Palmas capital: um projeto para o futuro

“Aqui (em Palmas) você pode começar certo e crescer com qualidade de vida”,
diz o presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues

REDAÇÃO –

Com apenas 28 anos, desde a sua inauguração, em 1989, Palmas é a capital planejada mais nova do mundo. A jovem cidade, e atual capital do estado do Tocantins, possui uma população estimada em 286 mil habitantes*, apesar de ser desenhada para acomodar até dois milhões de moradores.

Palmas tem sediado grandes eventos internacionais, como os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, o Ironman Brasil, além de festivais regionais de grande porte, como o Festival Gastronômico de Taquaruçu, distrito da capital, e o Palmas Capital da Fé, em alternativa ao Carnaval que já está fora do circuito de eventos da cidade há cinco anos. De acordo com o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, a cidade tem grandes expectativas de crescimento e no setor de turismo não é diferente. “Não temos porque concorrer com o Carnaval do Rio, de Olinda ou outros grandes eventos pelo Brasil. Podemos explorar o potencial de Palmas para o turismo de eventos, de negócios e com serviços de qualidade”, comenta Amastha.

Turismo como negócio

Praia dos Buritis (Foto: Tárcia Oreste)
Praia dos Buritis (Foto: Tárcia Oreste)

Construída propositalmente entre o Lago de Palmas e a Serra, a capital do Tocantins é favorecida por uma construção cênica, de clima agradável, com ventos amenos e calor que dura o ano inteiro. Para o presidente da Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur), Cristiano Rodrigues, o turismo proporciona renda, gera negócios e, por isso, a capital tem investido fortemente em eventos, em saúde, em polos de turismo e na pesca esportiva.

“A cidade tem muitas oportunidades. As pessoas deixaram de ir à São Paulo, Goiânia ou Mato Grosso para vir à Palmas em busca de bons médicos ou a trabalho. Queremos nos transformar referência no turismo de saúde e ampliar o turismo de eventos, além de sermos porta de entrada para o Jalapão e outros pontos”, explica Rodrigues.

Crescimento Sustentável

 “Nosso objetivo é fomentar e valorizar a cultura gastronômica regional” - Cristiano Rodrigues, presidente da Agtur (Foto: Tárcia Oreste)

“Nosso objetivo é fomentar e valorizar a cultura gastronômica regional” – Cristiano Rodrigues, presidente da Agtur (Foto: Tárcia Oreste)

Com um projeto para 20 anos de desenvolvimento, Palmas foi criada com o propósito de promover um crescimento sustentável e planejado da região Norte do País. “Aqui você pode começar certo e crescer com qualidade de vida”, afirma Cristiano Rodrigues.

Com mais de cinco mil leitos para acomodar visitantes e turistas, a capital tocantinense também possui ao menos cinco praias que circundam o Lago de Palmas, com destaque para a Praia da Graciosa, com um pôr do Sol encantador.

Quem estiver planejando uma viagem pelo Jalapão deve considerar a parada de alguns dias em Palmas para conhecer suas praias, fazer um voo de parapente pela Serra do Carmo (R$ 250 por pessoa) e aproveitar a alta gastronomia da cidade. A carne de sol de filé e o pirarucu ao molho de camarão do restaurante Cabana do Lago, da Chef Rosa Nunes, é parada indispensável, assim como o Raízes Gastronômicas, da Chef Ruth Almeida, com suas delícias regionais.

 

 

*Fonte: Projeção do IBGE para 2017.

Reportagem de Tárcia Oreste
O DIÁRIO viajou a convite da Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur)
Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Pousada Casa de Maria, em Prado-BA, reabre seguindo protocolos de saúde e segurança

Estabelecimento recebe Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo  No último dia 1º de julho (quarta-feira) a Pousada Casa de Maria (www.pousadacasademaria.com.br), localizada em Prado...

SWISS faz primeiro voo após a retomada da rota São Paulo-Zurique 

Com os três voos por semana da SWISS, somados aos cinco de Lufthansa, o Lufthansa Group passa a conectar o Brasil com a Europa...

Carambeí: memória, fé e trabalho marcam viagem aos Campos Geraiss

15 ANOS DIÁRIOS - 10 de setembro de 2017 São casas, ferramentas, tratores, comidas, vestimentas, modo de se vestir e falar e uma infinidade de...

Denilson Althmann, do Park Inn By Radisson Santos: “hospitalidade continuará, sem ou com máscara”

Precursor das perguntas diretas aos seus interlocutores em busca de respostas objetivas e  francas, o DIÁRIO retoma seu quadro "TRÊS, QUATRO OU CINCO PERGUNTAS...

Los Cabos leva operadores e jornalistas a experiência sensorial inédita 

15 ANOS DIÁRIOS - 26 de setembro de 2017 por Paulo Atzingen* O que aparentava ser uma óbvia apresentação de um destino com  números de desembarques...

Rio Othon Palace otimiza quartos para oferecer serviço de Room-Office

O Rio Othon Palace otimizou parte dos seus quartos para oferecer o serviço de Room-Office a sua clientela corporativa. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências A iniciativa...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias