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ABIH-SP divulga o desempenho da hotelaria paulista em agosto

Análise da ABIH-SP reúne dados sobre taxas de ocupação, diária média, RevPar, etc.

A Pesquisa de Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo chega à 50ª edição e apresenta os resultados do mês de agosto/24. Houve pequena retração dos três indicadores – Taxa de Ocupação (TO), Diária Média (DM) e RevPar, após dois meses seguidos de recuperação.

Das 14 MRTS que responderam à pesquisa, oito apresentaram queda na TO e na DM. Já em relação ao RevPar, queda em dez delas. As MRTs com apelo turístico de inverno arrefeceram quanto aos indicadores e as com apelo corporativo retomaram a demanda, após três meses seguidos de tendência de baixa por conta da sazonalidade.

Houve 14 MRTs que responderam à pesquisa, duas a menos que no mês anterior. Planalto Paulista e Nordeste Paulista não apresentaram representantes nas respostas da pesquisa. Na análise da relação funcionários X Uhs, agosto/24 apresentou índice 0,51, aumentando o indicador em mais 2,00% com relação a julho/24. Na comparação com julho/20 (início da série), a queda acumulada é de 0,09 pontos (-15,00%), depois de atingir o mesmo índice do início do estudo no 33º mês.

Nesta edição, a ABIH-SP repetiu a sondagem sobre a oferta de Uhs adaptadas para portadores de mobilidade reduzida. Os resultados foram satisfatórios quanto ao que recomenda o decreto 11303 sobre o tema. Porém, muitas MRTs apresentaram índices abaixo do recomendado. Como houve duas apurações seguidas, repetiram-se os dados iniciais individuais, apesar da pequena elevação na média geral. A ABIH-SP recomenda atenção à adaptação de unidades e adequação à lei.

ABIH-SP também pesquisou sobre o registro Cadastur das propriedades. Afirmaram possuir o documento em dia 97,11% delas, contra apenas 2,89% das que não possuem. O Cadastur é obrigatório, de acordo com a lei 11.771, válido por dois anos e muito simples de ser adquirido.

A ABIH-SP apresenta também os indicadores de categoria (Econômico, Midscale e Upscale) e de posicionamento principal do hotel (Corporativo, Lazer ou Ambas Opções). Ambos com altas e baixas, de acordo com as respostas tabuladas. Neste mês, sobre os indicadores de relação despesas X receita, os resultados apresentaram pontos de atenção. A faixa compreendida entre 61% e 80% foi, pela primeira vez, a maior apuração registrada.

Em compensação, a faixa que contempla até 40% foi a menor já registrada. Continua significativa a quantidade de propriedades que declararam esta taxa com 100% ou mais (alguns casos, até 150%). Agosto é um mês de retomada do corporativo e os indicadores foram sustentados muito por conta destas MRTs. A Capital Paulista, Capital Expandida e Alta Mogiana equilibraram a significativa queda dos indicadores das MRTs de apelo de lazer.

Com o fim da temporada de inverno, as MRTs com este apelo entram no período sazonal de baixa. Este será potencialmente agravado pela condição de escassez de feriados no calendário do segundo semestre. O mês de setembro tem característica de retomada do corporativo e eventos. E baixa no lazer.

Indicadores iniciais com base na amostragem colhida

Respostas dos associados por MRTs do Estado (14MRTs total): 87,50%, contra 87,50 de julho.

Representatividade dos municípios das respostas colhidas (394 no total): 90,10% em agosto, contra 86,80% de julho.

Representatividade de UHS dos municípios respondentes (180.710 Uhs no total da amostra): 90,97% em agosto, contra 94,07% em julho.

Total de propriedades que responderam à pesquisa: 3.224 no total da amostra – 3,22% em agosto, contra 3,16% em julho. Ou seja: 104 de 3224 em agosto, contra 102 de 3224 em julho.

Representatividade das Uhs das respostas, com base no número total de Uhs dos municípios que responderam: 10,10% em agosto, contra 8,03% em julho. Ou seja: 16. 606 de 164.395 em agosto, contra 13.649 de 170.005, em julho.

Resultado consolidado do Estado – Taxa de Ocupação

TO de agosto: 59,95%. Acumulado do ano: 56,45%. Variação em relação a julho/24:  3,26%.

Resultado consolidado do Estado – Diária Média

DM de agosto/24: R$ 440,49. Acumulado do ano: R$ 421,59. Variação em relação a julho/24:  0,52%.

Resultado consolidado do Estado – RevPar

RevPar de agosto: R$ 264,07. Acumulado do ano: R$ 238,51. Variação em relação a julho/24:  3,76%.

Indicadores por Categoria de Hotéis

Declararam Econômico 51.92%. Upscale: 8.58%. E Midscale: 40.00%.

Indicadores por Atividade Principal Declarada dos Hotéis

Declararam Corporativo 61,17%. Ambos: 20,19%. E Lazer:19,42%;

Oferta de Uhs para portadores de Mobilidade Reduzida

Declaram possuir Uhs adaptadas: 91,18%. Declaram não possuir: 8,82%. O Decreto 11.303 determina que a quantidade mínima de aptos PCDs para os Hotéis, Pousadas e Similares é de 10%. E que os empreendimentos precisam se adequar até 03 de dezembro de 2024. Esta regra é aplicável aos empreendimentos construídos até 29 de junho de 2004. (Fonte: gov.br).

Hotéis que declararam possuir Cadastur

Declararam que sim: 97,11%. E que não possuem: 2,89%.

Confira a íntegra do relatório.

Lei Geral do Turismo Sancionada pelo governo. Turismo ganha novo marco legal

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Lei Geral do Turismo sancionada. o turismo brasileiro ganha um novo marco legal, que moderniza e adequa o setor à atual dinâmica da atividade no mundo.

Sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a nova Lei Geral do Turismo (LGT) desburocratiza procedimentos, aprimora o ambiente de negócios e favorece uma maior aproximação entre poder público e iniciativa privada, valorizando destinos e garantindo mais competitividade ao Brasil.

A cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), também marcou a validação dos acordos com a ONU Turismo que possibilitarão a instalação, no Rio de Janeiro (RJ), do 1º Escritório da ONU Turismo nas Américas e no Caribe. A unidade vai proporcionar ao Brasil e aos demais países da região uma atuação mais integrada com o principal braço das Nações Unidas para o turismo.

De autoria do governo federal, a nova LGT resulta de amplos debates entre o Ministério do Turismo, deputados, senadores e toda a cadeia produtiva do ramo, representada no Conselho Nacional de Turismo (CNT).

Reforça, principalmente, a atuação de quem já trabalha com turismo no país. A Lei reconhece, fortalece e promove mais segurança jurídica aos profissionais do segmento, que agora são reconhecidos como aqueles ligados à cadeia produtiva do setor, conforme legislação específica, tais como os guias de turismo e os turismólogos. Os guias de turismo, por exemplo, estão autorizados a conduzir veículos próprios na atividade.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, enalteceu a atenção do presidente Lula e do Congresso Nacional à área e destacou a união de esforços pela elaboração da LGT. “A nova Lei Geral do Turismo resulta de uma ampla construção coletiva, que envolveu o governo federal, parlamentares e todo o trade turístico. Vamos juntos – governos, trade, lideranças políticas e cidadãos – decidir pelas melhores formas de consolidar o turismo como uma das maiores locomotivas do crescimento econômico nacional”, conclamou Sabino, que citou números positivos do turismo nacional e a grande quantidade de obras de infraestrutura turística realizadas com o apoio do MTur.

A LGT também amplia a possibilidade de registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) para vários segmentos. Microempreendedores individuais, serviços sociais autônomos e associações privadas de turismo poderão obter o registro. Também é dada permissão aos parques aquáticos, de diversões e às atrações e empreendimentos turísticos dotados de equipamentos de entretenimento e lazer.

O presidente Lula ressaltou o poder do turismo de consolidar a boa imagem do Brasil no exterior e garantiu empenho pelo seu desenvolvimento. “O turismo é um dos melhores meios para mostrar toda a grandeza do nosso país, é um setor que eu acredito muito. Enquanto eu for presidente, esse ramo será levado muito a sério. Eu acredito nele não apenas como forma de lazer, mas acredito na distribuição de riqueza feita pelo turismo”, declarou.

Também presente, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, enfatizou a dedicação da Casa às discussões que envolvem o turismo. “O turismo entrou na principal agenda de pautas da Câmara. A Câmara é parceira de setores que ajudam a desenvolver o país e vamos trabalhar para que o turismo ocupe o lugar que merece”, afirmou.

Conforme a LGT, outra categoria que poderá estar no Cadastur é a de produtores rurais e agricultores familiares que prestam serviços turísticos (mesmo pessoas físicas). Com isso, eles terão a chance de fazer a manufatura e a comercialização de produtos de forma a assegurar renda complementar, sem perder a condição de produtor rural. A nova LGT regulariza, ainda, a situação de associações sem fins lucrativos, também possibilitando o registro no MTur.

Outros avanços são a garantia da atuação do SESC (Serviço Social do Comércio) na oferta de serviços como hospedagem, locação de veículos e agenciamento turístico; o reconhecimento dos hostels (alberques) como meios de hospedagem e a inserção dos conceitos de cruzeiros aquaviários na Lei, possibilitando mais segurança jurídica na área e a elaboração de políticas públicas.

A Lei foi sancionada com vetos relativos à hipótese de agências de turismo e meios de hospedagem não responderem solidariamente pela má prestação de serviços e possíveis danos a clientes. O MTur se comprometeu a construir um texto mais alinhado ao Código de Defesa do Consumidor, juntamente com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para o posterior envio de Medida Provisória ao Congresso Nacional.

A cerimônia de sanção da LGT também reuniu o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o deputado federal Paulo Azi; o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral; o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo; a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), Ana Carolina Medeiros; o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz; a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, além de parlamentares, secretários e servidores do MTur, entre outros.

PROTEÇÃO AO TURISTA – A legislação também promove mais segurança e oportunidades ao visitante, garantindo, por exemplo, a visitação pública, principalmente de estudantes, a órgãos e espaços públicos considerados atrativos turísticos, para fins de turismo.

No que se refere à acessibilidade, a nova legislação inclui como objetivo do Sistema Nacional do Turismo a implantação de sinalização turística interativa a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e, quando necessário, dotada de tradução em língua estrangeira. O objetivo é acompanhar a tendência mundial de tornar inteligentes os modelos disponíveis, de modo a assegurar mais inclusão, com autonomia, no setor e difundir benefícios da atividade turística.

Outra melhoria é o fato de a LGT estabelecer, como objetivo da Política Nacional de Turismo, a prevenção e o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no setor. E as plataformas digitais, agora, só poderão divulgar produtos e serviços de prestadores registrados no Cadastur. O objetivo é evitar golpes com o uso de empresas inexistentes e a judicialização das relações de consumo.

AVIAÇÃO – Os benefícios da LGT também englobam a permissão para a utilização de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para empréstimos. Com isso, as companhias aéreas terão a oportunidade de renovar suas frotas e contemplar mais destinos brasileiros.

O FNAC ainda poderá ser utilizado na aquisição de querosene de aviação (QAV) em aeroportos localizados na Amazônia Legal brasileira, possibilitando atrair mais voos e ampliando a conectividade da região. E, também, para o custeio do desenvolvimento de projetos de combustíveis renováveis de aviação e de querosene verde, que reduzem em até 75% a emissão de CO2, promovendo uma aviação mais sustentável e responsável.

REGIONALIZAÇÃO – Outro progresso é a inclusão na Lei do Mapa do Turismo Brasileiro, que anteriormente era definido por portaria, consolidando a destinação de recursos do MTur preferencialmente a regiões turísticas e municípios integrantes da ferramenta.

União, estados e Distrito Federal são autorizados, com a Lei, a criar áreas especiais de interesse turístico nos seus territórios. Os locais serão prioritários para facilitar a atração de investimentos e realizar parcerias. A LGT também inclui outros benefícios a entes federativos, a exemplo da autorização do repasse de verbas do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) à implementação de projetos de desenvolvimento do ramo.

CENÁRIO – A sanção da Lei Geral do Turismo ocorre logo após a entrega, no início de agosto deste ano, do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, também fruto do intenso diálogo com segmentos públicos e privados do Conselho Nacional de Turismo. O PNT tem como objetivo geral tornar o Brasil líder da recepção de visitantes na América do Sul, fazendo do turismo um grande vetor de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda.

A LGT sancionada, inclusive, estabelece novas diretrizes para a elaboração do PNT. Entre elas, o turismo responsável, como forma de orientar a atuação do ramo calcada na sustentabilidade; o turismo social, a fim de promover a igualdade de oportunidades de acesso ao setor; a produção associada ao turismo (artesanato, gastronomia, produção agroindustrial) e o turismo de base local como estratégias de diversificação da oferta turística e de inclusão social.

A nova legislação também atribui ao MTur a obrigação de promover ações de formação, qualificação e aperfeiçoamento profissional; identificar e propor a revisão de ocupações da atividade turística e incentivar a inserção e a progressão dos profissionais capacitados no mercado de trabalho, além de estimular e difundir o turismo cívico.

ONU TURISMO  Aprovada pelo Congresso Nacional, a instalação do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro vai proporcionar maior visibilidade mundial ao Brasil e aos demais países da América do Sul e do Caribe, favorecendo uma atuação mais próxima do principal braço da Organização das Nações Unidas para o turismo.

O trabalho da unidade envolverá o planejamento e a implementação de ações no sentido de aprimorar a qualificação profissional, a promoção internacional, a atração de investimentos e a realização de pesquisas e eventos na região, entre outras iniciativas. Atualmente, a ONU Turismo possui apenas dois escritórios no mundo todo: a sede, na cidade de Madri (Espanha), e um regional em Riad, na Arábia Saudita.

 

Nuno Jesus, CEO da Ameris hotéis, fala sobre o Fórum de Hotéis Independentes

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Na entrevista concedida na sala de imprensa da Equipotel, principal evento do mercado de hospitalidade no Brasil, Nuno Jesus, CEO da Améris Hotel fala ao DIÁRIO sobre o Fórum de Hoteleiros Independentes que acontece no próximo dia 15 de outubro e sobre as novidades tecnológicas do setor. Acompanhe:

DT – Nuno Jesus, 15 de outubro é o dia do Fórum Brasileiro de Hoteleiros Independentes. Vocês participam da Equipotel justamente para afinar parcerias com as empresas tecnológicas, qual é o objetivo dessa participação?

A participação da Ameris é para estreitar os laços com a hotelaria. Hoje não conseguimos crescer sozinhos. Ou seja, principalmente nós da parte tecnológica e da parte de vendas toda hora está aparecendo algo novo. O mercado está evoluindo e a gente precisa se adaptar rápido e não temos expertise em tudo. Por isso, precisamos firmar parcerias que nos levem a crescer, que nos levem a adquirir conhecimento nessas áreas que estão evoluindo constantemente. E normalmente se diz que uma parceria boa é aquela que os dois ganham e os dois lados crescem, por isso o nosso objetivo é saber não só fazer parcerias, mas também ver o que é que o mercado está adotando, o que o mercado está fazendo, qual é a evolução da hotelaria nesse sentido… então uma feira como esta é importante para isso. 

DT – O que há de novo em termos de tecnologia no mercado hoteleiro?

Muita gente fala hoje em dia da IA (inteligência artificial), mas hoje o que há de novo é que você não faz mais as coisas separadas. Antigamente você tinha um ou outro chanel independentes, e não se falavam, hoje tudo se conecta. Além disso, você consegue também ter o próprio quarto conectado com o próprio sistema de hotel. Por exemplo, uma empresa de amenities tem uma conexão que dá para saber em que quantidade está o dispenser do banheiro nos quartos. No computador você consegue acompanhar e fazer isso. São novidades que não aparecem todos os anos, mas as coisas que se faziam antigamente de uma maneira, hoje se faz de uma maneira diferente. É isso que eu enxergo, uma evolução no melhoramento da tecnologia existente, buscando sempre eficiência e estar totalmente conectado.

DT: É esta então, a grande evolução tecnológica?

Sim, a grande evolução é essa parte de interatividade. A inteligência artificial também não podemos descartar porque ela veio dar esses ajustes. Ou seja, hoje você consegue ter bots respondendo questionamentos, o que é que tem perto do hotel? quais são os serviços do hotel? Perguntas básicas que você ligava antes, hoje você faz isso sozinho com uma máquina te respondendo que antigamente era impensável alguém respondendo estas perguntas às 5h da manhã [risos] com essas informações. 

DT – Como estão os preparativos e a adesão para o Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes que acontece no dia 15 de outubro? 

Estamos organizando a 8ª edição do fórum e por isso ele já é conhecido, já faz parte do mercado de hotelaria independente e a preparação já tem sido feita há alguns meses, principalmente na escolha dos temas. 

A organização está sendo boa, está na fase dos ajustes finais, na parte final para colocar tudo em prática. O evento será online e gratuito, já temos os palestrantes escolhidos, os painéis definidos e isso graças a todos os apoiadores e patrocinadores que desde o primeiro fórum estão conosco, apoiadores de mídia como o DIÁRIO DO TURISMO. Então tudo isso nos deixa seguros de que será um bom evento e também seguros da adesão.

Quanto à adesão, estamos sempre acompanhando e fazendo impulsionamento nas redes sociais e nos meios das mídias digitais que é preciso, mas a gente vem tendo uma adesão da zona de hotelaria independente, colaboradores da hotelaria, pessoas que trabalham na ponta da hotelaria e também gestores de hotelaria, aqueles gestores que não têm muito tempo para adquirir conhecimento ou muito tempo para participar de uma feira como a Equipotel presencialmente para ver as tendências. Então, o objetivo do fórum é levar a ele essas tendências para pessoas que não tem a oportunidade de estar aqui presente e vivenciar ou experimentar isso. 

Nuno Jesus
O Fórum de Hotéis Independentes de 2023 aconteceu de forma online
O Fórum de Hotéis Independentes de 2023 aconteceu de forma online (Crédito: DT)

DT – Você pode falar sobre os temas que serão abordados no fórum e adiantar algum nome que irá participar? 

O tema principal será a Inovação e Eficiência na Gestão Hoteleira –   Estratégias Integradas para o Sucesso. Teremos três painéis e desses painéis eu vou ser um um painelista, o outro vai ser o Cristiano Placeres, ex-diretor da CVC e hoje ele tem uma empresa de marketing digital. Ele tem o conhecimento na parte de estratégias para múltiplos canais de distribuição sobre como vender mais direto, como fazer a parte de impulsionamento, trabalhar as redes sociais. 

Depois teremos a Hotelaria 4.0 – revolução da Inteligência Artificial que atualmente está muito em voga, liderada pelo Rodrigo Teixeira que é o CEO da AskSuite, ele falará sobre chatbot como mudar essas respostas automáticas, como ter múltiplos canais de comunicação e nesse painel com ele vai estar o Ricardo Souza da diretor da Lighthouse aqui no Brasil na LATAM, ele vai trazer a parte sobre como analisar a concorrência é importante,  qual a precificação do outro hotel, o que está sendo falado do outro hotel, como é que o outro hotel está posicionando referente à cidade onde ele está e também referente ao seu hotel.

Tudo isso são dados e temos que trabalhar esses dados com a ajuda da Inteligência Artificial para conseguirmos tirar mais proveito dos dados.  

DT – Quais são os principais parceiros? 

Hoje temos alguns apoiadores como a Ameris Connect que é uma empresa do grupo, temos a Myasens, a Harus, a Rentva B2B.reservas, o Desbravador, a Lighthouse que também está patrocinando, temos também o apoio de algumas faculdades brasileiras como a UNB e a FMU que ajudam a fazer essa divulgação e principalmente os meios de mídia, como o DIÁRIO DO TURISMO, que nos ajuda a levar o evento para o conhecimento de mais pessoas, ao conhecimento do trade e, também dar uma chancela de evento sério e respeitado. 

SERVIÇO:

8º FÓRUM BRASILEIRO DE HOTÉIS INDEPENDENTES

15 DE OUTUBRO DE 2024 – INSCRIÇÃO GRATUÍTA QUERO PARTICIPAR!

FOHB promove noite de hospitalidade com experiência em estilo paulistano

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Convidados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) participaram de visitação noturna guiada à Catedral da Sé

Evento foi finalizado com especialidade em experiência gastronômica: jantar regado à música clássica na Cúpula da igreja

*Por Tárcia Oreste (repórter freelancer do DT)

O período de realização do Fórum Nacional de Hotelaria, promovido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB é uma oportunidade de criação de encontros de relacionamentos com a proposta diversificada de promover experiências aos clientes.

FOHB
O período de realização do Fórum Nacional de Hotelaria, promovido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) é uma oportunidade de criação de encontros de relacionamentos (Crédito: FOHB)

Pensando nisso, o FOHB ofereceu, na última terça-feira (17), um momento único para cerca de 40 convidados para um jantar realizado na Catedral da Sé, após visitação guiada às instalações do local. Entre os presentes estavam parceiros do FOHB, que fornecem materiais para a rede hoteleira, e alguns de seus associados, que são parte importante do trade do turismo.

Segundo Ana Paula Rodrigues, gerente de Marketing do FOHB, objetivo do evento é trazer experiências a parceiros e associados_Foto – Tárcia Oreste

De acordo com Ana Paula Rodrigues, gerente de Marketing do FOHB, o objetivo do evento foi justamente trazer experiências aos parceiros e associados. “A gente sempre fala muito para os nossos associados da importância da hospitalidade. Então, temos feito encontros de relacionamento para trazer experiências de outras formas. Fazer um evento na Catedral da Sé é algo super diferente e único, é uma coisa bem paulistana e aqui temos associados que são de todo o Brasil”, explicou Ana Paula Rodrigues.

Priscila Bibiano; gerente de parcerias do FOHB; Gil Gondim, chef curadora do Brunch da Catedral e Ana Paula Rodrigues, gerente de Marketing do FOHB_Foto – Tárcia Oreste

Clotilde Presotto, gerente Comercial da Harus Soluções em Hospitalidade, empresa líder no mercado brasileiro de amenities, ficou maravilhada com o evento. “Nós estávamos na loucura de uma feira e não sabíamos o que ia acontecer. Na hora que nos deparamos com essa beleza, esquecemos do mundo lá fora, não parece que você está em São Paulo. É um passeio que vale a pena ser explorado. Isso é o que está dentro do coração de São Paulo. Tanta beleza, história, cultura, não tenho palavras para descrever o tanto que eu fiquei emocionada com essa visita de hoje”, afirmou a gerente comercial.

De acordo com Presotto, a função da hotelaria é realmente surpreender. “O FOHB está de parabéns por este evento, cada ano surpreende o hoteleiro com uma proposta nova. Todos os nossos amigos aqui ficaram muito felizes com esse passeio diferente, com essa proposta que realmente encantou todo mundo”, completou.

Clotilde Presotto, gerente Comercial da Harus Soluções em Hospitalidade – “Fiquei emocionada com essa visita”_Foto – Tárcia Oreste

ESPECIALIDADES EM EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA

São duas as especialidades em experiência gastronômica disponíveis ao público na Catedral da Sé, o Brunch, no valor de R$ 390,00, realizado aos finais de semana (com datas e horários disponíveis no site: https://brunchnacatedral.com.br/) e o Jantar com música clássica, no valor de R$ 400,00 e participação mediante agendamento.

Como explicou Gil Gondim, chef curadora do Brunch da Catedral da Sé, quando o visitante opta pelo jantar, os participantes fazem primeiro um tour pela Catedral. Em seguida, acompanham o pôr do Sol e sobem para o jantar, que é servido na Cúpula da igreja, regado ao som de música clássica e que inclui bebidas, cerca de 26 pratos quentes, além de sobremesas. “É uma experiência completa e parte dos lucros é revertida para a compra de matéria-prima para a produção de alimentos e marmitas que abastecem o prédio da triagem da Missão Belém, uma organização religiosa católica, que presta assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade num edifício que acolhe pessoas em situação de rua e está localizado na Praça da Sé”, contou Gondim.

Visitação guiada à noite antecede experiência gastronômica na Cúpula da Sém – Foto – Tárcia Oreste

Priscila Bibiano, gerente de Novos Negócios do FOHB e uma das idealizadoras da experiência na Catedral da Sé, revelou: “A temática ‘A era da experiência’, tratada no 6° Fórum Nacional da Hotelaria, não foi por acaso, refletiu no ano de trabalho da entidade, que promoveu diversas experiências para nossos associados e parceiros mantenedores, com objetivo de fortalecer e estruturar relacionamentos não só entre empresas e redes associadas, mas também a troca entre os próprios mantenedores que podem tem sinergia para futuras parcerias. Acreditamos que esse formato, além de ser mais leve, proporcionará momentos marcantes que jamais serão esquecidos por quem participa. A ideia para concepção do evento na Catedral da Sé, foi oferecer uma experiência única, aliada a gastronomia da Gil Gondim, que também faz um trabalho social fantástico para a Missão Belém. Então o resumo dessa noite foi conectar pessoas, promover uma experiência ímpar e sair com os corações aquecidos por fazer parte de algo social muito importante”.

Convidados conhecem a Cripta da Sé, onde estão 32 câmaras reservadas à memória de bispos e arcebispos – Foto – Tárcia Oreste

VISITA GUIADA À CATEDRAL DA SÉ

Muitas pessoas não sabem, mas o nome original da igreja é Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, carinhosamente denominada Catedral da Sé por estar instalada na Praça da Sé, onde está localizado o Marco Zero da cidade.

O tour guiado pela igreja é iniciado na Cripta da Sé, onde se encontram 32 câmaras mortuárias reservadas à memória de bispos e arcebispos falecidos desde 1748. No local, também estão sepultados importantes nomes da história brasileira, como o Cacique Tibiriçá (1470-1562), o Regente Feijó (178-1843) e o Padre Bartolomeu de Gusmão (1658-1724). A visita segue pelas instalações da Sé, sendo finalizada no presbitério da Catedral, de onde o arcebispo atual preside as celebrações.

Para Felipe Matos Cândido, colaborador da Catedral e um dos guias do local, a Sé é o maior símbolo histórico da cidade. “A Catedral da Sé tem um valor não apenas histórico, mas religioso e cultural. Se não fosse o apoio que Dom Paulo Evaristo Arns deu ao povo durante a ditadura militar, por exemplo, o processo das Direitas Já teria demorado muito mais”, contou Felipe Cândido.

Jantar com música clássica é especilidade em experiência gastronômica na Catedral da Sé_Foto – Tárcia Oreste

Evento foi finalizado com especialidade em experiência gastronômica: jantar regado à música clássica na Cúpula da igreja.

*A jornalista participou da visita a convite do FOHB

Zico lota auditório e inspira lideranças no 66º Conotel

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Com comparações com atuação no futebol, Zico apresentou dicas para formação de lideranças

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO

Ídolo do Flamengo e da Seleção Brasileira, o ex-jogador de futebol Zico lotou o espaço reservado para palestras no 66º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), na tarde desta quarta-feira (18). As dezenas de pessoas que pararam para ver a apresentação do ex-atleta, “Liderança que Impacta e promove vitórias!”, ainda fecharam parte dos corredores.

Nós antes do eu

Entre os ensinamentos do craque para formar grandes lideranças entre o público de hoteleiros que ouviu sua apresentação e superar “desafios do mundo individualista” estão: aprender a usufruir derrotas e colocar o “nós” na frente do “eu”.

“Eu não tinha ambição de me tornar um líder, isso veio em decorrência da vida. A gente não vai poder fugir da responsabilidade, por isso segui exemplos de pessoas que me ajudara dentro e fora de campo”, disse citando os nomes dos treinadores Paulo César Carpegiani e Telê Santana como grandes mentores em seu processo de transformação em líder no mundo do futebol e referência mundial. Além da atuação no futebol brasileiro, ele ainda tem uma extensa contribuição para a profissionalização do futebol japonês, onde trabalhou como técnico.

Zico citou derrotas em campo como motivadoras em sua carreira, apesar de representarem momentos difíceis. Ao lembrar do momento em que, em 1982, quando a Seleção Brasileira perdeu uma partida contra a Itália na Copa do Mundo da Espanha, a plateia suspirou. “Erramos mais, foi uma derrota merecida, infelizmente. E os italianos souberam aproveitar”.

Multidão parou para assistir à apresentação do ex-atleta
Multidão parou para assistir à apresentação do ex-atleta (Foto: Bruno Almeida / DT)

Foco no coletivo

Ele recomenda às lideranças que montem equipes que executem atividades para as não estejam totalmente preparadas, além de sempre “pensar no coletivo”. “Um bom líder não pode fugir da tomada de decisão. Tem que saber ouvir aquelas pessoas que você escolhe para fazer o que é bom”, pontuou.

Ainda tratando das derrotas que impulsionam mudanças, ele lembrou de episódios no final da década de 1970, quando atuava no Flamengo, e que culminaram no Pacto do Barril: depois de uma série de derrotas do clube do Rio de Janeiro, houve especulação de que o elenco do time seria desfeito. Ao chamar a responsabilidade para si, uma cobrança de escanteio de Zico resultou em um gol e o Flamengo alcançou uma série de títulos. “Ajudou o Flamengo a triplicar sua torcida e a alcançar o Brasil inteiro”, lembrou.

Dedicação

Zico falou, ainda, sobre sua disciplina e treinamento antes e depois de se tornar líder. “Nunca treinei além do horário como sempre falavam. Mas eu tinha meus horários determinados para cobrança de faltas, por exemplo, que foi algo que me especializei. Nos outros dias, eu fazia todos os tipos de treinamentos que tinha de fazer”, explicou.

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Inteligência artificial melhorará hotelaria, afirma João Mendes Miranda no Conotel

Resorts brasileiros avançam em questões ESG, aponta Equipotel

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Arena ESG reúne especialistas para discutir agenda de responsabilidade social e ambiental

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO

A edição de 2024 do Equipotel recebe a Arena ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), um espaço para discutir aspectos para discutir como a agenda de responsabilidade social e ambiental deve guiar o setor do turismo. O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo.

Nesta quarta-feira (18), foi apresentado o Panorama ESG de Resorts, projeto que tenta compreender como o segmento de resorts pode evoluir na pauta ESG. A iniciativa é desenvolvida pela Resorts Brasil em parceria com a GKS Inteligência Territorial, com o apoio do Ministério do Turismo (MTur) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Um pouco antes, abrindo os trabalhos do dia, Antonietta Varlese (Accor Americas)e
Raquel Pazos (Ibiti Projeto), debateram sobre gestão e governança.

Abrindo os trabalhos do dia, Antonietta Varlese (Accor Americas) e Raquel Pazos (Ibiti Projeto), debateram sobre gestão e governança.

Avanços sustentáveis nos resorts

Durante sua palestra, “Jornada ESG na hotelaria: aspectos essenciais” Cássio Garkalns, da GKS, trouxe os principais resultados do Panorama e como aconteceram as medições realizadas pela empresa em 2023. Para ele, o país pode comemorar avanços sustentáveis e sociais nos resorts, ainda que melhorias sejam necessárias.

“O nível de maturidade, na escala de 1 a5, considerando os 23 (resorts) respondentes, trazem que os índices de 2,92% na questão ambiental; 4,18% no social; e 3,81% na governança”, explicou. Segundo Garkalns, a ideia com os indicadores é “comparar e ver como as empresas estão evoluindo. E ver se a associação como um todo também está evoluindo nessa jornada ESG”.

Cássio Garkalns (GLS) trouxe indicadores ESG nos resorts do Brasil
Cássio Garkalns (GLS) trouxe indicadores ESG nos resorts do Brasil (Foto: Bruno Almeida / DT)

“É preciso levar em consideração o tamanho dos resorts e as dificuldades, em especial na questão ambiental, que tem o pior resultado entre os três aspectos do ESG. Por exemplo, não dá para, de uma hora para outra, os resorts resolverem colocar placas solar tão rapidamente, porque as distâncias são grandes, os empreendimentos são grandes. Mas (o indicador) é um aspecto motivador para uma agenda mais agressiva no ano que vem”, finalizou Garkalns.

Arena ESG

A Arena ESG ainda contou com mais painéis compostos por diferentes segmentos do turismo. O assessor da Gerência de Sustentabilidade da Embratur, Paulo Albuquerque, celebrou como a pauta ESG vem sendo tratada.

“Mesmo existindo desde 1960, nunca tinha se pensado em vender o Brasil lá fora sob o olhar da sustentabilidade (…) Se formos lá fora na América do Norte, Europa, é isso que irão responder (sobre os principais atrativos turísticos no país): praias, Rio de Janeiro, carnaval, cultura, pessoas legais. São ideias muito superficiais, que não retratam exatamente tudo o que a gente tem para mostrar. É com essa imagem que nossa equipe pensa em como reposicionar o Brasil”, apontou.

A noite de quarta terminou com o painel Tendências do ESG no turismo, realizado entre o diretor de operação Latam da RX Global, Carlos Abreu, presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, e head de sustentabilidade do Grupo Cataratas, Talita Uzeda.

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Portugal Day da Trend reúne mais de 100 agentes de viagens

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Diretor da Trend Operadora disse que o Portugal Day foi um verdadeiro sucesso; veja detalhes do evento

Ontem a Trend Viagens promoveu um grande encontro no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, reunindo mais de 100 agentes de viagens para o evento “Portugal Day”. O evento foi marcado pela apresentação de novidades e tendências do turismo em Portugal, com a participação de diversos parceiros .

Entre os palestrantes, João Freitas, representando o Lutecia Smart Design Hotel, destacou as inovações em hospedagem com foco em design moderno e funcionalidade. Karynne Paiva, do The Emerald House Curio Collection by Hilton, trouxe as últimas novidades sobre o luxuoso hotel da marca Hilton, que combina elegância com a autenticidade da cultura portuguesa.

Miguel Cymbron, representando os VIP Hotels, apresentou a diversificada oferta de hospedagem em Portugal, com opções que atendem desde o público executivo até os turistas de lazer. Rodrigo Pereira, da Europcar, reforçou a importância da mobilidade para os turistas que desejam explorar Portugal de carro, oferecendo opções de aluguel que garantem conforto e praticidade.

Time da Trend no Portugal Day (Foto: Divulgação)
Time da Trend no Portugal Day (Foto: Divulgação)

Ricardo Gumieiro, da Assist Card, apresentou soluções em seguro viagem, que garantem segurança e tranquilidade para quem está planejando conhecer Portugal. Já a Via Outlets trouxe as melhores opções de compras com descontos em diversos pontos do país, mostrando que Portugal também é um destino de compras atrativo. A Europamundo, por sua vez, destacou seus roteiros personalizados para que os agentes possam oferecer pacotes exclusivos aos seus clientes.

“O “Portugal Day” foi um sucesso absoluto, fortalecendo a parceria entre a Trend Viagens e os agentes de viagens, além de promover o turismo português de maneira estratégica e inovadora” finalizou o diretor da operadora, Bruno Heleno Rosa.

Voetur Turismo anuncia novo diretor de Negócios de Lazer

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Com mais de 37 anos de experiência, o profissional terá como objetivo expandir a participação da empresa na área de lazer

A Voetur Turismo anuncia a chegada de Paulo Pimentel como novo diretor de Negócios de Lazer da empresa. Paulo será responsável por coordenar todas as unidades de negócio voltadas ao segmento da empresa.

“Estou super motivado para construir muitas coisas junto à minha nova equipe. Chego à Voetur com o objetivo de expandir a participação do Lazer no faturamento do grupo, empregando tecnologia para levar aos clientes as melhores opções em viagens com foco na experiência e na qualidade, principais diferenciais que fazem a Voetur única”, explica Paulo Pimentel.

Com mais de 37 anos no mercado de turismo, Paulo tem passagem por grandes empresas com destaque para a formação e gestão de equipes, produtos e negociação. “Paulo é um excelente profissional com vasto conhecimento do mercado de viagens e lazer. Sua chegada reforça uma nova fase da empresa, agregando inovações em nossos processos e aumentando nosso portfólio”, comemora Humberto Cançado, diretor Comercial da Voetur Turismo.

Voetur Turismo lança projeto focado em sustentabilidade

No ano em que completa quatro décadas de operação, a Voetur Turismo está lançando diversas ações internas e para clientes e parceiros. Uma delas é o projeto Voe ESG, focado em iniciativas de sustentabilidade e meio ambiente dentro e fora da empresa.

O Voe ESG conta com um comitê de colaboradores de diferentes áreas da TMC, que tem como objetivo traçar planos de ação que englobam todas as possibilidades do ESG. “Nossa primeira atividade será voltada para a conscientização de nosso time, em todos os nossos escritórios. Posteriormente, já estamos organizando uma ação ambiental de plantio de árvores nativas em cada região onde atuamos, para compensar nossa emissão de carbono”, explica Humberto Cançado.

O Voe ESG também irá apadrinhar e apoiar projetos sociais e ambientais, voltados para a população em geral. O projeto é piloto e deve ser ampliado para todo o Grupo Voetur em pouco tempo. A expectativa é incentivar a sustentabilidade e responsabilidade corporativa como cultura enraizada na companhia.

Equipotel 2024: Turismo de SP promove destinos, gastronomia e artesanato

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Maior feira de hospitalidade da América Latina deve receber mais de 20 mil visitantes e a Setur-SP marca presença divulgando os inúmeros atrativos do Estado

Entre os dias 17 e 20 de setembro, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participa de um dos maiores eventos de hospitalidade da América Latina: a Equipotel 2024, no Expo Center Norte, na capital paulista, que este ano reunirá mais de 420 marcas expositoras e mais de cinco mil produtos e serviços para o setor de hospitalidade e bem-estar, meios de hospedagens, bares, restaurantes, entre outros.

A Setur-SP contará com um estande para a promoção dos destinos paulistas, além de uma equipe técnica da secretaria para atendimentos. Além disso, representantes de oito regiões turísticas de São Paulo estarão presentes no espaço e divulgarão seus atrativos e novidades aos visitantes do evento.

No estande, também haverá ativações gastronômicas, com a degustação do saboroso café de Espírito Santo do Pinhal, e a participação de produtores artesanais do Sabor de São Paulo, o maior programa de valorização da gastronomia paulista. Os produtores levarão deliciosas iguarias feitas com palmito, representando o município de Iporanga; e de amendoim, do município de Piquete. Ainda, no espaço da secretaria haverá um local para promoção e comercialização do artesanato paulista.

“A Equipotel é um dos principais eventos de São Paulo e é o ponto de encontro de todo o setor de hospitalidade. Dessa forma, é uma grande oportunidade para que os destinos de São Paulo mostrem seus atrativos e novidades, e experiências de receptividade para os visitantes da feira”, afirmou Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, que participou da abertura do evento.

Conotel

Além disso, dentro da Equipotel, também acontece o Conotel, o Congresso Nacional de Hotéis. Organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), o Conotel é voltado para empreendedores, gestores e profissionais de hospitalidade e turismo, e tem como foco estimular os debates institucionais e políticos entre as principais lideranças do setor, parlamentares e agentes sanitários, que discutirão maneiras de melhorar o ambiente de negócios no país. Esta 66ª edição do Conotel acontece nos dias 17 e 18 de setembro e tem como tema central “Liderança que conquista resultados”.

Cada vez mais, os turistas buscam por viagens com boas experiências e a receptividade, o acolhimento e o bem-estar durante a estada são fatores fundamentais para isso. Esses fatores colaboram com a experiência de viagem e ajudam a fidelizar o visitante. Destacados pelo Traveller Review Awards 2023, da Booking.com, os municípios de Brotas, Serra Negra e Cunha, além da capital, tiveram as melhores avaliações do estado como destinos reconhecidamente acolhedores.

Assinatura de protocolo de intenções

Ainda, na Equipotel, houve a assinatura de protocolo de intenções entre a Setur-SP, por meio do CrediturSP, o maior programa de crédito turístico do Estado de São Paulo, e a ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis São Paulo). O objetivo do protocolo de intenções é fomentar o desenvolvimento do turismo no Estado, especificamente, o setor de hotelaria e meios de hospedagem, por meio da divulgação das soluções de crédito e financiamento disponibilizadas pelo programa CrediturSP.

Já como resultado dessa parceria, a ABIH-SP formalizará um pré-contrato com duas instituições parceiras do CrediturSP, visando soluções de financiamento junto à fundos de investimento e hub de soluções de meios de pagamento para hotelaria.

Transporte gratuito para a Equipotel

Os participantes que optarem por se hospedar em hotéis tradicionais do centro histórico de São Paulo durante a Equipotel terão transporte rodoviário gratuito até o Expo Center Norte, local onde acontece a feira.

A proposta é atrair novos hóspedes para 19 hotéis clássicos da região, como o hotel América do Sul e Real Castilha, da Rede Buenas Hotéis; o Windsor, da Rede Ibérica; o Gran Barão e o Apollo Plaza; da Rede Ibérica; o Excelsior e Marabá, da Rede Del Plaza; além do Gran Corona, do King, do Castelar, do San Raphael, do San Michel, entre outros que integram a ação, além de convidar os turistas a experimentarem os atrativos culturais e gastronômicos da cidade.

A ação está sendo coordenada por empreendedores da Comissão de Hotelaria do Centro, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio do movimento #TodospeloCentro, do Distrito Turístico Urbano de São Paulo, da Setur-SP e o Pró-Centro SP. As saídas para a Equipotel acontecerão nos dias 17, 18 e 19, às 11h30, 13h e 14h30.

Azul e BYD anunciam parceria inédita em evento

O anúncio foi feito durante evento para convidados e imprensa no hangar da Azul em Viracopos (Campinas-SP). Na ocasião, com presença de executivos das empresas, o chef Alex Atala assinou o menu e deu a notícia: agora, é embaixador das duas marcas

Após estudo e aplicação de um projeto que analisou durante pouco mais de um ano o perfil dos clientes, suas expectativas e seus anseios, a Azul Linhas Aéreas lança hoje o seu mais novo serviço de Concierge, em parceria com a BYD – a líder nacional na comercialização de carros elétricos.

O anúncio foi feito durante evento no hangar da companhia em Viracopos (Campinas – SP) e reuniu convidados e imprensa, os principais executivos da Azul e BYD, além de Alex Atala – que assinou o menu servido e também anunciou outra novidade. Por estar alinhado aos valores das duas companhias, especialmente no que se refere às experiências inovadoras, únicas e personalizadas oferecidas a cada cliente, o mais influente e premiado chef do mundo é também o embaixador das duas marcas.

As novidades foram contadas em detalhes, enquanto os presentes puderam apreciar uma exibição e conhecer alguns dos principais veículos elétricos da BYD, entre eles o Yuan Plus EV, 100% elétrico e o primeiro Classe A construído sobre a e-Platform 3.0 da marca automotiva. É ele que será a estrela do Concierge da aérea, que promete outras vantagens e benefícios especiais como forma de reconhecer e valorizar os clientes mais frequentes da Azul e os mais engajados e ativos com todos os produtos e serviços da companhia.

Ao todo, e em princípio, serão oito automóveis à disposição desses clientes no principal hub da Azul, em Viracopos, para garantir ainda mais conforto na locomoção do desembarque remoto até o aeroporto. Mas não é só. Este serviço até então inédito nesta base, também será estendido para mais 2 bases até o final do ano (aeroportos de Congonhas – CGH, em São Paulo, e Brasília – BSB) e para mais 3 até o final de 2025 (em Confins-MG, Recife-REC e Santos Dumont -SDU-RJ).

Foto: Guilherme Mion / Divulgação Azul
Foto: Guilherme Mion / Divulgação Azul

Concierge para toda a jornada do cliente

Mais do que ser recepcionado ao desembarcar, o serviço de Concierge mantém, aprimora e também lança outros confortos e benefícios alinhados a esse atendimento superexclusivo. E que devem acompanhar toda a jornada de viagem desses clientes, antes, durante e após, independentemente se eles estejam online ou offline.

Isso vai desde um canal exclusivo, com atendimento das 5h00 às 22h00, até uma assistência presencial no aeroporto de um Tripulante-Concierge – em ambos os casos, para cuidar em nome do cliente de todos os detalhes e providências, caso solicitados – da reserva de passagens ou remanejamento de local e horário de viagem aos serviços de bordo e processos envolvendo de check-in/check-out e bagagens, por exemplo.

Para John Rodgerson, CEO da Azul, é muita satisfação anunciar mais um serviço que fará diferença nas experiências de viagem dos clientes. “O lançamento do Concierge, especialmente em parceria com a BYD, foi a nossa forma de, mais uma vez, reconhecer e valorizar todos aqueles que não apenas sempre apostaram em nossa marca, mas que também, pela fidelidade e paixão que demonstram, acreditam em nossos valores, e na importância que damos para inovação, personalidade e sustentabilidade agora e no futuro”, comemora.

John também reforça a importância de estender o serviço para mais bases da Azul. “Somos a única companhia que terá o serviço não apenas no eixo Rio-São Paulo. Até 2025, estaremos atendendo em 6 dos nossos principais aeroportos, incluindo Minas Gerais, Brasília e Pernambuco. E, como a companhia que mais atende destinos no país, temos ainda mais oportunidades de estender o Concierge”, conta.

“Uma das missões da BYD é acelerar a transição do país em direção a um futuro mais eletrificado. Essa é uma nova experiência de viagem sustentável que a BYD oferece, com mais exclusividade e conforto, para os clientes Azul, viabilizando o transporte em um veículo 100% elétrico com excelentes atributos que vão elevar a experiência do consumidor. É a mobilidade elétrica cada vez mais perto dos brasileiros com esse serviço exclusivo”, comenta Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.