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Cursos de Turismo: 6 mil vagas gratuitas para se profissionalizar

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Iniciativa é uma parceria do Ministério do Turismo com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense (IFSul)


EDIÇÃO DO DT

Estão abertas as inscrições para diversos cursos de qualificação de profissionais do setor do Turismo no Brasil. Ao todo, são 6 mil vagas ofertadas para “Agente de Recepção e Reserva em Meios de Hospedagem”, “Copeiro”, “Garçom e Mensageiro”. As inscrições vão até 25 de fevereiro de 2024.

Além dessas oportunidades, os profissionais do Turismo e pessoas que desejam ingressar no setor, poderão fazer cursos de espanhol básico e intermediário. A previsão é que o início das aulas aconteça em 18 de março de 2024.

A iniciativa é uma ação do Ministério do Turismo, com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense (IFSul) com o objetivo de promover ações de qualificação para o setor. Os cursos serão ofertados nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul.

Os interessados terão vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional, no âmbito da Bolsa-Formação Trabalhador do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade a distância.

O incentivo à qualificação é uma prioridade do Ministério do Turismo para elevar o número de profissionais aptos as vagas que o setor oferece, em especial com foco na preparação do Brasil para sediar a COP-30, importante evento internacional sobre o clima que será realizado em 2025 na capital paraense, Belém (PA).

Conheça o Edital completo dos cursos de Turismo.

Ficou interessado em alguma oportunidade? Inscreva-se a partir deste link.

Outros cursos de turismo e gastronomia

O Ministério do Turismo também abriu inscrições para vagas remanescentes em três cursos na área gastronômica. São eles: Cozinha Brasileira, Cozinha Internacional e Cozinha Japonesa.

Para a primeira turma serão oferecidas 123 vagas. A parceria é com o SENAC-PR e as inscrições vão até o dia 13/02.

Gol perde quase R$ 300 milhões em valor de mercado

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De acordo com reportagens da Folha de São Paulo e Valor Econômico desta terça-feira (16), a Gol contratou uma empresa de assessoria jurídica – a mesma que representou a Avianca – para administrar sua recuperação judicial nos EUA.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com jornais Folha de São Paulo e Valor Econômico


Segundo o Valor, após o mercado tomar conhecimento da possibilidade de a Gol entrar em chapter 11 (recuperação judicial nos Estados Unidos), a aérea brasileira perdeu R$ 293 milhões em valor de mercado. Na segunda-feira (15), a empresa liderou as perdas do Ibovespa e hoje (16) as ações recuaram 3,36%, para R$ 6,90.

Ainda, segundo o Valor, a incerteza no mercado para o setor aéreo tem puxado junto os papéis da Azul, que caíram 5,28%, para R$ 12,92. A aérea teve a terceira maior queda no dia do Ibovespa. A visão é de que embora a empresa tenha conseguido avançar com uma renegociação com credores, o custo da dívida está elevado e pode vir a trazer problemas à Azul.

A Gol contratou a mesma assessoria jurídica que representou a Avianca colombiana em seu pedido de recuperação judicial nos EUA: o escritório Milbank. As duas empresas são controladas pela mesma holding, o Grupo Abra, que tem sede no Reino Unido.

A Gol está negociando com empresas de leasing de aviões um caminho para reduzir o endividamento que hoje é de cerca de R$ 10 bilhões, metade do seu passivo total. Entre as opções sobre a mesa há entrada de capital, via “equity” ou emissão de dívida, e uma recuperação judicial nos Estados Unidos, onde empresas do setor conseguiram se reerguer após pedir proteção contra credores.

As ações da Gol fecharam o pregão de segunda-feira (15) com queda de 6%. A informação sobre a possibilidade de a companhia pedir recuperação judicial (RJ) nos EUA foi antecipada pela “Folha de S. Paulo”.

 

“Não há liberdade além da de um homem que é alguém fazendo o seu caminho para algum lugar”

*“Não há liberdade além da de um homem que é alguém fazendo o seu caminho para algum lugar”. * –Antoine de Saint-Exupéry

Com a chegada de um novo ano, é natural refletirmos sobre nossos acertos e erros. E a vida não costuma ser algo linear, é feita de fases onde um dia estamos no alto e no outro estamos no baixo, tentando nos reerguer novamente. São os tombos que deixam o joelho mais calejado, e os olhos atentos às pedras no caminho.

Mas a liberdade é aprendermos com nossos próprios erros, nos refazermos a cada dia, em busca de alcançar a melhor versão de si mesmos. Ser resiliente é uma virtude muito necessária hoje, saber se reinventar mesmo às adversidades é sinal de força e sabedoria.

Uma pessoa de mais idade por exemplo, ainda é capaz de viver e experimentar muitas coisas, apesar da idade, ainda há vida, sonhos, planos, e a alma de uma pessoa que ainda sente, vive, se alegra, se entristece… As pessoas precisam respeitar a trajetória umas das outras, as escolhas, os planos…

Pense nas adversidades que o próprio Saint-Exupéry, escritor e piloto teria passado em sua época, com equipamentos frágeis, nenhuma tecnologia, falta de comunicação, estrutura e logística quase zero

Pense nas adversidades que o próprio Saint-Exupéry, escritor e piloto teria passado em sua época, com equipamentos frágeis, nenhuma tecnologia, falta de comunicação, estrutura e logística quase zero, e mesmo assim lá estava ele desempenhando seu papel de piloto com a missão de entregar os correios, sem ao menos saber que estaria entrando para a história como um pioneiro da aviação francesa. Ele não pensava na grandiosidade do que fazia, devido a sua coragem em meio a tão poucos recursos, pois estava ocupado demais em cumprir sua missão de levar as notícias, com cartas carregadas de palavras de amor, cartas que diziam as esposas que seus maridos estavam com vida ou não… tudo era mais ampliado, inclusive os sentimentos devido a distância, mesmo assim, permanecia no seu posto.

Onde há vida, há esperança, e o poder das escolhas e de ser quem queremos ser é a maior liberdade. Precisamos continuar buscando alternativas para continuar em movimento. Veja o exemplo de um carro: Ele precisa de combustível para sair do lugar, e nós? Precisamos ter ambição em algo, um propósito, um norte que nos guie quando tudo pareça que não faça mais sentido ou importância. Se pudermos desejar algo em 2024 é que sejamos mais resilientes, mais empáticos um com o outro e mais gratos a todo o caminho percorrido até aqui.

Crédito: José Augusto Cavalcanti Wanderley
Colaborou: Nicole B. Vieira da Rocha Santos

Como receber o turista LGBTQIA+? Guia sobre diversidade orienta setor

Cartilha tem dicas de como empresas e trabalhadores podem receber da melhor forma possível o turista LGBTQIA+


EDIÇÃO DO DT com informações do MTur

A população LGBTQIA+ é uma das que mais cresce no turismo mundial, logo, saber a melhor forma de recebê-los, sem diferenciação, é fundamental para o bem-estar e o sentimento de acolhimento e segurança. Pensando nisso, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, disponibilizou a cartilha “Bem atender: turistas LGBTQIA+“.

De acordo com nota oficial do MTur, a publicação está sendo disponibilizada de forma online e com versão para o acesso por meio de aparelhos móveis, como celular e tablet.

O material, segundo a nota, começa com um completo esclarecimento sobre discriminação, identidade de gênero, orientação sexual e conceitos importantes, como cisgênero e transgênero, não binário, transexuais, intersexo, homem e mulher trans e travesti.

Além disso, explica a melhor maneira para se referir, principalmente à população trans para que não haja uma ação preconceituosa. “Trate as pessoas pelos pronomes de tratamento Senhor ou Senhora de acordo com a identidade de gênero. Se tiver dúvida, pergunte como a pessoa prefere ser chamada”, recomenda o Guia.

Como receber o turista LGBTQIA+? Guia sobre diversidade orienta setor (Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Respeito à diversidade

Outra dica é o tratamento sempre igualitário a casais turistas LGBTQIA+, ou seja, da mesma forma como se trataria um casal heteroafetivo. “Em datas especiais, como Dia dos Namorados, considere a possibilidade de que dois homens ou duas mulheres sejam um casal. São casais da mesma maneira que os heterossexuais, portanto, devem receber o mesmo tratamento”, alerta a publicação.

Em casos em que haja reclamações que podem ser configuradas como possível LGBTQIAfobia – preconceito em virtude da identidade de gênero ou orientação sexual, ou todo e qualquer tipo de intolerância e violência direcionada a esse público em razão de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero, a cartilha orienta a utilização da legislação contra a LGBTQIAfobia. O estabelecimento deve deixar claro a postura de respeito à diversidade.

Acesse o guia completo sobre como receber o turista LGBTQIA+.

Pesquisa aponta melhora no setor de serviços, após três meses em queda

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Pesquisa aponta que os pequenos negócios foram essenciais no resultado da pesquisa do IBGE

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A trajetória de queda no volume de serviços no Brasil foi quebrada em novembro de 2023, o que reforça o momento de melhoria da economia brasileira. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostrou uma variação de 0,4%, depois de três meses no campo negativo – com uma perda acumulada de 2,2%. O resultado superou em 10,8% o registrado pelo setor antes da pandemia. E os pequenos negócios foram fundamentais para a retomada, como aponta o presidente do Sebrae, Décio Lima.

“Este resultado é um sinal positivo, pois o setor de serviços é o retrato do crescimento global da economia brasileira. Neste contexto, as micro e pequenas empresas tiveram papel essencial nesse processo, uma vez que correspondem a cerca de 95% das empresas do país e foram responsáveis pelos bons indicadores do mercado de trabalho. O aumento de atividade no setor significa mais emprego, que resulta em mais renda para a população que pode, assim, consumir mais bens e serviços”, comentou o presidente do Sebrae.

A Pesquisa Mensal de Serviços apontou que o maior impacto sobre o resultado geral veio da atividade de outros serviços (3,6%), que reúne, entre eles as empresas de máquinas eletrônicas de cartões de crédito e débito. “Esse dado contribui também para a importância da defesa do parcelamento sem juros, da qual participamos. O parcelamento é uma prática já bem estabelecida na economia brasileira pois impacta diretamente na capacidade de pagamento dos consumidores na aquisição de bens e serviços e ainda fortalece a geração de empregos”, comenta o presidente do Sebrae.

Os serviços profissionais, administrativos e complementares alcançaram um aumento em 1,0% e aqueles prestados às famílias tiveram um avanço de 2,2% em novembro, recuperando a perda registrada em outubro (-1,8%). Por outro lado, duas atividades ficaram no campo negativo: transportes, que recuou 1,0%, e de informação e comunicação (- 0,1%).

Outros dados

Em comparação ao ano anterior, três atividades registraram expansão em relação ao mesmo período: serviços profissionais, administrativos e complementares (4,4%); serviços prestados às famílias (5,4%) e outros serviços (3,3%). Já transportes (-3,7%) e o setor de informação e comunicação (-0,4%) registraram queda, que puxaram a variação geral para o campo negativo (-0,3%). Até novembro de 2023, o setor de serviços acumula alta de 2,7%, acompanhando o ritmo da economia brasileira.

“Além da taxa básica de juros sendo reduzida e da inflação controlada, os dados combinam com outros indicadores, sobretudo em relação à geração de emprego e renda, o que representa mais dinheiro na economia. É uma combinação positiva de fatores”, comenta o doutor em Economia pela Universidade de Brasília e coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae, Giovanni Beviláqua.

O analista ressalta que os bons resultados são fundamentais para os empreendedores planejarem sua atuação em 2024. “Podemos analisar os números como um todo e na constituição de uma tendência de trajetória mais positiva nesse início do ano. Acredito que é um momento propício para que os pequenos negócios possam, ao analisar esse cenário econômico, dar atenção à gestão de seus negócios, sobretudo seus planejamentos financeiros”, avaliou Giovanni.

GTA começa temporada de treinamentos e busca superar marca de 2023

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Em 2023 a GTA – Global Travel Assistance impactou mais de 9,2 mil agentes com suas capacitações


EDIÇÃO DO DT

A GTA – Global Travel Assistance começou 2024 com um calendário cheios de novas capacitações.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a empresa estreou a temporada de treinamentos deste ano atraindo 35 agentes de viagem para sua sede em São Paulo (SP), por meio de uma parceria com a rede Enjoy.

Leia também: GTA: 4 mil agentes de viagem já foram capacitados em 2023

GTA apoia GRAAC pelo 13º ano consecutivo: Celso Guelfi, presidente da GTA
Celso Guelfi, presidente da GTA (Foto: Divulgação / Business Factory)

Segundo a GTA, o encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 16 de janeiro, no auditório da companhia. Como palestrante o evento teve a supervisora de vendas de São Paulo, Francinete Zerbetto. A Enjoy teve como representante Marcelo Navarro, executivo de vendas na capital paulista.

“Continuamos firmes em nosso propósito de transformar a cultura do seguro viagem no país e agregar valor ao dia a dia e ao conhecimento dos profissionais que movem o turismo brasileiro”, celebra Celso Guelfi, presidente da GTA.

Guelfi prevê superar a marca de 2023, quando a empresa impactou mais de 9,2 mil agentes.

Confira entrevista exclusiva: Celso Guelfi, presidente da GTA: “Estamos surfando nos melhores preços do mercado”

Cartão de vacinação para pets em viagens: onde é solicitado?

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De modo geral, a clínica responsável pela aplicação da vacina é que faz o cartão de vacinação para pets


EDIÇÃO DO DT

Providenciar o cartão de vacinação para pets para viajar está entre as principais dúvidas dos tutores.

De acordo com especialistas, a carteirinha é primordial para a ‘mala dos animais’, pois, além de fornecer uma informação essencial para o controle de imunizantes que os seus amiguinhos já receberam, o documento é sempre um pré-requisito para que vocês se hospedem em hotéis pet friendly, em viagens de avião e entre outros fins.

“Os pets são como parte da família e devem ser considerados na hora de planejar uma viagem pelo tutor”, alerta a professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário IBMR, nas unidades Barra da Tijuca e Catete, Isabella Morales.

A cartão de vacinação para pets contém todos as vacinas que já foram feitas neste animal. Normalmente, a clínica responsável pela aplicação da vacina é que faz essa carteirinha, que contém a data da aplicação, o carimbo e a assinatura do médico veterinário responsável juntamente com o rótulo da vacina aplicada.

“No caso dos cães, normalmente é feita a vacina Polivalente V8 ou V10. Já as vacinas Antirrábica e Puppy, são para cães filhotes. Para gatos, temos as vacinas V4 ou V5 e a antirrábica”, cita a professora do IBMR, instituição que faz parte do Ecossistema Ânima. Atualmente, a única vacina gratuita é a Antirrábica para cães e gatos, fornecida pelo Ministério da Saúde. As outras devem ser feitas em clínicas particulares.

Professora do curso de Medicina Veterinária do IBMR, Isabella Morales.
Professora do curso de Medicina Veterinária do IBMR, Isabella Morales (Foto: Arquivo Pessoal)

Lembrando que antes de qualquer aplicação, os animais devem ser avaliados de maneira clínica pelo médico veterinário, assim, evita-se fazer vacinas em animais doentes, debilitados ou imunocomprometidos.

Cartão de vacinação para pets no avião

Para voos, exige-se que o tutor apresente a cartão de vacinação que confirme a aplicação da vacina Antirrábica (feita há mais de 30 dias e até um ano), e um comprovante assinado por um médico veterinário dizendo que o animal está saudável para viajar.

Isabella aconselha que, sempre que o tutor for viajar, é ideal que ele verifique e atualize as vacinas de seu cãozinho ou gatinho. “Associado a isso é importante verificar se a região que for visitada é endêmica para alguma doença. Por exemplo, hoje, no Rio de Janeiro, indicamos a aplicação e manutenção das vacinas normais, associados ao uso de coleira contra mosquitos e uma coleira específica contra mosquitos para evitar o que chamamos de ‘verme do coração’, a Dirofilariose”, acrescenta.

Tap Air Portugal é a segunda companhia da Europa em ranking de ESG

A TAP Air Portugal continua definindo as suas estratégias com foco numa gestão responsável e consciente dos recursos naturais e sociais


EDIÇÃO DO DIÁRIO

A TAP Air Portugal recebeu um ESG Risk Rating de 24,4, tendo sido avaliada pela Morningstar Sustainalytics como de risco médio de sofrer impactos financeiros materiais decorrentes de fatores ESG. Nesta avaliação, a TAP Air Portugal obteve uma pontuação melhor do que 92% das companhias aéreas deste ranking à escala global, ficando em 2º lugar entre as 14 companhias aéreas europeias avaliadas, e em 6º lugar num total de 71 companhias aéreas globais avaliadas.

O Rating de Risco ESG é o resultado da combinação dos ratings de Exposição ao Risco ESG e de Gestão do Risco ESG da empresa. A exposição global ao risco da TAP Air Portugal é média e é semelhante à média da subindústria, enquanto a gestão global das questões materiais ESG da companhia aérea é forte e acima da média da subindústria.

A TAP reconhece a relevância da sustentabilidade como um eixo transversal ao seu desempenho e à sua posição competitiva no mercado, definindo as suas estratégias com foco numa gestão responsável e consciente dos recursos naturais e sociais. A abordagem da TAP à sustentabilidade assenta num modelo de gestão holístico, que tem em consideração a importância das dimensões ambiental e social, bem como a necessidade de garantir a resiliência financeira do negócio.

As avaliações de risco ESG da Morningstar Sustainalytics medem a exposição de uma empresa a riscos ESG materiais específicos do sector e a forma como a empresa está a gerir esses riscos. Esta forma multidimensional de medir o risco ESG combina os conceitos de gestão e exposição para chegar a uma avaliação do risco ESG, ou seja, uma pontuação total de risco ESG não gerido ou o ESG Risk Rating, que é comparável em todos os sectores.

As classificações de risco ESG da Sustainalytics fornecem uma medida quantitativa do risco ESG não gerido e distinguem entre cinco níveis de risco: negligenciável, baixo, médio, elevado e grave. Saiba mais sobre as classificações de risco ESG aqui: www.sustainalytics.com/corporate-solutions/esg-solutions/esg-risk-ratings.

A Morningstar Sustainalytics é uma empresa líder em investigação, classificação e dados ESG que apoia investidores de todo o mundo no desenvolvimento e implementação de estratégias de investimento responsáveis.

A Sustainalytics trabalha com centenas dos principais gestores de ativos e fundos de pensões do mundo, que incorporam informações e avaliações ESG e de governo das sociedades nos seus processos de investimento. A empresa também trabalha com centenas de empresas e seus intermediários financeiros para ajudá-los a considerar a sustentabilidade em políticas, práticas e projetos de capital. Para mais informações, visite www.sustainalytics.com

Após faturar 1,3 bi em 2023, Grupo Arbaitman prevê recorde de vendas em 2024

Grupo Arbaitman estima crescimento de 15% a 18% no faturamento de 2024, um recorde da companhia


EDIÇÃO DO DT

Após ultrapassar a marca de R$ 1,3 bilhão em vendas em 2023, o Grupo Arbaitman prevê crescimento de 15% a 18% neste ano. Segundo a marca em nota enviada ao DIÁRIO, esse resultado e a expectativa para 2024 garante um ano promissor para todas as empresas que a integram.

Ao apontar salto de crescimento da Maringá Turismo em 2023, a empresa atribui o desempenho a diversos fatores que foram aperfeiçoados após a pandemia da Covid-19, o que provocou um crescimento de 45,5% no ano passado em relação a 2019, o maior faturamento da empresa em toda a sua história.

A introdução de novas tecnologias que beneficiaram as transações dos clientes e a ampliação da carteira por meio de contratos com importantes marcas em grandes capitais estão entre os principais fatores para esses ótimos números. O Grupo Arbaitman atende gigantes como, por exemplo, Grupo Boticário, Bracell, Nutrien e CSN.

Segundo a nota recebida, a integração da empresa na Argentina, Uruguai e Chile com o seu modelo de atendimento e tecnologia de ponta também causou impacto positivo nos negócios.

Maringá Turismo o e Lemontech em destaque

Conforme especificado pelo Grupo Arbaitman, a Maringá Turismo obteve média de satisfação de 95% de mais de 315 mil passageiros. Apenas em 2023, a empresa realizou 787.649 viagens corporativas e 23.174 viagens a lazer, com considerável relevância no mês de novembro.

Siderley Santos, Vice-Presidente do Grupo Arbaitman (Foto: Divulgação)
Siderley Santos, Vice-Presidente do Grupo Arbaitman (Foto: Divulgação)

Em relação a outra gigante do Grupo Arbaitman, a Lemontech, as expectativas para 2024 também estão altíssimas. No final de 2023, o saldo da Lemontech teve crescimento de 30% nas transações de Travel e Expense (viagem e despesa).

De acordo com Siderley Santos, Vice-Presidente do Grupo Arbaitman, a qualidade foi a chave para o sucesso da empresa de eventos. “Não paramos de investir na qualificação dos nossos experts em eventos e viagens de incentivo, para continuarmos atendendo e crescendo com a qualidade que nos trouxe até aqui. Nos despedimos de 2023 com muita gratidão e com a certeza de que vamos continuar trilhando um caminho seguro e de muito sucesso por mais 60 anos”, comemora o executivo.

Brasil agora é o maior mercado de caronas da BlaBlaCar no mundo

Presente no País há oito anos, BlaBlaCar fechou 2023 com crescimento de 160% na venda de passagens rodoviárias e de 40% nas viagens de carona


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O Brasil se tornou o principal mercado de caronas da BlaBlaCar no mundo, ultrapassando a França nesse ranking.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, em todo o território nacional, já são 17 milhões de usuários cadastrados na plataforma multimodal, que é líder mundial de viagens compartilhadas por meio de caronas e também funciona como marketplace para a compra de passagens rodoviárias.

“Já projetávamos essa liderança como algo natural, principalmente a partir da retomada do setor de turismo e viagens brasileiro, consolidada em 2023. O Brasil tem dimensões continentais, o que permite muito espaço para crescimento. E agora, mais do que nunca, País se torna um dos maiores focos da empresa. Com isso, vem também mais inovação, investimento e um olhar supercriterioso para as necessidades dos usuários”, afirma Tatiana Mattos, head da BlaBlaCar no Brasil.

2023 com bons resultados para a BlaBlaCar

Presente no País há oito anos, a BlaBlaCar encerrou 2023 com aumento de 160% na venda de passagens rodoviárias e de 40% nas viagens de carona. Entre os 22 países onde a BlaBlaCar atua, o Brasil também foi a nação com maior quantidade de conexões entre pessoas para viagens em 2023: quase 25 milhões. O número é cerca de 50% superior ao registrado na França.

Para 2024, uma das metas da empresa é seguir aumentando a oferta no marketplace de ônibus, com uma expansão ainda maior de rotas. A previsão é ampliar o total de viações parceiras conectadas à plataforma, de 214 para 250, e cobrir mais de 90% das linhas rodoviárias de ônibus regulares do Brasil.

“Em 2023, nossa estratégia de direcionar o crescimento a regiões específicas se mostrou um sucesso. Ampliamos significativamente a presença da BlaBlaCar no Nordeste, por exemplo, dando sequência ao plano de expansão da plataforma no Brasil, inicialmente focado no Sul e Sudeste”, complementa Tatiana Mattos.

O mês mais movimentado do ano para a plataforma foi dezembro. O dia 23 registrou o recorde em caronas, enquanto o dia 30 foi o de maior movimento para os ônibus.