BeFly Travel anuncia nova unidade em Osasco e reforça presença no mercado de turismo - Foto: divulgação
A BeFly Travel segue seu plano de expansão e anuncia a abertura de uma nova unidade em Osasco, prevista para o próximo mês. A operação ficará sob a gestão dos franqueados Lana Carla Budukievicz e Reginaldo Otemisto dos Santos, profissionais com sólida trajetória no setor de turismo.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
Com passagens por grandes players do mercado, como Submarino Viagens, Decolar e CVC, Lana soma anos de experiência que agora serão aplicados à nova loja. Já Reginaldo destaca a importância da chegada da marca à cidade: “Osasco está recebendo uma operação forte, moderna e com experiência de anos no mercado. Nosso objetivo é atender clientes com soluções completas e personalizadas para todos os tipos de viagem”, afirma.
A nova unidade estará localizada no SuperShopping Osasco, reforçando a presença da BeFly Travel no Estado de São Paulo e oferecendo ao público uma proposta de atendimento consultivo e próximo, com foco em lazer e experiências diferenciadas.
Integrando uma das maiores holdings de turismo da América Latina, a BeFly Travel busca consolidar sua estratégia de levar ao consumidor soluções completas em viagens, aliando credibilidade e proximidade no relacionamento com o cliente.
Serviço
Unidade: BeFly Travel SuperShopping Osasco
Endereço: Av. dos Autonomistas, 1828 – Térreo Piso 1 – Loja 14E – Centro, Osasco – SP, 06090-010
Dia Nacional e Internacional do Idoso reforçam a importância de um turismo mais inclusivo para pessoas 60+ - Foto: Freepik
Nesta quarta-feira (1º), Brasil e mundo celebram o Dia Nacional e Internacional do Idoso. A data reconhece a importância e valoriza a contribuição das pessoas com mais de 60 anos para a sociedade.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
O envelhecimento ativo já é realidade para milhões de brasileiros. A busca por autonomia, bem-estar e novas experiências inclui, cada vez mais, o ato de viajar.
Público estratégico em expansão
O segmento 60+ é hoje um dos mais promissores para o turismo nacional. Dados da PNAD/IBGE mostram que a população idosa cresceu mais de 30% entre 2012 e 2021. Atualmente, representa 14,7% de todos os brasileiros.
Com a expectativa de vida em alta, a tendência é de crescimento contínuo. Para o setor de viagens, isso significa novas oportunidades de produtos, serviços e destinos.
O turista idoso tem vantagens competitivas. Possui maior flexibilidade de tempo, podendo viajar na baixa temporada e reduzir a sazonalidade nos destinos. Além disso, está cada vez mais conectado: pesquisa, planeja e compra pacotes pela internet.
Ações e políticas públicas
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca os esforços para atender esse público: “O turismo na terceira idade é um dos segmentos que mais cresce, e nossos idosos têm o direito de viajar com conforto, segurança e dignidade, descobrindo as belezas do Brasil. O Ministério do Turismo trabalha para que toda a cadeia do setor esteja preparada para acolher este público, que, além de ter grande potencial para movimentar a economia, nos enriquece com suas histórias.”
Entre as iniciativas, está a cartilha “Atender Bem Turistas Idosos”, lançada em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O material orienta destinos e empreendimentos sobre as particularidades do público 60+. Traz dicas práticas de acolhimento e acessibilidade, para garantir experiências mais confortáveis e memoráveis.
Luciano Miranda (diretor geral), Ângela Figueiredo (diretora de marketing e vendas) João Paulo Andrade (diretor de operações) - Foto: Denis Rugeri
Novo diretor de operações promete elevar padrão do Wyndham São Paulo Ibirapuera com foco em personalização, inovação e resultados
Por Denis Rugeri, do DIÁRIO
O Wyndham São Paulo Ibirapuera acaba de reforçar seu corpo executivo com a chegada de João Paulo Andrade como novo diretor de operações. Profissional com ampla trajetória no setor, Andrade traz na bagagem passagens por grandes redes como Emiliano, Estanplaza e projetos de expansão de luxo no país. Sua chegada marca um novo momento para o empreendimento, que busca consolidar-se entre os dez melhores hotéis de São Paulo, com foco em tecnologia, personalização de atendimento e inovação nos serviços.
Trajetória consolidada na hotelaria
Com mais de 25 anos de carreira, João Paulo iniciou sua jornada em 1997 e, desde então, construiu uma trajetória marcada por ascensão rápida em cargos de gestão. Atuou em posições estratégicas de controladoria, receitas e operações, além de ter liderado projetos de implantação em empreendimentos de destaque, como o Emiliano Rio e o Pulso Faria Lima.
Formado em Administração Hoteleira, Andrade possui MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec-SP e especialização em Gestão de Projetos pela Mauá. Ao longo da carreira, conciliou a experiência prática com a atuação acadêmica, lecionando disciplinas de administração financeira e hoteleira.
Henrique Matos (analista de marketing), João Paulo Andrade (diretor de operações) e Denis Miranda (analista de mkt) – Foto: divulgação
Desafios e metas no Wyndham
Segundo Andrade, a meta é clara: posicionar o Wyndham São Paulo Ibirapuera entre os dez primeiros da capital. “Nosso grande desafio é trazer ao hóspede uma experiência personalizada em um empreendimento com 600 apartamentos, o que exige uma operação altamente estruturada”, destacou.
Entre os projetos em andamento estão a ampliação das opções de day-use, que já vem atraindo noivos e famílias em busca de experiências diferenciadas, além de ações voltadas para o público de lazer nos finais de semana — segmento que já registrou crescimento de ocupação de 20% para 45% nos últimos meses.
Inovação e tecnologia como diferenciais
Para enfrentar os novos desafios da hotelaria, o executivo reforça a necessidade de modernização. “Não podemos mais falar em filas de check-in. Hoje a tecnologia nos permite automatizar processos, oferecer express check-in, chatbots de reservas e suítes inteligentes. Esse é o caminho para uma operação mais eficiente e para um atendimento no padrão cinco estrelas”, afirmou.
Equipe de alto desempenho
O novo diretor de operações destacou ainda a relevância do corpo gerencial do Wyndham Ibirapuera. Entre os destaques, está o Chef de cozinha Fábio José, responsável pela excelência gastronômica do hotel; além dos analistas de Marketing Denis Miranda e Henrique Matos, que atuam na comunicação e posicionamento da marca.
“Nosso trabalho é dar continuidade à excelência que já existe aqui e buscar crescimento sustentável. É uma alegria encontrar profissionais tão comprometidos e talentosos, que fortalecem ainda mais nossa operação”, ressaltou Andrade.
Ao lado da diretora de Marketing e Vendas, Ângela Figueiredo, e de outros gestores-chave, João Paulo Andrade assume o desafio de levar o Wyndham São Paulo Ibirapuera a um novo patamar, consolidando o hotel como referência em hospitalidade na capital paulista.
Chef de cozinha Fábio José, responsável pela excelência gastronômica do hotel – Foto: Denis Rugeri
Serviço
Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza
Endereço: Av. Ibirapuera, 2927 – Indianópolis, São Paulo – SP, 04029-200
Visit Rio aposta na na gastronomia carioca e leva "Rio, Cidade Deliciosa" à FIT Buenos Aires. Foto: Divulgação
O Visit Rio marcou presença na FIT Buenos Aires 2025, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, no estande cooperado da Embratur. A principal ação foi a divulgação da campanha “Rio, Cidade Deliciosa”, plataforma criada para promover a gastronomia carioca como atrativo turístico internacional.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
“Estar no estande da Embratur fortalece nossa mensagem e amplia o alcance do Rio junto a operadores e à imprensa internacional. Essa parceria é fundamental para mostrar que a culinária carioca está à altura das grandes capitais do mundo e deve ser considerada um dos motivos para visitar a cidade”, afirma Luiz Strauss, presidente-executivo do Visit Rio.
Lançada em março, a plataforma foi apresentada a operadores e jornalistas nesta terça-feira (30), em uma sessão no espaço da Embratur, que incluiu a exibição de um vídeo com mercados, produtos e experiências que traduzem a identidade gastronômica carioca.
Rio em destaque no cenário gastronômico
A capital fluminense vem ganhando relevância nesse segmento. Em junho, o restaurante Lasai foi eleito o 28º melhor do mundo pelo ranking The World’s 50 Best Restaurants. O local, que tem duas estrelas Michelin, integra um seleto grupo que inclui Oro e Oteque. Também figuram entre os estrelados Cipriani, Mee e San Omakase.
Mas a experiência gastronômica carioca não se limita à alta cozinha. Do tradicional mate com biscoito de polvilho nas praias às comidas de boteco, a diversidade é ampla. Um exemplo é o Novo Mercado São José, em Laranjeiras, reinaugurado após sete anos fechado e que retorna como polo cultural e gastronômico com 16 empreendimentos.
“Assim como tudo no Rio, a gastronomia é plural. Temos opções para todos os gostos e bolsos: dos restaurantes em rankings internacionais às experiências mais locais”, reforça Strauss.
A plataforma
O “Rio, Cidade Deliciosa” pode ser acessado por qualquer estabelecimento interessado em integrar o espaço editorial, independentemente de ser associado ao Visit Rio. Já a inclusão no guia de restaurantes é restrita a associados, dentro de um modelo de adesão criado especificamente para o setor gastronômico, com diferentes níveis de participação. Saiba mais no site.
Thaina Ribeiro, Gerente Geral Blue Tree Alphaville; Adriana Bueno Molina, Secretaria Da Mulher de Barueri; Paulo Roberto Silva, secretário adjunto e Silvana Miranda. Supervisora de RH BTH Alphaville - Foto: divulgação
O Blue Tree Premium Alphaville, em Barueri, conquistou pelo segundo ano consecutivo o “Selo Social Empresa Amiga da Mulher”, concedido pela Secretaria da Mulher do município. A certificação reconhece empresas que adotam práticas voltadas para a valorização, proteção e promoção da igualdade de gênero no ambiente corporativo.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
A premiação foi resultado do cumprimento de todos os critérios previstos no decreto municipal nº 8.986/19. Entre eles estão: a reserva mínima de 2% das vagas de trabalho para mulheres em situação de violência doméstica, com garantia de anonimato; a participação feminina em cargos de liderança; programas educativos para prevenção da violência; e a equiparação salarial entre homens e mulheres, conforme previsto na CLT.
O hotel se destaca também por ter 70% da equipe formada por mulheres. Além disso, mantém um canal interno de denúncias, promove pesquisas de clima organizacional e oferece suporte social, jurídico e financeiro às colaboradoras vítimas de violência. O empreendimento ainda realiza palestras sobre saúde mental, abuso sexual e outras pautas ligadas à conscientização, além de programas de apoio a gestantes.
Segundo Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, o selo reforça o compromisso da rede com o bem-estar feminino.
“Em todos os nossos hotéis no Brasil, implementamos a ação Suíte 803 como parte da luta contra a violência. Oferecemos capacitação às equipes e oportunidades de trabalho para mulheres que buscam independência de relações abusivas. Queremos que nossos hotéis sejam sinônimo de acolhimento, segurança e bem-estar para todas as mulheres — hóspedes, clientes, colaboradoras ou fornecedoras”, destacou.
A cerimônia de entrega aconteceu em 18 de setembro e contou também com painéis de debate promovidos pela Secretaria da Mulher de Barueri. Entre os temas discutidos estavam estratégias de promoção da igualdade de gênero, a importância dos canais de denúncia no enfrentamento à violência e iniciativas de empoderamento feminino junto à comunidade. Saiba mais no site.
Equipe do Ceará celebra os resultados do turismo argentino durante a participação na FIT Buenos Aires 2025 – Foto: Divulgação/ASCOM Ceará
O turismo argentino para o Ceará vive um momento de expansão histórica. Entre 2023 e 2025, o número de visitantes vindos da Argentina saltou de 2.658 para 10.040, representando um crescimento de 277%. O resultado foi o grande destaque da participação do estado na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), realizada em Buenos Aires de 26 a 29 de setembro, maior evento do setor no continente, que reuniu mais de 1.700 expositores e delegações de mais de 50 países.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, esteve presente na FIT e ressaltou a importância estratégica de ampliar a presença do estado em feiras internacionais. Ele também aproveitou a oportunidade para fortalecer diálogos com companhias aéreas, agentes e operadores de viagens, buscando ampliar a malha aérea internacional para o estado.
“Com o apoio do governador Elmano de Freitas, o Ceará segue se posicionando no cenário internacional, fortalecendo parcerias e abrindo novas portas para o turismo e para a nossa economia”, afirmou Bismarck.
O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, ao lado de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, durante a FIT Buenos Aires 2025 – Foto: Divulgação/ASCOM Ceará
A Argentina é historicamente o maior emissor de turistas para o Brasil e um mercado prioritário para o Ceará. O avanço expressivo no fluxo de visitantes reflete a política de promoção internacional adotada pelo estado e a ampliação da conectividade aérea, consolidando o destino como competitivo na América Latina.
Mais do que um espaço de negócios, a FIT Buenos Aires se firmou como plataforma estratégica para alianças internacionais e para o fortalecimento da imagem do Ceará no turismo global. Saiba mais no site.
Estande do Brasil na FIT Buenos Aires 2025, espaço de promoção internacional que reuniu destinos e parceiros estratégicos – Foto: Divulgação/ASCOM Ceará
Sesc Caborê será uma extensão do trabalho cultural já realizado pelo Polo Sociocultural Sesc Paraty (Ilustração do projeto por Luiz Eduardo Indio da Costa - divulgação)
O Sesc Caborê será uma extensão do trabalho cultural já realizado pelo Polo Sociocultural Sesc Paraty
Durante o Encontro Fluminense promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), realizado em Paraty (RJ), o DIÁRIO DO TURISMO entrevistou Antônio Garcia Couto, gerente do Polo Sociocultural Sesc Paraty.
Ele apresentou os detalhes do Sesc Caborê, projeto cultural de grande porte que está em construção na cidade com investimento previsto de R$ 150 milhões. A iniciativa, que terá três etapas, prevê a entrega da primeira fase até o início de 2026 e promete integrar natureza, arte e turismo em um mesmo espaço.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
De acordo com Garcia Couto, Sesc Caborê nasce com a proposta de valorizar a vocação cultural de Paraty, contemplando diferentes linguagens artísticas e fortalecendo a relação entre patrimônio, saberes tradicionais e inovação. Ao lado da relevância cultural, a obra também busca diversificar a oferta de serviços turísticos na cidade, reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Durante a conversa, Antônio explicou que o Sesc Caborê será uma extensão do trabalho cultural já realizado pelo Polo Sociocultural Sesc Paraty desde 2013, mas em um espaço próprio e inovador. A seguir, a entrevista com o executivo.
DIÁRIO — Essa nova unidade é uma expansão do trabalho do Sesc Paraty?
“O Polo Sociocultural Sesc Paraty funciona desde 2013, em um casarão do centro histórico. Já o Sesc Caborê é uma nova unidade, construída em um terreno adquirido em 2016, pensado desde o início como um equipamento cultural que contemplasse todas as linguagens artísticas e a vocação de Paraty.”
Antônio Garcia Couto, gerente do Polo Sociocultural Sesc Paraty (Crédito: Eric Afonso – DT)O Polo Sociocultural Sesc Paraty funciona desde 2013, em um casarão do centro histórico (Crédito: Paulo Atzingen – DT)
DIÁRIO — Qual foi o conceito arquitetônico adotado?
O projeto foi vencedor na categoria institucional do Prêmio Saint Gobain de arquitetura, que premia projetos que trabalhem a sustentabilidade. O arquiteto Luiz Eduardo Indio da Costa se inspirou nas formas da natureza. O terreno fica às margens do rio Perequê-Açu, cercado pela Mata Atlântica e pelas montanhas. As linhas arquitetônicas acompanham a sinuosidade do horizonte, criando um diálogo entre paisagem e cultura.”
“Com três etapas previstas, a obra já recebeu R$ 44 milhões de investimento na primeira fase, que deve ser entregue até o início de 2026”.
DIARIO — O que essa primeira fase vai oferecer ao público?
“Estamos finalizando três grandes blocos com ateliês, espaço maker, galeria, estúdio de música, sala de dança e sala de ensaio. Teremos também uma cafeteria embaixo de uma árvore centenária, um espaço de convivência que une natureza e cultura.”
“O projeto completo deverá alcançar R$ 150 milhões em recursos, com apoio da CNC e do empresariado”.
Ilustração arquiteto Luiz Eduardo Indio da Costa
DIARIO — Qual o impacto desse investimento para Paraty?
“A ideia é que o complexo traga novas oportunidades para o turismo local, diversifique a oferta de serviços e reforce o papel da cidade como destino cultural de relevância internacional. O Sesc quer entregar aqui o que há de mais inovador e de excelência.”
“A inauguração oficial está prevista para 2026, ano em que o Sesc celebrará 80 anos de atuação no Brasil. Será uma grande entrega do Departamento Nacional, coroando oito décadas de história da instituição.”
Viagens corporativas mantém crescimento e faturam R$ 1,2 bilhão em agosto - Crédito: Freepik
O setor de turismo corporativo segue em expansão no Brasil. Em agosto de 2025, as viagens de negócios movimentaram R$ 1,21 bilhão, o que representa um crescimento de 2,41% em relação ao mesmo mês de 2024, quando o faturamento havia sido de R$ 1,18 bilhão. O resultado confirma a curva ascendente do segmento, que se consolida como um dos pilares da economia nacional.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a performance reforça o papel estratégico do setor. “O turismo corporativo é uma modalidade que vem apresentando números espetaculares ao longo dos meses. Estamos falando de um faturamento de mais de R$ 1 bilhão somente em agosto. Isso, sem dúvidas, reflete na economia brasileira, gerando renda e emprego”, destacou.
Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que acompanha mensalmente o desempenho de 11 segmentos, os serviços aéreos foram responsáveis por quase 60% do valor total, alcançando R$ 722 milhões. O setor hoteleiro aparece na sequência, com R$ 368 milhões.
A maior variação anual foi registrada nos serviços de transfer, que saltaram de R$ 3,7 milhões em agosto de 2024 para R$ 5 milhões neste ano — um crescimento de 37,4%. “Esses resultados do segundo semestre só reforçam nossa expectativa de que fecharemos o ano com um faturamento próximo a R$ 15 bilhões”, afirma Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp.
Câmara Temática fortalece setor MICE
Ainda em agosto, o Conselho Nacional de Turismo (CNT) criou a Câmara Temática de Turismo de Eventos, iniciativa voltada a estruturar debates técnicos e políticas públicas para o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).
O novo fórum busca ampliar a competitividade internacional do Brasil, fortalecer a promoção de feiras e congressos no país e apoiar a captação de grandes eventos internacionais.
Cenário global em expansão
A medida acompanha o movimento de crescimento do setor em nível mundial. De acordo com a consultoria GlobalData, o mercado global de viagens de negócios, que já havia superado os níveis pré-pandemia em 2023, deve atingir US$ 381,63 bilhões até 2027, com taxa de crescimento anual estimada em 11,69%.
Os 14 nomes que formam o grupo de madrinhas e
padrinhos foram apresentados para a sociedade nesta segunda-feira - Foto: Gustavo Mirolli/Festuris
Gramado se prepara para resgatar sua essência cultural e turística com o Projeto Hortênsias, que terá lançamento oficial durante a 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo, em novembro, no Espaço Luxury. A iniciativa vai além da estética: busca reconectar a comunidade com sua história e identidade, tendo a hortênsia como símbolo de hospitalidade e pertencimento.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
Na última segunda-feira (29), o Hotel Bavária recebeu autoridades e imprensa para a apresentação dos padrinhos e madrinhas do projeto. São 14 personalidades locais que irão apadrinhar a causa, entre elas:
Iraci Casagrande Koppe, 93 anos, primeira Rainha das Hortênsias, eleita em 1958;
Jussara Hoppner, proprietária do Mini Mundo;
Pedro Bertolucci, ex-prefeito de Gramado;
Major Cláudia Maldaner.
Completam o grupo nomes ligados à educação, ao turismo e à cultura, como o secretário de Agricultura Eliezer Lima, a presidente da Gramadotur Rosa Helena Volk, a empresária Gabriela Michaelsen (Hard Rock Café), além de artistas, professores e jovens da cidade.
Educação, cultura e turismo de mãos dadas
O Projeto Hortênsias foi idealizado pela empresária Beatriz Gehlen, 87 anos, com curadoria de Luciana Thomé e realização da Rossi & Zorzanello. A proposta é integrar ações culturais, educativas e sociais ao turismo que tornou Gramado referência mundial.
Entre as atividades previstas estão:
Oficinas e materiais pedagógicos nas escolas;
Criação de livro infantil e jogo educativo;
Plantio de hortênsias em diferentes pontos da cidade.
“A hortênsia foi o arranque para o desenvolvimento econômico de Gramado”, destacou Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello e do Festuris. Para ela, o projeto não se limita ao embelezamento urbano: “É um resgate profundo, emocional e social, que reacende o orgulho de ser gramadense e cria um legado para as próximas gerações”.
Orgulho e futuro sustentável
A idealizadora Beatriz Gehlen reforça o caráter comunitário da ação:
“Meu desejo é que Gramado e cidades vizinhas se unam num mesmo objetivo: tornar a região cada vez mais linda e repleta de hortênsias. Vamos ensinar os pequenos e os adultos sobre a importância da hospitalidade e da nossa flor símbolo”.
Já a curadora Luciana Thomé ressalta o impacto a longo prazo: “O que queremos é criar um movimento que valorize a identidade do turismo e da hospitalidade gramadense, unindo tradição, inovação e educação com olhar voltado para um futuro sustentável”.
Luciana De la Mare é Cofundadora e presidente do Instituto Aupaba e representante do hub Regenerative Tourism RJ no Inner Development Goals (IDG) - Crédito: Éric Afonso - DT)
Na tarde desta segunda-feira (30), o Encontro Fluminense da Federação Brasileira de Hotelaria e Alimentação (FBHA), realizado em Paraty, foi palco de uma reflexão profunda sobre o papel do turismo na regeneração dos territórios. A palestra “Autenticidade no turismo como diferencial estratégico: como valorizar o patrimônio cultural aplicando o design regenerativo”, conduzida por Luciana De Lamare, provocou um mergulho nas possibilidades de um novo futuro para a indústria da hospitalidade.
por Paulo Atzingen, de Paraty – Eric Afonso (fotos)*
“Design regenerativo não é apenas um conceito ou uma metodologia. É uma prática de reconexão — com a natureza e com nós mesmos”, afirmou Luciana logo no início da apresentação. Cofundadora e presidente do Instituto Aupaba e representante do hub Regenerative Tourism RJ no Inner Development Goals (IDG), a especialista trouxe à tona uma abordagem que une sensibilidade, ciência e estratégia.
Da Sustentabilidade ao Regenerativo
A palestrante relembrou o caminho trilhado pela sustentabilidade e os desafios enfrentados quando se tenta inseri-la em contextos puramente comerciais. “Lembram quando tudo virou ‘sustentável’ e os preços subiram 30%, 40%? Achávamos que isso bastava para transformar o mundo”, provocou. Luciana destacou que, apesar das boas intenções, a lógica comercial desassociada do território e de suas realidades acaba (muitas vezes) por esvaziar o potencial transformador da sustentabilidade.
Pensamento Sistêmico e Transição Justa
Ela explicou que o design regenerativo parte do indivíduo para o coletivo, propondo uma jornada que envolve três tipos de pensamento: o futuro, o sistêmico e o exponencial. “Não podemos planejar territórios e vidas sem considerar tudo o que os compõe — inclusive os problemas. O regenerativo nos convida a enxergar com neutralidade e responsabilidade”, pontuou.
Luciana ressaltou que a intervenção territorial por meio do turismo deve ir além da instalação de serviços. “Não estamos apenas gerando empregos. Estamos estruturando vidas. E o turismo é uma das poucas ferramentas que pode viabilizar uma transição energética e econômica justa”, explicou, mencionando também os impactos da aviação e a necessidade de repensar o setor como vetor de soluções.
Escuta, Prototipagem e Participação
Durante a palestra, a especialista compartilhou um caso vivido no evento Climate Reality, em que um ambientalista finalmente reconheceu o turismo como parte da solução para a crise climática. “Fiquei especialmente satisfeita. Ver um ambientalista dizer isso nos dá esperança de superarmos a lógica exploratória e fomentarmos uma economia de preservação”, celebrou.
A palestrante também comentou sobre a importância de olhar para os dados com criticidade: “Dados podem ser manipulados. Precisamos ir além das estatísticas e ouvir o que as comunidades realmente precisam”. Nesse ponto, ela apresentou a Teoria da Mudança como uma ferramenta prática de transformação, explicando como a escuta ativa e a adaptação constante moldam soluções reais e duradouras.
“Projetos que escutam, que prototipam, que se adaptam — esses sim geram impacto. Não entregamos pacotes prontos. Entregamos processos vivos, moldados por quem vive o território”, analisou Luciana.
Segundo ela, a solução para um problema reside intrinsecamente na análise de suas causas (Crédito: Eric Afonso – DT)Público assistiu atenta a palestra (Crédito: Eric Afonso – DT)
Não só interesses comerciais
Segundo ela, a solução para um problema reside intrinsecamente na análise de suas causas. “Uma decisão não deve ser motivada unicamente por interesses comerciais, como a busca por resultados quantitativos ou a geração de impactos não avaliados de forma precisa. Estamos vivenciando um momento em que a análise de dados é crucial, mas é importante reconhecer que esses dados podem ser sujeitos a alterações e manipulações, dependendo da fonte”, pontuou.
*O jornalista Paulo Atzingen e o fotógrafo Eric Afonso viajaram a convite da FBHA
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