Paris cancela show de fogos de artifício e Big Ben volta a badalar na chegada de 2022

Continua depois da publicidade

A variante omicron coronavirus amortizou as festividades de Ano Novo em grande parte do mundo. Paris, por exemplo, cancelou seu show de fogos de artifício e Nova York com sua famosa celebração da queda da bola na Times Square.

EDIÇÃO DO DT com Reuters


A bola iluminada feita de painéis de cristal de Waterford deslizou para baixo de seu poste na meia-noite em Times Square, mas apenas 15 mil espectadores foram autorizados a entrar na área de visualização oficial em vez dos 58 mil usuais.

Há um ano, a vacina recém-disponível oferecia esperança de que a pandemia COVID-19 estivesse sob controle até o início de 2022. Em vez disso, a chegada repentina de Omicron trouxe uma onda de casos de coronavírus em todo o mundo.

As infecções mundiais atingiram um recorde no período de sete dias passados, com uma média de pouco mais de um milhão de casos detectados por dia entre 24 e 30 de dezembro, um aumento de cerca de 100 mil no pico anterior publicado na quarta-feira, de acordo com dados da Reuters. As mortes, no entanto, não subiram em número, trazendo esperança de que a nova variante seja menos letal.

Veja também as mais lidas do DT

A cidade de Nova York reportou um recorde de 44 mil casos na quarta-feira e outros 43 mil na quinta-feira, levando alguns críticos a questionar se as celebrações deviam continuar.

Mas as autoridades decidiram que uma festa ao ar livre com pessoas vacinadas, mascaradas e socialmente distantes era segura, e uma opção melhor do que a celebração praticamente vazia que antecedeu em 2021.

Em outros lugares do mundo, os eventos foram redimensionados ou cancelados, como com os fogos de artifício tradicionais sobre as Torres Petronas em Kuala Lumpur.

A meia-noite passou em Paris sem uma exibição planejada de fogos de artifício ou conjuntos de DJ, e os funcionários da cidade cancelaram eventos planejados na Champs-Elysees seguindo o conselho de um painel científico que declarou que reuniões em massa seriam muito arriscadas.

Nos Países Baixos, onde grupos externos de mais de quatro pessoas são proibidos, a polícia dispersou milhares de pessoas que se reuniram desafiadoramente na Praça central da Represa de Amsterdã, informou a agência de notícias ANP.

O Big Ben tocou no Ano Novo pela primeira vez desde 2017 após uma restauração (Crédito: Getty Images).

Mas em Londres, onde uma exibição de fogos de artifício e um show de luzes foram cancelados em outubro, autoridades anunciaram na sexta-feira que o espetáculo ganharia vida na tela da televisão, como o Big Ben que tocou no Ano Novo pela primeira vez desde 2017 após uma restauração.

Cidade do Cabo

Na esteira de dados encorajadores, a Cidade do Cabo suspendeu abruptamente um toque de recolher bem a tempo do Ano Novo, depois que a África do Sul se tornou o primeiro país a declarar que sua onda Omicron havia aumentado – e sem grande aumento de mortes.

A África do Sul foi o primeiro país que levantou o alarme sobre a nova variante coronavírus de rápida propagação que corre ao redor do mundo.

As pessoas em Madri fizeram fila por horas para entrar na principal praça de Puerta del Sol, onde as celebrações avançaram com vários postos de controle de segurança, máscaras obrigatórias e capacidade em 60% dos níveis normais.

Uma exibição de fogos de artifício luxuosa iluminou as festividades, que os espanhóis marcam enfiando 12 uvas em suas bocas para acompanhar cada sino do relógio batendo meia-noite.

Ásia

Na Ásia, as celebrações foram em sua maioria abreviadas ou canceladas. Na Coreia do Sul, uma tradicional cerimônia de tocar sinos da meia-noite foi cancelada pelo segundo ano, enquanto as festividades foram proibidas no brilhante distrito de entretenimento shibuya de Tóquio, e o primeiro-ministro Fumio Kishida foi ao YouTube para pedir às pessoas que usassem máscaras e limitassem o número em festas.

A China, onde o coronavírus surgiu pela primeira vez no final de 2019, estava em alerta máximo, com a cidade de Xian sob confinamento e eventos de Ano Novo em outras cidades canceladas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade