Palestra de Bernardinho joga o jogo dos negócios e capacita um time para o sucesso

Continua depois da publicidade

Numa concorrida palestra, com público atento e muitas pessoas acomodadas do lado de fora do local da apresentação, que durou mais de uma hora, o ex-treinador das seleções brasileira – masculina e feminina – de vôlei, Bernardinho passou o recado com maestria. Celebrizado nas quadras do Brasil e do mundo usou de muita técnica e analogia para transmitir insights motivacionais para o sucesso nos empreendimentos.

No espaço Motel Experience, montado dentro da 59ª. Equipotel, a palestra “Superação, Resiliência, Metas e Trabalho em Equipe”, foi um dos pontos alto do segundo dia do evento, que se estende até a próxima 6ª. feira, no SP Expo, em São Paulo. O treinador de 63 anos, nascido Bernardo Rocha de Rezende, no Rio, se vale da experiência extraída das quadras e de títulos para, numa analogia bastante objetiva, instruir empresas a como lidar com seus times internos e com o mercado em que atuam.

“Nada substitui a capacitação”, indica Bernardinho, para quem o bom líder precisa estar apto a identificar gargalos e aferir com precisão pontos fortes e fracos de cada integrante da equipe.

“Nada substitui a capacitação”, indica Bernardinho, para quem o bom líder precisa estar apto a identificar gargalos e aferir com precisão pontos fortes e fracos de cada integrante da equipe. Características fundamentais, no meio corporativo, de acordo com ele, são: humildade – ter consciência da interdependência entre as pessoas na empresa, além de reconhecer uma boa ou má escalação do time e a outra faceta assinalada por ele é a coragem – não a ausência do medo, mas o domínio para lidar com situações extremas e de risco no meio corporativo. E nesse sentido, de como lidar com a insegurança ele arrisca a sugestão “vá com medo mesmo, mas vá extremamente preparado”. Aprender com as derrotas, mas, no entanto, assumir responsabilidade sobre elas é outra máxima que compõe o receituário do ex-treinador de vôlei.

Veja também as mais lidas do DT

Equipotel2022
Bernardinho – Ex Técnico da seleção de Vôlei (foto: Geovana Fraga)

Paixão como combustível

Mas quais os combustíveis para movimentar pessoas nas empresas, em cenários nervosos e competitivos. Para Bernardinho, paixão e disciplina turbinam carreiras e empreendimentos, da mesma forma que a área de desconforto auto desafia cada integrante do time e produz grandes resultados.

No estilo de quem muitas vezes teve que se exaltar para transformar ânimo e e técnica em plena partida, Bernardinho assinala que “só não perde quem não joga”. Convicto de que foco, força e fé no trabalho são essenciais para o bom resultado e alcance das metas, acrescenta um último quesito, a necessidade de festa – para comemorar cada vitória. 

É autor dos livros Bernardinho – Cartas a um jovem atleta – Determinação e Talento: O caminho da Vitória e Transformando Suor em Ouro. Em 11 de janeiro de 2017, foi anunciada a sua saída da Seleção Brasileira de voleibol masculino após um ciclo de 16 anos, sendo substituído por Renan Dal Zotto.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade