Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT
A Prefeitura de Pelotas aproveitou a Festuris para mostrar todo o potencial turístico da cidade, que é considera patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O estande de Pelotas é uma réplica do Mercado Central de Pelotas, construído entre 1848 e 1853 em estilo neoclássico. Atualmente, o Mercado é um espaço consolidado na cidade por várias atividades comerciais, culturais e educativas.
“Promover e divulgar os atrativos turísticos de Pelotas é uma das atribuições de nossa Secretaria e é isso que faremos em Gramado, onde teremos a oportunidade de apresentar nossa cultura para pessoas de todo Brasil e até mesmo de fora dele. Pelotas possui muitas atrações e roteiros culturais, gastronômicos e históricos que precisam ser mais conhecidos”, afirmou Fernando Estima, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas. “Pelotas tem uma posição muito estratégica no Rio Grande do Sul. Digo isso, pois históricamente a cidade sempre recebeu movimentos históricos e por isso possui um dos principais conjuntos arquitetônico neorenascentistas do Brasil. Também somos um polo universitário com 6 universidades, sendo uma delas federal, criamos muitos atrativos turísticos para agradar todos os públicos que chegam em Pelotas atrás de boas opções seja de pacote, hospedagem, passeios, etc” afirmou ao DIÁRIO, Paula Child, vice-prefeita de Pelotas.
Veja também as mais lidas do DT
Um projeto também desenvolvido pelas autoridades do turismo pelotense é o “Encante-se com Pelotas”, lançado em 2014. Trata-se de um encarte, reunindo os maiores eventos e roteiros do município. Entre os atrativos estão o roteiro Pelotas Colonial; a Fenadoce; o Dia do Patrimônio; a Rota das Charqueadas; Pelotas Musik; Pelotas Doce Natal, Praia do Laranjal e Festival Internacional Sesc de Música. “Estar na Festuris, por ser uma das principais feiras de turismo da América Latina, é mais que um dever de todo município que coloca o turismo como força de desenvolvimento econômico em suas realidades, que é o nosso caso em Pelotas“, pontuou Paula.
O posicionamento da vice-prefeita também foi motivo para que o estande tivesse uma cenografia mais robusta. Pelotas fez uma réplica do mercado central da cidade, que passou por uma reforma e quinzenalmente acontece uma feira de pulgas, com o objetivo de reunir pequenos comerciantes para venda de artesanato e peças antigas. Além disso o espaço reúne apresentações musicais, gastronômicas e culturais. No momento em que a reportagem do DIÁRIO conversava com Paula Child muitos agentes e operadores se aglomeravam para degustar os diversos doces típicos oferecidos no estande.
Outra novidade apresentada no Festuris foi o aplicativo Pelotas foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo com o objetivo de facilitar a vida de moradores e turistas que visitam a Princesa do Sul, como é conhecida a cidade. O aplicativo tem mais de 1200 informações ilustradas, com dados dos empreendimentos e atrativos, mapas, agenda de eventos, notícias e roteiros. Além disso, uma apresentação musical com o grupo Renascença animou os presentes no Serra Park, em Gramado (RS).
Costa Doce também é difundida no Festuris
A Costa Doce também esteve representada do Festuris com espaço na área de exposição para promover a região que abrange Centro-Sul e Sul do Rio Grande do Sul. Composta por 25 municípios, de Guaíba ao Chuí, é uma região turística singular por oferecer roteiros que aliam a beleza das praias e paisagens rurais, história, gastronomia e cultura rica do povo Gaúcho. Possui a imensidão das águas do maior complexo lagunar da América Latina, composto pela Laguna dos Patos e pelas lagoas Mangueira e Mirim. Oferece opções diversas de lazer, cultura e diversão o ano todo, nos segmentos Sol e Praia, Cultural-Histórico, Rural, Náutico, Esporte e Aventura e Negócios & Eventos.