Furacão Dorian ganha força antes de atingir a Flórida

O furacão Dorian deve ganhar força a partir das águas quentes do litoral da Flórida, tornando-se uma perigosa tempestade de categoria 4 nos próximos dias antes de se abater sobre o Estado norte-americano no início da semana que vem, mostraram previsões nesta sexta-feira.

REUTERS

O Centro Nacional de Furacões (NHC), sediado em Miami, emitiu um alerta de furacão para o noroeste das Bahamas nesta sexta-feira e disse que o risco de “ventos devastadores com a força de um furacão ao longo da costa leste no final deste final de semana e no início da próxima semana continua a aumentar”.

A tempestade começou nesta sexta-feira no Atlântico na categoria 2, mas já se espera que chegue à categoria 3 até o final do dia, com ventos contínuos de ao menos 178 km/h.

Todo o Estado da Flórida está sob declaração de emergência, e o governador Ron DeSantis ativou 2.500 soldados da Guarda Nacional. Outros 1.500 estão de prontidão.

Meteorologistas preveem que a tempestade ficará mais feroz à medida que frear seu avanço pelas águas quentes próximas do litoral, chegando à terra firme na noite de segunda-feira ou na manhã de terça-feira. Ventos de tempestade tropical podem ser sentidos na Flórida já na noite de sábado.

Nenhuma ordem de retirada havia sido emitida na manhã desta sexta-feira, mas muitas são esperadas quando a rota da tempestade se tornar mais clara antes de sua chegada ao continente.

Se, como esperado, ela chegar à categoria 4 até domingo, seus ventos soprarão a mais de 208 km/h. Sua marcha a 9 km/h pelo mapa pode diminuir para cerca de 6 km/h — quanto mais devagar ela se move, mais tempo tem para extrair energia dos mares quentes.

Modelos meteorológicos recentes do NHC a mostram atingindo o centro do Estado. Segundo o último aviso, emitido às 5h desta sexta-feira, sua tendência era se inclinar ligeiramente para o sul.

PUBLICIDADE

Ela pode seguir terra adentro rumo a Orlando na terça-feira ou na manhã de quarta-feira, enfraquecendo à medida que se distancia do mar. Outros modelos meteorológicos do NHC a mostram seguindo para o sul, na direção de Miami, antes de atingir a península, ou seguindo para o norte no rumo do litoral da Geórgia.

“Agora ela está parecendo um verdadeiro monstro”, disse o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um vídeo publicado no Twitter, acrescentando que alimento e água estão sendo enviados à Flórida.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Procon de SP registrou mais de 6,5 mil queixas sendo 52% de agências de viagem

Desde o início da quarentena no estado de São Paulo até esta segunda-feira (1º/6), consumidores registraram no Procon de São Paulo mais de 6,5...

Dólar cai e chega a R$5,01

Às 12:39, o dólar à vista recuava 3,26%, a 5,0405 reais na venda. Na mínima do dia, a moeda desceu a 5,0170 reais, queda...

Covid-19 provoca a maior queda da história na confiança do empresário do comércio diz CNC

Influenciado pelos impactos econômicos do novo coronavírus, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens,...

Grupo Iberia oferece 100 mil bilhetes grátis em homenagem aos profissionais da saúde

O grupo Iberia, Vueling e Aena se uniram para prestar uma merecida homenagem aos profissionais que estão trabalhando nos hospitais, centros sanitários e asilos...

Fim do turismo de entretenimento com animais silvestres pode evitar novas pandemias

Proteção Animal Mundial se une à outras entidades e grandes empresas do setor para pressionar Organização Mundial do Turismo (OMT) por um turismo ético com animais A...

Cafés, símbolos parisienses, retornam atividades na capital da França

Em meio ao tinir de xícaras de café e a suspiros de alívio, os franceses retornaram aos cafés e restaurantes, ontem, depois de esses...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias