O empresário Moacir Luiz Bogo, um dos sócios-fundadores do Skyglass Canela, morreu na quarta-feira (17), em Joinville, aos 76 anos. Além de entidades, lideranças e personalidades do Norte de Santa Catarina, sua morte comoveu colaboradores e amigos do Skyglass Canela.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Empreendedor ousado e criativo, Bogo construiu uma história de trabalho e dedicação para a promoção do desenvolvimento econômico e da cultura de Santa Catarina e, mais recentemente, do Rio Grande do Sul. Ao lado dos sócios e amigos Luiz Bogo, Silvio Prim e Carlinho Bogo, implantou a primeira plataforma de vidro da América Latina e a única do mundo com duas formas de contemplação. Além da plataforma de vidro, é de Moacir Bogo a concepção do projeto do inédito monotrilho de cadeiras suspensas, que ele batizou de Abusado. “Inovador, seu Moacir criava equipamentos e adorava colecionar objetos. Dessa paixão, surgiu o Memorial do Ferro de Passar, uma coleção pessoal do item que preencheu um museu no Skyglass Canela”, afirma Alex Bonareti, diretor do Skyglass Canela.
Com tristeza, o executivo do parque lamenta a morte do fundador: “Perdemos um grande amigo, conselheiro e mentor. Um ser humano incrível que nos ensinava muito. Adorava estar entre as pessoas e explicar o projeto, como foi pensado, enriquecendo em detalhes as informações da plataforma, do Abusado e do Memorial do Ferro de Passar. Apaixonado, ele falava sobre cada ferro, sua origem, sua história e como conseguiu reunir os itens. Somos gratos por conviver e poder tê-lo como amigo. Todos os colaboradores e sócios o respeitavam e o admiravam. Foi difícil dar a notícia nesse momento. Seguiremos seu legado e continuaremos buscando sempre a excelência e o melhor para nossos visitantes”, conclui.
A programação acontecerá do dia 09 ao dia 13 de fevereiro em seis unidades dos resorts Vila Galé
EDIÇÃO DO DIÁRIO
A Vila Galé apresentará diversas atrações para o Carnaval com atividades para toda a família.
Com a celebração ‘Galé das Cores’, que combina o encanto do Holi Festival Indiano com a contagiante energia do Carnaval brasileiro, deve proporcionar uma imersão cultural, repleta de festas temáticas, oficinas de pó colorido, desfile de fantasias e momentos inesquecíveis.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a programação acontecerá do dia 09 ao dia 13 de fevereiro, no Vila Galé Eco Resort de Angra (RJ), Eco Resort do Cabo (PE), Alagoas (AL), Touros (RN), Marés (BA) e Cumbuco (CE).
“O Holi acontece na Índia no início da primavera e é uma oportunidade para as pessoas se reunirem, celebrarem a vida, deixarem para trás as diferenças e darem as boas-vindas à nova estação. Esse significado nos marcou muito e já temos realizado a festa das cores nos resorts. Faz tanto sucesso que decidimos transformar em tema deste Carnaval”, explicou o Coordenador Artístico da Vila Galé, Gil Paz.
Gil ainda ressalta que nos resorts terá uma área educativa e imersiva com a explicação do tema. “Nós também gostamos de disseminar conhecimento e fazer com que os nossos hóspedes saiam daqui com mais cultura, principalmente as crianças. É uma verdadeira experiência cultural. Dá um ótimo encontro com o nosso Carnaval”, completa.
Atrações de Carnaval nos resorts Vila Galé
Na sexta-feira (9), os hóspedes serão recepcionados com muita música e com um drink de boas-vindas para já entrar no clima festivo. À noite, a diversão continua com a Festa Colorida, onde o tema será apresentado, assim como o significado de cada cor para a cultura indiana.
O sábado (10) no Vila Galé será dedicado ao amor. Durante a tarde ocorrerá a Festa da Espuma Rosa na piscina e a noite será realizada a Festa Rosa.
No domingo (11), durante a tarde, a Color Party com os pós coloridos e DJ ocorrerá na praia e à noite a cor em destaque será o Amarelo, para celebrar a saúde e humildade.
Na tarde de segunda-feira (12), o Bloco Belas da Galé irá invadir os resorts. À noite, a Festa Verde irá representar a vitalidade.
Já na terça-feira (13), terá uma Pool Party com samba e pagode em homenagem vermelho, que significa pureza e beleza para os indianos. À noite, a cor homenageada será a laranja para encerrar a programação de Carnaval com muito otimismo.
Na caixa de som, cada noite terá um ritmo musical dedicado a homenagear o Carnaval de cada região do país, como frevo, samba, axé, entre outros.
A Vila Galé convida os hóspedes a combinarem roupas e fantasias nas cores de cada festa (opcional). Quem quiser dar um toque especial à sua experiência, poderá criar seu próprio pó colorido nas oficinas, que acontecerão nos polos de lazer, às 15h.
Em série de guias para melhor atender, os turistas idosos ganham destaque em cartilha voltada para o setor
EDIÇÃO DO DIÁRIO com informações do MTur
A população brasileira está mais longeva e, ao contrário do que muitos pensam, ter 60+ pode ser a melhor fase para aproveitar a vida. O público perfeito para o turismo, principalmente em períodos de baixa temporada, quando há menor circulação de pessoas nos atrativos turísticos.
Uma das cartilhas de “como atender bem” disponíveis no Portal do MTur desmistifica aquelas velhas crenças de que a pessoa idosa não tem ânimo para viajar, gosta de ficar em casa e quando vai viaja, prefere sempre estar em grupos e excursões.
Ao contrário do que muitos pensam, a idade não é um impeditivo para uma vida socialmente ativa.
De acordo com o Guia, algumas recomendações precisam ser levadas em conta para incluir os turistas idosos. São elas:
Identificar as necessidades específicas de cada pessoa idosa.
Buscar ferramentas para tratar as pessoas idosas com dignidade e respeito.
Sentir-se seguro com as pessoas idosas, escutá-las e aprender com elas.
Fazer com que elas tenham prazer em viajar, participem das atividades de recreação, sintam-se confortáveis e à vontade em todos os momentos, o que aumentará sua sensação de bem-estar físico.
Tratá-las com consideração, respeito, compreensão e amabilidade para que se sintam acolhidas, animadas e alegres.
Proporcionar entretenimento e oportunidades de novas amizades
No que se refere a empreendimentos e atrativos turísticos, é sempre importante lembrar sobre itens de segurança importantes para todos, mas especialmente para essa população, que algumas vezes pode apresentar mobilidade reduzida. Disponibilizar corrimãos nas escadas e declives, evitar degraus muito altos, adequar pisos para serem antiderrapantes, em caso de pacotes turísticos, dar preferência a atrativos e equipamentos adaptados às normas e padrões de acessibilidade, são algumas das dicas disponíveis.
Unidades Habitacionais
A Lei Brasileira da Inclusão prevê que no mínimo 10% das unidades habitacionais de cada meio de hospedagem seja acessível, sendo obrigatória a existência de pelo menos uma unidade por estabelecimento. Os meios de hospedagem têm o final deste ano para adequarem suas UHs, conforme o Decreto n 11.303, de 22 de dezembro de 2022.
O mobiliário das UHs deve ser disposto de maneira a não obstruir o espaço livre de circulação para o acesso ao sanitário, camas e armários, bem como ter dimensões em condições de alcance manual e visual do cliente.
Meios de transporte
A Legislação Brasileira assegura, em terminais, estações, e pontos de parada e veículos, espaços para atendimento, assentos preferenciais e meios de acesso devidamente sinalizados. Exemplos de acessibilidade nos transportes podem ser observados quando há o nivelamento do piso do ônibus com a calçada, além da previsão de assentos especiais dentro do veículo.
O Estatuto da Pessoa Idosa assegura o direito do acesso de pessoas idosas à gratuidade ou ao desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais – ônibus, trens ou barcos. Desta forma, é importante que as empresas observem e estimulem esse público a usufruírem dessas possibilidades.
Outros espaços
Além das unidades habitacionais, as áreas de lazer, salas de ginástica, piscinas, saunas, auditórios, salas de jogos e salas de convenções devem ser acessíveis.
No caso da piscina, recomenda-se que o piso do entorno não seja escorregadio e o acesso à água seja feito por meio de degraus, rampas submersas ou equipamentos de transferência. Também é recomendável a instalação de barras de apoio nas bordas internas das piscinas.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Sebrae se uniram para apoiar a visitação turística no Seridó Geoparque Mundial
EDIÇÃO DO DIÁRIO
Iniciativa oferece suporte aos pequenos negócios inseridos na cadeia produtiva do turismo que atuam na região reconhecida pela Unesco
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, participarão nesta sexta-feira (19), da solenidade de lançamento da primeira fase do projeto de fortalecimento do turismo no território do Seridó Geoparque Mundial da Unesco.
A iniciativa tem como objetivo apoiar os pequenos negócios inseridos na cadeia produtiva do turismo, incluindo artesãos e produtores rurais, nos seis municípios que formam a região do Geoparque.
Os Geoparques Mundiais da Unesco são áreas geográficas uniformes e unificadas onde locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.
Geoparque Seridó reconhecido pela Unesco
Vale lembrar que o Geoparque Seridó foi reconhecido em 2022 como um território de relevância mundial pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
A unidade, que abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados em seis municípios do Seridó potiguar, entrou para a lista de 177 Geoparques Mundiais da organização.
Máster franqueados da CVC e time corporativo da rede se juntaram para celebrar os resultados de 2023 e alinhar as estratégias do ano
EDIÇÃO DO DIÁRIO
Máster franqueados da CVC e time corporativo da operadora se reuniram em São Paulo nesta quarta-feira (17) para o primeiro encontro de 2024. Denominado “Campeões do Turismo CVC”, o evento contou com a presença do CEO da CVC Corp, Fabio Godinho, e demais executivos da companhia.
Segundo nota recebida pelo DIÁRIO, Godinho, Viviane Pio, diretora de vendas da rede CVC, e Emerson Belan, diretor geral da CVC Viagens, iniciaram a apresentação, ressaltando os resultados da rede em 2023.
Além disso, os profissionais fizeram uma retrospectiva das principais ações do ano em Marketing, Sistemas e Inovações. Em seguida, os diretores Roberto Vertemati e Rogério Mendes apresentaram os pilares de 2024 em relação a vendas, novos modelos de lojas, expansão e ao Canal Agências Multimarcas da empresa.
Planos da CVC para 2024
Durante o encontro, também foram apresentados os planos de Marketing para 2024, com planejamento anual, regional, campanhas e CRM, e estratégia de Produtos, com foco principal em produtos exclusivos em todas as frentes: aéreo, hotelaria nacional e internacional e marítimo. Destaque também para as novidades em Serviços de Valor Agregado – SVAs e para apresentação à rede do novo diretor de Pricing e Rentabilidade da CVC Corp, Daniel Bressan, que embarcou na empresa essa semana.
Essas novidades foram apresentadas por Humberto Sato (China), diretor de marketing da CVC Corp, Paula Rorato, diretora de produtos internacionais da CVC Corp, Roberto Roman, diretor de serviços de valor agregado (SVA´s) da CVC Corp, e Orlando Palhares, gerente de produtos marítimos da CVC Corp. O fundador da CVC, Guilherme Paulus, também esteve presente no evento, para dar as boas-vindas aos participantes: “Hoje é um dia muito especial e vocês são os responsáveis por essa história e por construir essa nova CVC a partir de agora”, disse.
Todos os máster franqueados receberam seus principais planos de expansão, por região, assim como reconhecimentos e destaques pelos resultados de 2023, além de um “kit jogador”, que incluía uma bola profissional de futebol, indicando o início do jogo em 2024.
Bilhetes serão obrigatórios para os turistas que visitarem Veneza dentro do período pré-determinado como de alto fluxo
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Começou na última terça-feira (16) a venda de bilhetes para turistas da região antiga de Veneza, uma das cidades mais famosas e visitadas da Itália.
De acordo com o jornal O Globo, os visitantes terão o dever de comprar ingressos durante toda a alta temporada, que vai de 25 de abril até 14 de julho. Eles poderão entrar nessa parte do município entre 8h30 e 16h (horário local).
O intuito do governo de Veneza consiste em combater o turismo em massa, comum de ocorrer entre a primavera e o verão no hemisfério Norte. Com a comercialização de entradas, haverá um controle maior de pessoas. Além disso, a segurança do local será um dos benefícios.
“Veneza é a primeira cidade do mundo a implementar este sistema, que pode servir de exemplo para outras cidades frágeis (…) que precisam ser protegidas”, declarou em novembro o prefeito Luigi Brugnaro, conforme publicou o jornal O Globo.
Pernoite paga ou bilhete para visitar Veneza
A fim de organizar a venda desses bilhetes para a alta temporada, Veneza disponibilizou um site. Lá há especificado que o turista pode comprar ou essa entrada ou então pagar uma taxa turística referente à pernoite na cidade.
No portal há determinado também quem tem isenção do ingresso e outras exceções. Confira:
pessoas com deficiência certificada e acompanhante; aqueles que necessitam de consultas médicas;
acompanhantes ou visitantes de pacientes hospitalizados ou acolhidos em estabelecimento de assistência social;
pessoas convocadas por motivos de justiça para cargos públicos localizados na cidade antiga;
inquilinos, cônjuges, parentes até 3º grau e pessoas que visitam moradores da antiga cidade.
Após o pagamento do valor requisitado, o turista que visitará Veneza precisa completar um cadastro. O bilhete será enviado por e-mail ou o usuário pode fazer o download.
Paris, a Cidade Luz, ganha contornos especiais no inverno. Embora não seja raro, nevar em Paris é sempre um espetáculo!
Em parceria com a agência Elite Turismo Paris, o DIÁRIO apresenta aqui uma sequência de imagens captadas na manhã de quinta-feira na capital da França.
A parceria global entre a MSC Cruzeiros e a Fórmula 1® se alinha à crescente popularidade dos cruzeiros
EDIÇÃO DO DT com agências
A MSC anunciou que será patrocinadora principal de dois Grandes Prêmios do Campeonato Mundial de Fórmula 1® em 2024 – o Grande Prêmio do Japão e o Grande Prêmio dell’Emilia Romagna, realizado em Ímola, na Itália.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a marca da Companhia de cruzeiros será incluída no nome destes dois Grandes Prêmios de Fórmula 1® icônicos – além da exposição da marca na pista, como parte da parceria global entre a Fórmula 1® e a MSC Cruzeiros, até o final da temporada de 2026.
MSC Cruzeiros Japanese Grand Prix
A quarta corrida da temporada, o “MSC Cruises Japanese Grand Prix”, acontecerá entre os dias 5 e 7 de abril de 2024, na lendária pista de Suzuka, no Japão, a favorita dos pilotos– e deverá ser uma das corridas mais emocionantes da temporada.
Gran Premio dell’Emilia Romagna 2024
A famosa pista de Ímola foi palco de muitos momentos icônicos da Fórmula 1® e ocupa um lugar especial no coração de muitos fãs. O “Formula 1® MSC Cruises Gran Premio dell’Emilia Romagna 2024” acontecerá entre os dias 17 e 19 de maio de 2024.
A MSC Cruzeiros é parceira global da Fórmula 1® desde 2022, quando a companhia de cruzeiros iniciou uma colaboração plurianual até ao final do Campeonato Mundial de 2026.
Essa mais recente extensão na colaboração entre as duas marcas de classe mundial está alinhada com o crescimento contínuo do interesse na Fórmula 1® em todo o mundo e com a crescente popularidade dos cruzeiros como uma opção incrível de férias. As duas marcas partilham de valores comuns, fundados em torno de um direcionamento para a mudança sustentável, à medida que procuram construir o futuro das suas respetivas indústrias e deixar um legado duradouro para as próximas gerações.
O Brasil ultrapassa a França e se torna o principal mercado de caronas da BlaBlaCar no mundo. As informações são da própria plataforma, enviadas nesta quarta-feira (17), ao DIÁRIO.
EDIÇÃO DO DT com agências
Segundo nota, em todo o território nacional, já são 17 milhões de usuários cadastrados na plataforma multimodal, que é líder mundial de viagens compartilhadas por meio de caronas e também funciona como marketplace para a compra de passagens rodoviárias.
“Já projetávamos essa liderança como algo natural, principalmente a partir da retomada do setor de turismo e viagens brasileiro, consolidada em 2023. O Brasil tem dimensões continentais, o que permite muito espaço para crescimento. E agora, mais do que nunca, País se torna um dos maiores focos da empresa. Com isso, vem também mais inovação, investimento e um olhar supercriterioso para as necessidades dos usuários”, afirma Tatiana Mattos, head da BlaBlaCar no Brasil.
Presente no País há oito anos, a BlaBlaCar encerrou 2023 com aumento de 160% na venda de passagens rodoviárias e de 40% nas viagens de carona. Entre os 22 países onde a BlaBlaCar atua, o Brasil também foi a nação com maior quantidade de conexões entre pessoas para viagens em 2023: quase 25 milhões. O número é cerca de 50% superior ao registrado na França.
Para 2024, uma das metas da empresa é seguir aumentando a oferta no marketplace de ônibus, com uma expansão ainda maior de rotas. A previsão é ampliar o total de viações parceiras conectadas à plataforma, de 214 para 250, e cobrir mais de 90% das linhas rodoviárias de ônibus regulares do Brasil.
“Em 2023, nossa estratégia de direcionar o crescimento a regiões específicas se mostrou um sucesso. Ampliamos significativamente a presença da BlaBlaCar no Nordeste, por exemplo, dando sequência ao plano de expansão da plataforma no Brasil, inicialmente focado no Sul e Sudeste”, complementa Tatiana Mattos.
O mês mais movimentado do ano para a plataforma foi dezembro. O dia 23 registrou o recorde em caronas, enquanto o dia 30 foi o de maior movimento para os ônibus.
Sobre a BlaBlaCar
A BlaBlaCar é líder mundial de viagens compartilhadas por meio de caronas, permitindo que mais de 100 milhões de membros compartilhem rotas em 22 países. A plataforma utiliza tecnologia de última geração para preencher assentos vazios na estrada, conectando membros que buscam uma carona ou uma viagem de ônibus. Ao desenvolver uma rede de mobilidade ecologicamente sustentável, a comunidade BlaBlaCar poupa 1,6 milhão de toneladas de CO2 e permite 120 milhões de conexões entre os membros, todos os anos. Para mais informações, acesse este link.
Presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas destacou importância de programa de redução de impostos e espera mais opções de voos internacionais
por Bruno Almeida, especial para o DIÁRIO
Após um 2023 com pouco crescimento no número de turistas que estiveram em Porto de Galinhas, praia do município de Ipojuca (PE), a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) já comemora um verão com hotéis quase lotados e espera um 2024 melhor que o ano anterior. Para isto, o presidente da entidade, Eduardo Lacerda Tiburtius, espera dialogar mais com as companhias aéreas que levam voos ao estado nordestino e também a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), para continuar a recuperação do turismo no litoral pernambucano.
“2023 foi um ano de estabilização em relação a 2022”, afirma Tiburtius, que estima um crescimento de apenas 1% no número de turistas que visitaram Porto de Galinhas. “Um ano especial de fato, com uma retomada [em relação à época da pandemia de Covid-19] foi 2022, quando a gente teve um crescimento muito robusto em relação a 2019, pré-pandemia”. Para o crescimento no número de turistas que viajam para o distrito voltar a crescer, ele espera que o aeroporto de Recife (PE), que atende Porto de Galinhas, volte a oferecer mais opções de voos internacionais. “Os voos domésticos são muito bons. Mas os da América Latina ainda podem melhorar”, afirma.
Segundo Tiburtius, até 2019, 25% dos turistas em Porto de Galinhas eram de fora do Brasil. Em 2023, o número caiu para 15%. “Nosso principal mercado, de longe, é o argentino, que representa 80% dos turistas internacionais em Porto de Galinhas. Depois vêm Uruguai, Paraguai e Chile. Quando falamos de mercado europeu, destacamos Portugal, com uma participação ainda tímida. Mas antes, em 2019, só a Argentina tinha oito voos semanais direto para Recife. Hoje, são apenas dois e a operação do segundo só começou no dia 4 de janeiro. Passamos 2023 todo com só um voo”. Ainda que Tiburtius entenda a dificuldade das companhias aéreas e a turbulência política em países de América Latina, como a própria Argentina, ele acredita ser necessário ampliar o diálogo com o setor. “Em 2024, vai ser o principal foco de atenção”, pontua.
Perse
Outro desafio de 2024 para Tiburtius é o pedido do setor de turismo para a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Lançada durante a pandemia e com prazo para acabar em 2026, a medida reduziu tributos principalmente para o setor de eventos, e, também, para o turismo. No entanto, o Ministério da Fazenda anunciou o retorno da cobrança de alguns tributos a partir de maio deste ano e uma retomada total para 2025, já que, para a pasta, o setor de eventos já apresentaria firme retomada das atividades.
“Todos se endividaram um pouco na pandemia. O Perse ainda é necessário para manter a saúde dos hotéis”, contesta Tiburtius, que estima 10 mil pessoas com emprego direto ou indireto no turismo de Porto de Galinhas.
“Todos se endividaram um pouco na pandemia. O Perse ainda é necessário para manter a saúde dos hotéis”, contesta Tiburtius, que estima 10 mil pessoas com emprego direto ou indireto no turismo de Porto de Galinhas. Questionado nesta quarta-feira (17) pelo DT se considera estender o benefício, o Ministério da Fazenda ainda não se pronunciou.
Com a questão da ajuda do Ministério da Fazenda para o setor ainda preocupando, um alívio que chegou aos hotéis de Porto de Galinhas foi a alta taxa de ocupação nesta temporada de verão. “Entre janeiro e o Carnaval, já estamos temos entre 85 e 90% [de leitos] ocupados, o que é muito positivo. A alta temporada é muito procurada. A [ocupação da] praia no Réveillon também foi muito boa para a gente”, diz o presidente da AHPG, que espera chegar aos 92% de lotação para o Carnaval.
Atrações
Ao visitar Porto de Galinhas, o turista “precisa conhecer, claro, as piscinas naturais e pode fazer passeios até o Pontal de Maracaípe”. Para Tiburtius, outro destaque que já se consolidou em Porto de Galinhas é o turismo voltado para questões ambientais. “Temos uma biofábrica de corais, com uma startup que promove o replantio de corais de recifes naturais, uma preocupação muito pertinente. O turista mergulha nas piscinas naturais, em uma área destinada para o replantio, e no final ganha um certificado e acompanha o processo de reflorestamento. É um projeto com muita simbiose com o futuro do nosso destino”, completa.
Nova adesão e perspectivas
Tiburtius ainda comemora a ampliação do quadro de associados com a entrada do Samoa Beach Resort, no último ano. Com o novo empreendimento, a entidade soma 10 membros. Lançado em 2018, o Samoa Beach Resort possui 165 apartamentos e instalações que incluem academia, SPA piscinas, quadras poliesportivas e um parque aquático infantil. “Entendemos isso como um reconhecimento do nosso trabalho, porque a Associação promove eventos, promove encontros e rodadas de negócios com os principais operadores nacionais. São várias as oportunidades de ter acesso a atualizações do setor”, explica.
Para o presidente da AHPG, os eventos da Associação caracterizam, ainda, ocasiões para donos de pousadas, a maioria das opções de hospedagem em Porto de Galinha, falarem “diretamente com diretores da CVC, com um representante da Azul Viagens. Então é uma hora de ter contato com todo o trade de pousadeiros”, finaliza.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está de acordo. Política de privacidade LGPDOK, de acordo.