O Parque Ibirapuera completa 60 anos nesta quinta-feira (21) e, para comemorar o aniversário de uma das principais áreas de lazer da cidade, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente preparou uma série de atividades gratuitas até o fim do mês.
A primeira atividade desta quinta-feira será uma palestra na Escola de Astrofísica, das 8h às 12h, sobre a "Avifauna do Parque Ibirapuera” com saída para observação de aves. Às 9h sairá uma caminhada para conhecer as árvores do parque. O ponto de encontro é a sala 2 da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz. O “parabéns” ao parque está marcado para as 19h, com show das águas com projeção de luzes e som na Fonte Multimídia.
O Parque Ibirapuera reúne diversas opções de lazer, esporte e cultura, e recebe cerca de 220 mil visitantes a cada semana. Somente aos domingos, são em média 120 mil visitantes. E o reconhecimento não é só do público. Em junho passado foi eleito 8º melhor parque do mundo de acordo com o Travellers Choice 2014, prêmio promovido pelo site de viagens TripAdvisor. O primeiro lugar ficou com o Stanley, em Vancouver (Canadá). O Ibirapuera ainda ficou à frente de famosos pontos turísticos como o Parque do Retiro, em Madri (Espanha), o Jardim de Luxemburgo, em Paris (França), e o Vondelpark, em Amsterdã (Holanda).
Veja também as mais lidas do DT
Nos recortes "América do Sul" e "Brasil", o Ibirapuera liderou os dois rankings. Na primeira categoria, ficou à frente do Bosques de Palermo, em Buenos Aires, e do Parque General San Martín, em Mendoza, ambos na Argentina. No Brasil, foi seguido por Mangal das Graças, de Belém, e do Parque Barigui, em Curitiba.
Até esta semana, mais de 6.000 viajantes avaliaram o parque. Desses, cerca de 3.600 o classificaram como excelente e mais de 2.100 como muito bom. "Um ponto verde na selva de concreto. Relaxante e com uma paisagem linda. Aproveite o verde, os lagos e esqueça o cinza da cidade grande ao seu redor", assim o TripAdivisor define o Ibirapuera.
Mais do que um ponto verde, entretanto, o parque reúne em seus mais de 1,5 quilômetros quadrados uma série de monumentos e equipamentos de esporte e cultura, além de cafés e lanchonetes. O local recebe ainda diversas atrações artísticas e culturais de relevância nacional e internacional, tais como a Bienal de Artes, a Feira das Nações e a São Paulo Fashion Week. Alguns dos equipamentos ali instalados servem ainda como centro de convenções, atraindo seminários e fóruns voltados ao setor de negócios.
Clique aqui e confira a programação completa!