domingo, dezembro 28, 2025
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90% de ocupação: LATAM bombou com show da Lady Gaga no Rio

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Voo da LATAM em parceria com a Deezer teve DJ a bordo, brindes temáticos do show e sorteio de ingressos para área exclusiva (Divulgação LATAM)
Voo da LATAM em parceria com a Deezer teve DJ a bordo, brindes temáticos do show e sorteio de ingressos para área exclusiva (Divulgação LATAM)

A LATAM transportou quase 30 mil passageiros ao Rio de Janeiro durante o feriado prolongado de 30 de abril a 3 de maio. Com voos registrando média de 90% de ocupação, o número representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2024, quando a companhia também operou para o show de Madonna.

As rotas com maior demanda foram Foz do Iguaçu–Galeão e Recife–Galeão, ambas com 93% de aproveitamento. A operação reforça o acerto do investimento da LATAM no megashow de Lady Gaga, que reuniu mais de 2 milhões de pessoas na praia de Copacabana no dia 3 de maio.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, os números registrados pela LATAM no período também indicam um crescimento de 8% no número de passageiros transportados ao Rio, além de um aumento de 6% na taxa de ocupação, quando comparados com a semana regular anterior ao evento (de 9 a 12 de abril de 2025).

O reforço da operação da LATAM para o evento incluiu a oferta de 320 voos extras de todo o Brasil para os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, entre 30 de abril e 5 de maio de 2025 — um aumento de 25% em relação à semana anterior. No mesmo período, a oferta de assentos da companhia para o Rio cresceu em 52 mil, um acréscimo de 26%.

Com o Todo Mundo no Rio, a LATAM Brasil segue se afirmando como a companhia aérea dos festivais de música. Nos últimos anos, esteve presente no Rock in Rio Brasil 2019, 2022 e 2024, além do The Town 2023 e Primavera Sound 2023. Neste ano, a LATAM irá apoiar novamente o The Town.

Estande da LATAM no espaço exclusivo do Todo Mundo no Rio promoveu Momento Paparazzi (Divulgação LATAM)
Estande da LATAM no espaço exclusivo do Todo Mundo no Rio promoveu Momento Paparazzi (Divulgação LATAM)

Confira abaixo as ações de marketing da LATAM durante o Todo Mundo no Rio

A LATAM esteve presente no evento com um estande no espaço exclusivo da Bonus Track. Na ocasião, a companhia levou seu próprio “glambot”, similar ao das premiações de Hollywood, proporcionando uma experiência única e divertida para os convidados. O dispositivo registrou os convidados em câmera lenta, detalhando seus “looks” para o evento em um “momento Paparazzi” (em alusão ao sucesso da cantora), entretendo e gerando conteúdo instagramável para o público. Além da interação com a ativação, os participantes foram presenteados com brindes personalizados da marca, como pochetes, pins temáticos e cordões de celular, criando uma conexão ainda maior com a LATAM.

O espaço exclusivo da LATAM contou com a presença de 40 fãs de Lady Gaga que foram selecionados a dedo pela marca nas redes sociais, seja por suas histórias como fãs da artista ou por seu engajamento criativo nos perfis oficiais da LATAM (@latambrasil). A companhia aérea presenteou estes fãs com ingressos para a área exclusiva, onde puderam ver e ouvir a “Mother Monster” mais de perto.

Happy hour com a cerveja Corona Cero foi realizado a bordo de 48 voos da LATAM para o Rio, em parceria das marcas patrocinadoras do Todo Mundo no Rio (Divulgação)
Happy hour com a cerveja Corona Cero foi realizado a bordo de 48 voos da LATAM para o Rio, em parceria das marcas patrocinadoras do Todo Mundo no Rio (Divulgação LATAM)

Os voos da LATAM antes do evento também contaram com ações especiais. Em parceria com a Deezer, plataforma de experiências musicais, que também é patrocinadora do Todo Mundo no Rio, a LATAM contou com a participação da DJ Naty Posner a bordo do voo LA3920 (São Paulo/Congonhas–Rio de Janeiro/Santos Dumont) do dia 30 de abril. Além da atração musical, houve a entrega de brindes a todos os passageiros, como boné, cordão de celular, leque, pins temáticos e voucher de 1 ano de Deezer Premium. Por fim, a tripulação fez um anúncio especial, com sorteio de ingressos para a área exclusiva do show da artista.

Já entre os dias 28 de abril e 3 de maio, 48 voos da LATAM no trecho São Paulo/Congonhas e Rio de Janeiro/Santos Dumont contaram com Happy Hour a bordo, em parceria com a cerveja Corona. Os passageiros receberam uma lata de Corona Cero para degustação. Para celebrar o marco de 100 anos da cerveja Corona, um voo especial da LATAM (voo LA3799, Brasília – Rio de Janeiro/Santos Dumont) no dia 1º de maio teve todos os assentos personalizados, o sorteio de um par de ingressos para o evento nas areias de Copacabana e um kit de presentes especiais para o vencedor, além da degustação de Corona Cero. Saiba mais no site.

Universal Orlando Resort recebe 150 agentes em visita exclusiva ao Epic Universe

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Universal Orlando Resort recebe 150 agentes de viagens da América Latina para uma experiência exclusiva no novo Epic Universe - Foto: divulgação
Universal Orlando Resort recebe 150 agentes de viagens da América Latina para uma experiência exclusiva no novo Epic Universe - Foto: divulgação

Até o dia 9 de maio, o Universal Orlando Resort recebe 150 agentes de viagens da América Latina. Eles foram reconhecidos como os maiores vendedores do destino entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025. A iniciativa oferece uma experiência exclusiva no Universal Epic Universe, novo parque temático do complexo. A abertura oficial ao público está marcada para 22 de maio.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, durante essa semana, os convidados participarão de uma programação especial, com visitas técnicas aos hotéis do complexo e experiências imersivas nos parques temáticos. O objetivo é reforçar junto aos profissionais do trade a nova estrutura do Universal Orlando Resort, que agora conta com quatro parques – Universal Studios Florida, Universal Islands of Adventure, Universal Volcano Bay e o novo Universal Epic Universe – além de uma variada oferta de hospedagem.

Com isso, o Universal Orlando Resort se torna um destino completo e a melhor opção para ser o centro das férias dos viajantes brasileiros. A marca enfatiza a importância de se programar pelo menos quatro dias completos para viver tudo o que o complexo tem a oferecer, destacando a conveniência de seus hotéis e a diversidade de atrações para diferentes perfis de viajantes.

“Estamos muito animados para apresentar o Universal Epic Universe aos nossos principais parceiros da América Latina. Eles são fundamentais para a construção do sucesso do destino na região. Queremos que saiam daqui não só com conhecimento técnico, mas com a vivência real do que é se hospedar e se divertir no Universal Orlando Resort. Com quatro parques, 11 hotéis, um Citywalk e uma coleção de experiências únicas, acreditamos que cada visitante merece pelo menos quatro dias para aproveitar tudo que oferecemos”, destaca Gabriella Cavalheiro, diretora sênior de desenvolvimento de negócios da Universal Destinations & Experiences para a América Latina.

Programação em destaque

  • 06/05 – Visita técnica ao Volcano Bay, Cabana Bay e Loews Royal Pacific Resort, seguida de tarde no Universal Islands of Adventure.
  • 07/05 – Visita ao novo Epic Universe, com tour nos hotéis Stella Nova Resort e Terra Luna Resort.
  • 08/05 – Inspeção nos hotéis Endless Summer Resort, seguida de um dia no Universal Studios Florida.
  • 09/05 – Dia livre para aproveitar os parques do Universal Orlando Resort

Essa ação reforça o compromisso do Universal Orlando Resort com o mercado latino-americano e reconhece a atuação estratégica dos agentes de viagens na promoção do destino. Saiba mais no site.

Azul reforça comitê executivo com dois novos VPs

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Azul - Daniel Bicudo é o Vice-Presidente Comercial e de Negócios, e Fabio Campos, o Vice-Presidente Institucional e Corporativo - Foto - Reprodução
Daniel Bicudo é o Vice-Presidente Comercial e de Negócios, e Fabio Campos, o Vice-Presidente Institucional e Corporativo - Foto - Reprodução

A Azul tem se preparado para decolar seus próximos voos rumo a uma nova fase. A decisão mais recente nesse sentido foi dada hoje ao mercado, com o anúncio de dois novos vice-presidentes para fortalecer o Comitê Executivo da Azul e representar diretamente áreas essenciais para o futuro dos negócios.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, agora, Daniel Bicudo é o Vice-Presidente Comercial e de Negócios, e Fabio Campos, o Vice-Presidente Institucional e Corporativo. Os executivos já têm, cada qual, a sua trajetória sólida na Aviação, mas ambos compartilham sete anos de atuação na Azul. Nesse período, contribuíram com gestões marcadas por conquistas e mudanças que fizeram a companhia crescer, inovar e tornar-se referência no setor.

Daniel Bicudo que traz em sua bagagem profissional passagens em outra companhia aérea e uma história de mais de 10 anos como executivo de Planejamento Integrado na Embraer, por exemplo, desde seu check-in na Azul em 2018, já passou por todas as unidades de negócio e receita da companhia. Recentemente, exercia a função de diretor Comercial e de Negócios.

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Bicudo possui MBA em Finanças pela USP e pela Cranfield University, da Inglaterra, já liderou o Programa de Fidelidade da Azul e as áreas de Marketing e Experiência do Cliente, sempre colaborando para direcionar as estratégias de vendas da companhia e para motivar as viagens dos Clientes pelo país.

O executivo assume como Vice-Presidente Comercial e de Negócios para, com sua visão e sua expertise, impulsionar as operações comerciais e expandir as oportunidades de receita da companhia. Respondem ao novo VP as áreas Comercial, Azul Viagens, Azul Fidelidade, Receitas Auxiliares, Canais Digitais, Azul Cargo e CRM/Performance.

Já Fabio Campos, Vice-Presidente Institucional e Corporativo, decolou sua carreira na Aviação, primeiro, como comandante. Formado em Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS e mestre pela Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU), antes da Azul, Fábio atuou como executivo da ERAU.

O comandante fez check-in na companhia em 2018, como piloto, e, um ano depois, também passou a exercer diversas posições de gestão na Azul, a participar como conselheiro nas decisões do Comitê Executivo e, até há pouco mais de três anos, assumiu como diretor Institucional – sua atuação mais recente.

Com uma forte presença e gestão como parceiro junto ao poder público, nas ações de comunicação com a imprensa e na estratégia corporativa da empresa, Fabio acumulou excelentes resultados institucionais e financeiros para a Azul, por meio do estreitamento das relações da companhia com todos os seus principais parceiros e stakeholders.

E, com a estreia da sua Vice-Presidência, será responsável pelas áreas de Relações Governamentais, Aeroportuárias e Sindicais, de Comunicação, de Sustentabilidade e Governança, bem como pela Azul Conecta, a aérea que responde pelas operações regionais da companhia. O executivo também seguirá atuando como piloto das aeronaves Embraer da Azul.

MTur amplia debate para impulsionar o turismo regional no Brasil

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Turismo
Reunião de Interlocutores do PRT reúne palestras e rodas de conversa para nivelar conhecimento e propor melhorias ao Programa PRT - Crédito: MTur

Entre os dias 5 e 7 de maio, o Ministério do Turismo promove a 35ª Reunião Técnica dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). O encontro reúne representantes dos estados e gestores federais para debater ações que fortaleçam a gestão descentralizada e colaborativa do turismo no Brasil.

Segundo nota enviada ao DT, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, o evento contará com palestras, rodas de debate e oficinas que abordarão as mudanças introduzidas pela Nova Lei Geral do Turismo — sancionada no ano passado —, além de propostas para a execução do Plano Nacional do Turismo (PNT). O objetivo é alinhar estratégias e ampliar o diálogo com os interlocutores estaduais, identificando demandas e construindo soluções para os desafios locais.

“O objetivo desse encontro é que a gente possa estreitar esse diálogo, aproximar essas expectativas para que o Ministério possa ser um facilitador da ação desses gestões estaduais junto aos seus municípios, para que toda essa política de turismo, todos os programa e ações que temos proposto possam chegar efetivamente na ponta e sair do papel. Queremos dizer que essa é só mais uma iniciativa, vamos continuar trabalhando duro para que o setor possa continuar crescendo, batendo recordes, levando o turismo como pauta prioritária do Governo Federal. Estamos muito felizes com esse encontro”, finalizou a secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Cristiane Sampaio.

Entre as prioridades desta edição está a capacitação de novos interlocutores e o esclarecimento de dúvidas dos que já atuam no programa. Além disso, será abordada a avaliação de novos critérios para o Mapa do Turismo Brasileiro, como destacou a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, Ana Carla Moura. A ação visa garantir a efetividade das políticas públicas de turismo em todo o território nacional.

“Nosso intuito ao reunirmos os representantes de cada estado na edição deste ano é nivelar o entendimento sobre o Programa de Regionalização do Turismo e assegurar que as ações decorrentes estejam alinhadas à nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional”, afirmou Ana Carla Moura.

Regionalização 

Concebido como uma política pública, o Programa de Regionalização do Turismo contribui para o planejamento coordenado e participativo de ações que qualifiquem e diversifiquem a oferta de rotas e destinos turísticos. Os interlocutores estaduais integram a Rede Nacional de Regionalização e exercem papel fundamental no êxito da iniciativa, atuando como elo entre o Ministério do Turismo e as regiões turísticas do país.

“É fundamental que tenhamos multiplicadores. Os interlocutores estaduais são nossos principais multiplicadores, pois são eles que levam as informações para a ponta. Por isso, a capacitação promovida neste encontro é essencial. Reforçamos aqui a importância do trabalho de todos, com a clareza de que não existe município melhor ou pior. O Ministério do Turismo tem o compromisso de abrir portas a todos os municípios e fomentar o empreendedorismo em todas as regiões”, completou a coordenadora.

Interlocutores

A troca de experiências entre os participantes foi um dos pontos destacados pela interlocutora do Rio Grande do Norte, Solange Portela. “Este encontro é muito importante porque nos permite conhecer como cada estado vem desenvolvendo suas políticas de turismo, além de aprender com as expertises regionais e levar esse conhecimento de volta para aplicar em nossos municípios”, ressaltou.

Solange também comentou a expectativa em torno das discussões sobre os critérios para ingresso no Mapa do Turismo Brasileiro — instrumento que orienta a definição das áreas prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas no setor. “Estamos sempre debatendo os critérios para que os municípios integrem o Mapa do Turismo. A expectativa é grande em relação a possíveis mudanças e seus impactos”, observou.

Para integrar o Mapa do Turismo, os municípios devem contar com uma secretaria ou departamento de Turismo, Lei Orçamentária específica para o setor, prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur e um Conselho Municipal de Turismo ativo. Mais informações podem ser obtidas em no site.

Mais turistas

Durante o primeiro dia do encontro, foram apresentadas propostas para os eixos do Plano Nacional do Turismo (PNT) 2024/2025. Entre os destaques estão o incentivo à sustentabilidade, à acessibilidade, à segurança jurídica e à incorporação de destinos turísticos inteligentes. Os interlocutores puderam contribuir com suas visões, trazendo ao debate aspectos regionais e experiências locais.

A meta do novo PNT é aumentar o número de viagens nacionais de 93 milhões para 150 milhões e alcançar a marca de 8,1 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil até 2027.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Investimento no turismo: 85% do CrediturSP vai para micro e pequenas empresas

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CrediturSP
O maior programa de crédito turístico do Brasil já disponibilizou mais de R$ 2,2 bilhões para o desenvolvimento do turismo, atendendo principalmente agências, guias de turismo, meios de hospedagem, entre outros - Foto: Pixabay

A maior parte dos recursos do CrediturSP, o principal programa de crédito voltado ao turismo no Brasil, tem como destino micro e pequenas empresas. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (26) pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), elas representam 85% dos beneficiados. Dos R$ 6 bilhões previstos, R$ 2,25 bilhões já foram liberados para iniciativas em municípios de interesse turístico (MITs), estâncias turísticas e empresas, com foco em projetos turísticos, capital de giro e obras de infraestrutura.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

Ao todo, 61 municípios e 1.486 empresas já tiveram acesso ao CrediturSP. Nas empresas, fazendo um recorte por tamanho, as mais beneficiadas pelo programa (33%) são microempresas, seguida pelas MEIs (30%) e pelas pequenas empresas (22%). Depois, há as médias empresas (9%), os produtores rurais (4%) e as grandes empresas (2%).
“Estes dados revelam que a política pública implementada por meio do CrediturSP está sendo eficaz. Quando o programa foi criado em 2023, a ideia era ajudar novos empreendedores a terem acesso às linhas de crédito especializado, para tirar do papel o sonho de trabalhar com turismo, ou até alavancar seu negócio na área. Com esse levantamento, vemos que o CrediturSP atende principalmente as pequenas empresas, mas também dá suporte às demais”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.
Entre as empresas atendidas pelo CrediturSP, os principais segmentos são: meios de hospedagem (27%), meios de transporte e locadoras (21%), bares e restaurantes (15%), parques temáticos (11,5%), agências e guias (10,5%), demais segmentos (8%) e organizadoras de eventos (7%).
Um exemplo de sucesso é o de Sérgio Batista, proprietário da Vinícola Merum, em Espírito Santo do Pinhal. O local conta com um wine bar, onde os visitantes podem degustar rótulos da região e outras especialidades nacionais. No local, também há diversas opções gastronômicas, como o salmão curado em mirtilos cultivados nas terras da vinícola. “O CrediturSP, além de nos orientar nas linhas de financiamento, também mostra a maneira mais interessante para desenvolvermos essa indústria do turismo, que está a todo vapor”, afirmou.
O CrediturSP é uma programa da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) com mais de 20 instituições parceiras de renome no mercado turístico e financeiro. Para mais informações, acesse o site oficial: https://www.turismo.sp.gov.br/creditur

Você conhece? FecomercioSP traduz termos econômicos que impactam o turismo

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FecomercioSP esclarece termos econômicos para melhorar análises no Turismo - Foto: Pixabay
FecomercioSP esclarece termos econômicos para melhorar análises no Turismo - Foto: Pixabay

Durante grandes eventos, como o carnaval ou shows internacionais, é comum haver confusão na hora de interpretar os dados econômicos divulgados. Termos como Produto Interno Bruto (PIB), faturamento e movimentação financeira muitas vezes são usados de forma equivocada. Para melhorar a compreensão desses indicadores, o Conselho de Turismo da FecomercioSP realizou uma apresentação especial na reunião que aconteceu em abril.

Segundo Guilherme Dietze, presidente do conselho, a supervalorização de números e o uso impreciso dos termos podem prejudicar análises econômicas e decisões de investimento. “É fundamental distinguir corretamente o que representa faturamento, movimentação ou impacto econômico. Um erro conceitual compromete a leitura dos resultados e a tomada de decisão, tanto para o setor público quanto para o privado”, destacou.

Na apresentação, foram citados exemplos recentes, como o carnaval de São Paulo e o show da cantora Lady Gaga. Segundo Dietze, a divulgação dos impactos econômicos desses eventos costuma misturar métricas diferentes, o que leva a interpretações incorretas.

Faturamento, PIB e movimentação

A exposição destacou que faturamento e receita bruta são sinônimos na contabilidade, representando o valor total obtido antes de descontos de impostos e despesas. Já o PIB, calculado sob a ótica da produção, considera apenas o valor adicionado ao longo da cadeia produtiva, sem duplicações, o que o torna diferente e não comparável diretamente com o faturamento.

Dietze explicou ainda que a movimentação financeira atribuída a eventos engloba a economia tanto formal como informal, incluindo gastos com hospedagem, alimentação, transporte e consumo local. No entanto, alertou que a movimentação não deve ser confundida com faturamento registrado formalmente pelas empresas.

Gasto adicional e impacto econômico

Outro ponto de atenção ressaltado pelo conselho foi o conceito de gasto adicional. Para medir o real benefício econômico de um evento financiado com recursos públicos, é importante considerar se os recursos vêm de visitantes externos, gerando efetivamente nova riqueza para a cidade, ou se apenas realocam o consumo dos próprios moradores.

“O impacto econômico de um evento vai além da simples movimentação. Precisamos avaliar se houve geração líquida de riqueza para o local, e isso só ocorre quando há gasto adicional de visitantes que não consumiriam ali de outra forma”, afirmou Dietze.

Análises mais assertivas

A FecomercioSP reforçou que o objetivo não é questionar os dados apresentados em eventos, mas incentivar o uso correto dos conceitos para análises mais precisas e decisões de investimentos mais embasadas. “Compreender corretamente esses indicadores é essencial para o planejamento público e para a estratégia dos empresários”, concluiu Dietze.

Saiba mais no site oficial da FecomercioSP.

Fonte: FecomercioSP

Annie Morrissey detalha a expansão da Bourbon Hospitalidade e as inovações que moldam o futuro do setor

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Annie Morrissey - Bourbon Hospitalidade - Foto: divulgação
Annie Morrissey - Bourbon Hospitalidade - Foto: divulgação

A Bourbon Hospitalidade atravessa uma fase de consolidação estratégica e inovação contínua. Em entrevista ao DIÁRIO, Annie Morrissey, Chief Commercial Officer da rede, revela como a empresa tem ampliado sua presença na América do Sul e investido em soluções digitais que redefinem a experiência do hóspede. De ferramentas de upselling personalizadas a reservas automatizadas em restaurantes, a rede aposta na tecnologia como aliada da eficiência e da hospitalidade.

Morrissey também aborda a reformulação da identidade corporativa, agora apresentada sob o guarda-chuva da Bourbon Hospitalidade, que integra hotelaria, gastronomia e clube de férias em um ecossistema robusto. A entrevista ainda destaca a força da gastronomia como diferencial competitivo, a atuação internacional em países como Paraguai e Argentina, os projetos sociais do Instituto Bourbon e as novidades previstas para 2025, incluindo novas aberturas em locais estratégicos. Confira:

DIÁRIO – Há 10 anos vocês lançaram o web-checkin (que foi divulgado pelo DIÁRIO). Annie, você poderia citar outras iniciativas como esta da rede Bourbon (hoje Bourbon Hospitalidade), nesses últimos anos?

Investimos continuamente em soluções que oferecem mais praticidade, eficiência e agilidade para os nossos hóspedes. Um exemplo é uma ferramenta que permite o upselling voltado a experiências, mimos e upgrades de acomodações personalizados aos clientes, com base em disponibilidade e perfil de consumo, ainda durante o processo de reserva. Isso agrega valor à experiência do hóspede e otimiza a performance comercial dos empreendimentos. Entre outras iniciativas, também temos sistemas digitais de reservas nos nossos restaurantes. Com poucos cliques, o cliente pode escolher o restaurante e garantir sua mesa.

DIÁRIO – Vocês usam agora para se identificar de forma global os termos Bourbon Hospitalidade. Explique qual o objetivo para essa nova nomenclatura?

A marca Bourbon Hospitalidade é um dos pontos que reforçam nosso posicionamento no setor, uma vez que o nosso portfólio de atuação é bastante completo. O objetivo é representar de forma estratégica as três vertentes de negócios que compõem nosso ecossistema: a Bourbon Hotéis e Resorts, com foco em hospedagem; a Bourbon Gastronomia, que abrange nossos bares, restaurantes e demais serviços de gastronomia; e o Bourbon Destination Club, nosso clube de férias. Além de operar unidades próprias, a Bourbon também atua como administradora hoteleira, colocando todo o nosso know-how em hospitalidade a serviço de investidores e parceiros. Temos um modelo de gestão reconhecido por sua solidez, eficiência e foco em resultados, o que nos permite conduzir empreendimentos com diferentes perfis, mantendo o padrão de qualidade e a essência da marca.

DIÁRIO – Annie, como a excelência gastronômica da Bourbon Gastronomia é explorada como diferencial competitivo em campanhas promocionais e experiências de venda?

A gastronomia é, sem dúvida, um dos grandes diferenciais da Bourbon. Contamos com chefs e mixologista renomados, como Salvatore Loi e Alex Mesquita, menus e cartas de drinks autorais e uma curadoria que valoriza ingredientes regionais, o que garante experiências autênticas aos nossos hóspedes e clientes. No mercado MICE, por exemplo, oferecemos serviços sob medida, que transformam cada evento em uma ocasião verdadeiramente especial. A Bourbon Gastronomia é um ativo estratégico e tem papel central na diferenciação da nossa proposta.

DIÁRIO – Que estratégias digitais e presenciais a Bourbon Hospitalidade adota para promover seus 23 empreendimentos internacionalmente, especialmente no Paraguai e na Argentina?

Nossa presença internacional é promovida por meio de campanhas digitais. Também buscamos parcerias com influenciadores regionais e participamos das principais feiras do setor. Além disso, promovemos rodadas de negócios com operadoras, agências e players estratégicos. Essas ações contribuem para o fortalecimento da nossa presença internacional.

DIÁRIO – De que maneira o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental contribui para a imagem institucional da marca e é integrado às ações de marketing de causa para gerar valor junto aos hóspedes e investidores?

O Instituto Bourbon é um reflexo concreto dos valores que norteiam a nossa atuação como marca. Ele promove iniciativas educativas, culturais e de formação profissional, beneficiando milhares de crianças, jovens e adultos da região de Cambará (PR), cidade natal do fundador da Bourbon Hospitalidade. Esses projetos contribuem para o desenvolvimento da região e reforçam nosso compromisso com a transformação por meio da educação.

DIÁRIO – Annie, fale sobre os novos projetos do Bourbon para 2025?

Estamos ainda em um momento de expansão muito relevante para a Bourbon Hospitalidade, com foco em localização, qualidade e diversificação do portfólio. Entre as próximas aberturas, destaco o Bourbon Hotel Navegantes, em Santa Catarina, voltado ao turismo de lazer e eventos; e o Rio Hotel by Bourbon Luque | Asunción, que será vizinho do Gran Bourbon Hotel Asunción, no Paraguai, formando um eixo estratégico na região metropolitana de Assunção.

Empetur leva turismo de Pernambuco para Europa e América Latina

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Empetur realiza primeiro Roadshow Internacional na América Latina e Europa - crédito: divulgação Empetur
Empetur realiza primeiro Roadshow Internacional na América Latina e Europa - crédito: divulgação Empetur

A partir desta segunda-feira (5), a Empetur inicia o Roadshow “Pernambuco Naturalmente Incrível”. Pela primeira vez, o estado leva seu potencial turístico ao mercado internacional em uma ação voltada exclusivamente para operadoras, agentes de viagens, DMCs, companhias aéreas e profissionais do trade turístico.

“Esse é o primeiro RoadShow Pernambuco Naturalmente Increíble, uma iniciativa que, além de representar uma importante contrapartida às companhias aéreas que, em parceria com o Governo de Pernambuco, anunciaram novas rotas internacionais diretas, integra as estratégias da Empetur para promover o destino Pernambuco. A ação envolve capacitação de agentes de viagens, rodadas de negócios com operadoras de turismo e parcerias cooperadas com os principais players do mercado nacional e internacional. Tudo isso com o objetivo de impulsionar ainda mais o turismo em Pernambuco e alcançar resultados cada vez mais expressivos”, destaca Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Empetur, o projeto tem como objetivo ampliar a visibilidade do estado como destino turístico no exterior, aproveitando a crescente conectividade aérea da malha pernambucana. A ação também visa impulsionar o fluxo de visitantes internacionais, fortalecendo a imagem de Pernambuco no cenário global.

Roadshow promove atrativos turísticos de Pernambuco em mercados emissores estratégicos do turismo internacional
Roadshow promove atrativos turísticos de Pernambuco em mercados emissores estratégicos do turismo internacional – Foto: divulgação

O roadshow será dividido em três etapas, sendo duas na América Latina e uma na Europa. A primeira fase contempla a cidade de Santiago (Chile), e segue para Buenos Aires, Rosário e Santa Fé (Argentina), com encerramento em Córdoba (Argentina), no dia 8 de maio. O final dessa primeira etapa acontece em junho, nos dias 03 e 04, respectivamente em Assunção e Cidade del Este. No total, serão 6 dias e 7 cidades.

