quarta-feira, outubro 8, 2025
Início Site Página 53

Grande Hotel Senac: hospitalidade, experiência e o compromisso com a excelência

0
Grande Hotel Senac
Além de todo investimento em infraestrutura, o Grande Hotel Campos do Jordão traz a importante estratégia de personalização como forma de elevar a experiência dos hóspedes (Crédito: Hotéis Senac - divulgação)

Dois clássicos hotéis que combinam sofisticação, história, excelência em gastronomia e paisagens naturais deslumbrantes: estes são o Grande Hotel São Pedro e o Grande Hotel Campos do Jordão.

Cercado por muito verde, ambos oferecem uma estrutura completa de entretenimento, esportes e bem-estar para todas as idades, com piscinas, quadras de tênis e esportes na areia, ginásio poliesportivo, campo de futebol society, bicicletário, trilhas para caminhada, Fitness Center e Health Club para relaxamento. O Grande Hotel São Pedro ainda possui parque aquático, brinquedoteca, arco e flecha e jardim contemplativo. Já o Grande Hotel Campos do Jordão traz quadra de squash, playground, arvorismo kids, mirantes, bosque com cascata, fire pits e vinhedo.

Para quem aprecia uma vivência gastronômica diferenciada, até os paladares mais exigentes se surpreendem em cada sabor, com menus e harmonizações especiais, cartas de vinhos e bebidas, workshops enogastronômicos e a reconhecida pizzaria Arte da Pizza.

Além de todo investimento em infraestrutura, o Grande Hotel traz a importante estratégia de personalização como forma de elevar a experiência dos hóspedes. Com foco em superar as expectativas por meio da máxima atenção aos detalhes, oferece uma estada personalizada, impulsionado sempre pelo aprimoramento constante. Além do treinamento e desenvolvimento da equipe operacional, ter os gestores também presentes na operação é um diferencial. Focados em mapear a jornada dos hóspedes, cada gestor procura saber sobre particularidades, com total suporte à operação. A compreensão destes momentos torna-se uma sólida base para o desenvolvimento de planos operacionais direcionados às necessidades e desejos de cada hóspede, com decisões personalizadas e ágeis.

Grande Hotel Senac
Grande Hotel São Pedro (Crédito: Hotéis Senac – divulgação)

Grande Hotel Senac: identificando preferências

Atualmente, a base de hóspedes é composta por quase dois terços entre habitués e indicações dos próprios hóspedes a terceiros, refletindo o ótimo relacionamento, a excelência em servir e a qualidade do mapeamento em relação à personalização durante a estada. A equipe tem contato direto com os clientes, sempre buscando uma proximidade para entendimento das necessidades e desejos. Procura-se identificar as preferências desde o momento da efetivação da reserva, como por exemplo, nos casos de cardápios especiais devido à restrição ou preferência alimentar, para que o Chef e a equipe de Nutricionistas personalizem toda experiência gastronômica. Também se detectam as preferências por categoria, localização e vista da acomodação, entre outros, que passam a ser percebidos conforme aprimora-se o relacionamento.

Como Hotel-escola, a prioridade de manter o Grande Hotel sempre atualizado é frequente, sendo pioneiro ou acompanhando as tendências e inovações do setor hoteleiro, sem deixar de lado a tradição e a história. Diante deste desafiador cenário, é possível estabelecer ainda mais conexões com os hóspedes, principalmente os habitués, compreendendo os anseios e desejos e adaptando os serviços e infraestrutura para atendê-los.

O compromisso com a excelência, aliado ao ambiente acolhedor e cuidadosamente projetado, cria uma atmosfera única, que reflete a hospitalidade de alto nível e torna a experiência ainda mais inesquecível.

______
Informações e reservas:
0800 7700 790
www.grandehotelsenac.com.br

Grande Hotel Campos do Jordão
(12) 3668 6000 – WhatsApp: (12) 3668 6267

Grande Hotel São Pedro
(19) 3482 7600 – WhatsApp: (19) 3482 7641

Argentina torna seguro viagem obrigatório para turistas: o que brasileiros precisam saber antes de embarcar

0
seguro viagem Argentina
A medida já está em vigor e promete impactar diretamente quem planeja curtir o inverno argentino, época em que o país se torna um dos destinos preferidos dos brasileiros (Crédito: pixabay)

A partir de junho de 2025, todos os turistas que desejam visitar a Argentina, incluindo os brasileiros, precisarão apresentar um seguro viagem válido como condição de entrada no país. A nova exigência vem ao encontro de um movimento crescente de proteção tanto aos visitantes quanto ao sistema de saúde local, que busca evitar sobrecargas com atendimentos emergenciais.

DA REDAÇÃO com assessorias

A medida já está em vigor e promete impactar diretamente quem planeja curtir o inverno argentino, época em que o país se torna um dos destinos preferidos dos brasileiros — especialmente nas férias de julho. Seja em busca das paisagens geladas da Patagônia, dos vinhos de Mendoza ou do charme cultural de Buenos Aires, o viajante precisa agora incluir o seguro viagem em seu checklist obrigatório.

Mais do que exigência, um investimento em tranquilidade

O seguro viagem, que em muitos roteiros ainda é encarado como opcional, agora ganha protagonismo. Segundo dados da pesquisa “Tendências de Turismo Verão 2025”, seis a cada dez brasileiros fazem ao menos uma viagem de lazer por ano — e o imprevisto, por menor que seja, pode se transformar em dor de cabeça longe de casa.

Para Claudia Lopes, Diretora Comercial e de Marketing da Generali — seguradora que celebra 100 anos no Brasil —, a cobertura oferece mais do que uma exigência: “Ela representa uma segurança emocional e financeira para o turista. Em situações inesperadas, faz toda a diferença ter esse respaldo.”

Comum em destinos como os 26 países do Espaço Schengen, Emirados Árabes, Austrália e até vizinhos sul-americanos como Uruguai e Equador, o seguro agora também entra no radar de quem viaja para a Argentina.

O que está incluso e como escolher o plano certo

Entre os principais serviços oferecidos pelo seguro estão atendimentos médicos e hospitalares, reembolsos por cancelamento de viagem, extravio de bagagem, assistência jurídica e até cobertura para esportes de inverno — muito procurados durante a temporada argentina.

Planos mais completos ainda contemplam suporte odontológico, auxílio em caso de perda de documentos e até repatriação em caso de falecimento. E o melhor: é possível personalizar o seguro de acordo com o estilo da sua viagem.

Ao escolher o plano ideal, considere o roteiro, o clima, os riscos envolvidos e, claro, o perfil do viajante. Há desde coberturas básicas até pacotes mais robustos, que garantem uma experiência com total tranquilidade — do embarque ao retorno.

