAM lança 3 novas rotas entre Brasil e Argentina até 2026

0
A LATAM ainda irá estender a operação na rota Rio de Janeiro/Galeão-Buenos Aires/Ezeiza até março de 2026. [Foto: Divulgação/LATAM]
Com o uso de IA, LATAM reduz tempo de atendimento ao identificar automaticamente 90% de clientes no primeiro contato - [Foto: Divulgação/LATAM]

A LATAM anunciou três novas rotas diretas entre Brasil e Argentina. A partir de 2026, a companhia passa a operar os voos São Paulo/Guarulhos–Córdoba, São Paulo/Guarulhos–Rosário e Florianópolis–Buenos Aires (Ezeiza). Com os lançamentos, a empresa chegará a seis conexões diretas entre os dois países. As passagens estarão disponíveis nos próximos dias no site da LATAM e demais canais oficiais.

  • São Paulo/Guarulhos-Córdoba terá voos diários a partir de 26 de outubro. Córdoba é um destino turístico e rota gastronômica com rica história e patrimônio cultural, além de belezas naturais nas serras e opções de ecoturismo e aventura.
  • São Paulo/Guarulhos-Rosário terá 4 voos semanais a partir de 30 de dezembro de 2026. Rosário oferece rica história e cultura, além de opções de lazer ao ar livre e gastronomia vibrante às margens do Rio Paraná.
  • Florianópolis-Buenos Aires/Ezeiza terá voos diários a partir de 1º de janeiro de 2026. Todas as novas rotas serão realizadas com aeronaves Airbus A320 e A321, com capacidade entre 174 e 216 assentos, incluindo assentos na categoria Premium Economy.

Ainda, a LATAM irá estender a operação na rota Rio de Janeiro/Galeão-Buenos Aires/Ezeiza até março de 2026. A rota, inicialmente planejada para operar até agosto deste ano, seguirá com 5 voos semanais entre setembro e outubro, expandindo para 10 a 12 voos semanais durante a alta temporada, de novembro de 2025 a março de 2026.

“Essa expansão não só impulsiona o turismo bilateral, permitindo que mais brasileiros e argentinos descubram as belezas e oportunidades de cada país, mas também fortalece laços comerciais e culturais. Nosso objetivo é facilitar o acesso e oferecer mais opções de viagem, aumentando a conectividade na América do Sul de forma sustentável”, comenta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

“É promissora essa ampliação da conectividade aérea entre Brasil e Argentina, na qual a LATAM tem sido uma parceira fundamental. Somos o principal destino aéreo dos argentinos. Somente no primeiro trimestre deste ano registramos quase 2 milhões de chegadas de visitantes hermanos ao nosso país. Com novas rotas, ampliamos as possibilidades de fortalecer ainda mais esse fluxo turístico, que aquece nosso mercado, gera emprego, renda e desenvolvimento para nosso país”, comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

LATAM e Embratur

A expansão da rede da LATAM também passa pela sua parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), para ampliar a conectividade internacional do país e promover os destinos turísticos brasileiros nos países de origem dos voos operados pela companhia aérea.

“A LATAM é parceira do turismo brasileiro, e esse investimento na ampliação de rotas e frequência dos voos está casada com ações da Embratur de promoção do Brasil no exterior, que vão garantir que essa oferta crescente de voos resulte em muito mais turistas internacionais chegando em nosso país”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

LATAM e o Brasil

A LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para 55 aeroportos em território nacional. No mercado internacional, é a companhia aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do país para 90 aeroportos no exterior.

Com 20,5 mil funcionários no país, a LATAM deu início em 2025 à Escola LATAM, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação.

Como consequência dos seus investimentos em pessoas, produtos, tecnologia, frota e voos, a LATAM lidera a aviação brasileira doméstica e internacional desde 2021, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Entre os viajantes corporativos, também lidera o ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) por dois anos consecutivos.

Parece Europa, mas é São Paulo: veja 5 destinos surpreendentes no estado

0
Moinho Povos Unidos, em Holambra (Foto: Tacio Philip Sansonovski/ Banco de Imagens Setur-SP) - São Paulo
Moinho Povos Unidos, em Holambra (Foto: Tacio Philip Sansonovski/ Banco de Imagens Setur-SP)

Nesta sexta-feira, 09, é comemorado o Dia da Europa, que celebra o aniversário da Declaração Schuman, uma iniciativa de Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros, em favor da cooperação europeia. Em São Paulo, há descendentes de vários países, inclusive europeus, que ajudaram na construção do Estado.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, só a capital paulista tem a maior diversidade do país, com 25 povos de todos os continentes, conforme pesquisa da Universidade de São Paulo (USP). Essa presença se estende por todo o território paulista e influencia a gastronomia, cultura e arquitetura do Estado. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) destacou cinco destinos paulistas com características que remetem à locais da Europa.

“São municípios com atrativos de natureza, históricos, arquitetônicos e culturais que se assemelham à destinos do Antigo Continente. Além disso, têm a vantagem de ser mais próximos dos viajantes brasileiros e com valores mais acessíveis. Porém, tanto os destinos paulistas quanto os europeus merecem a visita”, diz Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens.

Confira a seguir os cinco destinos de São Paulo

Santos

Além das construções históricas e a oportunidade de conhecer a cidade de bondinho, Santos se assemelha com Lisboa na gastronomia e na paixão por esporte. Isso porque o destino paulista conta com restaurantes da culinária portuguesa, graças à influência de Portugal na fundação e construção de Santos, e tanto os santistas quanto os lisboetas são fanáticos por futebol. Outra conexão é o Porto de Santos e o Porto de Lisboa, que servem para o transporte de cargas e contam com terminal de cruzeiros que recebe viajantes de todo o mundo. Santos também tem uma grande comunidade portuguesa.

Pedrinhas Paulista

Quem vai à Pedrinhas Paulista, a 480 km de São Paulo, se sente totalmente imerso na cultura italiana. Isso porque o município é reconhecido como a “Roma Brasileira”, por sua herança italiana presente nos atrativos, construções e festividades locais. Alguns pontos turísticos icônicos são: a Arena Coliseu, espaço público com arquitetura que remete ao Coliseu de Roma e recebe apresentações culturais; a Praça Roma, idealizada pela Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana (CBCII), com ipês coloridos e locais para descanso e alimentação; o Memorial do Imigrante, com colunas cravadas em semicírculo, em número de vinte, que simbolizam as regiões da Itália; e a Igreja São Donato, que marcou a fundação da colônia, em 1952.

Bônus: Serra Negra: No município, é possível conhecer a réplica de um dos maiores e mais famosos monumentos históricos do mundo: a Fontana di Trevi. Localizado a 152 km de São Paulo, Serra Negra é um destino para toda a família, com boa infraestrutura hoteleira, além de ser pet friendly! Vale muito a pena visitar!

Ilhabela

Se o turista deseja contemplar belas paisagens, mergulhar em águas cristalinas, experimentar pratos saborosos feitos com ingredientes locais e contar com boa infraestrutura hoteleira, a dica é visitar Ilhabela. O município paulista conta com opções para todos os perfis de viajantes e assim como Ibiza, arquipélago da Espanha, também promove campeonatos aquáticos, como a Semana Internacional da Vela em Ilhabela. Além disso, tanto Ilhabela quanto Ibiza oferecem atividades de turismo de natureza e ecoturismo.

Holambra

Holanda, América, Brasil. Com a união desses três nomes nos anos 1940, foi fundada Holambra, uma colônia tipicamente holandesa localizada na região de Campinas, a 134 km de São Paulo. É a famosa “Cidade das Flores”, conhecida nacional e internacionalmente. Assim como sua “irmã europeia”, Holambra é multicolorida e charmosa, e ao mesmo tempo traz a tranquilidade do interior. No destino paulista, é possível degustar a culinária holandesa; fazer tours; tirar fotos nas casas coloridas; assistir às danças típicas e comprar flores, principalmente entre agosto e setembro quando acontece a Expoflora, o maior evento da América Latina voltado para as flores.

Cunha

Sem dúvida, o destino do interior de São Paulo e o do interior da França tem um grande atrativo em comum que enche os olhos e perfuma os ambientes: os lavandários. Tanto Cunha quanto a região de Provença têm os famosos campos de lavanda, que permitem que o turista tenha uma experiência única em meio à natureza, faça diversas fotos e até participe da colheita das flores. Além disso, são destinos charmosos e rurais, com belas paisagens, tranquilidade e boa infraestrutura hoteleira.

Boa viagem!

Não deixe de ler também:

Os 6 melhores destinos de Minas Gerais para viajar em casal

ALL Signature faz 2 anos e oferece descontos exclusivos por tempo limitado

0
Últimos dias de desconto: ALL Signature comemora dois anos com campanha exclusiva para assinantes - Crédito: divulgação
Últimos dias de desconto: ALL Signature comemora dois anos com campanha exclusiva para assinantes - Crédito: divulgação

O ALL Signature, clube de assinatura de pontos do programa de fidelidade ALL da Accor, completa dois anos com uma campanha especial. Entre os dias 14 de abril e 14 de maio, novos e antigos assinantes têm acesso a benefícios exclusivos. A ação inclui descontos, bônus no acúmulo de pontos e novas formas de pagamento.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, durante o período promocional, novos assinantes terão 15% de desconto no plano anual e 5% no plano trimestral. Além disso, o ALL Signature oferece descontos de até 35% em hotéis selecionados da rede Accor.

Além dos descontos, os assinantes também poderão aproveitar o dobro de pontos Reward em todas as reservas realizadas durante a campanha. As novas condições de pagamento permitem que o plano anual seja parcelado em até 12 vezes e o plano trimestral em até 3 vezes, oferecendo mais flexibilidade aos membros.

“Este é um momento muito especial para nós, e queremos celebrar junto com nossos assinantes todas as vantagens que o ALL Signature oferece. Em apenas dois anos, o clube se consolidou como um verdadeiro sucesso, transformando a forma como nossos clientes vivem momentos únicos e inesquecíveis. Estamos comprometidos em evoluir continuamente, sempre em busca de maneiras de enriquecer essa jornada de experiências”, comenta Flávio Gordiano, Diretor de Loyalty, Subscription and Partnerships Accor Americas PM&E Division.

Para conferir os detalhes da campanha e assinar o clube, acesse https://all.accor.com/a/pt-br/loyalty-program/aniversario-all-signature.html

R$ 45 mil em prêmios: Bancorbrás aposta em soluções sustentáveis no turismo

0
SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (PR) - Foto: divulgação Bancorbrás
SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (PR) - Foto: divulgação Bancorbrás

Com o objetivo de impulsionar e incentivar o turismo sustentável no Brasil, o Instituto Bancorbrás, em parceria com a Phomenta, lançou em junho de 2024 a Jornada de Inovação Bancorbrás Social. Em abril, duas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) tiveram o seu trabalho reconhecido com um prêmio de R$ 45 mil cada, após se destacarem no projeto.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as premiadas foram a Fábrica dos Sonhos, de São Lourenço (MG), e a SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, de Curitiba (PR). As duas participaram da jornada desde o início, passando por oficinas, mentorias e testes das ideias que criaram.

Ao todo, mais de 200 organizações de todo o Brasil com propostas inovadoras relacionadas ao tema se inscreveram. Dessas, cinco chegaram à fase final e colocaram suas ideias em prática com o apoio de um capital semente de R$2 mil cada. A iniciativa foi gratuita e realizada de forma 100% online.

Fábrica dos Sonhos (MG) - Foto: divulgação Bancorbrás
Fábrica dos Sonhos (MG) – Foto: divulgação Bancorbrás

“Apoiamos projetos que geram impacto concreto nas comunidades, promovendo autonomia local e a valorização do território, ao mesmo tempo em que contribuem para a proteção dos nossos ecossistemas”, afirma Roberta Abreu, Gerente Executiva do Instituto Bancorbrás.

As cinco OSCs finalistas agora seguem acompanhadas por mentorias especializadas e as vencedoras do aporte também receberão visitas de campo ao longo de 2025. “O objetivo é apoiar a implementação estruturada dos projetos e ampliar o alcance e impacto”, finaliza Roberta.

