segunda-feira, dezembro 22, 2025
Início Site Página 3480

Pesquisa revela destinos mais procurados no Brasil para aluguel por temporada

0

Um levantamento feito pelo site AlugueTemporada revelou os destinos favoritos dos viajantes que navegam pelo portal. O resultado provou que a combinação sal e sol é a preferida para os momentos de lazer em grupo e em família: nos últimos 12 meses, as 10 cidades brasileiras mais requisitadas por viajantes que buscam hospedagem em imóveis ao invés de hotéis (em geral, famílias e grupos de amigos) são todas litôraneas. 
 
O site analisou os contatos que os viajantes fazem com os proprietários de imóveis. O Rio de Janeiro lidera o ranking, com  11,5% de todos os contatos no último ano em todo o Brasil. Em seguida, o litoral paulista mostra seus encantos e aparece em seis das 10 primeiras posições da lista. Ubatuba, no litoral paulista, é a segunda colocada, com 7,8%, seguida das também paulistas Guarujá (6,9%) e São Sebastião (6,4%). Na quinta posição aparece a representante do litoral sul do país, Florianópolis-SC, com 4,4%.  Bertioga-SP (3,6%), Búzios (3,6%), Cabo Frio (3,5%), Praia Grande-SP (3,4%) e Ilhabela-SP (2,0%) completam o ranking.
 
O presidente do site AlugueTemporada, Nicholas Spitzman, destaca que as cidades da lista são exemplos de lugares onde mais e mais proprietários estão vendo oportunidades de ganhar mais dinheiro com seus imóveis através do aluguel por temporada.
 
“O aluguel por temporada tende a estar mais ligado às práticas de precificação do turismo do que as do mercado imobiliário”, diz o executivo. “Sua dinâmica acompanha os períodos de alta e baixa temporada e épocas de pico, como o Carnaval, por exemplo.” Spitzman explica que, comparado com o aluguel de longo prazo, que ajusta o preço somente pelo IGPM anualmente, o preço do aluguel por temporada segue mais fielmente a demanda e oferta daquele local, com preços alterados com mais frequência.

MVB

Mapfre e Grupo Esfaratur firmam parceria

0

A Mapfre Assistance acaba de anunciar parceria comercial com o Grupo Esferatur. O objetivo  consiste em apresentar aos operadores de turismo mais facilidade ao oferecer os pacotes do SEGURVIAJE para destinos nacionais e internacionais, aos seus clientes.

Todas as cotações de aéreo feitas pelo sistema do Grupo Esferatur passam a oferecer, no momento que o cliente informa os dados do voo, a melhor opção de plano SEGURVIAJE para aquele perfil. “Essa parceria permitirá que todos os clientes do grupo disponibilizem nosso portfólio completo de planos, para quaisquer destinos dentro ou fora do País, sejam viagens a lazer, negócios ou estudos”, afirma André Cuque, superintendente de Novos Negócios MAPFRE Assistance.

Para o Grupo Esferatur, a parceria com a MAPFRE Assistance é garantia de que seus usuários oferecerem assistência viagem de uma empresa com mais de 75 anos no mercado segurador internacional, presença direta em 47 países e parceiros nos cinco continentes. “Nosso portal conta com tecnologia de ponta, o que torna as operações mais ágeis e simples, com menor tempo de compra e otimizando o processo tanto do operador de viagens quanto do cliente final. Temos certeza que agências, operadores e clientes ficarão bastante satisfeitos com os resultados”, explica Carlos Vazquez, vice-presidente do Grupo Esferatur.

AV

Arena HSBC recebe atrações internacionais

0

Até o final deste ano, a HSBC Arena será palco de shows internacionais e receberá ídolos do esporte e de programas de televisão. Para os espetáculos de música, a casa assume o formato de arena de shows para receber Michael Bublé e banda de indie rock, Artic Monkeys.

No formato arena esportiva, receberá os astros da NBA e as meninas da equipe e ginástica artística brasileira. O Centro de Treinamento da equipe brasileira será montando na HSBC Arena, que até o final de agosto, recebeu as gravações da segunda temporada do Vai que Cola, programa do humor do canal Multishow.   

O esporte será destaque em outubro, quando, pelo segundo ano consecutivo, será realizado um jogo da NBA Global Games 2014 – entre o Miami Heat e o Cleveland Cavaliers.  Único espaço no Brasil a atender as exigências da NBA, a HSBC Arena foi escolhida por oferecer instalações totalmente equivalentes às melhores arenas do mundo.

A estrutura multifuncional da HSBC Arena, totalmente climatizada, atrai eventos para todos os gostos. Ao longo deste ano, o espaço recebeu o histórico show de Placido Domingo, realizado às vésperas da final da Copa do Mundo, e já se transformou em pista e gelo para o espetáculo Disney On Ice. Também recebeu em seus camarins os grupos Guns´n´Roses, Jack Jahnson, Aveged Sevenfold e o cantor Elton John.

Serviço:
Michael Bublé, 17 de setembro
Arctic Monkeys, 15 de novembro
HSBC Arena (www.hsbcarena.com.br

AV

Companhia encarregada da restauração de pirâmide egí­pcia é desqualificada, segundo jornal

0

Segundo o jornal Egypt Independent, ativistas têm lançado ataques contra o ministro de antiguidades Mamdouh al-Damaty após a atribuição da empresa que supervisiona a restauração da pirâmide de Saqqara, a mais antiga do Egito. De acordo com a publicação, a própria empresa responsável pela restauração vem destruindo a construção.

“A companhia nunca restaurou nenhum sítio arqueológico. Todos os projetos que eles tiveram foram para a criação de construções modernas no lugar de sítios arqueológicos”, disse Amir Gamal, representante do movimento “Non-Stop Robberies”.

A empresa contratada para o trabalho de restauração teria construído, segundo a publicação, diversas estruturas e paredes ao redor da pirâmide que ultrapassam o limite permitido pelas leis de preservação egípcias.

Seis diferentes degraus formam a pirâmide, que tem 62 metros de altura. Por dentro, a construção tem uma rede de corredores e uma câmara funerária de granito e mármore.

A pirâmide, que tem mais de 4 mil anos, construída pelos antigos egípcios, foi feita de calcário para o Faraó Joser, que governou de 2686 até 2613 a.C.

MVB

Braztoa busca conscientização nas empresas com Programa de Sustentabilidade

0

O Programa de Sustentabilidade Braztoa estimula seus associados a praticarem ações conscientizadas com a natureza e a responsabilidade social. Segundo Andrea Leone, diretora socioambiental, ele garante que as empresas ligadas ao programa têm menos riscos de serem responsabilizadas por falhas profissionais.

Em entrevista ao DIÁRIO, Andrea destacou os principais pontos onde a sustentabilidade beneficia a empresa. “Primeiramente a economia. É o que chama mais a atenção das empresas. Embora haja a necessidade de investimento, os resultados posteriores são sempre positivos. Também entramos no quesito da capacitação, que, para nós, é peça fundamental para bons resultados. Então, uma empresa que adota o Programa Braztoa de Sustentabilidade tem a consciência de que será imprescindível a criação de capacitações para os funcionários. Será um investimento inicial que trará lucros no futuro, sem sombra de dúvidas”, explica.

O programa está aberto para todos os tipos de empresas, não há pré-requisitos para se inscrever. O empresário interessado precisa, apenas, ter a consciência de que terá normas a cumprir, mudanças terão de ser tomadas internamente e adaptações serão feitas para que a empresa seja contemplada com o certificado do programa. Para a diretora, o único pré-requisito necessário é “querer”.

DESAFIO 

Segundo Andrea, muitas empresas não acreditam nos benefícios da prática de ações sustentáveis, acham até, que seria uma perda de tempo e dinheiro. “Nosso grande desafio é mostrar às empresas do trade as vantagens das ações de sustentabilidade, que elas trazem lucro. Porque, ser sustentável é ser uma empresa que dá lucro, que paga os salários, que dá chances de plano de carreira. Isso já é ser sustentável. A sustentabilidade é isso, fazer com que as empresas lucrem mais, fazer com que as pessoas ganhem mais e, assim, aumentarem a qualidade de vida”, assegura.

A economia de água, energia e papel, juntamente com o cuidado no tratamento do lixo, que são as práticas sustentáveis mais comuns atualmente, também está descriminada no Programa Braztoa de Sustentabilidade. O lucro é, sim, uma meta a ser alcançada nas empresas, quando adotam ao programa, mas a conscientização sobre o cuidado necessário com o Planeta também é uma meta a ser comprida, tanto pela Braztoa, tanto pelos empresários associados.

20ª franquia é aberta pela TZ Viagens

0

Dando continuidade ao seu plano de expansão, a TZ Viagens inaugurou, no último dia 4, a sua 20.ª unidade. A nova loja localiza-se em Belo Horizonte (MG) e é liderada pelo empreendedor Henrique Ribeiro. “Ao longo da minha vida, enquanto viajante experiente, constatei certa carência na qualidade do atendimento, a qual se faz cada vez mais necessária, seja na loja física ou virtual”, afirmou Henrique

Segundo Paulo Manuel, CEO da franquia, a qualidade do atendimento e da consultoria turística é cada vez mais importante para o sucesso da agência. “Toda a estrutura de suporte e de capacitação contínua que a TZ Viagens oferece aos seus franqueados é um dos seus diferenciais necessários para o sucesso de nossas agências”.

A TZ Viagens também participou, nos dia 1º e 2 de setembro, da Campinas Franchising Business 2014, a 5ª edição do maior evento focado em franquias e negócios do interior paulista. 

TZ Viagens

(31) 3243-7006
Rua Gonçalves Dias, n.º 874, loja 1, Savassi
www.tzviagens.com.br

MVB

Centro espacial lança aplicativo-guia para visitantes

0

As atrações do Kennedy Space CenterSM Visitor Complex agora estão ao alcance dos smartphones. O centro espacial americano, localizado perto de Orlando, acaba de lançar um aplicativo-guia composto por diversos áudios e vídeos que proporciona uma viagem ao completo acervo de ônibus espaciais, trajes e muitos objetos que conta as mais de três décadas do Programa Espacial Americano.

Disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS em sete idiomas (incluindo Português), o novo aplicativo do Kennedy Space Center foi lançado em parceria com a empresa Qmedia e pode ser baixado diretamente na Google Play. Ao custo de US$ 4,99, para ter o app o usuário deverá ir à loja virtual, digitar Kennedy Space Center Audio e fazer o download da ferramenta.

Serviço:

Kennedy Space CenterSM Visitor Complex
www.kennedyspacecenter.com

MVB

ABAV Expo celebrará o Dia Mundial do Turismo

0

No dia 27 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Turismo. A 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo lançará, neste dia, o Feirão ABAV, extensão do evento dedicada à comercialização de roteiros, serviços e pacotes ao consumidor final. A iniciativa promocional será encerrada no dia seguinte.

Para Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, esta foi uma feliz coincidência. “O Dia Mundial do Turismo vem acrescentar um motivo a mais para corroborar nosso otimismo em relação à iniciativa. Vamos comemorar a data em alto estilo, alargando o raio de ação da maior feira internacional de negócios do setor do Hemisfério Sul”, comenta.

A comemoração, aliada ao fato de que as eleições presidenciais serão realizadas uma semana após o encerramento do evento, favorece a confirmação da presença de autoridades nacionais e internacionais do mais alto escalão do setor de viagens e turismo.

O Dia Mundial do Turismo é comemorado desde 27 de setembro de 1980. Foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), realizada em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979. Em 2014, a data será comemorada pela OMT em Guadalajara (México), sob o temário “Turismo e desenvolvimento comunitário”.

Serviço:
42ª ABAV Expo (www.abavexpo.com.br)
24 a 28 de setembro no Pavilhão do Anhembi, São Paulo 

AV

Livro retrata história da hotelaria em São Paulo

0

No dia 23 de setembro, será lançado o livro “Hotelaria e desenvolvimento urbano em São Paulo: 150 anos de história”, de Caio Calfat. A obra apresenta uma perspectiva de futuro da importante atividade econômica para a capital paulista, que recebeu mais de 13 milhões de visitantes em 2013, de acordo com o São Paulo Convention & Visitors Bureau.

Caio Calfato é vice-presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP, membro do Conselho de Administração da ADIT – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, membro do Conselho Consultivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, professor de Planejamento Hoteleiro do MBA Real Estate da FUPAM/FAU-USP e dos cursos de pós-graduação da FIA/ FEA-USP, FAU-Mackenzie, UBS e Universidade Secovi.

A obra tem lançamento marcado para 23 de setembro, às 19h, na sede do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), à rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana, na capital. Parte da arrecadação com a venda dos livros será destinada ao Ampliar, instituição criada pela entidade para atender, na área de educação, jovens em situação de risco social.

Com base em rica e aprofundada pesquisa, livro mostra por que os últimos 150 anos da hotelaria foram os mais importantes no que tange ao desenvolvimento da cidade. Seja por suas influências nas alterações urbanísticas, arquitetônicas e processos construtivos, ou em razão da evolução socioeconômica e política ocorrida nesse período.

Serviço:

“Hotelaria e desenvolvimento urbano em São Paulo: 150 anos de história”
Caio Calfat
Editora Azulsol, 128 páginas
Preço sugerido: R$ 130,00

AV

Castelo de 500 anos incrustado na rocha atrai turistas na Eslovênia

0

Um castelo incrustado em um penhasco de 123 metros de altura se tornou um dos lugares mais visitados na Eslovênia.

Em estilo renascentista, a construção atual do Castelo de Predjama data de 1570, com seus ambientes rocha adentro. Antes, porém, houve outras versões do edifício, que acabaram destruídas – uma delas, por um terremoto. A primeira menção ao castelo é de 1270.

Esconderijo

  O castelo de Predjama foi construído incrustado em um penhasco rochoso de 123 m de altura 
(Foto: Miha Krivic/www.slovenia.info/Divulgação)

A localização inusitada e de difícil acesso fez do castelo um esconderijo perfeito para o cavaleiro Erazem de Predjama, que morou lá no século 16. Ele era conhecido como o “barão dos ladrões”, e tem sua história contada em várias lendas.

O local também é rico em objetos antigos, como armas, esculturas e quadros a óleo. No século 18, o edifício virou residência de verão para famílias nobres da Eslovênia. Atualmente, o edifício é aberto à visitação e se tornou um museu. Móveis, objetos e bonecos realistas recriam a vida no castelo na época Medieval. O calabouço, a capela e a sala de estar fazem sucesso entre os visitantes.

Uma vez por ano, é realizado no castelo o Torneio Anual de Cavaleiros, com participantes vestidos com roupas de época, competição de luta com espadas e arco e flecha.