terça-feira, dezembro 23, 2025
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IATA divulga relatório com dados completos do transporte aéreo mundial em 2024

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transporte aéreo
As viagens internacionais em executiva e primeira classe aumentaram 11,8% em 2024, somando 116,9 milhões de passageiros – o equivalente a 6% do total. - Crédito: Dylan Agbagni por Pixabay

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) publicou nesta segunda-feira (4), em Genebra, a nova edição das Estatísticas Mundiais de Transporte Aéreo (WATS), revelando os números globais da aviação comercial em 2024. Com informações coletadas de mais de 240 companhias aéreas, o levantamento oferece uma visão abrangente do setor.

DA REDAÇÃO com agências internacionais

O documento detalha indicadores como demanda e capacidade de passageiros e cargas, análise da frota global, desempenho financeiro, uso de aeronaves e rotas mais movimentadas no planeta. O destaque vai para o crescimento das classes premium, que superaram a classe econômica em diversas regiões.

Crescimento das classes premium reforça tendência de luxo no transporte aéreo

As viagens internacionais em executiva e primeira classe aumentaram 11,8% em 2024, somando 116,9 milhões de passageiros – o equivalente a 6% do total. Enquanto isso, as viagens econômicas cresceram 11,5%, mostrando que o segmento de alto padrão segue em expansão.

A Ásia-Pacífico liderou em crescimento de passageiros premium, com 22,8%, seguida por Europa, América Latina, Oriente Médio e América do Norte. O Oriente Médio registrou a maior proporção de passageiros premium: 14,7%.

Rotas e aeronaves mais utilizadas no transporte aéreo mundial em 2024

A rota Jeju-Seul (CJU-GMP), na Coreia do Sul, liderou o ranking com 13,2 milhões de passageiros. Já na América Latina, o trajeto Bogotá-Medellín (BOG-MDE) foi o mais movimentado, enquanto JFK-LAX liderou na América do Norte.

Entre as aeronaves, o Boeing 737 foi a mais usada globalmente, com 10 milhões de voos e 2,4 trilhões de assentos-quilômetros disponíveis (ASKs). Airbus A320 e A321 completaram o pódio, com crescimento significativo nos últimos 12 meses.

Acesse o relatório AQUI

Brasil garante assento no Conselho Executivo da ONU Turismo

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Brasil
Liderando a delegação brasileira em Lima, no Peru, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, comemorou a eleição, por unanimidade, que reafirma a liderança brasileira nas Américas (DIVULGAÇÃO)

Liderando a delegação do Brasil em Lima, no Peru, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, comemorou a eleição, por unanimidade, que reafirma a liderança brasileira nas Américas

Agências com Edição do DIÁRIO

Em nota enviada ao DIÁRIO, o Ministério do Turismo informa que por decisão unânime, o Brasil será um dos três países das Américas a ter cadeira no Conselho Executivo da ONU Turismo para o período de 2026 e 2027. A eleição aconteceu durante a 70ª Reunião da Comissão Regional da ONU Turismo para as Américas (CAM), realizada nesta sexta-feira (1º/8), em Lima, no Peru. Atualmente, o Brasil também preside o órgão, representado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e no próximo ano a Cúpula da ONU Turismo para a África e as Américas acontecerá na cidade do Rio de Janeiro.
Além do Brasil, Argentina e Peru também farão parte do Conselho Executivo para o mesmo período. Para 2028 e 2029 serão Paraguai, Bahamas e República Dominicana.

Liderando a delegação brasileira, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou os avanços apresentados pela Organização das Nações Unidas para o Turismo nos últimos anos, em especial a instalação do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas, no Rio de Janeiro.
“São avanços importantes que reforçam a legitimidade e relevância global da ONU Turismo. Reitero nossa gratidão pela confiança depositada em nós e reafirmo o compromisso do Brasil com os valores do multilateralismo, da solidariedade regional e do desenvolvimento sustentável do turismo”, afirmou Ana Carla Lopes.
A representante do Brasil ainda ressaltou a importância da realização de fóruns multilaterais, como foi a Reunião da Comissão Regional da ONU Turismo para as Américas (CAM), essenciais para a troca de experiências, a cooperação Sul-Sul e, sobretudo, para a construção de soluções conjuntas para desafios comuns.
“Enquanto alguns países impõem tarifas injustas sobre produtos brasileiros e de outras nações do Sul Global, o Brasil responde reafirmando sua convicção de que o turismo é um instrumento de paz entre os povos. Uma ferramenta que celebra nossas identidades únicas, sem descuidar da defesa de nossa dignidade e soberania”, finalizou a secretária.
SOBRE A REUNIÃO – Ainda durante a CAM, houve decisões importantes para o turismo nas Américas. Entre os destaques, houve a criação do Comitê Técnico sobre o Código Internacional para a Proteção dos Turistas. O evento também abrigou o seminário “Inteligência Artificial e Turismo nas Américas”, que reuniu especialistas e líderes em inovação para discutir os impactos das novas tecnologias no setor.
Durante o encontro, ainda foram apresentados os principais desafios da região, como a conectividade aérea, infraestrutura turística, qualificação profissional, atração de investimentos e transformação digital. Entre outras definições, El Salvador foi escolhido como sede do Dia Mundial do Turismo de 2026, e o Paraguai será o anfitrião da 71ª Reunião da CAM, no mesmo ano.

Annie Morrissey, diretora da rede Bourbon: “continuaremos fiéis à nossa proposta de valor: entregar produto e serviço de alta qualidade”

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Rede Bourbon Hotéis
Annie: Trabalhamos com segmentações refinadas, com campanhas e jornadas pensadas para cada perfil de hóspede (Aquarela digital sobre fotografia divulgação)

Annie Morrissey, diretora comercial e de marketing da Rede Bourbon, analisa desafios econômicos e estratégias da hotelaria nacional para o segundo semestre de 2025

Em um cenário marcado por incertezas que impactam diretamente o mercado brasileiro —  — o setor de hospitalidade se vê diante de mais um capítulo de adaptação estratégica. Para compreender os reflexos desse novo contexto e os rumos traçados por uma das redes hoteleiras mais tradicionais do país, conversamos com Annie Morrissey, diretora comercial e de marketing da Bourbon Hospitalidade.

 Ao longo da entrevista, Annie comenta sobre o reposicionamento estratégico para o segundo semestre de 2025, as iniciativas voltadas ao público corporativo e de lazer, o fortalecimento dos canais diretos e a importância da comunicação transparente com os hóspedes — especialmente diante de plataformas de reserva não oficiais que oferecem riscos ao consumidor.

DIÁRIO – A recente imposição de tarifas de 50% pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros tem gerado apreensão em diversos setores da economia. Qual sua leitura sobre os possíveis reflexos dessa medida para o setor de hospitalidade e turismo, especialmente no que tange à confiança do investidor e à movimentação do mercado corporativo?

Ainda é cedo para prever os impactos práticos desse anúncio. É preciso observar se, de fato, a medida será implementada e como será operacionalizada. Já vimos esse tipo de decisão ser reavaliada, inclusive com outros países. No entanto, é inegável que movimentos como esse geram instabilidade e o mercado corporativo tende a reagir com cautela em cenários incertos.

A hotelaria brasileira, no entanto, já atravessou momentos econômicos muito mais desafiadores e mostrou resiliência. É um momento que exige adaptação, paciência, estratégia e trabalho. E, acima de tudo, é uma oportunidade para diversificar mercados e clientes, buscando segmentos menos vulneráveis ou mais estáveis diante desse tipo de oscilação.

DIÁRIO – Ainda nesse contexto, o turismo internacional pode sofrer efeitos indiretos, com uma eventual desaceleração econômica e desvalorização cambial. A Bourbon já vislumbra algum tipo de reposicionamento comercial ou de tarifas como resposta preventiva a esse novo cenário?

Temos acompanhado os movimentos do mercado com atenção, mas seguimos otimistas com o crescimento do setor. Em 2025 observamos um ciclo de retomada e ajustes, especialmente com o fim do Perse e a pressão dos custos, especialmente em alimentos.

A Bourbon continua fiel à sua proposta de valor: entregar um produto e um serviço de alta qualidade, que gera reconhecimento e fidelização do nosso hóspede. Nossa experiência de mais de seis décadas nos dá clareza para navegar ciclos econômicos mais complexos e manter a entrega de valor tanto para os clientes quanto para os nossos investidores.

DIÁRIO – Em períodos de instabilidade econômica, muitas redes investem em reforçar o relacionamento com o mercado interno. A Bourbon pretende ampliar esforços de fidelização ou criar campanhas específicas para o público nacional no segundo semestre?

Sem dúvida. Já temos ações em curso voltadas ao nosso público corporativo e a participação ativa em feiras estratégicas, como a ABAV no Rio de Janeiro, o Travel Next em Belo Horizonte e o BTM em Fortaleza — todas localizadas em regiões onde temos presença hoteleira relevante. Nosso foco é fortalecer as relações já existentes, explorar novas oportunidades regionais e estreitar laços com parceiros que compartilham dos nossos valores.

DIÁRIO – Passado o primeiro semestre, quais são os principais direcionamentos da estratégia comercial da Bourbon para o restante de 2025? Quais canais e iniciativas de marketing devem ganhar mais protagonismo nesse novo ciclo?

Nossa estratégia para o segundo semestre está ancorada na diversificação de públicos e na integração entre as áreas comercial e de marketing, com planos segmentados para os mercados B2B e B2C. Estamos fortalecendo nossos canais diretos com foco em performance digital, fidelização e geração de relacionamento de longo prazo.

No mercado de lazer, as experiências com curadoria ganham ainda mais protagonismo. Programações culturais, gastronômicas e de bem-estar são pensadas para criar conexões genuínas com o hóspede, respondendo às novas exigências do consumidor e às oportunidades de mercado com a qualidade e o cuidado com os detalhes que caracterizam a entrega da Bourbon.

DIÁRIO – O comportamento do consumidor tem mudado significativamente, com mais ênfase em flexibilidade, personalização e canais digitais. Como a Bourbon tem trabalhado a comunicação com seus diferentes perfis de hóspedes e quais aprendizados recentes têm norteado as decisões da rede?

O comportamento do consumidor vem evoluindo de forma acelerada: cada vez mais conectado, exigente e em busca de experiências personalizadas e flexíveis. Temos acompanhado essas transformações com atenção e incorporado aprendizados de forma prática e constante em nossas estratégias de comunicação.

Trabalhamos com segmentações refinadas, com campanhas e jornadas pensadas para cada perfil de hóspede. Ao mesmo tempo, temos investido em conteúdo de valor, tanto nos canais digitais quanto nos ambientes físicos como, por exemplo, a Gazetta Bourbon, nosso jornal distribuído em todos os hotéis da rede a cada nova estação. Nosso compromisso é manter a Bourbon como uma marca com essência sólida e, ao mesmo tempo, capaz de dialogar com diferentes gerações e perfis de viajantes.

DIÁRIO – Recentemente, a rede publicou um alerta sobre reservas feitas por plataformas como Viagens Promo, 123 Milhas, Maxmilhas e Lance Hotéis. O comunicado ressalta que essas reservas estão condicionadas ao repasse prévio dos valores. Quais riscos o consumidor corre ao utilizar esses canais não oficiais e qual a orientação da rede para garantir uma experiência segura de reserva?

O consumidor está mais atento e bem-informado do que nunca — e isso é ótimo. Mesmo assim, é importante reforçar: plataformas que oferecem valores fora da realidade ou condições muito abaixo do mercado devem ser analisadas com atenção redobrada. A grande questão é que em caso de imprevistos, esses canais nem sempre oferecem suporte, atendimento pós-venda ou canais de SAC estruturados. O risco de cancelamento sem respaldo ou de reservas não honradas é real. Por isso, sempre orientamos que as reservas sejam feitas diretamente com a rede ou com agentes parceiros credenciados.

 

Turismo em queda nos EUA, segundo o WTTC

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Turismo EUA em queda
A redução no fluxo de turistas tem sido impulsionada pelas políticas do presidente Donald Trump. (Pixabay)

Em 2025, o turismo internacional nos Estados Unidos enfrenta uma retração severa, projetando perdas de até US$ 29 bilhões e colocando milhões de empregos do setor em risco, segundo o WTTC — World Travel & Tourism Council. Enquanto o turismo global cresce, os EUA se destacam como o único entre 184 países a registrar queda nos gastos de visitantes estrangeiros — cerca de 7% em relação a 2024, somando menos de US$ 169 bilhões.

DA REDAÇÃO com informação da Forbes

A redução no fluxo de turistas tem sido impulsionada pelas políticas do presidente Donald Trump. Tarifas agressivas contra Canadá, México e União Europeia, combinadas à retórica anti-imigração e à aplicação de proibições de entrada, geraram uma queda de até 20% nos visitantes canadenses e 17% a 28% de europeus como alemães, espanhóis e britânicos. Além disso, detenção de turistas com visto válido e atrasos consulares intensificaram o medo de viajar aos EUA.

A adoção recente da “taxa de integridade de visto” de US$ 250, acrescida de aumentos nos valores de ESTA e do formulário I‑94, amplia o efeito dissuasor sobre visitantes estrangeiros. Segundo a U.S. Travel Association, essas taxas funcionam como uma “tarifa própria sobre um dos maiores produtos de exportação dos EUA: os gastos com turismo”.

O impacto se estende além da receita: cancelamentos em massa e o aumento do boicote internacional — liderado por canadenses e europeus — têm atingido diretamente o setor. Reservas entre abril e setembro de 2025 para o mercado canadense caíram mais de 70%, enquanto europeus reduziram seus planos para os EUA em até 17%. Segundo o especialista Mike Galsworthy: “turistas foram acusados de terrorismo sem fundamentos, retidos em celas frias… experiências que desencorajam outros viajantes” .

À medida que cresce a percepção de que os EUA estão se tornando um destino hostil e inacessível, concorrentes como México e Japão reforçam suas estratégias para atrair o turismo global. A confiança abalada entre viajantes estrangeiros pode levar anos para se recuperar, e o setor enfrenta um desafio estrutural: reconquistar sua competitividade internacional.

TAAG homenageia o Dia da Mulher Africana com voo operado só por mulheres

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TAAG
0 voo foi conduzido por três pilotas — Alexandra Lima, Neila Trindade e Ludmila Tavares — e dez comissárias de bordo: Irondina Gomes, Licínia Queiroz, Jandira Quianica, Tania Gomes, Cláudia Gonçalves, Engrácia Kihunga, Graciete Lemos, Yolanda Manuel, Maria Palha e Lélia Santos (Crédito: TAAG - divulgação)

A TAAG Linhas Aéreas de Angola marcou o Dia da Mulher Africana com uma iniciativa emblemática no último domingo (27): um voo especial na rota Luanda – Joanesburgo – Luanda, operado exclusivamente por uma tripulação feminina.

DA REDAÇÃO com assessorias

A ação não apenas celebrou a data, como também reforçou o papel da mulher africana no setor da aviação civil, destacando sua força, competência e crescente protagonismo em um ambiente historicamente masculino.

TAAG promove igualdade de gênero no setor aéreo com voo histórico

Composto por 13 profissionais altamente qualificadas, o voo foi conduzido por três pilotas — Alexandra Lima, Neila Trindade e Ludmila Tavares — e dez comissárias de bordo: Irondina Gomes, Licínia Queiroz, Jandira Quianica, Tania Gomes, Cláudia Gonçalves, Engrácia Kihunga, Graciete Lemos, Yolanda Manuel, Maria Palha e Lélia Santos. O gesto simbólico se alinha ao compromisso da companhia com a igualdade de oportunidades, inclusão e valorização da diversidade, princípios incorporados ao pilar corporativo “Pessoas e Comunidade”.

Esse voo especial também reafirma a aposta da TAAG em um ambiente de trabalho justo, inovador e sustentável, onde o mérito e o talento são reconhecidos independentemente do gênero. Atualmente, das cerca de 2.600 pessoas que integram o time da TAAG, 31% são mulheres, com presença crescente em posições estratégicas e de liderança, tanto em áreas operacionais quanto administrativas.

Mulheres em destaque na liderança da TAAG

O compromisso com a equidade de gênero se reflete na estrutura da comissão executiva da empresa. Sob a liderança do CEO Nelson Rodrigues de Oliveira, a TAAG possui seis áreas de gestão — três das quais estão sob comando feminino: os pelouros Financeiro, de Capital Humano & Jurídico, e de Infraestrutura, Cadeia de Suprimentos e Serviços. O avanço das mulheres na aviação, como demonstrado nesta ação, é parte de um movimento mais amplo de transformação da companhia.

Sobre a TAAG

Referência no setor aéreo africano, a TAAG opera 13 destinos domésticos e 11 internacionais, consolidando sua presença com uma frota moderna e serviços de passageiros e carga. Com reputação global em crescimento, a companhia reafirma seu compromisso com a excelência, inovação e desenvolvimento do ecossistema local.

