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Olímpia recebe 1º Workshop de Multipropriedade do GR Group

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Workshop em Olímpia (SP) envolveu times de vendas, pós-venda, financeiro, marketing, contratos e operação do Gr Group


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Um dos maiores grupos de incorporação imobiliária para o turismo no País, o GR Group promoveu nesta semana, em Olímpia (SP), no interior de São Paulo, seu 1º Workshop de Multipropriedade. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o evento reuniu líderes de todas as frentes da empresa, desde captação até pós-venda, marketing, financeiro e operações, em uma jornada de aprendizado e integração.

Idealizado pela Gerente de Relacionamento de Multipropriedade, Lígia Pereira, o workshop teve como objetivo difundir conhecimentos sobre o setor e alinhar estratégias em consonância com a trajetória da empresa. Palestras inspiradoras e dinâmicas potencializaram a integração entre as diferentes áreas, visando impulsionar o crescimento e a eficiência operacional.

Ao centro, Lígia Pereira, Gerente de Relacionamento de Multipropriedade do GR Group - Foto: Divulgação
Ao centro, Lígia Pereira, Gerente de Relacionamento de Multipropriedade do GR Group – Foto: Divulgação

“A troca de ideias e experiências é crucial para o enriquecimento coletivo. Ao discutirmos diferentes perspectivas, ampliamos nossa compreensão sobre o tema, identificamos oportunidades e desafios e fortalecemos a colaboração entre os participantes. Essa interação estimula a inovação, promove o desenvolvimento de soluções mais robustas e contribui para o avanço do setor como um todo”, justificou Lígia. “Portanto, é essencial fomentar esse ambiente de diálogo e aprendizado contínuo em workshops, para que possamos impulsionar o progresso e a excelência na multipropriedade”.

O 1º Workshop de Multipropriedade do GR Group marcou o compromisso da empresa em investir no desenvolvimento de sua equipe e na excelência em seus serviços, consolidando sua posição como uma das pioneiras no setor.

“Foi incrível ver nossos times reunidos, compartilhando conhecimentos e alinhando estratégias para impulsionar ainda mais o sucesso do GR Group no setor de multipropriedade. Este é apenas o começo, mal podemos esperar pelos próximos encontros e pelo impacto positivo que terão no dia a dia da nossa empresa”, finalizou a Gerente de Relacionamento.

Viagens corporativas: setor registra crescimento (veja dados)

Levantamento sobre o setor de viagens corporativas foi feito pela ALAGEV e FecomercioSP e aponta que o valor é 10,3% superior aos resultados do ano anterior


EDIÇÃO DO DT com agências

O Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), feito pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), revela que as despesas que foram estimadas pelas empresas com viagens corporativas em janeiro de 2024 atingiram R$ 7,3 bilhões. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, este valor demonstra um crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período de 2023.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No acumulado dos últimos 12 meses, o mês de janeiro de 2024 apresentou um aumento de 10,3% em relação aos valores que foram apresentados nos meses do ano anterior.

Segundo as informações deste estudo, o faturamento aquecido do setor corporativo está relacionado com o aumento nas tarifas dos serviços prestados pelas empresas de turismo corporativo. Neste cenário, a alta dos preços de transporte, principalmente do setor aéreo, é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas que realizam viagens à trabalho com maior frequência.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“É seguro dizer que o encarecimento do transporte está diretamente ligado com os extensos gastos operacionais das companhias. Neste caso, é necessário entender se os membros do setor corporativo estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados por essas companhias. Caso contrário, os empresários acabam no prejuízo”, observa Luana Nogueira, diretora executiva da ALAGEV.

O levantamento ainda aponta que o ano de 2024 será marcado pela tendência das empresas em remanejar os valores das suas despesas com as viagens corporativas, de forma que estes custos fiquem alinhados com os seus próprios limites orçamentários.

A medida em questão impacta não só o gasto final das empresas com transportes corporativos, mas também provoca uma mudança significativa no perfil desses eventos empresariais, uma vez que as instituições corporativas passam a ajustar os seus tamanhos e as suas localizações.

Os gastos com essa despesa, por sua vez, têm uma tendência a ser limitado, pois as empresas vêm priorizando os seus recursos apenas para compromissos essenciais e prioritários, como as reuniões na capital federal, que buscam discutir questões políticas relevantes, como a Reforma Tributária e o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

Verifique o conteúdo completo do estudo neste link.

Delta anuncia novos voos sazonais para o Chile e a Argentina em 2025

Delta anuncia novos voos sazonais para o Chile e a Argentina durante a alta temporada de verão


EDIÇÃO DO DT com agências

As novidades incluem a adição de uma segunda rota Atlanta-Santiago, em parceria com o LATAM Group, e a introdução de um segundo serviço Atlanta-Buenos Aires, ambos diários durante a alta temporada de verão, a Delta adicionará novos voos sazonais entre seu hub em Atlanta e dois importantes destinos na América do Sul, Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina, em resposta ao aumento de demanda por viagens nesses locais.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o segundo voo diário da Delta entre Atlanta e a capital chilena, operado em parceria com o LATAM Group, será realizado entre 13 de dezembro de 2024 e 13 de janeiro de 2025 com um Airbus A330-300, oferecendo serviço nas cabines Delta One, Delta Premium Select, Delta Comfort+ e Main Cabin.

Esse voo sazonal partirá durante o dia do Chile, permitindo que os clientes se conectem a mais de 100 cidades a partir do hub da Delta em Atlanta. Já os passageiros que viajarem para o Chile terão acesso a mais de 100 voos diários a partir do hub da LATAM em Santiago.

Novo serviço sazonal Atlanta-Buenos Aires

A Delta também está expandindo sua rede na Argentina, acrescentando um serviço sazonal entre seu hub de Atlanta e Buenos Aires no período de pico das férias de verão, respondendo ao aumento da demanda de viagens entre os dois destinos.

O segundo voo diário da Delta estará disponível entre 13 de dezembro de 2024 e 13 de janeiro de 2025 com um Airbus A330-300 que oferece as cabines Delta OneDelta Premium SelectDelta Comfort+ e Main Cabin. Essa frequência partirá durante o dia da Argentina, permitindo que os clientes se conectem a mais de 100 cidades a partir de Atlanta.

Para reservar os voos da Delta entre a Argentina e os Estados Unidos, acesse delta.com.

Azul anuncia novidades em voos para cidades mineiras

Cidades mineiras também compartilharão voos diários e diretos para Belo Horizonte, segundo principal hub da Azul


EDIÇÃO DO DT com agências

A Azul anuncia duas novidades nas cidades de Araxá e Patos de Minas. A partir de 1º de julho de 2024, ambas as cidades não apenas compartilharão um voo diário para Belo Horizonte, mas também experimentarão um aumento significativo na frequência de voos semanais.

As alterações visam otimizar a experiência dos Clientes na região, proporcionando conexões com mais de 160 destinos nacionais e internacionais operados pela companhia. No aeroporto de Araxá, a frequência será ampliada de seis para nove voos semanais, incluindo dois para Guarulhos (SP) e sete para Belo Horizonte. Por sua vez, o aeroporto de Patos de Minas verá sua oferta de voos expandir-se de três para sete frequências semanais.

Vitor Silva, gerente geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul, ressalta a importância da conexão entre aeroportos de menor porte e a capital do estado. “Essas alterações representam um aumento significativo na disponibilidade de voos para ambas as cidades, reforçando ainda mais a ligação dessas localidades com o segundo principal hub da Azul, localizado em Belo Horizonte”.

As vendas já estão disponíveis no site da Azul, na Central de Vendas ou por meio das agências de viagens parceiras. Os Clientes que voam com a Azul desfrutam de toda a experiência proporcionada pela companhia em suas viagens pelo país, com wi-fi grátis, TV ao vivo e serviço de bordo com snacks e bebidas à vontade.

Brasil e Colômbia firmam parceria para promover o turismo mútuo

Além do intercâmbio de boas práticas e experiências, Brasil e Colômbia articularão a promoção dos atrativos para ampliar o fluxo de visitantes


EDIÇÃO DO DT

Brasil e Colômbia juntos, para desenvolver o turismo sustentável e responsável entre os dois países. Esse é o objetivo da parceria assinada nesta quarta-feira (17.04) durante o Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, que acontece em Bogotá. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o memorando de entendimento prevê medidas para ampliar o fluxo turístico nas nações e aproximar a gestão de políticas públicas para desenvolver a atividade turística entre os dois países. O acordo é acompanhado de um plano de ação e estabelece um prazo de cinco anos, prorrogáveis por período semelhante, para concretizar as iniciativas.

O documento estabelece o intercâmbio de boas práticas e experiências turísticas; de formação e educação para guias de turismo; de ferramentas de gestão público-privada em turismo de natureza e cultural e de segurança turística. Também prevê ações conjuntas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto de viagens e turismo, e a promoção dos atrativos turísticos, com o objetivo de ampliar o fluxo de visitantes entre as nações. Além disso, possibilita a promoção de cooperação para a participação articulada em órgãos e fóruns multilaterais do setor em nível internacional.

Ampliar o relacionamento entre os países vizinhos é uma das prioridades do ministro do Turismo, Celso Sabino, que tem atuado em eventos internacionais para potencializar a atividade turística na América do Sul. “Temos que nos unir na construção de um bloco forte e integrado. Só assim avançaremos, juntos, para desenvolver nossa vocação natural que é o turismo”, defendeu a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, que representa o ministro no Fórum.

A aposta, segundo Ana Carla, é na diversidade de atrativos naturais que os países abrigam. “A América do Sul é o coração da agenda global do meio ambiente e isso nos credencia para atrair visitantes do mundo inteiro. Além disso, neste ano, a Colômbia sediará a Cúpula de Biodiversidade da ONU, a COP16, e, no ano que vem, o Brasil sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém”, completou a secretária.

Amsterdã proíbe construção de novos hotéis; entenda

O governo de Amsterdã está trabalhando para desacelerar o turismo sexual e as viagens relacionadas ao consumo de drogas


REDAÇÃO DO DIÁRIO

Amsterdã, na Holanda, não permitirá mais a construção de novos hotéis. Essa decisão foi tomada como parte da luta do destino contra o turismo de massa. A informação foi divulgada pelo governo local nesta quarta-feira (17).

“Queremos tornar e manter a cidade habitável para residentes e visitantes. Isso significa: nada de turismo excessivo, nada de novos hotéis e nada mais do que 20 milhões de pernoites em hotéis por turistas por ano”, afirmou o governo em comunicado.

Conforme noticiado pela CNN, um novo hotel em Amsterdã só pode ser construído se outro hotel fechar, caso o número de vagas para dormir não aumente e se o novo hotel for melhor, por exemplo, mais sustentável.

Vale dizer que a mesma regra não se aplica a novos hotéis que já tenham obtido licença.

Amsterdã está tentando ativamente limitar o número de turistas — que chega a milhões por ano. Entre os principais objetivos, estão o desencorajamento do turismo sexual e a  relação das viagens turísticas com o consumo de drogas.

Leia também: Turismo na Europa: autorização para viagens via Etias é adiada para 2025

Executivas de Fernando de Noronha falam ao DIÁRIO sobre sustentabilidade no paraíso

A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) marcou presença na WTM Latin America, que aconteceu de 15 a 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

por Paulo Atzingen (TEXTO E FOTOS)*


As executivas Lúcia Smith Costa, Silvana Rondelli e Fabiana de Sanctis, mais que representarem a associação, são hoteleiras por natureza e em conversa com o DIÁRIO, demonstraram total entendimento da relação existente entre hospedagem e consciência ambiental.

No estande de Pernambuco, as executivas em conversa com o editor do DT, jornalista Paulo Atzingen, estavam alinhadas quando o assunto girou em torno de ESG – Environmental, Social and Governance.

“Quando a ESG tomou corpo no Brasil a gente já utilizava no dia a dia. Noronha é plástico zero há muito tempo e ninguém pode entrar lá com sacola plástica. Temos trocado aquelas embalagens de shampoo e condicionador por embalagens mais sustentáveis. Usamos produtos de limpeza mais amigas da natureza”, afirmou Fabiana de Sanctis, vice-presidente da associação e sócia da Dolphin Pousada.

Relação com os órgãos

No que se refere ao relacionamento com órgãos oficiais de meio ambiente (Secretaria de Meio Ambiente do governo de Pernambuco e ICMbio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a associação mantém uma fina sintonia, pois segundo Silvana Rondeli, diretora financeira da APFN, a natureza é o carro chefe do arquipélago, é o próprio base da razão de ser das pousadas:

“Os órgãos ditam as regras, mas independente disso, cada estabelecimento tem a sua consciência para preservar o ambiente, a natureza, porque é o nosso carro chefe e nosso patamar de venda. E reforçando o que a Fabiana falou, quando toda a onda de conscientização ambiental chegou ao Brasil, já fazíamos a nossa tarefa de casa, independente de governos e órgãos, já que a causa principal para a gente – como hoteleiras e hoteleiros é a própria natureza”, reforçou Silvana, que também é empreendedora e sócia proprietária da Pousada Beco de Noronha.

“A maioria das nossas pousadas – 30 ao total – possui energia fotovoltaica, o que alimenta de forma alternativa o uso de chuveiros, eletrodomésticos, luz em ambientes etc. Temos carros elétricos também. No que se refere à letra G (Governance) – da ESG , todos os nossos colaboradores moram em alojamentos que a gente provê, possuem alimentação, benefícios como passagem aérea etc. Somos exatamente um destino que pratica o G, o que para nós é o normal. O grande diferencial da ilha é essa consciência”, afirmou Lúcia Smith, presidente da associação e sócia da Atobá Pousada.

Fernando de Noronha
Mulheres de Noronha: Lúcia Smith Costa (presidente da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha), Silvana Rondelli (Pousada Beco de Noronha), Fabiana de Sanctis (Dolphin Pousada) e Manuela Fay (Comunicação de Noronha) – Crédito: Paulo Atzingen

Desmistificando as Taxas

A associação de Pousadas tem promovido desde janeiro deste ano encontros com operadores e agentes de viagem para não só vender o destino, mas esclarecer sobre algumas dúvidas a respeito do ingresso ao arquipélago. Uma dúvida que sempre é levantada se refere à Taxa de Preservação Ambiental (TPA).

Segundo Lúcia, a TPA é uma lei estadual e é cobrada a todas as pessoas, não residentes, que estejam em visita, de caráter turístico, e é calculada a partir do número de dias que o turista fica na ilha.

“Os valores começam em R$ 97,16 por dia e diminuem gradualmente. Por exemplo, 10 dias saem por R$ 827,79, ou seja, pouco mais de R$ 82,77 por dia”, explica Lúcia.

Fabiana acrescenta que nos workshops e encontros com profissionais do turismo é preciso explicar como vender Fernando de Noronha. “A gente encontra em algumas agências e operadoras certa dificuldade porque confundem a TPA com o ingresso ao Parque Nacional de Noronha. Uma coisa é a taxa (TPA) outra é o ingresso no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Se você vai ao Rio de Janeiro, você só paga a taxa se decidir ir ao Cristo Redentor, pois é a taxa do Parque da Tijuca. Se você vai a foz do Iguaçu, só paga a taxa das Cataratas se for ao parque das Cataratas”, explica a hoteleira.

Ela acrescenta que algumas praias como a do Sancho, a baía do Sueste ou a praia do Leão, por ficarem dentro do Parque Nacional, é necessário pagar a devida taxa.

“Essa taxa de acesso ao parque garante hoje uma estrutura excelente. Pessoas com acessibilidade reduzida podem visitar, pois todos esses pontos dentro do parque possuem deck de madeira sustentável, cadeira anfíbia, equipamentos que tornam a visita mais agradável e segura”, enumera Fabiana.

Feiras

Após a WTM Latin América, até o fim do ano, a APFN tem participação confirmada em pelo menos mais seis eventos: Festival das Cataratas, ABAV Expo, Festuris, BTM – Brazil Travel Market, Travel Next e na Expo Turismo Goiás.

Fernando de Noronha
Dois Irmãos, em Fernando de Noronha (Crédito: DIÁRIO DO TURISMO)

Serviço:

A APFN possui um site onde é possível efetuar reservas e conferir os detalhes sobre os empreendimentos associados: www.vaparanoronha.com.br. A associação também está no Instagram por meio do perfil @vaparanoronha.

R$ 96 taxa de preservação por dia*

R$ 358 – Ingresso no Parque – brasileiros tem desconto de 50%

*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

Feira de Ribeirão Preto (SP) deve movimentar R$ 621 milhões com turismo

As cidades de Ribeirão Preto, Brodowski, Mococa, assim como outras da região receberão turistas no período em que ocorrer a Agrishow


REDAÇÃO DO DIÁRIO

A Agrishow, feira internacional de tecnologia agrícola com sede em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, deverá movimentar R$ 621 milhões em atividades ligadas ao turismo entre o final de abril e o início de maio na região. O evento será realizado entre 25 e 29 de abril

De acordo com nota publicada no site do governo do Estado de São Paulo, a estimativa é do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria estadual de Turismo e Viagens. A 29ª edição do evento deverá atrair 200 mil visitantes, 50 mil a mais que no ano passado.

A matéria oficial expõe que o faturamento deverá ser registrado por atividades comerciais e serviços ligados ao turismo, como meios de hospedagem, assim como restaurantes e bares. Enquanto os estabelecimentos de Ribeirão Preto estão se preparando para a alta de turistas, a prefeitura informa que a rede hoteleira está praticamente lotada.

Importante ressaltar que a maioria dos visitantes da feira não mora em Ribeirão Preto (88,75%), de acordo com pesquisa realizada pelo CIET em 2023. Uma parcela considerável do público aproveita atrações como gastronomia (45,34%), bares e vida noturna (18,63%), visita a Agrishow durante dois dias e também se hospeda em cidades próximas, movimentando a economia de toda a região.

Com grande apelo rural, cultural e gastronômico, Ribeirão Preto é a maior cidade da região turística Raízes do Campo e fica próxima de municípios muito visitados, como Brodowsky, berço do pintor modernista Portinari; Mococa, que preserva a arquitetura do ciclo do café; e Guariba, famosa pela tradição caipira das cavalgadas.

Leia mais:

SPTuris reúne organizadores de eventos e trade turístico; veja fotos!

Resorts Brasil promove parceria entre associados e agentes de viagens

A iniciativa de relacionamento reuniu representantes comerciais de 30 associados da Resorts Brasil


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Resorts Brasil, a entidade que representa e promove os resorts brasileiros, reforçou sua missão de impulsionar o setor de turismo no Brasil através do fortalecimento das parcerias entre seus associados e agentes de viagens. Com o sucesso alcançado em 2023, o programa Connect-Agente retornou a São Paulo em 2024 para aproximar ainda mais os agentes dos resorts brasileiros.

“Nosso compromisso vai além de promover os resorts brasileiros; estamos empenhados em tecer uma rede de parcerias sólidas entre nossos associados e os agentes de viagens, criando uma sinergia que resulta em experiências memoráveis para os viajantes”, expressa Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil.

Sobre isso, Rodrigo Vaz, vice-presidente comercial da associação comenta: “O Connect-Agente é uma prova do nosso compromisso em construir boas parcerias que impulsionam o turismo nacional, criando oportunidades valiosas para todos os envolvidos”.

No dia 16 de abril, paralelamente à WTM Latin America 2024, Resorts Brasil organizou o primeiro “Connect-Agente” do ano. O evento aconteceu no rooftop do restaurante Lassù, localizado na zona norte de São Paulo. Esta iniciativa de relacionamento reuniu representantes comerciais de 30 resorts associados (23 empresas), juntamente com agentes de viagens convidados que também estavam participando da WTM Latin America 2024.

O objetivo primordial do evento foi apresentar as últimas novidades e atrações dos empreendimentos presentes, além de estreitar os laços entre os produtos oferecidos
pelos resorts brasileiros e as principais agências de viagens do país.

Entre as marcas participantes estavam:

1. Blue Tree Thermas de Lins
2. Cana Brava All Inclusive Resort
3. Casa Grande Hotel Resort & SPA
4. Clara Resorts
5. Costão do Santinho Resort
6. Cyan Resort by Atlantica
7. Enotel Porto de Galinhas Resort
8. Fazzenda Park Resort
9. Grupo Fasano
10. Grupo Tauá
11. Grupo Wish
12. Hotel Jequitimar Resort & SPA by Accor
13. Japy Golf Resort Hotel
14. Jurema Águas Quentes
15. Le Canton
16. Malai Manso Resort Yacht Convention & Spa
17. Mavsa Resort
18. Nannai Resort & SPA
19. Pratagy Beach All Inclusive Resort
20. Summerville All Inclusive Resort
21. Thermas All Inclusive Resort Poços de Caldas
22. Tivoli Ecoresort Praia do Forte
23. Transamérica Resort Comandatuba

O sucesso do evento evidenciou o compromisso da Resorts Brasil em promover a excelência do turismo nacional, proporcionando experiências memoráveis ao mesmo tempo em que fortalece as parcerias estratégicas com agentes de viagens de todo o Brasil.

UBRAFE e Embratur selam acordo de cooperação técnica

Mais de R$ 9,3 Bilhões foram gerados somente na cidade de São Paulo, confirma Barômetro B2B da UBRAFE, com foco em eventos voltados a geração de negócios


EDIÇÃO DO DT com agências

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) esteve presente na WTM Latin America, principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina, em parceria com a Embratur, para o lançamento do Programa de Captação de Eventos Internacionais, que fomenta e apoia a realização de eventos internacionais no Brasil.

A iniciativa contou com a presença do Presidente da UBRAFE, Paulo Ventura, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e contemplou uma Cerimônia de Assinatura simbólica dos Acordos de Cooperação Técnica, firmado entre a Embratur e entidades representativas do setor MICE, conhecido no Brasil como setor de Turismo de Negócios e Eventos.

Em nota enviada ao DIÁRIO, o presidente da UBRAFE, Paulo Ventura, revelou que esse é um momento importante, pois demonstra que as políticas públicas da Embratur estão voltadas também para o segmento geral de negócios e MICE.

“O Brasil vai muito além de sol e praia, conta com importantíssimos eventos para todos os segmentos, trazendo diversos turistas de negócios, todos os anos. Estamos dando um passo muito importante em prol do turismo de negócios no país, um segmento tão forte, mas tão mal explorado. Nossa proposta é atrair mais expositores e visitantes internacionais para que também possam adquirir itens produzidos no Brasil. Os eventos com foco em negócios são responsáveis por impulsionar a economia do nosso país e, por isso, é muito bom ter a Embratur apoiando e trocando informações com o nosso setor”, enfatiza o presidente da UBRAFE.

O Barômetro Eventos B2B da UBRAFE é um dos índices mais confiáveis do setor de eventos, pois consolida a quantidade de eventos com foco na geração de negócios, por enquanto na cidade de São Paulo, que sozinha representa 70% do mercado nacional desses tipos de eventos. Seu levantamento registrou um impacto de R$ 9,3 BI na economia da cidade de São Paulo, 7 milhões de participantes únicos em um ano e um total de 1.286 eventos de grande porte em 2023 – primeiro ano completo que o setor não sofreu os impactos da crise sanitária (covid-19).

Hoje a UBRAFE possui a consolidação dos números de eventos realizados em São Paulo e anuncia o início de um novo Barômetro Eventos B2B na cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Embratur. Esse será o primeiro ano do barômetro nessa cidade, com ampliação também prevista para as cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre.