Guia gastronômico é lançado no Festuris

Continua depois da publicidade

Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT

Foi lançado na tarde deste sábado, no estande da Bancorbrás o “Guia Pessoal dos Restôs e Bistrôs Parisienses” de autoria do advogado Pedro Gordilho, jurado brasileiro do The World´s 50 Best Restaurants. O guia focaliza quadros siderais, detém-se nas catedrais góticas, nos grandes destinos, na boa mesa, nos vinhos que Pedro degustou nos últimos 40 anos, nos muitos museus que visitou, além da música erudita e do piano. Gordilho é personalidade radicada em Brasília e que, aos 77 anos, já visitou a França cerca de 140 vezes, a obra mescla informações sobre o bem viver. Autor de outros quatro livros e incontáveis artigos sobre jurisprudências, Gordilho tem um currículo profissional focado no mundo jurídico. Foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral duas vezes, advoga nos Tribunais superiores de Brasília desde 1961. Mas a alma é centrada nas artes do paladar, da cultura e da erudição.

Por isso, aos vinte anos, começou a viajar para a capital francesa – cidade que conhece à direita e à esquerda, pelo avesso e, principalmente, pelo paladar e pelas boas mesas. Seu hábito de bem comer não está diretamente relacionado ao bolso. Por isso, na seleção de seu guia, traz o renascimento dos bistrôs e os melhores endereços, considerando o custo benefício. Em sua primeira publicação gastronômica, ele reuniu uma análise de pratos típicos e ambientes agradáveis, na Paris de seu coração.

Veja também as mais lidas do DT

Para que você saiba a palavra ‘Bistrô’ tem origem russa e foi incorporada no idioma francês à medida que os russos da então URSS migravam para a França. No dia a dia eles falavam ‘bristô’ nos bares querendo falar a palavra rápido. Assim acabou sendo adicionada naturalmente ao francês“, comentou Pedro ao DIÁRIO.

Pedro Gordilho listou os caminhos percorridos pela culinária francesa nas últimas décadas, conta sobre a inauguração do primeiro Mc Donalds da Cidade Luz, destaca bistrôs novos e restaurantes tradicionais. Entre eles, uma de suas paixões, o estrelado Le Cinq – cujas pedras extraídas de onde hoje funciona a adega do restaurante construíram as paredes do Arco do Triunfo. “Este guia é uma preciosidade indispensável para quem viaja, para quem aprecia a gastronomia e para quem sonha com um roteiro inesquecível numa das mais belas cidades do mundo”, diz o diretor da Agência e Operadora Bancorbrás, Carlos Eduardo Pereira.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade