segunda-feira, dezembro 22, 2025
Início Site Página 3477

ABAV participa de reunião do Conselho Consultivo da Anac

0

O presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, participou na última quarta-feira (10) da reunião do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Brasília. Entre os temas da pauta esteve a cobrança das taxas de embarque no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. 

A ANAC manteve a autorização para que as companhias aéreas sigam recolhendo a taxa, mesmo com o aeroporto ainda em fase de conclusão de obras, com a orientação para que os passageiros embarcados no período solicitem posteriormente o ressarcimento. 

“Nos manifestamos inteiramente contrários à essa decisão, por entendemos que a partir do momento em que a taxa foi considerada indevida ela deveria ter sido suspensa. As companhias aéreas terão 12 meses para a devolução e o consumidor, certamente, muita burocracia para obter esse ressarcimento”, pondera Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional. 

Para o dirigente, além do consumidor final, a decisão prejudica também o agente de viagem pela intermediação na venda da passagem já acrescida da taxa de embarque ao seu cliente, como é usual. 

A iniciativa da agência de envolver os principais representantes do setor nas discussões que darão origem à revisão das Condições Gerais para o Transporte Aéreo e normas relativas ao setor, entretanto, foi elogiada pelo presidente da ABAV Nacional durante a reunião. “Nosso envolvimento nesse processo reforça o reconhecimento do papel do agente de viagem como o elo principal da cadeia que une os fornecedores ao consumidor final. A participação da sociedade organizada será sempre o melhor caminho para que os atos regulatórios da Anac atendam seus objetivos”, conclui Azevedo.

MVB

ABAV-SP divulga cursos para próxima semana

0

Na próxima semana, a ABAV-SP irá promover duas capacitações com os temas “Geografia da Ásia: o grande Continente”, nos dias 15 e 16, e “Formação de executivo de vendas de alta performance”, dias 17 e 19.

Roberto Anzolch, profissional do Turismo, irá falar sobre a geografia na Ásia. A capacitação é voltada para promotores, agentes e consultores de viagem, além de atendentes e operadores de emissivo e receptivo. O objetivo do curso é dinamizar, de maneira objetiva, uma visão mais detalhada do continente, com memorização do mapa e curiosidades geográficas da região.

O curso Formação de executivo de vendas de alta performance” será ministrado por Lúcio Oliveira, consultor de Gestão, Vendas e Planejamento Estratégico. Seu público-alvo são promotores de vendas, gerentes de contas e executivos de vendas externos. A capacitação visa nortear os participantes sobre as competências e conhecimentos necessários para a conquista de um bom desempenho no decorrer de sua carreira, sobretudo no que diz respeito à gestão de oportunidades comerciais.

Serviços

Geografia da Ásia: o grande Continente (Curso ICCABAV)
Data: 15 e 16 de setembro de 2014 (segunda e terça-feira)
Horário: 18h30 às 22h30
Local: ABAV-SP – Av. Dr. Vieira de Carvalho, 115 – 8º andar, Centro – Metrô República.
Investimento: estudantes e associados ABAV-SP, Abeta, Abracorp, Aviesp, Braztoa e Sindetur-SP – R$ 161 / não associados – R$ 197

Formação de executivo de vendas de alta performance
Data: 17 e 18 de setembro de 2014 (quarta e quinta-feira)
Horário: 18h30 às 22h30
Local: ABAV-SP – Av. Dr. Vieira de Carvalho, 115 – 8º andar, Centro – Metrô República.
Investimento: estudantes e associados ABAV-SP, Abeta, Abracorp, Aviesp, Braztoa e Sindetur-SP – R$ 161 / não associados – R$ 197

AV

Yramaya foi contemplada com cinco ingressos do HOPI HARI na promoção do DIÁRIO

0

Yramaya Aguiar Ramires foi a segunda contemplada da promoção do DIÁRIO com cinco ingressos para o parque temático HOPI HARI. Ela visitou a nossa redação e disse estar muito feliz em ter sido premiada. “Essa é a primeira vez que ganho alguma através de promoção. Fiquei muito contente e irei curtir um dia com a família, no parque”, afirmou.

O DIÁRIO irá continuar presenteando os curtidores da fanpage. Se ainda não curtiu nossa página no facebook, não perca tempo! Acesse: www.facebook.com/diariodoturismo e fique por dentro das nossas novidades.

 

Terceiro trimestre mantém crescimento turí­stico

0

O período de abril a junho registrou crescimento recorde dos últimos seis anos. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, os negócios do mercado turístico deverão permanecer aquecidos no terceiro trimestre do ano. Entre as empresas consultadas na pesquisa, 56% delas apostam em nova expansão no trimestre de julho a setembro.

Parques e atrações turísticas obtiveram a maior projeção de aumento de faturamento, na comparação com o segundo trimestre, com sinalização positiva de 73% das empresas consultadas. As operadoras de turismo, com 60%, e as agências de viagens, com 57%, também projetam aumento de receita no terceiro trimestre. Os prognósticos do restante do setor são de estabilidade nos negócios para 23% e de redução para 21%.

O Boletim de Desempenho Econômico do Turismo mostra também que 18% do setor estima aumento no nível de emprego no terceiro trimestre, enquanto 72% prevê estabilidade no quadro de pessoal.  Os setores que mais devem contratar novos funcionários são os parques e atrações turísticas e as agências de viagens.

O boletim, produzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), se baseia em informações fornecidas por gestores de 678 empresas, com faturamento de R$ 8,2 bilhões no trimestre e quadro de 72.367 funcionários. Os segmentos pesquisados são: parques e atrações turísticas; transporte aéreo; turismo receptivo; meios de hospedagem; agências de viagens; organizadoras de eventos; e operadoras de turismo.

AV

MSC Cruzeiros apresenta roteiros para verão europeu

0

Na temporada 2014/2015, a MSC Cruzeiros levará seus clientes a conhecer o verão europeu através do Mediterrâneo e norte da Europa. Os transatlânticos visitarão países como a Espanha, Alemanha, Noruega, Turquia, França, Itália, Grécia e Croácia.

Os cruzeiros têm opções de 7 a 11 noites. O MSC Divina e MSC Magnifica realizarão rotas ao longo do Mediterrâneo e o MSC Splendida e o MSC Orchestra, visitarão o norte da Europa, com rotas que passarão pelos fiordes e capitais bálticas.

A MSC conta, também, com outras opções de cruzeiros na Europa, com diferentes navios no continente e roteiros de 7 a 12 noites. Mais opções podem ser conferidas no site da armadora.

Roteiros 2015:

MSC Divina
Data: 17/05/2015 (7 Noites)
Roteiro: La Spezia/Cinque Terre/Florença/Pisa (Itália); Cannes/Côte d’Azur (França); Palma de Mallorca/Ilhas Baleares, Barcelona (Espanha); Nápoles, Pompeia/Roma, Civitavecchia/ Roma (Itália) e La Spezia.
Preço: a partir de USD 799 por pessoa em cabine dupla interna, na experiência Bella + taxas

MSC Magnifica
Data: 12/04/2015 (7 Noites)
Roteiro: Veneza(Itália); Brindisi/Lecce (Itália); Katakolon/Olímpia (Grécia); Izmir/Éfeso (Turquia); Istambul (Turquia); Dubrovnik (Croácia); Veneza (Itália).
Preço: a partir de USD 849 por pessoa em cabine dupla interna, na experiência Bella + taxas

MSC Splendida
Data: 27/05/2015 e 12/08/2015 (11 Noites)
Roteiro: Hamburgo (Alemanha); Alesund, Honningsvag/Cabo Norte, Tromso, Molde Fjord, Hellesylt/Geiranger, Bergen (Noruega), Hamburgo (Alemanha).
Preço: a partir de USD 1789 por pessoa em cabine dupla interna, na experiência Bella + taxas

MSC Orchestra
Data: 23/05/2015 (7 Noites)
Roteiro: Kiel (Alemanha); Bergen, Hellesylt/Geiranger, Flam, Stavanger/ Lysefjord (Noruega), Hamburgo e Kiel (Alemanha).
Preço: a partir de USD 1099 por pessoa em cabine dupla interna, na experiência Bella + taxas

Data: 13/06/2015 (7 Noites)
Roteiro: Kiel (Alemanha); Estocolmo (Suécia), Tallinn (Estônia), São Petesburgo (Rússia), Helsinque (Finlândia), Kiel (Alemanha).
Preço: a partir de USD 1219 por pessoa em cabine dupla interna, na experiência Bella + taxas

Serviço:
MSC Cruzeiros (www.msccruzeiros.com.br

AV

Convention Bureau de João Pessoa realiza planejamento Estratégico 2015-2020

0

O Conselho de Administração e equipe técnica do Convention Bureau de João Pessoa e o Sebrae se reuniram na terça-feira (9) e quarta-feira (10) para iniciar a discussão do Planejamento Estratégico da Instituição para o período 2015-2020. A peça do planejamento contará com planos de ações para ampliar a diversidade na base de captação de congressos e eventos, promoção do destino João Pessoa e Região da Costa das Piscinas, além da excelência da gestão interna, relacionamento associativo, gestão da comunicação e prospecção de negócios para o destino.

O presidente do Convention Bureau, hoteleiro Camilo Juliani, que coordenou as atividades, informou que foram definidos os eixos de atuação, que servirão para aperfeiçoar cada vez mais o trabalho técnico da entidade e aprimorar a gestão interna. “Estamos vivenciando uma maturidade empresarial excepcional e, com este trabalho, desdobraremos cada uma das ações, somando mais de 30 iniciativas que serão cumpridas no próximo quinquênio”, apontou o executivo.

De olho no futuro

Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae, entende que o futuro do turismo de eventos e negócios de João Pessoa está nas mãos dos profissionais que fazem o setor. “Para isso, precisamos oferecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das habilidades profissionais do CVB pessoense, e o Sebrae é parceiro estratégico”, afirmou.

MVB

Iniciativa da Abracorp favorece aproximação com mercado norte-americano

0

Um grupo de representantes de agências associadas à Abracorp, liderado pelo diretor-executivo Gervasio Tanabe, desembarcou nos Estados Unidos, na última semana, para participar da feira La Cita de Las Américas, em Miami. 

O evento proporcionou a aproximação dos compradores brasileiros com clientes e fornecedores da cadeia produtiva de viagens do mercado norte-americano. Na oportunidade, a delegação também visitou hotéis e centros de convenções com foco no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conventions & Events).

Ao longo de uma semana foram visitados mais de 17 hotéis em Miami, Miami Beach e Orlando, o que resultou na inspeção à área de eventos, quartos, capacidade operacional e novos estilos de ambientes para acomodar grupos em viagens de incentivo ou congressos.

Para Andreia Oliveira, Key Account MICE da Casablanca Turismo, a “viagem foi extremamente agregadora no âmbito de conhecimento técnico em MICE. Os equipamentos (hotéis/estrutura) apresentados pelos fornecedores, o relacionamento interpessoal e a cultura local foram de grande valor. Este encontro conseguiu reunir todos os pontos que acho importante neste tipo de evento”.

A viagem contou com o apoio da Gol. A companhia forneceu as passagens aéreas para todos os participantes e esteve representada por Anderson Wolff, gerente regional Centro-Oeste da empresa. 

“Devemos buscar constantemente a atualização dos agentes de viagens que atuam neste segmento no contexto internacional e nas tendências do mercado MICE, pois ele já corresponde, no aspecto logístico, entre 15 e 20% do volume total de vendas de nossos associados”, afirmou o diretor-executivo da Abracorp.

MVB

Virada Esportiva de São Paulo com mais de 2 mil atividades

0

Nos dias 20 e 21 de setembro, acontece a 8ª Virada Esportiva na cidade de São Paulo. O evento contará com mais de 2 mil atividades de esporte, lazer e recreação, espalhadas por toda as regiões.

No Vale do Anhangabaú (centro), terão atividades como skate, tênis de mesa, aulas de artes marciais, tirolesa, simuladores eletrônicos, brinquedos infláveis para crianças e programas socioculturais para idosos. No parque Cândido Portinari, ao lado do parque Villa Lobos, na zona oeste, estarão os esportes de inverno com rampa de snowboard e atividades com esqui, além de clínicas de tênis e corridas de obstáculos que simulam treinamentos militares.

Ao apresentar, nesta quarta-feira (10), a programação da Virada Esportiva, o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, ressaltou a importância da participação das pessoas nas atividades. A expectativa é que mais de 3,6 milhões de pessoas participem das atividades. “Desejamos que as pessoas se acostumem no dia a dia a praticar uma atividade física. E o que a gente quer é incentivar essa participação”, afirmou Jatene.

Abertura

Diferentemente das edições anteriores, a abertura da Virada Esportiva será no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, o antigo Clube Tietê que foi reformado e será reaberto à população no dia 20, às 10h. O local tem mais de 50 mil m² dedicados à atividade física, com quatro ginásios, sala de ginástica e dança, quatro quadras de tênis e 19 mil m² de área livre para eventos.

Virada Para Esportiva

A novidade desta edição será a Virada Para Esportiva com programação especial para deficientes físicos ou pessoas com mobilidade reduzida. Os destaques são partidas de vôlei, basquete, tênis e futebol adaptadas, além de capoeira e judô.

Segundo o secretário Jatene, a ideia é que a partir desta edição a programação para pessoas com necessidades especiais aumente. “A partir desta semente, [a ideia é que] a gente faça a Virada Para Esportiva crescer muito mais e, se Deus quiser, no ano que vem a gente consiga ter no mínimo duas atividades direcionadas às pessoas com necessidades especiais por local”, afirmou.

AV

Flávia Kobren, diretora da Kobren Eventos: ‘os clientes querem sempre o melhor’

0

A Kobren Eventos é parceira do DIÁRIO DO TURISMO na 42ª ABAV Expo Internacional de Turismo, que acontece de 24 a 28 de setembro no Anhembi, em São Paulo.

Fundada em 2009, a Kobren tem participado efetivamente de grandes feiras, principalmente em São Paulo como o Salão do Automóvel, Equipotel, Formobile, Rebrasil, Harley Davidson, entre outros.

No entanto, de acordo com sua diretora executiva, Flávia Kobren, a empresa já atua em centros comerciais como Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre. “Temos evoluído muito na aquisição de equipamentos, contratação de mão de obra e estamos tendo um crescimento médio de 5 a 10% nos último dois anos. Já estamos atuando em outras praças”. Ainda, segundo a diretora, a Kobren, hoje, pode atender simultaneamente até 20 clientes em uma feira. “Recentemente, um evento que tinha 200 estandes atendemos 10% deles”, quantifica.

Qualidade

Flávia, em sua entrevista ao DIÁRIO, reforçou uma característica essencial a todo cliente que se relaciona com seu público: Qualidade. “Percebi que, em minha área, a concorrência é muito grande e, para fidelizar o cliente, é necessário atendimento personalizado”, afirma.

Seu diretor operacional, Daniel Matos, reforça: “Queremos superar as expectativas do cliente, deixando com ele equipamentos de reserva e instruindo-os à usá-los.” Daniel completa que, em uma feira, sua equipe permanece em pronto atendimento, munida de rádio e celular.

Atualização

O mercado de produtos tecnológicos, como sabemos, é muito dinâmico e requer atualização constante. Flávia garante que seus equipamentos acompanham as tendências e exigências do público. “Meus clientes sempre querem locar o que tem de melhor, é uma espécie de querer manter o ‘status’”. Sem revelar números, Flávia adiantou que 30% de seu faturamento é investido em novas máquinas.

https://www.kobreneventos.com/

José Geraldo Caetano, sócio fundador da EuroTous: ‘Mais que passeios, realizamos sonhos!’

0

DIÁRIO – Quantos brasileiros a EuroTours recebe por mês em Paris? Existe um comparativo para os últimos cinco anos de turistas na cidade?

JOSÉ CAETANO – Numa média mensal, podemos dizer que recebemos algo em torno de 400 brasileiros, pois também trabalhamos com o mercado americano. Notamos que nos últimos anos tivemos um decréscimo no número de visitantes brasileiros, acentuando-se neste ano devido ao que acreditamos ser um efeito da Copa do Mundo.

DIÁRIO – Além da Torre Eiffel e da Champs Élysée, quais são os pontos que os turistas de primeira viagem querem ver obrigatoriamente?

JOSÉ CAETANO – Notre Dame sempre chama a atenção de quem vem a Paris devido ao seu contexto histórico e cultural, assim como a igreja do Sacre Coeur, em Montmartre… Pontos imperdíveis também na passagem por Paris são o Museu do Louvre e o Castelo de Versailles.

 Caetano: "Tenha sempre um programa feito. Um programa ruim é melhor que programa nenhum"

DIÁRIO – Quais são as novidades que um visitante que já foi a Paris tem para ver hoje e quais ele deve esperar para o futuro? Por que o brasileiro deve voltar a visitar Paris?

JOSÉ CAETANO – Paris em si é um destino que podemos conhecer em diversas releituras. Daria como exemplo alguns lugares que não são normalmente visitados numa primeira vez e que são de grande beleza e importância, como por exemplo a casa de Josefine, onde ela viveu até a sua morte e lugar de um dos redutos preferidos de Napoleão, que fica bem ao lado de Paris, em Rueil-Malmaison… Bem como a hospedaria em que viveu e morreu Van Gogh, que fica em Auvers-Sur-Oise, ambos na região da grande Paris. Diria mais: que não fique só em Paris, pois a França é muito rica.
 
DIÁRIO – Quais as principais recomendações que um guia deve dar ao turista que vai à Paris? 

JOSÉ CAETANO – Tenha sempre um programa feito. Um programa ruim é melhor que programa nenhum. Se possível, use serviços de um profissional. Com isso, você não perde seu tempo andando a esmo.

DIÁRIO – O brasileiro valoriza aspectos arquitetônicos e culturais da cidade ou é o típico consumidor em Paris?

JOSÉ CAETANO – Não. O brasileiro vem a Paris em busca de história, patrimônio e arquitetura.

DIÁRIO – Quanto custa o serviço de receptivo em Paris? 

JOSÉ CAETANO – Depende muito do programa desejado, mas diria que é um investimento necessário a quem deseja mais do que apenas tirar fotos.
 
DIÁRIO – Por que o turista deve escolher a EuroTours para uma visita à Paris? 

JOSÉ CAETANO – Temos várias empresas muito boas nesse segmento. A nossa atende um número pequeno de pessoas a fim de cumprir nosso lema: Mais que passeios, realizamos sonhos!