segunda-feira, dezembro 22, 2025
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Livro retrata história da hotelaria em São Paulo

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No dia 23 de setembro, será lançado o livro “Hotelaria e desenvolvimento urbano em São Paulo: 150 anos de história”, de Caio Calfat. A obra apresenta uma perspectiva de futuro da importante atividade econômica para a capital paulista, que recebeu mais de 13 milhões de visitantes em 2013, de acordo com o São Paulo Convention & Visitors Bureau.

Caio Calfato é vice-presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP, membro do Conselho de Administração da ADIT – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, membro do Conselho Consultivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, professor de Planejamento Hoteleiro do MBA Real Estate da FUPAM/FAU-USP e dos cursos de pós-graduação da FIA/ FEA-USP, FAU-Mackenzie, UBS e Universidade Secovi.

A obra tem lançamento marcado para 23 de setembro, às 19h, na sede do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), à rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana, na capital. Parte da arrecadação com a venda dos livros será destinada ao Ampliar, instituição criada pela entidade para atender, na área de educação, jovens em situação de risco social.

Com base em rica e aprofundada pesquisa, livro mostra por que os últimos 150 anos da hotelaria foram os mais importantes no que tange ao desenvolvimento da cidade. Seja por suas influências nas alterações urbanísticas, arquitetônicas e processos construtivos, ou em razão da evolução socioeconômica e política ocorrida nesse período.

Serviço:

“Hotelaria e desenvolvimento urbano em São Paulo: 150 anos de história”
Caio Calfat
Editora Azulsol, 128 páginas
Preço sugerido: R$ 130,00

AV

Castelo de 500 anos incrustado na rocha atrai turistas na Eslovênia

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Um castelo incrustado em um penhasco de 123 metros de altura se tornou um dos lugares mais visitados na Eslovênia.

Em estilo renascentista, a construção atual do Castelo de Predjama data de 1570, com seus ambientes rocha adentro. Antes, porém, houve outras versões do edifício, que acabaram destruídas – uma delas, por um terremoto. A primeira menção ao castelo é de 1270.

Esconderijo

  O castelo de Predjama foi construído incrustado em um penhasco rochoso de 123 m de altura 
(Foto: Miha Krivic/www.slovenia.info/Divulgação)

A localização inusitada e de difícil acesso fez do castelo um esconderijo perfeito para o cavaleiro Erazem de Predjama, que morou lá no século 16. Ele era conhecido como o “barão dos ladrões”, e tem sua história contada em várias lendas.

O local também é rico em objetos antigos, como armas, esculturas e quadros a óleo. No século 18, o edifício virou residência de verão para famílias nobres da Eslovênia. Atualmente, o edifício é aberto à visitação e se tornou um museu. Móveis, objetos e bonecos realistas recriam a vida no castelo na época Medieval. O calabouço, a capela e a sala de estar fazem sucesso entre os visitantes.

Uma vez por ano, é realizado no castelo o Torneio Anual de Cavaleiros, com participantes vestidos com roupas de época, competição de luta com espadas e arco e flecha.

AVIESP apresenta novidades para a edição de 2015 da Expo de Negócios

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Executivos da AVIESP se reuniram hoje na sede da ABAV Nacional, localizada na cidade de São Paulo, para apresentar as novidades da 38ª AVIESP – Expo de Negócios em Turismo. Também participaram da reunião os parceiros para a Expo.

Entre as novidades do evento, que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril de 2015 em Campinas, estão a Ilha Corporativa, compartilhada pela Abracorp e pela Gol;  balcões de hotelaria e companhias aéreas; assessoria jurídica para os associados AVIESP; Arena do Turismo com duas salas oferecendo treinamentos para agentes de viagens; Bolsão de Negócios com infraestrutura para reuniões entre expositores e agentes de viagens.

“A ida para Campinas nos proporciona um espaço maior, gerando muito mais oportunidades de negócios para quem estiver no evento. Campinas poderá agregar de uma maneira muito mais eficiente a logística, o transporte e a hospedagem, porque é uma cidade que está localizada em um ponto estratégico”, disse Marcelo Matera, presidente da AVIESP ao DIÁRIO. “O espaço do Expo Dom Pedro nos permite ampliar o número de expositores a capacidade do nosso seminário, que é feito durante o evento“, completou. As duas últimas edições aconteceram e Holambra com público total de mais de 4 mil pessoas. 

Segundo o presidente da AVIESP, a preocupação do evento é com o conteúdo, com foco em capacitação de profissionais, treinamento e networking. A Expo contará com estandes de tamanhos que variam entre 12 e 120 m², que somarão 2.024 m² de exposição.

Acessibilidade

“Existem aproximadamente cinco milhões de brasileiros com deficiência e com poder aquisitivo para viajar", disse Maria de Fatima Estephan, proprietária da Accessible Tour, ao DIÁRIO. Segundo ela, essas pessoas não têm onde buscar atendimento com profissionais que saibam o que elas precisam e quais são os cuidados necessários, fazendo com que a carência ainda seja grande para esse tipo de produto. "Muitos ainda não entendem o conceito de acessibilidade, que é ‘autonomia com segurança’. Cinco milhões é um número bem expressivo para um mercado que pode transformar isso em um segmento por meio de capacitação”, completou. 

O evento tem apoio da ABAV Nacional, Abracorp, Abeta, Belta, GTA, Gol, Prefeitura de Campinas, Sindetur e Azul, que será transportadora oficial do evento, e a escolha dos estandes ocorrerá na quinta-feira (11) e sexta-feira (12).

Mais informações sobre os estandes pelo link migre.me/ltnMW

Site da AVIESP: aviesp.com

 

Rio, Guarujá e Campos do Jordão têm hotéis mais caros do paí­s, diz estudo

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Rio de Janeiro, Guarujá (SP) e Campos do Jordão (SP) foram os três destinos turísticos brasileiros com diárias de hotel mais caras no primeiro semestre deste ano. O preço médio de um dia de hospedagem em cada uma dessas cidades foi, respectivamente, de R$ 523, R$ 488 e R$ 387.

É o que mostra um relatório do site de reservas de hospedagem Hoteis.com divulgado nesta terça-feira (9), que avaliou o valor médio das diárias hoteleiras nas principais cidades  do mundo.

Segundo o levantamento, o valor médio das diárias no Brasil cresceu 4% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013 e atingiu R$ 347.
A realização da Copa do Mundo e a desvalorização do real no início do ano foram apontados  como os motivos para os preços mais altos, já que influenciaram no aumento de visitantes estrangeiros no país.

O quarto lugar no ranking ficou com Búzios, no litoral do RJ (diária média de R$ 373) e o quinto lugar, com Brasília (R$ 371).

Cidades com diárias mais caras:
(preço médio e variação em relação ao 1° semestre de 2013)

1°- Rio de Janeiro: R$ 523 (+9%)
2°- Guarujá, SP: R$ 488 (-9%)
3°- Campos do Jordão, SP: R$ 387 (-3%)
4°- Búzios, RJ: R$ 373 (+1%)
5°- Brasília: R$ 371 (+28%)
6°- Barueri, SP: R$ 369 (+2%)
7°- Gramado, RS: R$ 361 (+23%)
8°- Recife: R$ 356 (+11%)
9°- Ipojuca, PE: R$ 341 (+12%)
10°- Natal: R$ 340 (+46%)

Apple lança iPhone 6 e iPhone 6 Plus

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Nesta terça-feira (09), o tão aguardado iPhone 6 foi lançado em Cupertino, na Califórnia. Tim Cook, executivo-chefe da Apple, apresentou as duas versões do novo smartphone da Apple, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, em um evento no Flint Center de Cupertino, mesmo local onde a empresa revelou o primeiro Mac em 1984.

Cook poupou modéstia ao falar sobre os novos produtos. "Temos produtos incríveis para compartilhar e achamos que, no final desta apresentação, vocês concordarão conosco de que este é um grande dia para a Apple", afirmou assumindo a liderança da Apple em agosto de 2011, meses antes da morte de Steve Jobs.

Os iPhones 6 são os mais finos apresentados pela empresa até o momento e, como era esperado, os dois modelos chegam com telas maiores – de 4,7 e 5,5 polegadas, respectivamente – em comparação aos modelos atuais, que têm 4 polegadas. Os smartphones vêm equipados com o processador A8, sendo 50 vezes mais rápidos que o primeiro modelo lançado pela Apple, em 2007. E apresentam o dobro de eficiência se comparada aos modelos anteriores. A empresa também atualizou o coprocessador de movimento, batizado de M8.

Os novos telefones seguem com as mesmas câmeras de 8 megapixels, mas terão incorporados um novo sistema de foco, duas vezes mais rápido do que o existente no iPhone 5S, além de melhor ferramenta de estabilização de imagem. "Esses são os melhores telefones da história", disse durante a apresentação em Cupertino o vice-presidente mundial de marketing da Apple, Phil Schiller.

Os aparelhos também contam com um sistema de pagamento móvel, chamado de Apple Play, uma espécie de "carteira digital", que contará com uma segunda verificação de segurança através de impressões digitais. A Apple vai usar a tecnologia comunicação de campo próximo (NFC, na sigla em inglês) e guardará as informações de cartão de crédito no aplicativo Passbook.

Os novos iPhones chegam aos Estados Unidos e em outros oito países no dia 19 setembro, com pré-venda a partir da próxima sexta-feira. A Apple afirmou que quer estar em 115 países até o fim deste ano.

Nas lojas americanas, o iPhone 6 será vendido por US$ 199. O iPhone 6 Plus saíra por US$ 299. Ambos os preços exigem contrato de dois anos com operadoras.

AV

GOL estende oferta pública de aquisição de notas sêniores

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A companhia aérea GOL anunciou um aditamento dos termos e condições das ofertas de aquisição das notas 2017, 2020 e 2023, segundo comunicado enviado ao mercado no fim da terça-feira.

As ofertas foram aditadas para estender o pagamento para oferta antecipada das notas a todos os detentores que aceitarem as ofertas para aquisição e entregarem solicitações de consentimento até a data de vencimento das ofertas, assim como adiar a data de liquidação antecipada para coincidir com a data de liquidação final, disse a GOL.

Além disso, a LuxCo e a GOL Finance, subsidiárias da companhia que realizarão as aquisições, solicitaram consentimento dos detentores das notas para a adotar certos aditivos às escrituras de emissão das notas para eliminar todos os covenants restritivos.

A GOL acrescentou que às 17h de terça-feira haviam sido oferecidas para aquisição e entregues consentimentos aos aditivos propostos para 33,39 milhões de dólares em notas 2017, cerca 27,4 por cento do total em circulação, 129,84 milhões de dólares em notas 2020, ou 43,4 por cento do total, e 43,95 milhões de dólares em notas 2023, ou 54,4 por cento do total.

Air France-KLM investirá 1 bi de euros em marca de baixo custo

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A companhia aérea franco-holandesa Air France-KLM planeja investir 1 bilhão de euros (1,3 bilhão de dólares) no crescimento da sua unidade de baixo custo europeia Transavia, disse a empresa.

O plano criará até 250 novas vagas para pilotos até 2019 e aumentará a frota da Transavia para mais de 100 aeronaves ante 50 atualmente, disse o presidente-executivo Alexandre de Juniac ao jornal francês Les Echos.

Um porta-voz da Air France-KLM confirmou a notícia.

Juniac disse que a medida permitirá que o negócio "fique entre as maiores empresas de baixo custo na Europa" e não excluiu a possibilidade de uma aquisição para complementar o crescimento. "Se uma oportunidade se apresentar nós a avaliaremos, mas esse não é o caso no momento", afirmou ao jornal.

A segunda maior companhia aérea tradicional da Europa em receita disse na semana passada que seu Conselho aprovou um plano de abrir novas bases sob a marca Transavia na Europa, em uma tentativa de recapturar participação de mercado de rivais de baixo custo e de rápido crescimento no Oriente Médio.

Ao expandir suas operações de baixo custo, a Air France-KLM segue o exemplo da rival alemã Lufthansa, que está expandindo serviços mais econômicos por meio de sua companhia pouco conhecida Eurowings e considerando uma unidade econômica de voos de longa distância.

Tanto a Lufthansa quanto a Air France, contudo, emitiram alertas de lucro nos últimos meses e estão sob pressão de poderosos sindicatos diante de seus esforços para reduzir custos.

Fiacult traz produções audiovisuais divulgando belezas do Brasil

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Florianópolis (SC) receberá o Festival Internacional Audiovisual de Cultura e Turismo (Fiacult), no dias 29 e 30 de setembro. O evento reunirá diversos países para divulgar roteiros turísticos por meio de filmes e produções audiovisuais para estimular o segmento e ampliar a divulgação nacional de roteiros, cidades e atrações turísticas e culturais.

Os filmes estão disponíveis no site do festival para assistir e votar. Há produções de cidades como Ribeirão Preto (SP), Chapecó (SC), Outro Preto (MG); além de parques como o Unipraias (SC) e manifestações religiosas como o Círio de Nazaré (PA). Os produtores são profissionais, amadores e estudantes.

O evento será realizado simultaneamente ao Fórum de Turismo de Negócios, que reúne em Florianópolis profissionais de turismo para feiras, palestras de qualificação e passeios. O Fiacult é uma parceria entre o Festival ART&TUR Portugal, promovido pela Associação Portuguesa de Turismologia e APETEX, da Espanha, ligados ao CIFFT (International Committee of Tourism Film Festivals), a São Paulo Film Commission e ao Jornal Internacional de Turismo.

Os vencedores serão escolhidos por um júri nacional e internacional formado por profissionais das áreas de turismo, cinema, imprensa, membros acadêmicos, autoridades governamentais, incluindo a comissão executiva do Fiacult. Os três melhores colocados de cada categoria serão premiados com troféus e um valor em dinheiro.

De acordo com uma pesquisa apresentada pela Motion Picture Association na América Latina, em parceria om o Sindicato da Indústria do Audiovisual, o segmento injeta cerca de R$ 19 milhões na economia do país e tem um faturamento anual de R$ 42,8 bilhões.

Ainda é possível se inscrever para participar do festival até o dia 20 de setembro, porém, só os vídeos que se inscreveram até 31 de agosto poderão receber votação pela internet. As inscrições são feitas pelo site: www.fiacult.com.br. A apresentação será no Centro Integrado de Cultura (CIC) e terá entrada franca.

AV

Chuvas em Natal (RN) comprometem acesso a pontos turí­sticos, segundo Folha de SP

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Segundo o jornal Folha de São Paulo, deslizamento causado pelas chuvas que atingem Natal, no Rio Grande do Norte, compromete o acesso ao morro do careca, famoso ponto turístico da região. 

O deslizamento voltou a atingir o morro de Mãe Luiza, que passa por obras há cerca de dois meses, desde as fortes chuvas que atingiram a cidade em junho. A via Costeira, um dos principais pontos de acesso ao morro do Careca, no bairro do Ponta Negra, que abriga diversos hotéis, foi interditada devido a lama que desceu morro abaixo.

  Praia de Ponta Negra, em Natal

Uma escadaria que dá acesso à praia de Ponta Negra também desabou, consequência da força das águas.

Meliá assina novo contrato com Endesa para utilizar energia de origem 100 % renovável

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A Meliá Hotels International assinou um novo contrato de fornecimento elétrico com a empresa espanhola ENDESA, com o objetivo de que todos os seus hotéis e escritórios na Espanha funcionem com energia de origem 100% renovável. A proposta é que a ação aconteça até Setembro do próximo ano.
 
Dentro das energias renováveis utilizadas pela ENDESA, encontram-se a energia solar, a eólica, a geotérmica, a hidráulica, a biomassa e a energia motriz proveniente das marés.

Este novo contrato se enquadra a outras iniciativas que buscam eficiência energética e hídrica, como o acompanhamento e controle da demanda energética, a padronização de sistemas e produtos eficientes, a execução de investimentos relacionados à economia energética, bem como a sensibilização dos funcionários. Estas iniciativas reduziram no ano passado as emissões de CO2 em 7,3% e o consumo de água em 7,9%. Em conjunto, representaram uma economia de 3,5 milhões de euros em 2013.

Sob o mesmo objetivo, a Meliá melhorou sua pontuação no último informe Carbon Disclosure Project Iberia 125, que avalia o desempenho na redução das emissões de CO2.

MVB