O grupo TBO afirma que quer reforçar sua operação no Brasil, como parte de sua estratégia de expansão global
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Rodrigo Sienra acaba de assumir o cargo de Gerente Geral da TBO. Segundo nota enviada ao DIÁRIO, o profissional ficará 100% responsável por conduzir os negócios da empresa no país.
De acordo com Ana Vainstein, vice-presidente do Grupo TBO, “o executivo terá a missão de acelerar o crescimento da companhia no Brasil através da parceria com os clientes, ampliação da oferta de produtos e serviços, e reforço da estrutura corporativa. Além disso, deverá continuar apoiando o excelente trabalho que o time local vem realizando há quase uma década”.
Com mais de 20 anos de atuação em diversos setores – incluindo viagens, commodities e pesquisa de mercado – Rodrigo possui um histórico de liderança nas áreas de vendas, estratégia, marketing e operações em empresas como CVC, Delta Air Lines e Suzano Papel e Celulose.
Com MBA em Gestão de Empresas pela FIA Business School, ele é formado em Propaganda e Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), e pós-graduado em Economia pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e em Inteligência de Marketing pela FIA.
Já Sueli Muruci, que atualmente ocupa o cargo de Diretora Associada de Vendas do Grupo TBO, trabalhará junto com Rodrigo Sienra no desenvolvimento da área comercial da multinacional.
A TBO é uma das principais plataformas globais de distribuição de viagens, conectando mais de 100 mil compradores em mais de 110 países em todo o mundo. Oferece reservas de hotéis, pacotes de férias, aluguel de carros, traslados e passeios turísticos.
São Paulo tem o maior índice de competitividade do país em segmentos como eventos e negócios, gastronomia e parques temáticos, de acordo com o Ministério do Turismo
Por Claudio Oliva*
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) realizou, na última segunda-feira (26), o primeiro Fórum Internacional de Investimentos para o Turismo de SP, um evento que reuniu, na capital paulista, 14 grandes fundos com atuação internacional em investimentos e financiamentos privados, que juntos representam um trilhão de dólares e importantes projetos âncoras de empreendimentos turísticos que estão sendo preparados para aumentar a oferta turística de São Paulo, que somam R$ 7 bilhões em investimentos.
O evento foi uma iniciativa da Setur-SP em parceria com a InvestSP, agência de promoção de investimentos do Governo de SP, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e a Câmara de Comércio e Indústria dos BRICS, e tem por objetivo captar recursos para aumentar o fluxo turístico, impulsionar a economia e a competitividade de SP.
Entre os 34 projetos apresentados, destaque para a readequação do edifício Martinelli, um dos primeiros arranha-céus do país, na capital, com previsão de um novo restaurante, bar temático e entretenimento no terraço e subsolo; uma arena de shows e hotelaria temática entre as emblemáticas avenidas Ipiranga e São João, investimentos em aeroportos, como o de Guarulhos e Olímpia; e hotéis no formato de multipropriedade em destinos do interior paulista.
“É uma iniciativa alinhada à nossa missão de garantir que o setor privado seja um parceiro estratégico do Estado na promoção do desenvolvimento e na geração de emprego e renda”, disse o presidente da InvestSP, Rui Gomes. Participam do fórum fundos brasileiros e internacionais, além de empreendedores como Wet’n Wild, WTC, Blue Tree, Vila Galé, Votorantim, Grupo Wish, CVC e Grupo Accor, além de entidades como o FOHB.
“É a primeira vez que o Brasil sedia um fórum de investimentos focado no setor de turismo. Com certeza teremos uma grande receptividade dos investidores à coletânea de projetos que serão apresentados pelo Estado de São Paulo”, afirmou o embaixador João Gilberto Vaz, representante da Câmara de Comércio e Indústria do BRICs.
São Paulo tem o maior índice de competitividade do país em segmentos como eventos e negócios, gastronomia e parques temáticos, de acordo com o Ministério do Turismo, além de ser o Estado que mais recebe turistas no país (48 milhões). O PIB do turismo paulista deve bater 9,6% de todas as riquezas produzidas por São Paulo este ano, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Setur-SP.
Estão previstos 46 mil novos postos de trabalho gerados pelo setor, um acumulado que deve chegar a 937,8 mil. De acordo com o Seade, para cada emprego direto criado no setor, são gerados outros dois indiretos.
O evento contou com a presença do secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos, Carlos Henrique Sobral; do secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima; do secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho; do deputado federal, Fausto Pinato; do deputado estadual, Sebastião Santos, vice-presidente da Comissão de Turismo; além de grandes autoridades do setor, como a Cônsul Geral da Índia, Manisha Swan e mais de 150 participantes.
Achamos a iniciativa uma excelente oportunidade de vender e atrair investimentos para o estado de São Paulo. Mas precisamos que alguns gargalos sejam resolvidos. Reforma urgente do Porto de Santos, melhoria na infraestrutura e logística do aeroporto de Congonhas, investimentos em marinas no extenso litoral do estado de São Paulo, ampliação e reforma urgente das três rodovias interestaduais, Dutra, Fernão Dias, Regis Bittencourt, para melhorar o fluxo e a logística do transporte rodoviário, e sinalizar de maneira concreta o gargalo das rodovias que dão acesso ao litoral sul e norte, com urgência de duplicação das estradas e finalmente a sonhada construção do túnel que liga Santos ao Guarujá.
Sem estes investimentos de responsabilidade do governo do estado de São Paulo, fica difícil esperar grandes investimentos de recursos estrangeiros em médio prazo para o turismo de São Paulo. Recomendo que a lição de casa seja feita com a maior brevidade!
Turistas brasileiros que realizaram o sonho de visitar o Japão voltaram cheios de histórias na bagagem; veja as dicas que eles próprios passaram a quem deseja viajar para o país asiático
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Observando um aumento expressivo na busca de informações turísticas sobre o Japão, a JNTO – Organização Nacional de Turismo Japonês decidiu entrevistar viajantes brasileiros para saber como foram suas experiências no país. O DIÁRIO recebeu os relatos via e-mail.
Os visitantes entrevistados confirmam pesquisas anteriores que colocam o Japão no topo do ranking de destinos mais desejados do planeta. Mas afinal, o que este país asiático tem de tão especial que encanta os turistas e atrai cada vez mais visitantes?
Os depoimentos listam as principais razões que levaram os viajantes entrevistados a amar o Japão e a querer visitá-lo novamente. Confira a seguir.
1. Imigração tranquila
A primeira impressão é a que fica. O provérbio popular se mostrou verdadeiro quando os entrevistados passaram pelos trâmites de imigração japonesa, sendo tratados com respeito, cortesia e profissionalismo. A isenção do visto para brasileiros(*) certamente encurtou essa etapa da viagem, que, com a atuação cordial dos agentes de fiscalização, se torna uma experiência tranquila e ágil de boas-vindas.
2. Transporte eficiente
A malha ferroviária do Japão é das maiores do mundo e possibilita que se conheça o país de modo prático e confortável. Mas para utilizar o sistema é necessário estudá-lo antes e planejar bem. Para isso, os entrevistados consultaram o Desk de Informações Turísticas da JNTO e receberam orientações certeiras.
“Utilizamos o Japan Rail (JR) Pass de 21 dias e ganhamos facilidade e economia no deslocamento entre as cidades, com reserva de assento”, conta Lucilene Kimura, médica que viajou com o marido, Júlio Fujita, dentista aposentado, entre outubro e novembro de 2023. “As estações de trem são bem sinalizadas e havia pessoas gentis para nos orientar.”
O casal esteve no Desk da JNTO, localizado na Japan House São Paulo e deixou sua avaliação: “A equipe oferece conhecimento profundo sobre o Japão. Fomos várias vezes pedir orientações. Nos ajudaram no planejamento do roteiro com dicas das cidades, transporte, esclareceram nossas dúvidas e, assim, nos sentimos seguros para viajar sozinhos com um bom planejamento.”
3. Passeios com segurança
Umas das necessidades básicas do ser humano, sentir-se seguro é ainda mais importante quando se está fora de casa. Felizmente, o Japão é um dos países que mais oferece esse tipo de bem-estar aos visitantes. Segundo o Índice Global de Paz de 2023, do Institute for Economics and Peace, ocupa o 9o lugar entre 163 países listados.
Para Lucilene, um dos pontos altos da viagem foi caminhar nas ruas com segurança. A médica descreve uma caminhada à beira do rio Sumida, em Tóquio, à noite: “Sensação de paz, liberdade, segurança. Contato com o rio Sumida dentro de uma super metrópole foi emocionante”.
4. Experiências surpreendentes
Muito além das atrações famosas que magnetizam milhares de turistas, o Japão preserva inúmeros locais pitorescos e hospitaleiros. Um deles foi “descoberto” pelo casal de advogados Tatiana e Paulo Lowenthal, quando passeavam em Quioto, em outubro de 2023. Avistando de longe o que parecia ser uma colorida casinha isolada no meio da mata, ficaram intrigados sobre o que seria e resolveram se aventurar até lá. No caminho seguiram placas que pragmaticamente diziam, em inglês, “Vista maravilhosa” (Great View).
Chegando ao Templo Daihikaku Senko-ji, encontraram uma monge, sua assistente, um casal de turistas estadunidenses e um cão da raça Akita. Tatiana ficou emocionada com o momento mágico que vivenciou, ouvindo o sino ressoar, observando a exuberância da natureza e a paz do local. “Era um privilégio estar ali, resume o que é o Japão. Você espera que é bonito, mas é maior, é arrebatador.”
5. A cordialidade dos japoneses
É uma unanimidade: viajantes brasileiros sempre exaltam a hospitalidade impecável do povo japonês. Não à toa, existe um conceito que define essa característica da cultura, o omotenashi, prática que valoriza o cuidado com o outro antes de si próprio.
Quando foi visitar o Japão, entre abril e maio de 2023, Carlos Henrique S. M., diagramador e auditor, e sua namorada, Monica Ota, analista comercial, foram surpreendidos pela cordialidade, respeito e educação dos japoneses com os turistas estrangeiros, prestando auxílio mesmo diante da barreira linguística.
A professora Naara Canejo viajou de férias com o marido Marcos Limone e o filho do casal, Lorenzo, em julho de 2023 e relata a mesma vivência: “A hospitalidade e o atendimento nos estabelecimentos onde estivemos foram incríveis. Ainda que algumas pessoas não dominassem o idioma inglês, eram muito atenciosas e faziam de tudo para que pudéssemos entendê-las, utilizando inclusive um equipamento tradutor. O povo foi muito receptivo, organizado e educado conosco. Já visitamos muitos outros países em outros continentes e nos sentimos muito bem recebidos no Japão”.
6. Recordações felizes para a vida toda
Uma experiência “incrível em todos os sentidos: hospedagem, parques, comida, pontos turísticos, centros de compra, meios de transporte, hospitalidade”, resume Naara sobre seus 15 dias no Japão.
Lucilene considera sua viagem abençoada e especial, a realização de um projeto de vida. “Havia dificuldade com a língua japonesa, pois Júlio fala o básico, mas com bom planejamento, conhecimento, estudo sobre o país, não tivemos problemas e sim muitas surpresas e emoções.”
A advogada Dânae Dal Bianco documentou sua viagem em seu blog. Ela foi visitar o Japão com o marido Renato Weiner, engenheiro e empresário na área da tecnologia da informação, e as duas filhas do casal, que à época da viagem (julho de 2023) tinham 10 e 12 anos.
“Só tenho a agradecer, ao Desk e ao povo japonês”, declara Dânae. “Conhecer o Japão foi uma experiência incrível e especial, sobre a qual me vejo, lá nos meus 80 anos, contando a meus futuros netos: ‘Quando eu fui ao Japão com sua mãe, fomos a um templo numa ilha habitada por milhares de veadinhos iguais ao Bambi e a sua mãe fez tal e tal coisa…’ ”
7. Planejamento para visitar o Japão com ajuda gratuita de especialistas
O Desk de Informações Turísticas da JNTO disponibiliza consultoria gratuita sobre roteiros e atrações turísticas no Japão.
Conforme relato de viajante (que preferiu um depoimento anônimo), os especialistas do Desk JNTO, Fernando Kaibara e Márcia Higashi, apresentaram-lhe o Japão com diversas opções de atividades. “Eles me ajudaram a pensar na logística de forma real, com informações preciosas para definir um roteiro-base, checaram se minha programação inicial era possível (e não era…) e me ajudaram a fazer ajustes com novas sugestões de cidades“.
Indicaram as agências do JR Pass e sinalizaram datas importantes para o meu planejamento, tal como o prazo para comprar o JR Pass. Recebi também informações sobre como seria a entrada no Japão a partir da isenção de visto. Eles também me mostraram como o website da JNTO é completo e eu acabei usando a plataforma para diversas decisões de destino que tive que fazer ao longo da viagem”, conclui no depoimento.
Localizado na Japan House São Paulo, à Av. Paulista, 52, o Desk da JNTO atende presencialmente das 10:00 às 19:00, aos sábados, domingos e feriados. Todos os entrevistados conversaram com os especialistas e retornaram após a viagem para agradecer e contar suas experiências felizes e o desejo de retornar ao Japão.
Raquel Neves é Guia de Turismo em Petrópolis – RJ e presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis. Esta associação comemorou no último dia 19 de fevereiro 40 anos de atividades. Pela relevância dos trabalhos dessa categoria na economia do setor, pela simbologia de representarem o cartão de visita da “Cidade Imperial”, o DIÁRIO ouviu Raquel, acompanhe:
DIÁRIO – Vocês comemoraram no último dia 19 de fevereiro os 40 anos da Associação de Guias de Petrópolis. O que vocês comemoraram, especificamente?
A Associação de Guias de Turismo de Petrópolis foi fundada em 02 de fevereiro de 1984 e ao longo desses 40 anos muitos profissionais passaram pela AGP. Para celebrar tantos anos de dedicação ao Turismo, decidimos realizar o Seminário “Petrópolis: experiências, encantos e eventos” como forma de fomentar o segmento turístico da cidade com foco na diversidade dos eventos que são realizados aqui. O evento reuniu cerca de 300 pessoas entre autoridades, Guias de Turismo, Agentes de Viagens, Turismólogos, estudantes, profissionais do setor de eventos, em maioria, de outras cidades e estados.
DIÁRIO- Após a crise sanitária que assolou o turismo de forma generalizada, qual o número de guias de turismo que continuam desempenhando suas funções em Petrópolis, sem ter outro tipo de atividade?
De acordo com o Cadastur, atualmente Petrópolis possui cerca de 200 Profissionais Guias de Turismo. Na AGP, somos 40 profissionais, mas existem outros guias atuantes na cidade. Cerca de 60 profissionais na totalidade atuam somente como Guias de Turismo.
DIÁRIO- Sua associação oferece que tipo de benefícios ao profissional devidamente associado?
Promovemos visitas técnicas aos atrativos turísticos, restaurantes, hotéis e pousadas da cidade, buscamos ampliar a qualificação dos nossos associados através de cursos e parcerias exclusivas e estamos sempre buscando a valorização profissional dos nossos Guias associados e divulgando nosso trabalho em eventos diversos do trade turístico.
DIÁRIO- Que tipo de apoio governamental, da prefeitura ou do Estado, os guias de turismo de Petrópolis recebem?
A divulgação do nosso trabalho através dos meios oficiais da Secretaria de Turismo como o site da TurisPetro, divulgação através do Disque Turismo, que sempre informa aos turistas da obrigatoriedade da presença do Guia de Turismo em todas as excursões, como previsto na Lei Federal 8.623/93. Além disso, todo o nosso material de divulgação é divulgado pela Secretaria de Turismo de Petrópolis e pela TurisRio em todos os eventos que eles participam fora da cidade.
DIÁRIO- O amor por nossas profissões cria uma certa irmandade entre os profissionais. Você incentivaria seu filho ou filha estudar para ser guia de turismo no Brasil?
A minha relação com o Turismo surgiu através do meu amor por história, ainda nos tempos de escola. Os meus professores eram apaixonados pelo que faziam e isso ficou guardado na minha memória e no meu coração. Certamente, eu incentivaria meu filho a seguir meus passos e a minha profissão, pois para trabalhar como Guia de Turismo realizando o sonho das pessoas diariamente, é preciso ter muito amor por pessoas e pelo que se faz. Mas entenderia se ele quisesse seguir outro rumo sem o menor problema, pois é importante fazer o que nos deixa felizes. E o Turismo tem esse poder: trazer felicidade para a vida das pessoas! Mas gostaria que o Brasil e nossas autoridades valorizasse mais os nossos profissionais e o trabalho que fazem.
DIÁRIO- O que inspira a atividade de um guia de turismo?
O que inspira é ver a felicidade das pessoas ao conhecer uma história nova, um local diferente, provar sabores diferentes e ver que ao final do dia, retornam para suas casas renovadas. É gratificante principalmente quando atendo alguém que não tem o hábito de viajar e se encanta através do meu trabalho, chega a ser emocionante!!!
DIÁRIO- Sabemos que nas profissões em geral os homens têm melhor remuneração e em alguns casos até “mais respeito”. Isto tem mudado? Como mulher, como você analisa o mercado de trabalho, do guia de turismo mulher?
Com certeza tem mudado. Quando eu me formei e iniciei minha trajetória no Turismo, mulheres eram minoria e o ambiente de trabalho era extremamente machista. Hoje, conseguimos mostrar o nosso valor através do nosso trabalho. A diretoria da AGP por exemplo é formada por 5 mulheres. Nosso quadro de associados também é composto majoritariamente por mulheres. Então estamos avançando. Ainda é preciso avançar mais, mas comparando a 20 anos atrás, muita coisa mudou. As mulheres são maioria entre os trabalhadores do Turismo.
DIÁRIO- A Prefeitura de Petrópolis anunciou na ultima segunda-feira (26), o “Sistema Smart Tour”. Qual sua opinião sobre investimentos em tecnologia para orientar turistas em Petrópolis; não seria mais bem aplicado se investissem em capacitação e valorização do guia de turismo?
É importante que os destinos turísticos se adequem às novas tecnologias, mas sem deixar de lado a mão de obra humana. Sabemos que o mundo está cada vez mais conectado e nós vamos acompanhando essas inovações, pois entendemos a importância disso para o desenvolvimento do Turismo. Mas desejamos que seja levado em conta que a profissão de Guia de Turismo é a única profissão regulamentada em âmbito nacional, merece respeito e investimentos também para que possamos continuar recebendo mais e melhor os nossos turistas e visitantes.
A justificativa para extinção do Perse recai, neste momento, na suspeita de utilização abusiva do benefício e na ideia de que o programa já teria cumprido o seu objetivo.
Por Edson Pinto e Sylvio Lazzarini*
No apagar das luzes de 2023, o governo federal anunciou ações para compensar perdas de arrecadação em razão da derrubada do veto presidencial ao fim da desoneração da folha de pagamento, desde 2012, de 17 setores da Economia. Uma delas foi a extinção gradual do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos e Turismo (Perse), a partir de abril de 2024, conforme Medida Provisória (MP) 1202.
O Perse foi criado em 2021 para que o setor do Turismo pudesse se recuperar dos prejuízos inerentes às restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19. Desde a sua implementação, o programa permitiu, pelo prazo de cinco anos, a redução a zero das alíquotas do Programa de Integração Social (PIS), da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ).
A justificativa para acabar com o Perse recai, neste momento, na suspeita de utilização abusiva do benefício e na ideia de que o programa já teria cumprido o seu objetivo, pois o Turismo teria, em tese, se recuperado antes do previsto.
A Federação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp), em documento encaminhado, recentemente, ao Executivo Federal, demostra que, o setor amargou perdas de faturamento, em média, de 51% em 2020, e de 29,5% em 2021 – auge da crise sanitária. Em valores, estamos falando de R$ 540 bilhões, e, ao menos, de quatro anos e seis meses para que haja recuperação.
Ainda por conta da pandemia do Novo Coronavírus, o setor do Turismo está endividado com bancos públicos e particulares e, à luz da razão, o Perse é o maior e mais exitoso programa federal de transação fiscal e de geração de empregos. A iniciativa suprapartidária, reafirmada sete vezes no Congresso Nacional, é essencial para a geração de empregos e a Economia. Em 2023, de cada dez postos de trabalho gerados no País, quatro foram nos setores de Eventos e de Turismo.
O ministro Fernando Haddad, por sua vez, defende dois caminhos quanto ao tema: o primeiro é investigar o que aconteceu no passado; e o segundo, “botar ordem” no programa, que, segundo o próprio ministro da Fazenda, teria excedido quatro vezes o esperado. Neste ponto, estamos todos de acordo. Se Haddad quer, de fato, organizar o Perse, a União tem mecanismos disponíveis para tanto, por meio da fiscalização, da “Operação Perse”, da Receita Federal, já deflagrada.
Se assim o fizer, o governo federal conseguirá individualizar condutas e, separando o joio do trigo, não cometer a injustiça de generalizar acusações contra um setor, majoritariamente, legalista e cumpridor de suas obrigações com o Fisco. O que não se pode concordar é que a União acabe com o Perse, sem justificativa concreta ou contrapartida adequada.
Por analogia: se o governo federal descobre desvios e ilicitudes num programa social, como o Bolsa Família, por exemplo, ele deve, então, por fim ao subsídio e deixar à mingua milhões de pessoas? E não são poucos os relatos que nos chegam, via Imprensa, de ocorrências neste sentido.
*Edson Pinto é diretor-executivo da Federação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp); presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Osasco, Alphaville e Região (SinHoRes); mestre em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC); e autor do livro “Lavagem de Capitais e Paraísos Fiscais” (Editora Atlas).
*Sylvio Lazzarini é diretor de Relações Institucionais da Federação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp); empresário do setor de Serviços; e graduado em Administração de Empresas, com especialização em Administração Rural e Estratégia Empresarial.
Meta, segundo o Governador do RJ, Cláudio Castro, é realizar ações conjuntas para promover os atrativos do estado no mercado internacional
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Um acordo firmado pelo Governo do Estado e a TAP Air Portugal vai aumentar a oferta de voos da companhia aérea para o Rio de Janeiro. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (28), pelo governador Cláudio Castro durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das maiores feiras do setor.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a carta de intenções – também assinada pelo secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, e o presidente da TAP Air Portugal, Luís Rodrigues – prevê a promoção dos atrativos do Estado do Rio na Europa por meio de campanhas e eventos.
“O Rio de Janeiro é o portão, o cartão-postal, a vitrine do Brasil. No ano passado, recebemos quase 1,2 milhão de turistas internacionais e recuperamos o patamar de 2019, na pré-pandemia. Isso é resultado do trabalho que fizemos de promoção do estado pelo mundo, além da realização de grandes eventos, como o G20. O governo tem ainda investido para melhorar as condições para que as empresas aéreas operem no Rio. Temos uma importante atuação na retomada do protagonismo econômico e turístico do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão”, afirmou o governador.
Atualmente, a TAP tem 12 voos semanais de Portugal para o Rio de Janeiro, sendo 10 saindo de Lisboa e dois do Porto. A partir do próximo verão europeu, que começa em março, a rota Rio – Lisboa ganha mais dois voos semanais. Assim, o estado passa a ter um total de 14 voos para Portugal, semanalmente.
“A Europa é um mercado fundamental para o turismo do Rio de Janeiro. Desde o ano passado, temos feito um trabalho importante de promoção dos atrativos turísticos do estado, avançando nas parceria com companhias aéreas, operadores de turismo e outras empresas do setor. A TAP tem sido uma grande aliada nessa missão de aumentar ainda mais o fluxo turístico da Europa para o Rio”, disse Tutuca.
Com um estande próprio, o Governo do Estado promove na feira os atrativos das 12 regiões turísticas fluminenses e oferece uma experiência imersiva com imagens das 92 cidades. Também foi montado um espaço instagramável e balcões de atendimento.
A BTL tem os dois primeiros dias dedicados a profissionais da área e os outros três abertos ao público. Além dos estandes dos destinos, o evento conta também com uma ampla programação com palestras, degustações, conferências, espaços de networking para os profissionais e atividades culturais para o público em geral.
O levantamento trouxe, ainda, os melhores destinos turísticos gastronômicos do país, com destaque para Minas Gerais, Bahia e Pará
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O Guia Viajar Melhor, em conjunto com a Travel Media PR, agência global de marketing turístico e análise de dados, escolheu os dez melhores pratos típicos do Brasil.
Originada durante o período colonial, com suas raízes históricas e culturais profundas, a feijoada ficou em primeiro lugar na lista, refletindo a diversidade e a fusão de influências presentes na sociedade brasileira. A iguaria angariou um total de 568 votos, sendo 26,4% das respostas.
Segundo reportagem do Guia Viajar Melhor, o sabor da combinação de feijão preto com carnes de porco fez com que o prato superasse as demais opções com folga.
Na segunda colocação entre os melhores sabores da culinária nacional ficou o tradicional churrasco brasileiro. Foram 379 votos a favor do preparo, sendo cerca de 17,58% do total das respostas. Completando o top 3, não poderia faltar o arroz com feijão, escolhido por 312 turistas que participaram da pesquisa. A publicação destacou que o prato é frequente na mesa dos brasileiros e vai bem tanto com o feijão preto quanto com o carioca.
Outros pratos típicos escolhidos
Outras delícias entraram na lista do Guia Viajar Melhor, como a moqueca, que ficou com o quarto lugar do ranking que indica os melhores pratos típicos do Brasil, com 106 votos. De acordo com a pesquisa, o maior destaque ficou com a versão da moqueca baiana, feita com peixes, frutos do mar, vegetais, leite de coco e óleo de dendê, mas há também a versão capixaba, que segue um preparo similar, mas não leva leite de coco e óleo de dendê, além de ser servida com arroz e pirão.
O feijão tropeiro apareceu no quinto lugar, com 69 votos. Em seguida, os viajantes indicaram o baião de dois (6º lugar, 59 votos), o acarajé (7º lugar com 52 votos ao todo) e o tacacá (8º lugar com 47 votos). Na 9ª posição, porém, houve um empate entre os mais votados: o vatapá e o cuscuz receberam 38 votos cada. E, finalizando o ranking com os 10 dos melhores pratos típicos brasileiros, os viajantes que participaram da pesquisa elegeram o virado à paulista na décima posição do ranking.
Destinos gastronômicos brasileiros
O Guia Viajar Melhor divulgou, também, os três destinos brasileiros mais citados pelos turistas quando o assunto é viagem gastronômica. Os colocados demostram a diversidade culinária nacional e o valor cultural de cada região. Segundo a publicação, o ranking é um desdobramento da pesquisa realizada com os turistas, levando em consideração o número de menções durante o levantamento.
Em primeiro lugar, Minas Gerais levou o título de melhor destino para viajar e comer bem. Segundo a publicação, a culinária mineira tem a maior diversidade de pratos da gastronomia brasileira, com preparos conhecidos em todo o país.
A Bahia que, conforme apuração do guia de viagens, tem uma culinária diversa com influência de diferentes regiões do Brasil, ficou em segundo lugar. Já na região Norte, os pratos do Pará conferiram ao estado o terceiro lugar entre os três principais destinos para viagens gastronômicas, tendo inclusive o tacacá, prato da culinária paraense, conquistado o reconhecimento internacional ao entrar na lista das 100 melhores sopas do mundo, pelo ranking assinado pelo TasteAtlas, uma plataforma especializada em gastronomia.
Flávio Manoel ficará responsável pela renovação das estratégias B2C e B2B da rede Royal Hotéis, com atuação em Belo Horizonte e São Paulo
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O grupo Royal Hotéis, referência em hospitalidade mineira, anunciou o executivo Flávio Manoel como novo Gerente Nacional de Vendas e Marketing. O profissional, que tem no currículo passagens pelas redes Pestana Hotels, Vila Galé Hotéis e Palladium Hotel Group, ficará responsável pelos times das duas áreas, além da renovação das estratégias em produtos e serviços em B2B e B2C.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a atuação do novo Gerente nacional abrangerá ações voltadas aos mercados brasileiro e internacional, tendo em vista a crescente demanda de eventos e expansão do mercado corporativo em Belo Horizonte. Além dos quatro hotéis que o grupo tem em Belo Horizonte, o executivo também ficará responsável pelas áreas de Vendas e Marketing da unidade em São Paulo, nos Jardins.
“O lema com o qual chego ao Royal Hotéis é inovação. A tradicional hospitalidade mineira ficará ainda mais sob o holofote como um dos diferenciais do grupo, tanto nos hotéis de BH, quanto no de São Paulo”, disse o novo Gerente Nacional, Flávio Manoel. “Além disso, estamos reforçando as inovações estratégicas, ampliando o leque de parcerias e assumindo um novo protagonismo no digital”, explica.
Com a chegada do executivo, a rede Royal Hotéis inicia uma nova fase, marcada pela consolidação no mercado e pela renovação baseada na nova estratégia. “A chegada do Flávio Manoel a este posto reforça o nosso momento de ampliarmos presença nos mercados mineiro e paulista, sob a nova estratégia de posicionamento de marca”, disse o Superintendente de Operações Javier Chabot. “Em breve nossos hóspedes já poderão encontrar parte destas novidades em nossos hotéis. Nossa filosofia corporativa é saber que o aumento de receitas vem junto com o aumento de satisfação dos clientes”, disse Rafael Kuperman.
Carreira de Flávio Manoel
O executivo Flávio Manoel é graduado em Administração Hoteleira, pós-graduado em Marketing de Serviços pela Universidade Anhembi Morumbi e tem especialização em Comportamento do Consumidor pela Universidade de Columbia nos Estados Unidos.
Sua trajetória profissional inclui passagens por redes nacionais e internacionais, como Intercontinental Hotels Group, Pestana Hotels, Vila Galé Hotéis, na qual atuou por 12 anos nas áreas comercial e de marketing, além do Palladium Hotel Group, onde atuou como gerente de marketing. Com vasta experiência em eventos, Manoel foi idealizador e executor de projetos hoteleiros e de ativação de marcas realizados no Carnaval do Rio de Janeiro, na Parada da Diversidade em São Paulo e na Fórmula 1.
A paralisação dos trabalhadores da Argentina afeta os aeroportos de Buenos Aires, Córdoba e Rosário
EDIÇÃO DO DIÁRIO com informações da Agência Brasil
As empresas aéreas brasileiras Latam e Gol cancelaram os voos para a Argentina que seriam realizados nesta quarta-feira (28) por causa da greve de trabalhadores aeroportuários no país vizinho.
Conforme publicado na Agência Brasil e demais veículos de comunicação, as companhias informaram que os passageiros prejudicados poderão remarcar os voos para outras datas, sem custos adicionais.
De acordo com a Gol, a paralisação dos trabalhadores argentinos afeta os aeroportos de Buenos Aires, Córdoba e Rosário, que receberiam voos da empresa hoje.
“Todos os clientes terão seus voos remarcados para outras datas e poderão realizar a alteração sem custos, de acordo com a vontade de cada passageiro. Clientes com bilhetes marcados para esta data estão recebendo comunicação por e-mail e SMS, de acordo com os dados informados no ato da compra, já podendo realizar a autogestão de seus bilhetes nos canais digitais da GOL”, informou a companhia.
Para quem adquiriu bilhetes por meio de agências de viagem, a Gol diz para procurar diretamente os representantes dessas agências.
Segundo a Latam, o cancelamento se fez necessário porque os trabalhadores em greve são responsáveis “pela transferência de passageiros e suas bagagens das estações das companhias aéreas para as aeronaves e vice-versa, entre outras tarefas”.
Além disso, a companhia destacou que o reagendamento da viagem pode ser feito para até um ano depois do primeiro voo, “respeitando a origem e o destino do itinerário”. A latam ainda ofereceu aos clientes a possibilidade de reembolso dos valores gastos. “Os reembolsos se aplicam sem ônus e para todos os cupons de bilhetes não utilizados”, acrescentou.
Greve e altas taxas de inflação na Argentina
Segundo a matéria da Agência Brasil, os trabalhadores da empresa argentina Intercargo, responsáveis pela infraestrutura de aeroportos, e da companhia aérea Aerolíneas Argentina fazem greve nesta quarta-feira por motivos salariais. A Aerolíneas informou que cancelou 331 voos no dia de hoje, o que teria afetado cerca de 24 mil passageiros.
De acordo com a Associação do Pessoal Aeronáutico (APA), que representa uma das categorias em greve, as empresas ofereceram um reajuste de 12%, enquanto a defasagem salarial estaria em cerca de 70%.
A Argentina tem enfrentado altas taxas de inflação nos últimos anos, registrando aumento de 20,6% nos preços ao consumidor em janeiro deste ano. No acumulado dos últimos 12 meses, nossos vizinhos enfrentam variação de preços de 254%, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos da Argentina (Indec).
Agendada para os dias 11 e 12 de abril, em Campinas, a 46ª Abav TravelSP fortalece o relacionamento entre agentes de viagens e as principais empresas do mercado
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A 46ª Abav TravelSP, principal feira de turismo do Estado de São Paulo, que acontece nos dias 11 e 12 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP), anuncia a participação de 40 operadoras como expositoras.
“Esse ano superamos o número de operadoras de edições anteriores. Estamos muito felizes com as marcas confirmadas. O nosso objetivo é apresentar novidades do mercado, valorizar os agentes de viagens com networking e favorecer a geração de novos negócios. Mas, acima de tudo, fortalecer o relacionamento desses profissionais com as principais empresas do setor, incluindo destinos, hotéis, resorts, companhias aéreas, seguro-viagem, cruzeiros marítimos, receptivos, DMCs, associações e operadoras de turismo”, comenta Bruno Waltrick, presidente da Abav-SP | Aviesp.
Para se inscrever para visitar a 46ª Abav TravelSP, basta acessar o site oficial do evento, clicar na aba “inscrição” e escolher a categoria desejada: agente de viagens associado, não associado, gestores de viagens, visitante do trade, imprensa ou assessoria de imprensa. Na sequência, basta selecionar “nova inscrição” e clicar em “+ Nova Inscrição”. No site, o profissional do setor fará a inscrição com o CNPJ da empresa e o CPF. Em caso de dúvidas, por favor, envie e-mail para Claudia Traballi: claudia.sp@abav.com.br.
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