A importância de um seguro viagem para esportes na neve

0
Neve, aventura e tranquilidade. Com o seguro viagem para neve, você aproveita sem preocupações - Foto: Freepik
Neve, aventura e tranquilidade. Com o seguro viagem para neve, você aproveita sem preocupações - Foto: Freepik

Descubra por que contratar um seguro viagem para neve é essencial. Veja as coberturas ideais para esportes como esqui e snowboard e proteja sua aventura no frio

Ao se preparar para uma aventura gelada, é essencial garantir sua segurança com um bom seguro viagem para praticar esportes na neve. Praticar atividades em ambientes com temperaturas extremas exige planejamento, preparo físico e, acima de tudo, proteção. Afinal, ninguém quer transformar férias dos sonhos em uma dor de cabeça, certo?

Neste artigo, você vai entender por que o seguro viagem para neve é indispensável para quem curte esportes como esqui, snowboard ou até mesmo um passeio mais leve nas montanhas nevadas. Também vamos mostrar como funciona esse tipo de seguro, quais as coberturas ideais, quanto custa e como contratar. Tudo para que sua experiência nas pistas seja segura e inesquecível.

Além da proteção contra acidentes, o seguro viagem para neve também pode cobrir extravio de bagagem, cancelamento de voos e até atendimento médico especializado em regiões remotas. Isso garante mais tranquilidade para você aproveitar cada momento da viagem sem preocupações.

O que é preciso para viajar para a neve?

Se você está montando o checklist para uma viagem a destinos gelados, precisa saber que alguns itens são indispensáveis. Roupas térmicas adequadas, protetor solar, calçados impermeáveis e acessórios específicos são apenas o começo. Porém, entre os principais requisitos está o seguro viagem.

E se a sua intenção é se aventurar em esportes como esqui, snowboard, patinação no gelo, tubing ou até mesmo trilhas na neve, o recomendado é contratar um seguro viagem para praticar esportes na neve, como o da Coris, que oferece coberturas específicas para esse tipo de atividade de risco.

Além disso, é bom verificar se o destino exige seguro obrigatório, como em países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen. Em locais de difícil acesso ou com infraestrutura hospitalar limitada, o seguro pode ser a sua principal rede de apoio em caso de acidentes.

Outro ponto importante é que, em muitos casos, as estações de esqui e parques de neve exigem a apresentação do seguro como condição para a prática esportiva. Sem essa comprovação, você pode ser impedido de participar de atividades ou utilizar determinadas áreas. Por isso, contratar um seguro adequado também evita contratempos na hora da diversão.

Paisagem branca, coração tranquilo. O seguro viagem para neve é o seu melhor aliado - Foto: Freepik
Paisagem branca, coração tranquilo. O seguro viagem para neve é o seu melhor aliado – Foto: Freepik

Tipos de seguro

Existem diferentes tipos de seguro viagem, e nem todos incluem cobertura para práticas esportivas. Os mais comuns são:

  • Seguro básico: cobre emergências médicas, hospitalares, traslado de corpo e bagagem extraviada.

  • Seguro com cobertura ampliada: inclui doenças preexistentes, gestantes e cancelamento de viagem.

  • Seguro para esportes radicais: voltado para quem vai praticar atividades de alto risco, como os esportes na neve.

Se o seu plano for descer uma montanha em alta velocidade com seus esquis ou se equilibrar numa prancha de snowboard, não tenha dúvidas: você precisa de um seguro específico para esportes.

Esse tipo de cobertura é especialmente importante porque muitas apólices tradicionais não contemplam acidentes relacionados a atividades esportivas. Sem a proteção adequada, você pode ter despesas médicas elevadas e imprevistos que colocam toda a viagem em risco.

Seguro viagem para esportes na neve: como funciona

O seguro viagem para neve funciona como um reforço de segurança em situações adversas. Ele garante atendimento médico em caso de quedas, fraturas, contusões e até internações mais sérias, comuns em atividades na neve.

O plano ideal cobre:

  • Acidentes durante a prática de esqui, snowboard, trenó, escalada em gelo, entre outros.

  • Resgate em áreas remotas, com uso de helicóptero, se necessário.

  • Equipamentos alugados ou pessoais danificados.

  • Responsabilidade civil em caso de danos a terceiros durante a prática esportiva.

  • Remoção médica de emergência e repatriação.

Contratar um seguro desse tipo não é exagero: em muitos destinos, uma simples consulta médica pode custar centenas de euros.

Além disso, contar com uma cobertura especializada garante acesso rápido à assistência em português, central de atendimento 24 horas e orientações sobre hospitais conveniados, o que faz toda a diferença em momentos de estresse durante a viagem.

Antes de esquiar, planeje sua segurança. Contrate um bom seguro viagem para neve - Foto: Freepik
Antes de esquiar, planeje sua segurança. Contrate um bom seguro viagem para neve – Foto: Freepik

Seguro viagem para esportes radicais

Nem todo seguro cobre esportes radicais, e é aí que a Coris se diferencia. O produto seguro viagem para praticar esportes na neve inclui cobertura específica para essas modalidades, com atendimento 24h, equipe especializada e ampla rede de assistência internacional.

Ao contratar um seguro adequado, você elimina o risco de imprevistos financeiros em caso de acidente. Além disso, o plano da Coris contempla atendimento em português, o que facilita ainda mais a vida do viajante em momentos de tensão.

Seja você iniciante ou experiente, contar com uma cobertura desenhada para os desafios do ambiente nevado faz toda a diferença. Afinal, esportes como esqui e snowboard não são apenas divertidos, eles também podem ser perigosos.

Com a Coris, você viaja com a tranquilidade de quem está amparado por uma empresa que entende as exigências do turismo de aventura, oferecendo suporte personalizado antes, durante e depois da viagem.

Quanto custa um seguro viagem para esportes?

O custo de um seguro viagem para esportes na neve pode variar de acordo com diversos fatores, como o destino escolhido, o tempo de permanência, a faixa etária do viajante e o tipo de atividade que será praticada.

O mais importante é entender que, quanto mais específicas e desafiadoras forem as suas atividades, como esqui fora de pista ou escalada em ambientes gelados, mais robusta deve ser a cobertura contratada.

Para saber qual plano atende melhor ao seu perfil e às suas necessidades, o ideal é entrar em contato com a Coris e conhecer as opções disponíveis. Assim, você garante uma escolha personalizada e alinhada ao seu estilo de viagem.

Contar com a orientação de uma equipe especializada faz toda a diferença na hora de compreender os detalhes das coberturas, os períodos de carência, as exigências específicas de cada país e as facilidades que podem ser incluídas no plano. Tudo isso contribui para que você viaje com muito mais segurança e tranquilidade.

Montanhas geladas, e proteção: garanta seu seguro viagem para neve antes de embarcar. - Foto: Freepik
Montanhas geladas, e proteção: garanta seu seguro viagem para neve antes de embarcar. – Foto: Freepik

Como contratar um seguro viagem para aventuras na neve?

Contratar o seu seguro é simples, rápido e 100% online. No site da Coris, você pode personalizar seu plano conforme a duração da viagem e as atividades previstas. Para garantir uma cobertura ideal:

  1. Informe que praticará esportes na neve.

  2. Escolha um plano com cobertura para esportes radicais.

  3. Verifique o valor da cobertura médica e hospitalar

  4. Leia atentamente as cláusulas sobre exclusões e carência.

  5. Imprima ou salve sua apólice para ter acesso rápido em caso de emergência.

O ideal é contratar o seguro antes do embarque, ainda no Brasil, para garantir cobertura completa desde o primeiro dia da viagem.

Estar com tudo organizado antes de sair do país evita contratempos e garante mais tranquilidade durante a viagem. Ter a apólice em mãos, saber como acionar o atendimento e entender exatamente o que está coberto permite que você aproveite cada momento nas montanhas com confiança e segurança.

Perguntas frequentes sobre: seguro viagem para neve

Selecionamos algumas dúvidas comuns de quem está planejando uma viagem para destinos de neve:

É obrigatório contratar um seguro viagem para neve?
Veja por que o seguro é recomendado e onde ele pode ser exigido: seguro viagem para praticar esportes na neve

O seguro comum cobre esportes na neve?
Nem sempre! Descubra qual plano é ideal para esquiadores e aventureiros.

Qual o melhor seguro para quem vai esquiar?
O da Coris oferece proteção específica para quem vai se aventurar nas montanhas.

O que o seguro para esportes radicais cobre?
Fraturas, resgates, atendimento médico e muito mais.

Existe franquia no seguro viagem para neve?
Alguns planos sim, outros não. Saiba como escolher o ideal com base no seu perfil.

Essas são apenas algumas das principais dúvidas de quem está se preparando para curtir a temporada de inverno com segurança. Antes de embarcar, vale a pena tirar todas as suas questões com um consultor especializado e garantir que o plano escolhido realmente atende às exigências da sua viagem e às características do seu destino.

Aventura na neve pede cuidado. Vá tranquilo com um bom seguro viagem para neve – Foto: Freepik

Experiência inesquecível

Viajar para destinos gelados é uma experiência inesquecível, mas requer cuidados especiais. O seguro viagem para neve é o melhor aliado de quem quer curtir esportes como esqui, snowboard ou trilhas com segurança, tranquilidade e suporte total.

Com o seguro viagem para praticar esportes na neve, da Coris, você garante assistência médica, cobertura para acidentes e apoio emergencial em qualquer situação. E o melhor: com contratação simples e atendimento em português.

Não arrisque sua saúde e seu bolso em nome da aventura. Faça as malas, escolha seu destino e vá em frente, com a certeza de que, aconteça o que acontecer, você está protegido.

Antes de embarcar, lembre-se de incluir o seguro na sua lista de prioridades. Ele faz toda a diferença para transformar sua viagem na neve em uma experiência segura e tranquila.

Rota Gastronômica Alto Cafezal, Cuesta e Coração Paulista: a Alma Gastronômica do Interior Paulista

0
Rota Gastronômica SP
O Programa Sabor de São Paulo é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP) e do Mundo Mesa para promover o turismo gastronômico nas diversas regiões do interior paulista (Crédito das fotos: Vini Sirulli - Diário do Turismo)

Entre os dias 6 e 12 de julho, o DIÁRIO DO TURISMO conheceu de perto a Rota Gastronômica Alto Cafezal, Cuesta e Coração Paulista do Programa Sabor de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP) e do Mundo Mesa para promover o turismo gastronômico nas diversas regiões do interior paulista. O programa, que está em sua segunda temporada, tem como objetivo valorizar o trabalho de produtores regionais e estabelecimentos que formam a rica cadeia produtiva do turismo paulista.

por Vini Sirulli, repórter especial do DT (Texto e fotos) 

Ao longo do percurso, que passou por dez cidades, exploramos endereços autênticos que preservam tradições e ingredientes locais, destacando sabores únicos e experiências inesquecíveis.

Rancho do Maluli – Pardinho – Rota Turística Cuesta Paulista

Churrasco com vista para o Gigante Adormecido

No topo de uma encosta com vista para o Gigante Adormecido, o Rancho do Maluli é um refúgio que mistura restaurante rústico, espaço para eventos e natureza. Criado por Arlindo Maluli, um ex-executivo de TI, o local foi pensado para ser um “cantinho onde famílias criam memórias”. O restaurante, aberto apenas para almoços estendidos, incentiva o convívio sem pressa. A especialidade é o churrasco no estilo parrilla argentina, com cortes brasileiros como ancho e picanha, servido em uma tábua de ferro diretamente na mesa e acompanhado de linguiça artesanal da casa, pancetta e legumes grelhados. “Não vendo comida, vendo experiências. Quero que as famílias sintam a paz que eu encontrei aqui”, afirma o proprietário.

Localização, serviços e informações:

  • Endereço: Estr. Mun. Constantino Pauletti, Km 1,5, Pardinho – SP, 18640-000
  • Aberto aos sábados, domingos e emendas de feriado, das 12h às 17h.
  • Redes Sociais: @ranchodomaluli
  • Tel.: 14 99860-7755
Rota Gastronômica
Rancho Maluli – Chapa de Carne

Estância do Queijo – Botucatu – Rota Turística Cuesta Paulista

Queijos artesanais produzidos com leite de vacas Jersey

Localizada na zona rural de Botucatu, a Estância do Queijo, de Juliana Furlan, oferece uma seleção de queijos artesanais com selo Arte, feitos com leite de vacas Jersey e Jersolando, sem conservantes. O portfólio inclui o requeijão de corte, chancliche (queijo árabe) e muçarela com recheios variados. A produção enfrenta os desafios da mão de obra local, por isso, o atendimento é feito com agendamento prévio. Periodicamente, a estância realiza uma feirinha com produtores da região, fortalecendo a economia local. “Tudo é produzido aqui, do leite ao produto final”, explica Juliana.

Localização, serviços e informações:

    • Endereço: Estrada vicinal Botucatu monte alegre Faxinal, Botucatu – SP, 18600-000
    • Visitas apenas com agendamento prévio.
    • Rede Social: @estanciadoqueijobotucatu
  • Tel.: (14) 99767-4058
Rota Gastronômica
Estância do Queijo – Produtos

Museu do Café de Piratininga – Piratininga – Rota Turística Coração Paulista

Viagem no tempo na Fazenda São João

Funcionando há 10 anos na histórica Fazenda São João, o Museu do Café preserva as edificações originais e um maquinário de café de 1965, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo. Sob a gestão de Guilherme Amaral e Marcelo Navarro, o espaço se tornou um eco museu com diversas atividades. Além do roteiro histórico, oferece trilhas ecológicas, observação de fauna, passeios a cavalo e um laboratório de ciências montado em um antigo depósito. O restaurante serve um variado buffet nos fins de semana, cujo carro-chefe é o Lombo à São João, marinado por dois dias e cozido lentamente. A fazenda também se destaca pela recuperação ambiental, com mais de 40 mil mudas nativas plantadas.

Localização, serviços e informações:

  • Endereço: Fazenda São João – zona rural – Coqueiral, Piratininga – SP, 17490-001
  • Aberto ao público nos fins de semana; durante a semana, recebe grupos e escolas com agendamento.
  • Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia). Almoço e degustação de café são cobrados à parte.
  • Redes Sociais: @museudocafepiratininga
  • Tel.: (14) 99657-9649
Rota Gastronômica
Museu do Café – Degustação de Café

Engenho Bessi – Pederneiras – Rota Turística Coração Paulista

Cachaça, tradição e o famoso “Segredo”

O Engenho Bessi nasceu em 1991, quando Irineu José Bessi e seu irmão trocaram um Fusca e um trator por um antigo maquinário de moenda. Hoje, o engenho tem capacidade para produzir 60 mil litros de cachaça por ano e oferece mais de 60 produtos artesanais. Todo o processo, desde o plantio da cana até o envelhecimento em barris de carvalho e amburana, é feito na propriedade. O carro-chefe, responsável por 40% das vendas, é a cachaça “Segredo”, uma mistura de cachaça com mel e oito especiarias secretas. O local recebe visitas gratuitas de escolas para acompanhar a moagem entre maio e agosto.

Localização, serviços e informações:

  • Endereço: Sentido Jau -> Bauru – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP225 Km 202 + 200, CP 40 – Zona Rural (BTC, Pederneiras – SP, 17280-000)
  • Vendem o produto via Mercado Livre
  • Rede Social: @engenhobessi 
  • Tel.: (14) 98147-2853
Rota Gastronômica
Engenho Bessi – Barris de Cachaça

Tosta Coffee – Garça – Rota Turística Alto Cafezal

A nova geração dos cafés especiais

Comandada por Cassiano Tosta, cuja família atua no ramo desde 1972, a Tosta Coffee é uma referência em cafés especiais na região de Garça, responsável por 2% da produção nacional. O grande diferencial está na colheita manual seletiva, onde apenas os grãos “cereja” (maduros) são colhidos, garantindo maior doçura e notas sensoriais complexas. A empresa trabalha com variedades como Arara e Catuaí e oferece lotes com rastreabilidade completa. Embora o mercado de cafés especiais cresça 20% ao ano no Brasil, Cassiano destaca o desafio: “Produzimos apenas 20% de cafés premium – a demanda já supera a oferta.”

Localização, serviços e informações:

  • Endereço: Sítio São Benedito, Garça – SP, 17400-082
  • Atende principalmente B2B e cafeterias, mas recebe visitas agendadas para pequenos grupos.
  • Oferece cursos e eventos relacionados ao universo do café.
  • Site: https://www.tostacoffee.com.br/
  • Rede Social: @cassianotosta
  • Tel.: (11) 94801-4826
Rota Gastronômica
Tosta Coffee – Fachada

Recanto da Roça – Marília – Rota Turística Alto Cafezal

Comida mineira “feita ao vivo” no fogão a lenha

Inaugurado em 2005, o restaurante de Ademir Bernardo e Ana Bonifácio é uma referência em culinária mineira em Marília. A casa, com decoração rústica e fogão a lenha, tem como lema “fazer comida ao vivo”. Aos domingos, o buffet livre (R$ 79,90 por pessoa) é o grande atrativo, com pratos como feijão tropeiro, frango com quiabo, vaca atolada, torresmo e costela, além de 12 variedades de doces caseiros. Durante a semana, o valor é de R$ 59,90 (ou por quilo). O sucesso é tanto que em datas como o Dia das Mães, o movimento chega a mais de 700 pessoas.

Localização, serviços e informações:

  • Endereço: Rod. Rachid Rayes, 350 – Amadeu Amaral, Echaporã – SP, 19830-000
  • Funcionamento: Terça a sexta, das 11h às 15h. Domingo, das 12h às 15:30h. Fechado aos sábados.
  • Capacidade para 250 pessoas, com música ao vivo aos domingos.
  • Rede Social: @comidamineira_recantodaroca
  • Tel.: (14) 99620-2345
Rota Gastronômica
Recanto da Roça – Buffet

Degustti Sorvetes e Sobremesas – Botucatu – Rota Turística Cuesta Paulista

Uma fábrica de experiências gourmet em forma de sorvete

Fundada em 2015 por Ângela Silvério, a Degustti se reinventou após fechar sua loja física em 2018. A marca apostou na produção 100% artesanal, seguindo métodos italianos, e focou em um modelo B2B e entregas via WhatsApp durante a pandemia. Em 2024, inaugurou uma nova loja focada em

takeaway premium. O carro-chefe são os picolés recheados, como o de iogurte com amarena , e os semifreddos, uma sobremesa italiana com textura de mousse. “Não somos uma sorveteria, mas uma fábrica de experiências gourmet”, define Ângela.

Localização, serviços e informações:

  • Endereço: R. Ten. João Francisco, 462 – Vila Carmelo, Botucatu – SP, 18609-620
  • Loja em modelo takeaway (para levar), sem mesas no local.
  • Produtos: Picolés (a partir de R$ 8,00), semifreddos (R$ 90 a R$ 105) e gelatos em pote.
  • Redes Sociais: @degustti
  • Tel.: (14) 99881-4090
Rota Gastronômica
Degustti – Sorvetes

Flabella Empadas – São Manuel – Rota Turística Cuesta Paulista

A receita de empada que atravessa gerações

A Flabella Empadas é um ícone da cozinha local. Fundada em 2005 por Samantha Barreto, a casa utiliza uma receita de massa delicada herdada de sua ex-sogra, Dona Alzira, uma das pioneiras na venda do salgado na cidade nos anos 1980. O processo é lento e cuidadoso: o forno é ligado às 7h para assar cerca de 300 empadas por dia, com a produção finalizada apenas às 15h. Com 12 sabores, a de frango com Catupiry é a mais vendida. O marketing é puramente boca a boca, sustentado por uma equipe familiar. “Faço por amor – como minha ex-sogra me ensinou”, conta Samantha.

Localização, serviços e informações:

  • Endereço:  R. Nicolau Grandini, 191 – Jardim Alvorada, São Manuel – SP, 18652-490
  • Preço: O sabor mais vendido, frango com catupiry, custa R$ 12,50 a unidade.
  • Rede Social: @flabellaempadass
  • Tel.: (14) 99701-7998

 

Rota Gastronômica
Flabella Empadas – Empadas

Doces Kaseiros Nayá – Agudos – Rota Turística Coração Paulista

Doce artesanal que ganhou fama nacional

Instalada em Agudos, a pequena fábrica artesanal de Regina e Arceno Conte ganhou destaque nacional após uma aparição no programa Domingão Espetacular em 2023. A reportagem impulsionou as vendas pelo correio para todo o Brasil. A produção é diária e inclui clássicos como doce de abóbora, mamão, laranja e pé de moleque. O carro-chefe, no entanto, é o doce de leite com frutas, apresentado em uma impressionante “barrona” de um metro.

Localização, serviços e informações:

  • Endereço: R. Nayá Silva de Conti, 32 – Distrito Industrial, Agudos – SP, 17120-000 
  • Aberta de segunda a sábado (10h às 18h) e domingos (10h às 14h).
  • Vendas realizadas via WhatsApp e redes sociais.
  • Redes Sociais: @doceskaseirosnaya
  • Tel.: (14) 99169-9009
Rota Gastronômica
Doces Naya – Doces Artesanais

Verde Maduro – Bauru – Rota Turística Coração Paulista

Comida saudável, saborosa e acessível

Com unidades em Bauru, Botucatu e São Manuel, o Verde Maduro desmistifica a ideia de que comida saudável é sem sabor ou cara. O conceito é oferecer refeições rápidas, equilibradas e nutritivas, com pratos prontos em até 15 minutos. O cardápio, que é 80% não vegetariano, inclui pratos do dia, wraps e opções gourmet. A marca, que visa uma expansão para 50 franquias até 2026, foca no uso de ingredientes de produtores regionais. “Saudável não é sem sabor: é comida de verdade sem industrializados”, afirmam os sócios Lucas Usó e Jonas Ferraz.

Localização, serviços e informações:

  • Endereços: R. Antônio Alves, 33-51 – Centro, Bauru – SP, 17012-431 e R. Dr. Cardoso de Almeida, 1107 – Centro, Botucatu – SP, 18600-005
  • Funcionamento todos os dias com sistema à la carte, empório, congelados e delivery.
  • Os pratos mais vendidos são os “caseirinho” e “brasileirinho”.
  • Rede Social: @verdemaduroficial
  • Tel.: 14 99790-1183 (Lucas Usó)
Rota Gastronômica
Verde Maduro – Pratos (Caseirinho, Salada de Salmão)

Fazenda São Ramiro – Garça – Rota Turística Alto Cafezal

Comida caipira e memórias afetivas no campo

Comandada pelos irmãos Dumon e Duilio Godoy, a Fazenda São Ramiro recria as tardes de infância dos proprietários, quando o pai cozinhava e o tio tocava sanfona. O local oferece um buffet de comida caipira (R$ 54,90 antecipado) e atrai cerca de 300 visitantes aos domingos. O prato mais pedido no almoço é o Bolinho São Ramiro, uma porção de massa frita com base de linguiça toscana. Além da gastronomia, a fazenda oferece atividades como trilhas, pesca, passeios a cavalo e chalés para hospedagem.

Localização, serviços e informações:

  • Endereço: Fazenda São Ramiro Lazer e Turismo Estrada, Garça – SP, 17400-000
  • Almoço servido das 11:30h às 15:00h. Eventos como a Costelada atraem até 1.000 pessoas.
  • Hospedagem: Chalés a R$ 499,00 (diária) e casas para até 10 pessoas (R$ 350,00 diária).
  • Rede Social: @fazendasaoramiro
  • Tel.: (14) 99687-4444
Rota Gastronômica
Fazenda São Ramiro – Entrada

Zapata Garage – Garça – Rota Turística Alto Cafezal

Um museu de motos clássicas com sabor de cachaça

O espaço comandado por Mário e Lucia Zapata é um museu de motocicletas clássicas restauradas. O local, que costuma receber clubes de motociclistas, oferece aos visitantes uma degustação de cachaças que a família começou a produzir na década de 1980. Eles não produzem, mas envelhecem a bebida em barris de carvalho, resultando em rótulos como a Viva Zapata e a Zapata Honey, com adição de mel. As visitas são marcadas previamente para grupos.

Localização, serviços e informações:

  • Recebe visitas previamente marcadas de grupos de 30 a 40 pessoas.
  • Visitação: R$ 25 (simples) ou R$ 50 (com degustação de cachaça).
  • Contato: via instagram @zapatagarage
Rota Gastronômica
Zapata Garage – Coleção de Motos

 

Sítio Olho D’Água (Café Dona Santina) – Marília – Rota Turística Alto Cafezal

O café como centro de educação e sabor

Sob o comando de Santina Imaculada Bonini Pardo, o Sítio Olho D’Água é dedicado à cafeicultura desde a virada do século. Hoje, a marca Dona Santina vende cafés moídos e em grãos 100% arábica. O sítio se destaca por ser parceiro de instituições de ensino, oferecendo estágios em cafeicultura, apicultura e cultivo de PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Os visitantes podem participar de circuitos de café, que incluem visita ao cafezal, torrefação e preparo da própria bebida.

Localização, serviços e informações:

  • Endereço: R. Rosa L De Jesus s/n – Padre Nóbrega, Marília – SP
  • Pedidos realizados via Instagram.
  • Possui 8 mil pés de café das variedades arábica e catuaí.
  • Redes Social: @cafedonasantina
  • Tel.: (14) 3306-0801
Rota Gastronômica
Sitio Olho D_ Água (Café Dona Santina) – Secagem do Café

Boma Geleias – Marília – Rota Turística Alto Cafezal

De um presente de Dia das Mães para um negócio de sucesso

A Boma Geleias nasceu do hobby de Amanda Morais, que presenteava amigos e familiares com sua produção caseira. A sugestão de sua mãe para montar kits de Dia das Mães foi o ponto de partida para o negócio, e os pedidos não pararam mais. Hoje, ao lado do marido Márcio Almeida, ela produz 13 sabores, todos vendidos em potes de 250g. O carro-chefe é a geleia autoral de tomate com manjericão, um sabor que surpreende e conquista paladares.

Localização, serviços e informações:

  • Produção de 13 sabores de geleias artesanais.
  • Preço: A partir de R$ 30,00 o pote de 250g.
  • Após abertas, as geleias duram 30 dias na geladeira.
  • Pedidos via Instagram
  • Rede Social: @boma_geleias
  • Rota Gastronômica
    Boma Geleias – Geleia de Tomate e Manjericão

    Rota Gastronômica
    Boma Geleias – Geleias

Cachaça Três Pedras – Bofete – Rota Turística Cuesta Paulista

Ouro líquido aos pés do Gigante Adormecido

Fundada em 2018 pelo casal Luciano e Rosângela Souza, a destilaria artesanal fica aos pés do Gigante Adormecido, formação rochosa que inspirou o nome da marca. A cachaçaria acaba de ganhar medalhas de ouro e prata no concurso Provadores de Cachaça 2025. Os destaques são as linhas envelhecidas em barris de Araribá, madeira vinda de uma igreja reformada, e o lançamento Carvalho Barril Único. As cachaças repousam de 2 a 4 anos e são 100% livres de contaminantes.

Localização, serviços e informações:

  • Recebe visitação agendada com degustação, agende pelo instagram.
  • Capacidade de produção de 8 mil litros por ano.
  • Preços: Variam de R$ 40 a R$ 120 (linha premium).
  • Redes Sociais: @cachacatrespedras
  • Rota Gastronômica
    Chaçaria Três Pedras – Cachaças

*O DIÁRIO viaja convidado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP)  

LEIA TAMBÉM:

Rota Gastronômica Paulista: um tour pelos sabores do Vale do Ribeira

Kelly Oliveira: gestão estratégica, gratidão e méritos conquistados

0
Kelly Oliveira
Kelly: "Fazendo jus a minha história, preciso destacar a importância de estudar sempre. É uma área em eterna evolução, com legislação, regras, dados, inteligência..." (Crédito: SPCVB)

Com uma trajetória que une resiliência, disciplina e visão estratégica, Kelly Oliveira ocupa hoje o cargo de diretora Administrativa e Financeira da Fundação 25 de Janeiro – Visite São Paulo Convention Bureau. Sua carreira, que começou muito cedo, percorreu empresas e instituições importantes como Accor, Unisa e Vasp, sempre com foco na gestão eficiente e no desenvolvimento humano. Nesta entrevista exclusiva ao DIÁRIO*, Kelly compartilha aprendizados, desafios e perspectivas sobre a administração no setor de turismo e eventos, além de deixar uma poderosa mensagem às futuras e futuros líderes.

Competências essenciais

Quais competências você considera essenciais para quem atua na área administrativa e financeira em entidades do setor de turismo?

Para mim, é essencial ser um profissional com um pensamento estratégico e crítico. O autoconhecimento e uma autoconsciência de reconhecer os próprios talentos, para saber como poder contribuir de fato e entender suas fortalezas.

Comunicação clara e assertiva, passando a segurança necessária e apresentar relatórios de forma consistente. Abrangendo esse entendimento, saber como se comunicar com os stakeholders, conselhos, comercial, equipe de marketing etc.

Propósito, com determinação e poder de negociação. Buscar sempre as melhores condições, independente das condições em que você encontra.

Equilíbrio emocional e autoconfiança. Lidar com número requer segurança e paz de espírito e não se pode deixar levar pela impulsividade.

Resiliência. Tenho até uma tatuagem com essa palavra. Na minha opinião o profissional que se destaca é o que não vai recuar frente a barreiras. Alguém que vai superar todos os desafios. Assim, como a adaptabilidade e flexibilidade são essenciais.

Fazendo jus a minha história, preciso destacar a importância de estudar sempre. É uma área em eterna evolução, com legislação, regras, dados, inteligência…

E, por fim, ética e transparência. É uma área de suma importância para que a entidade cumpra suas metas e objetivos, lidando com recursos que não são seus e que se deve um retorno a diferentes públicos, como conselho, colaboradores e associados.

A trajetória de vida, garra e trabalho de Kelly Oliveira

Metas e projetos prioritários 

Quais são as metas ou projetos prioritários da sua diretoria para os próximos meses?

Dentro da área, além de atividades que já fazem parte do dia a dia, sempre estamos olhando os projetos, novos ou já estabelecidos, com um prisma de como rentabilizar. Independente da forma de se fazer, pode ser atento à legislação, ou de inovações, em sintonia com os objetivos estatutários.

A área tem se envolvido com o estudo e captação de dados, que são transformados em informação e conhecimento. Análise e visualização de dados, que poderão se tornar úteis para tomada de decisão.

E cada vez mais estar integrado com as demais áreas. São áreas polivalentes de projetos conjuntos, passando pelo administrativo, financeiro, eventos, relacionamento, marketing e promoção.

O Administrativo-Financeiro é um guardião do desempenho. Acompanha a alocação dos recursos, de forma efetiva e transparente.

Integração intersetorial

Como funciona a articulação entre a sua diretoria e os demais setores da Visite São Paulo na construção de estratégias conjuntas?

A construção da estratégia é conjunta. Uma lição gigantesca foi a integração entre as áreas e os papéis dentro de suas atuações para a geração de receita e retorno aos associados.

Administrativo-financeiro não trabalha de forma isolada, sempre pensando em como trazer melhoria nos processos. Desenvolver as estratégias com foco em resultado.

No final do dia, é resultado. Se o projeto justifica dar continuidade ou não. É apenas com receita que a Fundação pode reinvestir em captar mais eventos, capacitar profissionais e promover destino, e gerar valor ao associado.

Mensagem às pessoas que aspiram à liderança

Que mensagem você deixaria para jovens, mulheres e homens, que almejam cargos de liderança no turismo e na gestão pública ou privada?

Sou uma pessoa muito grata. Tudo isso foi possível pelas oportunidades. Eu não esqueço nenhum dos meus mentores e redes de contato. Sempre busquei esse olhar, da inspiração, ver que é capaz de realizar, de fazer e de liderar um exército.

Isso, eu carrego para a vida.

Por vezes, me vejo uma pessoa que tem um jeito duro. Mas tento ver a parábola do diamante em lapidação. O que se constrói é que estamos sempre em busca do conhecimento e melhoria. O Toni realça muito isso e valoriza: a capacitação, a preparação e o estudo.

Olhar ao redor e ver quem temos ao nosso lado, é o que pode nos fazer crescer, brilhar. Assim como se moldar, no significado da resiliência. Capacidade de se reinventar. De buscar soluções.

Seguir sempre em frente pode ser o diferencial e acreditar no próprio potencial e na própria voz. Não ter medo de expressar opiniões, questionar e ter novas abordagens.

A perspectiva feminina soma uma riqueza de visões. Minha mãe ensinou isso: pode-se não ter recurso, mas pode-se ter a riqueza de pensar diferente e mudar algo que parece não ter saída.

Uma boa líder é quem sabe extrair o melhor de cada um, da sua forma.

O futuro vai ser moldado, por homens, por mulheres, por mim, por você, pela competência, pela visão, pela diferença e pela vontade de fazer diferente.


*Entrevista elaborada pelos jornalistas Cecília Fazzini, Clara Silva e Paulo Atzingen, do DT

LEIA TAMBÉM:

Montreal Viagens amplia atuação no mercado e aposta na experiência como valor

Rede Bristol inaugura hotel de conceito sustentável e alta hospitalidade na Grande São Paulo

0
Bristol Villaggio Rosa
Com 87 acomodações distribuídas em vilas temáticas que remetem à colonização italiana, o hotel apresenta um perfil ideal para famílias e pequenos grupos (Crédito: divulgação)

Novo Bristol Villaggio Rosa Hotel combina arquitetura inspirada na cultura italiana, estrutura de lazer e foco em sustentabilidade

DA REDAÇÃO com assessorias de imprensa

A Rede Bristol Hotéis & Resorts acaba de incorporar ao seu portfólio um novo empreendimento na região metropolitana de São Paulo. O Bristol Villaggio Rosa Hotel traz um conceito de hospitalidade voltado ao conforto, ao bem-estar e ao respeito ambiental, unindo sofisticação e contato com a natureza a apenas 30 minutos da capital paulista.

Com 87 acomodações distribuídas em vilas temáticas que remetem à colonização italiana, o hotel apresenta um perfil ideal para famílias e pequenos grupos. As unidades, com metragem entre 27 m² e 43 m², estão divididas nas categorias Villa Fontana, Villa Toscana, Villa Roma e Villa Capri, todas equipadas com itens de conforto e praticidade. Na Villa Fontana, os hóspedes ainda contam com mezanino, cofre e máquina de café.

Estrutura completa para lazer, eventos e experiências personalizadas

O Bristol Villaggio Rosa Hotel oferece uma estrutura de lazer ampla e integrada à natureza, com piscina de borda infinita, hidromassagem aquecida, sauna finlandesa, spa, prainha com deck, redário e trilhas. Entre os espaços de convivência e bem-estar estão o jardim com piso sensorial, chafariz e fire place, além de quadras de beach tennis e beach volley, playground com tirolesa e salão de jogos.

A infraestrutura também está preparada para eventos corporativos, retiros espirituais, mini-weddings e confraternizações, contando com auditório e capela ecumênica. “O Bristol Villaggio Rosa nasceu sustentável! Este empreendimento é uma grande aquisição para o portfólio da Rede Bristol”, afirma Adriana Alves, CMO da rede.

O compromisso ambiental é um dos pilares do novo hotel. O abastecimento é feito por poço artesiano, a água passa por biodigestores e estação de tratamento, e a energia térmica provém de placas solares. A propriedade também realiza compostagem, produz adubo orgânico com resíduos do restaurante e separa materiais recicláveis para encaminhamento adequado.

Sobre a Rede Bristol

Fundada em Curitiba (PR) em 1994, a Rede Bristol Hotéis & Resorts opera hoje com 18 hotéis e outros quatro em fase de construção. Presente em oito estados brasileiros, a rede se destaca pela diversidade de categorias e pela oferta de gastronomia e espaços para eventos. Sua atuação é pautada por valores como empatia, presença e compromisso — refletidos na experiência de hóspedes, colaboradores e investidores.

LEIA TAMBÉM:

Bristol International Airport, em Guarulhos: localização estratégica, conforto e experiência sensorial

PRT em Ação fortalece turismo regional em mais de 110 territórios em 2025

0
PRT em Ação já percorreu nove estados e fortaleceu mais de 110 governanças regionais de turismo em 2025 - Foto: Crédito: Roberto Castro/ Lívia Albernaz
PRT em Ação já percorreu nove estados e fortaleceu mais de 110 governanças regionais de turismo em 2025 - Foto: Crédito: Roberto Castro/ Lívia Albernaz

O Programa de Regionalização do Turismo (PRT) segue ganhando força em todo o país. Somente no primeiro semestre de 2025, a iniciativa “PRT em Ação”, conduzida pelo Ministério do Turismo (MTur), percorreu nove estados e mobilizou mais de 1.100 representantes do setor, fortalecendo 113 Instâncias de Governança Regionais (IGRs).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Por meio de oficinas e atendimentos técnicos, o programa tem contribuído diretamente para aprimorar a gestão pública local e consolidar a política de regionalização do turismo, tornando as ações do MTur mais conectadas com as realidades de cada território.

“Ao estar presente nos municípios, o Ministério do Turismo fortalece a governança local e promove um turismo mais integrado, sustentável e alinhado às necessidades específicas de cada região do país”, afirma Cristiane Sampaio, secretária nacional de Políticas de Turismo do MTur.

Neste ano, o PRT em Ação passou pelos estados do Amapá, Maranhão, Acre, Roraima, Amazonas, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Durante os encontros, mais de 60% dos participantes procuraram orientação técnica individualizada com as equipes do ministério, o que evidencia o alto engajamento das lideranças locais.

Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, destaca a importância da iniciativa na articulação entre os entes federativos. “O PRT em Ação tem se consolidado como uma ponte essencial entre o governo federal e os gestores locais, valorizando as vocações e as particularidades de cada região.”

Ao todo, 1.163 participantes estiveram envolvidos nas atividades do programa neste primeiro semestre. A atuação direta nas regiões também contribui para qualificar a oferta turística e impulsionar o planejamento integrado, alinhado à sustentabilidade.

Atualmente, o Mapa do Turismo Brasileiro reconhece 357 regiões turísticas e reúne 2.704 municípios cadastrados. Lançada em 2024, a nova fase do PRT, com o reforço do PRT em Ação, visa ampliar essa base, promovendo um turismo mais estruturado, inclusivo e eficiente em todo o território nacional.

*Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Ilhabela lança guia virtual com inteligência artificial para impulsionar turismo no inverno

0
Ilhabela
Batizada com um trocadilho entre "mar" e "IA" (inteligência artificial), a Mar.IA representa a fusão entre o avanço tecnológico e a tradição caiçara.

Mar.IA, a robô caiçara, é estrela da nova campanha que une tecnologia e cultura tradicional para mostrar que o arquipélago vai muito além das praias e da alta temporada

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias


Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, está apostando na inovação para consolidar sua posição como destino turístico durante todo o ano. A mais recente campanha da cidade, assinada pela agência RP Propaganda, traz como protagonista a Mar.IA — uma guia virtual baseada em inteligência artificial generativa, projetada para oferecer orientações e experiências personalizadas aos visitantes, mesmo durante os dias chuvosos do inverno.

Batizada com um trocadilho entre “mar” e “IA” (inteligência artificial), a Mar.IA representa a fusão entre o avanço tecnológico e a tradição caiçara. A ferramenta atua em diversas plataformas — site, aplicativo e WhatsApp — fornecendo sugestões de roteiros acessíveis, trilhas, eventos culturais, experiências gastronômicas e atividades como observação de baleias, sempre com uma linguagem próxima e afetiva, repleta de referências à cultura litorânea.

“O encontro entre a inovação e a identidade local é o que torna essa campanha tão especial. A Mar.IA chega com inteligência artificial, mas logo se transforma, ao sentir o clima e a alma de Ilhabela”, destacou Harry Finger, secretário de Turismo, durante o lançamento.

A iniciativa reforça o compromisso do município com o conceito de Destino Turístico Inteligente — um modelo que Ilhabela passou a seguir após ser selecionada pelo programa Turismo Futuro Brasil, fruto de uma parceria entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A proposta é estimular práticas turísticas sustentáveis, inclusivas e tecnologicamente avançadas.

Segundo o prefeito Toninho Colucci (PL), a robô caiçara é peça-chave na estratégia de oferecer uma experiência de qualidade em qualquer estação. “Mesmo nos dias de tempo fechado, Ilhabela tem muito a oferecer, e a Mar.IA é uma aliada neste processo de encantamento e de orientação ao turista”, afirmou.

Com o slogan “Ilhabela é muito mais que praia”, a campanha já está sendo veiculada nas redes sociais, plataformas digitais e nos canais oficiais da Prefeitura. De acordo com Alexandre Santasofia, diretor de Planejamento da RP Propaganda, o objetivo é mostrar que tradição e inovação convivem em harmonia no arquipélago. “A cidade quer surpreender também no inverno”, conclui.

Agências impulsionam crescimento da Azul em 14% no primeiro semestre

0
Negócios da Azul no exterior alcançaram quase R$ 1 bi nos primeiros seis meses de 2025 - Foto: divulgação
Negócios da Azul no exterior alcançaram quase R$ 1 bi nos primeiros seis meses de 2025 - Foto: divulgação

A área comercial da Azul teve um primeiro semestre de 2025 marcado por crescimento expressivo. Em comparação com o mesmo período de 2024, o faturamento aumentou 14%, reflexo direto da expansão nos mercados nacional e internacional. O desempenho positivo também impulsionou os lucros junto a operadoras brasileiras, com alta de 28%. No exterior, as vendas da companhia dobraram, somando quase R$ 1 bilhão no período. Os números reforçam a estratégia da Azul de fortalecer parcerias comerciais e ampliar sua presença no setor de turismo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o avanço se deve – entre outros fatores – a ajustes estratégicos no time comercial da companhia, com gerências dedicadas a conduzir áreas importantes, focadas em viagens corporativas, consolidação de passagens e experiências para o lazer (desenvolvidas em conjunto com operadoras e agências de turismo parceiras).

“Queremos extrair o melhor de cada segmento, de cada canal, estreitando o relacionamento com nossos parceiros, e buscando oportunidades de ganhos mútuos. A ideia é trazer um pensamento estratégico voltado para o varejo, para a venda. Neste sentido, estamos ampliando nossas relações comerciais, especialmente no que diz respeito às tendências do mercado internacional. Projetamos encerrar o ano de 2025 com crescimento de 10% nas vendas em comparação ao ano passado”, observou Ricardo Bezerra, gerente comercial sênior da Azul para o segmento Lazer.

“Como empresa competitiva, a Azul traz no seu DNA a inovação e acompanha de perto as mudanças do mercado da aviação comercial, sempre buscando fortalecer e aprimorar seu negócio. Queremos nos aproximar ainda mais das agências e empresas, escutar nossos clientes para aprimorar os nossos serviços, tornando equipes especializadas e gerências dedicadas para cada segmento”, completou Anderson Serafim, gerente comercial sênior da Azul para o segmento Corporativo.

Azul cresce 14% em faturamento no primeiro semestre junto às agências  - Foto: Guilherme Ramos / Azul
Azul cresce 14% em faturamento no primeiro semestre junto às agências – Foto: Guilherme Ramos / Azul

Capilaridade internacional

A Azul duplicou suas vendas no exterior, alcançando quase R$ 1 bi neste primeiro semestre. Para isso, a Companhia focou em alcançar novas agências para a comercialização direta de produtos no Portal B2B da empresa – dedicado exclusivamente ao relacionamento seus parceiros comerciais.

O crescimento internacional da Azul tem sido impulsionado pelo fortalecimento de sua malha aérea, com destaque para as novas rotas inauguradas em junho para Porto (Portugal) e Madri (Espanha), que se consolidaram como destinos de alta performance no primeiro semestre. A expansão nesses mercados elevou o alcance comercial da Companhia na Europa e contribuiu para um aumento de 68% no faturamento dos voos internacionais.

“Ao ampliar nossa capilaridade, passamos a atrair novos parceiros para o portifólio de vendas lá fora. Estamos, ainda, estreitando o relacionamento com grandes players do mercado, o que faz com que criemos políticas comerciais específicas, nos tornando mais
competitivos”, frisou Ricardo.

Resultado integrado

O compromisso da Azul vai além da venda. Para garantir resultados comerciais integrados e consistentes, a empresa tem fortalecido seu alinhamento com setores internos estratégicos, como Revenue Management, Marketing, Operações, Jurídico, TI e Planejamento de Malha, o que torna mais eficiente a precificação e ampliação de suas ofertas ao mercado.

“De ações promocionais a ajustes operacionais, a companhia atua de forma coordenada para entregar uma experiência de voo de excelência para os nossos Clientes. Nos Estados Unidos, por exemplo, estamos trabalhando em ações que aumentem a venda dos nossos produtos nas OTA (Online Travel Agencies, em inglês), agências de viagens online que intermediam a venda de serviços turísticos como passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carros e pacotes de viagens, o que tem refletido diretamente nos nossos resultados”,
especificou o executivo.

Avanço no turismo: Paraíba tem maior crescimento de formalização no Nordeste

0
Paraíba lidera crescimento no Nordeste em formalização de prestadores de serviços turísticos - Crédito: Cadastur
Paraíba lidera crescimento no Nordeste em formalização de prestadores de serviços turísticos - Crédito: Cadastur

A Paraíba alcançou a maior taxa de crescimento no Nordeste em registros no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Ministério do Turismo, o estado teve um aumento de 25,92% nas inscrições em relação ao mesmo período de 2024.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da PBtur*

O desempenho paraibano superou o de outros estados da região, como o Maranhão (19,96%) e o Piauí (14,21%). No cenário nacional, o crescimento foi de 8,2%, com o número de prestadores cadastrados subindo de 166.409 para 180.049, o que representa 13.640 novos serviços turísticos formalizados em todo o país.

Na Paraíba, a evolução reflete uma atuação integrada entre a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e o Ministério do Turismo. O trabalho de mobilização junto aos municípios e empreendedores tem sido essencial para ampliar a formalização do setor.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, destacou os esforços para levar o Cadastur a todas as regiões do estado.
“Estamos trabalhando em parceria com prefeituras e empreendedores locais, oferecendo orientações técnicas e promovendo articulações que assegurem o registro adequado dos serviços turísticos junto ao Ministério do Turismo. Essa formalização reforça a imagem da Paraíba como um destino seguro e confiável, além de viabilizar o acesso a políticas públicas e linhas de crédito”, afirmou.

A secretária de Turismo, Rosália Lucas, também comemorou o resultado.
“Esse avanço é resultado direto da política de incentivo à formalização adotada no estado, voltada para o fortalecimento do turismo como um pilar do desenvolvimento econômico. A formalização é peça-chave para impulsionar a geração de empregos em todo na Paraíba”, declarou.

Gratuito e obrigatório para segmentos como hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, eventos, parques temáticos e guias, o Cadastur também oferece benefícios importantes. Entre eles estão visibilidade em canais oficiais, acesso a financiamentos e participação em programas de qualificação profissional.

*Fonte: Assessoria de Comunicação da PBTur