Com uma proposta dinâmica e interativa, os eventos contarão com uma capacitação lúdica, proporcionando aos participantes uma imersão nos atrativos turísticos do estado. Também será realizada uma reunião de produtos, promovendo conexões diretas entre o trade turístico de Pernambuco e os principais players do mercado internacional, além de rodada de negócios com foco no fortalecimento de parcerias e geração de oportunidades.

Durante a capacitação, os convidados também serão envolvidos por manifestações artísticas que expressam a identidade cultural do estado. A dança do Balé Cultural e a musicalidade do maestro Spok estarão presentes para enriquecer a experiência. Encerrando a apresentação, Spok conduzirá uma viagem musical por Pernambuco, guiando o público pelos ritmos típicos que fazem parte do Estado.

Começou o primeiro Roadshow Internacional Pernambuco Naturalmente Increíble, promovido pela Empetur, para apresentar o potencial turístico do estado ao mercado internacional - Foto: divulgação Empetur
Começou o primeiro Roadshow Internacional Pernambuco Naturalmente Increíble, promovido pela Empetur, para apresentar o potencial turístico do estado ao mercado internacional – Foto: divulgação Empetur

Conectividade

A escolha das cidades para o RoadShow Pernambuco Naturalmente Increíble levou em consideração, como principal critério, a existência de voos diretos com o Aeroporto Internacional do Recife. Pernambuco tem se consolidado como o maior polo de chegada de turistas internacionais do Nordeste, contando atualmente com conexões para dez destinos fora do país.

A malha aérea internacional do estado inclui voos para Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Lisboa e Porto (Portugal), Madri (Espanha), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Assunção (Paraguai), além de Orlando e Fort Lauderdale (Estados Unidos), evidenciando a robusta conectividade do Destino Pernambuco com importantes mercados emissores.

“Diante do crescimento da malha aérea internacional acima da média nacional, a realização da primeira etapa do roadshow na América Latina se mostra estratégica. A região representa um mercado prioritário para o turismo pernambucano, com destaque para países como Argentina, Uruguai e Chile. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, 38,63% dos turistas que desembarcaram em Pernambuco foram estrangeiros — um indicativo claro do fortalecimento do estado como destino internacional”, concluiu Diogo Beltrão, Diretor de Comunicação e Marketing da Empetur. Saiba mais no site oficial.

Aeroporto de Macapá conquista Certificação Operacional da Anac e reforça segurança aérea

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Aeroporto Internacional de Macapá conquista Certificação Operacional da Anac e reafirma compromisso com segurança e excelência dos voos - Foto: Divulgação NOA - Patricia Lanini
Aeroporto Internacional de Macapá conquista Certificação Operacional da Anac e reafirma compromisso com segurança e excelência dos voos - Foto: Divulgação NOA - Patricia Lanini

Sob a administração da Norte da Amazônia Airports (NOA), o Aeroporto Internacional de Macapá comemora a conquista da Certificação Operacional da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que reforça a qualidade e a excelência da gestão da concessionária.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o reconhecimento comprova que o aeroporto atende integralmente aos requisitos estabelecidos pela Anac em áreas fundamentais como infraestrutura, manutenção, resposta à emergência, gerenciamento de risco de fauna, procedimentos operacionais e disponibilidade de equipamentos essenciais à segurança das operações.

De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Norte da Amazônia Airports (NOA), a conquista representa o resultado de um trabalho conduzido com dedicação e responsabilidade. “Na prática, um aeroporto certificado é aquele cuja segurança e excelência operacional são atestadas pela Anac. Desde o início da concessão, a NOA tem se empenhado na adoção de boas práticas e na realização de investimentos em infraestrutura e equipamentos que atendam às mais rigorosas exigências da agência reguladora e que assegurem altos padrões de eficiência e segurança dos voos”, afirma.

O executivo também ressalta que o certificado obtido pela concessionária supera as exigências previstas pela concessão. “O contrato estabelecia a meta de habilitar o aeroporto para operações com aeronaves código 3C. Com investimentos adicionais da NOA, o Aeroporto Internacional de Macapá está apto a receber voos diurnos e noturnos com aeronaves código 4C, incluindo equipamentos como o Airbus A321 e o Boeing 737-800 MAX, que estão entre os maiores modelos utilizados pela aviação doméstica brasileira”.
Mais do que um avanço técnico, Migliorini destaca, ainda, a relevância da certificação para a mobilidade aérea no estado.

“Ao oferecer mais confiabilidade às operações, o aeroporto se torna naturalmente mais atrativo para a ampliação da malha aérea, com novos voos, rotas e aeronaves de maior porte. Investimos além do previsto não apenas para cumprir exigências regulatórias, mas com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da aviação no Amapá, fortalecendo o turismo e a economia regional. Vale lembrar que o aumento da competitividade também pode influenciar positivamente os valores das passagens praticados pelas companhias aéreas”, afirma.

É importante destacar que a NOA conduz um plano de execução de investimentos em estrita conformidade com o contrato de concessão, promovendo avanços significativos na segurança, eficiência das operações e qualidade das instalações. A conquista da certificação valida a eficácia das ações implementadas e os resultados positivos desse planejamento.

Investimentos foram fundamentais para a certificação

Para alcançar esse reconhecimento, a concessionária tem realizado uma série de investimentos em melhorias estruturais do Aeroporto Alberto Alcolumbre. Entre elas, está a construção e homologação das Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESAs) nas cabeceiras 08 e 26 da pista de pouso e decolagem — áreas adicionais que reduzem o risco de danos a aeronaves que realizem o toque antes da cabeceira ou ultrapassem o fim da pista durante o pouso.

Além disso, a NOA executou uma série de melhorias estruturais no Aeroporto Internacional de Macapá, incluindo a readequação da sinalização horizontal da pista, das taxiways e dos pátios de aeronaves, a implementação de novos procedimentos operacionais e o reposicionamento do sistema de drenagem, que passou a garantir o escoamento adequado das águas, em conformidade com as exigências legais.

Essas iniciativas, somadas à aprovação do Manual de Operações (MOPS) e aos resultados satisfatórios obtidos nas auditorias conduzidas pela ANAC, formam um conjunto de avanços que embasam a emissão da Certificação Operacional.

O documento estabelece parâmetros como as classes de aeronaves autorizadas a operar no aeroporto, os períodos em que pousos e decolagens são permitidos, a Categoria de Contraincêndio do Aeródromo e eventuais restrições operacionais que, no caso do Aeroporto Internacional de Macapá, não se aplicam.

Air Canada lança novos voos para a América Latina e reforça operação no inverno

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Air Canada amplia operação na América Latina com quatro novos destinos, 13 novas rotas e aumento de 16% na capacidade neste inverno - Foto: site oficial da Air Canada
Air Canada amplia operação na América Latina Foto: site oficial da Air Canada

A Air Canada revelou hoje a maior ampliação de sua operação na América Latina, com a inclusão de quatro novos destinos, 13 rotas inéditas e um crescimento de 16% na oferta de voos em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a companhia ampliará significativamente sua presença na região durante a temporada de inverno 2025-26, com voos diretos partindo de diversas cidades canadenses e conectando o país a importantes centros turísticos e comerciais da América Latina e do Caribe.

Novos voos e destinos incluem:

  • De Toronto: Rio de Janeiro (Brasil), Cartagena (Colômbia), Pointe-à-Pitre (Guadalupe) e Guadalajara (México)
  • De Montreal: Santiago (Chile), Cartagena (Colômbia) e Cidade da Guatemala (Guatemala)
  • De Quebec City: Fort-de-France (Martinica)
  • De Halifax: Nassau (Bahamas) e Montego Bay (Jamaica)
  • De Ottawa: Nassau (Bahamas) e Montego Bay (Jamaica)
  • De Vancouver: Huatulco (México)

Com essa expansão, a Air Canada passará a oferecer mais de 55 voos diários e mais de 80 mil assentos semanais para a América Latina, consolidando sua posição como a companhia aérea canadense com a cobertura mais ampla na região.

“A Air Canada está avançando em sua estratégia New Frontiers com a expansão da presença na América Latina neste inverno. Estamos entusiasmados com a adição de quatro novos destinos ao nosso portfólio global e com o reforço da conectividade para Santiago a partir de Montreal”, afirmou Mark Galardo, Vice-Presidente Executivo e Chief Commercial Officer da Air Canada, além de Presidente da divisão de Cargas.

“Também estamos muito satisfeitos em lançar novas rotas sazonais a partir de cidades como Halifax, Quebec City, Ottawa e Vancouver, conectando nossos passageiros a destinos como Bahamas, Jamaica, Martinica, Guadalupe e México”, completou Galardo.

A nova malha considera tanto o mercado canadense quanto passageiros internacionais em conexão, além de ampliar as oportunidades logísticas no transporte de cargas. As passagens para os voos da temporada de inverno 2025-26 já estão disponíveis para venda no site aircanada.com, nos Centros de Atendimento da Air Canada e em agências de viagem credenciadas.

Novas rotas da Air Canada para a América do Sul:

Marcelo Freixo, presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, comentou sobre a retomada da rota: “O Rio de Janeiro é um destino único no mundo, onde é possível fazer trilhas em meio à natureza, mergulhar no oceano, vivenciar a rica cultura afro-brasileira, apreciar paisagens deslumbrantes e desfrutar de uma gastronomia autêntica e diversa. A reativação desta rota responde a uma demanda crescente dos viajantes canadenses que buscam experiências genuínas e sustentáveis. Por isso, seguimos firmes no compromisso de trabalhar em parceria para fortalecer esta e muitas outras conexões entre Brasil e Canadá.”

Novas rotas da Air Canada para a América Central e Caribe: