A pesquisa “Turismo 2023”, da Hibou, mostra que 53% dos brasileiros pretendem viajar em 2023, além de outros dados de viagem impressionantes dos viajantes nacionais
Segundo pesquisa da Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, além de todas as metas para esse ano, viajar é uma prioridade para mais da metade dos brasileiros. Além disso, o estudo “Turismo – 2023” identificou as expectativas de viagens e os comportamentos a partir de painel digital com mais de 1200 brasileiros.
Dessa forma, a pesquisa mostrou que 53% da população pretende viajar em 2023, mas 19% dos brasileiros ainda estão decidindo. Porém, e quem gostaria, mas não pode?
Veja também as mais lidas do DT
Ao todo, 21% sentem vontade de viajar, mas não vão; e 8% não querem e nem pretendem sair de casa. Já no momento de optar pelo carro ou avião, 85% das pessoas se sentem seguras com meio de transporte aéreo.
Viajar em 2023: desejo de passear já no primeiro semestre
Ao todo, 67% dos brasileiros gostariam de viajar entre dezembro do ano passado até julho deste ano. Sendo 16% em dezembro/22 e janeiro/23, cada; 6% em fevereiro; e 29% até julho. Mas, a partir de julho, estão 18%.
Destinos nacionais em destaque
Entre os destinos, o Brasil desponta como predileto pelos brasileiros, com 87% das intenções. Destes, 60% pretendem fazer passeios por outros Estados, enquanto 27% esperam aproveitar o Estado em que moram.
Também, a Europa está na mira dos viajantes nacionais e é uma preferência para 23%. Os demais destinos citados foram América do Norte (11%), América Latina (7%). Depois, África, Austrália/Oceania e Ásia (3%, cada), e Outros (2%). Ainda, 7% estão indecisos.
A gastronomia é importante nos destinos nacionais
O destino brasileiro remete bastante á história, cultura e boa comida. Quando selecionam suas viagens nacionais, os brasileiros prezam por gastronomia (63%), em primeiro lugar. Além disso, os locais históricos (58%), bem como passeios personalizados (47%) e parques (40%), estão na lista de atividades para a viagem. Já as compras estão na preferência de 32% deles.
Viajar em 2023: EUA é o destino internacional preferido dos brasileiros
53% dos brasileiros pretendem visitar os EUA e 3 em cada 10 turistas planejam ir até 2023. Já o Top 3 norte americano é formado por: New York (68%), Orlando (64%) e Miami (53%).
Quanto às companhias aéreas, a América Airlines está no topo das empresas preferidas para ir aos Estados Unidos, opção de 37% dos entrevistados.
Também, entre os motivos que fazem os brasileiros escolherem uma determinada companhia, está: o melhor serviço/atendimento (39%); o melhor preço (33%) e as melhores aeronaves (30%).
Ainda, ao viajar para os EUA, os turistas têm em mente as inúmeras possibilidades de aproveitar as atividades, pois os destinos urbanos misturam lugares e boas compras.
Entre as atividades favoritas, estão: parques (65%), compras (61%), prédios famosos (52%), gastronomia (48%), locais históricos (42%), passeios personalizados (41%), museus (35%), shows (26%), locações de filmes e séries famosas (9%) e esportes (8%).
Finanças estão entre as principais preocupações
Uma preocupação no momento de organizar uma viagem é a situação financeira, e foi apontada por 60% dos respondentes. Também estão no radar dos brasileiros outros fatores, como a economia atual do país (21%) e a cotação do dólar (17%).
Além disso, como herança da Covid19, há 14% que temem a pandemia e outras doenças que têm surgido em menor escala; e 10%, observam a garantia na higiene dos transportes, locais, manuseio de malas.
Outros 26% encaram como desafio conciliar as agendas e encontrar uma data disponível por conta de compromissos, trabalho, calendário escolar, entre outros.
Viajar em 2023: COVID19 volta a preocupar viajantes
É importante lembrar que muitos brasileiros ainda estão atentos aos cuidados com a COVID19 e suas variantes. Dessa forma, os viajantes consideram importante que as empresas sigam protocolos de biossegurança.
Por exemplo, os kits de higiene com álcool em gel inspiram segurança para 58%, bem como a embalagem individual dos alimentos entregues nos voos (46%). Além do uso de máscaras por equipes de atendimentos (43%); e higienização de bagagem ao chegar ao destino (25%).
Também foram considerados pontos positivos de biossegurança: Maior digitalização que evita papéis e concentra tudo no celular (36%); Higienização de carros para transfer ou deslocamentos a cada viagem (36%). Além do impedimento de aglomeração em restaurantes (34%).
Tempo de antecedência dos brasileiros para programar viagens
Os preparativos de viagem de 40% dos brasileiros começam entre 3 e 6 meses antes de partirem para o destino. Para 23% o período de 1 a 3 meses é suficiente e 11% preparam a viagem apenas 1 mês antes de embarcarem. Para 20% um ano antes é o ideal e 5% optaram por se programarem com mais de um ano de antecedência.
“As empresas de turismo, passeios e o setor da hotelaria devem começar o quanto antes as suas ativações. Com uma grande parcela de brasileiros se preparando para viajar nos próximos seis meses, essa é a hora de criar campanhas efetivas com promoções agressivas e atrativos que impactem”, sugere Ligia Melo, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
Tempo médio das viagens dos brasileiros
Os brasileiros querem aproveitar ao máximo seus dias de viagem e o período ideal permeia uma semana. Para 43%, o ideal é de 5 a 8 dias, e até 4 dias, para 8%. Entre aqueles que têm mais tempo para ficar na cidade escolhida, o ideal é de 9 a 12 dias (22%); de 13 a 16 dias (17%); 17 a 20 dias (5%); 25 dias ou mais (4%).
Meios de hospedagem preferidos dos brasileiros
O sonho de quem viaja é ter certeza de que não surjam imprevistos que gerem dor de cabeça. Assim, na hora de escolher a hospedagem, hotéis de uma rede conhecida é a preferência de 47% dos brasileiros. Por sua vez, 25% procuram por aluguel por temporada, seja casa ou apartamento; e 11% preferem hotel boutique ou independente.
Ranking das preocupações dos brasileiros na hora de planejar
As finanças estão relacionadas à 4 entre 10 tópicos observados na pesquisa. Vale destacar que a maior parte dos turistas (57%) levam em consideração a estação do ano e o clima do destino. Contudo, o “bolso” está em evidência e os brasileiros observam:
- Orçamento final – 50%
2. Forma de pagamento – 48%
3. Pacote promocional – 42%
4. Cotação do dólar – 16%
Além desses, os demais pontos são: o roteiro envolvendo tudo que desejam conhecer (42%); passagens com possibilidade de remarcação (21%); pacote de parques/locais turísticos (20%); shows ou eventos na cidade e roteiros de compras (6%, cada).
Metodologia
A pesquisa “Turismo – 2023” foi conduzida pela Hibou em Novembro de 2022, por painel digital. No total, 1289 brasileiros maiores de 18 anos participaram do estudo, que apresenta 2,7% de margem de erro.
Para saber mais sobre a pesquisa, acesse o site da Hibou.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.