Paulo Kendzerski do Instituto Digital: “Muitos hotéis ainda são imaturos no mundo digital”

Paulo Kendzerski, presidente do Instituto da Transformação Digital proferiu a palestra O Impacto da Maturidade Digital na Hotelaria na manhã desta quarta-feira (14), no 32º Encatho, em Florianópolis.

Por Paulo Atzingen (De Florianópolis)*

Kendzerski falou para um auditório lotado de pequenos e médios hoteleiros e sobre sua especialidade: alfabetização digital.

Em um estudo recente aplicado por seu instituto em 110 meios de hospedagem no Rio Grande do Sul, envolvendo hotéis, pousadas, motéis e hostels, o resultado foi surpreendente. Ele apresentou parte de seu diagnóstico a uma plateia atenta:

“Em tempos de revolução tecnológica é ainda significativo o número de hotéis que não utilizam as ferramentas disponíveis, em sua maioria gratuítas”, afirmou Paulo.

Em sua pesquisa, ficou evidente alguns indicativos que demonstram a falta de percepção digital. Na apresentação de um gráfico dos hotéis estudados (80 no total), 30% desses hotéis não utilizam ferramentas do Google Analytics,  75% não utilizam certificado digital e 50% das empresas estudadas não aparecem na primeira página de busca do Google.

“Não existe, na maioria das empresas analisadas, uma liderança com poder de decisão que detenha esse conhecimento e possa definir os rumos de um projeto de Transformação Digital eficiente”, afirmou.

Análise dos hotéis gaúchos, todos possuem ranking de Maturidade Digital muito ruim

Ranking ruim

“Os hotéis do Rio Grande do Sul, todos possuem ranking de Maturidade Digital muito ruim. Isso pode ser compreensível em outros segmentos do mercado, mas não em uma área tão dependente do ambiente digital como o de Hotelaria”, afirmou.

“Dos 80 hotéis analisados, somente um respondeu o contato seja pelo site ou pelas redes sociais, em até 04 horas”, alertou.

Kendzerski fez um alerta aos profissionais presentes: “É preciso se criar uma mentalidade digital no negócio. Esse grau de maturidade se alcança através da mudança do conceito. Ainda tem muita gente que diz ser digital, mas ainda é analógico”, brincou.

No bojo das metamorfoses que o mundo atravessa, inclusive em relação às leis e à cultura do trabalho, Paulo lembrou que a mentalidade de muitas empresas ainda está arraigada ao passado analógico. “Aquela frase de quem engorda o boi é o olho do dono está ultrapassada. É preciso ter pessoas criativas, talentosas que estejam envolvidas no processo de construção da marca. Caso contrário, estaremos contratando apenas empregados, presos a um modelo econômico do passado,” proferiu.

Serviço:

ENCATHO & EXPROTEL

13 a 15 de agosto

CentroSul – Florianópolis

Entrada Gratuita

Informações: www.encatho.com.br | 3222-8492

ABIH-SC

______________

*O jornalista viajou a convite do Encatho

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Rio terá praias liberadas para lazer quando houver vacina da Covid-19, diz prefeito

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O banho de sol nas areias das praias do Rio de Janeiro só deve ser liberado quando houver uma...

Grupo Latam recebe novo aporte de US$ 1,3 bilhão

O Grupo Latam Airlines anunciou na nesta quinta-feira (9) que, além de incluir a Latam Brasil no seu processo de recuperação judicial nos Estados...

Pesquisa auxiliará nas estratégias de retomada do turismo na Costa Verde & Mar

Pesquisa realizada com mais de 3,5 mil turistas auxiliará nas estratégias de retomada do turismo na Costa Verde & Mar EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências A...

Jornalista de Porto Alegre faz um balanço do turismo Riograndense

Porto Alegre recebeu nos meses de janeiro e fevereiro deste ano uma média de 700 estrangeiros por dia, que vinham à cidade fazer negócios,...

Michael Thamm e Mario Zanetti são os novos CEO e CCO da Costa Cruzeiros

A Costa Cruzeiros anunciou nesta quinta-feira (9) uma nova estrutura organizacional como parte dos esforços da Carnival Corporation para aprimorar as operações antes da...

Emirates retomará voos para São Paulo a partir de 2 de agosto

A Emirates anunciou nesta quinta-feira (9) que retomará voos para São Paulo a partir de 2 de agosto. Outros cinco destinos serão adicionado à...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias