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Caso do turista que sumiu em Santos (SP) começa a ser investigado pela polícia

Até então, o Corpo de Bombeiros estava no comando realizando buscas em Santos, mas pausou os trabalhos por conta de ausência de provas


REDAÇÃO DO DIÁRIO

Bruno Magalhães, de 34 anos, estava a passeio em Santos, litoral de São Paulo, quando desapareceu. Há 14 dias está sem dar notícias, de acordo com a família, e na atual fase das investigações a Delegacia de Homicídios do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) tenta encontrar seu paradeiro.

Natural do Rio de Janeiro, Bruno chegou a Santos no dia 5 de março, onde se hospedou em um hostel. O irmão dele, Marcelo Magalhães, afirmou que o rapaz ficou no local até o dia 12, quando se acampou na praia do Góis, em Guarujá. No dia seguinte, ele teria ido para a Praia do Sangava, na mesma cidade, onde também acamparia no local.

Bruno Magalhães, turista carioca que sumiu em Santos
Bruno Magalhães, turista carioca que sumiu em Santos

Segundo Marcelo, o turista foi visto pela última vez no bairro Encruzilhada, em Santos. “O nosso último contato com ele foi no dia 14, em uma quinta-feira. Mas ele tinha informado que ia ficar sem sinal e sem telefone porque ia fazer essa parte de camping selvagem”, explica Marcelo.

O rapaz, conforme explicou o parente, estava acostumado a fazer viagens voltadas para o ecoturismo, com trilhas e visitas a cacheiras.

Investigação pela polícia

Antes da polícia assumir a procura por Bruno Magalhães, o Corpo de Bombeiros fez três trabalhos de busca na região do Sangava, em Guarujá. Os profissionais alegram “falta de evidências” e pararam de procurar.

De acordo com matéria do portal Terra, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou que “a Polícia Civil investiga o desaparecimento de um homem, de 34 anos, ocorrido no dia 14 de março, no bairro Encruzilhada, em Santos”, e que “a equipe da unidade da 3ª Delegacia de Homicídios da DEIC, do Deinter 6, prossegue com as diligências para a localização do homem”.

Uma linha de investigação indica que Bruno teria sido assaltado e baleado na região do Sangava, conforme detalhado por uma testemunha que foi à polícia fazer Boletim de Ocorrência. Esse local é conhecido por ser uma espécie de banco de estoque de drogas.

Parque Ibirapuera celebra 70 anos com agenda cheia; confira as atrações

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Como parte das celebrações, a Urbia, concessionária que administra o Parque Ibirapuera, lançou a logomarca “Ibira 70”


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O Parque Ibirapuera, um ícone verde no coração de São Paulo e um dos mais visitado da América Latina, está prestes a comemorar seu septuagésimo aniversário, em agosto deste ano.

Para celebrar, a Urbia, concessionária que faz a gestão do parque lançou uma nova logomarca, a Ibira 70, que será utilizada em eventos e em ações de divulgação relacionadas ao aniversário do local.

A marca comemorativa foi concebida depois de vários estudos que buscavam mostrar a evolução do parque e sua importância no cenário urbano paulistano. A concepção traz as representações geométricas das principais edificações com valor histórico e cultural do Ibirapuera: o Auditório, a Oca, os Pavilhões e o Planetário.

“Ibira 70” é composta por uma paleta de cores conectada à história do parque, o tom de verde representa a natureza exuberante; o amarelo faz referência ao Planetário – o primeiro do Brasil aberto para visitação pública; o vermelho está ligado às obras icônicas de Oscar Niemeyer e o branco indica a arquitetura simples, volumétrica e singular presente no espaço.

“A logomarca é emblemática porque cada traço representa sete décadas de história, cultura e natureza. É uma reverência ao passado, uma celebração do presente e um vislumbre de um futuro inspirador”, explica Samuel Lloyd, diretor Comercial da Urbia. Segundo ele, a proposta era criar uma identidade visual inspiradora e marcante. “Queremos celebrar o aniversário com diversas ações que marcam este ano com um olhar para o futuro de um parque tão importante para a cidade e que passa por transformações e restauros que valorizam o legado histórico, arquitetônico e cultural para as pessoas.”, destaca Lloyd.

As comemorações de aniversário do Parque Ibirapuera incluem ainda um vídeo com belas imagens do parque e anuncia algumas atrações culturais e esportivas previstas para a celebração. O conteúdo estará disponível nas redes sociais da Urbia e do Parque Ibirapuera ainda esta semana.

Ibirapuera 70 anos: confira a programação

Uma programação inesquecível, especial e diversa, com shows, feiras, atrações nacionais e internacionais e exposições, foi preparada pela Urbia para celebrar o aniversário do Parque Ibirapuera. A empresa planejou uma agenda de atividades culturais e esportivas, durante todos os meses do ano, para que os paulistanos e turistas possam participar dos festejos de um dos cartões-postais mais conhecidos da América Latina. As ações deverão ocorrer nos espaços emblemáticos do Ibirapuera como Oca, Auditório, Culturas Brasileiras, Planetário e Arena de Eventos.

“A proposta é oferecer entretenimento e lazer diversificado e de alta qualidade. A presença dos usuários prestigiando esses eventos é o grande presente para o Parque Ibirapuera, sendo o nosso trabalho diário valorizar e preservar o patrimônio histórico, cultural e ambiental”, afirma Samuel Lloyd, diretor comercial da Urbia.

Principais atrações 

A agenda de shows trará artistas nacionais e internacionais de grande sucesso como João Gomes e Emicida e o cantor irlandês, Niall Horan. As atrações prometem agradar aos diferentes públicos, com gêneros musicais que vão da música popular brasileira até o jazz, passando pelo hip hop

Um dos festivais confirmados é o Best of Blues, que este ano completa 11 anos, e é reconhecido pela alta qualidade de sua programação. Na esteira de apresentações de nomes de destaque no cenário musical do País e estrangeiro, o C6 Fest vem com uma agenda diversa e multigeracional. O FluiSP, o Turá e a Feira Preta complementam o calendário de eventos que vêm acompanhados de espaço gastronômico e ativações de marcas.

Nos meses de junho e julho, o público apreciará as festas culturais brasileiras com o Tão Ser Tão e o Arraial Estrelado. Os eventos acontecem na área externa do Auditório Ibirapuera e são dedicados às tradições culturais brasileiras e nossas raízes nordestinas. A programação junina inclui shows, atividades infantis, gastronomia e artesanato.

Para fechar o ano, o público, que não dispensa espetáculos musicais, terá a oportunidade de assistir ‘O Quebra Nozes’, obra tradicional de Tchaikovski, que integrará a programação do Natal do Parque Ibirapuera. Essa é a segunda vez que o espetáculo é apresentado no Auditório Ibirapuera, trazendo à vida a história mágica de Clara, uma menina que, na noite de Natal, é presenteada com um boneco quebra-nozes que a leva a um universo onde brinquedos ganham vida, dançam e lutam, transportando-a para os Reinos das Neves e dos Doces.

De acordo com a comunicação do Parque Ibirapuera, outros eventos ainda serão anunciados para compor a agenda.

Como a tecnologia pode ampliar a visibilidade dos atrativos turístico

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Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), realizada em Curitiba, trouxe tecnologias utilizadas em outros países para movimentar locais esquecidos por visitantes


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Para enfrentar os desafios do turismo desigual, onde algumas cidades têm pontos esquecidos e outras sofrem com o excesso de visitantes (fenômeno conhecido como overtourism, que representa o impacto negativo no setor), várias iniciativas estão surgindo. Muitas delas envolvem a tecnologia como mecanismo para dar maior visibilidade aos destinos turísticos de forma acessível e sustentável.

Assim, para discutir o assunto, a edição 2024 da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), que aconteceu em Curitiba, propôs uma imersão no tema e seu impacto nas cidades do Paraná.

“Uma ocasião importante para aprendermos com as boas práticas adotadas por grandes nações, que servem como referência nesse sentido”, destaca Josefina Gonzalez, presidente da Assespro-PR, entidade representante do setor de Tecnologia da Informação (TI) que esteve presente no evento.

Josefina Gonzalez, presidente da Assespro-PR - Foto: Divulgação
Josefina Gonzalez, presidente da Assespro-PR – Foto: Divulgação

Ela destaca, ainda, a importância da chamada “indústria sem chaminé”, enfatizando que somente em setembro do ano passado foram criados 24,4 mil novos empregos com carteira assinada dentro desse setor, conforme dados do Governo Federal.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, algumas nações se destacam por impulsionar o setor turístico de maneira inovadora. Um exemplo é a Espanha, que desenvolveu a metodologia chamada Destino Turístico Inteligente (DTI). Criado em 2012, esse modelo visa aumentar a visibilidade dos atrativos turísticos, utilizando tecnologias e recursos para promover o desenvolvimento em todas as suas dimensões: econômica, sociocultural e ambiental.

O DTI trabalha com nove eixos principais: governança, sustentabilidade, inovação, tecnologia, marketing, criatividade, mobilidade, segurança e acessibilidade. No Brasil, essa metodologia vem sendo adotada desde 2021, resultado de uma iniciativa conjunta entre o Ministério do Turismo e o Instituto Ciudades del Futuro.

“Para discutir sobre o modelo e sua implementação nas cidades, o evento contou com a presença de representantes de diversos países, incluindo Argentina, Paraguai, Peru, Panamá, Cuba e República Dominicana”, ressaltou Gonzalo Alfredo La Roza, diretor do Instituto. “O evento é, também, uma oportunidade para as empresas de tecnologia mostrarem seus serviços e soluções, destacando como podem contribuir para a otimização do setor”, acrescentou.

A FIDI aconteceu no Memorial de Curitiba, como parte das celebrações dos 331 anos da capital do Estado. Foram mais de 30 palestras ministradas por profissionais renomados, enriquecendo a experiência dos participantes.

Vagas na CVC Corp: veja oportunidades na área de Atendimento Internacional

Vagas na CVC Corp são para cargos de consultor e operador, sendo necessário atendimento bilíngue; conheça os detalhes


EDIÇÃO DO DT com agências

A CVC Corp anuncia a abertura de novas vagas para atuar no time de Operações da empresa, nos cargos de Consultor de Atendimento Corporativo e Operador. Para as duas posições é necessário atendimento bilíngue, já que os profissionais serão responsáveis por cuidar exclusivamente de tratativas de clientes em viagens a Orlando, nos Estados Unidos.

Para se candidatar, basta acessar a vaga desejada (links acima) e clicar em “candidatar-se”, botão localizado no canto superior direito da página. As vagas são para o time de Operações da CVC Corp, que fica baseado em Santo André-SP, no Grand Plaza, no Centro da cidade.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, para a vaga de Consultor de Atendimento Corporativo, os requisitos incluem experiência no setor de turismo, pacote office avançado, conhecimento em GDS e portais das companhias aéreas, inglês avançado, boa comunicação, entre outros. Entre as atribuições desse cargo, estão: orientação ao cliente no planejamento da viagem, atendimento personalizado, manter-se atualizado sobre as condições da viagem, os requisitos de entrada em Orlando e regulamentos de saúde e segurança, entre outras.

Já para o cargo de Operador I, os requisitos são bastante parecidos com os citados acima e as responsabilidades envolvem tratar as solicitações abertas dentro do prazo determinado, conferir os casos de remarcações e cancelamentos, incluir os serviços necessários, como bagagem, alimentação, etc, entre outras.

Além desas vagas, há outras disponíveis na página de carreiras da empresa, em áreas como Contabilidade, Marketing, Planejamento Comercial, Operações, Segurança da Informação, Finanças, etc. Além de remuneração compatível com a função, a CVC Corp oferece benefícios como seguro saúde, seguro de vida, vale refeição/alimentação, convênio farmácia, descontos em viagens incluindo dependentes, day off de aniversário, bem como licença maternidade e paternidade estendidas.

Evelyn Veloso é a nova Diretora Financeira do Grupo Cataratas

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Evenlyn Veloso é a primeira mulher a ocupar esse cargo no Grupo Cataratas 


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Nova diretora financeira do Grupo Cataratas, Evelyn Veloso é a primeira mulher a ocupar esse cargo e passa a integrar um time de executivos antes formado prioritariamente por homens. Bacharel em Contabilidade pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com MBA em Gestão de Negócios pela IBMEC, Evelyn chegou à empresa em 2020, em plena pandemia da COVID-19, quando todos os parques do Grupo ficaram fechados por meses e não havia receita.

O desafio inicial foi maximizar os controles e implantar uma cultura forte de gestão de custo voltada para o resultado, ainda que o cenário de demanda fosse retraído. Em poucos meses, já estava familiarizada com o time e o negócio que, segundo ela, “é envolvente e dinâmico ao mesmo tempo”.

Sobre sua promoção na principal empresa de turismo sustentável do país, Evelyn celebra: “É um privilégio poder representar todas as mulheres do grupo dentro da alta gestão. Nós temos um time incrível em todos os níveis. Certamente serei a primeira de muitas”.

Ao longo desses quase quatro anos, seu trabalho foi imbuído de propósito ligado ao core business da empresa, na qual a gestão de visitação de atrativos naturais anda de mãos dadas com o consumo consciente, inclusão e sustentabilidade. Sua principal missão no momento é dar continuidade ao excelente trabalho feito pelo diretor anterior, além de realizar uma gestão eficiente de custo na performance dos parques e que isso possa agregar ainda mais valor ao negócio.

Durante 12 anos, a executiva construiu sua carreira na Brasil Brokers, empresa de capital aberto, onde desenvolveu parte do seu crescimento profissional, ingressando como estagiária e saindo de lá como controller. Além disso, participou de conselhos fiscais de empresas de capital aberto.

GOL inaugura voo entre São José dos Campos (SP) e Galeão (RJ)

Uma recepção foi preparada pelo SJK Airport, em São José dos Campos, em parceria com a GOL, com apoio da Prefeitura Municipal e da Boeing, para mais autoridades e empresários, celebrando a chegada do Boeing 737 à cidade


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Entre esta quarta-feira (27), e o início da manhã desta quinta-feira (28), aconteceram os voos inaugurais comerciais da GOL que ligam o aeroporto de São José dos Campos (SJK) ao aeroporto internacional Tom Jobim, o RIOgaleão (GIG).

Nascidos de uma parceria entre a GOL, o SJK Airport, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e a fabricante norte-americana Boeing, dois eventos aconteceram na noite de ontem (27), nas duas pontas que, a partir de agora, estão a apenas 1 hora e 5 minutos de voo e distância uma da outra, com três voos semanais diretos em cada sentido: SJK-GIG e GIG-SJK.

O objetivo foi celebrar, tanto no Galeão quanto em São José dos Campos (SJK), a retomada de uma importante rota já operada entre janeiro de 2007 e maio de 2008 pela GOL e que agora retorna para contribuir com o fortalecimento do turismo e dos negócios no Vale do Paraíba (SP), na capital fluminense e em todo o Brasil.

Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão, foi o anfitrião no Rio de Janeiro. Autoridades de São José dos Campos, como o prefeito Anderson Farias e o CEO da Aeropart, concessionária do aeroporto SJK, Eduardo do Valle, assim como vice-governador do estado de São Paulo, Felicio Ramuth, estiveram no voo inaugural G3 2116, que deixou o RIOgaleão às 21h55, após o tradicional corte de faixa, e aterrissou em São José às 23h05. As autoridades estavam acompanhadas de Renata Fonseca, Chief Legal Officer (CLO) e diretora executiva de Relações Institucionais e Governamentais da GOL, e Alberto Fajerman, conselheiro da presidência da Companhia, além de outros executivos da empresa.

“Com muito orgulho nós inauguramos hoje o mais novo destino doméstico da GOL, São José dos Campos, um importante passo da Companhia em seu processo de expansão regional, ligando um dos mais pujantes municípios paulistas a um dos principais cartões postais do Brasil. É o resultado do esforço conjunto da GOL e do governo do estado de São Paulo para atender sob medida os Clientes que viajam a lazer, fomentando o turismo em ambas as pontas, e a trabalho, com comodidade e Segurança”, afirmou Renata Fonseca, Chief Legal Officer (CLO) e diretora executiva de Relações Institucionais e Governamentais da GOL.

Segundo levantamento, 20% dos passageiros brasileiros enfrentam problemas em voos

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Dados do escritório especializado em direito do consumidor revelam que atrasos de voos e extravios de bagagem também estão entre os maiores motivos de judicialização


EDIÇÃO DO DT com agências

Os problemas que muitos brasileiros enfrentam nos aeroportos nacionais e que se transformam em processos judiciais podem ser detalhados em números:40% deles são por causa de cancelamentos de voos, 25% por atrasos, 20% por extravio de bagagem, 10% por overbooking (venda de mais passagens do que a aeronave comporta) e 5% por impedimento de embarque.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, os dados se referem a 2022 e fazem parte de um levantamento realizado pela ICA Advocacia, escritório especializado em direito do consumidor que atua defendendo passageiros em processos judiciais contra companhias aéreas. A análise da empresa também mostra que dos 90 milhões de passageiros no ano passado em território nacional, 18 milhões foram prejudicados, ou seja, 20% dos viajantes registraram problemas.

“No escritório ICA, especializado nesse tipo de demanda do consumidor, por exemplo, o índice de procedência nos processos é de 89%. Isso é possível porque existe uma jurisprudência pacificada no STJ e nos tribunais sobre o reconhecimento da responsabilidade da companhia aérea e/ou agência de viagens, o que contribui para indenizações e possibilidade de acordos extrajudiciais, além de maior segurança jurídica das decisões em 1ª Instância e nos Juizados Especiais. Um processo bem instruído, com fatos expostos de forma clara e objetiva e ampla documentação probatória, é a chave para o consumidor conseguir não apenas um reembolso, mas também uma indenização por todos os danos sofridos em virtude da situação enfrentada por ele. Para que isso ocorra, é indispensável o papel do advogado para orientar, ingressar e conduzir o processo em juízo”, explica Igor Coelho, fundador do ICA.

Igor Coelho fundador da ICA advocacia - Foto: Divulgação
Igor Coelho fundador da ICA advocacia – Foto: Divulgação

O consumidor prejudicado deve reunir o máximo de provas possíveis para fortalecer seu manifesto de insatisfação. Em caso de atraso ou cancelamento de voo sem justo motivo, por exemplo, é muito importante solicitar à companhia aérea a Declaração de Contingência e, se possível, tirar uma foto do painel do aeroporto que demonstre a situação do voo em tempo real. Além disso, há cuidados a serem tomados prevendo a possibilidade de extravio de bagagem: o passageiro pode filmar sua mala aberta em casa com todos os itens já guardados, bem como pode registrá-la no momento de despacho no aeroporto, quando a mala recebe uma etiqueta e é encaminhada ao bagageiro do avião.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e as convenções internacionais competentes, o prazo prescricional para reivindicar em juízo os direitos decorrentes de voos nacionais é de cinco anos e, para voos internacionais, o período é de dois anos, contados a partir da data do problema. “Assim que o fato ocorrer, não deixe de consultar o advogado de sua confiança para saber como proceder com relação à companhia aérea e quais os direitos podem ser reivindicados naquele momento. Depois, com calma, é hora de reunir documentos pessoais e relacionados à viagem e procurar um advogado que irá verificar qual a documentação necessária para aquela situação em específico”, finaliza Igor Coelho.

Rio de Janeiro no Carnaval: turistas deixaram R$ 2,3 bilhões, na cidade, indica pesquisa

O Rio de Janeiro continua lindo e recebendo milhares de turistas, inclusive no Carnaval. Dado foi divulgado pela Fecomércio nesta quarta-feira (27) durante evento com a presença da secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Uma nota enviada ao DIÁRIO informa que os turistas nacionais e internacionais deixaram R$ 2,35 bilhões no Rio de Janeiro durante o Carnaval. O anúncio foi feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC-RJ) durante evento na capital fluminense e contou com a presença de autoridades como a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes.

Segundo o levantamento do IFEC-RJ, vinculado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), o valor considera despesas com itens a exemplo de hospedagem, restaurantes, entretenimento e da compra de produtos. A análise, que ouviu 1,4 mil turistas brasileiros e estrangeiros, também revelou que 91,8% dos entrevistados estiveram na cidade para lazer, férias ou atraídos pela folia de Momo.

O levantamento indicou que 41,9% dos visitantes consultados estiveram no Rio de Janeiro pela primeira vez, enquanto outros 58,1% já haviam visitado o estado anteriormente (6 vezes, em média). Outro achado da pesquisa é o fato de 33,1% dos ouvidos terem afirmado que foram ou pretendem conhecer outras cidades fluminenses, destacando localidades como Búzios, Arraial do Cabo, Angra dos Reis, Cabo Frio, Paraty, Petrópolis e Niterói.

A secretária Ana Carla Lopes avalia que os números reforçam a grande contribuição do estado ao desenvolvimento do turismo nacional. “Os dados comprovam que o Rio de Janeiro ocupa um lugar extremamente importante na promoção do nosso turismo, tanto internamente quanto externamente. Não é à toa que a cidade do Rio receberá, neste ano, reuniões do G20, o grupo das maiores economias mundiais, incrementando ainda mais a chegada de visitantes à sua capital e ao estado como um todo”, observa.

O estudo promovido pelo IFEC-RJ mostrou uma boa avaliação dos turistas nacionais e internacionais nos quesitos de acessibilidade e transporte; alojamento e acomodação; gastronomia; recreação e lazer e hospitalidade, com índices de aprovação que variam de 81,1% a 93,3%.

Carnaval
Secretária Ana Carla Lopes participou do anúncio de pesquisa do IFEC-RJ sobre turismo no Carnaval. Crédito: Divulgação MTur

A pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 19 de fevereiro deste ano nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e da Barra da Tijuca, além do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com entrevistas de visitantes brasileiros (exceto moradores do próprio estado do Rio de Janeiro) e estrangeiros. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

G20 – Além de participar da apresentação do estudo do IPEC-RJ, a secretária executiva do MTur deu sequência nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, à agenda de reuniões com vistas à organização de um dos encontros do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 na cidade. Ana Carla Lopes teve audiências, por exemplo, com o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e também visitou locais que podem receber o evento.

A reunião do GT de Turismo no Rio ocorrerá nos dias 30 de junho e 1° de julho. A pauta envolve avanços em relação ao desenvolvimento sustentável do setor, englobando as dimensões econômica, social e ambiental. Ao longo do ano, quando o Brasil exerce a presidência do G20, haverá mais de 100 audiências de grupos de trabalho e forças-tarefas, além da cúpula presidencial do grupo, que acontecerá em novembro, também na capital fluminense.

Livro ‘Rio de Janeiro: Pluralidade e Diversidade’ é lançado no Fairmont Copacabana

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O livro Rio de Janeiro – Pluralidade e Diversidade foi lançado na noite de terça-feira (27), no Fairmont Copacabana.

REDAÇÃO DO DIÁRIO


O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana continua sendo o palco de lançamentos de marcas, grifes, produtos e livros. Com o refinamento peculiar, inspirado na arquitetura e na hospitalidade francesa, já que é bandeira da rede Accor, o hotel foi o local escolhido pela Associação dos Embaixadores do Rio de Janeiro para o lançamento de mais um produto cultural.

Cerca de 200 convidados compareceram à noite de autógrafos da coletânea Rio de Janeiro: Pluralidade e Diversidade. O livro de crônicas foi organizado por Bayard do Coutto Boiteux, Matheus Oliveira e tem como co-autores Alana Morgana, Douglas Andrade, Hanna, Marcelo Daher, Patrick Sabatier, Regina Andrade, Sérgio da Costa e Silva, Sylvia Fallace, Vanuza Postigo e Jacqueline Chicralla (In Memoriam).

“Os textos que o leitor tem em mãos oferece, com evidente sensibilidade, não só um olhar social, político religioso ou psicológico, mas passeiam também por especificidades, como a democratização da cirurgia plástica, ou o posicionamento da pluralidade por meio de projetos culturais, como o “Música no Museu” que, com suas diversidades, oferecem inéditas oportunidades de inclusão social”, escreve a jornalista Manoela Ferrari na apresentação do livro.

O evento recebeu em torno de 200 pessoas e as vendas, segundo os organizadores, chegaram a 150 exemplares.

Um vídeo apresentou os co-autores e homenageou Jaqueline Chicralia, que morreu no ano passado. Seu texto, Carta Aberta ao Turista que vem para o Rio, integra o livro (in memoriam).

Entre os co-autores presentes  estavam Marcelo Daher, Sylvia FAILLACE, Sérgio Costa e Silva, Vanuza Postigo, a cantora Hanna, Douglas Andrade e Manoela Ferrari .

Confira as fotos dos presentes:

Apoio cultural

O livro conta com o apoio da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rj ,do hotel Le Canton, do portal Consultoria em Turismo, do Fairmont Copacabana e pode ter ser adquirido no site da Editora CRV através do link

 

Marriott Int no Brasil anuncia nova Diretora de Área

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Com planos de expansão no mercado brasileiro, a Marriott Int acaba de anunciar Vanessa Martins


EDIÇÃO DO DT com agências

Martins como nova Diretora de Área da companhia no país. Há quase 25 anos trabalhando na empresa, Vanessa tem a missão de comandar a expansão da marca, que neste ano inaugura o W Hotel São Paulo. Em um futuro próximo a companhia ainda tem planos para abrir mais cinco hotéis: The Westin São Paulo, W Gramado Hotel, Autograph Collection, JW Marriott e Ritz-Carlton Reserve no MARAEY, no Rio de Janeiro.

“Estou muito animada com essa nova estrutura e com o foco que a Marriott Int está dedicando ao Brasil. A ideia é continuar crescendo”, conta a nova Diretora de Área do país. Vanessa Martins trabalhou desde muito jovem em restaurantes – e isso a levou a trabalhar nos hotéis e parques do Walt Disney World, na Flórida, de 1998 a 2000. Ingressou na Marriott em 2000 ao juntar-se ao time de abertura dos hotéis Marriott & Renaissance Costa do Sauípe Resorts. Passou por várias áreas de alimentos e bebidas até tornar-se Gerente de A&B. Em julho de 2007, mudou-se para o Panamá para assumir a posição de Diretora de A&B no Panama Marriott Hotel.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o retorno ao Brasil aconteceu em janeiro de 2010, no Renaissance São Paulo Hotel, primeiro como Gerente de A&B e em 2011 como Diretora de Quartos. Em maio de 2012 tornou-se Diretora de Operações, cargo que ocupou até dezembro de 2015. Em 2016, durante a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Vanessa foi a Gerente Geral responsável pela abertura dos hotéis Courtyard e Residence Inn by Marriott, que recebeu toda a imprensa internacional durante o evento.

O retorno ao Renaissance São Paulo Hotel aconteceu em julho de 2017, como Hotel Manager e, posteriormente em 2020, como Gerente Geral. Em 2024, Vanessa assume a posição de Diretora de Área Brasil e continua a frente do Renaissance São Paulo Hotel. Vanessa cursou Turismo na Universidade Anhembi Morumbi, Liderança Feminina (2017) e Gerenciamento Financeiro (2022) na Cornell University.