Amaro Aviation entra em operação com o conceito de aeronave compartilhada

This Content Is Only For Subscribers

Please subscribe to unlock this content. Enter your email to get access.
Your email address is 100% safe from spam!

Fundada por Marcos Amaro, filho do comandante Rolim, empresa tem parceria com a C_FLY Aviation; o comandante David Barioni, ex-presidente da TAM, é sócio e CEO

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A Amaro Aviation, empresa privada de aviação executiva, iniciou suas operações no Brasil no primeiro semestre de 2021 com o conceito de fractional ownership, um modelo de propriedade compartilhada de aeronaves destinado a ampliar o acesso de empresários e executivos às vantagens da aviação privada. A companhia atua também em gerenciamento de aeronaves e dentro de alguns meses, como táxi aéreo, e tem parceria com a C_FLY Aviation.

Em nota, a empresa informa que a Amaro Aviation já tem sob sua gestão a maior frota de jatos Gulfstream do país.

O fundador e chairman da Amaro Aviation é Marcos Amaro, filho do comandante Rolim Amaro, um pioneiro da aviação brasileira e criador da TAM – hoje LATAM Airlines. Marcos é empresário e artista plástico, ex-proprietário da rede Óticas Carol e fundador do FAMA Museu.

Equipe e sócios

Para dirigir a empresa ele buscou o comandante David Barioni, um veterano da aviação e referência em segurança de voo no Brasil e no exterior. CEO e sócio da Amaro Aviation, Barioni já foi vice-presidente e fundador da GOL e presidente da própria TAM nos anos 2000, tendo depois presidido a ApexBrasil e a SP Turis.

A área de infraestrutura da Amaro Aviation está a cargo de outro sócio, o comandante Francisco Lyra. Com mais de 40 anos de aviação, Lyra é CEO e sócio da C_FLY Aviation e CEO do GATGRU, terminal de aviação geral do Aeroporto Internacional de Guarulhos. É um dos fundadores do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, em São Roque – o mais moderno aeroporto de aviação geral do país, inaugurado em 2019.

No marketing e comercial da empresa está o sócio João C. Mellão, que atuou na organização da Copa do Mundo da FIFA no Brasil e foi responsável pela venda corporativa dos pacotes do Programa de Hospitalidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016, da Copa do Mundo da FIFA na Rússia e dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Decio Yoshimoto, sócio responsável pela área financeira da Amaro Aviation e sócio da C_FLY Aviation, já trabalhou na General Motors Corp. no Brasil e nos EUA e foi diretor financeiro da Brookfield Asset Management. Doutorando no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é engenheiro eletrônico com MBA em Finanças na The Ohio State University e especialização em Finanças na Kellogg School of Management (EUA).

O comandante Carlos Eduardo Ribeiro do Valle, outro sócio da Amaro Aviation, é piloto com 25 anos de experiência e mais de 10 mil horas de voo, pilotando jatos executivos e helicópteros. Já atuou como Diretor de Operações de diversas organizações e hoje é sócio e Diretor Comercial da C_FLY Aviation, tendo coordenado transações de mais de 50 aeronaves executivas.


Fractional Ownership

 

Já bem desenvolvida nos EUA e na Europa, a fractional ownership permite a propriedade compartilhada de uma aeronave pela aquisição de cotas. Assim, quem adquire as cotas pode voar em sua própria aeronave na medida de suas necessidades. O modelo assegura aos clientes todos os serviços da Amaro Aviation, como agendamento, plano de voo, tripulação, catering, manutenção, comunicações, concierge e serviços de seguro. A modalidade de fractional ownership trazida ao Brasil pela Amaro Aviation chega com a reputação de excelência de qualidade, segurança e experiência do time à frente da companhia. Outro grande diferencial é que a responsabilidade civil, trabalhista e criminal pela operação das aeronaves compartilhadas é da Amaro Aviation, conforme regulamentação recentemente aprovada pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil.


Gerenciamento de aeronaves

 

Gestão de frota é outro eixo de atuação da Amaro Aviation. A companhia se encarrega de tudo relacionado às aeronaves dos clientes: seleciona e gerencia o treinamento dos tripulantes, coordena os serviços de manutenção, planos de voos, compras, pagamentos etc., assegurando a maior disponibilidade possível das aeronaves para voar, com preços competitivos. A Amaro Aviation inclusive customiza os relatórios para os clientes nos mesmos formatos dos utilizados em suas empresas.


Táxi aéreo

 

A Amaro Aviation também vai oferecer serviços de táxi aéreo. A documentação está em tramitação junto aos órgãos reguladores e a expectativa é que a empresa possa operar nessa modalidade em meados deste ano.

 

 

 

 

 

 

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Ótima notícia para o universo da Aviação Executiva. Amaro Aviation inicia com a proposta de ‘fractional ownership’ da qual certamente irá se solidificar e ampliar de forma sustentável como Táxi Aéreo. Eu já trabalhei como DOV para o Rolim em 1991 e tive a oportunidade de conhecer o Barioni em 2007 como presidente por dois anos na TAM quando eu atuava como analista de Eng. de Operações. Esta Equipe, ou melhor dizer, está Família sabe como tocar negócios na aviação.

    Gostaria muito de saber como poder colaborar para o crescimento deste novo empreendimento uma vez que possuo experiência em FBO além de minhas licenças de PC Avião e Helicóptero.

  2. Ótima notícia para o universo da Aviação Executiva. Amaro Aviation inicia com a proposta da qual certamente irá se solidificar e ampliar de forma sustentável como Táxi Aéreo. Eu já trabalhei como DOV para o Rolim em 1991 e tive a oportunidade de conhecer o Barioni em 2007 como presidente por dois anos na TAM quando eu atuava como analista de Eng. de Operações. Esta Equipe, ou melhor dizer, está Família sabe como tocar negócios na aviação.

    Gostaria muito de saber como poder colaborar para o crescimento deste novo empreendimento uma vez que possuo experiência em FBO além de minhas licenças de PC Avião e Helicóptero.

  3. Ótima notícia para o universo da Aviação Executiva. Gostaria muito de saber como poder colaborar para o crescimento deste novo empreendimento uma vez que possuo experiência em FBO além de minhas licenças de PC Avião e Helicóptero.

  4. Amaro Aviation inicia com a proposta da qual certamente irá se solidificar e ampliar de forma sustentável como Táxi Aéreo. Eu já trabalhei como DOV para o Rolim em 1991 e tive a oportunidade de conhecer o Barioni em 2007 como presidente por dois anos na TAM quando eu atuava como analista de Eng. de Operações. Esta Equipe, ou melhor dizer, está Família sabe como tocar negócios na aviação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT