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Azul registra aumento de 74,2% em reservas para Fernando de Noronha

Fernando de Noronha teve a praia do Sancho eleita como a mais bonita do mundo pelo Travellers´ Choice do TripAdvisor


EDIÇÃO DO DIÁRIO

A Azul Linhas Aéreas teve um crescimento de 44% no número de voos de sua operação em Fernando de Noronha ao longo de 2023.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a companhia realizou um total de 2052 voos, partindo das cidades de Recife (PE) e Natal (RN), registrou também um crescimento de 13% no número de clientes transportados e, ainda, um aumento de 74,2% no número de reservas para o destino via Azul Viagens, operadora de turismo da companhia.

A ilha, conhecida por suas praias paradisíacas, vida marinha exuberante e cenários deslumbrantes, tem conquistado o coração de viajantes do mundo inteiro. Um destaque especial neste ano é a consagração da Praia do Sancho, localizada em Fernando de Noronha, como a mais bonita do mundo em pesquisa realizada pelo TripAdvisor. Este reconhecimento internacional reforça o status da ilha como um destino único e imperdível, consolidando sua posição como um paraíso tropical incomparável.

Fernando de Noronha é eleita o Melhor Destino de Praia do Brasil: foto de Fernando de Noronha ao nascer do dia
O arquipélago de Fernando de Noronha (Foto: Bruno Lima – MTUR)

Quase 2 milhões de passageiros para Fernando de Noronha

Segundo o Gerente Geral de Planejamento de Malha e Estratégia da Azul, Vitor Silva, esse aumento significativo na oferta de voos visa atender à crescente demanda de turistas que buscam explorar as belezas naturais e incomparáveis de Fernando de Noronha. “A Azul Linhas Aéreas tem orgulho de desempenhar um papel fundamental na promoção do turismo sustentável aliado ao compromisso da companhia em proporcionar aos viajantes uma experiência inesquecível, conectando o Brasil e os brasileiros”.

Desde o início dessa operação a companhia já realizou mais de 27 mil voos e transportou aproximadamente 1,9 milhão de passageiros.

São 6 voos diários, em média, partindo de Recife para Fernando de Noronha, com um tempo aproximado de 1h35 de voo. Atualmente, a capital pernambucana recebe, em média, 80 voos diários de 43 destinos, incluindo Fernando de Noronha e os voos internacionais de Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos.

Já os 2 voos semanais de Natal, saem aos sábados às 15h50 e chegam às 16h10* sentido Fernando de Noronha. No sentido contrário os voos partem da ilha às 16h50 e chegam em Natal (RN) às 17h05*, com aproximadamente 1h05 de voo.

*Importante lembrar que há diferença de 1 hora no fuso horário de Fernando de Noronha em relação ao horário oficial de Brasília.

The Westin Porto de Galinhas prepara pós-Carnaval com atividades especiais

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No The Westin Porto de Galinhas, resort all-inclusive de classe mundial em um dos melhores destinos do Nordeste, a diversão é garantida mesmo após o Carnaval.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Durante o período que marca o fim do verão, entre a segunda quinzena de fevereiro e o mês de março, o resort terá uma série de atividades especiais pensadas para toda a família.

Para aproveitar bons momentos ao ar livre, o The Westin Porto de Galinhas terá programação com banda ao vivo na piscina, além de apresentações musicais durante a noite. As atividades voltadas para o público infantil ficam por conta da equipe de recreação, incluindo chá da tarde no jardim com princesas.

Quem não abre mão de uma rotina saudável mesmo nas férias pode participar do programa de corrida com o Run Concierge, um serviço exclusivo do The Westin Porto de Galinhas, aulas de ioga e de hidromassagem na piscina e sessões de alongamento. Reinventado a cada estação, o Heavenly Spa by Westin, primeiro da marca no Brasil, tem novas terapias especiais pensadas para o verão (serviço pago à parte).

The Westin Porto de Galinhas
The Westin Porto de Galinhas: diversão total

Além dos benefícios do pacote all-inclusive premium, os hóspedes do The Westin Porto de Galinhas podem aproveitar os diversos espaços de lazer do resort, como piscinas a poucos passos da praia, beach club exclusivo, espaço família, kids club, teens club e academia completa. De frente para o mar de Porto de Galinhas, o resort oferece uma gastronomia sofisticada em 10 espaços diferentes, como restaurantes temáticos, food truck, bares e café.


