quarta-feira, outubro 8, 2025
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Tivoli Mofarrej se consolida entre os melhores hotéis urbanos da América do Sul

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Lobby do hotel - Foto: Fred Kendi
Lobby do hotel - Foto: Fred Kendi

Em um ano em que experiências autênticas e conexões culturais ganharam destaque, o Tivoli Mofarrej São Paulo garantiu a 10ª posição na prestigiada lista “Favorite City Hotels in Central and South America”, do prêmio Travel + Leisure World’s Best Awards 2025.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o reconhecimento, concedido pelos leitores da revista americana, reforça a posição do hotel como um dos grandes protagonistas da hospitalidade na região. Localizado no coração de São Paulo, o Tivoli Mofarrej São Paulo combina vistas panorâmicas para o Parque Trianon com um projeto arquitetônico que traduz a elegância cosmopolita da cidade. Mas o que realmente o diferencia é sua capacidade de revelar a São Paulo que se move além do concreto: um destino de gastronomia, arte, moda e encontros inesquecíveis.

“Estar entre os melhores hotéis urbanos da América Central e do Sul reforça nosso compromisso em oferecer experiências que reflitam a essência de cada destino. Esse reconhecimento dos leitores da Travel + Leisure nos motiva a continuar elevando cada vez mais o padrão de hospitalidade”, afirma o vice-presidente Operações e Desenvolvimento na Minor Hotel Group na América do Sul, Marco Amaral.

A edição deste ano reuniu quase 180 mil votos de viajantes que avaliaram mais de 8.700 hotéis ao redor do mundo, considerando aspectos como gastronomia, serviço, design, localização e valor agregado. O Tivoli Mofarrej desponta entre ícones regionais por sua abordagem contemporânea e acolhedora – um refúgio urbano que reflete a energia única da capital paulista, seja para quem chega a trabalho ou para quem escolhe viver a cidade em sua máxima intensidade.

Suíte Presidencial do Tivoli Mofarrej São Paulo - Crédito: Evelyn Müller
Suíte Presidencial do Tivoli Mofarrej São Paulo – Crédito: Evelyn Müller

O grupo Minor Hotels, do qual o Tivoli Mofarrej São Paulo faz parte, teve um ano de destaque no ranking, com três propriedades incluídas na lista dos 100 melhores hotéis do mundo: Kilindi Zanzibar (5º lugar), Anantara The Palm Dubai Resort (26º) e Anantara Quy Nhon Villas no Vietnã (75º).

Além disso, a Anantara Hotels & Resorts, marca de luxo do grupo, foi eleita a 8ª melhor marca hoteleira do mundo. Os reconhecimentos se estenderam por diversas regiões, incluindo o Oriente Médio, onde o Anantara The Palm Dubai Resort foi eleito o melhor resort da África do Norte e Oriente Médio, e a Europa, com o Anantara Convento di Amalfi Grand Hotel entre os 10 melhores resorts do continente. Essas conquistas reforçam a força global da Minor Hotels, que soma mais de 560 propriedades em seis continentes.

Serviço

  • Tivoli Mofarrej São Paulo 
  • End.: Alameda Santos, 1437, Cerqueira César| São Paulo, Brasil
  • Tel.: +55 (11) 3146 5900
  • E-mail:reservations.tspm@tivolihotels. com
  • www.tivolihotels. com
  • Instagram: @Tivolimofarrej
  • Facebook: @TivoliMofarrej

A trajetória de vida, garra e trabalho de Kelly Oliveira

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Kelly Oliveira
Kelly Oliveira construiu sua trajetória profissional com disciplina, coragem e visão para além dos muros

Kelly Oliveira construiu sua trajetória profissional com disciplina, coragem e visão para além dos muros. De uma infância marcada por responsabilidades precoces à liderança no Visite São Paulo Convention Bureau, ela percorreu empresas de destaque e formou-se na prática e na teoria, aliando experiência e formação com raro equilíbrio. Confira aqui, com exclusividade, a linha de vida, garra e trabalho desta executiva exemplar:

Você poderia compartilhar um pouco da sua trajetória profissional até chegar à Diretoria Administrativa e Financeira do Visite São Paulo Convention Bureau?

Comecei aos 11 anos, trabalhando em uma fábrica de cola. Eu era a menor entre meus irmãos e perdemos nosso pai cedo, então, todos trabalhavam para ajudar em casa. Pode-se dizer que minha atuação com administração começou também na infância, na qual eu gerenciava os recursos que conseguia, o que precisava ajudar e o que podia investir em mim. Minha mãe já me ensinava que, se eu desejasse algo, teria que trabalhar para conseguir. Assim, minha primeira aquisição com o valor de um ano de trabalho nessa fábrica foi o videogame Atari.

Fiquei lá por um ano. Dos 12 aos 13, fiz um curso de datilografia e iniciei um curso de menor aprendiz na Asam Camp por seis meses. Foi a porta de entrada para começar a ter uma atuação mais administrativa nas empresas. Então, já aos 13, entrei na empresa Quantum Internacional Vendas e Promoções Ltda, uma distribuidora da Johson&Johson, onde tive a oportunidade e reconhecimento para ser efetivada. Foi o meu primeiro registro profissional. Fiquei por cinco anos, como auxiliar administrativo, financeiro e de faturamento.

Foi na Quantum que entendi o papel do mentor. Lá foram vários. Havia a Nilza e o Iran, que cuidavam da logística. Brincavam: “Vão abrir uma creche”, ao se dar conta da minha juventude. Tinha o Seu Pedro e a Marta, administradores, com os quais tinha afinidade. Desde esse momento, me sentia à vontade e com confiança de estar próximo aos tomadores de decisão.

Minha mãe me falava: “Kelly, eu não tenho condições de te pagar uma faculdade”; o que eu sonhava em contrapartida: “Mãe, quero ser aeromoça”. À época, com meio salário-mínimo, não havia como arcar com uma faculdade. “Vamos juntar todo seu salário e tentar fazer a matrícula. Não precisa mais me ajudar em casa”, me falou.

E foi o que eu fiz: me inscrevi no curso na escola EACON – Escola de Aviação Congonhas e, por cinco meses, passei por tudo, incluindo a sobrevivência na selva. Assim, fui chamada para trabalhar na Vasp. O turismo já me rodeava.

Minha mãe reforçava que apenas com estudos conseguiria conquistar os objetivos na vida.

A Accor também me convidou para trabalhar na rede Hotel Parthenon (Morumbi Business), que foi a minha escolha, na qual entrei como Auxiliar Administrativo e sai como Coordenadora de Administração. Foi um período de 5 anos.

Em paralelo, para complementar renda, administrava uma academia de bairro, a mesma que eu treinava. Coisas inexplicáveis da vida, foi lá que conheci um diretor da Unisa – Universidade Santo Amaro, que, ao entender todo o trabalho administrativo que eu fazia, me fez um convite para ser analista financeira na Universidade.

Na época já estava matriculada em um curso de Ciências Contábeis, com vinte e poucos anos, e fui convidada para trabalhar na Rede Chambertin, atual rede Louvre Hotels.

Escolhi a Unisa. Junto ao trabalho, dei um salto acadêmico, transferindo minha graduação ciências contábeis e fazendo o MBA em Controladoria e Finanças com bolsa 100%.

Lá, fiquei por dez anos e passei por todas as áreas, de financeiro a controladoria. Seguindo minha natureza dos tomadores de decisão, era muito próxima da reitora. Eu era responsável por todo fluxo de caixa. Lá nasceu também minha interação com dados.

Inovação e integração com outras áreas também apareceram desde sempre, já que a Unisa era uma das primeiras instituições de ensino que estavam implementando o EAD no Brasil de maneira vanguardista.

Entretanto, chega um momento em que o caminho do crescimento e aprendizagem se limitava. Diversos fatos se sucederam, como a venda da Universidade e propostas de trabalho, como uma feita pela FEMSA Coca-Cola.

Em dois anos, muita coisa mudou, e a vontade de respirar novos áreas surgiu. E nem tão novos, na verdade, já que o desejo era de voltar ao turismo. Em uma indicação, surgiu a oportunidade para uma vaga na Fundação 25 de Janeiro – Visite São Paulo Convention Bureau.

Isso já faz 12 anos. Ainda não conhecia o Toni Sando, hoje, Presidente Executivo da entidade. Mais uma figura de mentor na minha vida, com seu jeito tão único de gerir pessoas, processos e resultados, com equilíbrio entre liberdade, cobrança e confiança.

Confesso que não foi fácil. Pois o leque de atuação se abriu muito. De lidar com uma auditoria externa, onde precisava entender todo o histórico e com os dados existentes, até a gerência espacial do escritório, cuidando da zeladoria.

Hoje, a área trabalha de forma integrada com os demais departamentos, cuidando das contas a pagar e receber, zeladoria, recursos humanos, auditoria, gestão corporativa, contratos, além de dar suporte à frente de informação e pesquisa.

Parque Bondinho Pão de Açúcar anuncia novidades para a alta temporada

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Parque Bondinho Pão de Açúcar - Fotógrafo: Rafael Duarte
Parque Bondinho Pão de Açúcar - Fotógrafo: Rafael Duarte

O Parque Bondinho Pão de Açúcar® preparou uma programação especial para a alta temporada este ano, reunindo atrações exclusivas, experiências imersivas e muita música em um dos cenários mais icônicos do Rio de Janeiro.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, de 12 de julho a 10 de agosto, o atrativo ainda funcionará em horário estendido, das 7h30 às 22h (com última subida às 20h30), oferecendo novas possibilidades para quem deseja aproveitar o espaço tanto nas primeiras horas da manhã quanto ao entardecer.

Aventura e mistérios no ar com atividade cheia de aventura inspirada no filme “Como Treinar o Seu Dragão”

A partir de 04 de julho, os pequenos visitantes do Parque Bondinho embarcam em uma jornada mágica inspirada no universo de “Como Treinar o Seu Dragão”. Crianças de 3 a 15 anos são convidadas a desvendar o mistério do desaparecimento de Banguela, seguindo pistas e resolvendo enigmas em um circuito interativo e cheio de fantasia.

A atividade ocorre diariamente, com direito a livreto lúdico, lápis personalizado, além de um certificado oficial de Treinador de Dragões e um brinde especial ao final. A estátua do Banguela já está disponível para visitação no Parque.

Corpo, mente e natureza em equilíbrio

Já para quem deseja começar o dia conectando corpo e mente à natureza, a parceria com a Bodytech é a sugestão do Parque Bondinho Pão de Açúcar® para o período.

BT Experience acontece de 14 de julho a 8 de agosto, de segunda a sexta, das 8h às 10h. Com capacidade para até 100 pessoas por dia, as sessões matinais de bem-estar reúnem atividades que integram movimento, respiração e a energia da natureza que o Parque Bondinho é capaz de proporcionar graças a sua vista panorâmica do Rio de Janeiro.

Música no Morro

No mesmo dia, o Anfiteatro do Parque Bondinho será palco de uma programação musical diversificada, celebrando a cultura brasileira e sua pluralidade em três frentes: samba, jazz e ritmos brasileiros com uma batida eletrônica. Para isso, o Parque Bondinho convidou renomados artistas, como Marcelle Brito, famosa nas principais rodas de samba da cidade, a cantora apresenta um repertório que passa por grandes nomes como Wilson Moreira, Candeia, Paulinho da Viola e Beth Carvalho; Alana Valentte, à frente do grupo Samba de Lei, tem encantado o público nas rodas cariocas com clássicos do samba e um repertório autoral; Beach ‘N’ Bossa, com uma apresentação única de jazz para todos os gostos; além de Bruna Benan Meraki e Rekah, DJs que irão embalar a noite no Parque Bondinho.

Sunset no Parque

O mês de julho ganha uma nova trilha sonora ao pôr do sol, fazendo do entardecer no Parque Bondinho uma experiência única. Com apresentações de DJs ao vivo no charmoso Jardim dos Discos, o Sunset no Parque acontece às terças e quintas, das 16h até o pôr do sol. No dia 3 de julho, o line-up fica a cargo de Bruna Strait, DJ e produtora de música eletrônica que vem conquistando as pistas de dança da Ásia e Europa; já nos dias 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31, os visitantes do Parque Bondinho ficam com o som do DJ TOMMAX, que já conquistou cariocas e turistas com um set vibrante que traz a energia única da Cidade Maravilhosa.

Programação

Como treinar o seu dragão
De 04 a 11/07: das 9h às 14h – Praça dos Bondes
De 12 a 31/07: das 8h às 15h – Praça dos Bondes

BT Experience
*sujeito à cancelamento em caso de chuva
14 de julho a 8 de agosto: de segunda a sexta, das 8h às 10h.

Música no Morro (a partir de 14 de julho)
Segundas e quartas: Samba no Anfiteatro com Marcelle Britto (segundas) e Alana Valentte (quartas) – das 18h30 às 21.
Sextas: Jazz instrumental com Beach ‘N’ Bossa no Anfiteatro – das 18h30 às 21h
Terças e quintas: DJs no Anfiteatro – das 18h30 às 21h.

