Além das atrações que a tornaram símbolo de lazer em São Paulo, a Roda Rico carrega consigo uma história e impacto urbano expressivos. (Crédito: divulgação)
Em julho, a Roda Rico, maior roda-gigante da América Latina, cravou um novo recorde de público diário desde sua inauguração, confirmando-se como um dos principais cartões-postais de São Paulo.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias
A atração, instalada no Parque Cândido Portinari ao lado do Parque Villa-Lobos, se afirmou como um polo de convivência, cultura e lazer para toda a família, impulsionando o turismo local com ativações criativas e experiências exclusivas.
Roda Rico atrai famílias com ativações culturais
Com programação pensada para públicos diversos, a Roda Rico investiu em atrações que iam além do passeio a 91 metros de altura. Estatuas gigantes, como o adorável Dragão Banguela, oficinas de colagem para crianças com desconto antecipado de ingressos e a exposição gratuita Retratos do Rock mobilizaram paulistanos e turistas.
Roda Rico como palco de música e interação
A “Roda Rico” também foi palco de entretenimento musical variado: pocket show sertanejo com as Cristinas, DJ Binho Soul nos finais de semana e até “Cabineokê” infantil para os pequenos soltarem a voz nas alturas. Com a chegada do fim de temporada, estendeu seu horário e celebrou o aniversário de Harry Potter em instalação instagramável, com cabines temáticas, brindes e espetáculo de luzes.
Sobre a Roda Rico
Além das atrações que a tornaram símbolo de lazer em São Paulo, a Roda Rico carrega consigo uma história e impacto urbano expressivos. Inaugurada em 9 de dezembro de 2022, essa roda-gigante de observação — anteriormente conhecida como “Roda São Paulo” — alcança 91 metros de altura, tornando-se a maior da América Latina e superando a antiga recordista Rio Star, no Rio de Janeiro.
Seu projeto, idealizado pela empresa São Paulo Big Wheel e desenhado pelo escritório Levisky Arquitetos, integra-se ao programa de revitalização das margens do Rio Pinheiros, com foco na sustentabilidade: possui drenagem eficiente, pavimentação permeável, áreas verdes e plantio de espécies nativas no entorno. A estrutura abrange cerca de 4,5 mil m² — cerca de 3 % da extensão do Parque Cândido Portinari.
O endurecimento da política substitui regras mais flexíveis vigentes desde fevereiro de 2025 (Crédito: divulgação)
No último dia 25 de julho, o governo dos Estados Unidos anunciou uma mudança radical nas regras de renovação de visto para não não imigrantes: a partir de 2 de setembro de 2025, a maioria dos solicitantes – inclusive menores de 14 anos e idosos acima de 79 – passará a ser obrigatoriamente entrevistada pessoalmente em consulados ou embaixadas.
DA REDAÇÃO com agências internacionais
Segundo o comunicado oficial do Departamento de Estado, publicado no site Travel.State.Gov, a isenção de entrevista fica agora restrita a apenas três situações: solicitantes de vistos diplomáticos ou oficiais (como A‑1, G‑1, NATO, entre outros); quem está renovando um visto B‑1/B‑2 ou Border Crossing Card/Foil (para mexicanos) dentro de 12 meses após o vencimento, com emissão anterior feita quando tinha ao menos 18 anos; e ainda, sem histórico de recusa ou inelegibilidade.Além disso, o Departamento ressalta que, mesmo cumprindo os critérios, o oficial consular pode insistir na entrevista presencial a seu critério.
O endurecimento da política substitui regras mais flexíveis vigentes desde fevereiro de 2025 e, segundo especialistas, deve resultar em longas filas, maior espera por agendamento e impactos significativos para estudantes, trabalhadores temporários e visitantes renovando seus vistos.
Novos obstáculos
Nos últimos meses, viajantes enfrentam novos obstáculos na entrada nos EUA — além da exigência obrigatória de entrevista, aumentaram a fiscalização e triagem, sobretudo em fronteiras. Há relatos de detenções em função de postagens em redes sociais consideradas controversas, exigência de desbloquear dispositivos eletrônicos e inspeções detalhadas por agentes de imigração.
Uma australiana, por exemplo, foi negada entrada após ser enquadrada em violação do programa de isenção de visto e, desde então, enfrenta dificuldades não só nos EUA, mas em outros países também. E ainda: do dia 20 de agosto de 2025, cidadãos de alguns países — África e Ásia — poderão ter de depositar até US$ 15 000 para conseguir vistos B‑1/B‑2, como parte de um programa-piloto de “bond” que impõe garantia financeira a viajantes considerados de alto risco.
Leandro Cássio, diretor comercial do complexo de hospitalidade, no Royal Palm Plaza Resort - Foto: divulgação
Os primeiros seis meses do ano confirmaram a gestão assertiva do grupo Royal Palm Plaza Resort, com empreendimentos localizados em Campinas (SP) e região. O destaque do período, conforme esclarece Leandro Cássio, Diretor Comercial do complexo de hospitalidade, foi o crescimento continuado da área de eventos, responsável por 70% das receitas.
REDAÇÃO DO DIÁRIO (Cecília Fazzini)*
A evolução nos resultados foi observada no período, comparada com janeiro a junho de 2024, além de ter ficado muito acima das previsões de orçamento feitas para esta primeira parte do atual exercício. “O desempenho do conference resort, além dos resultados em ascensão, ainda assegura share significativo para a marca no mercado”, salienta o executivo.
Se os eventos são a locomotiva, o lazer de um resort – com as proporções, atrativos e produto em constante atualização, característica do Royal Plaza – é o vagão. O balanço semestral demonstra saldo igualmente positivo no segmento lazer, conforme Cássio, tanto gerado pelo Vacation Club – produto que avança e representa de 18% a 20% do negócio, quanto advindos da performance em volume e maior ocupação. O cenário tem como parâmetro idêntico semestre do ano passado e o que havia sido planejado no budget do atual exercício.
Outro destaque importante é a diária média. Os canais diretos e as ações direcionadas a alavancar vendas representam o motor da performance favorável. Para o diretor do Royal Palm, isso se reflete no valor médio da hospedagem, se confrontado com o balanço do primeiro semestre de 2024.
Royal Palm Plaza Resort, em Campinas – Foto: divulgaçãoUm dos salões de eventos do complexo Royal Palm Plaza (Crédito: arquivo DT)
Corporativo como pilar
Inaugurado antes da pandemia, o Royal Palm Hall Eventos é pilastra sólida da marca. “A estrutura alcançou um nível de maturidade importante e o resultado, ano a ano, se mostra bastante promissor”. Cássio frisa que boa parte da ocupação do espaço é demanda do segmento corporativo, congressos, entre outros formatos de reunião. Mas acrescenta que há outra frente que são os shows de entretenimento, que se integram ao calendário e fortificam a receita nesta área do Royal. “Fato é que os eventos se encontram bastante aquecidos e isso se observou na primeira metade deste ano”, confirma o executivo.
Leandro Cássio, diretor comercial do complexo de hospitalidade, no Royal Palm Plaza Resort – Foto: divulgação
Fôlego do midscale
Na categoria midscale, o Royal Palm Tower Anhanguera e o Royal Palm Tower Indaiatuba, que integram o complexo Royal, com foco basicamente corporativo, geraram fôlego tanto na ocupação, quanto na diária média. Na categoria também foi possível ultrapassar parâmetros previstos para o período de seis meses, encerrado em junho último.
Na contabilidade do semestre, os números são positivos, comparados com o mesmo intervalo de meses do ano anterior. “O hotel Contemporâneo – nosso hotel econômico, mas que de econômico ele não tem nada, porque oferece algo muito diferenciado para essa classificação de hospedagem, também apresenta cifras animadoras. Mais uma vez o destaque é o volume, combinado com a diária média”, esclarece Cássio.
Impactos minimizados
O grande impacto que a hotelaria como um todo experimentou e tornou os negócios mais sensíveis se refere ao PERSE. O diretor do Royal lembra que o benefício, que havia sido definido pelo Governo, para gerar alívio sobre o setor hoteleiro, até 2027, foi suspenso no meio do semestre passado, o que impacta a atividade como um todo. “No Royal Palm configuramos todas as programações para minimizar o efeito da medida. Mas com tributos tão pesados, não é possível ficar totalmente blindado dos efeitos sobre o negócio”.
A par de não ter efeito direto e imediato sobre os hotéis do grupo, Cássio vê com atenção a grande interrogação que paira sobre os setores produtivos com a decretação, pelos Estados Unidos, do tarifaço.
Para Marcelo Freixo, Santa Catarina “é referência quando o assunto é turismo internacional” - Foto: Márcio Menasce/Embratur
O plano de ação para a promoção turística internacional de Santa Catarina, desenvolvido no âmbito do Plano Brasis, foi apresentado nesta segunda-feira (11) para autoridades e representantes do trade turístico na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis. A iniciativa é idealizada pela Embratur e pelo Sebrae e estabelece diretrizes para ampliar a presença do destino catarinense no mercado global, com base em inteligência de dados e oportunidades estratégicas.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o documento define mercados emissores prioritários, nichos e segmentos com potencial competitivo para o estado, alinhando ações com governos municipais, o setor privado e entidades de fomento. A estratégia contempla a diversidade de atrativos catarinenses, indo de experiências culturais e gastronômicas a ecoturismo, cicloturismo e observação de fauna, como o Safári Baleia em Imbituba, o Walking Tour – Street Art Tour e o Cicloturismo Floripa Sul da Ilha, em Florianópolis, além da Trilha do Rio do Boi, no Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.
Crescimento do fluxo de turistas e fortalecimento da economia catarinense
De janeiro a julho de 2025, Santa Catarina recebeu 549 mil turistas internacionais, um crescimento de 67% em relação ao mesmo período do ano anterior. A malha aérea internacional também se expandiu, com mais de 189 mil bilhetes emitidos para voos que conectam o estado a sete países como principais países emissores: Chile, Panamá, Portugal, Peru, Argentina, Uruguai e Paraguai. Durante o verão de 2025, Florianópolis alcançou a 4ª posição entre os destinos globais mais buscados no Booking.com.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, destacou o papel das micro e pequenas empresas no setor. “Somos um país gigante, de homens e mulheres que acordam pela manhã e que nunca desistem. O filósofo Espinoza nos ensinou que tudo na vida é paixão e estamos vivendo em um momento único, em que o Brasil se revela ao planeta. As micro e pequenas empresas representam 97% do turismo no Brasil. Por isso, o Sebrae está nessa agenda, que já demonstra um potencial extraordinário para gerar emprego e renda. O Brasil é o único país do mundo com seis biomas e, em Santa Catarina, temos a pluralidade regional como um diferencial competitivo. A sinergia entre Sebrae e Embratur nos dá a possibilidade de um salto significativo no protagonismo brasileiro e catarinense no turismo mundial”, disse.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a importância de alinhar a estratégia nacional com as particularidades regionais. “O Plano Brasis, como o próprio nome expressa, contempla a diversidade, que é uma marca do nosso país, e as peculiaridades de cada região. Somos diversos, mas podemos ter estratégias unificadas de promoção internacional que transmitam uma mensagem clara para o mundo. Toda a promoção que fazemos é técnica, baseada em inteligência de dados, e isso nos permite entender o perfil de quem nos visita e como atrair mais turistas. Somente no ano passado, tivemos uma arrecadação de 7,3 bilhões de dólares com a vinda de 6,77 milhões de turistas no país. O setor gera emprego, renda e movimenta a economia como nenhum outro, e Santa Catarina tem um enorme potencial para seguir crescendo”, afirmou.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, reforçou a vocação turística do estado e o papel do empreendedor. “Santa Catarina já é um sucesso com mais de meio milhão de turistas internacionais no primeiro semestre. Não tenho dúvidas de que vamos superar as metas, oferecendo experiências únicas e atendendo às expectativas dos visitantes. Nosso propósito é levar os empreendedores ao sucesso, valorizando as vocações de cada região do estado”, afirmou.
Santa Catarina é o 8º estado a receber a apresentação do Plano Brasis, que integra um roteiro nacional que percorrerá as 27 unidades da Federação, alinhando estratégias de promoção internacional e fortalecendo o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, conservação ambiental e valorização cultural.
Hotel Ilha do Marajó resgata luxo, cultura e sabores autênticos na Amazônia paraense - Foto: divulgação
Em Soure, na Ilha do Marajó (PA), um novo capítulo se abre para um dos hotéis mais icônicos da região Norte. Após anos fechado, o Hotel Ilha do Marajó renasce sob a gestão da Unna Hotéis, trazendo a promessa de uma experiência sofisticada, sensorial e profundamente enraizada na cultura marajoara – tudo isso emoldurado pela exuberância do maior arquipélago fluviomarinho do planeta.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a proposta vai muito além da hospedagem tradicional. “Nosso diferencial é unir o conforto de uma estrutura completa com uma imersão verdadeira na natureza e na cultura do Marajó. Aqui, o hóspede encontra praias paradisíacas, uma gastronomia singular e um contato íntimo com o bioma amazônico”, destacam José Vitor Pereira e José Vinícius Pereira, empresários à frente do empreendimento.
Quarto do Hotel Ilha do Marajó, um refúgio de conforto e elegância em meio à natureza da Amazônia paraense – Foto: divulgação
A estrutura do hotel impressiona: são 35 quartos climatizados, dois restaurantes, sauna, academia, spa, piscina com bar molhado, capela, quadras esportivas, playground, sala de jogos e até um terminal hidroviário próprio, com lancha exclusiva saindo de Belém. “O hóspede desembarca direto em nosso espaço, com comodidade e segurança desde a chegada”, explicam.
Um dos grandes destaques da experiência está à mesa. A gastronomia marajoara, rica em sabores autênticos e ingredientes da floresta e dos rios, é tratada como protagonista na identidade do hotel. Quem comanda os dois restaurantes é o chef Delano Souza, que traz ao hóspede uma verdadeira imersão culinária. “Teremos um restaurante com alta gastronomia amazônica, com reservas e horários preestabelecidos, e outro aberto ao público, com pratos regionais, petiscos, drinks e uma carta de cervejas cuidadosamente selecionada”, revela José Vitor.
Piscina do Hotel Ilha do Marajó, um refúgio de luxo em meio à natureza da Amazônia paraense – Foto: divulgação
Fechado desde 2017, o hotel passou por uma reforma completa, do chão ao teto. “Fizemos um verdadeiro retrofit. Resgatar a essência do Hotel Ilha do Marajó e recolocá-lo no topo é a nossa missão”, afirma José Vinícius. O projeto de revitalização foi viabilizado com apoio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), uma linha de crédito do Ministério do Turismo. “Sem esse suporte, a reabertura não seria possível”.
O compromisso com a sustentabilidade é outro pilar do novo momento do hotel. Estão previstos sistema de energia renovável, horta orgânica, tratamento de esgoto e gestão de resíduos com foco em reciclagem. “A ideia é que o turista vivencie a Amazônia de forma consciente, entendendo o impacto positivo do turismo de base local”, ressaltam os empresários.
Com cerca de 70 colaboradores — mais de 90% oriundos da própria Soure — o hotel também movimenta a economia regional, fortalecendo o artesanato, a culinária e os serviços locais. A proposta é transformar cada estadia em uma vivência afetiva, combinando sofisticação e autenticidade. “Queremos que cada hóspede leve consigo uma memória inesquecível da ilha”, afirma José Vinícius.
Passeios de barco, rodas de carimbó, pesca esportiva, vivências com búfalos, visita aos mangues e à famosa Fazenda Mironga fazem parte do cardápio de experiências. “Trabalhamos com guias locais e oferecemos atividades próprias para quem quer se conectar com a cultura, os saberes e a beleza natural do Marajó”, acentua José Vitor.
Para os gestores do empreendimento, o futuro é promissor. “Estamos inseridos em um território único, cada vez mais valorizado internacionalmente. O Marajó tem tudo para se tornar um dos principais destinos do turismo sustentável na Amazônia. E o Hotel Ilha do Marajó está pronto para liderar esse movimento”.
A visão dos empresários é promissora: “Estamos no maior arquipélago do mundo, localizado na Amazônia, um dos locais mais falados atualmente pelo mundo todo. Estamos próximos das potências mundiais como Estados Unidos e países da Europa. Recebemos muitos estrangeiros durante o ano inteiro e temos uma das melhores gastronomia do mundo, somada a uma cultura e experiência diferente das demais, contando também com uma população acolhedora e disposta a desenvolver cada vez mais o turismo”, finalizam.
Canela/RS lança festival com 11 pratos exclusivos que prometem encantar turistas - Foto: divulgação
Na última quinta-feira, 7 de agosto, a gastronomia da Serra Gaúcha ganhou destaque com o lançamento oficial do Festival Sabores de Canela. O evento, realizado no campus da UCS em Canela, reuniu autoridades, empresários do setor e imprensa para apresentar os restaurantes participantes e os pratos exclusivos que irão brilhar na edição de 2025.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o evento de lançamento contou com o apoio de Jolimont, Cervejaria Farol, Salamaria e Cutelaria Família Schaulet, Queijaria Alvorada Missioneira, Panni, Magnólia e Segretti del Mago Licores. A produção cultural é de Lisiane Berti.
O Festival Sabores de Canela, que acontece de 4 a 21 de setembro, funcionará como um grande roteiro gastronômico, convidando moradores e turistas a percorrerem os estabelecimentos para degustar criações únicas desenvolvidas especialmente para o período.
Organizado pela Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), com o apoio da Abrasel Hortênsias, o evento se consolida como uma plataforma que une gastronomia, turismo e cultura. O patrocínio é da Sicredi Pioneira e Sulgás.
Durante o lançamento, o presidente da ACIC, Mauricio Boniatti, destacou a essência do festival: “Experimentem, brindem e compartilhem. O Sabores de Canela é feito de pessoas para pessoas. Esta conexão é o que faz o evento ser um sucesso.”
Reforçando a importância da iniciativa para a economia local, o presidente da Abrasel Hortênsias, Marcelo Wazlawick, afirmou: “É um evento que transforma Canela no palco da gastronomia, turismo e cultura com experiências incríveis.”
Ele acrescentou que: “A mistura de economia criativa com a melhor da gastronomia e uma rede de descontos valoriza ainda mais o destino.”
O prefeito Gilberto Cezar também celebrou o momento:
“Canela é a cidade da gastronomia, com potencial enorme e restaurantes únicos que fazem muito sucesso entre os visitantes, demonstrando um crescimento do destino e valor agregado.”
Roteiro de Sabores – Restaurantes e pratos exclusivos
O coração do festival está nos pratos criados especialmente para a ocasião. Confira a lista dos 11 restaurantes participantes e suas criações:
Capullo: Cotoletta à Milanesa
Capullo Cotoletta à Milanesa – Crédito: divulgação Sabores de Canela
Containner Bistrot: Nhoque, Cogumelos e Pinhão
Containner Bistrot Nhoque, Cogumelos e Pinhão – Foto: Divulgação Sabores de Canela
Empório Canela: Tortéi Sabores da Serra
Empório Canela Tortéi Sabores da Serra – Foto: Divulgação Sabores de Canela
Lá Estación – El Mejor Asado: Hambúrguer El Serrano
Lá Estación – El Mejor Asado Hamburguer El Serrano – Foto: divulgação Sabores de Canela
Magnólia: Polenta Al Bosco
Magnólia Polenta Al Bosco – Foto: Divulgação Sabores de Canela
O Maquinista Empório Canela: Parmegiana aos Cogumelos
O Maquinista Empório Canela Parmegiana aos Cogumelo – Foto: Divulgação Sabores de Canela
Panni Padaria Artesanal e Brunch: Croissant Serrano
Panni Padaria Artesanal e Brunch Croissant Serrano – Foto: Divulgação Sabores de Canela
Pappardelle Massas Finas: Nhoque de Laranja
Pappardelle Massas Finas Nhoque de Laranja – Foto: divulgação Sabores de Canela
Velha Bruxa Mini Sorvete ao Forno – Foto: Divulgação / Sabores de Canela
Rede de descontos em hotéis e parques
Para proporcionar uma experiência completa, o Sabores de Canela se estende à rede hoteleira e aos parques da cidade. Durante o período do festival:
Hotéis e pousadas participantes oferecerão 20% de desconto em diárias.
Parques parceiros concederão 10% a 15% de desconto no valor do ingresso.
O desconto é válido para compras diretas nos sites dos estabelecimentos, usando o cupom SABORES2025.
Hotéis e Pousadas Participantes: Blumen Hotel Boutique, Estalagem Vila Suzana, Grande Hotel Canela, Hotel Cabanas Altos da Serra, Hotel Pousada do Bosque, Hotel Serra Nevada, Pousada Caliandra da Serra, Pousada Spa Solar Don Ramón, Pousada Vila 505, Vila Suzana Parque Hotel.
Parques Participantes: Alpen Park, Big Land, Bondinhos Aéreos Parques da Serra, Castelinho Caracol, Parque do Caracol, Parque Terra Mágica Florybal, Roda Canela.
Serviço
O quê: Sabores de Canela 2025 – Festival de Gastronomia e Cultura
Quando: De 4 a 21 de setembro de 2025
Onde: Restaurantes, hotéis, pousadas e parques de Canela (Serra Gaúcha/RS)
Realização: Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC)
Apoio: Abrasel Hortênsias e UCS – Campus Universitário da Região das Hortênsias
Bristol Villaggio Rosa Hotel - Crédito: Arquivo / Rede Bristol
A Rede Bristol Hotéis & Resorts aposta em uma experiência integrada para profissionais que buscam produtividade com bem-estar, seguindo a tendência que une trabalho remoto e lazer e movimenta o setor hoteleiro. Com a consolidação do trabalho à distância e a crescente busca por qualidade de vida, o conceito de workation — que une work (trabalho) e vacation (férias) — tem ganhado força no Brasil.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, nesse cenário, a Rede Bristol amplia sua ocupação para atender a um novo perfil de viajante: aquele que deseja manter a produtividade sem abrir mão de conforto, lazer e experiências autênticas.
De acordo com a CMO da Rede Bristol, Adriana Alves, o movimento faz parte de uma resposta estratégica da empresa às transformações no comportamento dos consumidores.
“Acreditamos que o trabalho remoto já está consolidado como alternativa para alguns profissionais, e os nossos hotéis estão preparados para oferecer a estrutura ideal para quem deseja unir produtividade e lazer. O conceito de workation traduz isso: permitir que o hóspede trabalhe com conforto, aproveitando tudo o que o hotel tem de melhor, e conhecer novos destinos”, afirma.
Bristol Villaggio Rosa Hotel – Crédito: Arquivo / Rede Bristol
Com unidades distribuídas por todo o país, a Bristol oferece uma rede de hotéis com infraestrutura voltada tanto ao trabalho quanto ao descanso: internet de alta performance, espaços de coworking e eventos, além de piscinas, restaurantes regionais, áreas de lazer e paisagens inspiradoras. A rede destaca hotéis como o Bristol Brasil 500, Infinity, Jangada, Villaggio Rosa, The Time e outros que equilibram bem-estar, produtividade e turismo de experiência.
A aposta no workation também posiciona a marca em sintonia com tendências globais como o nomadismo digital, encontros corporativos híbridos e o bleisure (viagens que misturam negócios e lazer). O objetivo é mostrar que a hospitalidade pode ser, ao mesmo tempo, eficiente, humana e inovadora.
Para o público estritamente corporativo, a rede mantém hotéis como o Metropolitan, Guararapes, Portal do Iguaçu e Santo André, com perfil funcional e objetivo, ideais para deslocamentos rápidos e necessidades urbanas.
Ao adaptar serviços, comunicação e estrutura física, a Rede Bristol assume uma posição estratégica frente às novas formas de viver e trabalhar, mostrando que a hospitalidade vai além da estadia, sendo também qualidade de vida em movimento.
Sobre a Rede Bristol
A Rede Bristol Hotéis & Resorts nasceu em Curitiba (PR) em 1994, está presente em nove estados brasileiros e conta com 20 hotéis em todo o Brasil:
Paraná: Bristol Brasil 500, Bristol Centro Cívico Hotel, Bristol Metropolitan Hotel, Bristol Portal do Iguaçu Hotel, Bristol Upper Hotel (Curitiba)
Ceará: Bristol Guararapes Hotel, Bristol Jangada Fortaleza Hotel (Fortaleza)
Santa Catarina: Bristol Sabrina Hotel de Charme (Joinville)
São Paulo: Bristol The Time Berrini Hotel (São Paulo), Bristol Zaniboni Hotel (Mogi Mirim), Bristol Santo André Hotel (Santo André), Bristol International Airport Hotel (Guarulhos), Bristol Infinity Hotel (Rio Claro), Bristol Villaggio Rosa Hotel (Arujá)
Alagoas: Bristol Aline Hotel (Delmiro Gouveia)
Pará: Bristol Umariozal Hotel (Belém), Bristol Castanhal Hotel (Castanhal, inauguração em 2025), Bristol Marambaia Hotel (Belém, inauguração em 2025)
Maranhão: Bristol Imperatriz Hotel (Imperatriz)
Mato Grosso do Sul: Bristol Exceler Plaza Hotel (Campo Grande)
Rede Bristol aposta no workation como estratégia de marca – Foto: Arquivo / Rede Bristol
Além desses, há novos empreendimentos previstos em Juazeiro do Norte (CE) e Fortaleza (CE).
A rede soma 2.061 unidades habitacionais (UH’s) e oferece gastronomia regional e internacional, opções de lazer — incluindo serviço pet friendly em alguns empreendimentos — e estrutura para eventos, com capacidade de até 406 pessoas (Bristol Portal do Iguaçu Hotel).
Os empreendimentos são gerenciados com base em valores como transparência, compromisso, empatia, presença e comunicação, todos perceptíveis na experiência de clientes, colaboradores e investidores, por meio da entrega de serviços excepcionais e fortemente ancorados na cultura de “pessoas para pessoas”.
Transamerica Comandatuba entre os melhores resorts do Brasil segundo 28 mil viajantes - Crédito: site oficial do Transamerica Comandatuba
Receber um hóspede vai além de abrir portas, é criar memórias que duram para sempre. Foi com essa essência que o Transamerica Comandatuba conquistou um dos prêmios mais importantes do turismo nacional, o Melhores Destinos 2024/2025.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, mais de 28 mil viajantes participaram da pesquisa realizada pelo portal Melhores Destinos. Com nota acima de 9 pontos (de um total de 10), Comandatuba se destacou pelo conforto, pela estrutura de lazer, pela gastronomia que surpreende e pelo custo-benefício que encanta.
“Esse prêmio tem um significado especial porque nasce do olhar de quem vive a nossa experiência. Mais do que serviços ou estrutura, é sobre o sentimento de pertencimento que cada hóspede leva daqui — ser lembrado pelo nome, ter suas preferências antecipadas e sentir-se em casa, mesmo longe dela”, afirma Flávio Monteiro, diretor operacional e comercial do resort.
Entre praias preservadas, coqueirais e a energia calorosa da Bahia, o Transamerica Comandatuba oferece mais de 80 opções de lazer, 6 restaurantes e uma equipe que transforma cada estadia em memória. Um lugar onde hospitalidade e encantamento caminham juntos.
Serviço
Transamerica Resort Comandatuba
Endereço: Ilha de Comandatuba, s/n CEP: 45690-000 Una/BA – Brasil
Viracopos e Prefeitura de Campinas promovem Feirão de Empregos para 400 vagas no aeroporto - Foto: divulgação / Viracopos
No dia 12 de agosto, das 9h às 16h, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em parceria com a Prefeitura de Campinas e a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, promoverá o primeiro Feirão de Empregos e Oportunidades, oferecendo mais de 400 vagas para atuação no terminal aeroportuário.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, ao todo, cerca de 20 empresas instaladas em Viracopos estão com oportunidades disponíveis em lojas, empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo e na própria concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do complexo.
Entre as empresas participantes estão: Aeroportos Brasil Viracopos, Divino Fogão, Free Shop, Giraffas, Estapar Estacionamentos, Grupo Fit, GWS, IGT, Localiza, McDonald’s Viracopos, Mestre Cervejeiro, Movida, Orbital, Romana Café VCP, Sudeste Foods, Verzani & Sandrini e Vila do Grão, entre outras.
Destaques de vagas:
100 vagas para vigilante de aeroporto – salário de R$ 2.011,88 – exigência: ensino médio completo;
50 vagas para manobrista – salário de R$ 2.006,05 – exigência: ensino médio completo;
Supervisor de vendas – salário de R$ 2.800 – exigência: graduação em Administração de Empresas ou áreas correlatas.
Também serão oferecidas vagas para atendente de lanchonete, operador de caixa, vendedor interno, balconista, lavador de carros, entre outros.
Acesso e atendimento
O aeroporto e a prefeitura vão montar um esquema especial para receber os candidatos. Quem for de carro poderá estacionar gratuitamente no Bolsão B, exclusivo para o evento. Haverá sinalização com avisos e banners instalados em pontos de ônibus, direcionando os interessados ao local.
A triagem e as entrevistas serão realizadas no 3º andar do prédio VCP Office, ao lado da administração. Não haverá atendimento sobre o feirão no terminal de passageiros.
Atualmente, cerca de 10 mil pessoas trabalham no complexo aeroportuário, onde há mais de 400 empresas instaladas.
“Este é um momento estratégico: a ampliação das atividades de alimentação, varejo, empresas de apoio e áreas essenciais da operação exige que o quadro de colaboradores cresça na mesma proporção. Mais do que vagas, estamos falando de oportunidades para viver de perto o ritmo, a diversidade e a energia única de estar em Viracopos”, disse a gerente Comercial de Varejo, Tâmara Borges.
“Trabalhar dentro de um terminal de passageiros é estar no centro de encontros e histórias que se cruzam todos os dias. É fazer parte de uma engrenagem, onde cada função contribui para que a experiência de quem passa por aqui seja segura e acolhedora”, completou.
Além das 400 vagas no aeroporto, a Prefeitura de Campinas vai oferecer, durante o evento, mais 700 vagas em empresas da cidade, totalizando 1.100 oportunidades.
O secretário municipal de Trabalho e Renda, Paulo Sérgio de Andrade, destaca:
“São empresas que têm fluxo grande de pessoas, já que se trata de um terminal internacional de passageiros. Ou seja, há demanda para geração de empregos. Temos certeza de que será uma experiência muito boa para quem busca uma vaga.”
Serviço
16º Feirão de Empregos e Oportunidades
Data: Terça-feira, 12 de agosto
Horário: das 9h às 16h
Local: Aeroporto de Viracopos – Prédio VCP Office (ao lado da administração)
Endereço: Rod. Santos Dumont, km 66 – Parque Universitário de Viracopos, Campinas – São Paulo
O Henley Passport Index 2025 trouxe novas mudanças no cenário global de mobilidade internacional. Compilado pela consultoria Henley & Partners, o levantamento analisou 199 passaportes e foi divulgado no início de julho, confirmando que o passaporte de Cingapura segue na liderança, permitindo entrada sem visto em 195 destinos.
DA REDAÇÃO com agências internacionais
O Brasil avançou para a 16ª posição, garantindo entrada sem visto em 171 países — um aumento em relação aos anos anteriores. O crescimento reflete esforços diplomáticos recentes, apesar de ainda não contar com acesso liberado aos Estados Unidos e ao Canadá.
Henley Passport Index 2025: os 20 passaportes mais poderosos do mundo
Cingapura – 195 destinos sem visto
Japão e Coreia do Sul – 190
Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália e Espanha – 189
Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal e Suécia – 188
Grécia, Nova Zelândia e Suíça – 187
Reino Unido – 186
Austrália, República Tcheca, Hungria, Malta e Polônia – 185
Canadá, Estônia e Emirados Árabes Unidos – 184
Croácia, Letônia, Eslováquia e Eslovênia – 183
Islândia, Lituânia e Estados Unidos – 182
Liechtenstein e Malásia – 181
Chipre – 178
Bulgária, Mônaco e Romênia – 177
Chile – 176
Andorra – 171
Argentina, Brasil e São Marino – 170
Hong Kong – 169
Israel – 168
Brunei – 164
Barbados – 163
Diplomacia e avanços estratégicos
O avanço brasileiro reflete uma política externa mais ativa e acordos bilaterais de facilitação de entrada. Outros países também se destacaram:
Arábia Saudita subiu 34 posições na última década, chegando ao 60º lugar.
China flexibilizou vistos para diversos países, fortalecendo sua posição no índice e influenciando as relações internacionais.
Estados Unidos e Reino Unido perdem força
Apesar de estarem entre os dez primeiros, EUA e Reino Unido registraram quedas importantes.
O passaporte americano, que já ocupou o topo do ranking, hoje está na 10ª posição com acesso a 182 destinos.
O Reino Unido caiu para o 6º lugar, influenciado por políticas mais restritivas de controle de fronteiras.
Esses resultados demonstram como decisões políticas, acordos diplomáticos e relações internacionais impactam diretamente a liberdade de mobilidade global.
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