sexta-feira, dezembro 19, 2025
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TBO comemora 10 anos no Brasil com expansão acelerada e foco no agente de viagens

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TBO 10 anos
Rodrigo Sienra, country manager da TBO Brasil (Crédito: divulgação)

Entrevista exclusiva com Rodrigo Sienra, country manager da TBO Brasil, revela planos de crescimento, investimento em tecnologia e valorização das agências de viagens.

Ao completar dez anos de operação no Brasil, a TBO projeta um crescimento de dois dígitos para o segundo semestre de 2025. Com atuação exclusiva no modelo B2B e foco total nas agências de viagens, a empresa celebra sua trajetória destacando inovação, resiliência e proximidade com o mercado.

“Estamos acelerando os investimentos em tecnologia, produtos e, principalmente, nas pessoas. Nosso foco está em entregar conteúdo relevante e soluções eficientes para o mercado brasileiro”, afirma Rodrigo Sienra, country manager da TBO no Brasil.

Uma década de desafios e conquistas

Para Sienra, a marca de dez anos representa mais do que longevidade. “É um marco muito significativo. Tenho orgulho de ter participado dessa trajetória. O sucesso da TBO no Brasil é fruto do trabalho coletivo. Profissionais como a Camila Bueno e tantos outros que estão conosco há anos foram fundamentais.”

Durante a pandemia, a empresa reforçou seu compromisso com o mercado. “Tomamos uma decisão difícil, mas ética: reembolsamos integralmente os agentes de viagens. Isso nos diferenciou. Não priorizamos o lucro imediato, e sim os princípios da empresa”, recorda.

Além disso, a TBO desenvolveu ferramentas para proteger os parceiros. “Criamos um sistema que converte créditos em vouchers, o que garantiu segurança para o agente e benefício para o cliente. Essas ações solidificaram nossa reputação”, destaca.

Experiência na Delta como base de liderança

Antes da TBO, Rodrigo atuou na Delta Airlines. A experiência na companhia americana teve grande influência em seu estilo de gestão. “A Delta tem uma cultura muito forte de atendimento ao cliente e excelência operacional. Aprendi muito sobre liderança lá. São valores que carrego até hoje.”

Ele ressalta as semelhanças entre as duas empresas: “Embora sejam negócios diferentes — a Delta, tradicional e com ativos físicos, e a TBO, tecnológica e ágil como uma startup —, compartilham princípios parecidos: visão de longo prazo, foco no cliente e valores sólidos.”

Crescimento apesar das incertezas do mercado

Sobre os impactos das tarifas impostas pelos EUA e as incertezas econômicas, Sienra reconhece que há reflexos pontuais. “Ouvimos dos parceiros que a demanda para alguns destinos caiu, especialmente nas regiões ligadas ao agro. Mas, de forma quantitativa, isso não afetou a TBO.”

Segundo ele, o ritmo de crescimento segue firme: “Dobremos a equipe comercial, investimos em tecnologia, e continuamos a atrair novos clientes. O Brasil é o país que mais cresce na TBO em número de clientes ativos. Talvez poderíamos estar crescendo ainda mais, mas o resultado atual nos deixa muito satisfeitos.”

“O modelo de negócios está dividido em duas frentes: o portal B2A (Business to Agent) e conexões via API com operadoras.” (divulgação)

Presença robusta no Brasil

Embora a TBO não divulgue números exatos no país, Sienra aponta indicadores relevantes. “Atuamos com mais de 110 profissionais no Brasil e temos mais de 9 mil clientes cadastrados. Nos últimos dois anos, nossa base cresceu 25%.”

O modelo de negócios está dividido em duas frentes: o portal B2A (Business to Agent) e conexões via API com operadoras.

Ele destaca também os investimentos na estrutura da empresa. “Criamos posições estratégicas como diretoria de operações para a América Latina, gerente de RH, equipe de projetos regionais e uma liderança de marketing. Essa organização prepara a TBO para o crescimento sustentável nos próximos anos.”

Desenvolvimento local e soluções exclusivas

A TBO aposta em soluções customizadas para o Brasil, mesmo sendo uma empresa global. “Desenvolvemos o parcelamento exclusivo para o mercado brasileiro. Projetos assim são complexos, mas priorizamos iniciativas com alto impacto local”, explica Sienra.

Ele reforça a presença da TBO em todas as regiões do país. “Atuamos no Sul e Sudeste, além de cidades como Manaus, Belém, Recife, Fortaleza, Brasília e Goiânia. Nossa cobertura é nacional — e vamos continuar expandindo.”

Portfólio completo e foco no agente

A plataforma conecta mais de 170 mil compradores no mundo e oferece oito verticais: hotéis, passagens aéreas, trens, aluguel de carros, cruzeiros, traslados, passeios e ingressos, e pacotes/grupos.

“Hotelaria é o nosso carro-chefe, mas vemos um crescimento expressivo em outras áreas”, aponta. “Somos um dos maiores vendedores de Rail Europe dentro da TBO, e temos crescido muito no aéreo, especialmente nos voos domésticos, graças à facilidade de parcelamento e à personalização de margens pelo agente”.

Sienra resume o posicionamento da TBO de forma clara: “Nosso objetivo é ser o parceiro mais completo para o agente de viagens. Temos a melhor plataforma, um portfólio robusto e uma equipe local dedicada a dar suporte em todas as frentes.”

Serra Negra celebra o Dia Internacional do Café com turismo rural

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Serra Negra celebra o Dia Internacional do Café com tradição e turismo rural - Foto: Freepik
Serra Negra celebra o Dia Internacional do Café com tradição e turismo rural - Foto: Freepik

Serra Negra, no coração do Circuito das Águas Paulista, é destino ideal para celebrar o Dia Internacional do Café, comemorado em 1º de outubro. Oficializada em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC), a data reconhece a bebida como símbolo de encontros e identidade cultural. No Brasil, maior produtor mundial do grão, a celebração ganha ainda mais destaque.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

A cidade mantém laços históricos com a cafeicultura há mais de dois séculos. O café está no brasão oficial e marcou a economia local desde 1850. Em 1882, um ramal da Companhia Mogiana chegou para escoar a produção rumo ao porto de Santos. Hoje, a qualidade do café serra-negrense é premiada em feiras nacionais e internacionais, resultado de técnicas modernas e cultivo sustentável.

O turismo rural é um convite para vivenciar essa tradição. O Café Nonno Marchi, com mais de 100 anos de história, integra a Rota do Café e oferece visitas guiadas que mostram cada etapa da produção. Os visitantes percorrem lavouras a 1.150 metros de altitude e degustam grãos 100% arábica com vista para o vale das Três Barras.

Outro ponto imperdível é o Museu do Café Vale do Ouro Verde, que realiza o passeio “Do cafezal ao cafezinho”. O acervo reúne objetos antigos, fotos e máquinas que narram a trajetória de uma família italiana apaixonada pelo café. O espaço, cercado por cafezais, funciona nos fins de semana, com entrada gratuita e atendimento a grupos mediante agendamento.

Já o Café Santa Serra proporciona momentos de relaxamento em meio à natureza, com degustações de cafés artesanais e visita ao terreiro de secagem. Marcas tradicionais como Grão da Serra e Café da Montanha reforçam a reputação de Serra Negra, mesmo sem visitação em suas propriedades.

Mais do que bebida, o café é patrimônio cultural e motor do turismo na região. Para informações sobre hospedagem, restaurantes e roteiros, acesse visiteserranegra.com.br ou o Instagram oficial.

Fhoresp pede ação urgente contra bebidas falsificadas após mortes por metanol em SP

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Fhoresp reforça apelo a autoridades sobre contaminação de bebidas; entidade já havia alertado sobre 36% de fraude no volume distribuído - Foto: Freepik
Fhoresp reforça apelo a autoridades sobre contaminação de bebidas; entidade já havia alertado sobre 36% de fraude no volume distribuído - Foto: Freepik

A Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp) voltou a alertar autoridades para o risco da falsificação de bebidas no país. O apelo ganhou força após a confirmação de três mortes em decorrência de intoxicação por metanol em São Paulo, sendo a mais recente em São Bernardo do Campo. Casos de internações e de perda de visão também estão em investigação.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Segundo o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) de Campinas, análises laboratoriais comprovaram a presença da substância altamente tóxica em amostras recolhidas. O metanol pode provocar cegueira, danos neurológicos, hepáticos e até levar à morte.

Levantamento revela fraudes em larga escala

Em abril deste ano, a Fhoresp já havia divulgado um estudo que apontava que 36% das bebidas vendidas no Brasil são falsificadas, adulteradas ou contrabandeadas. Vinhos e destilados, especialmente vodca, aparecem entre os produtos mais afetados. “Há um grande esquema de adulteração em território nacional. Antes a preocupação era fiscal, agora é de saúde pública”, reforça Edson Pinto, diretor-executivo da entidade.

Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp - Crédito: divulgação
Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp – Crédito: divulgação

Prejuízo para consumidores e bares

A Fhoresp representa cerca de 500 mil empresas do setor de alimentação e hospedagem, além de mais de 20 sindicatos patronais. Edson Pinto ressalta que a maioria dos estabelecimentos trabalha de forma correta, mas também se torna vítima quando recebe bebidas contaminadas de fornecedores. “Se as autoridades não agirem firmemente, esse esquema não chega ao fim nunca”, adverte.

Reivindicação de fiscalização rígida

Para a federação, é urgente um plano integrado de combate à fraude. A entidade defende maior rigor no controle da distribuição de bebidas e a punição de quadrilhas que lucram com a prática. “É preciso garantir a procedência do que chega ao consumidor e aos bares”, conclui Pinto.

Zarpo, agência online do Grupo Bancorbrás, tem nova Head

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Bancorbrás
A nova Head da Zarpo, agência de viagem online da Bancorbrás, Ana de Mattos Brito (divulgação)

O Grupo Bancorbrás anunciou na última semana a nova Head da Zarpo, agência de viagem online, Ana de Mattos Brito.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Contratada em maio de 2024, como Diretora de Receitas, Ana assumiu a liderança das áreas de Vendas e Marketing da Zarpo. Desde então, tem atuado no fortalecimento do posicionamento da empresa como uma agência de viagens online com foco em produtos premium. Ela também acompanhou o projeto de migração da plataforma digital, concluído em outubro do ano passado, após mais de dois anos de desenvolvimento.

A executiva trabalhava ao lado de Daniel Topper, que está deixando a Zarpo após mais de cinco anos. O executivo francês chegou à empresa em janeiro de 2020 e participou do processo de aquisição que resultou na entrada da Zarpo no ecossistema de turismo do Grupo Bancorbrás. Sua saída ocorre por decisão pessoal, para dedicar-se a novos projetos.

“É uma honra dar continuidade ao trabalho que a Zarpo vem desenvolvendo. Assumo com responsabilidade a liderança de uma equipe engajada e comprometida com o nosso posicionamento como agência 100% online, especializada em curadoria de produtos premium e atendimento de excelência aos nossos clientes e parceiros. Seguiremos trabalhando para ampliar a sinergia com o Grupo Bancorbrás, fortalecendo a complementaridade entre as empresas e contribuindo para a oferta de experiências cada vez melhores”, afirma Ana.

Somando forças

O Grupo Bancorbrás fez a aquisição da agência de viagem online Zarpo em julho de 2023, como parte da estratégia de expansão de negócios. A agência atua em B2C e B2B2C, com vendas exclusivamente online, emprega cerca de 80 profissionais e conta com 7 milhões de clientes cadastrados, sendo a maioria deles do estado paulista e famílias viajando com crianças. Ao passar a controlar a Zarpo, a Bancorbrás multiplicou sua presença no mercado turístico do estado de São Paulo, integrou um portfólio de produtos premium e se consolidou nas vendas online. A empresa passou a fazer parte do ecossistema de turismo do Grupo que conta com Clube Bancorbrás, Operadora Bancorbrás, Bancorbrás Corporativo e Trib Pass.

ClickBus antecipa Black Friday e oferece 20% de desconto em passagens

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ClickBus antecipa Black Friday com iniciativa Bora Fechar - Foto: divulgação ClickBus
ClickBus antecipa Black Friday com iniciativa Bora Fechar - Foto: divulgação ClickBus

A ClickBus, referência na venda online de passagens rodoviárias, aderiu à campanha #BoraFechar, iniciativa inédita do Google para fomentar o turismo nacional. Entre 28 de setembro e 4 de outubro, a plataforma oferece 20% de desconto em passagens para qualquer destino no Brasil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

A ação reúne também outras empresas do setor, como Decolar, Localiza e Santander, com o objetivo de facilitar viagens e estimular o consumo de experiências turísticas. Durante o período da promoção, os viajantes podem comprar pelo site ou aplicativo da ClickBus e garantir o benefício enquanto durarem os estoques.

Vantagens exclusivas para membros do Clube ClickBus

Além do desconto, a travel tech promove a assinatura do Clube ClickBus, a partir de R$ 4,99. O programa oferece 3% de cashback, atendimento prioritário via WhatsApp, flexibilidade para alterações de passagens e até 30 dias para usar os bilhetes com valores a partir de R$ 40.

“Essa parceria com o #BoraFechar é um reflexo do nosso compromisso em usar a tecnologia para democratizar o acesso ao turismo brasileiro. Isso torna a experiência de viagem mais acessível a todos os nossos clientes”, destaca Phillip Klien, CEO da ClickBus.

Sobre a ClickBus

Fundada em 2013, a ClickBus é líder no mercado de venda online de passagens de ônibus, com mais de 62 milhões de bilhetes emitidos em mais de 300 mil rotas. A empresa opera soluções tecnológicas para mais de 300 viações e 50 terminais rodoviários. O reconhecimento inclui prêmios como o tricampeonato do Reclame Aqui, além dos selos Innovative Workplaces Brasil 2024, RA1000 e Great Place to Work 2024. Saiba mais no site.

Latam amplia MRO em São Carlos com novo hangar para jatos Boeing 787

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Latam MRO
A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e executivos da Latam Brasil, reforçando o prestígio da operação (Crédito: Latam)

MRO — A Latam acaba de dar um passo estratégico rumo ao fortalecimento da indústria aeroespacial brasileira com a inauguração do Hangar 9 em seu centro de manutenção (MRO), localizado em São Carlos, interior de São Paulo. A nova estrutura, construída em tempo recorde de dez meses, representa o maior investimento da companhia na unidade nos últimos dez anos, somando R$ 40 milhões e criando 300 empregos diretos.

DA REDAÇÃO com assessorias

Projetado para receber os jatos Boeing 787 Dreamliner e ampliar a capacidade de pintura de aeronaves de grande porte, o Hangar 9 também permitirá a manutenção simultânea de até três Airbus A320. A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e executivos da Latam Brasil, reforçando o prestígio da operação. Em nota, a companhia destacou que o MRO de São Carlos é o maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul, reconhecido como referência internacional.

Para Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, o novo hangar “consolida São Carlos como um verdadeiro polo de desenvolvimento aeroespacial do Brasil”, reunindo inovação tecnológica, mão de obra qualificada e uma infraestrutura de excelência.

Com o novo hangar, as revisões pesadas dos Boeing 787 passam a ser feitas no Brasil, substituindo serviços anteriormente realizados no exterior. A mudança proporciona maior agilidade operacional, redução de custos e incremento na competitividade. A estrutura inclui inovações como drones para inspeção externa e carrinhos autônomos para a logística interna, otimizando os processos de manutenção.

Escola de Mecânicos: formação de excelência

A Latam também aposta no futuro da aviação com a sua Escola de Mecânicos, única do país certificada pela Anac para formar profissionais de manutenção aeronáutica. Inaugurada em dezembro de 2024, a escola abriu suas primeiras vagas externas em agosto de 2025, recebendo mais de 1,7 mil inscrições para apenas 20 posições. A alta demanda resultou na criação de uma turma adicional, totalizando 80 alunos — dos quais 44% são mulheres.

Infraestrutura de ponta no maior MRO da América do Sul

Em funcionamento desde 2001, o MRO de São Carlos ocupa uma área de 95 mil m², abriga nove hangares, 22 oficinas e emprega cerca de 2 mil profissionais. O centro realiza mais de 60% das manutenções da frota Latam e é homologado por autoridades internacionais como a Easa (Europa), FAA (EUA) e DGAC (Chile). Desde 2019, o uso de drones com inteligência artificial transformou o processo de inspeção externa, tornando-o 12 vezes mais rápido e totalmente digital.

O complexo segue recebendo aportes significativos: além do Hangar 9 e da Escola de Mecânicos, está em andamento um projeto de R$ 78 milhões para a criação de um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A chegada dos jatos Embraer E195-E2 em 2026 deve fortalecer ainda mais São Carlos como epicentro do setor aeroespacial brasileiro.

A estratégia da Latam de internalizar serviços de alta complexidade reflete um movimento de repatriação tecnológica que impulsiona a cadeia produtiva local, reduz a dependência de operações no exterior e posiciona o Brasil como protagonista regional em manutenção aeronáutica.

Árvore da Integração no Festuris chega a 10 anos e planta novas raízes com a Costa Rica

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Festuris
No ano passado, o projeto celebrou o trabalho da Localiza & Co - Crédito: Anselmo Cunha

A Árvore da Integração, um dos projetos mais emblemáticos do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, celebra uma década de existência em 2025 com uma homenagem especial à Costa Rica. O país centro-americano será o convidado para plantar suas raízes na história do evento, que chega à 37ª edição de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Criada em 2015, a iniciativa destaca destinos e empresas comprometidos com o turismo sustentável. Inspirada pelo Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo, a ação já resultou no plantio de 15 mudas de araucária – espécie símbolo do Sul do Brasil – no entorno do centro de feiras.

A araucária, nativa e protegida por lei ambiental, representa longevidade e resistência, podendo viver até 400 anos. O plantio anual durante o Festuris reforça a mensagem de preservação ambiental e o compromisso com um turismo mais responsável.

Em 2025, a homenagem recai sobre a Costa Rica, reconhecida mundialmente por suas políticas ambientais. O país é referência em proteção da biodiversidade, uso de energia limpa, inclusão comunitária e práticas de ESG (ambiental, social e governança).

Representantes costarriquenhos participarão da cerimônia, que inclui o plantio de uma nova muda de araucária, perpetuando o nome da Costa Rica na história do projeto.

“O Troféu Árvore da Integração celebra uma década de compromisso com o meio ambiente. Homenagear a Costa Rica neste marco é reconhecer um modelo de gestão sustentável que inspira o mundo”, afirma Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. O ato está marcado para 8 de novembro, às 14h.

Visite São Paulo Convention Bureau leva campanha a EUA e Europa em outubro

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Visite São Paulo Convention Bureau promove dois roadshows nos Estado Unidos em outubro - Foto: Flickr VSPCV
Visite São Paulo Convention Bureau promove dois roadshows nos Estado Unidos em outubro - Foto: Flickr VSPCV

O Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB) prepara uma série de ações estratégicas no exterior e no Brasil durante o mês de outubro. A entidade reforça a campanha Meu Destino é São Paulo com dois roadshows nos Estados Unidos, além de presença em grandes feiras e eventos do setor na Europa e no Brasil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Os encontros com agentes de viagens e operadores acontecem em 14 de outubro, em Nova York, com a presença de Aline Moretto e Taciane Oliveira, diretoras de Promoção e de Relacionamento do VSPCB. Em 16 de outubro, em Miami, participam Taciane Oliveira e Fabio Zelenski, diretor de Marketing e Inovação, juntamente com representantes da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

O objetivo é aumentar o fluxo de visitantes norte-americanos para São Paulo, tanto para lazer quanto para negócios, por meio de capacitação, apresentação de atrativos e rodadas de negócios.

Presença em feiras estratégicas

Antes dos roadshows, entre 7 e 9 de outubro, o VSPCB marca presença no Imex America 2025, um dos principais encontros internacionais de turismo de negócios e eventos, realizado no Mandalay Bay Convention Center, em Las Vegas. A delegação conta com Elenice Zaparolli, diretora de Eventos, e Gabriel Valentino, da área de eventos internacionais.

Paralelamente, de 8 a 10 de outubro, o VSPCB participa da Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro, com o presidente executivo Toni Sando e a analista de promoção Denyse Kirihara. Já Aline Moretto estará em Rimini, na Itália, representando São Paulo no TTG Travel Experience, a maior feira italiana dedicada ao turismo global.

Ações na Europa

No final do mês, a entidade também se une à Visit Brazil Travel Association em uma série de roadshows pela Europa. A diretora de Promoção Aline Moretto participa dos eventos em Londres (27/10), Bristol (28/10), Manchester (29/10) e Dublin (30/10), com foco em capacitação de agentes e operadores, além de networking e rodadas de negócios.

Sobre o Visite São Paulo Convention Bureau

Com 41 anos de atuação e mais de 500 associados, o VSPCB é uma entidade privada dedicada a atrair eventos, apoiar organizadores e qualificar profissionais do setor. Sua missão inclui fortalecer a imagem de São Paulo como destino turístico e de negócios, estimulando a melhoria contínua de serviços e do atendimento aos visitantes. Saiba mais no site.

BeFly Travel expande operações e abre primeira unidade no Rio

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Equipe da nova BeFly Travel Leblon pronta para receber os viajantes com atendimento personalizado e soluções completas para lazer e negócios - Foto: divulgação
Equipe da nova BeFly Travel Leblon pronta para receber os viajantes com atendimento personalizado e soluções completas para lazer e negócios - Foto: divulgação

O mercado de turismo de lazer ganha um novo impulso no Rio de Janeiro. A BeFly Travel inaugura sua primeira unidade na cidade, localizada no Leblon, Zona Sul. O lançamento confirma a estratégia de crescimento da marca e acompanha o dinamismo do setor, que segue em alta no Brasil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Segundo dados do Ministério do Turismo, a busca por viagens internacionais cresceu dois dígitos em 2025, com destaque para serviços como seguro-viagem e auxílio na emissão de vistos. A tendência reflete o interesse de brasileiros que veem as viagens como parte essencial do estilo de vida, unindo lazer, cultura e bem-estar.

Atendimento focado no cliente

A nova loja é comandada pelos empreendedores Jankiel Sztejnman e Alexandre Sztejnman. Para eles, a escolha do Leblon se conecta ao perfil do público local. “Nosso objetivo é facilitar a vida de quem ama viajar, oferecendo em um só lugar tudo o que o carioca precisa com segurança e praticidade. O turismo segue em constante crescimento, e queremos entregar essas experiências de forma confiável e personalizada”, destaca Jankiel.

Com um atendimento completo e personalizado, a unidade oferece passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carros e seguro-viagem, além de serviços de valor agregado, como suporte na emissão de vistos. A estrutura da rede garante tecnologia, parcerias comerciais e treinamentos.

Além do foco no turismo de lazer, a nova franquia já nasce com planos de atuar no segmento corporativo, um dos pilares estratégicos do grupo BeFly. Saiba mais no site.

Serviço

  • Endereço: Rua General Urquiza, 67, Loja B – Leblon – Rio de Janeiro/RJ – 22.431-040
  • Tel: (21) 2294-6297 / (21) 97977-1584
  • Horário: segunda a sexta, das 9h às 18h
  • E-mail: rj.leblon@beflytravel.com.br

TAP e R11 promovem viagem de capacitação entre Sevilha e Madri

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R11 Travel e TAP Air Portugal realizaram FAM Trip exclusivo a bordo do Azamara Journey - Foto: divulgação R11 Travel
R11 Travel e TAP Air Portugal realizaram FAM Trip exclusivo a bordo do Azamara Journey - Foto: divulgação R11 Travel

Entre 23 e 29 de setembro de 2025, a R11 Travel — representante exclusiva da Azamara Cruises no Brasil — realizou um Seminar at Sea em parceria com a TAP Air Portugal. O FAM Trip levou agentes e parceiros a bordo do elegante Azamara Journey, permitindo que conhecessem, de forma prática, o serviço da companhia aérea portuguesa e a proposta de viagens intimistas e culturais da Azamara.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Durante seis noites, o grupo embarcou em Sevilha, na Espanha, e seguiu até Madri. O roteiro uniu paradas emblemáticas, experiências gastronômicas e momentos de networking. A programação incluiu apresentações de marca, jantares especiais, coquetel de boas-vindas e o tradicional AzAmazing Evening, evento que ofereceu uma vivência cultural exclusiva.

“Receber agentes e parceiros a bordo do Azamara Journey foi essencial para apresentar, na prática, o conceito Always Azamara. Mais do que conhecer o produto, eles viveram a experiência e agora podem inspirar seus clientes com informações reais”, destacou Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel.

Always Azamara: diferenciais a bordo

Os convidados tiveram acesso ao conceito Always Included, que contempla:

  • Variedade de restaurantes e serviço de quarto;

  • Bebidas, inclusive alcoólicas, durante todo o dia;

  • Gorjetas e taxas de serviço já inclusas;

  • Eventos culturais exclusivos;

  • Lavanderia self-service ilimitada;

  • Pernoites e paradas estendidas em destinos únicos;

  • Ambiente intimista, sem multidões e com atendimento personalizado.

Estratégia para o trade brasileiro

A iniciativa reforça o compromisso da R11 Travel em qualificar e engajar o mercado nacional. Ao experimentar de perto o produto Azamara, os agentes ganham ferramentas para transmitir aos clientes a essência da marca: sofisticação, autenticidade e experiências inesquecíveis.

Sobre as empresas

R11 Travel – Distribuidora exclusiva de Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Azamara Cruises no Brasil, além de comercializar Silversea, AmaWaterways, Uniworld, Australis, HX-Hurtigruten Expeditions, Crystal, Swan Hellenic, Explora Journeys, Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros e The Ritz-Carlton Yacht Collection.

TAP Air Portugal – Eleita por 11 anos a Companhia Aérea Líder da Europa para a América do Sul pelo World Travel Awards e vencedora do MICE Awards 2023, a TAP conecta Lisboa a 13 cidades brasileiras, além de operar rotas do Porto para São Paulo e Rio de Janeiro. Saiba mais no site oficial.