quinta-feira, outubro 9, 2025
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FBHA celebra ações da Fecomercio-RJ em prol do turismo do Rio de Janeiro

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Presidente da Fecomercio-RJ, Antônio Florêncio de Queiroz, é homenageado pela FBHA e recebe prêmio entregue por Alexandre Sampaio – Foto: Divulgação
Presidente da Fecomercio-RJ, Antônio Florêncio de Queiroz, é homenageado pela FBHA e recebe prêmio entregue por Alexandre Sampaio – Foto: Divulgação

Durante o Conecta 2025, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que reuniu em Brasília representantes das federações do comércio do país, além de integrantes do Sesc, Senac e sindicatos filiados, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) prestou homenagem a Antônio Florêncio Queiroz, presidente da Fecomercio-RJ.

A homenagem foi entregue por Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, em reconhecimento à atuação de Queiroz à frente da entidade e ao incentivo ao turismo como eixo estratégico para o fortalecimento do comércio e dos serviços.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, na ocasião, Sampaio destacou a parceria consolidada com a Fecomercio-RJ, que desde 2023 tem sido apoiadora dos Encontros Fluminenses FBHA – Integração do Turismo Regional. O evento, em sua décima edição, promove a integração de empresários, gestores públicos, profissionais e fornecedores nos principais destinos turísticos do estado, com foco nos segmentos de hospedagem e alimentação.

“O turismo é um motor do comércio, e o apoio da Fecomercio-RJ tem sido essencial para unir os principais agentes do segmento através da integração institucional e do compartilhamento de boas práticas”, afirmou Sampaio, ao ressaltar o impacto positivo da iniciativa para a cadeia produtiva.

Ao receber a homenagem, Queiroz agradeceu e reiterou seu compromisso com o setor: “O turismo gera empregos e movimenta a economia, e é nosso papel fomentar essa atividade. A qualidade do trabalho dos empresários do setor de hospedagem e alimentação tem que ser louvada pela sua resiliência. A cada crise renascem mais fortes e enxergando novas oportunidades. Minha prioridade à frente da Fecomercio RJ será apoiar o turismo, essa mola propulsora da economia não só do Brasil como no mundo”.

A iniciativa representa a convergência de esforços entre as entidades no estímulo ao turismo, reconhecido como peça-chave para o desenvolvimento econômico do estado e do país.

Turistas escolhem viajar pelo Brasil nas férias de julho, aponta pesquisa

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Férias de julho: turistas brasileiros escolhem destinos nacionais para viajar, aponta levantamento - Foto: Freepik
Férias de julho: turistas brasileiros escolhem destinos nacionais para viajar, aponta levantamento - Foto: Freepik

Com a chegada das férias escolares de julho, muitas famílias brasileiras aproveitam o recesso para viajar e explorar novos destinos. De acordo com um levantamento realizado pela plataforma Airbnb em parceria com a consultoria MindMiners, o turismo doméstico está em alta: 73% dos entrevistados afirmaram que pretendem viajar por cidades brasileiras neste período.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

O estudo revela que tanto os destinos com clima mais quente quanto aqueles onde o frio predomina nesta época do ano estão entre os preferidos dos viajantes. Entre os que vão pegar a estrada ou avião, 45% planejam visitar outros estados, enquanto 28% devem explorar cidades dentro da própria unidade da federação onde residem.

Entre os destinos mais buscados para julho, destacam-se Rio de Janeiro, Gramado (RS) e São Paulo, além de cidades do Nordeste como Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Ipojuca (PE). A diversidade climática e cultural do país segue sendo um dos grandes atrativos para o público nacional.

Fortaleza, inclusive, será palco de um dos maiores eventos do calendário geek do país: o “Sana”. Marcado para o dia 18 de julho no Centro de Eventos do Ceará, o festival reúne fãs de quadrinhos, animações e cultura pop, movimentando a economia local e atraindo turistas de diversas regiões. O evento integra o Calendário Oficial do Ministério do Turismo, que reúne atrações culturais e festivas em todas as regiões do Brasil, valorizando a oferta turística nacional e facilitando o planejamento de viagens.

Os dados do calendário são fornecidos por secretarias estaduais e municipais de Turismo, além de promotores de eventos. A plataforma é uma ferramenta útil para quem deseja aproveitar o período de férias e explorar o Brasil em suas mais variadas manifestações culturais e turísticas.

Mais voos, mais acessos

O setor aéreo também se movimenta para atender ao aumento da demanda durante as férias. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com base em dados da Anac, as companhias aéreas nacionais irão ofertar mais de 11 milhões de assentos em 68,3 mil voos domésticos ao longo do mês de julho – um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

A malha aérea será ampliada em todas as regiões do país, com destaque para o Rio de Janeiro (+10%), São Paulo (+5%) e Brasília (+6,4%). No Nordeste, a conectividade entre a capital federal e estados como Pernambuco (+44%), Bahia (+17%), Paraíba (+20%) e Rio Grande do Norte (+10%) ganha fôlego. Bahia e Ceará também registram crescimento na oferta de voos, com aumentos de 7% e 5%, respectivamente.

O cenário reforça o papel da aviação como motor estratégico para o desenvolvimento do turismo interno e como elemento-chave na descentralização da demanda turística nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Hopi Hari alerta para site falso

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site falso hopi hari
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, esse site falso, que  prejudicou  dezenas de pessoas,  já foi identificado e as providências judiciais  foram tomadas (Crédito: Pixabay)

A direção do Hopi Hari alerta os visitantes que buscam a compra de ingressos para o parque que fiquem atentos a golpes.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, esse site falso, que  prejudicou  dezenas de pessoas,  já foi identificado e as providências judiciais  foram tomadas para que a página seja apagada de sites de busca e os envolvidos sejam punidos.

O *endereço OFICIAL (correto)* para aquisição de ingressos do Hopi Hari é:  www.hopihari.com.br

Qualquer outro endereço encontrado em sites de busca é *FALSO*

Antes de efetuar o pagamento, a recomendação é conferir o endereço correto do site e também os dados para pagamento, em especial para transações por Pix.

Belém terá mais voos nacionais e internacionais para receber a COP30

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Belém (PA) contará com mais voos nacionais e internacionais durante a COP30 deste ano, em novembro. Crédito: Alessandra Serrão/MTur
Belém (PA) contará com mais voos nacionais e internacionais durante a COP30 deste ano, em novembro. Crédito: Alessandra Serrão/MTur

Durante evento realizado nesta quinta-feira (10/07), em Belém (PA), o ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou a ampliação da malha aérea com foco na preparação da capital para a COP30. A iniciativa integra as ações do pacote “Turismo em Ação – Edição Pará”, promovido pelo Ministério do Turismo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

De acordo com o ministro, a malha aérea para Belém será reforçada a partir de novembro, com um crescimento de 23,3% na oferta de assentos em voos domésticos em comparação ao mesmo período de 2024. Os dados, fornecidos pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com base em números da ANAC, apontam a disponibilização de 245.751 assentos, contra os 199.339 ofertados no ano anterior.

O número de voos nacionais também terá aumento expressivo: de 1.174 para 1.395 decolagens, o que representa alta de 19%. No cenário internacional, os avanços são ainda mais significativos: o número de voos subirá de 22 para 31, enquanto a quantidade de assentos passará de 3.888 para 5.610 – um crescimento de 44%.

“Essa expansão é um marco para o turismo e para a preparação do Brasil como anfitrião da maior conferência climática do planeta. Estamos trabalhando para garantir não apenas estrutura, mas acesso. Belém estará mais conectada com o Brasil e com o mundo”, afirmou Celso Sabino.

A nova malha aérea contempla o lançamento de rotas e o aumento da frequência de conexões regulares, especialmente entre Belém e cidades da região Norte, reforçando a integração regional durante o evento. Também estão previstas ações sustentáveis, como o uso de aeronaves mais eficientes e estratégias para a descarbonização do setor aéreo.

Candyce Rocha, assessora da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para a COP30 (Secop), destacou a importância da conectividade aérea no contexto do evento. “A COP30 é uma prioridade estratégica do governo federal, e a conectividade é uma engrenagem-chave. A nova malha amplia o acesso à Amazônia e reforça o compromisso com uma conferência inclusiva e de escala global”, pontuou.

A diretora de Relações Institucionais da Abear, Ana Maria Matta, também ressaltou o trabalho conjunto entre governo e companhias aéreas. “É um esforço coletivo para garantir que a COP30 seja um sucesso logístico, técnico e ambiental. A aviação nacional está comprometida com esse protagonismo”, disse.

A GOL Linhas Aéreas confirmou sua participação estratégica na operação. “Estamos preparados para oferecer mais voos, com conforto, eficiência e segurança. A COP30 é uma oportunidade de mostrar o Brasil em sua plenitude. Vamos conectar pessoas, ideias e soluções sustentáveis a partir de Belém”, declarou Gustavo Tessari, diretor de Relações Internacionais da companhia.

O anúncio marcou o encerramento do ciclo de apresentações do projeto “Turismo em Ação – Edição Pará”, que também contemplou iniciativas de qualificação profissional, investimentos em infraestrutura turística e apoio a eventos no estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

O que não levar na mala de mão? BH Airport alerta passageiros na alta temporada

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Alta temporada: BH Airport amplia fluidez no embarque e alerta para regras de bagagem de mão - Foto: divulgação
Alta temporada: BH Airport amplia fluidez no embarque e alerta para regras de bagagem de mão - Foto: divulgação

A cena é mais comum do que se imagina: a fila para o embarque se forma, os passageiros colocam seus pertences nas bandejas, mas algo interrompe o fluxo. Uma mala é barrada no raio-x por conter um item proibido, o que faz o processo levar mais tempo do que o previsto. Com a chegada das férias de julho e a previsão de mais de 1 milhão de passageiros circulando pelo BH Airport, situações como essa ganham ainda mais importância.

Para garantir a segurança e a fluidez no atendimento, o aeroporto reforçou equipes, implementou um embarque rápido para viajantes com apenas um item, mas também faz um alerta aos passageiros: atenção ao que pode e não pode levar a bordo é essencial para uma jornada tranquila.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, de janeiro a maio deste ano, já foram mais de 3 mil toneladas de itens recolhidos nos canais de inspeção do BH Airport. São objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes e facas; explosivos e inflamáveis, como aerossóis; ou contundentes, como martelos, pesos de ginástica e até pedras.  Outro item muito comum no BH Airport é a cachaça artesanal, produto típico de Minas Gerais e levado com frequência como uma lembrança do estado. Mas, muitas vezes, ela não atende aos critérios da Anac para o embarque doméstico: deve estar em recipiente lacrado, com até 1 litro e teor alcoólico entre 24% e 70%. Já produtos como o queijo, por exemplo, são permitidos no embarque nacional.

O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, destaca a importância de os passageiros conhecerem a lista de itens proibidos na bagagem de mão. Isso é possível por meio da consulta junto às companhias aéreas ou, ainda no site da Anac. “Temos trabalhado continuamente para tornar a experiência do passageiro cada vez mais fluida. Hoje, 99% dos nossos passageiros passam pela inspeção de segurança em até 5 minutos, um desempenho que nos coloca como referência em eficiência no país. Mas é essencial que os passageiros façam sua parte: seguir as regras e preparar corretamente a bagagem é um passo importante para manter esse ritmo ágil e seguro”, afirma.

Ele lembra que, embora o processo possa parecer rigoroso para alguns, são exatamente esses cuidados que fazem da aviação um dos meios de transporte mais seguros do mundo. “Cinco minutos na fila representam muito pouco diante da segurança que garantimos aos passageiros no nosso terminal”, completa. Segundo o COO, o embarque rápido implementado no terminal também já está fazendo a diferença: o fluxo prioritário para passageiros com apenas um item torna o fluxo ainda mais dinâmico e diminui o tempo de espera no procedimento.

Principais itens proibidos na bagagem de mão

  • Armas de fogo ou similares: pistolas, revólveres, rifles, réplicas, airsoft, paintball, bestas e estilingues.
  • Objetos cortantes ou perfurantes: facas com lâmina maior que 6 cm, tesouras grandes, estiletes, navalhas, lâminas soltas, espadas, instrumentos multifuncionais com lâmina.
  • Ferramentas e instrumentos contundentes: martelos, pés-de-cabra, furadeiras, serras, tacos esportivos, porretes, bastões.
  • Aerossóis e inflamáveis: sprays, isqueiros tipo maçarico, líquidos como gasolina, etanol e derivados.
  • Substâncias químicas e tóxicas: alvejantes, cloro, baterias com líquido corrosivo, venenos, material radioativo ou infeccioso.
  • Explosivos ou itens de risco: munições, fogos de artifício, réplicas de explosivos, granadas, detonadores, botijões de gás.

MTur lança guia de afroturismo com roteiros históricos e culturais

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Ministério do Turismo lança Guia do Afroturismo no Brasil - Foto: Alessandra Serrão
Ministério do Turismo lança Guia do Afroturismo no Brasil - Foto: Alessandra Serrão

O Ministério do Turismo lançou, nesta quinta-feira (10), o Guia do Afroturismo no Brasil – Roteiros e Experiências da Cultura Afro-Brasileira. A cerimônia ocorreu no auditório da Sudam, em Belém (PA), com a presença do ministro Celso Sabino. A publicação valoriza o patrimônio cultural afro-brasileiro por meio do turismo e reforça o papel do afroturismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

O guia foi elaborado em parceria com a UNESCO e envolveu ampla escuta pública com afroempreendedores, comunidades tradicionais e gestores de diversas regiões. A curadoria selecionou 43 iniciativas afrocentradas em todo o país, com base em critérios como presença no Mapa do Turismo Brasileiro, regularidade no Cadastur e protagonismo negro.

Acesse AQUI o Guia.

Durante o evento, o ministro destacou a importância da iniciativa. “O afroturismo é uma poderosa ferramenta para gerar renda e reconhecer a contribuição da população negra na construção da identidade brasileira”, afirmou Sabino.

A ministra em exercício da Igualdade Racial, Roberta Eugênio, também participou da cerimônia e reforçou o papel do guia como ação de justiça social. “Essa publicação combate o racismo estrutural ao promover visibilidade, oportunidades e reconhecimento às comunidades negras em todas as regiões do Brasil”, disse.

O guia mapeia experiências turísticas conduzidas por pessoas negras, como visitas a quilombos, terreiros, museus, feiras culturais e roteiros gastronômicos. Os roteiros foram organizados por macrorregião e por tipo de atividade, refletindo a diversidade da cultura afro-brasileira.

As regiões Nordeste e Sudeste lideram com 16 roteiros cada. O Norte aparece com cinco, o Centro-Oeste com quatro e o Sul com dois. O levantamento também aponta o crescimento do setor e seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de trabalho decente (ODS 8) e redução das desigualdades (ODS 10).

O lançamento do guia faz parte do Programa Rotas Negras, instituído pelo Decreto nº 12.277/2024, que integra a estratégia do governo federal para fortalecer o afroturismo e posicionar a cultura afro-brasileira no cenário nacional e internacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Onfly cresce e inaugura sede para mais de 600 colaboradores em BH

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Em ritmo de crescimento, Onfly inaugura nova sede em Belo Horizonte que abrigará mais de 600 colaboradores - Crédito: Gabriel Maciel
Em ritmo de crescimento, Onfly inaugura nova sede em Belo Horizonte que abrigará mais de 600 colaboradores - Crédito: Gabriel Maciel

Após captar R$ 240 milhões em uma rodada de investimento Série B, a Onfly, maior empresa B2B da América Latina no setor de gestão de viagens e despesas corporativas, segue em ritmo acelerado de crescimento. Como parte dessa expansão, a companhia acaba de inaugurar um novo e moderno escritório no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte (MG).

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o espaço, que vai receber mais de 600 colaboradores em 7 andares com 468m² cada, simboliza o ótimo momento que a companhia vive, com um crescimento sólido, cultura organizacional forte e investimento direcionado também para uma infraestrutura robusta para os próximos ciclos de evolução. A nova sede visa fomentar a colaboração entre áreas e gerar uma maior agilidade nos processos e decisões.

“Essa mudança reflete nosso compromisso com a excelência operacional, com o bem-estar das pessoas e a criação de um ambiente mais conectado e inovador, elementos essenciais para os próximos ciclos de evolução da companhia. Além disso, a nossa nova sede representa um passo importante na consolidação da Onfly como uma empresa cada vez mais integrada, eficiente e orientada ao crescimento sustentável”, comenta Maitê Neves, Gerente de Gente & Gestão da Onfly. De acordo com ela, a escolha do novo endereço levou em conta critérios de mobilidade urbana e acessibilidade, estando em uma região central e estratégica de Belo Horizonte, uma localização para facilitar o acesso para os colaboradores e parceiros.

Maitê também ressalta o crescimento exponencial do time da Onfly. “De janeiro a maio deste ano contratamos 184 profissionais, enquanto no mesmo período de 2024, 129 novos talentos ingressaram conosco – um aumento de 42% em novas contratações. Com a nova sede, nosso foco se volta à consolidação de uma estratégia robusta de retenção e atração de talentos, fortalecendo a cultura organizacional, a marca empregadora e o desenvolvimento de nossas lideranças. Outra frente importante é o investimento em automação, sistemas e estruturação de processos e gestão de mudanças”, conta.

O novo espaço será ocupado pelos times dos setores Comercial, Operações, Sucesso do Cliente, Tecnologia, Financeiro, Marketing, Gente & Gestão, Grupos e Eventos e Sourcing, além de abrigar a Onhappy, empresa de benefício corporativo de viagens a lazer que pertence ao mesmo grupo. A sede terá também uma sala de descompressão, com cadeiras, bancos para descanso e churrasqueira em um rooftop do edifício para utilização exclusiva do time.

Além do novo escritório em Belo Horizonte, a Onfly possui sede em São Paulo, onde cerca de 70 colaboradores estão alocados, e uma unidade no México, inaugurada em 2024 como parte do projeto de sua internacionalização.

Hoje, a Onfly está com 130 vagas abertas, predominantemente nas áreas de comercial, atendimento e tecnologia. A expectativa da empresa, que hoje soma mais de 700 funcionários distribuídos em seus vários escritórios, é ter mais de 1.000 colaboradores até 2026. A área Comercial da Onfly atua em um modelo de trabalho 100% presencial, mas os demais times atuam no formato híbrido, revezando entre o escritório e o home office. Saiba mais no site.

Azul e NuPay fecham parceria para parcelar passagens em até 24 vezes

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Azul recebe mais uma aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação
Aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação

A Azul, maior companhia aérea em número de voos atendidos no Brasil, e o NuPay, solução de pagamento do Nubank, iniciaram uma parceria estratégica para facilitar o acesso a passagens aéreas aos clientes de ambas as empresas.

A integração do NuPay ao aplicativo da Azul simplifica o processo de compra e amplia as possibilidades de pagamento.

Agora, ao finalizar a compra no app da Azul, os clientes poderão ser, por opção, direcionados ao NuPay, o método de pagamentos do Nubank. Lá, poderão aproveitar opções de pagamento mais flexíveis, incluindo parcelamentos e condições especiais exclusivas para clientes Nubank, como por exemplo, parcelamentos em até 24 vezes. Isso torna a compra mais rápida, prática e segura, além de oferecer condições de acordo com o perfil do cliente.

“Essa colaboração entre o NuPay e a Azul Linhas Aéreas reflete o compromisso de ambas as empresas em oferecer soluções inovadoras que atendam às necessidades dos clientes, tornando as viagens mais acessíveis e ainda com mais possibilidades de pagamento”, afirma Henrique Barone, gerente geral de negócios da Azul.

Azul - Nupay
A solução de pagamento direto será integrada ao app da Companhia Aérea, proporcionando opções mais flexíveis, como parcelamentos e condições especiais – Crédito: divulgação

Para informações mais detalhadas sobre os benefícios desta parceria, basta consultar os canais oficiais da Azul Linhas Aéreas (voeazul.com.br) e do NuPay (https://nubank.com.br/empresas/nupay-empresas).

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Brasileiros preferem viajar com foco na gastronomia, diz pesquisa

Governo anuncia R$ 90,4 milhões para fortalecer turismo no Pará

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Ministério do Turismo anuncia incentivo de R$ 90,4 milhões para pacote de ações estratégicas para impulsionar o setor no Pará - Foto: Alessandra Serrão
Ministério do Turismo anuncia incentivo de R$ 90,4 milhões para pacote de ações estratégicas para impulsionar o setor no Pará - Foto: Alessandra Serrão

O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou nesta quinta-feira (10), em Belém, um pacote de R$ 90,4 milhões em ações estratégicas para fortalecer o turismo no Pará. As medidas fazem parte do programa “Turismo em Ação – Edição Pará” e visam preparar o estado para receber ainda mais visitantes, nacionais e internacionais, nos próximos anos.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur* 

Durante a cerimônia, realizada no auditório da Sudam, Sabino destacou o momento como histórico para o setor no estado. “Temos uma chance real de mostrar ao mundo a riqueza cultural, ambiental e histórica do Pará. É um compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, disse o ministro. O evento reuniu prefeitos, parlamentares, lideranças locais e representantes do trade turístico.

O principal investimento será de R$ 73,1 milhões para obras de infraestrutura turística. O objetivo é melhorar a estrutura de recepção aos turistas, com mais conforto, segurança e qualidade.

Outros R$ 17,3 milhões serão destinados ao apoio de eventos culturais, religiosos e agropecuários em mais de 20 municípios paraenses. As programações valorizam tradições locais, movimentam a economia e reforçam a identidade regional.

Sabino também assinou a Portaria MTur nº 19/2025, que altera regras do Novo Fungetur. A partir de agora, todas as operações financiadas com recursos do fundo deverão seguir a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, garantindo maior acessibilidade no turismo.

Outro destaque da agenda foi o lançamento do Guia do Afroturismo no Brasil, feito em parceria com a UNESCO. A publicação valoriza o patrimônio afro-brasileiro e inclui duas rotas no Pará: Terreiro de Mãe Herondina e Território Quilombola Laranjituba e África. A secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio, participou da apresentação.

Por fim, foi anunciada a instalação de 670 placas de sinalização turística em Belém. O investimento de R$ 4,7 milhões deve melhorar a experiência de quem visita a capital paraense, facilitando a locomoção de turistas brasileiros e estrangeiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur 

GTA projeta crescimento de dois dígitos em 2025 e amplia atuação com agências

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Celso Guelfi, fundador e CEO da Global Travel Assistance (GTA)
Celso Guelfi, fundador e CEO da Global Travel Assistance (GTA)

A Global Travel Assistance (GTA) fechou o primeiro semestre de 2025 com um aumento de 8% na receita em relação ao mesmo período do ano anterior, aproximando-se da meta de 10% projetada para o ano. Segundo Celso Guelfi, presidente da empresa, houve ainda um crescimento de 12% no número de passageiros atendidos, puxado pela demanda nacional.

Por Cecília Fazzini, com Edição do DT

Outro destaque foi o avanço de 9,8% na base de agências de viagens atendidas. “Temos na carteira 6,3 mil parceiros do trade cadastrados e, só na primeira metade do ano, o balanço nos revela que, na média, 4,98 mil agências efetivamente adquiriram produto da GTA”, celebra Guelfi.

GTA aposta em venda exclusiva via agências e pesquisa de mercado

O executivo ressalta que a GTA mantém sua política de comercialização exclusiva por meio de agências e operadoras de turismo. “Nosso canal exclusivo de vendas”, reforça. Sem contato direto com o cliente final, a empresa utiliza pesquisas de mercado para entender a demanda. “Isso permite que se tenha um custo/benefício melhor e uma entrega mais adequada às necessidades”, explica.

Ampliação de coberturas e flexibilização de cancelamentos

De seis tipos de cobertura no início das operações, a empresa passou a oferecer 32. As condições para cancelamento de viagem, antes restritas a quatro situações, hoje somam 18. “O leque vai sendo aberto”, afirma Guelfi, ao justificar a evolução como resposta à diversificação das necessidades do mercado.

GTA mantém foco em viagens internacionais, com reforço nacional

Viagens internacionais representam 70% do faturamento da GTA, com cobertura de sinistros de até US$ 30 mil. Já os embarques nacionais, apesar de somarem 30% da receita, envolvem maior volume de passageiros — reflexo da substituição de destinos internacionais por roteiros internos.

Inovação com novos produtos no primeiro semestre

Atenta às tendências, a GTA lançou dois produtos nos primeiros seis meses do ano. Um deles é o ‘Seguro de Acidente Pessoais em Transporte Aéreo’, que oferece cobertura de até R$ 5 milhões. “Esse é um exemplo do quanto estamos atentos ao que o mercado solicita”, destaca Guelfi. O outro é o seguro PET, voltado para proteção de animais durante viagens, mesmo quando desacompanhados de seus tutores. “É um produto que vem crescendo”, observa.

Celso Guelfi entrega troféu personalizado com o nome da agência (Foto: Divulgação)
Celso Guelfi, presidente da GTA (Foto: arquivo DT)

Visitas e treinamentos

A empresa investe em relacionamento com seus parceiros. Dos 120 colaboradores, a maioria atua em vendas. São realizadas 560 visitas presenciais por dia às agências e operadoras, somando 11 mil visitas por mês. “Se considerarmos que, em média, o contato em cada um desses pontos é realizado com três profissionais, o universo alcançado é de 30 mil pessoas/mês”, calcula Guelfi. Além disso, a ‘Academia GTA’ promove treinamentos mensais online para 600 pessoas.

Liderança em tecnologia com foco no atendimento

Pioneira na venda de seguro viagem pela internet, a GTA aposta em ferramentas digitais como WhatsApp, e-mail e telemedicina. “Fomos os primeiros a usar isso no país, quando a conexão ainda era discada”, lembra Guelfi. A empresa também implementou o atendimento via scan-face, que possibilita medir pressão arterial, temperatura, leitura da íris e até o estado emocional do passageiro. “O grau de assertividade da consulta, decorrente do uso do recurso, chega a 68%”, explica. O atendimento funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. “Uma economia de tempo, antes perdido no destino com a busca de uma consulta médica”, conclui.

GTA compensa retração internacional com crescimento no Brasil

Conflitos internacionais, como os registrados em Israel e Rússia, impactaram a venda de viagens para esses destinos. Em contrapartida, aumentaram os embarques nacionais. “Essa compensação ocorrida na substituição de roteiros por localidades turísticas no território nacional acaba promovendo equilíbrio”, analisa Guelfi. Em julho de 2025, mês de férias, a empresa registrou 72 mil passageiros por dia, superando a média mensal de 68 a 69 mil.