Festival do Folclore de Olímpia 2025 celebra raízes culturais do Brasil com destaque para o Maranhão

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Festival do Folclore
Criado na década de 1960 pelo professor José Sant’anna, o FEFOL transformou Olímpia na Capital Nacional do Folclore desde 2017 (Crédito: divulgação)

Neste sábado (02), Olímpia dá início à 61ª edição do Festival do Folclore (FEFOL), que se estende até o dia 10 de agosto e promete uma verdadeira imersão nas raízes da cultura popular brasileira.

DA REDAÇÃO com assessorias

Com o tema “Raízes que nos Conectam”, a festa reúne 61 grupos folclóricos e parafolclóricos de 20 estados, representando todas as regiões do país — entre eles, 17 estreiam no evento. Cerca de 2 mil artistas, entre dançarinos, músicos e cantadores, compõem essa celebração gratuita, que é reconhecida como o maior festival de folclore do Brasil.

Abertura do Festival do Folclore de Olímpia 2025 celebra diversidade cultural

A programação começa às 19h, com o lançamento do Anuário da 61ª edição no Museu do Folclore, seguido pelo hasteamento de bandeiras e a cerimônia de abertura na Arena do Recinto. O espetáculo inaugural, conduzido por mais de 600 alunos, professores e colaboradores da rede de ensino, homenageia o estado do Maranhão, com enredo que valoriza a força das origens culturais brasileiras. Com direção artística do professor Tiago Pessoa Lourenço e produção musical de Taíse Renata da Cruz, o espetáculo destaca elementos como os Lençóis Maranhenses, o Bumba Meu Boi e os Cazumbás.

Participam ainda escolas locais, companhias culturais e grupos tradicionais, como GODAP, Frutos da Terra, Zazuê e Companhia Arte N’Alma. A noite se encerra com um grande desfile de grupos pela arena e apresentações a partir das 21h30, iniciando com o Boi de Morros (MA) e seguindo com atrações de estados como MG, RJ, AL, SP, PR, AC, RN e PA.

Festival do Folclore
Com o tema “Raízes que nos Conectam”, a festa reúne 61 grupos folclóricos e parafolclóricos de 20 estados, representando todas as regiões do país (Crédito: divulgação)

Festival do Folclore de Olímpia 2025 traz programação intensa e estrutura para toda a família

A programação do domingo inclui a tradicional Missa em Ação de Graças, às 9h30, na Igreja Matriz, com grupos folclóricos trajados conforme seus estados de origem. À noite, o Recinto do Folclore retoma as atividades com cortejos e 17 apresentações no palco principal, incluindo atrações do RJ, PI, SP, PA, SE, PE e TO. A Vila Brasil também ganha destaque com shows de música raiz, reunindo nomes como Coral Raízes, Juracy e Juarez Martins e Marcos Paulo e Luiz Miguel.

Durante os nove dias de evento, mais de 120 apresentações movimentam Olímpia, que recebe visitantes de todas as partes do país. A estrutura inclui parque de diversões, Pavilhão do Artesanato com 20 estandes, e uma ampla Praça de Alimentação com 66 barracas, operadas por entidades locais. A decoração, inspirada na cultura maranhense, transforma o Recinto em um cenário vibrante e acolhedor. O estacionamento oficial tem renda revertida à Santa Casa de Olímpia.

Sobre o Festival

Criado na década de 1960 pelo professor José Sant’anna, o FEFOL transformou Olímpia na Capital Nacional do Folclore desde 2017. Em 2025, a edição histórica homenageia o Maranhão e marca a estreia do estado do Acre no evento. Com entrada gratuita, o festival é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore.

SERVIÇO
61º Festival do Folclore – Jubileu de Castanheira
📅 2 a 10 de agosto de 2025
📍 Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, Avenida Menina Moça, 800 – Vila Hípica, Olímpia/SP
🎟 Entrada gratuita

Medellin, um jardim em movimento no mês de agosto

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A Feira das Flores não é apenas mais um evento turístico. É um símbolo de identidade, um mosaico cultural que une gerações e setores.

Medellín se transforma em um jardim em movimento todo mês de agosto

Não é apenas a beleza das silletas ou as cores que irrompem de cada canto, mas o que elas representam: uma cidade que celebra o que é, o que superou e o que está pronta para oferecer ao mundo.

Agências, com tradução do DIÁRIO

A Feira das Flores não é apenas mais um evento turístico. É um símbolo de identidade, um mosaico cultural que une gerações e setores (divulgação)

A Feira das Flores não é apenas mais um evento turístico. É um símbolo de identidade, um mosaico cultural que une gerações e setores. Do silletero (silletero) que herdou sua arte por mais de quatro gerações em Santa Elena, ao turista estrangeiro que pisa pela primeira vez nas comunas da cidade, todos vivenciam uma experiência que vai muito além do espetáculo.

Um encontro entre tradição e projeção global

Medellín entendeu há muito tempo que o turismo não se mede apenas pelos números de ocupação hoteleira. Ele se mede pelas emoções. Por histórias entrelaçadas. Por como uma tradição rural como a silletería — declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Nação — pode cativar turistas do mundo todo.

A edição de 2025 da Feira está projetada para ser uma das mais significativas de sua história recente: mais de 200 eventos gratuitos, experiências comunitárias nos bairros e uma programação com foco regional. Um dos gestos mais impactantes desta edição será o retorno dos palcos musicais em cada uma das 16 comunas e cinco municípios. De 1 a 10 de agosto, esses espaços de encontro cultural receberão entre 10.000 e 40.000 participantes por palco, demonstrando que a cultura floresce em todos os cantos, e não apenas nos grandes palcos do centro da cidade.

Esse esforço de descentralização não apenas garante acesso equitativo à arte e à celebração, mas também fortalece o senso de pertencimento e ativa economias locais em bairros que também são Medellín, mesmo que às vezes não apareçam em cartões postais turísticos.

Eventos icônicos e inovadores que enriquecem a Feira

A tradição convive com a inovação em eventos que se tornaram imperdíveis para moradores e visitantes. Um exemplo é o icônico Tapete de Flores do Shopping Santafé Medellín, que, em comemoração aos seus 15 anos, surpreende pela criatividade e pela escala. É um ponto de encontro que une arte, cultura e comércio em um espaço acessível a todos.

A Feira também se abre para novas expressões urbanas, como o evento Red Bull Dance Your Style, um evento global de street dance onde o público decide o vencedor de cada batalha. Este evento reúne jovens talentos do breakdance em uma competição de alto nível e energia, atraindo públicos diversos e exibindo a modernidade e a vitalidade juvenil de Medellín.

O público e o privado: uma aliança florescente

O que torna a Feira das Flores única é a forma como os setores público e privado se entrelaçam. Enquanto o Instituto de Cultura e a Prefeitura organizam eventos gratuitos e com alta logística – como o Desfile de Carros Clássicos, o Festival Nacional da Trova e os Parques Culturais Noturnos –, o setor privado aposta em grandes shows, experiências VIP, passeios gastronômicos, pacotes turísticos para bairros como San Sebastián de Palmitas ou Santa Elena, e todo um ecossistema de serviços turísticos.

Turismo com impacto real

Em 2024, a Feira das Flores atraiu mais de 2,1 milhões de pessoas e gerou um impacto econômico superior a US$ 42 milhões, segundo dados oficiais. A expectativa é de que esse valor ultrapasse US$ 45 milhões em 2025, considerando o aumento do turismo internacional, o impulso ao setor rural e as melhorias na conectividade aérea e terrestre.

Mas, além do dinheiro, o que resta é uma cidade com mais de 15.000 empregos temporários gerados, direta e indiretamente, centenas de empreendedores expondo em feiras de artesanato e gastronomia, e uma imagem fortalecida de Medellín como a capital latino-americana de eventos culturais.

Uma cidade que se reescrita com flores

Medellín não está imune aos seus desafios, mas os enfrenta com tenacidade e com flores nas mãos. O contraste entre as feridas do passado e a ternura dos silleteros (pessoas que carregam silleteros) constrói uma narrativa poderosa: a do turismo com propósito, com alma, com coração.

Os viajantes que visitam Medellín em agosto levam para casa mais do que apenas fotos: eles levam memórias, lições, aromas, histórias e, acima de tudo, uma nova visão do que uma cidade pode ser quando se reconecta consigo mesma.

Medellín floresce todos os anos, não por necessidade, mas por ser a sua essência. E quem a visita floresce junto com ela.

O Greater Medellin Convention & Visitors Bureau é uma fundação privada e sem fins lucrativos dedicada a promover Medellín e Antioquia (Colômbia) nacional e internacionalmente como destinos turísticos e locais de eventos.

Gastronomia mineira com alma paulista: Consulado Mineiro na Alameda Santos

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Consulado Mineiro
Famoso por pratos fartos, como a Feijoada Completa, o Leitão à Pururuca e o Mexidão, o cardápio inclui delícias que remetem ao interior mineiro (divulgação)
Consulado Mineiro
A casa é uma extensão do tradicional restaurante da praça Benedito Calixto, fundado em 1991 pelos irmãos Carneiro (Crédito: divulgação)

Aberto em abril de 2021, em plena pandemia, o Consulado Mineiro da Alameda Santos conquistou seu espaço entre os endereços mais procurados por quem circula pela Avenida Paulista. Instalado em um charmoso sobrado de 300 m² e 100 lugares, o restaurante preserva a essência da culinária da Zona da Mata mineira, com toques contemporâneos.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

A casa é uma extensão do tradicional restaurante da praça Benedito Calixto, fundado em 1991 pelos irmãos Carneiro. “Sempre sonhamos em voltar para a região onde nossa história começou”, diz o sócio Geraldo Magela. O imóvel, próximo ao metrô, tem decoração típica mineira, bar e cachaçaria no térreo e um salão espaçoso no primeiro andar.

Consulado Mineiro
Famoso por pratos fartos, como a Feijoada Completa, o Leitão à Pururuca e o Mexidão, o cardápio inclui delícias que remetem ao interior mineiro (divulgação)

Famoso por pratos fartos, como a Feijoada Completa, o Leitão à Pururuca e o Mexidão, o cardápio inclui delícias que remetem ao interior mineiro, como o “Uai Gatô”, sobremesa feita com goiabada, queijo e sorvete. O menu executivo é servido durante a semana, e as porções e drinques autorais — como a caipiroska de tangerina com pimenta dedo-de-moça — atraem o público no happy hour.

A unidade da Benedito Calixto segue como referência gastronômica, com ambiente acolhedor, apoio a eventos culturais e clientela fiel formada por artistas, jornalistas e turistas. Ambas as casas oferecem delivery, acesso para pessoas com deficiência, área pet friendly (externa) e estacionamento com manobrista (apenas na Alameda Santos).

A história do restaurante se entrelaça com a trajetória da família Carneiro em São Paulo — especialmente na região da Paulista, onde viveram por décadas e recebiam amigos em clima de aconchego mineiro. Foi ali que nasceu, de forma espontânea, o nome Consulado Mineiro.

CONSULADO MINEIRO RESERVE

 

MSC Cruzeiros publica Relatório de Sustentabilidade 2024 e detalha ações para atingir emissões líquidas zero até 2050

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Sustentabilidade 2024 – MSC Cruzeiros
Ilha de Corais na Ocean Cay (Crédito: MSC divulgação)

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC divulgou seu Relatório de Sustentabilidade 2024, apresentando os principais avanços do ano em temas ambientais, sociais e operacionais. A publicação também inclui o lançamento do Plano de Transição Energética (PTE), documento com metas intermediárias e etapas claras para alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa (GEE) até 2050.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

O relatório consolida os resultados das operações das marcas MSC Cruzeiros e Explora Journeys, abordando a integração de soluções de eficiência energética, programas de inclusão e preservação ambiental.

Principais destaques:

Lançamento do Plano de Transição Energética, com verificação independente e metas intermediárias de redução de emissões;

Prevenção de 50 mil toneladas de CO₂ por meio de ferramentas de otimização de performance de frota (OptiCruise e Oceanly Performance);

Expansão de conexões elétricas em terra: de 44 em 2023 para 142 em 2024, em 13 portos. Todos os navios novos já vêm preparados para esse tipo de conexão;

Aumento na taxa de retenção de tripulantes, de 83% para 89%, com ações voltadas para engajamento e desenvolvimento profissional;

Criação de Comitê Consultivo de Diversidade e Inclusão, com representatividade de mais de 140 nacionalidades;

Continuidade dos investimentos em Ocean Cay (Bahamas), com foco em restauração de corais e preservação marinha;

Capacitação de 469 tripulantes para prevenção de colisões com baleias, em parceria com a instituição ORCA;

Oferta de mais de 4.500 excursões em terra, em 84 países, incluindo 284 opções de baixo impacto ambiental (“Protectours”).

Em 2024, as frotas das duas marcas receberam 4,6 milhões de passageiros e operaram 341 itinerários em 90 países.

Para os próximos anos, a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC projeta avanços na adoção de energia limpa, modernização de embarcações, investimentos em infraestrutura portuária e cooperação com o setor marítimo para acelerar a transição energética.

O Relatório de Sustentabilidade 2024 completo está disponível para download [aqui].

LEIA TAMBÉM:

O MSC Preziosa e seu lá maior, ao se despedir de Santos – por Paulo Atzingen*

 

Cop30: Representantes de 25 países pressionam governo Lula a desistir de Belém

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Cop30
O governo brasileiro tem até 11 de agosto para apresentar um plano de resposta (Crédito; WWF divulgação)

Cop30: A pressão internacional levou à convocação de uma reunião de emergência da UNFCCC em 29 de julho, voltada a tratar dos problemas logísticos. O governo brasileiro tem até 11 de agosto para apresentar um plano de resposta.

Agências com Edição do DIÁRIO

Representantes de 25 países enviaram uma carta à organização da COP30 e à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) alertando para os riscos de manter integralmente a conferência em Belém. A preocupação central é com os preços exorbitantes de hospedagem na capital paraense, além de dificuldades logísticas envolvendo transporte e segurança. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.

No documento, os países reconhecem os esforços do governo do presidente Lula para sediar a COP30 e valorizam a escolha de Belém, que simboliza os desafios da Amazônia frente às mudanças climáticas. Ainda assim, os signatários cobram providências imediatas. “Se a COP inteira for mesmo acontecer em Belém, essas condições precisam ser garantidas”, diz a carta. Eles destacam que participar do evento significa “poder viajar para Belém, ficar em acomodações adequadas e acessíveis, e ir ao pavilhão e voltar de forma segura e eficiente em termos de tempo, inclusive tarde da noite”.

Entre os signatários estão blocos como o Grupo de Negociadores Africanos e o Grupo dos Países Menos Desenvolvidos (LDC), além de nações ricas como Áustria, Bélgica, Canadá, Finlândia, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça. A principal apreensão está relacionada à cúpula de chefes de Estado, que reúne o mais alto nível de autoridades e antecede as negociações centrais da COP. De acordo com a carta, nunca antes tantas delegações estavam sem saber como iriam participar do evento a apenas 100 dias do início.

O diplomata Richard Muyungi, presidente do Grupo de Negociadores Africanos, reforçou à agência Reuters a necessidade de ação imediata: “O Brasil tem muitas opções para termos uma COP melhor, uma boa COP. Por isso estamos pressionando para que o Brasil forneça respostas melhores, em vez de nos dizer para limitar nossa delegação”. A declaração evidencia a insatisfação crescente com os altos preços e a escassez de leitos em Belém.

A pressão internacional levou à convocação de uma reunião de emergência da UNFCCC em 29 de julho, voltada a tratar dos problemas logísticos. O governo brasileiro tem até 11 de agosto para apresentar um plano de resposta. Segundo a secretaria extraordinária da COP30, não existe possibilidade de a conferência ser realizada fora de Belém, embora soluções emergenciais estejam em curso. Entre elas, incluem-se investigações sobre práticas abusivas de hotéis, uso de Airbnb, mobilização de escolas e habitações do Minha Casa, Minha Vida, além da utilização de navios-cruzeiro para ampliar a capacidade de hospedagem.

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, reconheceu que há pressões para mudar a localização do evento: “Acredito que talvez os hotéis não estejam se dando conta da crise que eles estão provocando”, disse. Desde o anúncio de Belém como sede, os preços dispararam, comprometendo a participação de delegações e sociedade civil. Para mitigar o problema, foi lançada uma plataforma de hospedagem voltada inicialmente a delegações de países em desenvolvimento, com diárias a partir de US$ 200, mas a demanda continua superior à oferta.

Na carta, os países também criticam a possibilidade de compartilhamento de quartos para reduzir custos e destacam que a participação plena da sociedade civil é fundamental para o sucesso das negociações. A mensagem final é clara: “Se essas condições não forem atendidas para todos que precisam estar em nossas negociações multilaterais, não teremos chance de chegar a um resultado de sucesso”.