Durante a A 16ª Convenção Schultz, que acontece em Alagoas, o DIÁRIO entrevistou Paulo Manoel, diretor da TZ Viagens.
por Alexandra Mato Ramos (De Barra de Santo Antônio, em Alagoas – Colaboração para o DIÁRIO)*
A TZ Viagens, empresa administradora da franquia de agências de viagens do Grupo Schultz, tem se destacado no mercado por ser multimarcas, com mais de 300 agências, e como a meta de facilitar cada vez mais o trabalho dos agentes de viagens para que ele possa priorizar a busca de clientes e o fechamento de negócios.
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Nesta entrevista exclusiva , o Diretor da empresa, Paulo Manoel, compartilha informações sobre a empresa e seu diferencial no setor, confira:
DIÁRIO: Manoel, você pode nos falar um pouco sobre a TZ Viagens, empresa administradora da franquia de agências de viagens do grupo Schultz?
Paulo Manoel: Sim, com certeza! A TZ Viagens é uma rede de franquias de agências de viagens multimarcas que tem como objetivo facilitar o trabalho dos agentes de viagem. Nós cuidamos das questões estruturais do negócio, o que permite que os franqueados foquem no mais importante, que é atender o cliente. Como empresa administradora, estabelecemos relações com fornecedores e aproveitamos a força de vendas da empresa para negociar melhores comissões, maior rentabilidade e mais apoio das operadoras que fazem parte dos fornecedores homologados da TZ Viagens. Além disso, organizamos treinamento on-line toda semana. Temos uma plataforma com todos esses treinamentos gravados. Na nossa intranet, o franqueado tem acesso não apenas aos fornecedores, mas a todos os dados de apoio à venda, seja material de treinamento ou de marketing desenvolvido por nós.
DIÁRIO: A TZ Viagens vende outras operadoras? Qual é o diferencial de uma agência ter uma estrutura por trás? Por que alguém escolheria abrir uma franquia da empresa?
Paulo Manoel: Sim, vendemos outras operadoras. O nosso diferencial está em sermos multimarcas e em nosso foco na consultoria e no atendimento humanizado, tanto para os clientes quanto para nossos parceiros franqueados. Temos uma cultura de proximidade, de relacionamento, de humildade e de parceria. Trabalhamos em conjunto com todos os franqueados, compartilhando suas experiências e jornadas com seus colegas. Existe um empoderamento de todos dentro da TZ, e por isso dizemos que somos uma família, a família TZ Viagens. Promovemos uma cultura de participação ativa e apoio mútuo entre os franqueados. Todos se sentem donos da franquia. A relação é completa, com cada um tendo seu foco, mas todos remando na mesma direção. Nosso objetivo é fazer da TZ Viagens a maior rede de franquias de turismo do Brasil. Para ilustrar nosso crescimento, em 2019, tínhamos 32 agências, e até o final deste ano pretendemos chegar a 320. Em março de 2020, tínhamos 43 agências, e hoje já temos 237.
DIÁRIO: Quanto custa, em média, para ser um franqueado?
Paulo Manoel: O investimento para ser um franqueado é de aproximadamente R$ 9.500,00.
DIÁRIO: Quais são as novidades para as agências? Quais são as tendências?
Paulo Manoel: Uma das novidades é a automatização dos processos que podem ser realizados digitalmente, visando humanizar o atendimento on-line. Utilizamos a tecnologia para direcionar o cliente à agência com a qual ele irá conversar, além de auxiliar o franqueado em toda a gestão interna. Recentemente, lançamos um CRM dentro da TZ Viagens, que permite que todos os franqueados tenham acesso a um sistema de gestão de relacionamento com o cliente. Com ele, é possível acompanhar todo o processo de venda, registrando cada etapa detalhadamente. A tecnologia facilita o atendimento e o acompanhamento ao cliente, fornecendo informações completas sobre ele e possibilitando um trabalho segmentado na gestão da empresa.
Outra tendência importante é a combinação do digital com o humano. Hoje em dia, muitas pessoas compram roupas pela internet, mas ainda preferem experimentá-las e tocá-las em uma loja física. Nós seguimos essa abordagem de duas formas. Os franqueados “Home Office” têm a liberdade de combinar atendimento presencial com o cliente em locais públicos, em suas próprias casas ou onde o cliente preferir. As lojas oferecem atendimento on-line e presencial. Apesar do crescimento do atendimento on-line, há situações em que o cliente prefere ter a presença do vendedor. É um modelo híbrido que visa atender às diferentes preferências dos clientes.
DIÁRIO: Como a TZ Viagens lida com a concorrência no mercado de agências de viagens?
Paulo Manoel: A concorrência é uma realidade em qualquer mercado, e no setor de agências de viagens não é diferente. Para lidar com isso, buscamos nos diferenciar através do atendimento personalizado, da consultoria especializada e da qualidade dos serviços oferecidos. Além disso, trabalhamos em parceria com os franqueados, oferecendo suporte e capacitando-os constantemente para que estejam sempre atualizados e preparados para atender às necessidades dos clientes. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência única aos nossos clientes, superando suas expectativas e fidelizando-os à nossa marca.
DIÁRIO: Quais são os planos futuros da TZ Viagens?
Paulo Manoel: Nossos planos futuros envolvem um crescimento contínuo e sólido da rede de franquias. Pretendemos expandir para novas regiões do Brasil, aumentar o número de agências e fortalecer ainda mais nossa presença no mercado. Além disso, estamos constantemente investindo em tecnologia e inovação para oferecer soluções cada vez melhores aos nossos franqueados e clientes. Queremos consolidar a TZ Viagens como uma referência no setor de agências de viagens, sempre priorizando a qualidade, o atendimento personalizado e a satisfação dos nossos clientes.
DIÁRIO: Muito obrigado, Paulo Manoel, pelas informações compartilhadas. Desejamos sucesso a você e à TZ Viagens em seus planos futuros.
Paulo Manoel: Eu que agradeço a oportunidade! Foi um prazer compartilhar um pouco sobre a TZ Viagens e nossos objetivos. Estamos comprometidos em oferecer as melhores experiências de viagem aos nossos clientes e em apoiar nossos franqueados em suas jornadas. Estamos animados com o futuro e esperamos continuar crescendo e inovando no mercado de agências de viagens.
*A jornalista Alexandra Mato viajou convidada pela Schultz Operadora com TZ Seguros