Palestra de subsecretária de Turismo do Chile fala do potencial turístico do país

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Por Paulo Atzingen (de Valdívia, Chile)*

Mônica Zalaqueti Said, subsecretária de turismo do governo chileno, abriu os trabalhos do período da tarde nesta segunda-feira (3), segundo dia do 40º Congresso Achet, que ocorre em Valdívia, centro-sul do Chile. O evento reúne presidentes de associações de agências de viagens de 10 países latino-americanos, empresas do mercado corporativo de turismo, executivos destas companhias e jornalistas especializados em turismo.

A executiva, que participa ativamente de todas as etapas do evento, fez uma acurada sinopse da situação do turismo chileno, dividindo sua fala em ações de promoção e investimento, estratégias para impulsionar o Chile internacionalmente, desafios para implantar programas de sustentabilidade e diversificação da oferta.

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Segundo Mônica, o impacto positivo que o turismo oferece ao país em termos de criação de empregos é significativo: “No trimestre abril, maio e junho de 2017 tínhamos 8.2 milhões de pessoas empregadas e trabalhando no turismo. Neste mesmo período, em 2018, temos 8.3 milhões, um crescimento de 2.1%”, quantificou. Os dados são da pesquisa da Encuesta Nacional de Empregos (ENE).
Outro dado apresentado pela subsecretária é que o turismo contribuiu com 19% na geração de empregos no país, no cômputo total de geração de postos de trabalho no trimestre de abril a junho deste ano. (veja slide abaixo)

Turismo contribuiu com 19% na geração de empregos no país, no cômputo total de geração de postos de trabalho no trimestre de abril a junho deste ano (Crédito: DT)

Ações
“Para o turismo interno temos várias ações como, por exemplo, o relançamento da marca de turismo, queremos aumentar o investimento em campanhas off e online e diversificar nossa oferta. Em termos de turismo internacional, queremos maximizar os esforços de promoção, redesenhando a estratégia de marketing digital, além de melhorar a eficiência de promoção do estado”, afirmou.

Mônica apresentou em slides o desafio que o governo de Chile tem para o turismo de 2018 a 2022. “Queremos converter o turismo em um eixo central de desenvolvimento do país, promovendo a sustentabilidade, investindo em competitividade e qualidade, qualificando o capital humano e a Inteligência de mercado e investindo também em tecnologia digital”, enumerou.

Estratégias
De forma muito organizada, Mônica apresentou gráficos oficiais do turismo de seu país e reforçou os grandes desafios que o país tem à frente entre eles aumentar o gasto médio diário de turistas internacionais e fortalecer a processo associativo das empresas de turismo receptivo”, enumerou.

Desafios de Sustentaliidade
Mõnica apresentou um slide que fala de um modelo de concessões de Parques Nacionais com participação efetiva da iniciativa privada através de concessões na operação. “Precisamos construir um indicador de saturação de destinos para evitar o que ocorre com os destinos que se massificaram, qualificar o capital humano e reformular os programas de qualidade, além de desenvolver um plano de segurança turística e criação de um selo de hospitalidade.

Mapeamento e digitalização
Mônica finalizou apresentando os desafios em inteligência de mercado. “Precisamos incorporar ferramentas de análises de mercado que contribuam na tomada de decisões, além focarmos na nova fronteira digital, criando um novo pilar de estratégia e inovação tecnológica.

*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Valdívia convidado pela Achet

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