The Westin Porto de Galinhas

Rodovia PE-009, km 06, Porto de Galinhas – Ipojuca/PE

Reservas: (81) 3311-1717 / reservas@westinportodegalinhas.com.br

Mais informações em: westinportodegalinhas.com.br

Até quem não é hóspede pode curtir verão no Grand Hyatt Rio de Janeiro

Day Spa, Feijoada da Imperatriz Leopoldinense e bailinho de carnaval infantil estão entre os destaques do Grand Hyatt Rio de Janeiro


EDIÇÃO DO DT com agências

O Grand Hyatt Rio de Janeiro abre suas portas para hóspedes e não hóspedes que desejam curtir o verão 2024. Segundo nota enviada ao DIÁRIO, as atrações vão desde uma nova terapia no Atiaia Spa & Fitness até Feijoada da Imperatriz Leopoldinense e brunch infantil temático de Carnaval.

Para quem busca hospedagem na cidade maravilhosa, o resort urbano conta com ampla área com piscina externa e deck molhado, serviço de praia com cadeiras, toalhas e ombrelones.

Além disso, há atividades de resort, como aula de ioga, aula de caipirinha, bike experience, degustação de cachaça, passeio de balsa, etc. O Kids Club, área de recreação para crianças até 12 anos, está disponível diariamente de 9h às 17h, onde os pequenos podem desfrutar de atividades lúdicas como desenho, pintura, leitura, teatro, jogos e outras.

Opções para quem não é hóspede

Não é preciso se hospedar no Grand Hyatt Rio de Janeiro para desfrutar das novidades que o resort apresenta para esse verão.

Pensando em atender às necessidades da pele nesta época do ano, o Atiaia Spa & Fitness lançou uma nova terapia. Com duração de 2h20, a experiência do Day Spa de Verão é composta por escalda pés e esfoliação; hidratação corporal, com argila de pureza mineralógica, que promove ação anti-inflamatória, secativa, desintoxicante, bactericida e adstringente; ducha revigorante e relaxante; massagem relaxante; e drenagem facial. O protocolo termina com um delicioso chá de menta com blend de mix de castanhas (R$ 748). 

Grand Hyatt Rio de Janeiro
Grand Hyatt Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Quem aprecia um bom café da manhã de hotel poderá aproveitar, até 31 de janeiro, a oferta de 15% off no buffet completo servido no Espaço Tano, das 07h às 10h30, com uma seleção de frutas brasileiras variadas, pães, queijos, geleias e doces, além de uma estação glúten free (Adultos R$ 108,50 | Crianças de 06 a 12 anos R$ 54).  

Os apaixonados por feijoada encontram, aos sábados, um buffet completo com todos os acompanhamentos clássicos, além de estação de saladas e mesa de sobremesas.

Há também a versão vegana da receita, feita com feijão branco, linguiça apimentada de soja, calabresa e proteína de soja, bacon vegano e cogumelo, com opções de acompanhamento que seguem a mesma linha sem nada de origem animal, como a couve com castanha do Pará e a farofa de banana da terra.  Servida no Cantô Gastrô e Lounge, das 13h às 16h, conta com música ao vivo e uma cortesia de caipirinha ou cerveja para acompanhar (adultos R$ 176 | crianças de 06 a 12 anos R$ 88 | menores de 05 anos acompanhados de um responsável não pagam).

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Feijoada no Grand Hyatt Rio de Janeiro (Crédito Divulgação)

No dia 27 de janeiro, o Grand Hyatt Rio de Janeiro recebe a Imperatriz Leopoldinense para uma feijoada temática. A Bateria Swing da Leopoldina e passistas da escola são presença mais do que confirmada. Na ocasião, soft drinks, cerveja, caipirinha, caipvodka, aperol spritz e gim tônica estão inclusos (adultos R$ 385 | adolescente de 13 a 17 anos R$ 288,75 | crianças de 06 a 12 anos R$ 192,50| menores de 05 anos acompanhados de um responsável não pagam). É necessário reservar antecipadamente através do link).    

Carnaval divertido para as crianças no Grand Hyatt Rio de Janeiro

Para os pequenos foliões haverá ainda um Bailinho de Carnaval, no dia 04 de fevereiro. O brunch infantil terá bandinha tocando marchinhas carnavalescas, buffet de antepastos com entradas, saladas, molhos, pastas e compotas, estação de grelhados, frutos do mar e pratos quentes, estação ao vivo de massas, mesa de sobremesas, ovos e itens de café da manhã à la carte, além de todas as delícias que as crianças amam, como cachorro quente, pizza, cheeseburguer e batata smiles.

Bruch infantil no Grand Hyatt Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Bruch infantil no Grand Hyatt Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Para os adultos, o Grand Hyatt Rio de Janeiro oferece espumante liberado e música ao vivo, além de água saborizada e suco do dia (R$ 275, por adulto, já com taxas inclusas; adolescentes de 13 a 17 anos pagam R$ 206,25; crianças de 6 a 12 anos pagam R$ 137,50 e menores de 5 anos não pagam. É necessário reservar antecipadamente através do link. 

Cursos de gastronomia gratuitos: MTur e SENAC abrem 123 vagas

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Segundo comunicação do Ministério do Turismo, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas do dia 15 de janeiro ao 13 de fevereiro


EDIÇÃO DO DT com agências

Nesta segunda-feira (15) o Ministério do Turismo, em parceria com o SENAC-PR, abre inscrições para vagas remanescentes em três cursos de gastronomia gratuitos.

De acordo com nota emitida à imprensa, as capacitações são referentes aos seguintes temas: Cozinha Brasileira, Cozinha Internacional e Cozinha Japonesa. As inscrições vão até o dia 13/02 e as turmas têm início no dia 20/02. Para a primeira turma serão oferecidas 123 vagas.

Os cursos fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Por lá, a população tem acesso a diversos cursos de forma EAD para ganhar novos conhecimentos e conquistar mais espaço no mercado de trabalho. O PSG destina-se a pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse 2 salários mínimos federais.

Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento das informações disponíveis na guia “Pré-requisitos” de cada curso e certificar-se de que atende a todos os critérios exigidos. Para mais informações e inscrições, clique AQUI.

Muitas oportunidades, além de cursos de gastronomia gratuitos

A busca pela qualificação profissional tem sido uma prioridade para o Ministério do Turismo, que já ofereceu quase 7 mil vagas em mais de 30 cursos gratuitos em colaboração com instituições de ensino e o sistema “S”.

Além dessa oportunidade, também estão abertas as inscrições para cursos de “Agente de Recepção e Reserva em Meios de Hospedagem”, “Copeiro”, “Garçom e Mensageiro”, oferecidos em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense (IFSul) com o objetivo de promover ações de qualificação para o setor.

Ao todo, são 6 mil vagas direcionadas para profissionais das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. As inscrições vão até 25 de fevereiro de 2024. Saiba mais informações.

Redução de CO2 da Azul é aprovada pela ONU

A meta, de acordo com a Azul, é ser Net Zero até 2045 – cinco anos a menos do que é esperado para o setor de aviação no mundo


EDIÇÃO DO DT com agências

Componente do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores do Brasil (ISE- B3) e da carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), a Azul é a única companhia aérea da América Latina a ter seus planos de neutralidade climática (ou seja para atingir o equilíbrio entre as emissões e as absorções de gases do efeito estufa – GEE) aprovados pela SBTi, ou Science Based Targets Initiative.

Segundo a companhia, a meta é ser Net Zero até 2045 – cinco anos a menos do que é esperado para o setor de aviação no mundo.

Em nota enviada ao DIÁRIO, a Azul explica que o SBTi é uma iniciativa conjunta do Pacto Global da ONU e de instituições científicas de referência, como WRI (World Resources Institute) e  CDP (Carbon Disclosure Project), que tem o objetivo de supervisionar as metas das empresas em todo o planeta por meio de um processo longo e detalhado de avaliação feito por especialistas independentes.

Voa Brasil: como conseguir passagens por até R$ 200 pelo programa
Aeronave da Azul (Foto: Pixabay)

Segundo Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul, essa aprovação inédita para uma companhia aérea é motivo de muito orgulho por ser resultado da estratégia e das ações da Azul em ESG, o que reforça a importâncias dos atuais projetos e programas inovadores da companhia para reduzir e compensar suas emissões diretas e indiretas de CO2.

“Esse reconhecimento nos deixa com a certeza de estarmos no caminho certo para assumir a responsabilidade de não sermos apenas a melhor companhia do mundo, mas também a melhor para o mundo. Somos a primeira companhia área do Brasil e da América Latina a ter a meta de neutralidade climática aprovada por especialistas da iniciativa mais importante no tema. E contar com esse aval da SBTi é um passo muito importante, porque trabalhamos para ser referência em gestão de mudanças climáticas para o setor no Brasil e na América Latina”, explica Jason.

Leia mais: Boeing começa modificação do X-66 em busca de sustentabilidade máxima

FBHA rechaça diária de 24h em hotéis: “Não condiz com a realidade”

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Contrária ao texto atualmente aprovado por Comissão do Senado, FBHA ressalta a coerência do decreto assinado em 2008, que regulamenta que o hotel fixará a duração da diária de hospedagem mediante contrato direto com hóspede


EDIÇÃO DO DT

No final de 2023, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado Federal, aprovou um texto substitutivo ao Projeto de Lei nº 2.645/2019, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP/PI), propondo que a diária de hospedagem corresponda à utilização da unidade habitacional e dos serviços incluídos, por um período mínimo de 22 horas, sob pena de redução proporcional do preço cobrado.

Em nota enviada ao DIÁRIO, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) afirma que texto foi recebido de forma negativa pela entidade. Segundo o órgão, o que está previsto não condiz com a realidade e a modalidade turística do Brasil, uma vez que é preciso levar em consideração as sazonalidades e os costumes de cada localidade.

Além disso, o texto também propõe que o contrato de hospedagem para uma diária deve prever seu valor com proporcionalidade, assim como a possibilidade de diferentes horários de check-in e de check-out do hóspede. Compreende-se por diária o preço de hospedagem, correspondente à utilização da unidade habitacional e dos serviços incluídos, no período de 24 horas, compreendido nos horários fixados para entrada e saída de hóspedes.

“Não somos favoráveis a esse PL, e sim ao que existe hoje: um decreto presidencial da Lei Geral do Turismo, a 11.771, de 2008, que regulamenta que o hotel fixará a duração da diária de hospedagem mediante contrato direto com hóspede, de acordo com as sazonalidades e os costumes de cada localidade. Observando, logicamente, o fluxo turístico de cada município ou localidade, funciona desta maneira no mundo todo”, detalha Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Próximos passos

Com a aprovação do texto relatado na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) pelo senador Dr. Hiran (PP – RR), o referido projeto legislativo seguiu à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). Agora, deverá ocorrer a decisão terminativa (em princípio, caso aprovada, a matéria não precisará ser deliberada pelo Plenário do Senado) e aguarda a designação de relator. E caso aprovada no Senado, a proposta legislativa seguirá para a Câmara dos Deputados.

“Como todo estabelecimento privado que tem suas normas, quem define horário de chegada e saída é a hospedagem, e quando o hóspede paga por isso, sabe qual a regra do estabelecimento. Caso chegue às 20h, foi opção do hóspede, e a hospedagem não tem a obrigação de dispor dos serviços oferecidos até às 20:00 do dia seguinte”, pontua Sampaio.

Para a FBHA, o projeto de lei não condiz com o que é vivido no dia-a-dia da hotelaria, já que o tempo da diária também inclui limpeza e manutenção dos quartos, a fim de acomodar outro hóspede, e atender o interesse de todos os consumidores. “É necessário contabilizar as duas horas de limpeza e manutenção, o que no final, fecharia a diária de 24h”, finaliza.

Preço das passagens rodoviárias reduziu 15% para o Carnaval 2024, diz ClickBus

Segundo a ClickBus, há a expectativa de um boom na compra de viagens para o feriado prolongado


EDIÇÃO DO DT com agências

A ClickBus registrou mais de 167 mil buscas por passagens e 15% de redução no preço médio para embarque para o carnaval de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em nota enviada ao DIÁRIO, a empresa esclarece que as buscas para o Carnaval já cresceram 274% em comparação ao começo do mês de Dezembro de 2023.

“Estamos acompanhando de perto o crescimento do modal rodoviário e das viagens pelo Brasil. O Carnaval é uma data importante para o turismo e serve como um termômetro para entender quais serão os principais destinos e quantidade de viagens que serão realizadas nos próximos feriados”, afirma Phillip Klien, CEO da ClickBus.

Até o momento, a ClickBus já registrou um aumento de 118% nas vendas de passagens para a data comemorativa, considerando o respectivo período do ano passado. Os destinos que apresentam mais movimentação no período (embarques e desembarques) são: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Belo Horizonte, Maringá, Londrina e Itajaí. O aumento das buscas e das vendas de passagens rodoviárias comprova o avanço da retomada das viagens e o crescimento do turismo em 2024.

Entre os destinos que registram diminuição no preço, estão as rotas Rio de Janeiro, RJ – São Paulo, SP, a redução está em 15%, já no trecho São Paulo, SP – Belo Horizonte, MG a queda nos preços é de 16% e na rota São Paulo, SP – Florianópolis, SC é de 31%. Sendo que as maiores quedas estão nas rotas: Florianópolis, SC – São Paulo, SP (-48,18%); Rio De Janeiro, RJ – Campinas, SP (-48,74%); Campinas, SP – Rio De Janeiro, RJ (-46,71%).

“Cada vez mais as viagens de ônibus vem se mostrando uma alternativa com melhor custo-benefício para os turistas brasileiros. Além de preços mais competitivos, as empresas que operam o modal estão investindo na sua infraestrutura e tecnologia para atender consumidores.”, ressalta o CEO.

Itaipu e PTI lamentam a morte do maestro Magnum Meza

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Produtor musical e maestro Magnum Meza era uma das atrações no passeio Itaipu Iluminada, operado pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), administrado pelo PTI, e também no Coral de Itaipu

É com pesar que a Itaipu e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) lamentam a morte precoce do maestro e produtor musical Magnum Barboza Meza, aos 41 anos de idade, vítima de complicações de uma leucemia aguda. Ele morreu às 7h55 de sábado (13). O sepultamento ocorreu no domingo (14), por volta do meio-dia, no Cemitério Municipal do Jardim São Paulo, em Foz do Iguaçu.

Magnum nasceu em Foz do Iguaçu e era proprietário do Magnum Studio. Autodidata, começou seus estudos aos 12 anos de idade, aprofundando-se em estilos diferentes, da música popular brasileira ao jazz. Em 2010, seu estúdio começou a produzir artistas locais.

Nos últimos anos, Magnum se destacou principalmente pela parceria com os músicos Sofia Goulart e Tiago Rossato, nas apresentações do passeio Itaipu Iluminada, operado pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), administrado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Ele também participava das apresentações do Coral de Itaipu. A história dele faz parte da dissertação de mestrado do músico Spartaco Avelar, que aborda o tema “A música iguaçuense: reflexões sobre as políticas públicas e a indústria do turismo”.

Desde o final de março do ano passado, o músico vinha substituindo a pianista Bruna Renata da Silva Faria Andersen, no Coral de Itaipu, quando a empregada da Binacional saiu de licença-maternidade. Magnum estava internado desde quinta-feira (11), no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), após ter se queixado de dores fortes no abdômen. Há meses, ele vinha reclamando de muito cansaço, mas não sabia o motivo. Magnum Meza era divorciado e deixa o filho Vitor, de 7 anos de idade.

Manifestações de pesar por Magnum Meza

“Lamentamos profundamente a perda do nosso talentoso pianista Magnum, que encantou milhares de visitantes com sua música durante a atração Itaipu Iluminada e no Coral de Itaipu. Sua paixão e dedicação deixaram uma marca indelével nos corações e na memória de todos que tiveram o privilégio de ouvi-lo. Nós sentimos muito essa perda e desejamos muita força para a família e os amigos queridos neste momento de tristeza”, comentou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.

Segundo Sofia Goulart, o trio tocava junto há cerca de sete anos. E a convivência era muito próxima. “Éramos uma família. Além de ensaiar e cantar, a gente fazia muitas coisas juntos. Ele deixa um legado muito importante para toda a região. Foi o primeiro grande pianista de Foz e abriu um caminho para outros músicos”, disse. Ela e o marido, Tiago, se apresentaram com Magnum na usina pela última vez no dia 30 de janeiro. O trio foi pioneiro em incorporar a gaita ponto ao piano. Geralmente, esses shows têm acompanhamento de violão.

“O Magnum foi um músico divisor de águas em nosso trabalho. Com todo seu talento e conhecimento musical, elevou os arranjos de nossa música e nos mostrou um novo caminho. Perdê-lo foi como arrancar um pedaço da nossa alma. Além de talentosíssimo, trazia uma energia única para o palco. Ele se foi, infelizmente, mas a música dele está gravada em nossos corações e sempre tocará conosco em cada nota, em cada acorde. Adeus, meu grande amigo, obrigado por tudo!”, disse Tiago.

Para o Coral de Itaipu, a morte do pianista é uma perda irreparável. “Estamos muito comovidos pela partida de Magnum. Ele esteve durante o ano todo com o grupo e se tornou uma pessoa muito especial para nós. No último ensaio do coral, no dia 13 de dezembro, ele esteve presente com o filho dele e nos agradeceu pelo acolhimento”, informou em nota o Coral.

Para Wagner Vergara, assistido da Fibra (aposentado de Itaipu) e integrante do Coral de Itaipu, “o que ficam são as memórias de um cara talentosíssimo, generoso, simples e sofisticado, dono de um humor peculiar de quem estava sempre em harmonia. Fazia tudo com muita elegância. Sobrava generosidade! Essas memórias são eternas. Por isso, ele viverá eternamente em nós”.

Neste momento de dor, a Itaipu e o PTI expressam as mais sinceras condolências à família, amigos(as) e colegas.

Pipa (RN) é o destino mais procurado por casais em lua de mel

Segundo levantamento da Casar.com, plataforma de sites e listas de casamento, Natal aparece em 6º como destino preferido para lua de mel


EDIÇÃO DO DT com agências

O Rio Grande do Norte se destaca na preferência dos casais que estão em busca de um destino marcante e acolhedor para a lua de mel.

De acordo com levantamento do site Casar.com, plataforma de sites e listas de casamento, 73% dos casais brasileiros optam por viajar em lua de mel. O Rio Grande do Norte tem lugar de destaque por ter dois destinos entre os 10 da lista, Pipa em primeiro e Natal em sexto lugar.

Em nota enviada ao DIÁRIO, a diretora-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN), Roberta Duarte, explica que esse é mais um resultado do trabalho de divulgação do Rio Grande do Norte como destino turístico.

“O nosso estado tem uma variedade imensa de atrativos, por isso está cada vez mais na preferência dos viajantes. No quesito lua de mel, nós também somos privilegiados por cenários paradisíacos e locais aconchegantes, além de dispormos de atrações de aventura para os casais mais arrojados”, destaca Roberta.

Pipa, Rio Grande do Norte (Foto: Humberto Sales / Ministério do Turismo / Divulgação)
Pipa, Rio Grande do Norte (Foto: Humberto Sales / Ministério do Turismo / Divulgação)

Lista completa dos destinos mais procurados para lua de mel:

1º Pipa – Rio Grande do Norte

2º João Pessoa – Paraíba

3º Fortaleza – Ceará

4º Porto de Galinhas – Pernambuco

5º Maceió – Alagoas

6º Natal – Rio Grande do Norte

7º Jericoacoara – Ceará

8º Fernando de Noronha – Pernambuco

9º Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

10º Búzios – Rio de Janeiro

Em feira europeia, países do Mercosul lançam marca única para promover turismo

O intuito, de acordo com as autoridades representantes dos países do Mercosul, é fortalecer a divulgação do turismo nos países da América do Sul


REDAÇÃO DO DT

Os países do Mercosul Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, mais a Bolívia, que está em processo de adesão ao grupo, e o Chile, que é associado ao bloco econômico, vão lançar a marca única “Visit South America” (“Visite a América do Sul”, em tradução livre). O lançamento ocorre no dia 25 de janeiro durante a Fitur, feira de turismo que será realizada em Madri, na Espanha.

De acordo com as autoridades representantes, a iniciativa tem como objetivo fortalecer o turismo sul-americano e trabalhar os destinos de forma conjunta em eventos internacionais.

Há cinco trajetos turísticos no programa de promoção dessa nova marca. São eles: Caminho dos Jesuítas (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai); Rota da Patagônia (Argentina e Chile); Rota da Puna (Argentina, Bolívia e Chile); Rota do Vinho e dos Andes (Argentina, Chile e Uruguai); e Rota da Selva (Brasil, Argentina e Paraguai).

“Temos trabalhado para atuarmos nos eventos internacionais como um bloco forte e integrado por entendermos que só assim vamos conseguir avançar juntos no campo do turismo”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino, conforme publicado na Veja nesta segunda-feira (15).

“A recente inauguração do escritório da Organização Mundial do Turismo para as Américas no Rio de Janeiro é mais um fato que deve impulsionar o turismo em toda a nossa região”, acrescenta.

Nesta edição, a Fitur ocorre entre os dias 24 e 28 de janeiro e terá representantes de todos os setores do turismo nacional — empresas, destinos, Embratur e prestadores de serviço.

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