por Gabriel Emídio*
A mudança das linguagens, a forma de acesso a elas e a dinâmica de consumo das comunicações corporativas são algumas das razões que motivaram o jornalista Paulo Atzingen a lançar sua nova plataforma ‘Manifestos Corporativos’.
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Fundindo a linguagem e termos contemporâneos com uma das técnicas aprendidas no tempo em que estudou Letras e Artes na UFPA, a ‘função poética’, estabelecida pelo linguista russo Roman Jakobson, Atzingen pretende alcançar as empresas que queiram uma maneira mais disruptiva de se comunicar com seu público.
“Considero saturada a transferência de informações BtoB elaborada por empresas de comunicação que usam a velha plataforma de blocos de textos e períodos lineares. A ideia é quebrar a linearidade, a dureza da comunicação construída sobre alicerces puramente lógicos. Proponho uma ruptura na linguagem aliada à dinâmica e rapidez da tecnologia”, afirma Paulo.
Com quatro livros publicados de contos e crônicas, Paulo é fundador do jornal digital DIÁRIO DO TURISMO – www.diariodoturismo.com.br.
“Quero me descolar da maneira tradicional de me comunicar e, ao mesmo tempo, sair desse pelotão de frente que utiliza a linguagem de forma superficial, frívola e, muitas vezes, vazia. De tão mercadológicos, objetivos se autodestroem assim que vêm a lume, por serem temporais” afirma o autor, que alerta: “Também não é linguagem publicitária”, garante.
O trabalho do jornalista já nasce com uma encomenda do Instituto de Transformação Digital, de Porto Alegre, que tem como presidente o publicitário Paulo Kendzerski. “Pretendo oferecer este tipo de trabalho editorial para agências de comunicação e empresas. Estou aberto a diálogos não lineares”, arremata o autor.
*Gabriel Emídio é jornalista