Depois de ter ofertado ao mercado, no segundo semestre do ano passado, a cobertura patrimonial para hotéis e similares, a única corretora especializada em seguros para o segmento de hospitalidade no Brasil, a Hoteys Seguros, lança agora, o Hóspede Seguro. Inédita, a proteção ao cliente tem validade do check-in ao check-out e garantia estendida até mesmo fora das dependências do local da hospedagem. Meta é fechar o semestre com cerca de 500 apólices contratadas.
Por Cecília Fazzini
A Hoteys Seguros, em menos de um ano constituída para oferecer soluções ao mercado hoteleiro, combina ousadia com olhar atento às demandas na área de segurança, seja patrimonial ou humana, do setor. Por conta de uma visão mais abrangente e confiante em poder selar parceria com empreendimentos da hospitalidade nacional, na gestão assertiva da segurança, de risco e prevenção, apresenta ao mercado o inovador Hóspede Seguro. O produto, já submetido em primeira mão a um universo de cerca de 8 mil hotéis ligados a redes, não tem similar no País. Ele se destina, conforme Rogério Tavares, CEO da empresa, a ampliar competitividade, fidelizar cliente e retirar dos ombros do hotel a responsabilidade sobre eventuais sinistros ocorridos com o hóspede. Confiante no êxito da carteira que pretende conquistar, o executivo projeta que, até junho próximo, já terá comercializado cerca de 500 apólices.
“Meta é chegar em junho deste ano com 500 apólices vendidas”, Rogério Tavares, CEO da Hoteys Seguros
O trabalho de promoção do Hóspede Seguro se intensifica nos próximos dias e visa contribuir com os meios-de-hospedagem, mas também dar sustentação para a meta da Hoteys Seguros de alcançar participação de 12% nesse mercado, até 2026. “O hóspede quando embarca para o exterior, contrata um seguro viagem, mas quando se desloca para destinos nacionais não manifesta essa preocupação”, constata Tavares. Tal realidade moveu a empresa a criar um seguro de custo acessível para o mercado, que conta na retaguarda com duas seguradoras.
Rogério Tavares, que se vale da expertise como empreendedor hoteleiro desde 1998, reforça que o Hóspede Seguro era a grande meta da empresa. Em 2023, foi lançado o seguro empresarial para hotelaria – cobertura patrimonial – que cumpre, inclusive, uma exigência legal. Mas 2024 inicia com a novidade que já conta com meia dúzia de redes, em processo de contratação. Ele constata que todo mês tem apólice vencendo. “Estamos atentos à oportunidade quando da renovação e interagindo com os hotéis”, frisa. Apesar das redes serem o alvo mais imediato da empresa, Tavares deixa claro que os hotéis independentes são igualmente considerados na prospecção de mercado para a colocação do novo produto. Até porque, conforme lembra o empresário, 70% são meios de hospedagem não vinculados a redes hoteleiras.
Adesão X compulsório
Quando o hóspede for viajar, no momento da reserva, inclui-se por adesão o seguro com custo que varia de R$ 1,20 a R$ 2,50 ao dia, o que totalizaria cerca de R$ 14,00 em uma semana, valor infinitamente inferior ao de um seguro viagem, correspondente ao desembolso de R$ 450,00, pelos mesmos 7 dias ou de um plano de saúde (este último praticamente sem alcance nacional). “Hoje nem 5% dos brasileiros têm plano de saúde pleno e com atendimento em qualquer destino no País e menos de 30% estão assegurados por planos de cobertura regional”, constata Tavares baseado em pesquisas. Então o Hóspede Seguro chega com uma roupagem diferente e combinado com real demanda da hospitalidade.
Ao contratar o novo produto, dentro do mecanismo de reserva do hotel ou do intermediador de produto turístico na internet, as OTAs, o cliente tem direito a coberturas tradicionais como assistência médica, serviços odontológicos e de vida, além de telemedicina, atendimento à distância de um profissional da saúde para os primeiros procedimentos e envio de receita online. O CEO da Hoteys Seguros relaciona particularidades do novo produto como cobertura a pets, em caso de doença ou morte do animal. Ele sentencia que a tendência é a novidade ser absorvida 100% pelo mecanismo de adesão.
“O produto sinaliza a contratação de quase 100% pelo regime de adesão”, Rogério Tavares, CEO da Hoteys Seguros
Além do baixo custo, também a transparência do produto oferecido é uma das qualidades do Hóspede Seguro que está sendo apresentado. E fiel à inovação, a Hoteys Seguros ainda embute um título de capitalização, com sorteios semanais pela Loteria Federal, o que sela a chance do hóspede não só reaver o dinheiro investido no seguro como pode, se sorteado, ganhar prêmio que varia entre R$10 mil e R$20 mil, “recurso que pode utilizar em outra viagem”, salienta Tavares.
Para dimensionar o mercado da hospedagem, em 2023 o Brasil registrou 70 milhões de rooms nights. Considerada a média de dois hóspedes por reserva, esse número dobra para 140 milhões, com condições de adquirir o seguro. “O volume para operar é gigantesco”, sentencia o empresário.
Tornar o hotel mais competitivo
Tanto para o hotel de lazer quanto para aquele empreendimento mais voltado ao hóspede corporativo, com a cobertura que varia de R$ 50 mil a R$ 100 mil, o produto visa, na opinião do executivo, aumentar a competitividade do mercado. Se o cliente se sente acolhido e recebido de forma diferenciada pelo hotel, o que valoriza a sua reserva, o ganho de imagem para o negócio se torna a outra face da moeda. Além de somar valor à marca também repercute em vantagem econômica porque os hotéis, que aderem ao seguro, são remunerados. E o papel de cada ator, para assegurar o hóspede durante o período da reserva, está sendo cumprido: o hotel segue com a boa prática ao receber e o seguro resguarda o hóspede e o empreendimento em caso de sinistro. “Ainda tem a implicação jurídica que visa a ser poupada, porque uma queda na piscina pode resvalar para a esfera da responsabilidade civil”, relaciona Tavares.
E se a reserva, com adesão ao seguro, passar pela intermediação das agências online, na segunda reserva feita pelo mesmo cliente o hotel capitaliza a operação e se isenta de pagar a comissão.
“O nosso olhar é sempre para o motor de reserva, tanto dos intermediários da reserva como o do hotel”, Rogério Tavares, CEO da Hoteys Seguros
Próximos movimentos
Para completar o tripé, já tendo lançado o seguro patrimonial e o Hóspede Seguro, o passo seguinte é o Concierge de seguro, produto já na fila de projetos que a Hoteys Seguros prepara. “Um informante que orienta o hóspede”, conforme acentua Tavares, figura que mesmo em tempos de informação na ponta dos dedos se torna fundamental para tornar a experiência do cliente acima da expectativa.
E se o negócio da Hoteys Seguros vislumbra além do patrimônio hoteleiro, outro vértice de aplicação do seguro pensada pela empresa e ainda em gestação é a atenção à força de trabalho, retenção de talentos e redução de turnover. “Se o gerente comercial do hotel migra para o concorrente, leva com ele a sua carteira de clientes”, exemplifica. Se pessoas chave como um chef de cozinha se ausenta do posto, a ocorrência interfere na operação do hotel”. Garantias pensadas também para amparar a família do colaborador, medidas que reduzem insatisfação e minimizam ações trabalhistas, no entender de Tavares.