quinta-feira, outubro 9, 2025
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Taxa Visto EUA em 2026: entenda o novo custo para turistas e estudantes

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taxa visto EUA
Especialistas em turismo manifestaram preocupação com a nova taxa, especialmente porque os EUA sediarão a Copa do Mundo de 2026 (pixabay)

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou em 4 de julho a criação da “visa integrity fee” (taxa de integridade de visto), no valor de US$ 250 (cerca de R$ 1.390), que se soma aos US$ 185 (R$ 1.080) já pagos pelo visto americano, elevando o custo da autorização consular para US$ 435 — além de mais US$ 24 (R$ 133) do formulário I‑95, totalizando até US$ 459 (R$ 2.552) .

REDAÇÃO DO DIÁRIO com informações do Valor Econômico

A medida foi destacada neste domingo (13) pelo jornal Valor Econômico, que enfatiza os reflexos no bolso de turistas, estudantes e trabalhadores temporários, inclusive brasileiros .

Esse acréscimo será implementado em 2026 como parte do pacote fiscal e orçamentário apelidado por Trump de “big, beautiful bill”, aprovado pelo Congresso no início de julho . A nova taxa ainda não consta oficialmente no site do Departamento de Estado dos EUA, e os detalhes de seu funcionamento permanecem obscuros .

A legislação permite que o valor seja reajustado anualmente conforme a inflação e alterado pela secretária de Segurança Nacional, Kristi Noem — embora não especifique claramente quais modificações poderão ocorrer .

A política de reembolso da taxa de US$ 250 prevê que ela só será cobrada se o visto for concedido; em caso de negativa, o candidato estará isento. No entanto, o reembolso só poderá ser solicitado após o vencimento do visto — o que, no caso de um visto de turismo de dez anos, implicaria esperar uma década para recuperar o valor .

A devolução poderá ocorrer apenas se o viajante comprovar que não tentou retornar aos EUA após o vencimento, cumprir integralmente as regras de estadia legal ou solicitar mudanças ou extensões dentro do período de validade. Ainda assim, não há clareza sobre o processo burocrático necessário para obter o reembolso .

Especialistas em turismo manifestaram preocupação com a nova taxa, especialmente porque os EUA sediarão a Copa do Mundo de 2026. Representantes da indústria temem que o custo adicional desestimule o turismo internacional e prejudique a imagem do país como destino .

Até agora, o governo dos Estados Unidos não se pronunciou sobre eventuais regulamentações adicionais ou ajustes na implementação da nova taxa. Enquanto isso, organizações do setor de viagens e turismo permanecem pressionando as autoridades americanas para reconsiderar os prazos e critérios de reembolso .

Essa iniciativa integra uma série de medidas mais restritivas adotadas por Trump desde o início de seu segundo mandato, em janeiro de 2025, reforçando uma linha de atuação voltada ao controle migratório rígido e ao aumento de receitas fiscais .

 

A Embraer vendeu 45 jatos modelo E195-E2 para a companhia aérea dinamarquesa

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Embraer
As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com remessas adicionais ao longo de quatro anos.

Embraer e Scandinavian Airlines (SAS) fazem um contrato avaliado em R$ 21,8 bilhões. A operação foi anunciada em meio a um movimento do Brasil de buscar novos mercados diante das tarifas que vêm sendo anunciadas pelos Estados Unidos.

As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com remessas adicionais ao longo de quatro anos. O modelo de aeronave da família E2 opera com 100% de SAF (combustível sustentável de aviação), sendo certificado para voar com mistura de até 50% deste mesmo tipo de combustível.

“O E195-E2 é uma aeronave inovadora em termos de eficiência, desempenho e conforto do passageiro. Estamos confiantes de que essas aeronaves vão desempenhar um papel crucial na estratégia de renovação e expansão da frota da SAS, apoiando seus planos de crescimento e aprimorando suas capacidades operacionais”, afirmou Arjan Meijer, CEO da Embraer para aviação comercial.

O contrato com a Scandinavian Airlines também prevê a possibilidade de compra de outras 10 aeronaves. Com a operação, a companhia aérea pretende renovar sua frota, aumentando a sua eficiência e reduzindo as emissões de gases poluentes, a partir de seu hub global em Copenhague, na Dinamarca.

“É a maior encomenda a um único fabricante desde 1996. Mesmo diante dos desafios para o comércio internacional, a Embraer segue abrindo mercados, gerando emprego e renda”, disse o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, nas redes sociais.

Com a tarifa norte-americana de 50% sobre os produtos brasileiros, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que está elaborando soluções para minimizar os prejuízos à exportação de aeronaves produzidas pela Embraer. As aeronaves estão entre os 10 produtos brasileiros mais exportados para os EUA de janeiro a junho de 2025.

Turismo internacional no Brasil cresce 48% no primeiro trimestre e país lidera desempenho na América Latina

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Turismo internacional
De janeiro a junho deste ano, mais de 5,3 milhões de visitantes estrangeiros desembarcaram em solo brasileiro, consolidando esse como o melhor resultado da série histórica para um primeiro semestre (Pixabay)

Turismo Internacional- O Brasil registrou um expressivo aumento de 48% na entrada de turistas internacionais no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024.

Com informações do Ministério do Turismo e Embratur

Com esse desempenho, o país não apenas superou destinos tradicionais da América Latina como Chile, Equador e Curação, como também conquistou a segunda colocação no ranking mundial de performance turística elaborado pela ONU Turismo, ficando atrás apenas do Paraguai.

De janeiro a junho deste ano, mais de 5,3 milhões de visitantes estrangeiros desembarcaram em solo brasileiro, consolidando esse como o melhor resultado da série histórica para um primeiro semestre. O número representa 77,3% da meta estabelecida no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 para o ano de 2025, que prevê a chegada de 6,9 milhões de turistas internacionais. Mantido o atual ritmo de crescimento, o Brasil poderá ultrapassar ainda este ano a meta prevista para 2027, de 8,1 milhões de visitantes.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou os dados e destacou o momento positivo vivido pelo setor. “A posição do Brasil no ranking da ONU Turismo só reforça o excelente momento que estamos vivendo no turismo no nosso país. O crescimento apresentado é expressivo e mostra que o trabalho qualificado que estamos realizando em todas as regiões do país está trazendo o resultado esperado”, afirmou.

Em 2024, o país já havia batido um recorde, com a entrada de 6.773.619 turistas internacionais, superando a antiga marca histórica de 2018, quando 6.621.376 visitantes estrangeiros foram registrados.

Turismo Internacional: estratégia fortalece imagem do Brasil no exterior

O desempenho robusto do turismo receptivo reforça os objetivos estratégicos do “Plano Brasis” – o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil. Desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, o plano tem como meta consolidar os destinos nacionais nos principais mercados internacionais, reposicionando a imagem do país e promovendo sua diversidade cultural, belezas naturais e o compromisso com a sustentabilidade.

Entre as metas do “Plano Brasis” estão o aumento do número de visitantes estrangeiros, o crescimento da receita gerada pelo turismo internacional e a distribuição equilibrada dos fluxos turísticos por todo o território nacional. A crescente visibilidade do Brasil no cenário global demonstra que essas estratégias estão no caminho certo.

Cruzeiro dos sonhos? MSC libera últimas cabines para rota Europa-Brasil

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MSC Preziosa - Foto: Divulgação
MSC Preziosa - Foto: Divulgação

As MSC Grand Voyages, travessias intercontinentais da MSC Cruzeiros, estão com as últimas cabines disponíveis para a temporada 2025/2026. Os cruzeiros partem da Europa com destino ao Brasil e prometem experiências únicas em alto-mar. A bordo dos navios MSC Preziosa e MSC Armonia, os passageiros embarcam em Hamburgo (Alemanha) e Veneza (Itália), com chegada prevista em Rio de Janeiro, Salvador ou Santos. Os roteiros reúnem paisagens deslumbrantes, imersão cultural e dias de puro relaxamento, conectando dois continentes em uma viagem inesquecível.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com embarques entre outubro e novembro de 2025, essas viagens oferecem a oportunidade de atravessar o oceano com conforto e estilo, explorando cidades fascinantes na Europa e no Brasil em uma só viagem, sem a necessidade de fazer e desfazer as malas em cada destino.

Os viajantes contam com pensão completa nos restaurantes principais, menus de inspiração global em todas as refeições e um amplo buffet aberto 20 horas por dia. As acomodações combinam conforto e sofisticação para uma estadia confortável a bordo e as opções de entretenimento atendem a todas as idades, com shows espetaculares no teatro principal, festas com DJs, apresentações de música ao vivo em diferentes ambientes do navio, atividades interativas, além de áreas dedicadas para crianças e adolescentes, com espaços especialmente criados para cada faixa etária, garantindo diversão para todas as idades. Há ainda espaços para relaxamento, como piscinas e hidromassagens e o MSC Aurea Spa, além de bares, lounges e academia.

Para facilitar o planejamento de viagem dos hóspedes, a MSC Cruzeiros também oferece opções de pacote completo com aéreo incluso, a partir de diferentes cidades brasileiras, hospedagem pré-cruzeiro e traslados.

O pacote completo do MSC Armonia possui voo partindo de São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador com destino a Veneza, na Itália, duas noites de hospedagem em hotel pré-cruzeiro, traslados terrestres do aeroporto para o hotel e do hotel para o porto, além do cruzeiro.

Já a opção de pacote completo do MSC Preziosa possui voo partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro rumo a Hamburgo, na Alemanha, duas noites de hospedagem em hotel pré-cruzeiro, traslados do aeroporto para o hotel e do hotel para o porto e o cruzeiro.

Seja somente o cruzeiro ou o pacote completo, todas as tarifas são em reais e podem ser parceladas em até 12 vezes, sem entrada e sem juros. Além disso, os viajantes podem realizar a compra antecipada de serviços, como pacotes de bebidas, tratamentos no spa, reservas em restaurantes de especialidades, pacote de internet, games e excursões, e pagar junto com a tarifa do cruzeiro, com opção também de parcelamento.

MSC Preziosa, The Garden Pool - Foto: divulgação
MSC Preziosa, The Garden Pool – Foto: divulgação

Os itinerários completos são:

MSC Preziosa

No dia 5 de outubro, o MSC Preziosa parte de Hamburgo, na Alemanha, para uma viagem de 21 noites, visitando os destinos europeus de Southampton/Londres (Reino Unido), Le Havre/Paris (França), Gijón e La Coruña/Santiago de Compostela (Espanha), Funchal/Ilha da Madeira (Portugal) e Santa Cruz de Tenerife/Ilhas Canárias (Espanha). No Brasil, o navio visita Salvador, Búzios e Rio de Janeiro, antes de chegar no porto de Santos. Também existem opções de itinerários de 20 e 16 noites com desembarques no Rio de Janeiro e Salvador, respectivamente.

Além do embarque em Hamburgo, também existe a possibilidade de embarcar em Southampton para cruzeiros de 18 ou 19 noites, com desembarques no Rio de Janeiro e Santos, respectivamente, e em Le Havre para cruzeiros de 17 ou 18 noites, com desembarques no Rio de Janeiro e Santos, respectivamente, ou em Funchal para um cruzeiro de 13 noites, com desembarque em Santos.

The Green Sax Jazz Bar, MSC Preziosa - Foto: divulgação
The Green Sax Jazz Bar, MSC Preziosa – Foto: divulgação

O navio conta com cinco piscinas e um toboágua com 120 metros de comprimento, com uma curva que se projeta por cima do mar, além de quadra poliesportiva, simulador MSC Formula Racer, cinema 4D, teatro com shows ao estilo Broadway, 17 bares e lounges e 6 restaurantes. O MSC Preziosa também possui o MSC Aurea SPA, autêntico spa balinês com inúmeras opções de tratamentos corporais e faciais, e academia equipada com aparelhos da Technogym ampla área infantil equipada com brinquedos e produtos das marcas LEGO® e Chicco®, além de uma equipe de monitores treinada para entreter os pequenos, de acordo com as faixas etárias. Esse navio também possui o MSC Yacht Club, no qual os hóspedes poderão viajar com toda a privacidade e exclusividade, com uma série de benefícios.

MSC Armonia - Foto: divulgação
MSC Armonia – Foto: divulgação

MSC Armonia

O MSC Armonia parte de Veneza (Itália), com destino ao Rio de Janeiro, no dia 24 de novembro, para uma viagem de 20 noites, visitando Zadar e Dubrovnik (Croácia), Civitavecchia/Roma (Itália), Barcelona (Espanha), Casablanca (Marrocos), Santa Cruz de Tenerife/Ilhas Canárias (Espanha), Salvador, Búzios e desembarque no Rio de Janeiro. Há também a opção de itinerário de 17 noites, com desembarque em Salvador.

Outras opções de embarque são em Civitavecchia/Roma com cruzeiros de 13 ou 16 noites com desembarques em Salvador e Rio de Janeiro respectivamente, e em Barcelona para cruzeiros de 11 ou 14 noites, com desembarques em Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente.

Armonia, Juniors Club - Foto: divulgação
MSC Armonia, Juniors Club – Foto: divulgação

O elegante MSC Armonia possui 4 restaurantes servindo menus de culinária internacional, 9 bares e lounges, além de variadas opções para o entretenimento de crianças e adolescentes, com áreas destinadas a cada faixa etária desse público, teatro com shows espetaculares, lojas, discoteca, 3 piscinas, hidromassagens, o autêntico spa balinês MSC Aurea SPA, academia e solário.

Para saber mais sobre as opções de MSC Grand Voyages clique aqui.

MSC Armonia, Teatro La Fenice – Foto: divulgação

Vale do Ribeira e Amazonas são os novos integrantes da Unedestinos

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Turismo de Raízes
Toni Sando, presidente da Unedestinos (Crédito: divulgação)

A Unedestinos (União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos) acaba de anunciar dois novos associados: o Amazonas Destination e o Visite Vale do Ribeira.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com as novas adesões, a entidade passa a contar com 49 Convention & Visitors Bureaux em sua rede.

A Unedestinos reúne destinos turísticos de todo o país com o objetivo de fortalecer a promoção conjunta, o intercâmbio de informações e o alinhamento estratégico entre as regiões.

“Cada novo associado que recebemos fortalece ainda mais a nossa missão de transformar o turismo no Brasil. É a confirmação de que nosso esforço conjunto está no rumo certo, construindo um setor mais integrado, inovador e atrativo”, comemora Toni Sando, presidente da Unedestinos.

Apenas este ano, a Unedestinos já anunciou a entrada de cinco novos associados. Entre os membros recém-chegados estão os Convention & Visitors Bureau de Blumenau e Vale Europeu, em Santa Catarina, de Caxambu, em Minas Gerais, e de Fernando de Noronha, cada um trazendo seu potencial para o fortalecimento do turismo nacional e captação de eventos.

“Essas novas associações refletem o propósito da Unedestinos de atuar como elo entre os destinos brasileiros, promovendo o fortalecimento do turismo e a troca de experiências que impulsionam a captação de eventos e o desenvolvimento regional de forma equilibrada e sustentável”, finaliza Toni.

Unedestinos
Amazonas Destination – Crédito: divulgação
Unedestinos
Vale do Ribeira – Crédito: divulgação

Portaria torna obrigatória acessibilidade em financiamentos do turismo

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turismo
Ministro Celso Sabino assina portaria que aprova normas do Novo Fungetur voltadas à acessibilidade - Foto: Freepik

Em agenda oficial realizada na última quinta-feira (10), em Belém (PA), o ministro do Turismo, Celso Sabino, assinou uma nova portaria que reforça o compromisso do governo com um turismo mais acessível e inclusivo. A medida, publicada como Portaria MTur nº 19, de 10 de julho de 2025, atualiza as normas do Novo Fungetur — Fundo Geral de Turismo — e determina que todas as operações financiadas com recursos do fundo estejam em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

A nova regulamentação estabelece que, no ato da contratação, os agentes financeiros deverão informar aos empresários sobre a obrigatoriedade de adequar os empreendimentos turísticos às normas de acessibilidade. Projetos que não respeitarem os direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida ficarão impedidos de receber recursos públicos por meio do fundo.

“Essa portaria é um marco importante na construção de um turismo mais justo, acolhedor e acessível. Estamos garantindo que o investimento público fomente empreendimentos que respeitem a dignidade, a autonomia e o direito de todos os brasileiros de vivenciarem plenamente as experiências turísticas no país”, declarou o ministro Celso Sabino.

A iniciativa está em linha com as diretrizes do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que busca democratizar o acesso às atividades turísticas. Além disso, contribui para os compromissos assumidos pelo Brasil na Agenda 2030 da ONU, especialmente no que se refere ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 10, que trata da redução das desigualdades.

Com a mudança, o Ministério do Turismo reforça seu papel na promoção de um setor mais inovador, sustentável e inclusivo, ampliando as oportunidades de participação para milhões de brasileiros com deficiência ou mobilidade reduzida. A medida também impulsiona a competitividade dos destinos turísticos ao estimular práticas mais responsáveis.

Sobre o Novo Fungetur

O Novo Fungetur é um instrumento de crédito criado para fomentar o crescimento do turismo no país. Oferece condições facilitadas de financiamento para empresas do setor, incluindo hotéis, pousadas, agências de viagens, restaurantes e organizadoras de eventos. Os recursos podem ser utilizados em projetos de ampliação, modernização, reformas e capital de giro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Gastronomia com identidade marca vivência única no Resort Matiz Igaratá

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Gastronomia de origem é celebrada em experiência exclusiva no Resort Matiz Igaratá Eventos & Spa - Foto: divulgação
Gastronomia de origem é celebrada em experiência exclusiva no Resort Matiz Igaratá Eventos & Spa - Foto: divulgação

De 17 a 20 de julho, o Resort Matiz Igaratá Eventos & Spa, referência em sofisticação no interior de São Paulo, será palco de uma experiência gastronômica exclusiva. O evento reúne sabores autênticos, memórias afetivas e histórias de vida. A iniciativa é do chef Lucas Madris, que convidou a chef Bianca Folla e a confeiteira Vivian Feldman para celebrar a gastronomia de origem com criatividade e identidade. Juntos, eles assinam menus especiais que prometem surpreender os hóspedes em uma imersão de sentidos.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o ponto alto da programação será no sábado para os hóspedes, com um elegante buffet assinado pelos chefs convidados e pelo time Matiz, reunindo receitas inéditas em preparações que destacam ingredientes frescos, orgânicos e locais.

“Mais do que oferecer hospitalidade, buscamos criar experiências memoráveis. Essa vivência gastronômica reforça nosso propósito de valorizar a cultura local e proporcionar momentos que conectam nossos hóspedes ao melhor da natureza, da cozinha e do acolhimento”, afirma Eduardo Simões, gerente geral do Resort Matiz Igaratá Eventos & Spa.

Chef Lucas Madris - Foto: divulgação
Chef Lucas Madris – Foto: divulgação

O trio responsável pela criação do buffet reúne talento e histórias inspiradoras. Lucas Madris, com mais de uma década de experiência, já passou por restaurantes como D.O.M. e Esquina Mocotó, e também atuou no cenário internacional. Bianca Folla trocou o Direito pela gastronomia e hoje comanda o serviço ‘A Chef em Casa’, com mais de 2.500 eventos realizados. Vivian Feldman, atual chef confeiteira da Harald e fundadora de seu próprio atelier escola, é referência em confeitaria sensorial e sofisticada.

O Resort Matiz Igaratá Eventos & Spa está localizado em meio à natureza exuberante de Igaratá, cidade conhecida como a “cidade das águas”, e oferece estrutura completa para descanso, lazer e experiências de bem-estar. Seus espaços externos foram pensados para integrar os hóspedes à natureza, incluindo uma área especial no restaurante onde os pets também são bem-vindos.

A experiência gastronômica está incluída nas diárias, que partem de R$ 680 para dois adultos. Uma oportunidade imperdível para viver a união entre sabores, natureza e hospitalidade.

O Resort Matiz Igaratá Eventos & Spa está localizado em meio à natureza exuberante de Igaratá, cidade conhecida como a “cidade das águas” - Foto: divulgação
O Resort Matiz Igaratá Eventos & Spa está localizado em meio à natureza exuberante de Igaratá, cidade conhecida como a “cidade das águas” – Foto: divulgação

Serviço

  • Resort Matiz Igaratá Eventos & Spa
  • Datas: 17/07 e 18/07 (Jantar especial para o público) e 19/07 (jantar para os hóspedes)
  • Endereço: Rod. Dom Pedro I, s/n – KM 29 – Água Branca – Igaratá/São Paulo
  • Reservas: Reservas: (11) 99502-2976 | reservas@matizigarata.com.br
  • Instagram: @matizigarata.resort

Professora, empreendedora e entusiasta: quem é Andrea Nakane no turismo brasileiro

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Andrea Nakane
Andrea: "O desejo de ser professora surgiu de maneira muito natural, através da minha rede de contatos" (Crédito: arquivo pessoal)

Das ruas de Jacarepaguá no Rio de Janeiro aos holofotes dos grandes eventos corporativos, a história de Andrea Nakane é marcada por paixão, propósito e transformação.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

Carioca de alma e coração, mas há décadas radicada em São Paulo, Andrea Nakane construiu uma carreira sólida entre a hotelaria, a comunicação e a docência, tornando-se referência no setor de hospitalidade. Fundadora da empresa Mestres da Hospitalidade e membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, Andrea une experiência prática, sensibilidade humana e visão estratégica em tudo que faz, seja em sala de aula, no mercado ou nos bastidores dos eventos que ajudam a movimentar o país. Nesta entrevista exclusiva, ela compartilha sua trajetória da infância à academia, refletindo também sobre os desafios e as inovações do setor de eventos no Brasil.

Andrea, relate um pouco de sua infância, fatos marcantes de seu bairro/cidade Natal e o “start” em um dia vir ser professora, quando é onde foi?

Sou carioca, mas moro em São Paulo há muitos anos. Nunca escondi minha verdadeira devoção e paixão pelo Rio de Janeiro. Inclusive, vim para São Paulo transferida por uma grande rede internacional de hotéis, onde trabalhava na área de comunicação. A proposta era assumir uma função mais abrangente, com responsabilidade sobre diversos empreendimentos, mas a base precisava ser em São Paulo. Na época, atuava no Caesar Hotel, em Ipanema, e fui transferida para trabalhar na mesma rede, já sob o comando do grupo Posadas, com foco na América do Sul.

Minha infância foi toda vivida no Rio de Janeiro, mas não na tradicional zona sul. Cresci na zona oeste da cidade, uma região que começava a se desenvolver. Quando eu tinha oito anos, meus pais se mudaram para Jacarepaguá, que na época ainda tinha características de cidade pequena, quase provinciana. Lembro com carinho da liberdade de brincar na rua, das cadeiras de praia nas calçadas após o jantar e da convivência calorosa com os vizinhos. Foi uma infância muito feliz.

Andrea Nakane
Andrea Nakane: “Minha infância foi toda vivida no Rio de Janeiro, mas não na tradicional zona sul. Cresci na zona oeste da cidade, uma região que começava a se desenvolver” (Crédito: arquivo pessoal)

Relate sua entrada na vida acadêmica, como foi,  onde, quando, circunstâncias…

Minha trajetória profissional começou quando ingressei no curso de Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, e depois também em Jornalismo. Em paralelo aos estudos, li uma reportagem da revista Nova que me marcou profundamente. A matéria falava sobre a rotina da relações públicas Vera Campacci, que atuava no hotel Maksoud Plaza. Fiquei fascinada com a descrição do trabalho dela e percebi ali uma vocação. Decidi, então, complementar minha formação com um curso técnico em Hotelaria. Após a conclusão, saí entregando currículos pessoalmente em diversos hotéis, até conseguir uma oportunidade como trainee na rede francesa Le Méridien, onde iniciei minha carreira na hotelaria.

Essa inspiração, que veio da Vera Campacci, se transformou em algo ainda mais especial com o tempo: hoje a considero uma colega de profissão. Já tive a chance de contar a ela essa história, o que a deixou muito orgulhosa. É muito gratificante quando pessoas que nos inspiraram se tornam parte da nossa jornada.

O desejo de ser professora surgiu de maneira muito natural, através da minha rede de contatos. Quando eu finalizava minha primeira pós-graduação em Marketing, o professor Bayard Boiteux, uma referência nacional no turismo e então coordenador do curso de Turismo da extinta Faculdade da Cidade, me convidou para fazer uma palestra. Aceitei com alegria e tive uma excelente recepção dos alunos. Pouco depois, ele me convidou para assumir uma disciplina — Eventos — e assim começou minha trajetória acadêmica. Desde então, já se passaram 28 anos em sala de aula.

Andrea Nakane
Andrea participando do Conecta Eventos (Crédito: divulgação)

Você criou uma empresa, a Mestres da Hospitalidade. Quais eram seus objetivos iniciais, eles se modificaram com o tempo?

A Mestres da Hospitalidade surgiu em um momento muito especial da minha vida. Eu havia decidido deixar o cargo de executiva no mercado corporativo, pois tinha acabado de descobrir que estava grávida. Sentia que precisava ter uma gestão de tempo mais flexível, algo que me permitisse conciliar melhor a vida profissional com esse novo e lindo projeto de vida que é ser mãe.

Sempre fui muito workaholic, mas entendi que precisava reorganizar minhas prioridades. Naquele momento, eu já havia concluído um mestrado em Hospitalidade, e foi durante esse processo que conheci minha futura sócia, a Shirley. Inclusive, ela já havia sido minha professora numa pós-graduação em Administração e Organização de Eventos no Senac.

Percebemos que nossas experiências e expertises se complementavam e decidimos unir forças. Assim nasceu a Mestres da Hospitalidade, com o objetivo inicial de atuar na área de eventos corporativos.

Com o tempo, o escopo de atuação da empresa foi se ampliando. Passamos também a atender eventos culturais e desenvolvemos uma área de treinamentos e capacitações profissionais, muito por influência da nossa vivência acadêmica. Hoje, essa área representa mais de 50% da nossa receita.

Oferecemos treinamentos voltados não apenas para o setor de turismo, hotelaria e eventos, mas também para outros negócios ligados à área de serviços. Nosso portfólio é bastante diversificado e inclui temas como hospitalidade, comunicação, organização de eventos, cerimonial e protocolo, arte de receber, etiqueta corporativa, entre outros.

Todos os nossos treinamentos são in company, ou seja, desenvolvidos sob medida para atender o perfil e as necessidades específicas de cada cliente. Essa personalização tem sido uma das grandes forças da nossa atuação.

Andrea Nakane
Andrea no Grupo Bandeirantes de Comunicação (Crédito: divulgação)

Você integra a Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo. Como você vê a evolução dos eventos corporativos e feiras no Brasil? Ainda há o que inovar em termos de logística, tecnologia, estrutura, ESG etc.?

Atualmente integro a Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, onde ocupo a cadeira número 7. Fico extremamente honrada com esse reconhecimento, pois fui eleita por meus pares, profissionais que acompanham minha trajetória. É um grande orgulho fazer parte dessa instituição, que valoriza o conhecimento e a atuação profissional na área de eventos e cerimonial. Já a Academia Brasileira de Eventos e Turismo, não integro oficialmente, embora colabore com alguns projetos especiais junto a eles.

Falando sobre a evolução dos eventos, é inevitável fazer um paralelo com minha própria trajetória. Quando comecei, no final da década de 1980, o setor era bem diferente. Hoje, já na segunda década do século XXI, os eventos corporativos ganharam muito mais dinamismo, especialmente com o avanço da tecnologia e o aumento da oferta de fornecedores e espaços para realização dos eventos.

A pauta ESG, por exemplo, deixou de ser um diferencial e se tornou uma exigência. Os eventos lidam com diversos recursos e insumos, por isso precisam estar alinhados às novas demandas da sociedade. A preocupação com otimização não se dá apenas por razões orçamentárias, mas também por responsabilidade social e ambiental.

A pandemia representou um marco importante. Foi um dos setores mais afetados, e precisou responder rapidamente com a migração para o digital. No entanto, o modelo híbrido mostrou-se uma solução eficiente e, hoje, é amplamente adotado. Ele permite unir o melhor dos dois mundos: o presencial, com seu calor humano e proximidade, e o online, com alcance e flexibilidade. Por exemplo, é possível contar com palestrantes internacionais sem os custos logísticos tradicionais.

Apesar de toda a inovação, os eventos presenciais seguem sendo essenciais. As pessoas estão cansadas das “telinhas” e valorizam o contato humano, o olho no olho. Eventos são, acima de tudo, momentos de encontro, de construção de relações, de fortalecimento de redes e de aprendizado contínuo.

Eles têm um papel fundamental para as empresas, seja para consolidar marcas, lançar produtos ou promover conhecimento. Os eventos existem desde os primórdios da humanidade e, enquanto houver pessoas, eles continuarão existindo.

Por fim, acredito que os eventos se transformam, se renovam e se aperfeiçoam, mas sempre preservam sua essência: são feitos por pessoas e para pessoas. Eles continuam sendo grandes catalisadores de trocas, conexões e negócios prósperos. Sou uma entusiasta do setor – não só por ser minha área de atuação, mas porque acredito profundamente no poder que os eventos têm de gerar impacto e movimentar o mundo. (Entrevista e Edição: Paulo Atzingen, redação: Clara Silva) 

Viagem dos sonhos vira pesadelo: Giovanna Antonelli processa TAP após 43 horas de caos

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Giovanna Antonelli
Em vez de algumas horas, foram necessárias 43 horas para que Giovanna e Leonardo chegassem a Milão. E o tormento não parou por aí. (Crédito: divulgação)

O que seria uma escapada romântica para Milão se transformou em um verdadeiro martírio para Giovanna Antonelli e Leonardo Nogueira. Cancelamentos inesperados, atrasos intermináveis e descaso da companhia aérea TAP levaram o casal diretamente para o banco dos tribunais — com um pedido de indenização que ultrapassa R$ 60 mil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Entenda o caso

O processo foi motivado por uma viagem com destino a Milão, na Itália, que teria escala inicial em Lisboa. O problema começou com o cancelamento inesperado do voo que os levaria à capital portuguesa — sem qualquer aviso prévio da companhia aérea. A mudança de planos comprometeu a conexão e toda a programação da viagem.

Para evitar mais transtornos, Giovanna e Leonardo optaram por comprar novas passagens para Milão por conta própria. No entanto, a situação se agravou quando alterações adicionais ocorreram nos voos entre o Rio de Janeiro e Lisboa, enquanto a TAP se recusava a fazer qualquer remarcação sem custo.

Segundo o processo, o casal enfrentou 14 horas de atraso apenas para chegar ao primeiro destino. Como consequência, as novas passagens adquiridas para Milão também foram prejudicadas. Ao todo, eles levaram 43 horas para completar o trajeto que originalmente seria feito em muito menos tempo.

Além disso, os dois relatam que a companhia aérea não reembolsou despesas com alimentação, hospedagem ou transporte, decorrentes dos imprevistos. Também alegam prejuízo com reservas perdidas em hotéis e aluguel de carro. Para piorar, a mala de Giovanna foi devolvida danificada, sem uma das rodinhas, o que a obrigou a comprar uma nova bagagem.

Indenização de mais de R$ 60 mil

Na ação, Giovanna Antonelli e Leonardo Nogueira pedem R$ 10,5 mil por danos materiais e R$ 50 mil por danos morais, totalizando R$ 60,5 mil em indenizações.

O juiz responsável pelo caso sinalizou a intenção de realizar um julgamento antecipado, já que considera haver elementos suficientes para uma decisão sem a necessidade de uma audiência de conciliação. Giovanna e Leonardo informaram à Justiça que não têm interesse em um acordo com a companhia e concordaram com a antecipação do julgamento, medida que pode acelerar a resolução da disputa.

 

Nova rota da LATAM conecta Uberaba ao aeroporto de Guarulhos

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LATAM vai operar nova rota Uberaba-Guarulhos com aeronaves da família Airbus A320 (Divulgação LATAM)
LATAM vai operar nova rota Uberaba-Guarulhos com aeronaves da família Airbus A320 (Divulgação LATAM)

A LATAM Airlines Brasil anunciou a criação de uma nova rota entre Uberaba (MG) e o aeroporto de Guarulhos (SP), ampliando a conectividade aérea no estado de Minas Gerais.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a operação está prevista para começar no dia 5 de janeiro de 2026, com três voos semanais. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com a expansão da malha aérea nacional.

“A nova rota da LATAM para Uberaba facilitará o turismo no Triângulo Mineiro, permitindo que mais pessoas conheçam as atrações da região. No lado da economia, a ligação direta com o aeroporto de Guarulhos, principal hub de conexões da LATAM, vai impulsionar negócios, o agronegócio e o fluxo de investimentos para a região”, comenta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

As passagens estarão às vendas nos próximos dias em latam.com e demais canais de venda.

A LATAM e Minas Gerais

Atualmente, a LATAM opera cerca de 185 voos semanais em Minas Gerais, com operação nos aeroportos de Belo Horizonte/Confins, Uberlândia e Montes Claros. Em Confins, a LATAM opera voos diretos para os centros de conexão de Brasília, São Paulo/Guarulhos e São Paulo/Congonhas, além da rota sazonal para Fortaleza, realizada de junho a agosto. Para setembro, a companhia já anunciou a nova rota para Porto Alegre, com 14 frequências semanais. Na operação internacional, a companhia opera ainda a rota Confins-Santiago, com voos diários.

“Nos últimos anos, Minas Gerais deslanchou na atração de investimentos e no turismo. Nosso estado alcançou uma visibilidade inédita e a ampliação nas conexões aéreas é fundamental para atender essa demanda. Portanto, esse investimento da LATAM, empresa parceira do estado e que conta com o suporte da Invest Minas, terá um impacto muito positivo no Triângulo Mineiro, região que se desenvolveu em diversos setores da economia”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa.