Lawrence Reinisch, da Korea Tourism Organization, afirma que viagem ao destino conecta passado, presente e futuro
POR Zaqueu Rodrigues (Colaboração para o DIÁRIO)
“Depois que eu comecei a assistir Dorama, fiquei fascinada pela cultura vibrante da Coréia do Sul. Já coloquei o país na minha lista de destinos internacionais que pretendo conhecer”. Essas palavras são da jovem modelo paulistana Regiane Oliveira, que começou a se encantar pelo destino asiático por meio das novelas coreanas, conhecidas aqui pelo nome Dorama.
A produção artística sul coreana, por meio do audiovisual e de grupos musicais K-pop, colocou o destino no cotidiano dos brasileiros, principalmente das novas gerações. Nas duas últimas décadas, a Coréia do Sul vem revelando ao Ocidente o seu potencial turístico, que combina história, paisagens, gastronomia, cultura e inovação.
Lawrence Reinisch, Local Marketing & Partnerships Advisor Korea Tourism Organization, Brazil PR & Trade Relations Office, afirma ao DIÁRIO que “o continente vem ganhando visibilidade e despertando cada vez mais e de forma sustentável o interesse do visitante brasileiro”.
De acordo com a Korea Tourism Organization, 25 mil brasileiros visitaram o país em 2023. O perfil, aponta Lawrence, inclui “a geração Z, que é significativamente impactada pela cultura pop coreana, o K-pop; os viajantes acima dos 50, com experiência de viagem, bagagem cultural, sofisticados e exigentes; e, por fim, os viajantes de negócios e eventos.
O contraste entre ancestralidade e inovação fascina os turistas, que encontram experiências diversificadas. “As cidades que elegemos primordiais na elaboração de roteiros para o mercado brasileiro são três: Seoul, Busan e Jeju. Entre esses três destaques há um número muito grande de destinos interessantíssimos, seja pela história, pela cultura, pela natureza ou esportes e atividades ao ar livre”.
Seoul capital
A moderna Seoul, capital e centro empresarial, é o hub aéreo do país e inspira uma viagem pela história por meio de monumentos arquitetônicos, museus e palácios; Busan, maior cidade de praias, destaca-se como um grande hub de congressos e eventos; e a belíssima Jeju é uma ilha que conserva importantes monumentos naturais e humanos.
Lawrence explica que o brasileiro está descobrindo a Coréia do Sul. As viagens têm focado em “Seoul, como ‘porta de entrada’, e Busan, como o ‘litoral coreano’, até porque os brasileiros gostam de combinar praias em viagens à lazer. E por falar em lazer, as opções são infinitas por todo o país, desde os temas históricos e, claro, tudo o que se refira aos Doramas, K-pop e o Hallyu – a surpreendente cultura coreana contemporânea”.
“A milenar cultura da península coreana vem se mostrando agradável ao olhar estrangeiro particularmente pela ‘Onda Coreana’ Hallyu, fenômeno cultural e momento em que o país começa a exportar de forma massiva sua indústria cultural e de K-pop através da música, cinema, moda, beleza, dramas. A partir da arte o turismo coreano tem sido muito buscado; a língua coreana é uma das que mais crescem no mundo”, diz Lawrence.
A distância entre o Brasil e Coréia do Sul, que ainda representa um desafio, vem sendo suprida pela diversidade e riqueza das experiências no país e pelo aumento de voos via África, Oriente Médio e Ásia Menor. Lawrence diz que a expansão da malha aérea colocou o preço dos bilhetes no mesmo patamar, muitas vezes, dos bilhetes para a Europa.
“A experiência nos mostra que os brasileiros não se importam em viajar longas distâncias para conhecer destinos interessantes. E a Coréia do Sul é mais do que interessante, é um país completo, oferecendo tudo o que o viajante moderno procura: sofisticação, cultura, história, bem-estar, compras, serviços de classe mundial, alta gastronomia, conectividade, acessibilidade…”.
Quatro Estações
O país apresenta grandes diferenças climáticas ao longo do ano, conta Lawrence. “A Coréia do Sul tem as quatro estações ‘ainda’ muito bem definidas. A primavera e outono oferecem belas oportunidades de observação da natureza; o inverno é rigoroso, mas com paisagens também impactantes e ideais para quem gosta de esportes de inverno; e o verão… é quase como se você estivesse no Brasil, é muito vivo, informal, com todos aproveitando as férias ao máximo”.
O especialista da Korea Tourism Organization analisa que o desafio de ser um destino pouco conhecido torna-se uma oportunidade para apresentar uma imagem do país mais colada à realidade atual, sem fotos antigas e estereótipos.
“O desenvolvimento da Coréia do Sul nos últimos 50 anos é um dos cinco maiores sucess cases mundiais de crescimento econômico e desenvolvimento social, o que torna a viagem uma descoberta simultânea de história, natureza, humanidades e tecnologia. Um imenso quadro que coloca o passado, o presente e o futuro na mesma viagem”, sublinha.
Serviço:
Korea Tourism Organization
https://visitkorea.or.kr/
RP e Trade Marketing no Brasil:
Capital Marketing Comunicação e Propaganda
Email: koreatourism@capitalmarketing.com.br
Telefone: 11-3159-2771