segunda-feira, maio 19, 2025
InícioDestinosPalmas capital: um projeto para o futuro

Palmas capital: um projeto para o futuro

“Aqui (em Palmas) você pode começar certo e crescer com qualidade de vida”,
diz o presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues

REDAÇíO –

Com apenas 28 anos, desde a sua inauguração, em 1989, Palmas é a capital planejada mais nova do mundo. A jovem cidade, e atual capital do estado do Tocantins, possui uma população estimada em 286 mil habitantes*, apesar de ser desenhada para acomodar até dois milhões de moradores.

Palmas tem sediado grandes eventos internacionais, como os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, o Ironman Brasil, além de festivais regionais de grande porte, como o Festival Gastronômico de Taquaruçu, distrito da capital, e o Palmas Capital da Fé, em alternativa ao Carnaval que já está fora do circuito de eventos da cidade há cinco anos. De acordo com o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, a cidade tem grandes expectativas de crescimento e no setor de turismo não é diferente. “Não temos porque concorrer com o Carnaval do Rio, de Olinda ou outros grandes eventos pelo Brasil. Podemos explorar o potencial de Palmas para o turismo de eventos, de negócios e com serviços de qualidade”, comenta Amastha.

Turismo como negócio

Praia dos Buritis (Foto: Tárcia Oreste)
Praia dos Buritis (Foto: Tárcia Oreste)

Construída propositalmente entre o Lago de Palmas e a Serra, a capital do Tocantins é favorecida por uma construção cênica, de clima agradável, com ventos amenos e calor que dura o ano inteiro. Para o presidente da Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur), Cristiano Rodrigues, o turismo proporciona renda, gera negócios e, por isso, a capital tem investido fortemente em eventos, em saúde, em polos de turismo e na pesca esportiva.

“A cidade tem muitas oportunidades. As pessoas deixaram de ir à São Paulo, Goiânia ou Mato Grosso para vir à Palmas em busca de bons médicos ou a trabalho. Queremos nos transformar referência no turismo de saúde e ampliar o turismo de eventos, além de sermos porta de entrada para o Jalapão e outros pontos”, explica Rodrigues.

Crescimento Sustentável

 “Nosso objetivo é fomentar e valorizar a cultura gastronômica regional” - Cristiano Rodrigues, presidente da Agtur (Foto: Tárcia Oreste)

“Nosso objetivo é fomentar e valorizar a cultura gastronômica regional” – Cristiano Rodrigues, presidente da Agtur (Foto: Tárcia Oreste)

Com um projeto para 20 anos de desenvolvimento, Palmas foi criada com o propósito de promover um crescimento sustentável e planejado da região Norte do País. “Aqui você pode começar certo e crescer com qualidade de vida”, afirma Cristiano Rodrigues.

Com mais de cinco mil leitos para acomodar visitantes e turistas, a capital tocantinense também possui ao menos cinco praias que circundam o Lago de Palmas, com destaque para a Praia da Graciosa, com um pôr do Sol encantador.

Quem estiver planejando uma viagem pelo Jalapão deve considerar a parada de alguns dias em Palmas para conhecer suas praias, fazer um voo de parapente pela Serra do Carmo (R$ 250 por pessoa) e aproveitar a alta gastronomia da cidade. A carne de sol de filé e o pirarucu ao molho de camarão do restaurante Cabana do Lago, da Chef Rosa Nunes, é parada indispensável, assim como o Raízes Gastronômicas, da Chef Ruth Almeida, com suas delícias regionais.

 

 

*Fonte: Projeção do IBGE para 2017.

Reportagem de Tárcia Oreste
O DIÁRIO viajou a convite da Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur)

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque