domingo, dezembro 21, 2025
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Hotéis investem em fitness center como diferencial para hóspedes

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Com a preocupação com a saúde, cerca de 33% dos brasileiros fazem atividade física no tempo livre. O mercado de hospitalidade precisa estar atento a essa nova demanda. Nos últimos três anos foram abertas mais de 1,6 mil academias, segundo dados do SEBRAE. Para mostrar que as academias têm papel fundamental quando o quesito é a escolha do hotel, a Equipotel São Paulo realizou a palestra "Como Ganhar Dinheiro com Fitness no Hotel", com o consultor Vlademir Coelho. A Feira, que acontece até sexta-feira (18), as 21h, no Anhembi, em São Paulo, oferece um mix de produtos, serviços e possibilidades, além de conteúdo, para o mercado de hospitalidade brasileiro. 

De acordo com o consultor, 80% das pessoas que buscam hotéis, seja para uma viagem de negócios ou de lazer, conciliam trabalho e atividade física. "As pessoas estão buscando o bem-estar. Os brasileiros estão se conscientizando da importância de praticar uma atividade em seu tempo livre. O setor de hotelaria está de olho nessa fatia do mercado e oferece academias como um atrativo na hora de escolher em qual estabelecimento se hospedar", explicou o consultor. 

Veja a programação completa do evento no site www.equipotel.com.br.

MVB

SISEM-SP e Museu da Casa Brasileira darão cursos em São Paulo

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O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu da Casa Brasileira realizam, na próxima semana, duas oficinas de capacitação destinadas aos profissionais da área e interessados. Gratuitas, as atividades têm como proposta qualificar os participantes apresentando princípios teóricos.

Na segunda-feira, será realizado o curso “Documentação Museológica: princípios básicos”, que tem como objetivo abordar princípios teóricos e metodológicos. Este será ministrado por Juliana Batista e Paula Coelho assistente do centro de documentação e pesquisadora do Museu da Casa Brasileira (MCB), respectivamente.

Ministrada pelo coordenador de comunicação do Museu da Casa Brasileira (MCB), Filipe Bezerra, o tema da segunda capacitação será “Rotinas de Comunicação em Museus: planejamento estratégico e cronograma de trabalho”, e acontece na quinta-feira, dia 24, das 10h às 17h. O curso abordará as ferramentas de organização do trabalho individual ou em equipe dos núcleos de comunicação, a partir das experiências do Museu da Casa Brasileira.

Datas: 22 e 24/9/2014
Local: Museu da Casa Brasileira (Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 2705 – São Paulo/SP)
Horário: das 10h às 17h
Informações: (11) 3032-3727/3339-8111
Inscrições: sisem@sp.gov.br
Vagas: 25, para cada atividade
Adesão: gratuita

AV

Avianca Brasil adia promessa de lucro para 2015

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Avianca Brasil, quarta maior companhia aérea do país, deve obter lucros no próximo ano depois de aumentar sua capacidade e de cortejar os passageiros que viajam a negócios, disse o CEO da companhia José Efromovich.

A operadora está substituindo os aviões Fokker 100 por modelos maiores da Airbus Group como parte de um plano de recuperação de seis anos da empresa de capital fechado. O objetivo é atrair clientes dispostos a pagar tarifas mais altas oferecendo refeições gratuitas e benefícios como poltronas espaçosas.

Essa estratégia está ajudando a Avianca Brasil a suportar a desaceleração da demanda de passageiros depois que a Copa, ocorrida em junho e julho, e que diminuiu a quantidade de viagens corporativas. Nesta semana, os economistas reduziram as projeções de crescimento para este ano e para o ano que vem. O maior país da América do Sul está lutando para sair de uma recessão.

“Nossa ideia é terminar 2014 em equilíbrio, apesar de este ano ter sido difícil porque a Copa do Mundo contraiu as viagens corporativas e porque a atividade econômica está desacelerando”, disse Efromovich. “Apesar de tudo isso, estamos tentando”.

Os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização serão positivos em 2014 pelo segundo ano consecutivo, disse Efromovich. A incerteza em relação à demanda deve se tornar mais clara depois da eleição presidencial em outubro. “Estamos esperando que a eleição acabe e que o mercado volte ao normal para ajustar nossos planos com uma perspectiva mais estável”, disse ele. “Para 2015, nosso plano é gerar lucros”.

A Avianca Brasil, com sede em São Paulo, te uma participação de 8,3% no mercado doméstico. De acordo com David Neeleman, CEO da concorrente Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que tem uma participação de 17% no mercado nacional, a Avianca pode estar sujeita a uma fisão ou aquisição. A afirmação, no entanto, foi negada.  “Não estamos à venda”, disse Efromovich. É verdade que recebemos propostas, mas não estou interessado em vender”

 

Pilotos da Air France ameaçam greve por tempo indeterminado

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Um sindicato de pilotos da Air France advertiu nesta quinta-feira (18) que poderia votar para estender a greve em curso "indefinidamente" se suas exigências não forem atendidas, enquanto a companhia aérea é forçada a cancelar cerca de 60% dos seus voos pelo quarto dia.

Os pilotos estão realizando uma greve contra planos da Air France de expandir as operações de baixo custo de sua marca Transavia através da criação de bases estrangeiras, em que visa lutar contra a concorrência feroz de companhias aéreas de baixo custo.

Jean-Louis Barber, chefe da seção de Air France no sindicato dos pilotos SNPL, disse ao jornal Le Monde que a entidade poderá votar por estender a greve para além da data limite definida anteriormente, de 22 de setembro. "O CEO da Air France não pode administrar a empresa sem seus pilotos", disse o Barber, citado pelo Le Monde.

O presidente-executivo da Air France-KLM, Alexandre de Juniac, disse que apenas 42 por cento dos voos irão operar enquanto pilotos e a gestão da empresa se preparam para uma nova rodada de negociações nesta quinta-feira.

"Eu estou pedindo aos pilotos: subam a bordo com a gente", disse Juniac à rádio RMC, anteriormente. "As negociações não terminaram, estamos começando de novo hoje à tarde."

A companhia está tentando aumentar seus lucros através da expansão da Transavia, mas diz que ao fazer isso não está tentando substituir a Air France.

O sindicato SNPL disse que seus membros temem que a companhia abandone o desenvolvimento da Transavia na França, culpando-os, e se concentrando em sua expansão no restante da Europa, e assim deslocando empregos para fora do país.

A disputa evidencia as discrepâncias nos salários, condições de trabalho e cobertura previdenciária entre os países europeus que são, teoricamente, parte de um mercado único de bens e serviços, mas de fato competem uns com os outros por empregos.

Juniac estimou que a greve está custando à empresa entre 10 milhões a 15 milhões de euros (12,9 milhões a 19,3 milhões de dólares) por dia.

 

Museu Ricardo Brennand (PE) é eleito o melhor da América do Sul

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Segundo eleição feita pela site Trip Advisor, o museu brasileiro Ricardo Brennand (PE) foi reconhecido como o melhor da América do Sul e um dos melhores do mundo, ficando à frente do Louvre (França) e o Rijksmuseum Museum (Holanda). Foram destacadas as 25 galerias mais votadas por 280 milhões de usuários. O museu pernambucano aparece na 17ª posição e o Instituto Inhotim (MG), na 23ª colocação.

Criado há apenas 12 anos, o museu Ricardo Brennand recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano. Entre suas exposições permanentes estão “Frans Post e o Brasil Holandês”, primeiro pintor da paisagem brasileira, a coleção “Paisagens Brasileiras do Século XIX”, com telas de artistas como Calixto, Rugendas, Debret, Castagneto e Fachinneti, além da coleção de vidros Janete Costa e Acácio Borsoi e do museu de cera que retrata o julgamento de Nicolau Fouquet, ministro das finanças do Rei Luís XIV. Em cartaz ainda até 2 de novembro está a exposição temporária “Eliseu Visconti – A Modernidade Antecipada”, um dos artistas pioneiros do impressionismo brasileiro e do design no país.

Serviço:
Instituto Ricardo Brennand
Engenho São João, s/n, na Várzea (Alameda Antônio Brennand)
Funcionamento: De terça a domingo, das 13h às 17h.
Entrada: R$20,00/inteira e R$10,00/meia-entrada.
Informações: (81) 2121-0352 e www.institutoricardobrennand.org.br

AV

SWISS oferece cardápio do Cantão de Aargau nos voos de longa distância

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Durante os próximos três meses, a Swiss irá oferecer para os passageiros da primeira classe e executiva a diversidade culinária do Cantão Aargau da Suíça. O chef Siegfried Rossal irá servir pratos leves e aromáticos, inspirados em ingredientes regionais típicos. A novidade do programa culinário de bordo, o Swiss Taste of Switzerland, será oferecida de 3 de setembro a 2 de dezembro, inclusive nos voos diários para o Brasil.

Para os passageiros da classe executiva, Siegfried Rossal começa com um prato de salmão defumado com camomila, acompanhado de salada de batata e creme de rabanete. Para o prato principal, as opções são o ragu de veado com pato defumado, picles de cebolas e purê de batatas, ou o frango suíço, acompanhado de polenta branca e feijão verde.

As ofertas do chef Rossal para os passageiros da primeira classe da SWISS incluem uma salada de batata roxa com mozzarella de búfala e rocket cream, um filet mignon com molho balsâmico de maçã Seetal e, na hora da sobremesa, torta de cenoura Aargau com sorvete de cenoura e gengibre.

Serviço:
Swiss (www.swiss.com

AV

SPCVB marca presença na assembleia geral do Worldskills 2014

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Desde sábado (13), o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) participa da Assembleia Geral Worldskills 2014, em Lucerna, na Suíça. Cintia Hayashi, da Diretoria de Eventos, está presente no encontro com o objetivo de promover São Paulo, cidade sede da edição de 2015. A assembleia acontece até a próxima sexta-feira (19) com o propósito de atualizar as regras da competição, entre outras atividades.

De acordo com David Hoey, CEO do Worldskills International, "em menos de um ano, o WorldSkills São Paulo 2015 será a maior competição de habilidade profissional internacional até o momento, com 49 habilidades diferentes". O evento já recebeu 1.283 inscrições, recorde de competidores, e pretende atrair o total de 250.000 visitantes para a cidade em agosto.

Toni Sando, Presidente Executivo do SPCVB, acredita que a edição 2015 é um marco para a América Latina, que recebe o evento pela primeira vez. "Com 60 anos de existência, o Worldskills é  um dos principais eventos internacionais que São Paulo vai sediar nos próximos anos, pois nele serão descobertos e reconhecidos profissionais de talento mundial", conta.

O Worldskills Competition acontece, atualmente, a cada dois anos e está na sua 43ª edição. O evento reúne participantes de 60 países e simula desafios que devem ser cumpridos dentro dos padrões de qualidade internacional. A edição de 2015 recebe o apoio do SPCVB e acontecerá de 11 a 16 de agosto de 2015, no Anhembi. 

Para mais informações, acesse www.worldskillssaopaulo2015.com.

MVB

Diário inicia mais uma campanha em seu Facebook

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Com sugestivo nome “É 10!”, o Diário iniciou essa semana, mais uma ação promocional junto aos seus parceiros. A ideia da promoção é oferecer aos participantes diárias em hotéis e pousadas, tanto no interior de São Paulo, quanto no litoral nordestino.

Iniciando a campanha, o DT irá sortear duas diárias para o Broa Golf Resort (www.broagolfresort.com.br), localizado em Brotas, interior de São Paulo. Para participar, é preciso curtir nossa página no facebook (www.facebook.com/diariodoturismo) e responder, no post da promoção, a seguinte questão: “Qual é o 1º Diário Digital de Turismo do Brasil?”. Os que comentarem com a resposta correta estarão, automaticamente, concorrendo às diárias.

Próximos hotéis a participarem da promoção:

Pousada Vale do Sonho – Guararema – SP (www.valedosonho.tur.br)
Pousada Aldeia do Sol – Trancoso (www.aldeiadosol.com.br)
Summerville Beach Resort, em Muro Alto – Porto de Galinhas (www.ponteshoteis.com.br/summerville-resort)
Rio Parayba Guest House – Guararema – SP (rioparahybaguesthouse.com.br)

AV

Companhias aéreas da Europa podem cobrar taxa por bagagem despachada

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O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) anuncinou, nesta quinta-feira (18), que as companhias aéreas estão autorizadas a cobrarem uma taxa adicional pelas bagagens despachadas. Segundo o TJUE, esta é uma decisão que favorece as empresas de baixo custo.

Em comunicado oficial, o Tribunal afirmou: "O Direito da União se opõe a uma norma, como a espanhola, que obriga as companhias aéreas em qualquer circunstância a transportar não apenas o passageiro, mas também a bagagem despachada deste pelo preço da passagem de avião, sem que possa ser exigido nenhum adicional no preço".

O caso envolveu uma passageira da companhia aérea Vueling Airlines, que teve aplicada em 2010 uma taxa adicional de 40 euros ao preço base das passagens de ida e volta em um trajeto da Espanha à Holanda por duas malas. A passageira denunciou a companhia e o Instituto Espanhol de Consumo impôs uma sanção à empresa.

Para a justiça europeia, a cobrança de um valor adicional a ser pago para o transporte de bagagem despachada não será obrigatória, mas constituirá em um serviço complementar opcional. Justificando esta decisão, o TJUE alega que as companhias aéreas consideram o modelo comercial como uma evolução e que existem companhias que seguem um modelo que consiste em oferecer serviços aéreos ao preço mais baixo. "Neste modelo, o custo relacionado ao transporte de malas, enquanto componente do preço de tais serviços, é um elemento importante", sustenta.

AV

Bianca Colepicolo, presidente da ADRAT: ‘temos a chance de buscar soluções para o desenvolvimento sustentável’

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A Agência de Desenvolvimento do Alto Tietê (ADRAT), presidida por Bianca Colepicolo, é responsável por estimular o desenvolvimento econômico da região, articulando interesses e objetivos comuns para a melhoria das cidades. O DIÁRIO entrevistou a presidente que, entre outros assuntos, reforçou a ideia de que sua agência trabalha com foco na  expansão do turismo e conscientização na responsabilidade com o meio ambiente. Acompanhe:

DIÁRIO – Que tipo de ações a ADRAT promove para fortalecer o turismo na região?

BIANCA COLEPICOLO – A ADRAT é pioneira em fomentar o turismo na região. A principal ação é a sensibilização dos órgãos públicos e dos próprios empresários para o imenso potencial turístico do Alto Tietê. Para isso a ADRAT faz encontros mensais, cada vez em uma cidade diferente, reunindo os mais diversos interessados para envolver todos em ações como a participação em feiras e eventos do setor, a elaboração e divulgação de roteiros regionais, a comunicação com a imprensa, a sinalização regional e o suporte para que os empreendedores do turismo tenham sucesso nos seus negócios.

DIÁRIO – Com o desenvolvimento da região inevitavelmente o ambiente é agredido. Como a instituição controla isso?

BIANCA COLEPICOLO – Não temos o poder de controlar, infelizmente. Mas, temos a chance de, como sociedade civil articulada com o poder público, buscar soluções para o desenvolvimento sustentável. Ultimamente temos abordado o tema das construções sustentáveis e dos royalties ambientais para estimular a preservação de áreas sem prejudicar as populações locais. Acreditamos no turismo como um grande aliado para aquecer a economia regional preservando o meio ambiente.

DIÁRIO – A senhora acompanha o desenrolar dos projetos e investimentos no sentido de despoluir o Rio Tietê? Se sim, apresente para nós os principais entraves que fazem com que o Rio Tietê continue sendo um dos rios mais poluídos do mundo.

BIANCA COLEPICOLO – Os entraves são históricos e pertinentes a todos os rios poluídos, não só o Tietê. As propriedades eram grandes e canalizavam seus esgotos para o rio. As casas do entorno faziam fossas. Com o adensamento populacional o solo encharca e o solo vira lodo. Logo a população cobra uma atitude dos gestores, que canalizam a sujeira para o córrego mais próximo e assim o rio principal, como o Tietê, recebe todo o esgoto e satura. Para solucionar, não adianta limpar o rio, tem que ladear a margem com coletores para que o esgoto que vem dos córregos seja levado diretamente para as estações de tratamento. Ou então quebrar a cidade inteira e refazer o sistema de coleta. Seria o ideal porque manteria os córregos limpos também. É simples, mas, na proporção de São Paulo, é praticamente impossível.

DIÁRIO – Quais ações sustentáveis são promovidas pela ADRAT?

BIANCA COLEPICOLO – Compreendemos a sustentabilidade nos seus quatro eixos, não só no meio-ambiente. Em todas as nossas câmaras temáticas tentamos aplicar viabilidade econômica, aceitação cultural, justiça social e proteção ambiental. Diretamente ao meio ambiente temos falado do uso da água como mudança de hábito e das novas técnicas de construção. Mas no geral, nenhuma atividade nossa sai da linha da sustentabilidade.

DIÁRIO – A senhora concorda com os critérios utilizados para considerar uma cidade como estância turística e ter os benefícios garantidos por lei estadual?

BIANCA COLEPICOLO – Não concordo, mas ainda bem que não sou só eu! Estes critérios estão em pauta e devem ser revistos em muito breve. A questão de ser estância tem que estar muito relacionada à preservação ambiental. Daí, estamos falando de desenvolvimento sustentável.

DIÁRIO – Quais são seus principais desafios à frente da ADRAT?

BIANCA COLEPICOLO – A ADRAT é uma OSCIP que existe desde 2008 e enfrentou muitos desafios de gestão e de política. Meu trabalho está muito focado em estruturá-la e deixá-la saudável para que possa ser um núcleo agregador de projetos. Para isso, além de todas as questões burocráticas, a articulação com o poder público e com as associações comerciais e CIESP são imprescindíveis. Como resultado, confesso que tenho um desejo paralelo, que é fomentar a real gestão participativo na região, planejando o desenvolvimento das cidades a médio e longo prazo.