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Turismo na Coréia do Sul combina ancestralidade, cultura pop e inovação

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Lawrence Reinisch, da Korea Tourism Organization, afirma que viagem ao destino conecta passado, presente e futuro

POR Zaqueu Rodrigues (Colaboração para o DIÁRIO)


“Depois que eu comecei a assistir Dorama, fiquei fascinada pela cultura vibrante da Coréia do Sul. Já coloquei o país na minha lista de destinos internacionais que pretendo conhecer”. Essas palavras são da jovem modelo paulistana Regiane Oliveira, que começou a se encantar pelo destino asiático por meio das novelas coreanas, conhecidas aqui pelo nome Dorama.

A produção artística sul coreana, por meio do audiovisual e de grupos musicais K-pop, colocou o destino no cotidiano dos brasileiros, principalmente das novas gerações. Nas duas últimas décadas, a Coréia do Sul vem revelando ao Ocidente o seu potencial turístico, que combina história, paisagens, gastronomia, cultura e inovação.

Lawrence Reinisch, Local Marketing & Partnerships Advisor Korea Tourism Organization, Brazil PR & Trade Relations Office, afirma ao DIÁRIO que “o continente vem ganhando visibilidade e despertando cada vez mais e de forma sustentável o interesse do visitante brasileiro”.

De acordo com a Korea Tourism Organization, 25 mil brasileiros visitaram o país em 2023. O perfil, aponta Lawrence, inclui “a geração Z, que é significativamente impactada pela cultura pop coreana, o K-pop; os viajantes acima dos 50, com experiência de viagem, bagagem cultural, sofisticados e exigentes; e, por fim, os viajantes de negócios e eventos.

O contraste entre ancestralidade e inovação fascina os turistas, que encontram experiências diversificadas. “As cidades que elegemos primordiais na elaboração de roteiros para o mercado brasileiro são três: Seoul, Busan e Jeju. Entre esses três destaques há um número muito grande de destinos interessantíssimos, seja pela história, pela cultura, pela natureza ou esportes e atividades ao ar livre”.

Seoul capital

A moderna Seoul, capital e centro empresarial, é o hub aéreo do país e inspira uma viagem pela história por meio de monumentos arquitetônicos, museus e palácios; Busan, maior cidade de praias, destaca-se como um grande hub de congressos e eventos; e a belíssima Jeju é uma ilha que conserva importantes monumentos naturais e humanos.

Lawrence explica que o brasileiro está descobrindo a Coréia do Sul. As viagens têm focado em “Seoul, como ‘porta de entrada’, e Busan, como o ‘litoral coreano’, até porque os brasileiros gostam de combinar praias em viagens à lazer. E por falar em lazer, as opções são infinitas por todo o país, desde os temas históricos e, claro, tudo o que se refira aos Doramas, K-pop e o Hallyu – a surpreendente cultura coreana contemporânea”.

Coreia
Lawrence explica que o brasileiro está descobrindo a Coréia do Sul. As viagens têm focado em “Seoul, como ‘porta de entrada’, e Busan, como o ‘litoral coreano’ (Crédito: arquivo DT)

“A milenar cultura da península coreana vem se mostrando agradável ao olhar estrangeiro particularmente pela ‘Onda Coreana’ Hallyu, fenômeno cultural e momento em que o país começa a exportar de forma massiva sua indústria cultural e de K-pop através da música, cinema, moda, beleza, dramas. A partir da arte o turismo coreano tem sido muito buscado; a língua coreana é uma das que mais crescem no mundo”, diz Lawrence.

A distância entre o Brasil e Coréia do Sul, que ainda representa um desafio, vem sendo suprida pela diversidade e riqueza das experiências no país e pelo aumento de voos via África, Oriente Médio e Ásia Menor. Lawrence diz que a expansão da malha aérea colocou o preço dos bilhetes no mesmo patamar, muitas vezes, dos bilhetes para a Europa.

“A experiência nos mostra que os brasileiros não se importam em viajar longas distâncias para conhecer destinos interessantes. E a Coréia do Sul é mais do que interessante, é um país completo, oferecendo tudo o que o viajante moderno procura: sofisticação, cultura, história, bem-estar, compras, serviços de classe mundial, alta gastronomia, conectividade, acessibilidade…”.

Em comemoração ao segundo ano de 2023-2024 VISIT KOREA YEAR, a Organização de Turismo da Coreia abrirá uma exposição pop-up de grande escala, “Korea Express Road” no Seoul HiKR Ground. A Korea Express Road vai de 2 de abril a 12 de maio (divulgação)

Quatro Estações

O país apresenta grandes diferenças climáticas ao longo do ano, conta Lawrence. “A Coréia do Sul tem as quatro estações ‘ainda’ muito bem definidas. A primavera e outono oferecem belas oportunidades de observação da natureza; o inverno é rigoroso, mas com paisagens também impactantes e ideais para quem gosta de esportes de inverno; e o verão… é quase como se você estivesse no Brasil, é muito vivo, informal, com todos aproveitando as férias ao máximo”.

O especialista da Korea Tourism Organization analisa que o desafio de ser um destino pouco conhecido torna-se uma oportunidade para apresentar uma imagem do país mais colada à realidade atual, sem fotos antigas e estereótipos.

Corea
Mercado em Seul (Crédito: pixabay)

“O desenvolvimento da Coréia do Sul nos últimos 50 anos é um dos cinco maiores sucess cases mundiais de crescimento econômico e desenvolvimento social, o que torna a viagem uma descoberta simultânea de história, natureza, humanidades e tecnologia. Um imenso quadro que coloca o passado, o presente e o futuro na mesma viagem”, sublinha.


Serviço:
Korea Tourism Organization
https://visitkorea.or.kr/
RP e Trade Marketing no Brasil:
Capital Marketing Comunicação e Propaganda
Email: koreatourism@capitalmarketing.com.br
Telefone: 11-3159-2771

Veja como vai ser a taxa ambiental para turistas em Guarujá (SP)

Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá, litoral de São Paulo, cita os exemplos de Paraty (RJ) e Ubatuba (SP) para justificar a implementação da nova medida


REDAÇÃO DO DIÁRIO

A Prefeitura de Guarujá começará a cobrar uma taxa de preservação ambiental para os turistas da região a partir de 2025. A ideia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) é minimizar os impactos causados por visitantes da cidade.

Conforme exposto em matéria do portal Terra, assim que for implementada, a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) deverá ser paga por dia que o turista permanecer na cidade. Segundo a Prefeitura do Guarujá, em comunicado enviado ao mesmo portal, ainda existem algumas etapas para que a medida entre em vigor.

A demora, de acordo com a Semam, é em razão de uma série de ajustes que tiveram que ser feitos na proposta desde a última audiência pública sobre o assunto, realizada no final de 2023. A adaptação visa incorporar sugestões dos moradores.

“A previsão é de envio do projeto de lei à Câmara Municipal até o próximo mês de maio”, informa a Prefeitura. Depois de encaminhado, o próximo passo é implementar o projeto, o que deve demorar um pouco mais que o previsto em razão de um princípio tributário.

“Uma vez aprovada, a iniciativa só poderá ser implementada a partir de 2025, devido ao princípio da anualidade do Direito Tributário, que prevê que todos os tributos criados sejam lançados apenas no exercício financeiro seguinte”, explica a gestão municipal.

Entenda como funcionará a taxa em Guarujá

Segundo matéria do Terra, detalhes sobre as taxas foram esclarecidos na última audiência pública. De acordo com a Prefeitura, o Projeto prevê a cobrança aos donos de veículos que venham de fora da Região Metropolitana da Baixada Santista e que pretendam permanecer por mais de 3 horas no local.

A gestão garantiu que os valores variam a depender do porte do veículo. A margem estipulada varia de R$ 4,26 a R$ 119,28. A gestão fez questão de ressaltar que a taxa é apenas para visitantes e não inclui os moradores de Guarujá e da Baixada, nem mesmo carros de serviço, como ambulâncias, viaturas e transportes públicos.

“A Semam reitera que a TPA tem o objetivo de mitigar os impactos gerados pelo grande número de visitantes, como já acontece em destinos turísticos como Paraty (RJ) e Ubatuba (SP)”, destaca nota.

Leia também:

Mudanças nas entradas do Guarujá: secretário revela planos

Disney Cruise Line revela Disney Destiny: Heróis e Vilões

A Disney Cruise Line apresentou na semana passada os primeiros detalhes de seu próximo navio, o Disney Destiny, durante uma cerimônia especial no estaleiro Meyer Werft, em Papenburg, Alemanha.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Com o tema “Heróis e Vilões”, o Disney Destiny promete uma experiência única aos hóspedes, baseada nas adoradas histórias, personagens e atrações da Disney.

Inspiradas pela dualidade presente nas histórias da Disney, as equipes da Disney Cruise Line e Walt Disney Imagineering estão desenvolvendo o Disney Destiny para oferecer aos passageiros a oportunidade de vivenciarem aventuras incríveis. Durante a viagem, os hóspedes serão imersos em experiências que os colocarão frente a frente com heróis e vilões, incluindo personagens de filmes clássicos como “O Rei Leão”, “Hércules” e “101 Dálmatas”, em uma variedade de espaços e atividades a bordo.

Cerimônia de Colocação da Quilha Disney Destiny (Foto: Divulgação)

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a Disney revelou uma nova arte decorativa para a proa do Disney Destiny, mantendo a tradição de design da Disney Cruise Line. A ilustração apresenta Minnie Mouse em uma pose corajosa, vestida com traje heroico, sua capa esvoaçando ao vento do mar, enquanto ela lidera os hóspedes em direção aos destinos de férias.

“O Disney Destiny celebrará nossas histórias e personagens mais lendários, trazendo-os à vida de maneiras novas e emocionantes exclusivamente para os hóspedes da Disney Cruise Line”, afirmou Sharon Siskie, vice-presidente sênior e gerente geral da Disney Cruise Line. “À medida que continuamos a expandir nossa frota, o Disney Destiny fortalecerá ainda mais nossa posição como líder em cruzeiros familiares, oferecendo ainda mais maneiras para as famílias experimentarem a magia da Disney e o serviço em alto-mar reconhecido mundialmente”.

Entrega

O Disney Destiny está previsto para ser entregue em 2025, como parte da expansão da frota da Disney Cruise Line ao longo de vários anos, que inclui o Disney Wish, o Disney Treasure, o Disney Adventure, com base em Singapura, e o novo destino insular nas Bahamas, Disney Lookout Cay, em Lighthouse Point.

Pesquisa revela que 91,8% dos turistas vão ao RJ a lazer

RJ: impacto na economia do estado com turismo é de R$ 2,35 bilhões


EDIÇÃO DO DT com agências

Sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 1.400 turistas estrangeiros e brasileiros, entre os dias 05 e 19 de fevereiro, mostra que 91,8% visitam o Rio a lazer, férias e carnaval. A maior festa popular do país é responsável por 30,2% desse total.

De acordo com a pesquisa, 58,1% dos entrevistados visitaram o Rio de Janeiro anteriormente, contra 49,1% que estiveram na cidade pela primeira vez. Dos turistas que já visitaram o Rio antes, 27,7% disseram que estiveram na cidade mais de dez vezes.

Movimentação financeira

A pesquisa do IFec RJ mostra que o impacto direto na economia do estado do Rio com gastos como hospedagens, restaurantes, entretenimento e compras de produtos é de R$ 2,35 bilhões.

A movimentação financeira de turistas brasileiros e estrangeiros nos setores relacionados ao turismo é de R$ 6 bilhões.

Na pesquisa, 12,4% dos turistas disseram que o Rio é um destino barato ou muito barato. Já 40,3% consideraram caro ou muito caro. 47,4% não acham nem caro nem barato.

Argentinos e paulistas

A pesquisa ouviu 791 turistas estrangeiros e 609 brasileiros na orla de Copacabana a Barra da Tijuca e nos quatro dias de desfile na Marquês de Sapucaí. Segundo a sondagem, os argentinos são maioria (16,3%) entre os estrangeiros, seguidos dos norte-americanos (13,1%) e dos chilenos (12,5%).

Dos 56,5% de turistas estrangeiros ouvidos, 55,5% são das Américas. A Europa, com 38,8%, é a segunda. Os franceses (7,5%), os ingleses (7,2%) e os portugueses (4,3%) são os que mais procuram o Rio no período de carnaval.

Dos 43,5% dos turistas brasileiros entrevistados, o Rio de Janeiro é mais visitado por paulistas (25,3%), seguidos dos mineiros (20%) e gaúchos (13,3%).

Atrações turísticas

Perguntados sobre três pontos turísticos que visitaram ou pretendiam visitar, o Cristo Redentor foi o mais citado (62,6%), seguido do Pão de Açúcar (48%) e praias (18,6%).

O Sambódromo da Marquês de Sapucaí foi citado por 14,9% dos entrevistados, enquanto o Maracanã por 9,4%.

Foto: Divulgação

Serviços

Os turistas também avaliaram a experiência em relação aos serviços prestados no Rio. 81,7% disseram que ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com a diversidade, disponibilidade e qualidade do comércio.

Sobre a qualidade dos serviços nos alojamentos e acomodações, 85,5% ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos.

A gastronomia também agradou a 84,4% dos entrevistados, enquanto a hospitalidade foi satisfatória para 87,4%.

A sinalização, disponibilidade e qualidade das informações turísticas satisfez 76,9%. 88,5% dos entrevistados ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com as ofertas culturais, como pontos históricos, museus, espetáculos e tradições.

Já 81% afirmaram ter ficado satisfeitos ou muito satisfeitos com a acessibilidade e o transporte. A limpeza, o clima e a beleza do ambiente natural agradou a 78,3% dos entrevistados.

Hospedagens e hotéis sustentáveis

46,6% dos turistas informaram que se hospedaram em hotéis, enquanto 31,9% pernoitaram em imóvel/quarto alugado via plataformas digitais (Airbnb e outros). A média de permanência dos turistas no estado é de oito dias.

De acordo com a pesquisa, 74,4% dos entrevistados pelo IFec RJ acham importante ter opções de hotéis sustentáveis, que levam em consideração impactos sociais, ambientais e econômicos. 64,5% estariam dispostos a pagar mais caro por esse tipo de acomodação.

20% dos entrevistados demonstraram estar engajados na questão do meio ambiente quando perguntados se buscaram alguma opção de hotel sustentável durante o planejamento da viagem, independentemente de terem encontrado ou não.

88,9% dos turistas estrangeiros e nacionais disseram que têm o hábito de consumir produtos típicos vindos de fornecedores locais.

Outras cidades

Durante a estadia, 35,5% dos turistas afirmaram que receberam indicações para visitar outras cidades, além do Rio. 64,5% disseram não ter recebido qualquer indicação.

Segundo a pesquisa, 33,1% dos entrevistados disseram que visitaram ou pretendiam visitar outras cidades, além do Rio. Desses 33,1%, Búzios é a preferida de 46,1%, seguida Arraial do Cabo (35,3%), Angra dos Reis (30%), Cabo Frio (19,8%) e Paraty (16,8%). 43,5% responderam que visitaram ou pretendiam visitar mais de uma cidade.

Segurança

A pesquisa também quis saber dos turistas sobre a expectativa em relação à segurança pública no estado antes de viajar. Em uma escala de 1 a 5, em que 1 é nada seguro e 5 muito seguro, 42,6% tinham expectativa muito negativa.

Ao avaliar a experiência no Rio, 59,3% dos entrevistados disseram que estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com a segurança pública. Já 16,9% ficaram insatisfeitos ou muito insatisfeitos.

Academia Brasileira de Eventos e Turismo elege nova Diretoria

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Academia Brasileira de eventos e Turismo divulgou como está a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal 


EDIÇÃO DO DT com agências

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo anunciou a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal na gestão para o biênio 2024/2026. Sergio Junqueira Arantes (Grupo Conecta) segue na presidência ao lado do VP Romano Pansera (RP Works) e de Elza Tsumori (Câmara Brasileira da Indústria de Eventos), como diretora financeira. Na diretoria da Academia, seguem Anita Pires, Anya Ribeiro (Câmara Setorial de Turismo e Eventos – CE), Ibrahim Tahtouh (IT Mice) e Juan Pablo de Vera (DIEX Midia); enquanto Roosevelt Hamam, Chieko Aoki (Blue Tree), Virgilio de Carvalho (CNTur/FBHA), Guillermo Alcorta (Grupo Panrotas) e Roland de Bonadona (Bonadona Hospitality Consulting) ocupam as cadeiras do Conselho Fiscal.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo tem como objetivo trazer ações e atividades para a implementação do setor de eventos e turismo a nível nacional e internacional, promovendo discussões, ideias inovadoras, produtos e serviços que correspondem aos desafios do setor. Em fevereiro, comemorou 18 anos com contribuições importantes para o setor e compartilhando experiências e conhecimentos por meio de profissionais reconhecidos e qualificados, formados por diferentes setores dessa indústria.

“Fiquei muito honrado com esta eleição, que me traz a oportunidade de levar à frente a história e obra dos 40 acadêmicos que representam um incrível legado do setor de eventos e turismo no Brasil. Ao lado desses reconhecidos homens e mulheres e, sob a liderança do presidente Sergio, em todas as realizações propostas tenho como missão trabalhar com afinco e contribuir com toda a minha expertise para engrandecer ainda mais nossa Academia”, afirma Romano Pansera, Vice-Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Durante a gestão 2020/2024, período da pandemia, a Academia teve a oportunidade de realizar 17 lives com palestras de Acadêmicos e lançar a Revista Academia, sob direção da Marisa Canton, editada trimestralmente, que contou com a contribuição de 35 Acadêmicos, em suas doze edições, com uma audiência média de 5 mil e pico de 14 mil visitas.

Um dos principais esforços dessa Diretoria foi a criação e desenvolvimento do LAB Academia e parceria com a Amptur, FNCS, Institutos Federais e Observatórios de Turismo, abrangendo todos os Estados brasileiros e mais de 20 professores cadastrados. Em 2021 e 2023, em parceria com a ABEOC, dois grandes Seminários foram realizados, ambos em Fortaleza, com dezenas de palestras e grande repercussão.

Nesse período houve eleição e posse para preenchimento das Cadeiras 12, 13, 15 e 30, vagas pelo falecimento dos Acadêmicos Eduardo Sanovicz, Paulo Gaudenzi, Eraldo Alves da Cruz e Sergio Pasqualin. Os Acadêmicos Juan Pablo De Vera, Anya Ribeiro, Fernando Elimelek e Marcio Favilla foram eleitos para substituírem tais posições. Em homenagem aos Acadêmicos Eduardo Sanovicz e João De Simoni, a Academia promoveu dois Memoriais, enquanto Marta Rossi foi homenageada pelo Mérito Acadêmico, em cerimônia na Câmara Municipal de Gramado.

“A diretoria que assumiu a Academia, no dia em que a Pandemia foi decretada, optou por assumir mais uma gestão para completar os vários projetos gerados nas duas primeiras gestões e desenvolver outros nos próximos dois anos”, comenta Sergio Junqueira Arantes, Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

“O valor da nossa Academia é notado no mercado pela quantidade de atividades que conseguimos realizar através da cooperação voluntária dos Acadêmicos, diversos apoiadores e mantenedores. E, nesta gestão, daremos continuidade”, finaliza Elza Tsumori, Acadêmica e Diretora Financeira da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Mais informações: https://academiaeventosturismo.org.br

United Airlines lança ferramenta para passageiros cadeirantes

A United Airlines lançou uma nova ferramenta digital em seu aplicativo e site para ajudar passageiros que usam cadeira de rodas a encontrar voos que possam acomodar melhor suas dimensões específicas de equipamento.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Além disso, a companhia aérea anunciou que passageiros elegíveis podem solicitar um reembolso da diferença de tarifa se precisarem pagar mais por um voo que possa acomodar sua cadeira de rodas.

No ano passado, a United e a United Express transportaram mais de 200 mil cadeiras de rodas despachadas, destacando seu compromisso com a acessibilidade.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a empresa colaborou com o Conselho Consultivo de Viagens Acessíveis, a United Spinal Association e a Numotion para desenvolver as novas iniciativas, visando melhorar a experiência de viagem para usuários de cadeira de rodas.

“A United Spinal Association aprecia este forte primeiro passo para melhorar a experiência de viagem aérea para usuários de cadeira de rodas”, disse Vincenzo Piscopo, CEO e presidente da United Spinal Association. “Estamos ansiosos para continuar nossa colaboração com a United Airlines para garantir que todos os usuários de cadeira de rodas possam reservar um voo para sua próxima viagem, reunião de negócios ou visita a familiares ou amigos no voo que escolherem, confiando que chegarão em segurança e com seu equipamento intacto.”, conclui.

Mike Swinford, CEO da Numotion destaca “A nova ferramenta da United é um desenvolvimento fantástico para cadeirantes. Ao simplificar o processo de seleção de voos e garantir a compatibilidade com dispositivos de mobilidade específicos, os viajantes podem se concentrar em aproveitar suas viagens. Estamos orgulhosos da parceria com a United para tornar as viagens aéreas mais acessíveis e sem estresse.”

A ferramenta de dimensionamento de cadeira de rodas está disponível no aplicativo da United e no united.com, permitindo aos passageiros cadeirantes inserir as dimensões específicas de seu dispositivo de mobilidade para encontrar voos que acomodem suas necessidades.

Acrescido a isso, a United está testando um novo programa no Aeroporto Intercontinental George Bush, em Houston, para acomodar melhor os passageiros no caso de sua cadeira de rodas ser danificada ou ter algum atraso durante a viagem. O programa piloto se concentra no período entre a chegada de um passageiro e quando a United devolve a cadeira de rodas ou fornece uma cadeira de rodas apropriada se a original estiver danificada.

“A United fez várias mudanças de produtos e políticas recentemente para melhorar a experiência de pessoas com deficiência”, destacou a companhia. Algumas dessas mudanças incluem tecnologia móvel para agentes de rampa, adição de Braille no interior das aeronaves, redesenho do aplicativo da United para facilitar o uso para pessoas com deficiência visual, entre outras.

A United recebeu reconhecimento por seu compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência e foi reconhecida como o Melhor Local para Trabalhar para a Inclusão de Pessoas com Deficiência pelo oitavo ano consecutivo.

TAP Air Portugal celebra 25 anos de voos entre Natal e Europa

Em 2023, a TAP registrou um aumento significativo no número de passageiros entre Portugal e Natal, alcançando um crescimento superior a 25%.

A TAP Air Portugal comemorou  dia 29 de março, os 25 anos de ligação com Natal. A companhia aérea opera diariamente para a capital do Rio Grande do Norte com o A321-200 LR e registrou um crescimento de mais de 25% no número de passageiros transportados em 2023.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a TAP, em parceria com a Emprotur e Zurich Airport Brasil, realizou uma recepção especial aos passageiros, com distribuição de castanhas e batismo da aeronave.

Carlos Antunes, Diretor da TAP para as Américas, destacou a importância da rota Natal-Lisboa, que se mostrou muito bem-sucedida ao longo dos anos, apoiando o desenvolvimento turístico, econômico e social do Estado. A rota hoje é a principal ligação entre o Rio Grande do Norte e a Europa.

A secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela, celebrou a conexão de Natal à Europa, ressaltando que Portugal representa um importante mercado turístico para o Estado.

Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, expressou satisfação em celebrar o marco importante com a TAP, destacando que a parceria irá crescer ainda mais, contribuindo para o desenvolvimento turístico do estado.

A TAP investe fortemente no mercado brasileiro, oferecendo mais de 80 voos semanais com saídas de 11 capitais. Em 2024, a companhia anunciou o reforço de voos, atingindo um novo recorde de 96 voos por semana, reafirmando-se como a mais importante Companhia Aérea internacional a ligar o Brasil à Europa.

 

Isenção ou não? Tudo sobre a decisão do visto para turistas americanos

Cobrança do visto para turistas americanos, australianos, canadenses e japoneses seria retomada no dia 10 de abril, mas governo promete prorrogar o prazo até 2025


REDAÇÃO DO DT

O governo federal quer adiar para abril de 2025 o início da vigência do decreto que exige o visto para turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão que visitarão o Brasil. 

A cobrança passaria a vigorar no próximo dia 10 de abril. No entanto, o vice-líder do governo na Câmara, o deputado Alencar Santana (PT-SP), prometeu adiar a cobrança para o próximo ano. 

Os deputados votariam um projeto para derrubar o decreto, entretanto um acordo foi feito com a base do governo e o item foi retirado de pauta. Todavia, caso o Planalto não cumpra o acordo, o texto pode ser pautado novamente no dia 9 de abril. 

A isenção de visto brasileiro para turistas americanos, australianos, canadenses e japoneses começou a vigorar no ano de 2019, com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas estrangeiros em solo brasileiro. 

Em janeiro deste ano, o ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou a criação de um aplicativo para que os turistas dos países citados anteriormente possam requisitar o visto brasileiro de forma eletrônica. A medida seria uma alternativa para amenizar a volta da cobrança do visto. 

De acordo com o ministro, o aplicativo apresentou problemas de estabilidade no começo do ano e por isso o governo adiou para 10 de abril a cobrança e o lançamento da ferramenta.  

Desse modo, com um novo adiamento praticamente certo, o lançamento do app deve ser novamente adiado. 

Leia também: Ainda dá tempo: como brasileiros podem tirar o visto para ir à Copa América?

Livro ‘Poder S/A’ satiriza o dia a dia corporativo

Com humor irreverente, o criador do canal Crime e Mistério S/A relembra dias como executivo de marketing em livro com histórias baseadas em fatos reais sobre as desventuras do trabalho

EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias


Abrindo o backstage do cotidiano corporativo, Beto Ribeiro revela a rede de eterna tensão e incerteza que existe dentro de grandes empresas no livro Poder S/A. Publicada em nova edição pela Matrix Editora, a obra conduz o leitor por contos cheios de ironia e humor ácido, que fazem rir e ao mesmo tempo refletir sobre as relações de poder no mundo empresarial.

Ao longo das 20 histórias, ambientadas em um luxuoso edifício da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, o autor se utiliza dos anos de experiência como executivo de alto escalão para satirizar a falsa política de boa vizinhança que determina a cultura de muitas organizações. Ex-gerente de marketing de grandes companhias, Ribeiro hoje é conhecido pelo canal no YouTube Crime e Mistério S/A, que conta com mais de 1 milhão de inscritos.

Apesar de nomes fictícios para todos os personagens, os textos são baseados em fatos reais e não poupam nenhum escalão. Beto desmascara os podres e pequenos poderes tanto de presidentes quanto de estagiários em tempos que as redes sociais não existiam.

“Há inúmeros relatos de pessoas que garantem sentir uma energia diferente na passagem do décimo segundo andar para o décimo quarto, onde ficaria o décimo terceiro andar. Os mais sensíveis dizem que ouvem vozes gritando “PERDÃO”. Mas há fortes indícios de que as palavras ouvidas em eco são: “FEED…BA…CK” ou “TER….CEI…..R…I….Z….…A…..ÇÃO”. Não há um consenso” (Poder S/A, p. 159)

Contando com pequenos contos como “Entre a mãe e a firma”, “O que será o amanhã? Responda quem puder” e “Os BBBs do trabalho”, o estilo das críticas é inspirado em “O Diabo Veste Prada” e os toques de humor são à la “The Office”. O resultado é uma leitura descontraída, que revela os bastidores de grandes corporações e leva risada em contraposição às frustrações do dia a dia de trabalho.

Beto Ribeiro aproveita seus anos de experiência para fazer o leitor se identificar com as aventuras do cotidiano em grandes empresas, sejam elas entediantes ou cheias de reviravoltas. A moda, a tecnologia e as pessoas podem ter mudado, mas a rede de eterna competição pela melhor promoção, salário e bônus anual continuam as mesmas. Poder S/A não é uma bíblia para quem pretende se dar bem no mundo corporativo e, sim, um guia de sobrevivência.


Ficha técnica

Título: Poder S/A
Autor: Beto Ribeiro
ISBN: 9786556164304
Páginas: 248
Preço: R$ 62,00
Onde encontrar: MatrixAmazon

Livro
Beto Ribeiro

Sobre o autor: Beto Ribeiro trabalhou como gerente de marketing de várias marcas importantes no país. Depois de se libertar dos crachás, Beto produziu, roteirizou e dirigiu dezenas de séries de TV e agora segue à frente do canal Crime e Mistério S/A, no YouTube.

Redes Sociais: Instagram | Youtube | LinkedIn


Sobre a Matrix Editora

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 1.000 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e, também, são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.

Gol teve prejuízo de R$1,1 bi no 4º tri

A companhia aérea Gol, em recuperação judicial nos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira prejuízo líquido de 1,1 bilhão de reais no quarto trimestre do ano passado, revertendo resultado positivo de 231 milhões obtido no mesmo período de 2022.

Reuters

A companhia apurou um resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) recorrente de 1,62 bilhão de reais no período, alta de 38,3%.

O resultado foi apoiado em parte em redução de 23% no custo com combustível de aviação, aumento de 9,2% no indicador de preços de passagens yield, para 52,61 centavos de real, e uma taxa de câmbio mais favorável.

A empresa encerrou o trimestre passado com crescimento de 6,7% na receita líquida, que chegou a 5,04 bilhões de reais.
A relação dívida líquida sobre Ebitda ajustado foi de 3,7 vezes no final do ano passado, “uma redução de 0,3 vez” ante o fim do terceiro trimestre.

A Gol terminou o ano passado com 782,5 milhões de reais em caixa, expansão de 32% sobre 2022. A dívida bruta total registrada no quarto trimestre foi de 20 bilhões de reais, 13,7% menos que no mesmo período de 2022.

No final de dezembro, a frota total da Gol era de 141 aeronaves Boeing 737, uma redução de cinco aviões ante o fim de 2022. Do total da frota, 91 aviões eram do modelo NG, 44 MAXs e seis eram cargueiros.

A empresa tinha no fim de 2023 101 pedidos firmes para aquisição de aeronaves Boeing 737-MAX, sendo 64 do modelo 737-MAX 8 e 37 unidades do 737-MAX 10.