Sunset no Parque
03/07: às 16h com a DJ Bruna Strait
08, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31/07: às 16h com o DJ TOMMAX

Serviço

Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca
Horário de funcionamento: 07h30 às 22h (última entrada às 20h30)*
*de 12 de julho a 10 de agosto
Valor dos ingressos: Bilhete Bondinho + Visita Guiada: R$250,00

  • Bilhete Promocional para Brasileiros* + Visita Guiada: R$215,00
  • Bilhete Bondinho Meia-entrada + Visita Guiada: R$157,00
  • Bilhete Bondinho: R$ 195,00 (inteira) / R$97,00 (meia)
  • Bilhete Promocional para Brasileiros*: R$155,00
  • Bilhete Estado RJ Adulto**: R$85,00 (adulto)
  • Bilhete Estado RJ Criança**: R$42,00 (3 a 12 anos)
  • Bilhete Acesso Rápido: R$295,00 (inteira) / R$ 147,00 (meia)
  • Para a visita, a orientação é adquirir o bilhete antecipadamente no site. Todas as informações estão disponíveis no perfil oficial do Parque Bondinho no Instagram (@parquebondinho) ou no site oficial.
  • *O bilhete Promocional para Brasileiros é promocional para adultos brasileiros e não é cumulativo com outros descontos. **Abrangência: todo o estado do Rio de Janeiro. Para mais informações, acesseo site.

Salão do Turismo 2025 celebra diversidade e aposta em experiências imersivas

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Salão do Turismo irá homenagear pontos turísticos de São Paulo - Foto: Freepik
Salão do Turismo irá homenagear pontos turísticos de São Paulo - Foto: Freepik

De 21 a 23 de agosto, São Paulo recebe mais uma edição do “Salão do Turismo: Conheça o Brasil”, um dos maiores eventos do setor no país. Organizado pelo Ministério do Turismo, o encontro será realizado no Distrito Anhembi e traz como tema central “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Para celebrar a capital paulista como cidade-sede da edição 2025, o MTur batizou os espaços do evento com nomes de pontos turísticos emblemáticos de São Paulo. Uma homenagem que une afeto, identidade e cultura.

Logo na entrada, o público será recebido pelos portais “Ponte Estaiada” e “MASP”, que abrem caminho para uma jornada sensorial pelos destinos, sabores e tradições do Brasil.

No espaço “Parque Ibirapuera”, o Ministério do Turismo montará uma área institucional com informações sobre programas e ações federais voltados ao setor.

Na movimentada “Vila Madalena”, o visitante encontrará agências e operadoras de turismo com ofertas de pacotes e roteiros para todos os perfis de viajantes.

O “Mercadão de Pinheiros” será o reduto dos sabores regionais. Cafés, queijos, chocolates, azeites, cachaças, frutos amazônicos e outros produtos artesanais estarão disponíveis para degustação e venda — tudo com a cara do Brasil.

Já o Núcleo do Conhecimento foi inspirado no interior paulista e terá oficinas, painéis e debates voltados à qualificação e fortalecimento do turismo nacional.

Além disso, o Salão contará com representações das 27 Unidades da Federação, reunindo atrações culturais, experiências imersivas, artesanato e apresentações musicais. Um verdadeiro mosaico da diversidade brasileira.

Outro destaque é o Feirão do Turismo, voltado à venda de pacotes com descontos especiais. A ação terá uma versão presencial durante o evento e seguirá online após o encerramento, com alcance nacional.

Segundo o MTur, 102 empresas foram habilitadas para participar do festival de ofertas. A lista completa pode ser acessada neste link.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Fera Palace em Salvador anuncia novo Gerente Geral

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Ruben Leme, gerente geral Fera Palace - Foto: divulgação
Ruben Leme, gerente geral Fera Palace - Foto: divulgação

O Fera Palace Hotel, ícone de sofisticação e hospitalidade em Salvador, anuncia a chegada de Ruben Leme como seu novo gerente geral. Com mais de 20 anos de experiência na hotelaria de luxo, Ruben chega com o objetivo de consolidar o Fera Palace como o hotel mais refinado e emblemático da capital baiana, além de fortalecer sua posição entre os principais nomes da hotelaria no Brasil.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, natural de São Paulo e residente na Bahia há sete anos, Ruben traz uma trajetória marcada por excelência operacional e forte conexão com a equipe. Atuou como gerente geral do L’Hotel PortoBay, em São Paulo, por quase uma década, além de comandar o Campo Bahia Hotel Villas & Spa, onde aliou gestão personalizada à valorização da cultura local.

“Minha expectativa é fortalecer a identidade única do Fera Palace, unindo sua história e arquitetura emblemática com uma hospitalidade contemporânea e autêntica. Quero tornar a experiência de cada hóspede ainda mais personalizada e inesquecível, promovendo um serviço impecável e com alma baiana”, destaca Ruben Leme.

Fera Palace, em Salvador - Foto: Divulgação
Fera Palace, em Salvador – Foto: Divulgação

Entre as estratégias que Ruben pretende implementar estão o aprimoramento de processos internos, o investimento no desenvolvimento da equipe e uma integração ainda mais profunda da cultura soteropolitana na experiência oferecida aos hóspedes. Para ele, “os resultados sustentáveis vêm de um time engajado, bem treinado e valorizado”.

Antonio Mazzafera, fundador e CEO da Fera Hotéis, celebra a chegada de Ruben ao grupo: “Ruben reúne a experiência e a sensibilidade necessárias para elevar ainda mais o patamar de excelência do Fera Palace. Sua liderança próxima da equipe e seu respeito pela cultura local estão totalmente alinhados aos valores do nosso grupo.”

Lobby do Hotel – Foto: divulgação

Manaus recebe em agosto o Amazon Green Jazz Festival com grandes nomes da música instrumental

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Amazon Green Jazz
Inaugurado em fevereiro de 2020, o Juma Ópera conta com 41 acomodações, bar, restaurante, academia, área para eventos e localização estratégica, próxima às principais atrações culturais da cidade (Crédito: divulgação)

Amazon Green Jazz terá apresentações no Teatro Amazonas e reforça a vocação cultural da capital amazonense, com hospedagem de excelência no Juma Ópera

DA REDAÇÃO com assessorias de imprensa

Entre os dias 1º e 10 de agosto, Manaus será palco de um dos mais aguardados encontros da música instrumental no país: o Amazon Green Jazz Festival 2025. O evento ocupará o histórico Teatro Amazonas, no coração da cidade, e terá como cenário de apoio o hotel-boutique Juma Ópera, localizado bem em frente ao teatro e com estrutura ideal para quem busca unir arte e conforto.

Com quase duas décadas de tradição, o festival – que anteriormente atendia pelo nome Festival Amazonas Jazz – adota neste ano o tema “Brasileiro sou!”, numa proposta de explorar a identidade sonora nacional em diálogo com influências africanas, europeias e norte-americanas.

Para os hóspedes do Juma Ópera, a experiência do festival é elevada a outro nível. O hotel oferece ambientes refinados, vista privilegiada para o Teatro Amazonas (Crédito: divulgação)

Programação valoriza a diversidade musical

A edição 2025 trará uma seleção de artistas nacionais e internacionais, incluindo apresentações memoráveis de Ivan Lins e Gilson Peranzzetta. A agenda também contempla performances da Amazonas Band, da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e da National Youth Orchestra Jazz, do Carnegie Hall.

Outros nomes confirmados são Jovino Santos Neto, Amaro Freitas, Fábio Torres, Luciana Souza, Diego Garbin, Luccas Martins, além de grupos como Heloísa Fernandes Quarteto, Cléber Almeida Quarteto, Rony Ferreira e Orquestra Som do Nordeste, e o quinteto do norte-americano Robby Ameen.

Para os hóspedes do Juma Ópera, a experiência do festival é elevada a outro nível. O hotel oferece ambientes refinados, vista privilegiada para o Teatro Amazonas, restaurante com pratos que combinam ingredientes amazônicos à gastronomia internacional, além de spa, rooftop com piscina e serviços personalizados.

Sobre o Juma Ópera

Inaugurado em fevereiro de 2020, o Juma Ópera conta com 41 acomodações, bar, restaurante, academia, área para eventos e localização estratégica, próxima às principais atrações culturais da cidade. Seus espaços internos, com até 320 m², são ideais para eventos sociais e corporativos de médio porte.

LEIA TAMBÉM:

Juma Ópera Hotel: degustação de arte amazônica com temperos de selva

 

Affinity Seguro Viagem é destaque entre os finalistas do Globo de Ouro do Turismo

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Affinity Seguro Viagem
Alexandre Lança, diretor de Marketing do Affinity Seguros (Crédito: divulgação)

Reconhecimento da Affinity Seguro Viagem reforça a presença estratégica da marca entre os principais fornecedores do setor

DA REDAÇÃO com assessorias de imprensa

O Affinity Seguro Viagem está entre os finalistas do Globo de Ouro do Turismo, premiação promovida pelo Entur Summit. A empresa concorre na categoria “seguro viagem”, indicada diretamente por agentes de viagens durante a primeira fase do processo seletivo, que ocorreu entre janeiro e abril deste ano.

A escolha dos finalistas se dá em duas etapas. Na fase inicial, os profissionais do setor apontaram, de forma espontânea e sem listas prévias, os fornecedores que mais se destacaram em sua rotina profissional. O Affinity ficou entre os cinco mais votados em sua categoria e agora avança para a etapa final.

Votação segue aberta até 6 de agosto

Com votação exclusiva para agentes de viagens e operadoras de turismo, o processo permanece aberto até 6 de agosto e permite apenas um voto por CNPJ. O sistema valida automaticamente os dados cadastrais, desconsiderando votos duplicados ou com CNAEs fora dos critérios estabelecidos.

“Estar entre os finalistas é um reconhecimento vindo diretamente de quem está na linha de frente do setor. Isso reforça nosso compromisso com a excelência e a transparência”, afirma Alexandre Lança, diretor de Marketing do Affinity. Ele destaca ainda a importância da conquista, que sucede o Prêmio Reclame Aqui recebido em 2023. “Estamos investindo em tecnologia, pessoas e relacionamento com o mercado, e esse resultado nos mostra que seguimos na direção certa”, conclui.

Para participar da votação, agentes e operadores devem acessar o site oficial da premiação:

🔗 Globo de Ouro do Turismo – Entur Summit

Sobre o Affinity Seguro Viagem

Com uma equipe formada por profissionais que acumulam mais de três décadas de experiência no segmento, o Affinity desenvolve soluções personalizadas para diferentes perfis de viajantes, sejam eles a lazer, estudo ou negócios. A empresa atua em todo o Brasil, ao lado de seus parceiros comerciais, oferecendo produtos alinhados às normas da Susep e suporte 24 horas por dia. Mais informações: www.affinityseguro.com.br

Azul Viagens conduz roadshow de capacitação para agentes em BH

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Azul Viagens realiza roadshow em Belo Horizonte para capacitação de agentes de viagens - Foto: divulgação
Azul Viagens realiza roadshow em Belo Horizonte para capacitação de agentes de viagens - Foto: divulgação

A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, realizou um roadshow para 50 agentes de viagens em Belo Horizonte. O evento é parte de uma série de ações itinerantes voltadas à capacitação do setor de turismo, que já passou por cidades como Bauru, São José do Rio Preto, São Paulo (capital) e Cuiabá.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, durante os encontros, os convidados participaram de um café da manhã com a presença da equipe comercial da Azul Viagens e parceiros estratégicos. Além disso, realizaram treinamentos, receberam informações sobre os produtos da Azul Viagens e conteúdos exclusivos para fomentar o conhecimento sobre diversos destinos operados pela empresa.

Somente no primeiro semestre, a Azul ofertou 2,6 milhões de assentos partindo de Belo Horizonte, e quase 3 milhões em Minas Gerais, onde atua em 15 localidades. Em junho, o BH Airport ganhou uma nova operação internacional, com o voo sazonal para Bariloche, na Argentina, um dos principais destinos de inverno na América do Sul, duas vezes por semana.

Sobre a Azul Viagens

A Azul Viagens é a operadora de turismo da Azul. Com forte presença no Brasil, oferece uma grande variedade de roteiros turísticos e seus pacotes contam com a ampla capilaridade da malha aérea da Azul: são mais de 160 destinos entre domésticos e internacionais.

Atualmente, a Azul Viagens conta com mais de 100 lojas distribuídas pelo Brasil e no exterior, em cidades como Campinas (Shopping Dom Pedro e Campinas Shopping), Jundiaí, Sorocaba, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia, Limeira, Indaiatuba, São José
do Rio Preto e São Paulo (Shopping Eldorado, Shopping Tamboré e Ibirapuera).

Além disso, possui representantes espalhados por todo o Brasil. Seguindo as premissas da Azul de baixo custo e alta qualidade de serviços, a operadora oferece preços bastante atrativos e atua nos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo. A Azul Viagens também disponibiliza mais de 140 mil hotéis em todo o mundo e conta com a oferta exclusiva de pacotes para destinos como Fort Lauderdale/Miami e Orlando (Estados Unidos), Lisboa (Portugal), Montevidéu e Punta del Este (Uruguai). A operadora ainda é parceira seletiva da Disney, Universal e Seaworld, além de outros parques na Flórida, oferecendo pacotes completos com hospedagem, ingressos e alimentação para estes destinos. Saiba mais no site.

ABAV-RS celebra 64 anos e destaca o impacto do associativismo no desenvolvimento do turismo

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Diretoria da ABAV-RS. Da esquerda para direita: Lúcia Bentz (vice-presidente de Relações Externas) Chay Amorim (vice-presidente Financeira), João Augusto Machado (presidente), Rita Vasconcelos (vice-presidente Administrativa) e Victor Almeida (vice-presidente de Relações Institucionais). Crédito: Anderson Gradischer
Diretoria da ABAV-RS. Da esquerda para direita: Lúcia Bentz (vice-presidente de Relações Externas) Chay Amorim (vice-presidente Financeira), João Augusto Machado (presidente), Rita Vasconcelos (vice-presidente Administrativa) e Victor Almeida (vice-presidente de Relações Institucionais). Crédito: Anderson Gradischer

Na quinta-feira, 17 de julho, a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) comemora 64 anos de comprometimento com o desenvolvimento do turismo no estado. A data será celebrada na noite de quarta-feira (16), com uma confraternização informal entre os associados.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, além do aniversário, a entidade tem outro motivo para comemorar: o número recorde de 200 empresas filiadas. A diretoria aproveita a ocasião para reforçar a importância do associativismo no setor e, diante da proximidade do Dia do Viajante (25/07), traça também o perfil do novo turista.

Associação fortalecida em meio à crise

Há um ano, profissionais do trade ainda enfrentavam um cenário desafiador, marcado pelo fechamento por tempo indeterminado do principal aeroporto do estado e por diversas dificuldades causadas pelas enchentes. Hoje, o setor respira aliviado. O fluxo de passageiros está estabilizado e os agentes de viagem estão mais preparados para lidar com adversidades.

Segundo o presidente da ABAV-RS, João Augusto Machado , os obstáculos trouxeram aprendizados valiosos. “As dificuldades deixaram importantes lições, como a flexibilidade, a capacidade de resposta rápida, a importância de contar com bons parceiros e de trabalhar em conjunto”, afirma.

O protagonismo da ABAV-RS ficou evidente nestes momentos mais críticos, ao representar as principais demandas do setor, atuar junto a órgãos públicos e oferecer suporte prático e político, com apoio constante da ABAV Nacional. “O trabalho da nossa associação foi fundamental em meio aos diversos percalços, sempre pesquisando e informando sobre regulamentações que pudessem nos ajudar a negociar com fornecedores. Além disso, nos consolidamos como um canal de comunicação confiável entre os agentes”, destaca Machado.

A vice-presidente Financeira da entidade, Chay Amorim , acredita que o associativismo é uma estratégia colaborativa onde todos ganham, cada um contribuindo de forma ativa e constante. “O turismo é um setor naturalmente plural e diverso. Dentro do agenciamento de viagens, há múltiplos formatos de negócio, por isso o trabalho por nichos e grupos é extremamente importante”, explica. Ela complementa: “Neste segmento, as mudanças e os riscos são frequentes, então inovar, resistir e se unir é essencial”.

Os gaúchos e o turismo

Entre as 27 ABAVs regionais, a do Rio Grande do Sul está entre as três maiores em número de associados. Chay também credita esse destaque à cultura colaborativa e resiliente do povo gaúcho. “Temos um senso comum de união, de garra, de persistência. Isso possivelmente vem da nossa história”, relata.

Para o vice-presidente de Relações Institucionais da ABAV-RS, Victor Hugo Almeida, outra vantagem das agências locais é que grande parte dos passageiros gaúchos sabe reconhecer o valor agregado ao serviço do agente de viagens. “O preço não é o principal critério avaliado pelo cliente do RS. O que pesa são fatores como suporte, orientação, conhecimento técnico e facilidade de contato”, explica.

O novo perfil dos viajantes

Com o Dia do Viajante (25/07) se aproximando, a diretoria da ABAV-RS também comenta sobre as transformações no comportamento do consumidor de turismo. Para Chay, o turista gaúcho é curioso, gosta de explorar e valoriza estar atualizado. “Eles seguem tendências como a busca por destinos menos explorados, mais focados no slow travel , vilarejos e locais pitorescos. Para esse propósito a Europa continua sendo muito procurada, principalmente porque muitos já visitaram as grandes capitais e agora buscam experiências diferentes”, observa.

Victor Almeida complementa: “Percebo uma inclinação dos passageiros em querer viver, mesmo que por alguns dias, como um morador local do destino”. Ainda assim, ele ressalta que roteiros clássicos como Disney, Paris, Itália e Caribe continuam entre os preferidos.

Para a vice-presidente Administrativa da ABAV-RS, Rita Vasconcelos , atualmente quem procura as agências de viagem quer justamente o atendimento personalizado e humano que não encontra na internet. “O público está cada vez mais exigente, deixando de ser somente contemplativo e buscando atividades gastronômicas, de aventura ou em meio a natureza”, comenta. “Nesse contexto, o agente deixou de ser apenas quem cuida do roteiro, documentação e reservas, mas sim alguém especializado nos destinos e preparado para oferecer imersões genuínas”.

O presidente João Machado concorda e reforça que o agente é peça fundamental para atender a essa nova demanda. “Os passageiros querem vivências únicas, e isso exige de nós constante atualização, personalização e criatividade. Por um lado, é desafiador, mas por outro, abre inúmeras oportunidades”, diz.

Perspectivas para o futuro

Ao celebrar o número recorde de associados, a ABAV-RS pretende manter a expansão de seu quadro de membros. “Isso fortalece a entidade, pois quanto mais profissionais envolvidos, mais força teremos em pleitos em prol do nosso setor”, comenta Almeida. “O crescimento da associação é importante para conseguirmos ter mais voz junto aos governantes, buscar melhores regulamentações e demonstrar o tamanho da cadeia produtiva do turismo e seu impacto na economia”, pontua Rita.

“Todos nós, agentes de viagem, enfrentamos os mesmos desafios, por isso sempre dizemos que a ABAV-RS é de todos”, declara João Machado. E ele finaliza com um convite: “Àqueles que ainda não participam, sintam-se à vontade para nos visitar e trazer suas sugestões. Nosso desejo é manter a associação sempre rejuvenescida, com novos associados e ideias”.

Trul Hotéis registra avanço expressivo no primeiro trimestre, à frente do Wyndham Garden Nortel

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Fachada do Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel, agora administrado pela Trul Hotéis - Foto: divulgação
Fachada do Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel, agora administrado pela Trul Hotéis - Foto: divulgação

Apenas três meses após assumir a gestão do Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel, localizado na zona norte da capital paulista, a Trul Hotéis, administradora que vem se destacando pelo crescimento em 2025, já apresenta resultados sólidos e desempenho superior à média. No comparativo entre os meses de abril a junho de 2024 e 2025, a receita bruta do hotel cresceu 36%, passando de R$ 4,7 milhões para R$ 6,4 milhões.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o resultado é reflexo direto do modelo de gestão da administradora, que equilibra controle rigoroso de despesas com ações estratégicas focadas em marketing, vendas e excelência na experiência do hóspede. O Wyndham Garden Nortel ainda conta com um diferencial estratégico que é ter anexo o Espaço Immensità, um centro de evento para até 3 mil pessoas. O empreendimento tem à frente hoje o gerente geral Dalmo Valim.

No mesmo período, a ocupação cresceu 29%, passando de 39,69% para 51,06%, e o RevPAR (Receita por Quarto Disponível), um dos principais indicadores de desempenho hoteleiro, avançou 32%. A diária média também subiu, mesmo em um cenário de pressão sobre preços, alcançando R$ 537,49.

“O resultado é consequência de um trabalho técnico, que combina inteligência comercial, forte presença nos canais de distribuição e foco absoluto na entrega de valor ao cliente final. Temos um time comprometido com a performance e com a satisfação do hóspede — e isso reflete em ocupação, tarifas e, principalmente, rentabilidade”, afirma André Bekerman, diretor geral da Trul Hotéis.

O bom desempenho foi puxado especialmente pelos meses de abril e maio. Em abril, a receita cresceu 44% e o RevPAR teve alta de 40% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já maio apresentou um aumento de 57% na receita e de 54% no RevPAR, com destaque também para o salto de 55% na ocupação, mostrando rápida resposta às ações implementadas. Junho manteve a curva positiva com avanço de 8% na receita e crescimento de 15% na ocupação.

Com um modelo de gestão proprietário e escalável, a Trul vem atraindo novos investidores e incorporando mais hotéis ao seu portfólio. Desde o início deste ano já foram cinco novos contratos assinados, em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. “A performance do Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel reforça a consistência da nossa metodologia. Estamos crescendo de forma sustentável, entregando resultados em múltiplas frentes e mostrando ao mercado que é possível unir eficiência operacional com valorização de ativos”, destaca Luciano Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios da Trul.

Sobre a Trul Hotéis

Criada em 2016, a operadora multimarcas mais inovadora do Brasil traz o conceito de customização hoteleira. A Trul atua com diferenciais desenvolvidos cuidadosamente por seu corpo diretivo, que tem à frente o experiente executivo internacional Alejandro Moreno. Entendendo a necessidade e sempre buscando gerar experiências memoráveis, os empreendimentos administrados pela Trul tem foco na maximização dos resultados. Atualmente, o portfólio da empresa conta com mais de 2300 apartamentos administrados nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Mato Grosso do Sul, saiba mais no site.