Início Site Página 55

Magic City abre inscrições para o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Magic City, parque aquático situado na cidade paulista de Suzano, reforça compromisso com a igualdade e a acessibilidade em dia dedicado a ONGs e instituições que atuam com pessoas com deficiência

Com o interesse em reafirmar seu compromisso com a inclusão, o Magic City, complexo de lazer em Suzano (SP), novamente adere ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD).

A ação acontecerá na semana do dia 3 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.

Portas abertas a 300 usuários

O parque abrirá suas portas para aproximadamente 300 pessoas, entre deficientes, acompanhantes e monitores de ONGs e instituições, proporcionando um dia de lazer totalmente gratuito. Além do acesso às piscinas e atrações, os visitantes também contarão com alimentação inclusa, garantindo uma experiência completa. Para muitas dessas pessoas, será a primeira oportunidade de desfrutar de um parque aquático.

“Nosso objetivo é criar um ambiente inclusivo e acessível, onde todos possam se divertir sem barreiras”, afirma Talita Camargo, analista de ESG do Magic City. “É um momento de reflexão sobre a importância da inclusão social e da acessibilidade”.

Como participar do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência no Magic City

O evento, que teve sua primeira edição há mais de uma década, é uma iniciativa do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), com apoio da Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (ADIBRA). O principal objetivo é valorizar o trabalho desenvolvido pelas ONGs e promover um dia inesquecível para cada membro das instituições participantes.

Para participar do processo seletivo, as ONGs e instituições interessadas devem se inscrever até o dia 8 de novembro de 2024, por meio de um formulário disponível no link: https://materiais.magiccity.com.br/dnpd-2024 . A inscrição é obrigatória para o processo seletivo, mas não garante vaga no evento.

Serviço

  • Site: http://www.magiccity.com.br
  • Parque – (11) 4746-5803
  • Pousadas – (11) 4746-5805

Com embarcações surpreendentes, São Paulo Boat Show espera receber 38 mil pessoas (Vídeos)

0

Com mais de 170 barcos à venda e muitos lançamentos, São Paulo Boat Show registra recorde de expositores

O maior evento náutico da América Latina, São Paulo Boat Show, começou nesta quinta-feira (19) no São Paulo Expo na capital paulista e traz os principais nomes da náutica mundial.

Até o dia 24 de setembro o público poderá conferir inúmeras atrações, desde barcos pequenos, de entrada, até grandes lanchas. Há mais de 170 embarcações expostas, além de brinquedos náuticos, tecnologia embarcada, produtos de luxo e destinos turísticos.

De acordo com a organização do evento, cerca de 38 mil pessoas devem passar pelo centro de exposições.

38 mil pessoas são esperadas nesta edição da São Paulo Boat Show (Foto: Paulo Atzingen / DT)
38 mil pessoas são esperadas nesta edição da São Paulo Boat Show (Foto: Paulo Atzingen / DT)

Expositores surpreendentes

Embarcações com mais de 40 pés (12 metros de comprimento) vão surpreender o público, assim como diversos lançamentos e novidades dos principais fabricantes de lanchas e iates do país e do mundo.

Cozinha, áreas de estar e jantar, espaços gourmet, áreas externas amplamente mobiliadas, grandes suítes e alta tecnologia de navegação são características em comum desses modelos.

Embarcações diversas surpreendem o público no evento (Foto: Paulo Atzingen / DT)
Embarcações diversas surpreendem o público no evento (Foto: Paulo Atzingen / DT)

Com mais de 170 embarcações em exposição, sendo 36 lançamentos, embarcações acima de 40 pés, ideais para quem deseja fazer um upgrade ou comprar o primeiro barco em “alto estilo”, unem design inovador, luxo e versatilidade.

São Paulo Boat Show acontece no São Paulo Expo até dia 24 de setembro
São Paulo Boat Show acontece no São Paulo Expo até dia 24 de setembro (Foto: Paulo Atzingen / DT)

Os ingressos estão disponíveis pelo site oficial.

  • Endereço: São Paulo Expo | Exhibition & Convention Center. Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900
  • Quanto: R$ 100 + Taxas
  • Ingressos: https://www.ticket360.com.br/evento/29554/ingressos-para-sao-paulo-boat-show-de-19-a-24-de-setembro
  • Organização: Boat Show Eventos
  • Instagram: @boatshoweventos
Um dos expositores da São Paulo Boat Show, evento em São Paulo (Foto: Paulo Atzingen / DT)

Grupo Decolar abre mais de 30 vagas de emprego; inscreva-se

Decolar abre mais de 30 vagas para áreas de Atendimento, Produtos, Vendas e Comercial

A Decolar anuncia a abertura de mais de 30 vagas para áreas de Atendimento, Produtos Aéreos, Produtos em Destino, Vendas e Comercial. As oportunidades são para os cargos de liderança, posições administrativas e de atendimento nas lojas físicas, para atuação nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal. Os interessados encontram todos os requisitos diretamente no portal de vagas da companhia.

“Estamos entusiasmados com a abertura de vagas para novos talentos, pois serão fundamentais para impulsionar ainda mais o crescimento da companhia”, diz Camila Russo, diretora de Recursos Humanos da Decolar. “Buscamos profissionais que estejam alinhados aos nossos valores e ao propósito de oferecer experiências cada vez mais personalizadas aos clientes.”

Camila Russo, diretora de RH da Decolar - Foto: divulgação
Camila Russo, diretora de RH da Decolar – Foto: divulgação

Sobre a Decolar

A Decolar é a empresa líder em tecnologia de viagens na América Latina. Há 25 anos revoluciona a indústria do turismo por meio da tecnologia e, com seu contínuo compromisso com o desenvolvimento do setor, forma uma empresa consolidada, que integra BestDay, HotelDO, Viajes Falabella, Koin, ViajaNet e Stays.Net, tornando-se uma das empresas mais relevantes do setor, capaz de oferecer uma experiência personalizada a mais de 30 milhões de clientes.

A companhia atua em 19 países, acompanhando os latino-americanos desde o momento em sonham em viajar até quando estão compartilhando suas recordações. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar a experiência de compra, a empresa desenvolveu formas alternativas de pagamento e financiamento, democratizando o acesso ao consumo e aproximando os latino-americanos de sua próxima experiência de viagem.

Pernambuco mostra suas cores de verão em São Paulo (veja vídeos!)

0
A Empetur lançou nesta quinta-feira (19) em São Paulo a campanha 2024/2025 “Verão Pernambuco, Deixa Rolar”.
A autenticidade é uma marca dos Estados nordestinos e cada um deles com suas expressões genuínas. Pernambuco se antecipou a qualquer outro estado brasileiro e lançou oficialmente em São Paulo a sua campanha da temporada 2024/2025.
por Paulo Atzingen, de São Paulo

A Empresa Pernambucana de Turismo montou no coração de São Paulo, mais exatamente no Shopping Eldorado, uma estrutura à altura para justificar a força expressiva da música pernambucana e da sua culinária. O presidente da Empetur, Eduardo Loyo garante que quem for a Pernambuco não vai se arrepender.

Hoteleiros, operadores, agentes de viagem e imprensa especializada participaram do evento que teve a tipica comida pernambucana
Decoração solar e ambiente aconchegante no coração de São Paulo (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Segundo ele, o Verão de Pernambuco tem o poder de despertar nas pessoas os melhores sentimentos.

“Pernambuco já é muito conhecido no Brasil e no mundo, mas sempre temos coisas novas para mostrar. Desde o início do ano passado e do novo governo da governadora Raquel Lyra, estamos trabalhando na capacitação e na parceria com o trade de turismo, com operadoras de turismo e companhias aéreas. Essas parcerias fazem Pernambuco ser a potência que é do Turismo do Brasil. Então a gente traz neste início de verão de Pernambuco a ação ‘Deixa Rolar’, que é voltada para o público final e para trazer um pouquinho de Pernambuco para cada estado onde esta ação vai ser realizada”, afirmou Loyo ao DIÁRIO.

Confira os vídeos e mergulhe no mundo encantado pernambucano:

Segundo Eduardo, essa experiência imersiva que começou em São Paulo e fica aqui até domingo (22), segue para Brasília (12 e 13 de outubro), Belo Horizonte (19 e 20 de outubro). No mercado internacional o verão pernambucano será apresentado em Buenos Aires (26 a 29 de setembro), Assunção (18 a 20 de outubro) e Santiago (25 a 27 de outubro).

“Essa campanha apresenta experiências sensoriais, gastronômicas e musicais para mostrar porque o Pernambuco é o melhor lugar do Brasil para se visitar durante o verão. Chamamos  o trade turístico da região e nossos principais parceiros e operadores para divulgar Pernambuco e vender cada vez mais”, sintetizou Loyo.

Hoteleiros, operadores, agentes de viagem e imprensa especializada participaram do evento que teve a típica comida pernambucana em porções generosas assinadas pelo chef Rapha Vasconcelos.

“Todo o trade turístico do estado foi convidado para estar presente, representantes de vários destinos estão aqui conosco, associações e entidades e principalmente trazer para cá os operadores que mais vendem Porto de Galinhas, que mais vendem Recife e que mais vendem Pernambuco. Estamos promovendo e trazendo estas experiências para os nossos parceiros”, afirmou Diogo Beltrão, diretor de comunicação e marketing da Empetur.

Conexões aéreas

Toda promoção de um destino deve estar respaldada por sua oferta aérea e Pernambuco não fica atrás. Segundo Eduardo, o Aeroporto Internacional Jaboatão dos Guararapes no Recife é o mais consolidado no ‘Alto Nordeste’. “É o maior da região e varia entre o quinto ou sexto do Brasil. Contamos hoje com mais de 100 voos diários conectando várias capitais do Brasil e pela primeira vez na história um estado do Norte e Nordeste irá ficar conectado com todas as capitais do País, com a  parceria com Azul Linhas Aéreas. Além disso, acreditamos aumentar muito agora na alta temporada e a perspectiva do governo de Pernambuco é que seja a maior de todos os tempos”, finalizou.  


Serviço:

“Verão Pernambuco, Deixa Rolar”

Shopping Eldorado, São Paulo

Até dia 22 (domingo) das 10h as 22h

Batman Day: 85 anos do herói celebrados com atividades no Farol Santander São Paulo

0

Bat-sinal será novamente projetado na fachada do arranha-céu, que ainda terá outras ativações ligadas ao Batman Day

O Farol Santander São Paulo vai impor em sua arquitetura Art Déco a atmosfera de Gotham City para participar mais uma vez do Batman Day. O evento acontece neste sábado, 21 de setembro.

Em 2024 são celebrados os 85 anos da primeira vez que o herói apareceu nos quadrinhos e, para comemorar, as atividades no Farol Santander ocorrem ao longo do dia e terminam com a já tradicional projeção do Bat-Sinal no edifício, às 20h.

Além disso, em setembro, os visitantes poderão participar de atividades e conferir adições inspiradas no tema em vários andares do edifício. Um dos destaques é a gastronomia, como no Boteco do 28, Bar do Cofre SubAstor e Cafés do Hall e Mirante.

Boteco do 28

Localizado no 28º andar do Farol Santander, o Boteco 28 contará com uma atração exclusiva para a celebração do Batman Day. Durante a semana da comemoração, o menu especial traz opções que remetem ao universo do herói.

Porção de asinhas de frango temperadas com barbecue de cachaça, melaço de cana e pimenta dedo-de-moça.

Porção de queijo coalho em formato de morcego, servida com geleia de jabuticaba.
Drink a base de gin azul, Amaro Scarlatti e limão siciliano, finalizado com casca de laranja, servido na Taça Borgonha.

O cardápio em homenagem ao Batman estará disponível de 19/09 a 28/09.

Batbiscoitoecafe (Foto: Divulgação)
Batbiscoitoecafe (Foto: Divulgação)

Bar do Cofre SubAstor

Já o Bar do Cofre SubAstor também criou uma novidade especial para o período: o drink temático inspirado na personagem Arlequina, composto por cordial de morango, vodka, e refrigerante de abacaxi (com xarope de coco, hortelã, gengibre, rum, vermute branco e ácido cítrico). Essa opção estará disponível no cardápio de 17 a 21 de setembro.

Batman Day nos Cafés

Já os Cafés do Hall (térreo) e do Mirante (26º andar), servirão cafés e biscoitos decorados com desenhos temáticos de Batman.

Sobre o Farol Santander São Paulo – @farolsantander

Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander São Paulo – centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia – já recebeu mais de 1,7 milhão de visitantes e apresentou mais de 53 exposições nos eixos temáticos e imersivos.

Atualmente, estão em exibição as mostras Virada Sônica: a escalada do som na arte contemporânea (até 13/10/2024), IURI SARMENTO – Suíte Barroca (até 03/11/2024) e Chroma – As Cores de Liz West (até 10/11/2024).

Drink temático no Bar do Cofre (Foto: Divulgação)
Drink temático no Bar do Cofre (Foto: Divulgação)

Serviço Farol Santander SP

  • Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
  • Funcionamento: terça-feira a domingo
  • Horários: 09h às 20h
  • Ingressos: R$ 40,00 (R$ 20,00, meia-entrada)
  • Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).
  • Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol.
  • Site Farol Santander: farolsantander.com.br
  • Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627
  • Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)
  • Classificação: livre

“Não há qualquer decisão”, diz ANAC sobre aumento de passageiros no Santos Dumont (RJ)

0

O ofício com a proposta sugerida pelo TCU seria apenas para consulta e avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) afirmou nesta quarta-feira (19) que nenhuma decisão de ampliar ou não o número de passageiros no Aeroporto Santos Dumont será efetivada sem que haja amplo diálogo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e demais autoridades estaduais, com todo setor da aviação e sociedade civil.

De acordo com publicação da Agência Brasil, a SAC confirmou que o que está em discussão é o fortalecimento da aviação no estado do Rio de Janeiro. “Queremos continuar trabalhando para ampliar o número de passageiros no Rio. Não há qualquer decisão ou determinação da Secretaria Nacional de Aviação Civil para flexibilizar a capacidade do aeroporto Santos Dumont”, emitiu o órgão.

Aeroporto Santos Dumont - Foto Infraero
Aeroporto Santos Dumont (Foto Infraero)

Monitoramento do ministério

Ainda segundo publicação na Agência Brasil, a secretaria destacou também que, conforme alinhamento com o Tribunal de Contas da União (TCU), instrui processo de representação relacionado à restrição operacional no Santos Dumont. Além disso, garantiu que o Ministério de Portos e Aeroportos monitora continuamente os impactos da referida política.

Segundo a SAC, o ofício com a proposta sugerida pelo TCU foi apenas para consulta e avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero. “Isso não significa autorização da flexibilização do número de passageiros no aeroporto Santos Dumont”. diz ainda o órgão. O documento propõe que o Santos Dumont retome o número de dez milhões de passageiros por ano.

Sem decisão

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou também que não existe nenhuma determinação para a proposta, enviada pela SAC à Anac. “A medida tem apenas o caráter de consulta preliminar. Não há qualquer decisão ou determinação quanto à flexibilização da capacidade do Aeroporto Santos Dumont”. esclareceu.

Fonte: Agência Brasil

Setur-SP desembarca em Roma para atrair mais turistas italianos ao Estado

Com encontros estratégicos e promoção de destinos, Setur-SP mobiliza mais de 70 agências e operadoras italianas em roadshow

Com o objetivo de promover os destinos turísticos paulistas em um dos países europeus que mais enviam turistas para o Estado, o Governo de São Paulo desembarcou em Roma com a missão de aumentar o fluxo de visitantes vindos da Itália, que neste primeiro semestre do ano registrou crescimento de 21,7% em relação a 2023.

Com pouco mais de 129 mil chegadas de turistas italianos em solo brasileiro no ano passado, sendo mais da metade deles (69.189) por São Paulo, de acordo com a Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, o estado de São Paulo se destaca pelas fortes raízes de imigrantes italianos, que este ano celebram uma relação de 150 anos.

70 empresas italianas

O secretário Roberto de Lucena, titular da Pasta de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), participou da terceira etapa da série de roadshows Meu Destino é São Paulo, em Roma, para promover destinos e atrativos paulistas, capacitar agentes e operadores de viagem e a divulgar destinos paulistas. A ação teve a participação de 70 agências e operadoras italianas.

Em uma das agendas estratégicas, Lucena e a comitiva paulista estiveram no parlamento italiano e na Embaixada do Brasil para conferir ações desenvolvidas para potencializar o turismo entre os países. Entre elas, uma reunião com empreendedores do setor e com a ITA Airways, com o objetivo de firmar parceria para apresentar São Paulo como um destino diversificado e moderno.

“As operadoras manifestaram grande interesse pelos nossos destinos e consideraram a ação marcante”, disse o secretário. Esta é a primeira vez que São Paulo participa de uma missão internacional para promover o turismo no país. A comitiva paulista teve a participação do Visite São Paulo & Convention Bureau, da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo e o apoio da Embaixada do Brasil em Roma.

Atualmente, são 35 voos semanais para o país e uma lista de desejos dos viajantes italianos que o Estado atende muito bem: clima ameno, destinos de sol e praia, atrativos culturas, de natureza, hospitalidade e gastronomia de qualidade.

São Paulo no topo

São Paulo lidera a lista de estados com o maior volume de entrada de estrangeiros no país. Por meio de dados da Embratur, Ministério do Turismo e da Polícia Federal foi possível identificar que cerca de 1,1 milhão de viajantes estrangeiros foram recebidos no estado durante o primeiro semestre de 2024.

Foram aproximadamente 300 mil turistas a mais do que o Rio de Janeiro, que ocupa o segundo lugar no ranking. São Paulo também se destaca entre os turistas nacionais. Em ranking divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), em parceria com a consultoria Sprint Dados, a capital paulista foi o destino mais vendido pelas operadoras entre as cidades brasileiras. Ainda, houve um forte aumento na venda de pacotes para outros destinos do estado, no interior e em cidades litorâneas.

Passagens para a Bahia: ClickBus anuncia descontos no app

Empresa disponibiliza promoções exclusivas em passagens para a Bahia para viagens rodoviárias

A ClickBus, plataforma de soluções para viajantes e viações do setor rodoviário, está com passagens para a Bahia a partir de R$ 83,90. Os descontos valem para diversos destinos baianos a partir de alguns terminais brasileiros.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, as passagens promocionais estão disponíveis no site e no aplicativo da empresa.

Manifestação no Centro Histórico de Salvador será dia 28
Pelourinho, na Bahia (Foto: Márcio Filho – MTUR)

Confira as rotas em promoção:

  • Uberlândia, MG até Seabra, BA a partir de R$ 83,90
  • Ribeirão Preto, SP até Seabra, BA a partir de R$ 83,90
  • Maceió, AL até Salvador, BA a partir de R$ 113,00

“Nosso objetivo é transformar viajantes a partir de novos destinos, com viagens seguras e convenientes. Por isso, disponibilizamos trechos promocionais para tornar as viagens rodoviárias mais acessíveis para os consumidores”, afirma Elbert Leonardo, VP Comercial da ClickBus.

As ofertas são válidas para todos os clientes que cumprirem com as normas gerais dos termos e condições de uso previstos no site, enquanto durarem as promoções.

LEIA MAIS:

ClickBus contrata novos diretores de Marketing & Growth, Produtos e Dados

ibis Serra Talhada: Accor inaugura unidade no sertão pernambucano

0

A Accor expande sua presença no Nordeste com o ibis Serra Talhada

A Accor acaba de anunciar a abertura do ibis Serra Talhada, localizado no coração do sertão pernambucano, a 415 km da capital Recife. A chegada do empreendimento em Serra Talhada (PE) reforça o compromisso da Accor em promover o desenvolvimento econômico e turístico da região Nordeste, oferecendo uma nova opção de hospedagem de qualidade a preços acessíveis.

Serra Talhada, conhecida como a capital do Xaxado e terra natal de Lampião, figura icônica da cultura nordestina, é um importante centro cultural e econômico no interior de Pernambuco. A cidade atrai visitantes de todo o estado e de grandes cidades do interior nordestino, contribuindo para o fortalecimento do turismo e da economia local. Com tarifas a partir de R$219,00, o ibis Serra Talhada oferece uma opção de hospedagem acessível, aliando conforto e hospitalidade com a cultura local.

Quarto do hotel ibis Serra Talhada (Foto: Divulgação)
Quarto do hotel ibis Serra Talhada (Foto: Divulgação)

Empregos e estímulo do setor

A abertura do hotel resultou na criação de 16 postos de trabalho diretos e, ainda, diversos empregos indiretos, estimulando a economia local e fortalecendo o setor de serviços em Serra Talhada. O projeto foi desenvolvido pelo escritório Amaral Tenório Arquitetura, com a construção realizada pela P&F Construtora, destacando-se pela consciência ecológica, integração com o ambiente local e priorização pela utilização de materiais e fornecedores da própria região.

O ibis Serra Talhada conta com 92 quartos projetados para atender às necessidades tanto de turistas quanto de viajantes a negócios. O hotel oferece um restaurante especializado em café da manhã com base na culinária típica nordestina, um bar 24 horas, academia e uma sala de reuniões totalmente equipada para eventos e conferências.

“Esta novidade representa um marco significativo para a Accor e para o sertão de Pernambuco. Estamos comprometidos em oferecer uma experiência autêntica e de alta qualidade aos nossos hóspedes, ao mesmo tempo em que contribuímos para o crescimento econômico da região”, destacou Olivier Hick, COO da divisão Premium, Midscale & Economy da Accor Brasil.

LEIA MAIS:

Accor anuncia retomada total dos hotéis no Rio Grande do Sul

ABIH-SP divulga o desempenho da hotelaria paulista em agosto

Análise da ABIH-SP reúne dados sobre taxas de ocupação, diária média, RevPar, etc.

A Pesquisa de Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo chega à 50ª edição e apresenta os resultados do mês de agosto/24. Houve pequena retração dos três indicadores – Taxa de Ocupação (TO), Diária Média (DM) e RevPar, após dois meses seguidos de recuperação.

Das 14 MRTS que responderam à pesquisa, oito apresentaram queda na TO e na DM. Já em relação ao RevPar, queda em dez delas. As MRTs com apelo turístico de inverno arrefeceram quanto aos indicadores e as com apelo corporativo retomaram a demanda, após três meses seguidos de tendência de baixa por conta da sazonalidade.

Houve 14 MRTs que responderam à pesquisa, duas a menos que no mês anterior. Planalto Paulista e Nordeste Paulista não apresentaram representantes nas respostas da pesquisa. Na análise da relação funcionários X Uhs, agosto/24 apresentou índice 0,51, aumentando o indicador em mais 2,00% com relação a julho/24. Na comparação com julho/20 (início da série), a queda acumulada é de 0,09 pontos (-15,00%), depois de atingir o mesmo índice do início do estudo no 33º mês.

Nesta edição, a ABIH-SP repetiu a sondagem sobre a oferta de Uhs adaptadas para portadores de mobilidade reduzida. Os resultados foram satisfatórios quanto ao que recomenda o decreto 11303 sobre o tema. Porém, muitas MRTs apresentaram índices abaixo do recomendado. Como houve duas apurações seguidas, repetiram-se os dados iniciais individuais, apesar da pequena elevação na média geral. A ABIH-SP recomenda atenção à adaptação de unidades e adequação à lei.

ABIH-SP também pesquisou sobre o registro Cadastur das propriedades. Afirmaram possuir o documento em dia 97,11% delas, contra apenas 2,89% das que não possuem. O Cadastur é obrigatório, de acordo com a lei 11.771, válido por dois anos e muito simples de ser adquirido.

A ABIH-SP apresenta também os indicadores de categoria (Econômico, Midscale e Upscale) e de posicionamento principal do hotel (Corporativo, Lazer ou Ambas Opções). Ambos com altas e baixas, de acordo com as respostas tabuladas. Neste mês, sobre os indicadores de relação despesas X receita, os resultados apresentaram pontos de atenção. A faixa compreendida entre 61% e 80% foi, pela primeira vez, a maior apuração registrada.

Em compensação, a faixa que contempla até 40% foi a menor já registrada. Continua significativa a quantidade de propriedades que declararam esta taxa com 100% ou mais (alguns casos, até 150%). Agosto é um mês de retomada do corporativo e os indicadores foram sustentados muito por conta destas MRTs. A Capital Paulista, Capital Expandida e Alta Mogiana equilibraram a significativa queda dos indicadores das MRTs de apelo de lazer.

Com o fim da temporada de inverno, as MRTs com este apelo entram no período sazonal de baixa. Este será potencialmente agravado pela condição de escassez de feriados no calendário do segundo semestre. O mês de setembro tem característica de retomada do corporativo e eventos. E baixa no lazer.

Indicadores iniciais com base na amostragem colhida

Respostas dos associados por MRTs do Estado (14MRTs total): 87,50%, contra 87,50 de julho.

Representatividade dos municípios das respostas colhidas (394 no total): 90,10% em agosto, contra 86,80% de julho.

Representatividade de UHS dos municípios respondentes (180.710 Uhs no total da amostra): 90,97% em agosto, contra 94,07% em julho.

Total de propriedades que responderam à pesquisa: 3.224 no total da amostra – 3,22% em agosto, contra 3,16% em julho. Ou seja: 104 de 3224 em agosto, contra 102 de 3224 em julho.

Representatividade das Uhs das respostas, com base no número total de Uhs dos municípios que responderam: 10,10% em agosto, contra 8,03% em julho. Ou seja: 16. 606 de 164.395 em agosto, contra 13.649 de 170.005, em julho.

Resultado consolidado do Estado – Taxa de Ocupação

TO de agosto: 59,95%. Acumulado do ano: 56,45%. Variação em relação a julho/24:  3,26%.

Resultado consolidado do Estado – Diária Média

DM de agosto/24: R$ 440,49. Acumulado do ano: R$ 421,59. Variação em relação a julho/24:  0,52%.

Resultado consolidado do Estado – RevPar

RevPar de agosto: R$ 264,07. Acumulado do ano: R$ 238,51. Variação em relação a julho/24:  3,76%.

Indicadores por Categoria de Hotéis

Declararam Econômico 51.92%. Upscale: 8.58%. E Midscale: 40.00%.

Indicadores por Atividade Principal Declarada dos Hotéis

Declararam Corporativo 61,17%. Ambos: 20,19%. E Lazer:19,42%;

Oferta de Uhs para portadores de Mobilidade Reduzida

Declaram possuir Uhs adaptadas: 91,18%. Declaram não possuir: 8,82%. O Decreto 11.303 determina que a quantidade mínima de aptos PCDs para os Hotéis, Pousadas e Similares é de 10%. E que os empreendimentos precisam se adequar até 03 de dezembro de 2024. Esta regra é aplicável aos empreendimentos construídos até 29 de junho de 2004. (Fonte: gov.br).

Hotéis que declararam possuir Cadastur

Declararam que sim: 97,11%. E que não possuem: 2,89%.

Confira a íntegra do relatório.