Wyndham São Paulo Ibirapuera inaugura novo lobby e bar com investimento de R$ 12 milhões

0
Wyndham São Paulo Ibirapuera
Luciano Miranda, Angela Figueiredo, Marcelo Yuji Prantoni , Simone Cezarino e Alejandro Moreno (Crédito: Denis Rugeri - DT)

Um novo capítulo de sofisticação e hospitalidade foi inaugurado em São Paulo. Nesta quinta-feira (8), o Wyndham São Paulo Ibirapuera apresentou oficialmente seus novos espaços — o Lobby e o Bar — em um almoço exclusivo que reuniu lideranças da rede hoteleira e convidados estratégicos.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com reportagem de Denis Rugeri*

Com investimento de R$ 12 milhões e um projeto que durou cinco meses, o empreendimento se renova sem perder sua essência de acolhimento, reforçando o compromisso com o bem-estar do hóspede e a experiência premium.

A apresentação aconteceu em um almoço especial com a presença de Luciano Miranda, síndico do complexo Wyndham São Paulo Ibirapuera; Alejandro Moreno, diretor presidente da Trul Hotéis; Tamara Araújo, diretora de marketing e inovação Trul Hotéis; e Angela Figueiredo, diretora de marketing e eventos. Foram inaugurados o Lobby e o Bar do hotel, empreendimento que levou 5 meses e teve investimento de R$ 12 milhões.

“Prezamos o conforto dos hóspedes em primeiro lugar, por isso fizemos o possível
para não incomodá-los durante as obras e conseguimos atingir o objetivo”, disse
Luciano Miranda.

Wyndham São Paulo Ibirapuera
O bartender Marcelo Yuji Prantoni
A arquiteta Fabiana Hernandes
Wyndham São Paulo Ibirapuera
Tamara Araújo, diretora de marketing Trul Hoteis.jpg

Na recepção do Bar fomos recebidos com o Drink WH75 desenvolvido pelo bartender Marcelo Yuji Prantoni, drink deliciosamente refrescante com aroma e sabor incomparável. O drink é feito com gin, espumante, grape fruit e um toque de limão siciliano.

Henrique Matos e Denis Miranda da equipe de marketing e Simone Cezarino, gerente de AIB nos acompanharam durante a apresentação das dependências.

“Hoje nosso público 80% é corporativo. Depois da troca da bandeira pelo Wyndham os hóspedes internacionais subiram 20%” disse Luciano Miranda.

Wyndham São Paulo Ibirapuera
A arquiteta Fabiana Hernandes na Sala Prime.j

A Sala Prime, decorada e apresentada pela arquiteta Fabiana Hernandes, tem um
ambiente reservado com cortinas, bastante luz natural e uma parede com plantas ornamentais deixam o ambiente muito aconchegante.

 

FBHA reúne lideranças em evento inédito: veja o que foi debatido

0
FBHA promove primeiro Encontro dos Executivos de seus Sindicatos Filiados – Crédito/Foto: Divulgação
FBHA promove primeiro Encontro dos Executivos de seus Sindicatos Filiados – Crédito/Foto: Divulgação

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) realizou, nesta quarta e quinta-feira (8), no Rio de Janeiro, a primeira edição do Encontro dos Executivos dos Sindicatos Filiados.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o evento teve como objetivo fortalecer a atuação sindical por meio da qualificação das lideranças, da incorporação de inovações e da ampliação da qualidade dos serviços prestados aos associados. De acordo com a superintendente da FBHA, Ana Paula Patrício, a programação foi desenvolvida para promover o alinhamento estratégico, incentivar a troca de experiências e debater os principais desafios enfrentados pelo movimento sindical.

“Estamos promovendo este importante encontro para assegurarmos sindicatos cada vez mais eficientes e alinhados às demandas da categoria. Com uma atuação precisa e conjunta, conseguimos atingir nossos objetivos como entidade”, comentou Patrício.

Ferramentas gratuitas e liderança estratégica em pauta

A programação contou com um painel liderado por Danielle Fonseca, supervisora de Recursos Humanos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que apresentou diversas ferramentas, com custo zero, que podem ser utilizadas para agilizar as atividades operacionais. Ela também pontuou a importância do gestor adotar uma postura estratégica, alinhada às novas demandas da liderança que, hoje, valorizam as habilidades socioemocionais com o objetivo de fomentar um ambiente de alta performance e voltado para resultados.

Sindilojas Caxias do Sul compartilha boas práticas

Na segunda apresentação do dia, a gerente executiva do Sindilojas Caxias do Sul, Lisandra De Bona, que comanda a entidade — referência nacional com oito mil associados — destacou a importância de incentivar o valor e a essência dos sindicatos como força motriz para o empresariado. A partir de uma reorientação estratégica, o Sindilojas direcionou seu foco para a comunidade, buscando ampliar sua visibilidade e fortalecer a proximidade com os empresários. Lisandra ressaltou ainda que todas as ações do sindicato são guiadas por seis linhas estratégicas bem definidas, alinhadas com a Fecomércio RS e a CNC, o que exemplifica a relevância de ações conjuntas.

Comunicação estratégica e reputação no centro do debate

Encerrando os trabalhos da manhã de quarta-feira, o Encontro de Executivos da FBHA trouxe Fábio Louzada, analista da Gerência Executiva de Comunicação da CNC. Em seu painel, o publicitário abordou ainda a importância de validar as decisões de gestão baseadas em pesquisas de imagens e reputação com o público alvo e frisou que os resultados esperados não são alcançados de imediato, portanto, a importância da continuidade e da mensuração das ações implementadas. Na ocasião, Louzada também apresentou o levantamento dos cerca de 750 produtos e serviços que o Sistema Comércio, através da CNC, Federações, Sesc e Senac oferecem para o empresariado e que são disponibilizados no site do Sistema Comércio.

Jurídico e inovação: orientações práticas para os sindicatos

Durante a tarde, o assessor jurídico da FBHA, Ricardo Rielo falou sobre “Enquadramento sindical e negociação coletiva: como potencializar resultados”, trazendo orientações práticas e eficazes para o pleno funcionamento do braço jurídico de cada sindicato. Em seguida, o analista de inovação da Diretoria de Economia da CNC, falou sobre inovações de produtos e serviços e exemplificou novos caminhos para geração de valor junto ao associado.

Planejamento e expectativas para 2025 encerram o encontro

No segundo dia de evento, os palestrantes Mateus Dornelas, analista de Gestão Sindical; João Braga, analista de Gestão Sindical; e Luiza Almeida Ferreira, ambos da Divisão Jurídica e Sindical da CNC, falaram sobre o Programa Atena e suas expectativas para o ano de 2025. Em seguida, Rafaela do Rio, gerente de Planejamento, da Gerência de Planejamento da CNC e Mariana Arca, especialista de Planejamento e Gestão, da Gerência de Planejamento da CNC, falaram sobre a importância de um bom planejamento para as federações e sindicatos e como aplicá-lo.

Sobre a FBHA 

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

Visit Brasil Summit coloca diversidade no centro do mapa turístico

0
Visit Brasil Summit
Evento no Museu do Amanhã, nos dias 19 e 20 de maio, irá propor debate estratégico e inédito sobre o futuro da promoção turística internacional do Brasil (Foto: Divulgação)

Nos dias 19 e 20 de maio, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, vai sediar um novo capítulo na construção da imagem do Brasil para o mundo. Promovido pela Embratur em parceria com o Sebrae, o Visit Brasil Summit propõe um debate estratégico e inédito sobre o futuro da promoção turística internacional do país.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, o evento reunirá as principais lideranças e especialistas do turismo para pensar o Brasil que queremos apresentar ao mundo: um país como destino competitivo, inovador, sustentável que valoriza suas origens, celebra sua diversidade e reconhece a potência dos territórios e das pessoas que os habitam.

Dois painéis centrais do Summit apontam para esse novo horizonte. “O Futuro do Turismo é Ancestral”, com participação da escritora Conceição Evaristo, e “O Futuro do Turismo é Diverso”, com a presença da norte-americana Martinique Lewis, presidente da Black Travel Alliance.

Ambos reforçam que o turismo do futuro passa pelo reconhecimento da pluralidade cultural, da memória coletiva e da representatividade como elementos centrais da experiência turística. As duas mulheres convergem, a partir de vivências e trajetórias distintas, na percepção de que a construção do futuro do turismo precisa vir com justiça histórica e pluralidade.

Vozes negras

Escritora e linguista com trajetória marcada pela valorização das vozes negras e femininas, Conceição Evaristo vai provocar reflexões profundas sobre a importância de olhar para o passado e para os saberes tradicionais como guias para um turismo mais consciente.

No painel “O Futuro do Turismo é Diverso”, Martinique Lewis, referência internacional na luta por inclusão racial no setor trará sua experiência à frente da Black Travel Alliance e seus estudos sobre como a representação molda o comportamento de viajantes negros ao redor do mundo.

Ao lado de Nina Veloso e Raquel Braga, sócias do coletivo DAS, e Ana Benevides, representante do Programa Asa Para Todos, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Lewis vai abordar estratégias para um turismo verdadeiramente inclusivo, onde pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e com deficiência ocupem espaços de decisão e protagonismo.

Para a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, o evento traz uma nova perspectiva que deve ser considerada na forma como o Brasil se apresenta ao mundo. “Acreditamos que o futuro do turismo passa pela valorização da nossa diversidade, da nossa ancestralidade e, acima de tudo, no fortalecimento dos pequenos negócios que pulsam em cada canto do país e são maioria nesse segmento tão relevante”, comenta.

“São eles, os microempreendedores e as micro e pequenas empresas, que conseguem, de forma muito natural, mostrar a autenticidade da nossa cultura, a riqueza dos nossos sabores e a singularidade das nossas experiências. Os pequenos negócios conseguem ser mais próximos do cliente e estabelecer relações mais personalizadas e marcantes. O Sebrae apoia esses negócios, impulsionando a inovação, a sustentabilidade e a inclusão, para que o turismo brasileiro seja cada vez mais próspero, justo e representativo para todos”, acrescentou Margarete.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Summit representa uma virada de chave na forma como o Brasil comunica sua identidade ao mundo. “É hora de assumir a vanguarda. Projetar o futuro sobre temas que ditarão o fluxo de viajantes nas próximas décadas. E isso passa por afirmar a diversidade e a ancestralidade como riquezas centrais do nosso país”, afirma.

Tania Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, enfatizou a importância da participação da escritora. “A Conceição Evaristo é uma grande referência para nós. Uma mulher que carrega um legado de luta, resistência e compromisso com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Especialmente por ser uma mulher mais velha, ela nos inspira com sua trajetória, sua voz potente e sua produção literária que amplia o espaço de fala para outras mulheres negras”, disse.

Para Tania Neres, Conceição Evaristo é uma escritora de importância nacional, e mais do que isso, ela criou, na Pequena África, um território de escrevivência, como ela mesma define, onde memória, cultura e ancestralidade se encontram. “Hoje, esse espaço se tornou um dos destinos mais visitados do Brasil. Lá, no Largo da Prainha, onde está a estátua da primeira bailarina negra do Brasil, Dona Mercedes Baptista, temos também uma empena com uma grande pintura da Conceição, que reafirma a força da mulher negra no afroturismo e na construção da nossa identidade”, concluiu.

Visit Brasil Summit

O Visit Brasil Summit é um marco na agenda do turismo no país e surge como um espaço de debates e cocriação de estratégias para fortalecer o nosso posicionamento como um destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais. Entre os principais eixos temáticos estão a diversidade, a inclusão, a sustentabilidade, a cultura de dados, a criatividade e a inovação, que vão nortear as discussões e os painéis do Summit.

Inscrições abertas

Com um formato híbrido, o Visit Brasil Summit oferecerá acesso online gratuito para profissionais do turismo, gestores públicos e privados, empreendedores, estudantes e demais interessados. Além de acompanhar as palestras e debates, os participantes virtuais poderão interagir com os palestrantes através de perguntas enviadas via Whatsapp. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site visitbrasilsummit.com.br.