quarta-feira, outubro 8, 2025
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Ministério do Turismo oferece curso gratuito online sobre Atendimento ao Turista

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Ministério do Turismo tem vagas abertas para curso online e gratuito de atendimento ao turista - Foto: Freepik
Ministério do Turismo tem vagas abertas para curso online e gratuito de atendimento ao turista - Foto: Freepik

O Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está com inscrições abertas para um curso gratuito de Atendimento ao Turista. Com uma carga horária de 80 horas, o curso está disponível na plataforma Qualifica Turismo, uma iniciativa do Ministério que visa qualificar profissionais do setor em todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de outubro.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Totalmente online, o curso é dividido em três módulos: Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. O conteúdo abrange temas como estratégias de marketing, inglês básico, técnicas de persuasão, ética, finanças, planejamento, fidelização de clientes, segurança e saúde. Os alunos podem acessar o material a qualquer hora e de qualquer dispositivo conectado à internet, como computadores, tablets e smartphones. Para se inscrever, clique AQUI.

O Ministério do Turismo busca qualificar ainda mais o setor, garantindo que os profissionais que atuam na área recebam os turistas nacionais e estrangeiros com excelência.

De acordo com dados da ONU Turismo, divulgados nesta segunda-feira (14), o Brasil registrou um aumento de 48% no número de turistas internacionais no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. O país superou destinos latino-americanos como Chile, Equador e Curaçao, ficando em segundo lugar no ranking mundial de melhor desempenho, atrás apenas do Paraguai.

Entre janeiro e junho deste ano, o Brasil recebeu mais de 5,3 milhões de turistas estrangeiros, o que representa um aumento de 48% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado histórico no primeiro semestre. Esse crescimento coloca o Brasil a 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que prevê a chegada de 6,9 milhões de turistas internacionais em 2025. Caso o ritmo se mantenha, o país pode ultrapassar a meta de 8,1 milhões de turistas estrangeiros até 2027.

*Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Fórum HotéisRIO: Freixo compartilha Plano Brasis para o turismo

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Freixo apresenta Plano Brasis em Fórum Comercial do HotéisRIO - Foto: divulgação
Freixo apresenta Plano Brasis em Fórum Comercial do HotéisRIO - Foto: divulgação

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Alexandre Nakagawa, gerente de Marketing da entidade, estiveram no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (14) para participar do Fórum Comercial organizado mensalmente pelo HotéisRIO. O evento reuniu executivos dos principais meios de hospedagem e grupos hoteleiros da capital.

“Temos muitos brasis. A grande riqueza de nosso país é a diversidade. Reunimos seis biomas, clima e natureza incomparáveis, cultura, e cada região precisa de estratégias de promoção turística internacional adaptadas ao seu contexto. É sobre essa base que a Embratur desenvolveu o Plano Brasis”, destacou Marcelo Freixo. O presidente da Embratur explicou que o plano, com cronograma de ações de 2025 a 2027, atribui a cada estado as ferramentas específicas focadas em seus mercados prioritários.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, na sequência, Alexandre Nakagawa apresentou os principais pontos do Plano Brasis, incluindo um recorte específico para o Estado do Rio de Janeiro. “Estamos a um oceano de distância dos principais mercados emissores internacionais, como EUA e Europa. Precisamos nos preparar, nos qualificar para atraí-los. A brasilidade chama a atenção do mundo. A cultura brasileira é um atrativo estratégico”, enfatizou. Segundo ele, dados de 2024 demonstram que argentinos e chilenos são os principais turistas estrangeiro que chegam ao Rio de Janeiro, com quase 1,5 milhão de visitantes. A sazonalidade histórica das chegadas mensais ao Rio de Janeiro e nos mercados emissores permite estabelecer um diagnóstico com ações assertivas, que servem como elementos para montar um planejamento estratégico.

O Plano de Marketing identifica os atributos de cada estado, segmentando os nichos de demanda reprimida. O Rio de Janeiro é posicionado como palco do mundo, destino ímpar com atributos reconhecidos internacionalmente, como o Cristo Redentor, Cais do Valongo, Carnaval, Turismo de Aventura, Bossa Nova, diversidade gastronômica e riqueza cultural. Cidades e regiões foram mapeadas identificadas com oportunidades de potencialização por mercado emissor, como Paraty e Petrópolis.

Focado no segmento MICE, o Rio é também identificado como palco único para eventos, congressos e feiras. O potencial para atrair o mercado audiovisual é ponto forte, destacado como um dos vetores mais estratégicos para impulsionar o turismo internacional no Estado do Rio de Janeiro. Natureza e arquitetura se destacam como cenário ideal para produções audiovisuais.

O presidente do Fórum Comercial HotéisRIO, José Domingo Bouzon, agradeceu a presença da Embratur no evento e ressaltou: “Esse é o caminho e o resultado fala mais do que mil palavras”.

Comitê Interministerial reúne elite industrial para delinear resposta às tarifas dos EUA

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tarifas EUA
Reunião do Comitê que aconteceu nesta terça-feira em Brasília (Crédito: divulgação - Camara Setorial BR)

Um novo capítulo nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos começou a ser escrito em Brasília. Nesta terça-feira, o recém-criado Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais reuniu 18 representantes dos principais setores da indústria nacional para discutir os impactos e estratégias frente ao anúncio de tarifas de 50% impostas pelos EUA sobre todos os produtos brasileiros, com vigência a partir de 1º de agosto.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências

Entre os nomes presentes à reunião, destacam-se Josué Gomes da Silva (Fiesp), Francisco Gomes Neto (Embraer), Ricardo Alban (CNI) e executivos de segmentos como máquinas, calçados, têxtil, siderurgia e energia. O encontro marcou o início das ações previstas pelo decreto que regulamenta a recém-sancionada Lei de Reciprocidade Econômica (Lei 15.122/25), considerada estratégica pelo governo brasileiro para reequilibrar relações comerciais e garantir proteção ao setor produtivo nacional.

Alta tecnologia e manufatura no centro das preocupações

A primeira missão do comitê é ouvir o setor empresarial para mapear os impactos diretos das novas tarifas. De acordo com a Secretaria de Política Econômica, setores que exportam bens de alta complexidade tecnológica — como aeronaves e máquinas voltadas ao setor de energia — são os mais vulneráveis, devido à dificuldade de reposicionar seus produtos em mercados alternativos. Em contraste, commodities e produtos básicos, com maior flexibilidade de comercialização global, devem sofrer menor impacto imediato.

A análise da SPE, publicada no Boletim Macrofiscal da última semana, aponta que o efeito no crescimento do PIB em 2025 tende a ser limitado, estimando um recuo de 0,4 ponto percentual no curto prazo. Ainda assim, setores específicos da indústria de transformação podem sentir perdas significativas caso não haja revisão ou postergação das tarifas impostas por Washington.

A atuação do comitê envolve também interlocução diplomática, com embaixadores participando ativamente das negociações, além da articulação com o setor privado para desenvolver contramedidas que possam minimizar prejuízos e preservar a competitividade da indústria brasileira.

Unidade e estratégia frente ao desafio internacional

O encontro de Brasília representa um movimento de unidade estratégica entre governo e setor produtivo diante de um cenário global desafiador. As próximas semanas serão decisivas para definir o tom da resposta brasileira à medida norte-americana, com possibilidades de retaliação comercial e intensificação de acordos bilaterais com outros mercados.

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Editorial | O tarifaço de Trump e o abalo sísmico no turismo brasileiro

Azul investe em monitoramento climático para garantir voos mais seguros

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Azul contrata meteorologistas para reforçar monitoramento climático de suas operações - Foto: Isis Astasio
Azul contrata meteorologistas para reforçar monitoramento climático de suas operações - Foto: Isis Astasio

A Azul Linhas Aéreas contratou 139 novos colaboradores, chamados internamente de Tripulantes. Entre os reforços, estão seis meteorologistas que passam a integrar o time do Centro de Controle Operacional (CCO), localizado em Barueri (SP). Eles serão responsáveis por analisar as condições climáticas em tempo real e auxiliar na gestão de riscos meteorológicos. O objetivo é garantir ainda mais segurança e eficiência nas operações da companhia, que lidera em número de voos e destinos atendidos no Brasil.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, os profissionais iniciam suas atividades imediatamente e nessa primeira fase passarão por um processo de integração operacional, no qual serão familiarizados com metodologias de previsão e análise atmosférica aplicadas pela companhia, no âmbito da aviação. Além do mais, neste primeiro momento, os colaboradores farão alinhamentos internos com os Despachantes Operacionais de Voo (DOVs) e equipes de operações aeroportuária.

“O principal escopo do trabalho destes profissionais será a análise detalhada dos padrões atmosféricos no Brasil e em outras regiões em que a Azul opera, com foco na previsão de fenômenos meteorológicos adversos que possam, de alguma forma, afetar a segurança e eficiência dos nossos voos. A atuação deles será crucial para a companhia, pois fornecerão dados estratégicos para todas as áreas operacionais da empresa, utilizando boletins meteorológicos, briefings e relatórios técnicos”, explica a diretora do CCO, Bianca Penelas.

Com base nos dados meteorológicos processados em tempo real, a equipe terá capacidade de tomar decisões estratégicas, como o planejamento de rotas alternativas, determinação de pousos imediatos e suspensão de voos em função de condições severas, que surjam de forma abrupta, mitigando riscos operacionais e garantindo a segurança de Tripulantes e Clientes.

“A expectativa para esse novo desafio é grande, porque o mundo da aviação é muito amplo, com possibilidades de aplicação da meteorologia em vários aspectos, como na análise das condições de gelo, chuva e até mesmo de temperatura. Ou seja, fatores que podem acabar influenciando direta ou indiretamente as operações da companhia e, consequentemente, na rotina dos Clientes”, explicou Fábio Luengo, um dos novos profissionais da área.

COP30 em Belém: novas medidas facilitam entrada e mobilidade aérea

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Governo federal facilita entrada de estrangeiros para COP30 em Belém (PA) - Foto: Freepik
COP30 acontecerá em Belém (PA) - Foto: Freepik

O Governo Federal implementou novas diretrizes para a entrada de estrangeiros no Brasil durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá de 6 a 21 de novembro deste ano em Belém (PA). A portaria conjunta publicada pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública estabelece a concessão de visto de visita e autorização de entrada para os participantes credenciados do evento.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

A medida visa facilitar o fluxo de mais de 50 mil delegados, especialistas, jornalistas e membros da sociedade civil que estarão no Brasil para a conferência. A ação é essencial para garantir a logística e o bom andamento do maior evento climático global.

Objetivo estratégico

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância estratégica dessa iniciativa. “Facilitar a chegada dos participantes da COP30 é uma decisão fundamental. Estamos não apenas garantindo o sucesso do evento, mas também abrindo as portas do Brasil e da Amazônia para milhares de visitantes”, destacou Sabino.

Visto eletrônico gratuito

O visto eletrônico gratuito permitirá múltiplas entradas no país e terá validade até 31 de dezembro de 2025, sem possibilidade de prorrogação ou reemissão. O documento será concedido aos participantes de países sem acordo de isenção de visto com o Brasil, sendo solicitado junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior.

Preparação para a COP30

O Ministério do Turismo (MTur) vem trabalhando em várias frentes para preparar Belém e o Brasil para o evento. Uma das ações de destaque é a atuação da Escola Nacional de Turismo, localizada na capital paraense, que oferece cursos gratuitos de qualificação para profissionais da região. As capacitações incluem atendimento ao turista, idiomas e práticas de sustentabilidade. Na última quinta-feira (10/07), o ministro Celso Sabino participou da formatura de 936 profissionais capacitados para atuar durante a conferência. Mais de 2 mil trabalhadores já foram treinados para atender os visitantes.

Além da qualificação profissional, o MTur também investe na melhoria da infraestrutura de Belém, incluindo a revitalização de atrativos turísticos, para proporcionar uma melhor experiência aos visitantes da COP30.

Reforço na conectividade aérea

Em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o MTur está articulando o aumento da malha aérea para a capital paraense. Em novembro, o número de assentos em voos domésticos para Belém será 23,3% maior do que no mesmo período de 2024, passando de 199.339 para 245.751 assentos. Além disso, o número de voos nacionais crescerá 19%, de 1.174 para 1.395 operações.

A conectividade internacional também será ampliada, com a oferta de voos subindo de 22 para 31 e o número de assentos aumentando de 3.888 para 5.610, o que representa um aumento de 44%.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur 

ABAV promove encontro para impulsionar o turismo no Amapá

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Encontro teve o objetivo de consolidar ações para o desenvolvimento da atividade turística no Amapá e na região (Divulgação/ABAV Nacional)
Encontro teve o objetivo de consolidar ações para o desenvolvimento da atividade turística no Amapá e na região (Divulgação/ABAV Nacional)

Após o encontro estratégico realizado em Macapá pela ABAV Nacional e pela ABAV Amapá, a convite do Governo do Estado, uma nova reunião aconteceu nesta segunda-feira (14). O objetivo foi avançar na criação de um programa estruturado de turismo receptivo no Amapá. A iniciativa reuniu representantes da Secretaria de Turismo do Estado e do Sebrae Amapá. Juntos, eles discutiram os próximos passos para consolidar ações que fortaleçam o setor turístico na região.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, entre os temas abordados, foram apresentadas as diretrizes do programa Brasil Recebe, voltado para a qualificação do receptivo nacional, e discutida a proposta inicial do plano de trabalho para o turismo receptivo do Amapá. No período da manhã, os participantes contextualizaram a realidade atual do estado, compartilharam experiências e identificaram necessidades e oportunidades para o setor, incluindo a importância de mão de obra qualificada, desafios logísticos e potencialidades como a gastronomia regional.

A presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, reforçou que a participação ativa da entidade é parte do compromisso com a descentralização e o fortalecimento do turismo em todas as regiões do país. “O Amapá tem um potencial único e estamos colaborando para que esse processo de estruturação ocorra de forma integrada e eficiente, com foco em qualificação, roteirização e promoção.”

Já o diretor de Planejamento do Turismo da Secretaria de Turismo do Amapá, Gabriel Barbosa, destacou a importância da iniciativa. “Esse encontro hoje aqui é uma devolutiva do Encontro dos Presidentes da ABAV que aconteceu em Macapá. Estamos saindo daqui com uma proposta de projeto para trabalhar o desenvolvimento turístico do estado. Esse projeto tem como pilar principal a capacitação do trade turístico, visando melhorar o posicionamento do Amapá no cenário nacional.”

Para a diretora superintendente do Sebrae Amapá, Alcilene Cavalcante, a construção coletiva do plano é o caminho para estruturar um modelo eficiente e sustentável. “Essa reunião é um desdobramento da reunião realizada em junho, em que nós estamos começando a construir juntos um programa de turismo receptivo que envolve o Governo, o Sebrae e, futuramente, todo o trade turístico, para fazer algo bem robusto e potente”.

A próxima reunião já está agendada, e a expectativa é avançar na consolidação do plano de trabalho com o envolvimento crescente de instituições públicas, privadas e do trade turístico local.

Sobre a ABAV Nacional

A ABAV Nacional – Associação Brasileira de Agências de Viagens – é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953 e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.

A ABAV é membro afiliado da ONU Turismo desde 2024, membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação, além de integrar o WTAAA – World Travel Agencies Association Alliance e o Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global e fortalecendo seu papel como referência no turismo internacional. Saiba mais no site.

BH Airport alerta: confira os documentos obrigatórios para viajar com menores

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Alta temporada no BH Airport: voar com crianças exige atenção à documentação - Foto: Freepik
Alta temporada no BH Airport: voar com crianças exige atenção à documentação - Foto: Freepik

Com a chegada das férias escolares e o aumento no fluxo de passageiros em julho, o BH Airport faz um alerta importante: é fundamental redobrar a atenção com a documentação exigida para o embarque de crianças e adolescentes. A expectativa é que mais de um milhão de pessoas circulem pelo terminal ao longo do mês, grande parte delas composta por famílias que aproveitam o recesso escolar para viajar com os filhos.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, para viver esse momento tão esperado com tranquilidade é essencial trazer os documentos certos, que podem ser bem diferentes de acordo com o tipo de voo, a idade do passageiro e a companhia dele.

“Julho é um mês marcado por muitos embarques, seja para viagens em família, entre amigos ou coletivas das escolas. Estamos preparados para esse aumento na demanda, com reforço das equipes e estrutura adequada para atender com agilidade e segurança. Mas parte da tranquilidade do embarque depende do próprio passageiro, especialmente no que diz respeito à documentação de crianças e adolescentes. A orientação é se planejar com antecedência para evitar contratempos”, destaca Fabiano Reis, Gestor de Operações, Segurança e Experiência do Passageiro do BH Airport.

Para viagens dentro do Brasil, crianças de até 11 anos e 11 meses acompanhadas dos pais, responsáveis legais, avós ou parentes maiores de 18 anos até terceiro grau (como irmãos ou tios), podem embarcar com certidão de nascimento ou documento oficial com foto (RG ou passaporte), além de um documento que comprove o grau de parentesco com o acompanhante.

A partir dos 12 anos, só são aceitos documentos oficiais de identificação com foto, como RG ou passaporte. A certidão de nascimento não é mais válida para embarques nacionais nessa idade. Se a criança ou adolescente viaja desacompanhado ou com terceiros autorizados pelos responsáveis, é necessária uma autorização de viagem com firma reconhecida em cartório ou por meio da Autorização Eletrônica de Viagem (AEV).

Nas viagens internacionais, os responsáveis devem apresentar o passaporte válido do menor. Caso apenas um dos pais acompanhe, é necessário levar também a autorização do outro genitor com firma reconhecida. Para viagens com terceiros, é obrigatória a autorização de ambos os responsáveis legais.

Os modelos de autorização estão disponíveis no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no portal da Polícia Federal. Em caso de dúvidas, o passageiro pode buscar orientações no Juizado da Infância e da Juventude, localizado no primeiro pavimento do BH Airport.
Enquanto espera o voo

O BH Airport também oferece espaços pensados para o bem-estar de quem viaja com crianças. O terminal oferece áreas kids com brinquedos temáticos no saguão e na sala de embarque, além de um terraço panorâmico com vista para a pista, que encanta passageiros de todas as idades e traz um verdadeiro espetáculo de pousos e decolagens. Saiba mais no site.

FITUR Sports reafirma protagonismo global no turismo esportivo durante a FITUR 2026

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FITUR Sports
A seção concentrará seu conteúdo em áreas-chave como esportes ao ar livre, competições esportivas, grandes eventos e viagens de negócios com foco esportivo (Crédito: Fitur)

A Feira Internacional de Turismo, FITUR, que acontece de 21 a 25 de janeiro na IFEMA MADRID, apresenta a quarta edição consecutiva da FITUR Sports, seção dedicada exclusivamente ao turismo esportivo. O evento é organizado em colaboração com a ESPAÑA IS SPORT – AFYDAD, Associação Espanhola de Fabricantes e Distribuidores de Artigos Esportivos. O DIÁRIO participou da Fitur 2025 como mídia convidada. 

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias internacionais

Em nota enviada ao DIÁRIO, os organizadores destacam que a FITUR Sports reafirmará sua posição como o principal ponto de encontro para o turismo esportivo nacional e internacional durante a feira.

De acordo com a nota, a FITUR Sports será realizada no novo Knowledge Hub, espaço onde acontecerão reuniões B2B entre profissionais do setor, como agências especializadas, operadores turísticos, destinos, organizadores de eventos esportivos, marcas, veículos de comunicação, criadores de conteúdo e o segmento MICE esportivo de S.A., focado em eventos corporativos ligados ao esporte.

Além disso, será criado um espaço B2B exclusivo para fomentar a geração de negócios e alianças estratégicas. Nesse ambiente, empresas, mídia, organizadores e fornecedores poderão estabelecer conexões, negociar e apresentar soluções especializadas para a criação de experiências esportivas corporativas inovadoras, com foco na motivação e no fortalecimento do trabalho em equipe.

Áreas centrais

A seção concentrará seu conteúdo em áreas-chave como esportes ao ar livre, competições esportivas, grandes eventos e viagens de negócios com foco esportivo. Esses temas serão desenvolvidos no Knowledge Hub entre os dias 21 e 23 de janeiro, com a presença de renomados especialistas do setor, que evidenciarão a diversidade e o potencial do turismo esportivo como vetor de revitalização social e desenvolvimento dos destinos.

A FITUR Sports conta com o apoio e a participação de importantes entidades públicas e privadas, como o Conselho Superior de Desportos, Turespaña, OMT, CEOE, ADESP, federações setoriais, associações profissionais e os principais patrocinadores. Após o êxito da última edição, a expectativa é superar os números anteriores e consolidar-se mais uma vez como o epicentro das conexões empresariais e profissionais no campo do turismo esportivo.

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Hotéis Meliá aderem à campanha e transformam refeições em solidariedade

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Sobremesa do Restaurante Novedad, do São Paulo Tatuapé Affiliated by Meliá, que está na ação Make-a-Wish Brasil Foto: Divulgação
Sobremesa do Restaurante Novedad, do São Paulo Tatuapé Affiliated by Meliá, que está na ação Make-a-Wish Brasil Foto: Divulgação

Até dia 31 de julho, está acontecendo a 3ª edição da Wish Dish, uma campanha promovida pela Make-A-Wish Brasil. Esta ação reúne parceiros e restaurantes em todo o Brasil, em prol das crianças assistidas pela ONG. Os estabelecimentos que participam cadastram um prato do seu menu, que tem parte de suas vendas neste período revertidas para doação.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a Meliá Hotels International apoia e participa desta iniciativa, doando 20% do preço dos pratos, através dos seus hotéis: o São Paulo Nações Unidas Affiliated by Meliá escolheu um dos hits do cardápio do seu restaurante Novedad, o Saint Peter Grelhado com Tartar de Banana da Terra (R$ 75,00), para estar nesta ação. O hotel fica na Rua Fernandes Moreira, 1264 – Chácara Santo Antônio; reservas e informações podem ser feitas através do telefone (11) 5180-9700.

já o Restaurante Novedad do São Paulo Tatuapé Affiliated by Meliá, optou pela deliciosa sobremesa Crepe com creme de maçã e Sorvete de Canela (R$ 30,00), como o prato para ajudar na campanha Wish Day. O hotel fica na Rua Serra da Jureia, 351, no Tatuapé; reservas e informações podem ser obtidas através do telefone (11)2942-4906.

Restaurante Novedad no São Paulo Tatuapé Affiliated by Meliá - Foto: divulgação
Restaurante Novedad no São Paulo Tatuapé Affiliated by Meliá – Foto: divulgação

A Make-A-Wish Brasil é uma das 40 afiliadas da Make-A-Wish® International, uma das instituições de apoio à criança mais conhecidas e respeitadas no mundo. Fundada em 2008, a Make-A-Wish® Brasil possui sede em São Paulo e realiza sonhos de crianças que enfrentam doenças graves em todo o país. Juntos com equipes médicas, voluntários, doadores e patrocinadores, criam sonhos que transformam a vida de crianças com doenças graves, dando-lhes esperança, força e alegria. Graças a esse trabalho, a Make-A-Wish® Brasil é certificada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Prato do Restaurante Novedad, do São Paulo Nações Unidas Affiliated by Meliá, que está na ação Make-a-Wish Brasil - Foto: divulgação
Prato do Restaurante Novedad, do São Paulo Nações Unidas Affiliated by Meliá, que está na ação Make-a-Wish Brasil – Foto: divulgação

Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Palma de Maiorca (Espanha), a Meliá Hotels International conta com mais de 400 hotéis abertos ou em processo de abertura, em mais de 40 países, e um portfólio de nove marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, ME by Meliá, The Meliá Collection, Paradisus by Meliá, Meliá Hotels & Resorts, ZEL, INNSiDE by Meliá, Sol by Meliá e Affiliated by Meliá.

Restaurante Novedad do São Paulo Nações Unidas Affiliated by Meliá - Foto: divulgação
Restaurante Novedad do São Paulo Nações Unidas Affiliated by Meliá – Foto: divulgação

A Companhia é uma das empresas hoteleiras líderes mundiais no segmento de hotéis de resort e a sua experiência nesta área permitiu-lhe consolidar-se no crescente mercado da hotelaria urbana inspirada no lazer. O seu compromisso com o turismo responsável levou-a a ser reconhecida como a empresa hoteleira europeia mais sustentável do mundo (escolhida como “Sustainability Yearbook Member” em 2025 pela S&P Global), além de ser uma marca “Top Employer 2025” na Europa, América do Norte e Vietnã. Para mais informações, acesse o site.

 

LATAM investe US$ 40 milhões na renovação de sua frota aérea

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LATAM investe mais de US$ 40 milhões na renovação de 37 aeronaves de sua frota Airbus A319 - Foto: divulgação
LATAM investe mais de US$ 40 milhões na renovação de 37 aeronaves de sua frota Airbus A319 - Foto: divulgação

Para aprimorar a experiência de viagem dos passageiros, o Grupo LATAM anunciou a renovação do interior de 37 aeronaves Airbus A319, pertencentes à sua frota Narrow Body (de corredor único). A iniciativa envolve um investimento superior a US$ 40 milhões.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, essas renovações – ou retrofit, no termo aeronáutico – incluem novos assentos (Collins Meridian), com mais conforto, reclináveis e com apoio de cabeça, melhores espaços para guardar itens pessoais, novos pontos de conexão USB A e USB C para dispositivos eletrônicos e suporte para celulares e tablets. Todas as aeronaves contarão com Wi-Fi e LATAM Play para entretenimento nos dispositivos pessoais.

Além disso, a LATAM conta com cabines Premium Economy e Economy diferenciadas e com a última geração de design, sendo este o primeiro programa a adotar essa nova definição. A inspiração dessa nova geração vem da natureza, das paisagens, da arquitetura e da cultura urbana da América do Sul. Foram utilizadas técnicas de construção, cores, texturas e recursos da região para desenvolver os novos designs dos estofados dos assentos, carpetes, cortinas, laminados da cabine, entre outros.

“Com essa renovação de 19 aeronaves narrow body para rotas domésticas e internacionais no Peru e Equador, e 18 para o mercado brasileiro, não estamos apenas modernizando nossa frota, mas também levando a essência da América do Sul para o interior de nossos aviões”, afirma Jaime Cornejo, gerente de Interior de Cabines, Entretenimento a Bordo e Conectividade do Grupo LATAM Airlines. “Cada detalhe, desde os estofados inspirados em nossas paisagens até as texturas que remetem à nossa cultura, foi cuidadosamente selecionado. Esse investimento garante que parte da nossa frota esteja equipada com o que há de mais moderno em conforto e conectividade”.

Trabalhos de modernização (retrofit) começaram no mês de maio e previsão é que sejam concluídos entre o final de 2026 e o início de 2027. Estimativa é que essas aeronaves estejam operando em rotas domésticas e regionais nos mercados do Equador, Peru e Brasil - Foto: divulgação
Trabalhos de modernização (retrofit) começaram no mês de maio e previsão é que sejam concluídos entre o final de 2026 e o início de 2027. Estimativa é que essas aeronaves estejam operando em rotas domésticas e regionais nos mercados do Equador, Peru e Brasil – Foto: divulgação

O processo completo de renovação das aeronaves está sendo realizado nos centros de manutenção de São Carlos (Brasil), Lima (Peru) e Santiago (Chile). Com início em 7 de maio, a conclusão está prevista para o período entre o final de 2026 e o início de 2027, já que cada retrofit leva, em média, de duas a três semanas para ser finalizado.

É importante destacar que esses retrofits se somam a outros já anunciados pela LATAM em aeronaves Boeing 787, que demandaram um investimento de US$ 360 milhões e incluem cabines renovadas, com destaque para as suítes Recaro R7 na Premium Business, que oferecem mais conforto e privacidade — com portas deslizantes — e designs inspirados na beleza natural da América do Sul. Com isso, a LATAM se torna a primeira companhia da América do Sul a oferecer essa nova experiência.

Essa renovação do Boeing 787 também se estende aos assentos da classe Economy, que passarão a contar com poltronas de última geração, projetadas ergonomicamente para oferecer mais espaço e conforto. Além disso, haverá entretenimento a bordo e melhorias no design. Saiba mais no site.